Sunteți pe pagina 1din 177

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Ol pessoal, Bom dia. Desculpe-me o atraso nesta aula.

. que fiz confuso com o cronograma de Analista Administrativa. Ento, vamos adiantando, porque agora falta muito pouco. Nesta aula vamos tratar de tema dos mais importantes, que nos interesse bastante. Nossos direitos (risos). Vamos ver o conjunto de direitos, deveres e responsabilidades que vo orientar nossa vida no mbito da Administrao Pblica. Vamos ver o seguinte:
AULA 01: Lei n 8.112/90 (Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Do Unio) e alteraes: Das disposies remoo, preliminares; provimento, vacncia,

redistribuio e substituio. Dos direitos e vantagens: do vencimento e da remunerao; das vantagens; das frias; das licenas; dos afastamentos; das concesses; do tempo de servio; do direito de petio.

Todavia, antes de comearmos a responder s questes, deixe-me fazer uma breve introduo acerca desse Regime Jurdico. Observe que a Constituio Federal de 1988, em seu artigo 39, estabeleceu a obrigatoriedade da Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional de adotar regime jurdico nico para seus servidores, conforme assim expresso:
Art. 39. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro, no mbito de sua competncia, regime jurdico nico e planos de carreira para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas.

No mbito Federal foi editada a Lei n 8.112/90, que criou o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais, o denominado Regime Jurdico nico (RJU). Eis que veio a Emenda Constitucional n 19/98 (reforma do Estado) e promoveu alterao no art. 39, caput, da CF/88,
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO retirando a obrigatoriedade de se adotar um nico regime jurdico para dispor sobre os servidores pblicos, de maneira que se abriu possibilidade de a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional de adotar outros regimes, tal como o celetista, para provimento de emprego nos seus quadros, por exemplo. No entanto, recentemente, em controle de constitucionalidade, no julgamento da ADI 2135-4 o Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu medida cautelar para suspender a redao do caput do artigo 39, CF/88, dada pela EC 19/98, por vcio de inconstitucionalidade formal, voltando a vigorar a redao anterior essa emenda, ou seja, a redao original da Constituio. de se esclarecer, portanto, que temos novamente a obrigatoriedade de se adotar regime jurdico nico. No entanto, cumpre dizer que o STF conferiu efeito ex-nunc, ou seja, a deciso no tem efeito retroativo. Com isso, toda a legislao editada durante a vigncia do artigo 39, caput, com a redao da EC n 19/98, continua vlida a regular o perodo de 1998 at a deciso do STF, ressaltando que, dessa forma, ficam resguardas as situaes consolidadas, at que o mrito da ADI 2135-4 seja julgado em definitivo. Lembre-se, portanto, que a Lei n 8.112/90 institui o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundaes pblicas federais, sendo denominada de RJU (regime jurdico nico), por fora do art. 39, caput, da CF/88. E, nos termos do RJU, considera-se servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico, e cargo pblico, o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Ento, para estudarmos o RJU, temos tambm de aliar o estudo parte constitucional que dispe acerca dos servidores pblicos. Por isso, vamos s questes. QUESTES COMENTADAS 1. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 23 REGIO FCC/2011) Considere as assertivas abaixo sobre o Provimento, Vacncia, Remoo, Redistribuio e Substituio, nos termos da Lei n 8112/1990. I. As universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais podero prover seus cargos com professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos estabelecidos em lei. II. O concurso pblico ter validade de at trs anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. III. A promoo consiste em forma de provimento de cargo pblico. IV. possvel a abertura de novo concurso, ainda que houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. Est correto o que se afirma APENAS em: a) I e III. b) I e II. c) I, III e IV. d) II e IV. e) III e IV. Comentrio: A assertiva I est correta. De fato, de acordo com o art. 5, 3, da Lei n 8.112/90, as universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais podero prover seus cargos com professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos estabelecidos em lei. A assertiva II est errada. O concurso pblico ter validade de at DOIS anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

A assertiva III est correta. A promoo consiste em forma de provimento de cargo pblico, nos termos do art. 8, inc. II, Lei n 8.112/90.
Art. 8 So formas de provimento de cargo pblico: II - promoo;

A assertiva IV est errada. De acordo com a Lei n 8.112/90, em seu artigo 12, 2, vedada a abertura de novo concurso, em que houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado.
Art. 12. O concurso pblico ter validade de at 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. 1 O prazo de validade do concurso e as condies de sua realizao sero fixados em edital, que ser publicado no Dirio Oficial da Unio e em jornal dirio de grande circulao. 2 No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado.

Gabarito: A.

2. (PROCURADOR CMARA MUNICIPAL QUEIMADOS/RJ CONSULPLAN/2005) Assinale a opo correta. A) As disposies constitucionais acerca da Administrao Pblica dirigem-se apenas Unio, pois os Estados e Municpios regem-se por suas prprias constituies. B) Segundo a Constituio, os princpios que norteiam a atividade administrativa so a legalidade, a impessoalidade, a economicidade e a moralidade. C) Toda investidura em cargo ou emprego pblico depende de prvia aprovao em concurso pblico. D) O acesso aos cargos, aos empregos e s funes pblicas depende da satisfao de requisitos legalmente estabelecidos. E) No captulo da Administrao Pblica, a Constituio refere-se somente atividade do Poder Executivo.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

Comentrio: A alternativa a est errada. As disposies constitucionais acerca da Administrao Pblica (art. 37 e seguinte) dirige a toda a Administrao Pblica, seja ela Unio, dos Estados, Distrito Federal e dos Municpios.
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios ao seguinte: obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm,

A alternativa b est errada. Segundo a Constituio, os princpios que norteiam a atividade administrativa so a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficincia. A alternativa c est errada. Nem toda investidura em cargo ou emprego pblico depende de prvia aprovao em concurso pblico, eis que os cargos comissionados so de livre nomeao e exonerao.
Art. 37. II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao;

A alternativa d est correta. De fato, o acesso aos cargos, aos empregos e s funes pblicas depende da satisfao de requisitos legalmente estabelecidos. E, neste caso, a Lei n 8.112/90 elenca os seguintes requisitos:
Art. 5 So requisitos bsicos para investidura em cargo pblico: I - a nacionalidade brasileira;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


II - o gozo dos direitos polticos; III - a quitao com as obrigaes militares e eleitorais; IV - o nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; V - a idade mnima de dezoito anos; VI - aptido fsica e mental.

A alternativa e est errada. No captulo da Administrao Pblica, a Constituio refere-se somente atividade dos trs poderes na medida em que a funo administrao exercida pelos trs poderes e, portanto, como tal esto compreendidos no conceito de Administrao Pblica. Gabarito: D.

3. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO - MPE/SE FCC/2009) Em relao aos cargos, empregos e funes pblicas, estabelece a Constituio que a) so acessveis aos estrangeiros na forma da lei. b) a investidura em emprego pblico no depende de aprovao prvia em concurso pblico. c) o prazo de validade dos concursos pblicos de dois anos, vedada, em qualquer hiptese, sua prorrogao. d) a remunerao dos servidores pblicos federais fixada ou alterada por Decreto do Presidente da Repblica. e) o servidor pblico civil no tem direito livre associao sindical. Comentrio: A alternativa a est correta. Conforme a Constituio, art. 37, inciso I, os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos legais, bem como aos estrangeiros, na forma da lei, como expresso a seguir:
Art. 37. I - os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei,

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Nesse sentido, a Lei n 8.112/90, em seu artigo 5, 3, estabelece que as universidades e instituies de pesquisa cientfica
e tecnolgica federais podero prover seus cargos com professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

A alternativa b est errada, porque a investidura em cargo ou emprego pblico depende de prvia aprovao em concurso pblico de provas ou provas e ttulos, nos termos do art. 37, inc. II, da CF:
Art. 37. II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao;

A alternativa c est errada, eis que o prazo de validade de AT dois anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo, conforme art. 37, inc. III, da CF/88 e art. 12 da Lei n 8.112/90.
Art. 37 III - o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo; ... Art. 12. O concurso pblico ter validade de at 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo.

A alternativa d est errada, pois nos termos do que dispe o art. 37, inc. X, a remunerao e os subsdios so fixados por lei especfica.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO E, a alternativa e est errada, porque permitido ao servidor pblico civil livre associao sindical, nos termos do art. 37, inc. VI, que assim dispe:
VI - garantido ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical;

Gabarito: A.

4. (TCNICO JUDICIRIO TRE/TO FCC/2011) No que diz respeito ao tema cargo, emprego e funo pblica, correto afirmar: a) As funes de confiana, exercidas por servidores ocupantes de cargos efetivos ou no, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. b) A expresso emprego pblico designa uma unidade de atribuies e distingue-se do cargo pblico pelo tipo de vnculo que liga o servidor ao Estado; portanto, o ocupante de emprego pblico tem vnculo estatutrio. c) A funo exercida por servidores contratados temporariamente para atendimento de situaes de excepcional interesse pblico exige, necessariamente, concurso pblico. d) As vrias competncias previstas na Constituio para os entes federativos so distribudas entre os respectivos rgos, os quais dispem de determinado nmero de cargos criados por lei, que lhes confere denominao prpria, atribuies e o padro de vencimento ou remunerao. e) Exige-se concurso pblico no s para a investidura em cargo ou emprego, como em todos os casos de funo, ou seja, as exercidas temporariamente para atender necessidade de excepcional interesse pblico e as ocupadas para o exerccio de funes de confiana. Comentrio: Como destacado inicialmente, servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico, e cargo pblico, o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Assim, a alternativa a est errada. Nos termos do art. 37, inc. V, CF/88, as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. A alternativa b est decorre de um vnculo trabalhista. errada. Emprego pblico

A alternativa c est errada. A contratao de temporrio pode ocorrer mediante seleo pblica, por anlise curricular e at mesmo pela anlise e aprovao de projeto, conforme prev a Lei n 8.745/93. A alternativa d est correta. De fato, as vrias competncias previstas na Constituio para os entes federativos so distribudas entre os respectivos rgos, os quais dispem de determinado nmero de cargos criados por lei, que lhes confere denominao prpria, atribuies e o padro de vencimento ou remunerao. A alternativa e est errada. Exige-se concurso pblico para a investidura em cargo ou emprego. Porm, nem todos os casos de funo sero exigidos, tal como nos casos de temporrios e cargos comissionados. Gabarito: D.

5. (PROCURADOR CMARA MUNICIPAL QUEIMADOS/RJ CONSULPLAN/2005) correto afirmar que A) a associao sindical vedada ao servidor pblico.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO B) livre Administrao Pblica a contratao de pessoas portadoras de deficincia, observado o percentual de cargos e empregos reservados para este propsito. C) a Constituio possibilitou ao servidor pblico o exerccio do direito de greve, nos termos e limites definidos em lei complementar. D) a reviso geral de remunerao dos servidores pblicos pode fazer distino de ndice entre civis e militares, desde que ocorra na mesma data. E) o princpio da necessidade de licitao, constitucionalmente estabelecido, no comporta ressalvas legais. Comentrio: A alternativa a est errada. garantido ao servidor pblico civil livre associao sindical. A alternativa b est correta. Nos termos do art. 37, inc. XXI, da CF/88, livre Administrao Pblica a contratao de pessoas portadoras de deficincia, observado o percentual de cargos e empregos reservados para este propsito.
Art. 37. VIII - a lei reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso;

A propsito disso, como a questo bem antiga, veja que a Administrao no to livre assim. que nos termos do art. 5, 2, da Lei n 8.112/90, deve-se observar o seguinte:
2 s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras; para tais pessoas sero reservadas at 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

E, nesse sentido, foi editado o Decreto que estabelece que o percentual ser no mnimo de 5% (cinco por cento). Vejamos:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

10

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

A alternativa c est errada. A Constituio possibilitou ao servidor pblico o exerccio do direito de greve, nos termos e limites definidos em lei especfica (ordinria) e no em lei complementar.
VII - o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica;

A alternativa d est errada. A reviso geral de remunerao dos servidores pblicos no poder fazer distino de ndice entre civis e militares, e deve ser sempre na mesma data, conforme o seguinte:
X - a remunerao dos servidores pblicos e o subsdio de que trata o 4 do art. 39 somente podero ser fixados ou alterados por lei especfica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada reviso geral anual, sempre na mesma data e sem distino de ndices;

A alternativa e est errada. O princpio da necessidade de licitao, constitucionalmente estabelecido, comporta ressalvas legais, conforme os casos de dispensa e inexigibilidade.
XXI - ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes

Gabarito: B.

6. (PROCURADOR CMARA MUNICIPAL QUEIMADOS/RJ CONSULPLAN/2005) Assinale a assertiva correta.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

11

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A) No sistema constitucional brasileiro, a estabilidade do servidor pblico somente pode ser afastada em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo no qual se assegure ao servidor a ampla defesa. B) Em caso de extino do cargo, o servidor estvel ser colocado em disponibilidade com proventos integrais. C) A lei pode estabelecer limites para as penses por morte diferentes daqueles existentes para os prprios vencimentos ou remunerao. D) Nos termos da Constituio Federal, lcita, em qualquer hiptese, a acumulao de proventos de aposentadoria em cargo pblico com os vencimentos de outro cargo obtido mediante concurso. E) A Constituio brasileira no admite as formas derivadas de provimento de cargo pblico. Comentrio: A alternativa a est errada. No sistema constitucional brasileiro, a estabilidade do servidor pblico somente poder ser afastada em virtude de sentena judicial transitada em julgado; mediante processo administrativo, assegurando-se a ampla defesa, mediante processo de avaliao peridica, assegurada a ampla defesa e ainda para reduo de custos com pessoal, conforme assim disposto:
Art. 41 1 O servidor pblico estvel s perder o cargo: I - em virtude de sentena judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa; [...]

Art. 169. 3 Para o cumprimento dos limites estabelecidos com base neste artigo, durante o prazo fixado na lei complementar referida no caput, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios adotaro as seguintes providncias:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

12

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


I - reduo em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comisso e funes de confiana; II - exonerao dos servidores no estveis. 4 Se as medidas adotadas com base no pargrafo anterior no forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinao da lei complementar referida neste artigo, o servidor estvel poder perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o rgo ou unidade administrativa objeto da reduo de pessoal.

A alternativa b est errada. Nos termos do art. 41, 3, da CF/88, extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. A alternativa c na poca estava errada. que o art. 40, 7, da CF/88 estabelecia que lei dispor sobre a concesso do benefcio da penso por morte, que ser igual ao valor dos proventos do servidor falecido ou ao valor dos proventos a que teria direito o servidor em atividade na data de seu falecimento, observado o disposto no 3. Contudo, com a Emenda Constitucional n 41/2003, o dispositivo passou a regular de outra forma. Observe:
7 Lei dispor sobre a concesso do benefcio de penso por morte, que ser igual: I - ao valor da totalidade dos proventos do servidor falecido, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201, acrescido de setenta por cento da parcela excedente a este limite, caso aposentado data do bito; II - ao valor da totalidade da remunerao do servidor no cargo efetivo em que se deu o falecimento, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

13

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


de que trata o art. 201, acrescido de setenta por cento da parcela excedente a este limite, caso em atividade na data do bito.

Assim, o valor ter como limite o estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social, que hoje de R$ 3.038,99, acrescido de 70% (setenta por cento) do que exceder esse limite. A alternativa d est errada. Nos termos da Constituio Federal, somente lcita a acumulao de proventos de aposentadoria em cargo pblico com os vencimentos de outro cargo acumulvel na atividade, conforme o seguinte:
6 - Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumulveis na forma desta Constituio, vedada a percepo de mais de uma aposentadoria conta do regime de previdncia previsto neste artigo.

A alternativa e est correta. So inconstitucionais as formas derivadas de provimento de cargo pblico, por violar a regra da acessibilidade por meio de concurso pblico. Gabarito: E.

