Sunteți pe pagina 1din 4

Trabalho de qumica

Instituto Olavo Bilac 32 Professor: Heliomar Disciplina: Quimica Aluno: Victor Hugo Balthazar (n 32) Tema: Os principais elementos que constituem o nosso corpo humano.

O corpo humano

O corpo humano constitudo por, pelo menos, cerca de 60 produtos qumicos diferentes, muitos dos quais so desconhecidos no propsito organismo. Destes 60, uma dzia esto presentes em maiores quantidades. Hoje vamos falar sobre a qumica da vida, a composio qumica de nossos corpos e conhecer os 12 produtos qumicos no corpo humano em maior abundncia. Composio qumica do corpo humano Saber como e quais os elementos que compem o corpo humano essencial para entender como ele funciona, seus mecanismos fisiolgicos e de como suas estruturas interagir. Cerca de 96% do nosso corpo composto por quatro elementos, em particular, oxignio, carbono, hidrognio e azoto, em grande parte, na forma de gua. Os restantes 4% composta por alguns outros itens e podemos dizer que 99% do corpo so compostos de seis elementos: oxignio, carbono, hidrognio, nitrognio, clcio e fsforo. Em seguida, expanda alguns detalhes. Os 12 itens Oxignio (65%) Todos ns sabemos a importncia da gua para a vida e 60% do peso corporal gua. Oxignio (O, 8) ocupa o primeiro lugar na lista e faz-se 65% do corpo. Carbono (18%) De carbono (C, 6) um dos elementos mais importantes para a vida. Atravs de ligaes de carbono e que podem formar romper com uma quantidade mnima de energia, permite qumica orgnico dinmico que ocorre a nvel celular. De hidrognio (10%) Hidrognio (H, 1) o elemento qumico mais abundante no universo. Em nossos corpos algo muito semelhante acontece prximo ao oxignio como a gua o terceiro na lista. Azoto (3%) Presentes em muitas molculas orgnicas, azoto (N, 7) constituda por 3% do corpo humano. Trata-se, por exemplo, os aminocidos que compem as protenas e cidos nuclicos no ADN. De clcio (1,5%) Dos minerais que formam o corpo, o clcio (Ca, 20) o mais abundante e vital para o nosso desenvolvimento. Encontra-se ao longo de praticamente todo o corpo, tal como ossos e dentes. Eles tambm so muito importantes na regulao de protenas.

Fsforo (1%) Fsforo (P, 15) tambm muito importante para as estruturas sseas do corpo onde abunda. No entanto, tambm predominam no fornecimento de molculas de energia ATP s clulas. De potssio (0,25%) Apesar de ocupar apenas 0,25% do nosso corpo, potssio (K, 19) vital para a operao. Ajuda na regulao do batimento cardaco e sinalizao nervosa eltrica. Enxofre (0,25%) Enxofre (S, 16) to essencial na qumica de muitas agncias. Ele est localizado nos aminocidos e essencial para a forma de protena. Sdio (0,15%) Eletrlito outra vital quando se trata de sinalizao nervosa eltricos. Sdio (Na, 11), tambm regula a quantidade de gua no organismo, sendo um elemento essencial para a vida igual. Cloro (0,15%) Cloro (Cl, 17), normalmente encontrado no corpo humano para o modo de io negativo, isto , como o cloreto. Trata-se de um eletrlito importante manter o equilbrio normal de lquido no corpo. Magnsio (0,05%) Mais uma vez, na estrutura ssea e muscular, sendo ambas muito importantes. O magnsio (Mg, 12), por sua vez, necessrio em muitas relaes metablicas essenciais para a vida. Ferro (0, 006%) Apesar de ferro (Fe, 26) ocupa a ltima posio na lista, ainda primordial. essencial no metabolismo de quase todos os organismos vivos. encontrado em hemoglobina, transporta o oxignio nas clulas vermelhas do sangue. Outros Outros elementos qumicos que constituem o corpo so: cobre zinco, selnio, molibdnio, flor, iodo, mangans, ltio, cobalto, estrncio, alumnio, silcio, chumbo, arsnio e de vandio, entre outras propores desprezveis. Na realidade, pouco se sabe sobre as funes que muitos desses elementos desempenham em nosso corpo.

Bibliografia:
http://adaoreinaldo.blogspot.com.br/2012/05/elementos-quimicos-presentes-no-corpo.html http://oincrivelcorpohumano.blogspot.com.br/2010/04/os-elementos-que-compoem-o-corpohumano.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Elemento_qu%C3%ADmico_essencial http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=9&id=470 http://www.todabiologia.com/anatomia/elementos_quimicos_corpo.htm

S-ar putea să vă placă și