7. (PROMOTOR DE PERNAMBUCO - MPE/PE FCC/2008) No que diz respeito aos servidores pblicos INCORRETO afirmar, tecnicamente, que os a) empregados pblicos da Administrao direta e indireta, regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho, titulares de emprego pblico, recebem salrio como remunerao. b) detentores de mandato eletivo e os chefes do Executivo recebem subsdio, constitudo de parcela nica, a ttulo de remunerao. c) servidores, pelo exerccio de cargo pblico, recebem vencimentos, como espcie de remunerao, e correspondem soma do vencimento e das vantagens pecunirias.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

14

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) agentes polticos, a exemplo dos membros do Ministrio Pblico e dos Juzes de Direito, recebem vencimentos a ttulo de retribuio pecuniria. e) os Conselheiros dos Tribunais de Contas recebem subsdio, visto como uma modalidade do sistema remuneratrio constitucional. Comentrio: Alternativa a est correta. Voc poderia entender que por fora da deciso do STF (inconstitucionalidade da EC 19/98 art. 39, CF/88) essa alternativa estaria errada. Cuidado! No pense isso! Ns ainda temos empregados pblicos na Administrao direta. Como? isso mesmo. Lembre-se que a EC 19 de 98 e a deciso do STF foi em 2008, ou seja, quase 10 anos depois. Nesse perodo, diversos cargos foram transformados em empregos e outros foram surgindo por Lei. Significa dizer ento que existem situaes ainda a serem definidas pelo STF no julgamento do mrito da ADI, de qualquer sorte, empregado pblico recebe salrio como remunerao e so regidos pela CLT. Alternativa b est correta. A Constituio estabeleceu a remunerao por subsdio, ou seja, o pagamento por parcela nica, no qual se veda acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou qualquer outra espcie de remunerao, sendo obrigatrio para os membros de Poder (magistrados, chefes do executivo, parlamentares), os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais, conforme art. 39, 4, CF/88:
Art. 39. [...] 4 O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais sero remunerados exclusivamente por subsdio fixado em parcela nica, vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional,

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

15

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Tambm ser obrigatrio para:


Membros do Ministrio Pblico (art. 128, 5, inc. I, alnea c, CF/88), Membros da Advocacia-Geral da Unio (Advogados da Unio, Procuradores da Fazenda Nacional e Procuradores Federais), Defensores Pblicos (art. 135, CF/88), Servidores da carreira policial (Delegados, Agentes de polcia etc), conforme art. 144, 9, CF/88.

De outro lado, a instituio de subsdio ser facultativa aos demais servidores pblicos organizados em carreira, conforme dispe o art. 39, 8 da CF/88, que assim expressa:
8 A remunerao dos servidores pblicos organizados em carreira poder ser fixada nos termos do 4. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

A alternativa c correta. Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio das atribuies do cargo. Vencimentos a soma do vencimento mais as vantagens, ou seja, a remunerao do agente. Alternativa d est errada. Observamos que agentes polticos, tal como membros do MP e magistrados, recebem a remunerao por meio de subsdio. Alternativa e correta. Os Conselheiros dos Tribunais de Contas recebem subsdio, visto como uma modalidade do sistema remuneratrio constitucional, sendo, inclusive, obrigatria sua instituio. Gabarito: D.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

16

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

8. (DEFENSOR PBLICO - DPE/MT FCC/2009) NO caracterstica do regime jurdico estabelecido pela Constituio Federal para o subsdio, como espcie remuneratria, a) somente poder o subsdio ser fixado ou alterado por lei especfica. b) o subsdio no ter assegurada reviso geral anual. c) o subsdio ser aplicvel a membro de Poder, detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais. d) o subsdio ser fixado em parcela nica. e) ao subsdio ser vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria. Comentrio: O subsdio parcela nica, sendo obrigatrio para os Agentes Polticos (magistratura, membros do MP, ocupantes de cargos polticos etc), Defensores Pblicos, membros da Advocacia Pblica, Procuradorias dos Estados, para carreira Policial, Polcia e Bombeiro militar, e de forma facultativa para servidores organizados em carreira. Vale destacar que o subsdio, assim como a remunerao dos servidores, somente poder ser fixada ou alterada por lei especfica, assegurando-se a reviso geral anual, na mesma data, conforme estabelece o art. 37, inc. X, da CF:
X - a remunerao dos servidores pblicos e o subsdio de que trata o 4 do art. 39 somente podero ser fixados ou alterados por lei especfica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada reviso geral anual, sempre na mesma data e sem distino de ndices; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (Regulamento)

Assim, a alternativa b est errada na medida em que o subsdio tem assegurada reviso geral anual.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

17

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A alternativa a est correta, eis que somente pode o subsdio ser fixado ou alterado por lei especfica. A alternativa c est correta, pois o subsdio obrigatrio para membro de Poder, detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais. As alternativas d e e esto corretas, visto que o subsdio ser fixado em parcela nica, de modo que vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria. Gabarito: B.

9. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO MPE/SE FCC/2009) A remunerao por meio de subsdio em parcela nica obrigatria para a) o chefe do Poder Executivo e respectivos auxiliares, bem como os dirigentes superiores das entidades da administrao indireta. b) os detentores de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais. c) o membro de Poder, os detentores de mandato eletivo e os ocupantes de cargo de chefia ou comisso. d) o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e os Prefeitos Municipais, apenas. e) os Ministros dos Tribunais Superiores, os Desembargadores do Tribunal de Justia e os juzes equivalentes em nvel Municipal. Comentrio: O subsdio obrigatrio para os detentores de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais. Alm disso, obrigatrio para os membros da magistratura, do Ministrio Pblico, da Defensoria Pblica, da Advocacia Pblica, da carreira Policial Federal, entre outras, e facultativo para servidores organizados em carreira.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

18

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Ento, observe os erros das alternativas: Alternativa a o erro est em dirigentes superiores das entidades da administrao indireta. Vimos que, como regra, as estatais no esto submetidas ao teto remuneratrio. Na alternativa c o erro consiste em colocar os ocupantes de cargo de chefia ou comisso. Estes no recebem por subsdio, remunerao. Na alternativa d o erro est no apenas grafado no final da assertiva. E, na alternativa e o erro est em que essa tal Juzes equivalentes em nvel Municipal! O que isso? Juiz de Futebol??? Cmico, muito cmico essa!!!! (risos) Gabarito: B.

10. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/AL FCC/2008) Em relao s limitaes constitucionais remunerao dos servidores, tem-se que o estabelecimento de teto remuneratrio (A) analisado conjuntamente entre cargos acumulados por um mesmo servidor em diferentes esferas da federao. (B) s alcanou os ocupantes de cargos que ingressaram nos quadros pblicos aps a edio da norma instituidora da limitao. (C) analisado isoladamente entre cargos acumulados por um mesmo servidor na mesma esfera, desde que esta acumulao seja constitucionalmente permitida. (D) atingiu os servidores que j ocupavam cargos poca da edio da norma instituidora da limitao. (E) no alcana vantagens pessoais, somente verbas indenizatrias. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

19

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO O art. 37, inc. XI, da Constituio Federal, com redao dada pela EC 41/03, estabeleceu que:
XI - a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municpios, o subsdio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsdio mensal do Governador no mbito do Poder Executivo, o subsdio dos Deputados Estaduais e Distritais no mbito do Poder Legislativo e o subsdio dos Desembargadores do Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no mbito do Poder Judicirio, aplicvel este limite aos membros do Ministrio Pblico, aos Procuradores e aos Defensores Pblicos.

Tal dispositivo, ao fixar o limite remuneratrio no mbito do servio pblico, ou seja, fixar o denominado teto constitucional, no exigiu qualquer complemento para sua aplicabilidade, sendo, portanto, norma de aplicabilidade imediata, estabelecendo como teto geral o subsdio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. No entanto, h limites especficos, de modo que se aplica como limite, nos Municpios, o subsdio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsdio mensal do Governador no mbito do Poder Executivo, o subsdio dos Deputados Estaduais e Distritais no mbito do Poder Legislativo e o subsdio dos Desembargadores do Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no mbito do Poder Judicirio.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

20

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Assim, possvel verificar um teto geral (subsdio dos Ministros do STF) e tetos especficos no mbito municipal, estadual e distrital para cada poder, inclusive. Todavia, a Emenda Constitucional 47/05, facultou aos Estados e ao Distrito Federal fixar, em seu mbito, mediante emenda s respectivas Constituies e Lei Orgnica, como limite nico, o subsdio mensal dos Desembargadores do respectivo Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no se aplicando o disposto neste pargrafo aos subsdios dos Deputados Estaduais e Distritais e dos Vereadores. Por isso: A alternativa a errada. Porm, fica uma ressalva aqui. Isso o que deveria ser feito. Ou seja, o teto deve ser observando no s na mesma esfera, mas em qualquer caso de acumulao. Todavia, a situao motivo de diversas coberturas, o que praticamente tem tornado o instituto letra morta, salvo para os simples servidores. Bem, de todo modo, na atualidade no se tem feito a anlise conjunta entre cargos acumulados por um mesmo servidor em diferentes esferas da federao. Alternativa b tambm errada. A norma alcana a todos, agentes pblicos que j ocupavam cargos pblicos e aqueles que venham ocupar. importante lembrar que o STF tem entendimento firme de que no h direito adquirido a regime jurdico e que a incidncia do teto remuneratrio no fere o princpio da irredutibilidade de vencimento. Alternativa c errada. Se for da mesma esfera, no se analisa isoladamente, ou seja, se faz a soma dos cargos acumulados para efeito de teto remuneratrio.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

21

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

Alternativa d correta. Pois, como vimos, a fixao do teto atingiu os servidores que j ocupavam cargos poca da edio da norma instituidora da limitao. A alternativa e errada. O teto alcana toda a remunerao, inclusive vantagens pessoais. Gabarito: D.

11. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/SP FCC/2009) Os limites remuneratrios previstos na Constituio Federal aplicam-se a: a) todas as autarquias e a todas as empresas pblicas. b) todas as autarquias e a todas as empresas pblicas sem autonomia de custeio. c) toda a Administrao direta e a todas as empresas pblicas. d) todas as autarquias e a todas as sociedades de economia mista. e) toda a Administrao direta e a todas as sociedades de economia mista. Comentrio: V-se que o limite remuneratrio, conforme o disposto no art. 37, inc. XI, da CF/88 se aplica a toda Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional. Significa dizer que, em regra, as estatais no estariam submetidas ao teto remuneratrio.
INFORMATIVO N 348 TTULO: Sustao de Decreto Regulamentar e ADI - 2 PROCESSO: ADI - 1553 ARTIGO No mrito, o Tribunal julgou procedente, em parte, o pedido para declarar a inconstitucionalidade do Decreto Legislativo 111/96, no que veio a sustar a eficcia do art. 1, caput, 1 e 2, incisos I e II, e 3, nele inseridos, e dos arts. 6 e 7, do Decreto 17.128/96. Manteve-se a sustao dos arts. 2 e

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

22

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


4, bem como do inciso III, do 2, do art. 1, do Decreto regulamentar. dispositivos, Entendeu-se teria havido que, em relao a do esses poder extravasamento

regulamentar do Executivo, consistente na reduo do rol das vantagens de carter pessoal, em desconformidade com a lei regulamentada (Lei distrital 237/92) e a CF; na estipulao da base de clculo dos adicionais e vantagens, tema no tratado pela lei regulamentada e, ainda, na extenso da aplicabilidade do teto aos empregados de empresas pblicas e sociedades de economia mista, o que, de acordo com o art. 1, caput, da lei regulamentada, teria ficado restrito Administrao Direta, Autrquica e Fundacional. Precedente citado: ADI 748 MC/RJ (DJU de 3.8.92). ADI 1553/DF, rel. Min. Marco Aurlio, 13.5.2004.(ADI-1553)

Todavia, recentemente o STF modificou referindo entendimento no sentido de aplicar o teto remuneratrio aos empregados de sociedade de economia mista, conforme assim expresso:
Teto salarial. Empregado de sociedade de economia mista. Submisso aos limites estabelecidos pelo art. 37, XI, da Constituio empregados da das Repblica. Precedentes de do Plenrio. mista Os

sociedades

economia

esto

submetidos ao teto salarial determinado pelo art. 37, XI, da Constituio, ainda antes da entrada em vigor da Emenda Constitucional n. 19/98. (AI 581.311-AgR, Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento em 14-10-08, DJE de 21-11-08). No mesmo sentido: AI 534.744-AgR, Rel. Min. Crmen Lcia, julgamento em 15-12-09, 1 Turma, DJE de 5-2-10; RE 590.252-AgR, Rel. Min. Eros Grau, julgamento em 17-3-09, 2 Turma, DJE de 174-09.

Ento, conforme esse entendimento, as sociedades de economia mista e as empresas pblicas tambm se submetem ao teto remuneratrio.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

23

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Porm, deve-se fazer o cotejo constitucional, ou seja, observar o art. 37, 9 o qual estabelece que o disposto no inciso XI aplica-se s empresas pblicas e s sociedades de economia mista, e suas subsidirias, que receberem recursos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998). Assim, alm da Administrao Pblica direta, das autarquias e fundaes pblicas, e tambm as estatais que recebem custeio para despesa de pessoal ou custeio em geral, devero observar o teto remuneratrio. Gabarito: B.

12. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO MPE/SE FCC/2009) permitida a acumulao remunerada de cargos pblicos quando houver compatibilidade de horrios no caso de a) dois cargos de professor com outro, tcnico ou cientfico. b) trs cargos de professor. c) dois cargos tcnicos com um cargo de professor. d) dois cargos privativos de profissionais da sade, com profisses regulamentadas. e) dois cargos tcnicos ou cientficos. Comentrio: A questo trabalha acerca da acumulao de cargos, empregos ou funes, conforme dispe o art. 37, inc. XVI, da CF/88. Devemos lembrar que a regra a proibio de acumular. No entanto, a Constituio possibilita, havendo compatibilidade de horrio, a acumulao dos seguintes cargos: a) dois cargos de professor; b) um cargo de professor e outro tcnico ou cientfico; c) dois cargos privativos de profissional de sade com profisso regulamentada, conforme dispositivo assim expresso:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

24

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


Art. 37 XVI - vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) a) a de dois cargos de professor; (Includa pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; (Includa pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 34, de 2001)

Ressalto, ainda, que a proibio de acumular aplica-se a cargos, empregos ou funes, e abrange a Administrao Direta, autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico, de acordo com o art. 37, inc. XVII, CF/88:
XVII - a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Gabarito: D.

13. (TCNICO JUDICIRIO TRE/RN FCC/2011) possvel a acumulao remunerada de a) dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas, desde que haja compatibilidade de horrio. b) um cargo de professor com outro cargo tcnico ou cientfico, independentemente da comprovao da compatibilidade de horrio. c) dois cargos pblicos tcnicos ou cientficos, independentemente da comprovao da compatibilidade de horrio.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

25

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) dois cargos em comisso, mesmo que um deles no seja exercido em condio interina. e) dois cargos de professor, ainda que no haja compatibilidade de horrio. Comentrio: De acordo com o preceito constitucional, possvel a acumulao remunerada de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas, desde que haja compatibilidade de horrio. Gabarito: A.

14. (TCNICO JUDICIRIO TRT 19 REGIO FCC/2011) Considere as seguintes assertivas acerca da acumulao prevista na Lei n 8.112/1990: I. Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo pblico efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade. II. A acumulao de cargos pblicos, se lcita, no est condicionada comprovao da compatibilidade de horrios. III. O servidor vinculado ao regime da referida Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo em comisso, ficar sempre afastado de ambos os cargos efetivos, pois dever exercer as atribuies do cargo em comisso. Est correto o que consta APENAS em: a) II. b) I. c) III. d) I e II. e) II e III. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

26

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A assertiva I est correta. De acordo com o art. 40, 6, da CF/88, considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo pblico efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade. A assertiva II est errada. A acumulao lcita de cargos est condicionada comprovao da compatibilidade de horrios. A assertiva III est errada. O servidor vinculado ao regime da Lei n 8.112/90, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, salvo quando houver compatibilidade de horrio e local de exerccio de um deles, conforme o seguinte:
Art. 120. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hiptese em que houver compatibilidade de horrio e local com o exerccio de um deles, declarada pelas autoridades mximas dos rgos ou entidades envolvidos

Gabarito: B.

15. (DEFENSOR PBLICO DPE/MA FCC/2009) No que concerne s normas constitucionais sobre servidores pblicos, tem-se que: a) permitida a equiparao de vencimentos entre carreiras paradigmas, desde que dentro da mesma esfera poltica. b) permitida a acumulao remunerada de dois cargos privativos em carreiras jurdicas paradigmas, desde que dentro da mesma esfera poltica e observados os requisitos legais. c) os vencimentos percebidos pelo Defensor Pblico estadual no podem exceder o subsdio mensal do Governador do Estado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

27

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) os cargos em comisso que devem ser preenchidos por servidores de carreira, nos limites legais, so restritos s atribuies de direo, chefia e assessoramento. e) a proibio de acumulao de cargos e empregos no se estende Administrao Indireta, exceto no que se refere s funes pblicas. Comentrio: A alternativa a est errada. Primeiro devemos observar que a Constituio (art. 37, inc. XII) estabelece que os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. Ademais, estabeleceu que no se pode permitir a vinculao ou equiparao de espcies remuneratrias para efeitos de remunerao de pessoal. Significa dizer que no pode uma carreira ficar atrelada a outra para efeito remuneratrio, para quando uma tiver um reajuste, a outra automaticamente tambm o receba, conforme o seguinte:
XIII - vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Lembre-se que a fixao ou alterao da remunerao e de subsdio deve ser feita por lei especfica. Alternativa b est errada. Observamos que as hipteses de acumulao so taxativas, de modo que no h previso para acumulao de cargos de carreiras jurdicas. Lembrando que a regra a proibio de acumular, permitindo-se, no entanto, quando houver compatibilidade de horrio e para os seguintes casos:
Dois cargos de professor Um cargo de professor e outro tcnico ou cientfico Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

28

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


Dois cargos privativos de profissional de sade com profisso expresso: regulamentada, conforme dispositivo assim

Alternativa c est errada. que, muito embora as Defensorias Pblicas estejam estruturalmente vinculadas ao Poder Executivo, so rgos autnomos que exercem funo essencial justia. Por isso, estabeleceu-se que observaria o teto fixado para o poder judicirio, qual seja, o subsdio dos Desembargadores limitados a 90,25% do subsdio dos Ministros do STF, conforme art. 37, inc. XI, parte final, vejamos:
XI - a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municpios, o subsdio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsdio mensal do Governador no mbito do Poder Executivo, o subsdio dos Deputados Estaduais e Distritais no mbito do Poder Legislativo e o subsdio dos Desembargadores do Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no mbito do Poder Judicirio, aplicvel este limite aos membros do Ministrio Pblico, aos Procuradores e aos Defensores Pblicos.

Alternativa e tambm est errada. A proibio de acumulao se aplica Administrao direta e a indireta, inclusive para funes, conforme o seguinte:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

29

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


XVII - a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Assim, a alternativa correta a d, ou seja, os cargos em comisso que devem ser preenchidos por servidores de carreira, nos limites legais, so restritos s atribuies de direo, chefia e assessoramento, conforme prev o art. 37, inc. V, CF/88:
V - as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Gabarito: D.

16. (PROMOTOR DE JUSTIA MPE/CE FCC/2009) Consoante a disciplina constitucional e jurisprudencial relativa aos servidores pblicos, a) os servidores pblicos, organizados ou no em carreira, podero ser remunerados por subsdio. b) os conflitos advindos das contrataes temporrias fundadas no art. 37, inciso IX, da Constituio so da competncia da Justia Trabalhista. c) a falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar ofende a Constituio. d) viola a Constituio Federal a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o quarto grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

30

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. e) a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro, no mbito de sua competncia, regime jurdico nico e planos de carreira para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas. Comentrio: A alternativa a est errada, pois somente se permite a estipulao de subsdio aos servidores quando organizados em carreira. A alternativa b os conflitos advindos das contrataes temporrios so resolvidos na Justia Comum, conforme entendimento firmado pelo STF:
INFORMATIVO N 516 TTULO: Ao Trabalhista: Contratao de Servidores Temporrios e Competncia - 2 PROCESSO: Rcl - 4489 ARTIGO Em concluso, o Tribunal, por maioria, deu provimento a agravo regimental e julgou procedente reclamao ajuizada pelo Municpio de So Miguel do Guam - PA, para deslocar para a Justia Comum aes em trmite na Justia do Trabalho, em que se discute a validade de contrataes celebradas sem prvia aprovao em concurso pblico v. Informativo 471. Inicialmente, esclareceu-se tratar-se de aes classificadas em dois grupos: 1) as relativas a contrataes temporrias realizadas antes da CF/88, nas quais se sustenta a validade das mesmas, e se pretende a aplicao da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT; 2) as concernentes a contrataes temporrias feitas depois da CF/88, em que se alega a nulidade delas, por ofensa ao art. 37, II, da CF, e a conseqente submisso dos casos a direitos tpicos de uma relao trabalhista. Entendeu-se caracterizada a

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

31

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


afronta deciso proferida pelo Supremo na ADI 3395 MC/DF (DJU de 10.11.2006), na qual referendada cautelar que suspendeu liminarmente toda e qualquer interpretao dada ao inciso I do art. 114 da CF, na redao dada pela EC 45/2004, que inclua, na competncia da Justia do Trabalho, a apreciao de causas que sejam instauradas entre o Poder Pblico e seus servidores, a ele vinculados por tpica relao de ordem estatutria ou de carter jurdico-administrativo. Vencido o Min. Marco Aurlio que julgava improcedente o pleito, e se reportava ao voto por ele proferido no julgamento do RE 573202/AM, a seguir relatado, e, ainda, ao que decidido pelo Plenrio no julgamento do CC 7134/RS (DJU de 15.8.2003). Rcl 4489 AgR/PA, rel. orig. Min. Marco Aurlio, rel. p/ o acrdo Min. Crmen Lcia, 21.8.2008. (Rcl-4489)

Alternativa c tambm est errada. No obrigatria a presena de advogado ou Defensor Pblico em processo administrativo, no ofendendo a Constituio, conforme smula vinculante n 05:
A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. (Smula Vinculante 5)

A alternativa d tambm errada. Aqui temos a Smula Vinculante n 13, que trata acerca do nepotismo. Ento, o erro consiste no grau de parentesco, pois limita-se ao 3 grau e no 4, veja o teor da smula:
A nomeao de cnjuge, companheiro, ou parente, em linha reta, colateral ou por afinidade, at o 3 grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica, investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana, ou, ainda, de funo gratificada na Administrao Pblica direta e indireta, em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

32

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


designaes recprocas, viola a Constituio Federal. (Smula Vinculante 13)

E, enfim, a correta a alternativa e, conforme art. 39, caput, da CF/88 que teve sua redao restabelecida por fora da citada ADI 2.135-4 que suspendeu a eficcia do caput nos termos da alterao preconizada pela EC 19/98. Assim, a Unio, os Estados, o
Distrito Federal e os Municpios instituiro, no mbito de sua competncia, regime jurdico nico e planos de carreira para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas.

Gabarito: E.

17. (PROCURADOR DO ESTADO - PGE/SP FCC/2009) O texto permanente da Constituio Federal hoje em vigor admite (A) o exerccio concomitante de cargo efetivo de professor, da Administrao direta do Estado de So Paulo e de mandato eletivo de Deputado Estadual, sempre que houver compatibilidade de horrio. (B) pagamento de remunerao integral aos servidores em disponibilidade independentemente do tempo de servio. (C) a concesso de aposentadoria voluntria de mulher ocupante de cargo efetivo, aos 60 anos de idade, independentemente do tempo de contribuio, desde que tenha cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. (D) a estabilidade do servidor celetista aps trs anos de efetivo exerccio no servio pblico. (E) a percepo simultnea de proventos pagos pelo sistema prprio de previdncia a Procurador do Estado e de remunerao decorrente de exerccio de emprego celetista permanente de advogado, em autarquia estadual. Comentrio: A alternativa a est errada. Nesta alternativa temos o tratamento dado ao agente pblico quando investido em cargo eletivo. Com efeito, o art. 38, CF/88 dispe da seguinte forma:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

33

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

Art. 38. Ao servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposies:(Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo; II - investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, e, no havendo compatibilidade, ser aplicada a norma do inciso anterior; IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio de mandato eletivo, seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento; V - para efeito de benefcio previdencirio, no caso de afastamento, os valores sero determinados como se no exerccio estivesse.

Significa dizer que:


a) A regra o afastamento do agente de seu cargo, emprego ou funo; b) Porm, se eleito Prefeito, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo, podendo, no entanto, optar pela remunerao; c) Se eleito Vereador, e houver compatibilidade de horrio, poder acumular. Se no houver, poder optar pela remunerao, afastando-se de seu cargo, emprego ou funo.

Alternativa b igualmente incorreta. Os servidores em disponibilidade recebero sua remunerao proporcional ao tempo de servio, conforme art. 41, 3, que assim dispe:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

34

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


3 Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

A alternativa d errada. O celetista no alcanar a estabilidade, por se tratar de instituto aplicvel aos servidores pblicos ocupantes de cargo efetivo. A alternativa e tambm est errada. Somente possvel a acumulao de proventos com a remunerao de cargo, nos casos em que se permite a acumulao na atividade. Assim, a alternativa correta a c, eis que a concesso de aposentadoria voluntria de mulher ocupante de cargo efetivo, aos 60 anos de idade, independentemente do tempo de contribuio, desde que tenha cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. Gabarito: C

18. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO - MPE/SE FCC/2009) O servidor pblico titular de cargo de provimento efetivo adquirir estabilidade aps a) sua regular aprovao em concurso pblico. b) decorridos 3 (trs) anos de exerccio do cargo, independentemente de qualquer outra formalidade. c) decorridos 3 (trs) anos de exerccio do cargo, se aprovado em avaliao especial de desempenho. d) aprovao em avaliao especial de desempenho e regular exerccio do estgio probatrio, a qualquer tempo. e) decorridos 3 (trs) anos de exerccio do cargo, independentemente de qualquer outra formalidade, ou aps aprovao em avaliao especial de desempenho, se dispensado do estgio probatrio.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

35

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Comentrio: Em conformidade com o art. 41, caput, da Constituio Federal, os servidores pblicos, ocupantes de cargos efetivos, alcanaro a estabilidade no servio pblico aps trs anos de efetivo exerccio, nos seguintes termos:
Art. 41. So estveis aps trs anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico

Todavia, como condio obrigatria para a estabilidade necessria a aprovao em avaliao especial de desempenho, conforme dispe o 4 do citado dispositivo constitucional:
4 Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. (EC n 19/98)

Gabarito: C.

19. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO - MPE/SE FCC/2009) O servidor pblico estvel perder o cargo a) em virtude de sentena judicial, mesmo que pendente de recurso. b) mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. c) mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho e comportamento, na forma de lei ordinria. d) por incompatibilidade ideolgica com o chefe da repartio. e) por doena incapacitante ou de grave risco de contgio infeccioso. Comentrio: Ainda com base no texto constitucional, podemos extrair do mesmo art. 41, as regras inerentes perda do cargo dos servidores pblicos estveis, sendo em razo de:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

36

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


Em virtude de sentena judicial transitada em julgado Mediante processo administrativo disciplinar que lhe seja assegurada a ampla defesa Mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Ademais, possvel a perda do cargo dos servidores pblicos estveis em razo de reduo de despesa com pessoal, nos termos do art. 169, 4, CF/88, assim expresso:
Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios no poder exceder os limites estabelecidos em lei complementar. 1 A concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos, empregos e funes ou alterao de estrutura de carreiras, bem como a admisso ou contratao de pessoal, a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, s podero ser feitas: (Renumerado do pargrafo nico, pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) I - se houver prvia dotao oramentria suficiente para atender s projees de despesa de pessoal e aos acrscimos dela decorrentes; (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) II - se houver autorizao especfica na lei de diretrizes oramentrias, ressalvadas as empresas pblicas e as sociedades de economia mista. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) 2 Decorrido o prazo estabelecido na lei complementar referida neste artigo para a adaptao aos parmetros ali previstos, sero imediatamente suspensos todos os repasses de verbas federais ou estaduais aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios que no observarem os referidos limites. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

37

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


3 Para o cumprimento dos limites estabelecidos com base neste artigo, durante o prazo fixado na lei complementar referida no caput, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios adotaro as seguintes providncias: Constitucional n 19, de 1998) I - reduo em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comisso e funes de confiana; Emenda Constitucional n 19, de 1998) II - exonerao dos servidores no estveis. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) 4 Se as medidas adotadas com base no pargrafo anterior no forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinao da lei complementar referida neste artigo, o servidor estvel poder perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o rgo ou unidade administrativa objeto da reduo de pessoal. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (Includo pela (Includo pela Emenda

Gabarito: B

20. (PROCURADOR MUNICIPAL PEDRO LEOPOLDO/MG CONSULPLAN/2006) O servidor pblico estvel somente perder o cargo em virtude de, EXCETO: A) Sentena judicial transitada em julgado. B) Processo administrativo. C) Procedimento de avaliao peridica de desempenho. D) No cumprimento dos limites estabelecidos em lei complementar para despesas com pessoal. E) Extino do cargo ou declarada sua desnecessidade. Comentrio: O servidor pblico estvel poder perder o cargo nas seguintes hipteses:

Em virtude julgado

de

sentena

judicial

transitada

em

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

38

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


Mediante processo administrativo disciplinar que lhe seja assegurada a ampla defesa Mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Poder ainda, nos termos do art. 169, 4, da CF/88 perder o cargo em razo de extrapolar os limites de gasto com pessoal, conforme assim expresso:
Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios no poder exceder os limites estabelecidos em lei complementar. 1 A concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos, empregos e funes ou alterao de estrutura de carreiras, bem como a admisso ou contratao de pessoal, a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, s podero ser feitas: (Renumerado do pargrafo nico, pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) I - se houver prvia dotao oramentria suficiente para atender s projees de despesa de pessoal e aos acrscimos dela decorrentes; (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) II - se houver autorizao especfica na lei de diretrizes oramentrias, ressalvadas as empresas pblicas e as sociedades de economia mista. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) 2 Decorrido o prazo estabelecido na lei complementar referida neste artigo para a adaptao aos parmetros ali previstos, sero imediatamente suspensos todos os repasses de verbas federais ou estaduais aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios que no observarem os referidos limites. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) 3 Para o cumprimento dos limites estabelecidos com base neste artigo, durante o prazo fixado na lei complementar referida no caput, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

39

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


adotaro as seguintes providncias: Constitucional n 19, de 1998) I - reduo em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comisso e funes de confiana; Emenda Constitucional n 19, de 1998) II - exonerao dos servidores no estveis. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) 4 Se as medidas adotadas com base no pargrafo anterior no forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinao da lei complementar referida neste artigo, o servidor estvel poder perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o rgo ou unidade administrativa objeto da reduo de pessoal. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (Includo pela (Includo pela Emenda

Assim, em caso de extino do cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor ser posto em disponibilidade ou aproveitado em outro cargo. Gabarito: E

21. (ADVOGADO PREF. SERTANEJA/PR CONSULPLAN/2010) Acerca da estabilidade decorrente de nomeao para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico, INCORRETO afirmar: a) O servidor pblico estvel poder perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. b) Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. c) O procedimento de avaliao peridica de desempenho poder ensejar a perda do cargo. d) Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se com menos de trs anos de efetivo exerccio no servio pblico, ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

40

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO e) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. Comentrio: A alternativa a est correta. De fato, o servidor pblico estvel poder perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa (art. 41, 1, inc. II, CF/88). A alternativa b est correta. Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade.
Art. 41 4 Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade.

A alternativa c est correta. Nos termos do art. 41, 1, inc. III, da CF/88, poder o servidor perder o cargo por meio de procedimento de avaliao peridica de desempenho, assegurada ampla defesa. A alternativa d est errada. Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao.
Art. 41 2 Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, servio. aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

41

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A alternativa e est correta. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo, nos termos do 2 do art. 41 da CF/88. Gabarito: D.

22. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) Analise as afirmativas abaixo: I. Exonerao penalidade aplicada ao servidor em razo de infrao funcional grave. II. Tanto a demisso, quanto a exonerao so atos administrativos que ocasionam a extino do vnculo estatutrio do servidor pblico. III. So exemplos de formas de provimento que ocasionam a vacncia de cargos: a promoo e a readaptao. IV. No caso de cargo em comisso, pode a Administrao exonerar ex officio o servidor se no satisfeitas as condies do estgio probatrio. Afrontam o disposto no Estatuto dos Servidores Pblicos Federais apenas as afirmativas: a) II e III. b) I, II e III. c) I e II. d) II, III e IV. e) I e IV. Comentrio: A assertiva I est errada. A exonerao no penalidade. A demisso que a penalidade aplicada ao servidor em razo de infrao funcional grave. A assertiva II est correta. De fato, tanto a demisso, quanto a exonerao so atos administrativos que ocasionam a extino do vnculo estatutrio do servidor pblico.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

42

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A assertiva III est correta. So exemplos de formas de provimento que ocasionam a vacncia de cargos: a promoo e a readaptao. A assertiva IV est errada. No caso de cargo em comisso, pode a Administrao exonerar ex officio o servidor, pois ele exonervel ad nutum, ou seja, a qualquer momento. Neste caso, servidor nomeado para cargo comissionado, no h estgio probatrio, pois no se adquire estabilidade. Gabarito: E

23. (TCNICO JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRE/AM FCC/2010) A idade mnima para a investidura em cargo pblico de a) dezoito anos. b) dezesseis anos. c) vinte e um anos. d) vinte e cinco anos. e) quatorze anos. Comentrio: Dispe o art. 37, inc. I, da CF/88 que os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei. Nesse aspecto, estabelece a Lei n 8.112/90 requisitos necessrios para a investidura em cargo pblico, sendo: os

Art. 5 So requisitos bsicos para investidura em cargo pblico: I - a nacionalidade brasileira; II - o gozo dos direitos polticos; III - a quitao com as obrigaes militares e eleitorais; IV - o nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; V - a idade mnima de dezoito anos;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

43

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


VI - aptido fsica e mental

Deve-se observar que tais requisitos devem ser demonstrados no ato da posse, no se estabelecendo qualquer limite de idade para efeito de inscrio em concurso. Importante dizer que o Supremo Tribunal Federal tem firme entendimento no sentido de que estabelecer limite de idade para inscrio em concurso pblico depende de expressa previso legal, conforme a smula 14, que assim dispe:
Smula 14: No admissvel, por ato administrativo, restringir, em razo da idade, inscrio em concurso para cargo pblico.

No entanto, a idade mnima para ingresso em cargo pblico de dezoito anos, trata-se de critrio etrio, ou seja, que no se supre com a emancipao, casamento etc. Gabarito: A.

24. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) Nos termos da Lei n 8.112/90, s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras. Para tais pessoas, das vagas oferecidas no concurso, sero reservadas at a) vinte por cento. b) trinta por cento. c) trinta e cinco por cento. d) quarenta por cento. e) vinte e cinco por cento. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

44

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A Constituio Federal estabeleceu a necessidade de reserva de vagas aos portadores de necessidades especiais, tendo, neste aspecto, remetido Lei para fixar o percentual a ser observado nos certames. Desse modo, a Lei n 8.112/90, em seu artigo 5, 3, em cumprimento ao mandamento constitucional, estabelece que AT 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos pblicos ser reservada aos portadores de necessidades especiais. Deve-se atentar para o fato de que se ocorrer frao, na fixao do percentual, dever ser arredondado o nmero de vagas para o prximo inteiro. Por exemplo, um concurso estabelece 19 vagas e 10% destinadas aos portadores de necessidades especiais, assim, teramos 1,9 (um inteiro e nove dcimos), ou seja, apenas uma vaga? No. Teramos duas vagas, eis que se arredonda sempre para o prximo nmero inteiro. Ademais, vale lembrar que no plano federal, o Decreto 3.298/99, em seu artigo 37, estabelece que devam ser destinadas no mnimo 5% (cinco por cento) das vagas para os candidatos portadores de necessidades especais, conforme o seguinte:
Art. 37. Fica assegurado pessoa portadora de deficincia o direito de se inscrever em concurso pblico, em igualdade de condies com os demais candidatos, para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que portador. 1 O candidato portador de deficincia, em razo da necessria igualdade de condies, concorrer a todas as vagas, sendo reservado no mnimo o percentual de cinco por cento em face da classificao obtida. 2 Caso a aplicao do percentual de que trata o pargrafo anterior resulte em nmero fracionado, este dever ser elevado at o primeiro nmero inteiro subseqente.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

45

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Gabarito: A.

25. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/RN FCC/2011) Sobre a acumulao de cargos pblicos, prevista na Lei n 8.112/90, correto afirmar: a) considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo pblico efetivo com proventos da inatividade, ainda que os cargos de que decorram essas remuneraes sejam acumulveis na atividade. b) a proibio de acumular estende-se a cargos, empregos e funes em autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista da Unio, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territrios e dos Municpios. c) o servidor, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo que houver compatibilidade de horrio e local com o exerccio de um deles. d) o servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, com prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, devendo optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade. e) o servidor no poder ser remunerado pela participao em conselhos de administrao e fiscal de empresas pblicas e sociedades de economia mista, suas subsidirias e controladas, bem como de quaisquer empresas ou entidades em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha participao no capital social. Comentrio: A alternativa a est errada. No proibida a acumulao da percepo de vencimento de cargo pblico efetivo com proventos da inatividade, se tais cargos sejam acumulveis na atividade, conforme art. 39, 10, CF/88, assim expresso:
10. vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

46

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


com a remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, ressalvados os cargos acumulveis na forma desta Constituio, os cargos eletivos e os cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao. (Includo pela Emenda Constitucional n 20, de 1998)

A alternativa b est correta. De fato, de acordo com o art. 37, inc. XVII, CF/88, a proibio de acumular estende-se a cargos, empregos e funes em autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista da Unio, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territrios e dos Municpios. A alternativa c est errada. De acordo com o art. 120 da Lei n 8.112/90, o servidor, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, salvo quando houver compatibilidade de horrio e local com o exerccio de um deles, conforme o seguinte:
Art. 120. O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hiptese em que houver compatibilidade de horrio e local com o exerccio de um deles, declarada pelas autoridades mximas dos rgos ou entidades envolvidos.(Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97)

A alternativa d est errada. O servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, SEM prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, devendo optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade, conforme art. 9, pargrafo nico, da Lei n 8.112/90. A alternativa e est errada. Conforme estabelece o art. 119 da Lei n 8.112/90, o servidor no poder exercer mais de um cargo em comisso, exceto no caso previsto no pargrafo nico do art.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

47

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO 9, nem ser remunerado pela participao em rgo de deliberao coletiva. Ressalva-se, no entanto, a remunerao devida pela participao em conselhos de administrao e fiscal das empresas pblicas e sociedades de economia mista, suas subsidirias e controladas, bem como quaisquer empresas ou entidades em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha participao no capital social. Gabarito: B.

26. (TCNICO JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRE/AM FCC/2010) o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado: a) readaptao. b) reverso. c) reaproveitamento. d) reconduo. e) reintegrao. Comentrio: Provimento o ato de preencher cargo pblico. Com efeito, h duas formas de provimento, o denominado originrio, ou seja, quando o agente no tem vnculo anterior com o cargo a ser ocupado, e o provimento derivado, quando h um vnculo anterior. O derivado poder ser vertical (elevao funcional) ou horizontal (mudana de cargo do mesmo nvel). Assim, conforme disposto no art. 8 da Lei n 8.112/90, so formas de provimento: a) nomeao; b) promoo; c) readaptao; d) reverso; e) aproveitamento; f) reintegrao; e, g) reconduo. Vejamos:
Art. 8o So formas de provimento de cargo pblico: I - nomeao;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

48

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


II - promoo; III - ascenso;(Revogado pela Lei n 9.527, de 10.12.97) IV - transferncia; (Execuo suspensa pela RSF n 46, de 1997) (Revogado pela Lei n 9.527, de 10.12.97) V - readaptao; VI - reverso; VII - aproveitamento; VIII - reintegrao; IX - reconduo.

A nomeao a nica forma de provimento originrio, todas as demais so provimentos derivados. Nomeao a indicao de uma pessoa para ocupar um cargo pblico, podendo ser de provimento efetivo, que se dar em virtude de aprovao em concurso pblico de provas ou provas e ttulos, ou, comissionado, que de livre nomeao e exonerao. A nomeao sempre ato administrativo unilateral que no gera, por si s, qualquer obrigao para o servidor, mas sim o direito subjetivo para que esse formalize seu vnculo com a Administrao, por meio da posse. Posse ato jurdico bilateral de investidura do servidor no cargo. Importante salientar que somente haver posse no provimento originrio, ou seja, por nomeao. O prazo para o nomeado tomar posse de trinta dias, improrrogveis, contados da nomeao, ressalvando-se as seguintes hipteses de licenas e afastamento, quando o prazo ser contado a partir do trmino do impedimento.
Art. 81, inc. I Art. 81, inc. III Art. 81, inc. V Art. 102, inc. I Art. 102, inc. IV
Licena em virtude de doena em pessoa da famlia Licena para prestar servio militar obrigatrio Licena capacitao Frias, Treinamento regularmente institudo ou ps-graduao stricto sensu

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

49

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


Art. 102, inc. VI Art. 102, inc. VIII, a Art. 102, inc. VIII, b Art. 102, inc. VIII, d Art. 102, inc. VIII, e Art. 102, inc. VIII, f Art. 102, inc. IX Art. 102, inc. X
Jri e outros servios obrigatrios por lei Licena gestante, adotante e paternidade Licena para tratamento de sade Licena em virtude de acidente em servio ou doena profissional Licena capacitao Convocao para servio militar Deslocamento por remoo Participao em competio representando o pas

A lei permite que a posse se d mediante procurao especfica, ou seja, que seja exclusiva no sentido de outorgar poderes ao terceiro para proceder investidura no cargo em nome do nomeado, nos termos do art. 13, 3, que assim dispe:
Art. 13. A posse dar-se- pela assinatura do respectivo termo, no qual devero constar as atribuies, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que no podero ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofcio previstos em lei. 3 A posse poder dar-se mediante procurao

especfica.

Acaso o nomeado no tome posse no prazo fixado, torna-se sem efeito o ato de nomeao. Com a posse abre-se o prazo quinzenal (15 dias) para o empossado entrar em exerccio. Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico, de modo que no poder ser conferido a terceiro ( personalssimo). No entrando o empossado em exerccio no prazo legal ser exonerado. No caso de funo de confiana o exerccio, em regra, coincide com a data da designao e acaso no se entre em exerccio torna-se sem efeito a designao.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

50

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Os servidores tm jornada de trabalho com durao mxima semanal de quarenta horas, devendo observar o limite mnimo e mximo de seis horas e oito horas dirias. As demais formas de provimento so derivadas. A vertical a promoo, a horizontal a readaptao, as outras so por reingresso. Readaptao a investidura de servidor, ocupante de cargo efetivo, em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental. Aqui se aplica ao servidor estvel ou no, e sempre precedida de inspeo mdica, pois se o servidor for julgado incapaz ser aposentado. A readaptao dever observar o seguinte: atribuies condizentes com sua limitao; habilitao exigida para o cargo; mesmo nvel de escolaridade e equivalncia de vencimentos. Reintegrao o retorno, ou investidura, do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado em razo de ter sido invalidada, por deciso administrativa ou judicial, sua demisso. O servidor reintegrado ter direito ao ressarcimento de todas as vantagens durante o perodo de seu afastamento. Se o cargo que ocupava tiver sido transformado em outro, voltar para o cargo objeto da transformao. Se extinto, ficar em disponibilidade. Reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado em decorrncia de inabilitao em estgio probatrio ou por reintegrao do anterior ocupante. Aproveitamento o retorno do servidor posto em disponibilidade e, por isso, estvel, a cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

51

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

Reverso o retorno atividade do servidor aposentado. Ocorre nos casos de aposentadoria por invalidez quando Junta Mdica declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria, ou por aposentadoria voluntria, no interesse da administrativa, e desde que no tenha ocorrido h mais de cinco anos, sendo o servidor estvel quando em estava na ativa, havendo cargo vago, e ter ocorrido a solicitao de retorno. Promoo a elevao funcional do servidor dentro de uma carreira, ou seja, a passagem de um servidor de uma categoria/classe para outra. Assim, por exemplo, Delegado de Polcia de terceira categoria, sendo promovido, por antiguidade ou merecimento, para Delegado de Polcia de segunda categoria, depois, primeira e, por fim, para a categoria especial. importante destacar que a Lei n 8.112/90 trazia a previso da ascenso e da transferncia, duas formas que eram tidas por inconstitucionais, j que violavam o princpio da acessibilidade por meio de concurso pblico. A ascenso era a modalidade de provimento por transposio ou verticalidade, de modo que o indivduo tinha acesso a outro cargo, de nvel superior ao que ocupava, sem concurso pblico. Referida modalidade foi revogada pela Lei n 9.527/97, pois estava suspensa pelo STF que certamente a declararia inconstitucional. Na transferncia o servidor passava de um cargo para outro em rgos ou entidades distintas. Por tambm ser inconstitucional, foi objeto de revogao pela Lei n 9.527/97. Portanto, o retorno do servidor estvel anteriormente ocupado, d-se por fora da reconduo. Gabarito: D. ao cargo

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

52

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

27. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) Segundo lio doutrinria, h dois tipos de provimento: originrio e derivado. Provimento originrio "aquele em que o preenchimento do cargo d incio a uma relao estatutria nova, seja porque o titular no pertencia ao servio pblico anteriormente, seja porque pertencia a quadro funcional regido por estatuto diverso do que rege o cargo agora provido". Dentre as alternativas abaixo, assinale a que contm forma de provimento originrio: a) Promoo. b) Aproveitamento. c) Reintegrao. d) Nomeao. e) Readaptao. Comentrio: Como j observamos, a nica forma de provimento originrio a nomeao. Todas as demais, so provimentos derivados. Gabarito: D.

28. (ADVOGADO PREF. SERTANEJA/PR CONSULPLAN/2010) A ______________, conforme lio doutrinria, pode ser considerada forma de provimento originrio, isto , aquele em que o preenchimento do cargo d incio a uma relao estatutria nova, seja porque o titular no pertencia ao servio pblico anteriormente, seja porque pertencia a quadro funcional regido por estatuto diverso do que rege o cargo agora provido. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior: a) reintegrao b) nomeao c) reverso d) reconduo e) readaptao
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

53

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

Comentrio: Semelhante questo anterior. Bem, como j dito, a nica forma de provimento originrio a nomeao. Gabarito: B.

29. (ANALISTA JUDICIRIO TRE/AP FCC/2011) Considere as seguintes assertivas a respeito do provimento de cargo pblico: I. A nomeao far-se- em comisso, exceto na condio de interino, para cargos de confiana vagos. II. O concurso pblico ter validade de at 2 anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. III. A posse, em regra, ocorrer no prazo de noventa dias contados da publicao do ato de provimento. IV. O incio, a suspenso, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor. De acordo com a Lei no 8.112/90, est correto o que se afirma SOMENTE em a) II e IV. b) I, II e III. c) II, III e IV. d) I e IV. e) II e III. Comentrio: A assertiva I est errada. A nomeao far-se- em comisso, INCLUSIVE na condio de interino, para cargos de confiana vagos, conforme art. 9, inc. II, da Lei n 8.112/90:
Art. 9 A nomeao far-se-: I - em carter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

54

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


II - em comisso, inclusive na condio de interino, para cargos de confiana vagos

A assertiva II est correta. De fato, o concurso pblico ter validade de at 2 anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. A assertiva III est errada. A posse, em regra, ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicao do ato de provimento. A assertiva IV est correta. O incio, a suspenso, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor, conforme o seguinte:
Art. 16. O incio, a suspenso, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor. Pargrafo nico. Ao entrar em exerccio, o servidor apresentar ao rgo competente os elementos necessrios ao seu assentamento individual.

Gabarito: A.

30. (TCNICO JUDICIRIO TRF 1 REGIO FCC/2011) Ana Maria foi nomeada para o cargo de Tcnico Judicirio - rea Administrativa do TRF 1 Regio. Nesse caso, a Administrao Pblica deve saber que, em matria de posse e exerccio, o correto : a) S haver posse nos casos de provimento de cargo por nomeao. b) A posse ocorrer no prazo de quarenta e cinco dias contados da publicao do ato de provimento. c) A posse no poder dar-se mediante procurao, ainda que especfica. d) O prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, de trinta dias, contados da data da posse.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

55

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO e) A posse em cargo pblico independe de prvia inspeo mdica oficial. Comentrio: A alternativa a est correta. De acordo com o art. 13, 4, do RJU, s haver posse nos casos de provimento de cargo por nomeao. A alternativa b est errada. A posse ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento (art. 13, 1, RJU). A alternativa c est errada. A posse poder dar-se mediante procurao especfica (art. 13, 3, RJU). A alternativa d est errada. O prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, de quinze dias, contados da data da posse (art. 15, 1, RJU). A alternativa e est errada. Nos termos do art. 14 do RJU, a posse em cargo pblico depende de prvia inspeo mdica oficial. Gabarito: A.

31. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRF 4 REGIO FCC/2010) O Tribunal Regional Federal da 4 Regio publicou ato de provimento dos candidatos aprovados no concurso para Analista Judicirio, dentre os quais est Jos. Sobre o caso, INCORRETO afirmar: a) autoridade competente do rgo ou entidade para onde for nomeado ou designado Jos compete dar-lhe exerccio. b) A posse de Jos ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento. c) Jos, para tomar posse, no obrigado a submeter-se inspeo mdica em rgo oficial.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

56

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) A posse de Jos poder dar-se mediante procurao especfica. e) O prazo para Jos, empossado em cargo pblico, entrar em exerccio, de quinze dias, contados da data da posse. Comentrio: A alternativa a est correta. De fato, autoridade competente do rgo ou entidade para onde for nomeado ou designado Jos compete dar-lhe exerccio (art. 15, 3, RJU).
3 autoridade competente do rgo ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exerccio.

A alternativa b est correta. Como vimos, a posse de Jos ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento. A alternativa c est errada. que o empossado est obrigado a submeter-se inspeo mdica em rgo oficial, a fim de constatar sua higidez fsica e mental, conforme art. 14 do RJU, que assim dispe:
Art. 14. A posse em cargo pblico depender de prvia inspeo mdica oficial. Pargrafo nico. S poder ser empossado aquele que for julgado apto fsica e mentalmente para o exerccio do cargo.

A alternativa d est correta. A posse de Jos poder dar-se mediante procurao especfica. que permite o RJU que a posse se d mediante procurao especfica, ou seja, que seja exclusiva no sentido de outorgar poderes ao terceiro para proceder a investidura no cargo em nome do nomeado. (art. 13, 3):
Art. 13. A posse dar-se- pela assinatura do respectivo termo, no qual devero constar as atribuies, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado,

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

57

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


que no podero ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofcio previstos em lei. 3 A posse poder dar-se mediante procurao especfica.

A alternativa e tambm est correta. O prazo para Jos, empossado em cargo pblico, entrar em exerccio, de quinze dias, contados da data da posse, conforme art. 15, 1, RJU:
Art. 15. Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico ou da funo de confiana. 1 de quinze em dias o prazo para o servidor empossado cargo pblico entrar em exerccio,

contados da data da posse.

Gabarito: C.

32. (TCNICO JUDICIRIO TRT 20 REGIO FCC/2011) No que se refere ao provimento de cargo pblico, a posse e o exerccio do cargo pblico, devero observar, respectivamente, os prazos de a) 15 dias contados da publicao do ato de provimento e 05 dias contados da data da posse. b) 15 dias contados da publicao do ato de provimento e 15 dias contados da data da posse. c) 30 dias contados da publicao do ato de provimento e 30 dias contados da data da posse. d) 30 dias contados da publicao do ato de provimento e 15 dias contados da data da posse. e) 60 dias contados da publicao do ato de provimento e 30 dias contados da data da posse. Comentrio: A posse deve ocorrer dentro do prazo de 30 dias a contar do ato de provimento e o exerccio dentro de 15 dias da posse.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

58

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Gabarito: D.

33. (TCNICO JUDICIRIO TRE/AP FCC/2011) Deocleciano foi empossado como servidor efetivo do cargo pblico X. De acordo com a Lei n 8.112/90, Deocleciano a) ter o prazo de quinze dias para entrar em exerccio, contados da data da posse. b) ter o prazo de trinta dias para entrar em exerccio, contados do primeiro dia til posterior data da posse. c) entrar em exerccio imediatamente, tendo em vista que a posse e o exerccio so atos que devem ser realizados obrigatoriamente concomitantemente. d) ter o prazo de dez dias para entrar em exerccio, contados do primeiro dia til posterior data da posse. e) ter o prazo de dez dias prorrogveis por mais dez, contados da data da posse. Comentrio: O servidor ter o prazo de quinze dias para entrar em exerccio, contados da data da posse, sob pena de ser exonerado. Gabarito: A.

34. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TRT 20 REGIO FCC/2011) O incio do exerccio de funo de confiana coincidir com a data de publicao do ato de designao, salvo quando o servidor estiver em licena ou afastado por qualquer outro motivo legal, hiptese em que recair no a) primeiro dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a trinta dias da publicao. b) primeiro dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a sessenta dias da publicao. c) trigsimo dia til aps o trmino do impedimento, que poder exceder a noventa dias da publicao.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

59

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) quinto dia til aps o trmino do impedimento, que poder exceder a trinta dias da publicao. e) quinto dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a sessenta dias da publicao. Comentrio: De acordo com o art. 15, 4, do RJU o incio do exerccio de funo de confiana coincidir com a data de publicao do ato de designao, salvo quando o servidor estiver em licena ou afastado por qualquer outro motivo legal, hiptese em que recair no primeiro dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a trinta dias da publicao. Gabarito: A.

35. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/TO FCC/2011) Quanto posse e ao exerccio: a) de quinze dias o prazo para o servidor nomeado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da publicao da sua posse. b) vedada a posse em cargo pblico efetivo ou em comisso, por procurao. c) a posse em cargo pblico efetivo independer de prvia inspeo mdica oficial. d) a promoo interrompe o tempo de exerccio, sendo descontado do posicionamento na carreira a partir da data da posse. e) exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico ou da funo de confiana. Comentrio: A alternativa a est errada. De fato, de quinze dias o prazo para o servidor nomeado em cargo pblico entrar em exerccio. Porm, conta-se da data em que ocorreu a posse. A alternativa b est errada. A posse pode ocorrer mediante procurao, desde que seja especfica para tal fim.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

60

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

A alternativa c est errada. A posse em cargo pblico efetivo sempre depende de prvia inspeo mdica oficial. A alternativa d est errada. A promoo interrompe o tempo de exerccio, conforme o seguinte: no

Art. 17. A promoo no interrompe o tempo de exerccio, que contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicao do ato que promover o servidor.

Assim, a alternativa e est correta. De fato, o exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico ou da funo de confiana. Gabarito: E.

36. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AM FCC/2010) Nos termos da Lei n 8.112/90, quanto posse e ao exerccio em cargo pblico, correto que a) a posse e o exerccio podero dar-se atravs da nomeao da autoridade do rgo como procurador do servidor, mediante procurao especfica. b) a posse ocorrer no prazo de quinze dias contados da data do ato de nomeao. c) de trinta dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da publicao do ato de provimento. d) a promoo interrompe o tempo de exerccio, que contado no novo posicionamento na carreira a partir da data da posse do servidor. e) autoridade competente do rgo ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exerccio. Comentrio: A alternativa a est errada. A posse pode ocorrer mediante procurao especfica, porm o exerccio no, eis que se
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

61

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO trata de ato personalssimo, somente podendo ser realizado pelo servidor na medida em que configura o efetivo desempenho das atribuies do cargo. A alternativa b est errada. A posse ocorrer no prazo de trinta dias contados da data do ato de nomeao. A alternativa c est errada. de QUINZE dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da POSSE. A alternativa d est errada. A promoo NO interrompe o tempo de exerccio, que contado no novo posicionamento na carreira a partir da data do ato que PROMOVER o servidor, conforme art. 17 do RJU, vejamos:
Art. 17. A promoo no interrompe o tempo de exerccio, que contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicao do ato que promover o servidor.

A alternativa e est correta. Como vimos, autoridade competente do rgo ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exerccio. Gabarito: E.

37. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AC FCC/2010) Em relao ao provimento do cargo pblico correto afirmar que, a) a posse e o exerccio ocorrero no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de proclamao dos aprovados no concurso, podendo ser prorrogado por igual prazo, uma nica vez. b) a nomeao far-se-, dentre outras hipteses, em comisso, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira, inclusive na condio de interino para cargos de confiana vagos.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

62

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO c) o servidor que deva ter exerccio em outro municpio em razo de ter sido posto em exerccio provisrio ter, no mnimo, dez e, no mximo, trinta dias de prazo, contados da publicao do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede. d) pela posse h o efetivo desempenho das atribuies da funo de confiana, sendo de trinta dias o prazo para o servidor aprovado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data do ato de provimento. e) a reconduo a reinvestidura do servidor efetivo ou comissionado no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua aposentadoria por deciso administrativa ou judicial, sem ressarcimento de eventuais vantagens. Comentrio: A alternativa a est errada. A posse ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de NOMEAO, no podendo mais ser prorrogado e o prazo para entrar em exerccio de quinze dias. A alternativa b est errada. A nomeao em carter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira, e em comisso, inclusive na condio de interino para cargos de confiana vagos. Observe que a alternativa misturou tudo, ou seja, colocou em comisso, quando seria efetivo. A alternativa c est correta. De fato, o servidor que deva ter exerccio em outro municpio em razo de ter sido posto em exerccio provisrio ter, no mnimo, dez e, no mximo, trinta dias de prazo, contados da publicao do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

63

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A alternativa d est errada. No h posse para desempenho das atribuies da funo de confiana, sendo que pelo EXERCCIO que h o efetivo desempenho da funo. Ademais, o prazo de quinze dias para o servidor aprovado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data do ato de provimento. A alternativa e est errada. A REINTEGRAO a reinvestidura do servidor efetivo (NO O COMISSIONADO) no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua DEMISSO por deciso administrativa ou judicial, COM ressarcimento de TODAS AS vantagens. Gabarito: C

38. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 9 REGIO FCC/2010) Em razo de doena, Alberto, funcionrio pblico federal efetivo, ficou com a sua capacidade fsica reduzida para o exerccio do cargo de que era titular, o que foi constatado por inspeo mdica. Em razo disso, precisou ser investido em novo cargo, compatvel com a sua condio fsica, o que ocorreu, segundo a Lei n 8.112/1990, pela forma de provimento denominada a) readaptao. b) transferncia. c) reverso. d) reintegrao. e) reconduo. Comentrio: Notem que o servidor ficou com a capacidade fsica reduzida constatada por Junta Mdica, de modo que no est incapaz. A incapacidade levaria aposentadoria. Assim, como reduo da capacidade o servidor ser readaptado. A readaptao a investidura de servidor, ocupante de
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

64

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO cargo efetivo, em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental. A readaptao dever observar o seguinte: atribuies condizentes com sua limitao; habilitao exigida para o cargo; mesmo nvel de escolaridade e equivalncia de vencimentos. Gabarito: A.

39. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) No havendo vaga quando da ocorrncia de readaptao de determinado servidor, o procedimento correto a ser adotado pela Administrao dever: a) Permitir que o servidor exera as atribuies do cargo no qual foi investido na condio de excedente, at que surja nova vaga. b) Ser a exonerao do servidor. c) Criar novo cargo especificamente para que este servidor o ocupe. d) Instaurar processo administrativo disciplinar. e) Aposentar compulsoriamente o readaptando. Comentrio: Nos termos do art. 24, 2, do RJU a readaptao ser efetivada em cargo de atribuies afins, respeitada a habilitao exigida, nvel de escolaridade e equivalncia de vencimentos e, na hiptese de inexistncia de cargo vago, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga. Gabarito: A.

40. (PROCURADOR MUNICIPAL ITAPIRA/SP CONSULPLAN/2006) investidura de servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica, d-se o nome de A) reconduo
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

65

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO B) reverso C) redistribuio D) readaptao E) aproveitamento Comentrio: Ento? Como j observamos, toda vez que falar em investidura em cargo compatvel com a reduo da capacidade fsica ou mental, estaremos diante da readaptao. Gabarito: D.

41. (TCNICO JUDICIRIO TRE/RN FCC/2011) A investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica, denomina-se: a) readaptao. b) reconduo. c) reverso. d) reintegrao. e) remoo. Comentrio: Conforme art. 24 do RJU, readaptao a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. Lembre-se, se no houver cargo compatvel com a incapacidade, significa dizer que o servidor dever ser julgado incapaz e, portanto, aposentado. Gabarito: A.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

66

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

42. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRF 4 REGIO FCC/2010) O retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, em decorrncia de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo denominado a) reconduo. b) readaptao. c) reintegrao. d) reverso. e) transferncia. Comentrio: A reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado em decorrncia de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo ou reintegrao do anterior ocupante. Gabarito: A.

43. (ADVOGADO SO LEOPOLDO/SP CONSULPLAN/2010) 07) Sobre o tema Direito Administrativo, pode-se afirmar que, de acordo com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele a) reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio. b) readmitido, e o eventual ocupante da vaga ser demitido. c) reintegrado, e o eventual ocupante da vaga dispensado. d) readmitido e o eventual ocupante da vaga permanecer ocupando-a e) reintegrado, e o eventual ocupante da vaga sempre posto em disponibilidade. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

67

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Invalidada a demisso do servidor, ele ser reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio, conforme determina o art. 28 da Lei n 8.112/90. Gabarito: A.

44. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTATIVA TRE/AL FCC/2010) Mlvio, analista judicirio, ser reintegrado no cargo anteriormente ocupado. Porm, esse cargo anterior j encontra-se provido e ocupado por Isabela, servidora pblica estvel. Nesse caso, entre outras hipteses, Isabela a) ficar em disponibilidade, esteja ou no, o cargo de origem provido por outro servidor. b) ser nomeada em outro cargo de sua livre escolha, mas compatvel com suas funes. c) ser reintegrada no cargo de origem ou ficar em disponibilidade, a critrio da Administrao. d) ser reconduzida ao cargo de origem, sem direito a indenizao, ou aproveitada em outro cargo. e) poder, a critrio da Administrao, ser readmitida ao cargo de origem ou transferida para outro rgo pblico. Comentrio: Ocorrendo a reintegrao do anterior ocupante do cargo, o atual ser reconduzido ao cargo de origem, se estvel, sem direito a indenizao, ou poder ser aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade. Gabarito: D

45. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 23 REGIO FCC/2011) Maria, servidora pblica estvel, retornar ao cargo anteriormente ocupado tendo em vista sua inabilitao em
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

68

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO estgio probatrio relativo a outro cargo. Jos, tambm servidor pblico estvel, retornar ao cargo anteriormente ocupado, em razo de reintegrao do anterior ocupante. Nos termos da Lei n 8.112/1990, o retorno de tais servidores denomina-se, respectivamente, a) reconduo e aproveitamento. b) reconduo e reconduo. c) reverso e reconduo. d) reintegrao e reconduo. e) readaptao e reintegrao. Comentrio: No caso de inabilitao em estgio probatrio, bem como de reintegrao do anterior ocupante do cargo, os servidores, como so estveis, sero reconduzidos aos cargos anteriormente ocupados, conforme art. 29 da Lei n 8.112/90, que assim dispe:
Art. 29. Reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorrer de: I - inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo; II - reintegrao do anterior ocupante.

Gabarito: B.

46. (TCNICO JUDICIRIO TRE/AP FCC/2011) A Reconduo que o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado decorrer, dentre outra hiptese, de a) transferncia do anterior ocupante. b) disponibilidade do anterior ocupante. c) aproveitamento do anterior ocupante. d) reintegrao do anterior ocupante. e) readaptao do anterior ocupante. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

69

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A reconduo, como destacado, o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, e decorrer de reintegrao, de inabilitao em estgio probatrio ou desistncia deste. Gabarito: D.

47. (ADVOGADO PREF. SERTANEJA/PR CONSULPLAN/2010) Ao ser invalidada a demisso de determinado servidor por deciso administrativa ou judicial, este voltar a exercer as atividades do cargo que ocupava anteriormente, criando-se as condies jurdicas para se operar a ______________. Se o cargo tiver sido extinto, tal fato acarretar o aproveitamento do servidor ou sua colocao em disponibilidade remunerada; se o cargo tiver sido provido, se operar o instituto da _______________ quanto a seu eventual ocupante, ou podendo tambm ser posto em disponibilidade remunerada. O par de palavras que, ordenadamente, completa as lacunas da assertiva posta em anlise : a) demisso / inabilitao b) reintegrao / nomeao c) transferncia / reverso d) estabilidade / vacncia e) reintegrao / reconduo Comentrio: Lembre-se, invalidada a demisso ocorrer reintegrao, e se o cargo estiver provido ocorrer reconduo do atual ocupante, se estvel. Gabarito: E.

48. (PROCURADOR TCE/SP FCC/2011) Ao reingresso, no servio pblico, do funcionrio em disponibilidade, observado o disposto na Lei, d-se o nome de a) reintegrao.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

70

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO b) aproveitamento. c) investidura. d) disponibilidade. e) reinvestidura. Comentrio: De acordo com o art. 30 do RJU, o retorno atividade de servidor em disponibilidade far-se- mediante aproveitamento obrigatrio em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. Gabarito: B.

49. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) A reverso est para o servidor aposentado assim como o aproveitamento est para: a) O servidor em licena. b) O servidor afastado. c) O servidor em disponibilidade. d) O servidor promovido. e) O servidor removido. Comentrio: Ento, a reverso est para o servidor aposentado, assim com o aproveitamento est para o servidor posto em disponibilidade. Gabarito: C.

50. (ADVOGADO PREF. SERTANEJA/PR CONSULPLAN/2010 - ADAPTADA) Considere os itens a seguir: I. Provimento do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

71

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO II. Ser tornado sem efeito se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal, salvo doena comprovada por junta mdica oficial. III. Ser efetivada em cargo de atribuies afins, respeitada a habilitao exigida, nvel de escolaridade e equivalncia de vencimentos e, na hiptese de inexistncia de cargo vago, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga. IV. Ocorrer em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com os do anteriormente ocupado. V. Se julgado incapaz para o servio pblico, o servidor ser aposentado. Assinale a seguir a alternativa que apresenta, sequencialmente, as formas de provimento a que se referem os itens anteriores: a) Aproveitamento Readaptao Aproveitamento Readaptao Aproveitamento b) Aproveitamento Aproveitamento Aproveitamento Readaptao Readaptao c) Readaptao Aproveitamento Readaptao Aproveitamento Readaptao d) Readaptao Aproveitamento Readaptao Readaptao Aproveitamento e) Readaptao Readaptao Aproveitamento Aproveitamento Aproveitamento Comentrio: A assertiva I diz respeito readaptao que a modalidade de provimento do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. A assertiva II refere-se ao aproveitamento. Isso porque se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal, salvo doena comprovada por junta mdica oficial, ser tornado sem efeito o ato. A assertiva III diz respeito readaptao, que ser efetivada em cargo de atribuies afins, respeitada a habilitao exigida, nvel de escolaridade e equivalncia de vencimentos e, na
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

72

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO hiptese de inexistncia de cargo vago, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga. A assertiva IV corresponde ao aproveitamento, eis que ocorrer em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com os do anteriormente ocupado. E, enfim, a assertiva V tambm se refere readaptao, pois se o servidor for julgado incapaz para o servio pblico, ser aposentado. Gabarito: C.

51. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) "Ao ser invalidada a demisso de determinado servidor por deciso administrativa ou judicial, este voltar a exercer as atividades do cargo que ocupava anteriormente. Se o cargo tiver sido extinto, tal fato acarretar a _______________ do servidor; se o cargo tiver sido provido, se operar o instituto da _______________ quanto a seu eventual ocupante". As palavras que, ordenadamente, completam corretamente as lacunas da assertiva posta em anlise so: a) demisso / inabilitao. b) reintegrao / nomeao. c) transferncia / reverso. d) estabilidade / vacncia. e) disponibilidade / reconduo. Comentrio: Conforme o art. 28 do RJU, a reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

73

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Se o cargo estiver provido, seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. Contudo, na hiptese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficar em disponibilidade. Gabarito: E.

52. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AL FCC/2010) Benedita aposentou-se por invalidez. Entretanto, junta mdica oficial julgou insubsistente os motivos de sua aposentadoria. Nesse caso, certo que, dentre outras situaes pertinentes, a) o tempo de at cento e oitenta dias em que a servidora estiver em exerccio no poder ser contado para a concesso da aposentadoria. b) a servidora poder reverter em qualquer cargo, a critrio da Administrao. c) a reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. d) poder dar-se a reverso, ainda que a servidora tenha completado setenta anos de idade. e) encontrando-se provido o cargo, a servidora ficar em disponibilidade pelo perodo de at dois anos. Comentrio: A reverso o retorno atividade do servidor aposentado. de se observar que, inicialmente, a reverso, nos termos do art. 8, inciso VI, da Lei n 8.112/90, era o retorno atividade do servidor que, antes aposentado por invalidez, tivesse sua incapacidade julgada insubsistente por junta mdica oficial. Todavia, com a redao empreendida pela MP 2.225/2001, tambm passou a ser caso de reverso, a hiptese de servidor aposentado voluntariamente que pretenda retornar

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

74

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO atividade. Porm, neste caso dever ser no interesse da Administrao e observado os demais requisitos, conforme o seguinte:
Art. 25. Reverso aposentado: I - por invalidez, quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; II - no interesse da administrao, desde que: a) tenha solicitado a reverso; b) a aposentadoria tenha sido voluntria; c) estvel quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores solicitao; e) haja cargo vago. o retorno atividade de servidor

De todo modo, a reverso dever ser no mesmo cargo em que se deu a aposentadoria e ter como limite 70 anos de idade, conforme o seguinte:
Art. 25. [...] 1 A reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. Art. 27. No poder reverter o aposentado que j tiver completado 70 (setenta) anos de idade.

Assim, a alternativa a est errada. Todo o tempo em que a servidora estiver em exerccio, no caso de ter sido revertida sua aposentadoria, SER contado para a concesso de nova aposentadoria, conforme art. 25, 2, que assim dispe:
Art. 25. [...] 2 O tempo em que o servidor estiver em exerccio ser considerado para concesso da aposentadoria

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

75

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A alternativa b est errada. A servidora somente poder reverter para o cargo anteriormente ocupado ou objeto de sua transformao, conforme o seguinte:
Art. 25. [...] 1 A reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao.

Assim, de acordo com o 1, art. 25, da Lei n 8.112/90, a alternativa b est correta. A alternativa d est errada. Se a servidora completou setenta anos de idade, no mais poder ser revertida a aposentadoria, na medida em que o limite para a aposentadoria compulsria. A alternativa e est errada. que, em caso de estar provido o cargo anteriormente ocupado, a servidora, que for revertida, ficar como EXCEDENTE at que surja vaga, conforme o seguinte:
3 No caso do inciso I, encontrando-se provido o cargo, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga.

Gabarito: C.

53. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/SP FCC/2009). Servidor ocupante de cargo efetivo da Secretaria da Sade do Estado foi aposentado por invalidez em 11 de dezembro de 1998, aos 35 anos de idade, aps 15 anos de servio. Em 22 de julho de 2009, laudo produzido pelo servio mdico competente atesta que cessaram os motivos que autorizaram a aposentadoria por invalidez. Neste caso, a) a Administrao determinar, de ofcio, o reingresso do aposentado ao cargo anteriormente ocupado por meio de reverso. b) a Administrao determinar, de ofcio, o reingresso do aposentado ao cargo anteriormente ocupado por meio de readmisso.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

76

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO c) o servidor poder optar pela reassuno do cargo anteriormente ocupado ou pela manuteno da aposentadoria com proventos proporcionais ao tempo de servio anteriormente prestado. d) o servidor est impedido de reassumir o cargo anteriormente ocupado porque a Constituio Federal em vigor veda qualquer forma de provimento derivado. e) o servidor est impedido de reassumir o cargo anteriormente ocupado porque sua inativao ocorreu antes da Emenda Constitucional n 20, de 1998. Comentrio: Cessados os motivos que deram ensejo a aposentadoria, conforme julgado por junta mdica oficial, o servidor ter que retornar ao exerccio de tais funes. Gabarito: A.

54. (ANALISTA JUDICIRIO TRE/AP FCC/2011) Clotilde, servidora pblica civil federal, est aposentada por invalidez. Na ltima percia realizada para avaliao das condies de sua sade, uma junta mdica oficial declarou insubsistentes os motivos de sua aposentadoria determinando o retorno de Clotilde atividade. Neste caso, ocorreu a) a transferncia. b) a readaptao. c) a reconduo. d) o aproveitamento. e) a reverso. Comentrio: De acordo como o art. 25 da Lei n 8.112/90, a reverso o retorno atividade de servidor aposentado por invalidez quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

77

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Gabarito: E.

55. (ANALISTA JUDICIRIO TRE/TO FCC/2011) Quanto a reverso, certo que a) a reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. b) no poder reverter o aposentado que j tiver completado sessenta e cinco anos de idade. c) a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. d) o retorno atividade de servidor em disponibilidade e far-se- mediante aproveitamento obrigatrio em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. e) se far no interesse da Administrao, desde que a aposentadoria ou disponibilidade, no tenha sido voluntria. Comentrio: A alternativa a est correta. De acordo com o 1, art. 25, da Lei n 8.112/90, a reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. A alternativa b est errada. No poder reverter o aposentado que j tiver completado SETENTA anos de idade. A alternativa c est errada. A readaptao a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. A alternativa d est errada. O aproveitamento que o retorno atividade de servidor em disponibilidade e far-se- mediante aproveitamento obrigatrio em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

78

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


Art. 30. O retorno atividade de servidor em disponibilidade far-se- mediante aproveitamento obrigatrio em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado.

A alternativa e est errada. A reverso se far no interesse da Administrao, desde que a aposentadoria, e no a disponibilidade, tenha sido voluntria. A alternativa b est errada. A servidora somente poder reverter para o cargo anteriormente ocupado ou objeto de sua transformao, conforme o seguinte:
Art. 25. [...] 1 A reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao.

Gabarito: A.

56. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) Gusmo, nascido em 1936, aposentou-se voluntariamente aos 68 (sessenta e oito) anos de idade. No ano em curso, solicitou reverso para o cargo que ocupava. Contudo, a Administrao negou o pedido, embora haja cargo vago atualmente e, por conseguinte, interesse na reverso do servidor. Considerando que Gusmo atende aos requisitos para o retorno atividade por interesse da Administrao (artigo 25, inciso II, da Lei n. 8112/1990), esta negou-lhe o pedido pois: a) vedada a reverso de servidor para exercer suas atribuies como excedente. b) Gusmo no era estvel no exerccio do cargo. c) No pode ser revertido aposentado com a idade de Gusmo. d) O lapso temporal entre a data da aposentadoria de Gusmo e a data de solicitao de reverso supera o mximo estabelecido por Lei, ocasionando a decadncia de seu direito em requer-la.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

79

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO e) No h dotao oramentria para que Gusmo retorne ao exerccio de suas atividades. Comentrio: A reverso somente poder ocorrer se observado o limite da aposentadoria compulsria, ou seja, somente poder ocorrer a reverso se o servidor no tiver completado 70 anos. Por isso, na hiptese, como j foi alcanada essa idade, o servidor no poder ter sua aposentadoria revertida. Gabarito: C.

57. (ADVOGADO PREF. SERTANEJA/PR CONSULPLAN/2010) Tcio, nascido em 1938, aposentou-se voluntariamente aos sessenta e oito anos de idade. No ano em curso, solicitou reverso para o cargo que ocupava. Contudo, a Administrao negou o pedido, embora haja cargo vago atualmente e, por conseguinte, interesse na reverso do servidor. Considerando que Tcio obteve laudo favorvel reverso, sendo apto em inspeo de sade, a Administrao, assim negou-lhe o pedido pois: a) vedada a reverso de servidor para exercer suas antigas atribuies. b) Tcio no era estvel no exerccio do cargo. c) No pode ser revertido aposentado com a idade de Tcio. d) A conduta de Tcio configura abandono de cargo. e) No h dotao oramentria para que Tcio retorne ao exerccio de suas atividades. Comentrio: Observem que a questo exatamente a mesma, s mudou o ano de nascimento e o nome do servidor. Ento, mais uma vez, a reverso somente poder ocorrer se observado o limite da

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

80

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO aposentadoria compulsria, ou seja, somente poder ocorrer a reverso se o servidor no tiver completado 70 anos. Gabarito: C.

58. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) Determinado cargo efetivo, chamado de "X", corresponde a uma das diversas carreiras existentes nos quadros da Administrao. Tal cargo efetivo dividido em sete classes (I at VII) e cada uma de suas classes subdivididas em trs padres de vencimento (A, B e C). Ao servidor ocupante deste cargo passar do padro de vencimento "C" da classe "VI" para o padro de vencimento "A" da classe "VII", criam-se as condies jurdicas para se operar a: a) Reverso. b) Reconduo. c) Promoo. d) Nomeao. e) Readaptao. Comentrio: Tomem cuidado, esses dois institutos esto previstos na Lei n 11.416/06, sendo que a progresso funcional a movimentao do servidor de um padro (A, B e C) para o seguinte dentro de uma mesma classe (I, II, III etc). J a promoo a movimentao do servidor do ltimo padro (I-C) de uma classe para o primeiro padro da classe seguinte (II-A). Quer dizer que na progresso funcional o servidor movimenta-se de padro (A, B e C), enquanto na promoo, movimenta-se na classe (I, II, III e assim por diante). Contudo, observe que essa forma de promoo um pouco diferente daquela prevista na Lei n 8.112/90, eis que l o servidor promovido para categoria diferente dentro de uma carreira, ou seja, passa a ocupar outro cargo.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

81

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

Por exemplo, Delegado de Polcia de 3 Categoria quando promovido passar a ocupar o cargo de Delegado de Polcia de 2 Categoria, at chegar categoria especial. Um Juiz, por exemplo, poder chegar a Desembargador e este a Ministro. Gabarito: C.

59. (ANALISTA JUDICIRIO ANLISE DE SISTEMAS TRE/PE FCC/2011) O desenvolvimento dos servidores nos cargos de provimento efetivo das Carreiras dos Quadros de Pessoal do Poder Judicirio dar-se- mediante progresso funcional e promoo. A progresso funcional a movimentao do servidor a) de um padro para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstcio de um ano, sob os critrios fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliao formal de desempenho. b) do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe seguinte, observado o interstcio de um ano em relao progresso funcional imediatamente anterior. c) de um padro para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstcio de trs anos, sob os critrios fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliao formal de desempenho. d) do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe seguinte, observado o interstcio de trs anos em relao progresso funcional imediatamente anterior. e) do primeiro padro de uma classe para o ltimo padro da classe seguinte, observado o interstcio de dois anos em relao progresso funcional imediatamente anterior. Comentrio: Nos termos da Lei n 11.416/06, a progresso funcional ocorre com a movimentao de um padro para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstcio de um ano, sob os critrios
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

82

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliao formal de desempenho. Gabarito: A.

60. (PROMOTOR MPE/CE FCC/2011) Dentre as formas de provimento derivado de cargos pblicos, tradicionalmente praticadas na Administrao brasileira, NO foi recepcionada pela Constituio Brasileira de 1988 a a) ascenso. b) promoo. c) readaptao. d) reconduo. e) reintegrao. Comentrio: Conforme j pudemos observar, a Constituio no permite qualquer forma de provimento que no tenha por origem a investidura por meio de concurso pblico. Por isso, so incompatveis com a Constituio a ascenso e a transferncia. Gabarito: A.

61. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/TO FCC/2011) forma de provimento do cargo pblico, dentre outras, a a) disponibilidade. b) ascenso. c) readaptao. d) aposentadoria. e) substituio. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

83

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Observe que a substituio, a disponibilidade, a ascenso e a aposentadoria no so formas de provimento de cargo pblico. Por isso, a nica forma de provimento de cargo pblico, dentre as alternativas, a readaptao. Gabarito: C.

62. (TCNICO JUDICIRIO TRE/TO FCC/2011) Dentre as assertivas abaixo, NO forma de provimento de cargo pblico a) aposentadoria. b) aproveitamento. c) readaptao. d) reverso. e) reconduo. Comentrio: So formas de provimento a reconduo, a reverso, a readaptao e o aproveitamento. Portanto, a aposentadoria somente forma de vacncia de cargo pblico. Gabarito: A.

63. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) cabvel remoo a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao, em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for a) superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados. b) inferior ao nmero de vagas, em conformidade com normas estabelecidas pelo Poder Pblico em que aqueles estejam designados. c) superior ao nmero de vagas, a critrio da autoridade competente, desde que presente o interesse pblico, independentemente da respectiva lotao.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

84

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) inferior ao nmero de vagas, a critrio da autoridade competente, quando necessrio ao atendimento de situaes emergenciais do rgo ou entidade. e) igual ao nmero de vagas, de acordo com normas estabelecidas pelo rgo pblico independente- mente do local da respectiva designao. Comentrio: De acordo como o art. 36 da Lei n 8.112/90, a remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. H trs modalidades de remoo, sendo: I - de ofcio, no interesse da Administrao; II - a pedido, a critrio da Administrao; III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao. Na hiptese de remoo independente do interesse da Administrao, ocorrer: a) para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao; b) por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica oficial; c) em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados. Gabarito: A.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

85

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

64. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 14 REGIO FCC/2011) De acordo com a Lei n 8.112/90, que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais, a remoo de servidor pblico a) no cabvel, a pedido, para outra localidade, a fim de acompanhar companheiro, tambm servidor pblico civil da Unio, que foi deslocado no interesse da Administrao Pblica. b) pode se dar de ofcio ou a pedido, sendo, nesta segunda hiptese, sempre dependente do interesse da Administrao Pblica. c) ocorre somente no mbito do mesmo quadro. d) pressupe sempre mudana de sede ou funo. e) cabvel, a pedido, para outra localidade, em razo de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for inferior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados. Comentrio: Como observado, a remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. Assim, a alternativa a est errada. Pois, cabvel, a pedido, para outra localidade, a fim de acompanhar companheiro, tambm servidor pblico civil da Unio, que foi deslocado no interesse da Administrao Pblica. A alternativa b est errada. Pode se d de ofcio ou a pedido, sendo, nesta segunda hiptese, a critrio da Administrao ou independente do interesse desta. A alternativa d est errada. Pode ocorrer com mudana ou sem mudana de sede, mas no de atribuies. A alternativa e est errada. cabvel, a pedido, para outra localidade, em razo de processo seletivo promovido, na
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

86

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO hiptese em que o nmero de interessados for SUPERIOR ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados. Gabarito: C.

65. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TRF 4 REGIO FCC/2010) Analise: I. O retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorrente de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo ou reintegrao do anterior ocupante. II. O deslocamento do servidor a pedido, no mbito do mesmo quadro, com mudana de sede. Tais situaes configuram, respectivamente, a) reconduo e remoo. b) reverso e ascenso. c) transferncia e reconduo. d) remoo e transferncia. e) ascenso e reintegrao. Comentrio: A assertiva I configura a reconduo, que se trata do retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorrente de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo ou reintegrao do anterior ocupante. A assertiva II diz respeito remoo que o deslocamento do servidor a pedido, no mbito do mesmo quadro, com mudana de sede. Gabarito: A.

66. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AL FCC/2010) Helena, analista judiciria, passou a ter exerccio em outro Municpio em razo de ter sido removida. Nesse caso,
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

87

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO contados da publicao do ato, o prazo para Helena retomar o efetivo exerccio das atribuies do cargo ser de: a) cinco dias de prazo, no podendo declinar do referido prazo. b) dez e, no mximo vinte dias de prazo, no podendo declinar do referido prazo. c) dez e, no mximo, trinta dias de prazo, podendo declinar do referido prazo. d) quinze e, no mximo sessenta dias de prazo, podendo declinar desse prazo. e) trinta e, no mximo sessenta dias de prazo, podendo declinar desse prazo. Comentrio: A remoo o deslocamento do funcionrio de uma para outra unidade ou entidade do Sistema Administrativo, processada de ofcio ou a pedido do funcionrio, atendidos o interesse pblico e a convenincia administrativa. Com efeito, dispe o art. 18 do RJU, que:
Art. 18. O servidor que deva ter exerccio em outro municpio em razo de ter sido removido, redistribudo, requisitado, cedido ou posto em exerccio provisrio ter, no mnimo, dez e, no mximo, trinta dias de prazo, contados da publicao do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede.

Assim, o servidor ter no mnimo dez dias e no mximo trinta dias para retomar o efetivo desempenho das atribuies em virtude de remoo, podendo, no entanto, declinar desse prazo, se entender desnecessrio. Gabarito: C.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

88

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO 67. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 19 REGIO FCC/2011) Sobre a redistribuio, INCORRETO afirmar: a) necessrio mesmo nvel de escolaridade, especialidade ou habilitao profissional. b) Exige vinculao entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades. c) Deve haver manuteno da essncia das atribuies do cargo. d) No se faz necessrio que os vencimentos sejam equivalentes. e) Exige compatibilidade entre as atribuies do cargo e as finalidades institucionais do rgo ou entidade. Comentrio: Conforme art. 37 da Lei n 8.112/90, a redistribuio o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no mbito do quadro geral de pessoal, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder. A redistribuio, deve ser feita de acordo com prvia apreciao do rgo central SIPEC, e observados os seguintes preceitos:
I - interesse da administrao; II - equivalncia de vencimentos; III - manuteno da essncia das atribuies do cargo; IV - vinculao entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; V - mesmo nvel de escolaridade, especialidade ou habilitao profissional; VI - compatibilidade entre as atribuies do cargo e as finalidades institucionais do rgo ou entidade.

Gabarito: D.

68. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) NO considerado preceito para o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago, no mbito do quadro
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

89

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO geral de pessoal, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder, a) o mesmo nvel de especialidade, escolaridade ou habilitao profissional. b) a compatibilidade entre as atribuies do cargo e as finalidades institucionais do rgo. c) o interesse do servidor pblico e a diferena de vencimentos. d) a manuteno da essncia das atribuies do cargo. e) a vinculao entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades. Comentrio: A redistribuio o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no mbito do quadro geral de pessoal, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder, conforme art. 37 da Lei n 8.112/90, desde que observado os seguintes preceitos:
Interesse da administrao; Equivalncia de vencimentos; Manuteno da essncia das atribuies do cargo; Vinculao atividades; Mesmo nvel de escolaridade, especialidade ou habilitao profissional; Compatibilidade ou entidade. entre as atribuies do cargo e as finalidades institucionais do rgo entre e os graus de das responsabilidade complexidade

Assim, para tal, no se observa o interesse do servidor pblico e a diferena de vencimentos. Gabarito: C.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

90

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO 69. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) No que se refere remoo e redistribuio, de acordo com a Lei no 8.112/90, correto afirmar que a) a redistribuio ocorrer ex officio para ajustamento de lotao e da fora de trabalho s necessidades dos servios, exceto nos casos de reorganizao, extino ou criao de rgo ou entidade. b) a remoo somente admite duas modalidades: a remoo de ofcio, no interesse da Administrao e a remoo a pedido, a critrio da Administrao. c) o servidor que no for redistribudo ou colocado em disponibilidade poder ser mantido sob responsabilidade do rgo central do SIPEC, e ter exerccio provisrio, em outro rgo ou entidade, at seu adequado aproveitamento. d) remoo o deslocamento do servidor, no mbito do mesmo quadro ou de outro quadro da Administrao Pblica Federal, com obrigatria mudana de sede. e) esta lei no permite, em nenhuma hiptese, remoo, a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao, vez que a remoo sempre depende do interesse da Administrao Pblica. Comentrio: A alternativa a est errada. A redistribuio ocorrer ex officio para ajustamento de lotao e da fora de trabalho s necessidades dos servios, inclusive nos casos de reorganizao, extino ou criao de rgo ou entidade. A alternativa b est errada. A remoo admite trs modalidades: a remoo de ofcio, no interesse da Administrao, a remoo a pedido, a critrio da Administrao, e a remoo a pedido, independentemente do interesse da Administrao. A alternativa c est correta. De fato, o servidor que no for redistribudo ou colocado em disponibilidade poder ser mantido sob responsabilidade do rgo central do SIPEC, e ter exerccio provisrio, em outro rgo ou entidade, at seu adequado aproveitamento.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

91

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

A alternativa d est errada. A remoo o deslocamento do servidor, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. A alternativa e est errada. O RJU permite a remoo, a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao, conforme o art. 36, inc. III, que assim dispe:
Art. 36. Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao: a) para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que foi deslocado no interesse da Administrao; b) por motivo de sade do servidor, cnjuge, companheiro ou dependente que viva s suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada comprovao por junta mdica oficial; c) em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados.

Gabarito: C.

70. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TRF 4 REGIO FCC/2010) Quanto ao tempo de servio do servidor pblico, INCORRETO afirmar: a) A apurao do tempo de servio ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

92

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO b) Alm de outras hipteses de ausncias, so considerados como de efetivo exerccio os afastamentos em virtude de desempenho de mandato eletivo federal, exceto para promoo por merecimento. c) O tempo de servio em atividade privada, vinculada Previdncia Social, contar-se- apenas para efeito de promoo, remoo e asceno, vedada a contagem para a aposentadoria e a disponibilidade. d) O tempo em que o servidor esteve aposentado ser contado apenas para nova aposentadoria. e) Ser contado em dobro o tempo de servio prestado s Foras Armadas em operaes de guerra. Comentrio: Nos termos do art. 100 do RJU, o todo de servio pblico federal contado para todos os efeitos, inclusive o prestado s Foras Armadas, sendo que a apurao ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias (art. 101). Com efeito, alm das ausncias ao servio previstas no art. 97, so considerados como de efetivo exerccio os afastamentos em virtude de:
Frias Exerccio de cargo em comisso ou equivalente, em rgo ou entidade dos Poderes da Unio, dos Estados, Municpios e Distrito Federal, Exerccio de cargo ou funo de governo ou administrao, em qualquer parte do territrio nacional, por nomeao do Presidente da Repblica; Participao em programa de treinamento regularmente

institudo ou em programa de ps-graduao stricto sensu no Pas, conforme dispuser o regulamento; Desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoo por merecimento; Jri e outros servios obrigatrios por lei;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

93

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


Misso ou estudo no exterior, quando autorizado o afastamento, conforme dispuser o regulamento; Deslocamento para a nova sede de que trata o art. 18; Participao em competio desportiva nacional ou convocao para integrar representao desportiva nacional, no Pas ou no exterior, conforme disposto em lei especfica; Afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere.

Alm disso, tambm se considera o tempo de servio em razo de licena:


a) gestante, adotante e paternidade; b) para tratamento da prpria sade, at o limite de vinte e quatro meses, cumulativo ao longo do tempo de servio pblico prestado Unio, em cargo de provimento efetivo; c) para o desempenho de mandato classista ou participao de gerncia ou administrao em sociedade cooperativa constituda por servidores para prestar servios a seus membros, exceto para efeito de promoo por merecimento; d) por motivo de acidente em servio ou doena profissional; e) para capacitao, conforme dispuser o regulamento; f) por convocao para o servio militar;

De outro lado, conforme art. 103 da Lei n 8.112/90, contar-se- apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:
I-o tempo de servio pblico prestado aos Estados,

Municpios e Distrito Federal; II - a licena para tratamento de sade de pessoal da famlia do servidor, com remunerao, que exceder a 30 (trinta) dias em perodo de 12 (doze) meses. III - a licena para atividade poltica, no caso do art. 86, 2o; IV - o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no servio pblico federal; V - o tempo de servio em atividade privada, vinculada Previdncia Social;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

94

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


VI - o tempo de servio relativo a tiro de guerra; VII - o tempo de licena para tratamento da prpria sade que exceder o prazo a que se refere a alnea "b" do inciso VIII do art. 102.

Ademais, importante destacar que o tempo em que o servidor esteve aposentado ser contado apenas para nova aposentadoria, que ser contado em dobro o tempo de servio prestado s Foras Armadas em operaes de guerra. Por fim, vedada a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo de rgo ou entidades dos Poderes da Unio, Estado, Distrito Federal e Municpio, autarquia, fundao pblica, sociedade de economia mista e empresa pblica. Por isso: A alternativa a est correta. De fato, como vimos, a apurao do tempo de servio ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. A alternativa b est correta. Como observado, os afastamentos em virtude de desempenho de mandato eletivo federal, considerado como de efetivo exerccio, exceto para promoo por merecimento. A alternativa c est errada. No temos ascenso, lembre-se. De todo modo, o tempo de servio em atividade privada, vinculada Previdncia Social, contar-se- apenas para efeito de a aposentadoria e a disponibilidade. A alternativa d est correta. que o tempo em que o servidor esteve aposentado ser contado apenas para nova aposentadoria, conforme 1 do art. 103 da Lei n 8.112/90.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

95

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO E, finalmente, a alternativa e est correta, nos termos do art. 103, 2, RJU, ser contado em dobro o tempo de servio prestado s Foras Armadas em operaes de guerra. Gabarito: C.

71. (ANALISTA JUDICIRIO - JUDICIRIA TRE/PE FCC/2011) Considere as seguintes assertivas concernentes ao Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio (Lei n 8.112/1990): I. Contar-se- apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade, dentre outros, o tempo de servio em atividade privada, vinculada Previdncia Social. II. O tempo em que o servidor esteve aposentado ser contado apenas para nova aposentadoria. III. Ser contado em dobro o tempo de servio presta- do s Foras Armadas em operaes de guerra. IV. possvel a contagem cumulativa de tempo de ser- vio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo de rgo ou entidades dos Poderes da Unio, Estado, Distrito Federal e Municpio. Est correto o que consta em a) I, II, III e IV. b) I e IV, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) I, apenas. e) I, II e III, apenas. Comentrio: A assertiva I est correta. Contar-se- apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade, dentre outros, o tempo de servio em atividade privada, vinculada Previdncia Social, conforme art. 103, assim expresso:
Art. 103. Contar-se- apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

96

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


I-o tempo de servio pblico prestado aos Estados,

Municpios e Distrito Federal; II - a licena para tratamento de sade de pessoal da famlia do servidor, com remunerao, que exceder a 30 (trinta) dias em perodo de 12 (doze) meses. III - a licena para atividade poltica, no caso do art. 86, 2o; IV - o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no servio pblico federal; V - o tempo de servio em atividade privada, vinculada Previdncia Social; VI - o tempo de servio relativo a tiro de guerra; VII - o tempo de licena para tratamento da prpria sade que exceder o prazo a que se refere a alnea "b" do inciso VIII do art. 102

A assertiva II est correta. De fato, de acordo com o 1, art. 103, do RJU o tempo em que o servidor esteve aposentado ser contado apenas para nova aposentadoria. A assertiva III est correta. Nos termos do 2, art. 103, RJU ser contado em dobro o tempo de servio prestado s Foras Armadas em operaes de guerra. A assertiva IV est errada. No permitida a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo de rgo ou entidades dos Poderes da Unio, Estado, Distrito Federal e Municpio.
Art. 103. 3 vedada a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo de rgo ou entidades dos Poderes da Unio, Estado, Distrito Federal e Municpio, autarquia, fundao pblica, sociedade de economia mista e empresa pblica.

Gabarito: E.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

97

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

72. (TCNICO JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRE/AM FCC/2010) Dentre as hipteses abaixo, NO gera a vacncia em cargo pblico a a) readaptao. b) licena. c) aposentadoria. d) promoo. e) demisso. Comentrio: De acordo com o art. 33 da Lei n 8.112/90, so formas de vacncia a exonerao, a demisso, a promoo, a readaptao, aposentadoria, a posse em outro cargo inacumulvel, bem como o falecimento. Assim, dentre as alternativas, a licena no forma de vacncia de cargo pblico, at porque no h o desligamento do servidor do cargo. Gabarito: B.

73. (TCNICO JUDICIRIO TRE/AP FCC/2011) A Lei n 8.112/90 estabelece que, dentre outras hipteses, a vacncia do cargo pblico decorrer de a) falecimento, exonerao e aproveitamento. b) exonerao, demisso e nomeao. c) promoo, readaptao e aposentadoria. d) aproveitamento, promoo e exonerao. e) nomeao, readaptao e falecimento. Comentrio: A vacncia forma de desprovimento de cargo pblico. Ento, ocorrer a vacncia por falecimento, exonerao, demisso,

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

98

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO promoo, readaptao, aposentadoria. posse em outro cargo inacumulvel e

Portanto, nomeao e aproveitamento no so formas de vacncia, mas de provimento. Gabarito: C.

74. (TCNICO JUDICIRIO TRF 1 REGIO FCC/2011) Dentre outras hipteses, a vacncia do cargo pblico decorrer de a) reintegrao. b) readaptao. c) reverso. d) aproveitamento. e) remoo. Comentrio: A reintegrao, a reverso, o aproveitamento so formas de provimento, a remoo forma de deslocamento. Portanto, a readaptao, em que pese tambm ser forma de provimento, a nica forma de vacncia dentre as alternativas. Gabarito: B.

75. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) A vacncia do cargo pblico NO decorrer de a) reintegrao. b) readaptao. c) posse em outro cargo inacumulvel. d) demisso. e) exonerao. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

99

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A vacncia decorrer de falecimento, exonerao, demisso, promoo, readaptao, posse em outro cargo inacumulvel e aposentadoria. Portanto, no caso de vacncia a reintegrao. Gabarito: A.

76. (ADVOGADO CRM/DF CONSULPLAN/2005) De acordo com a Lei n. 8.112/90, NO hiptese de vacncia do cargo pblico a A) exonerao. B) demisso. C) promoo. D) reverso. E) readaptao. Comentrio: So hipteses de vacncia a exonerao, a demisso, a promoo, a readaptao, a posse em outro cargo inacumulvel, o falecimento e a aposentadoria. Portanto, no caso de vacncia a reverso. Gabarito: D.

77. (PROCURADOR MUNICIPAL CARATINGA/MG CONSULPLAN/2005) De acordo com a Lei n 8.112/90, NO hiptese de vacncia do cargo pblico a A) exonerao. B) demisso. C) promoo. D) reverso. E) readaptao. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

100

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Mais uma que a banca s cpia e cola (risos). So hipteses de vacncia a exonerao, a demisso, a promoo, a readaptao, a posse em outro cargo inacumulvel, o falecimento e a aposentadoria. Portanto, no caso de vacncia a reverso. Gabarito: D.

78. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AC FCC/2010) Quanto aos direitos, vantagens e adicionais do servidor pblico civil da Unio, considere: I. Vencimento a remunerao do cargo efetivo ou comissionado, descontadas as vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. II. Mediante expressa solicitao do servidor, ser pago por ocasio das frias, um adicional correspondente a um tero da remunerao de frias, sendo que no caso de cargo em comisso, a respectiva vantagem no ser considerada no clculo das frias. III. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio. IV. As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito, sendo que as gratificaes e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados em lei. V. O servio extraordinrio ser remunerado com acrscimo de cinquenta por cento em relao hora normal de trabalho e somente ser permitido para atender a situaes excepcionais e temporrias, respeitado o limite mximo de duas horas por jornada. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. b) I e III. c) II, IV e V. d) III, IV e V. e) IV e V. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

101

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A assertiva I est errada. De acordo com o art. 40 da Lei n 8.112/90, vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. Por outro lado, a remunerao, de acordo com o art. 41, o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. A assertiva II est errada. Independente de requerimento do servidor, ser pago por ocasio das frias, um adicional correspondente a um tero da remunerao de frias, inclusive para ocupante de cargo comissionado, conforme art. 76, RJU, assim expresso:
Art. 76. Independentemente de solicitao, ser pago ao servidor, por ocasio das frias, um adicional correspondente a 1/3 (um tero) da remunerao do perodo das frias. Pargrafo nico. No caso de o servidor exercer funo de direo, chefia ou assessoramento, ou ocupar cargo em comisso, a respectiva vantagem ser considerada no clculo do adicional de que trata este artigo.

A assertiva III est correta. De fato, as faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio, art. 44, pargrafo nico da Lei n 8.112/90, verbis:
Pargrafo nico. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio.

A assertiva IV tambm est correta. As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito, sendo que as gratificaes e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados em lei, conforme art. 49, 1 e 2 da Lei n 8.112/90:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

102

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

Art. 49. Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: I - indenizaes; II - gratificaes; III - adicionais. 1 As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. 2 As lei. gratificaes e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados em

A assertiva V est correta. O servio extraordinrio ser remunerado com acrscimo de cinquenta por cento em relao hora normal de trabalho e somente ser permitido para atender a situaes excepcionais e temporrias, respeitado o limite mximo de duas horas por jornada, de acordo com o arts. 73 e 74 da Lei n 8.112/90. Gabarito: D.

79. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) No que diz respeito ao vencimento e remunerao, certo que, a) o desconto incidente sobre remunerao ou provento restringir-se- aos casos de imposio legal de natureza administrativa. b) quando o pagamento indevido houver ocorrido no ms anterior ao do processamento da folha, a reposio ser feita imediatamente, em uma nica parcela. c) no poder haver, em qualquer hiptese, a consignao em folha de pagamento a favor de terceiros. d) no ser passvel de qualquer atualizao os valores recebidos pelo servidor pblico em cumprimento de tutela antecipada. e) todas as reposies e indenizaes ao errio, em qualquer situao, devero ser parceladas de ofcio, para pagamento at noventa dias. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

103

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A alternativa a est errada. Os descontos incidentes sobre remunerao ou provento podem advir de imposio legal ou por ordem judicial (mandado judicial), conforme prev o art. 45 da Lei n 8.112/90, assim expresso:
Art. 45. Salvo por imposio legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. (Regulamento) Pargrafo nico. Mediante autorizao do servidor, poder haver consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, a critrio da administrao e com reposio de custos, na forma definida em regulamento.

A alternativa b est correta. De acordo com o 2 do art. 46 do RJU, quando o pagamento indevido houver ocorrido no ms anterior ao do processamento da folha, a reposio ser feita imediatamente, em uma nica parcela. A alternativa c est errada. permitida a consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, mediante autorizao do servidor, e a critrio da Administrao com a reposio dos custos, conforme pargrafo nico do art. 45, RJU. A alternativa d est errada. Conforme o art. 46, 3, do RJU na hiptese de valores recebidos em decorrncia de cumprimento a deciso liminar, a tutela antecipada ou a sentena que venha a ser revogada ou rescindida, sero eles atualizados at a data da reposio. A alternativa e est errada. Primeiro que nem todas as reposies e indenizaes ao errio devero ser parceladas, e somente ocorrer o parcelamento a pedido do interessado de ofcio, no havendo, no caso de parcelamento, prazo para pagamento, mas limite que de 10% (dez por cento).
Art. 46. As reposies e indenizaes ao errio, atualizadas at 30 de junho de 1994, sero previamente comunicadas ao servidor ativo, aposentado ou ao pensionista, para

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

104

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


pagamento, no prazo mximo de trinta dias, podendo ser parceladas, a pedido do interessado. 1 O valor de cada parcela no poder ser inferior ao correspondente a dez por cento da remunerao, provento ou penso. 2 Quando o pagamento indevido houver ocorrido no ms anterior ao do processamento da folha, a reposio ser feita imediatamente, em uma nica parcela. 3 Na hiptese de valores recebidos em decorrncia de cumprimento a deciso liminar, a tutela antecipada ou a sentena que venha a ser revogada ou rescindida, sero eles atualizados at a data da reposio.

Gabarito: B.

80. (TCNICO JUDICIRIO TRE/RN FCC/2011) No que diz respeito aos direitos e vantagens dos servidores pblicos, previstos na Lei n 8.112/90: a) Remunerao o vencimento do cargo efetivo, sem as vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. b) O vencimento do cargo efetivo, acrescido de vantagens de carter permanente, redutvel. c) As indenizaes so incorporadas ao vencimento ou provento. d) As gratificaes e os adicionais, em hiptese alguma, incorporam-se a vencimentos ou proventos. e) As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento. Comentrio: A alternativa a est errada. A remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescida das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

105

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


Art. 41. Remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei.

A alternativa b est errada. O vencimento do cargo efetivo, acrescido de vantagens de carter permanente, irredutvel (art. 41, 3, RJU). A alternativa c est errada. As indenizaes no so incorporadas ao vencimento ou provento.
Art. 49. Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: I - indenizaes; II - gratificaes; III - adicionais. 1 As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. 2 As lei. gratificaes e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados em

A alternativa d est errada. Conforme 2 do art. 49, as gratificaes e os adicionais incorporam-se a vencimentos ou proventos. A alternativa e est correta. De fato, as vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento.
Art. 50. As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento.

Gabarito: E.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

106

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

81. (TCNICO JUDICIRIO TRE/TO FCC/2011) Quanto aos Direitos dos Servidores Pblicos Federais, correto afirmar: a) O provento no poder, em qualquer hiptese, ser objeto de sequestro ou penhora, ainda que no caso de prestao alimentcia. b) Nenhum servidor receber remunerao ou provento inferior a dois salrios mnimos. c) Salvo por imposio legal ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. d) As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior no podero ser compensadas, no sendo assim consideradas como efetivo exerccio. e) O vencimento do cargo efetivo, quando acrescido das vantagens de carter permanente, redutvel na parcela autnoma da representao. Comentrio: A alternativa a est errada. Conforme art. 48 do RJU, o vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial. A alternativa b est errada. Nenhum servidor receber remunerao ou provento inferior ao salrio mnimo (5 do art. 41). A alternativa c est correta. De acordo com o art. 45 do RJU, salvo por imposio legal ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. A alternativa d est errada. Nos termos do art. 44 do RJU, o servidor perder a remunerao do dia em que faltar ao servio, sem motivo justificado, bem como a parcela de remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias justificadas, ressalvadas as concesses autorizadas, e sadas antecipadas, salvo na hiptese de compensao de horrio, at o ms subseqente ao da ocorrncia, a ser estabelecida pela chefia imediata.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

107

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

Contudo, as faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio. A alternativa e est errada. O vencimento do cargo efetivo, quando acrescido das vantagens de carter permanente, irredutvel. Gabarito: C.

82. (TCNICO JUDICIRIO TRT 19 REGIO FCC/2011) O servidor, ocupante de cargo em comisso, poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa. Durante o perodo da interinidade, esse servidor a) receber obrigatoriamente a remunerao proveniente do cargo de confiana que assumiu interinamente. b) receber obrigatoriamente a remunerao do cargo em comisso originrio. c) ter direito a receber duas remuneraes. d) dever optar pela remunerao de um dos cargos. e) receber duas remuneraes, acrescidas de percentual legal, por exercer, durante o mesmo perodo, atribuies decorrentes de dois cargos diversos. Comentrio: Nos termos do pargrafo nico do art. 9 do RJU, o servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade. Gabarito: D.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

108

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

83. (TCNICO JUDICIRIO TRT 19 REGIO FCC/2011) O substituto far jus retribuio pelo exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia ou de cargo de Natureza Especial, quando o afastamento ou impedimento legal do titular for a) de vinte e cinco dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio que atingirem o referido perodo. b) de vinte dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio que atingirem o referido perodo. c) superior a trinta dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio que excederem o referido perodo. d) superior a quinze dias consecutivos, ou seja, a partir do dcimo sexto dia far jus retribuio, paga na proporo dos dias de efetiva substituio que excederem o referido perodo. e) de vinte dias, ainda que no consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio que atingirem o referido perodo. Comentrio: De acordo com o art. 38 do RJU, os servidores investidos em cargo ou funo de direo ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial tero substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omisso, previamente designados pelo dirigente mximo do rgo ou entidade. Dessa forma, nos casos de afastamento, impedimentos legais ou regulamentares, ou ainda nos casos de vacncia, o substituto assumir automtica e cumulativamente, sem prejuzo do cargo que ocupa, o exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia e os de Natureza Especial, devendo optar pela remunerao de um deles durante o respectivo perodo. De todo modo, o substituto far jus retribuio pelo exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia ou de cargo de Natureza Especial, nos casos dos afastamentos ou impedimentos legais do titular, superiores a trinta dias consecutivos, paga na

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

109

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO proporo dos dias de efetiva substituio, que excederem o referido perodo. Gabarito: C.

84. (TCNICO JUDICIRIO TRF 1 REGIO FCC/2011) Sobre as frias dos servidores pblicos federais, correto afirmar: a) O servidor far jus a trinta dias de frias, que podem ser acumuladas at o mximo de dois perodos, no caso de necessidade do servio, ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica. b) No vedado ao servidor levar conta de frias alguma falta ao servio. c) As frias podero ser parceladas em at duas etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da Administrao Pblica. d) O servidor exonerado do cargo efetivo perceber indenizao, relativa ao perodo das frias a que tiver direito, calculada com base na remunerao do ms anterior ao da publicao do ato exoneratrio. e) O servidor que opera direta e permanentemente com raios X ou substncias radioativas gozar trinta dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao. Comentrio: O servidor far jus a 30 (trinta) dias de frias, que podem ser acumuladas at o mximo de dois perodos, no caso de necessidade do servio, ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica, conforme prev o art. 77 da Lei n 8.112/90. de se destacar que o primeiro perodo aquisitivo de 12 meses, ou seja, o servidor ter que completar doze meses de exerccio para ter direito ao primeiro perodo de frias, as quais devero ser gozadas nos doze meses posteriores (perodo concessivo).

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

110

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO As frias podero ser parceladas em at trs etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administrao pblica. O pagamento, nos termos do art. 78, 2, do RJU ser efetuado at 2 (dois) dias antes do incio do respectivo perodo, conforme assim expresso:
Art. 78. O pagamento da remunerao das frias ser

efetuado at 2 (dois) dias antes do incio do respectivo perodo, observando-se o disposto no 1 deste artigo.

Assim, a alternativa a est correta. Nos termos do art. 77 do RJU o servidor far jus a trinta dias de frias, que podem ser acumuladas at o mximo de dois perodos, no caso de necessidade do servio, ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica. A alternativa b est errada. De acordo com o 2 do art. 77, vedado ao servidor levar conta de frias alguma falta ao servio. A alternativa c est errada. As frias podero ser parceladas em at trs etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da Administrao Pblica. A alternativa d est errada. O servidor exonerado do cargo efetivo perceber indenizao, relativa ao perodo das frias a que tiver direito, calculada com base na remunerao do ms em que for publicado do ato exoneratrio, conforme o seguinte:
Art. 78. 3 O servidor exonerado do cargo efetivo, ou em comisso, perceber indenizao relativa ao perodo das frias a que tiver direito e ao incompleto, na proporo de um doze avos por ms de efetivo exerccio, ou frao superior a quatorze dias. 4 A indenizao ser calculada com base na remunerao do ms em que for publicado o ato exoneratrio.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

111

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

A alternativa e est errada. De acordo com o art. 79 do RJU, o servidor que opera direta e permanentemente com raios X ou substncias radioativas gozar vinte dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao. Gabarito: A.

85. (TCNICO JUDICIRIO TRT 23 REGIO FCC/2011) Sobre as frias dos servidores pblicos civis federais, prevista na Lei n 8.112/1990, correto afirmar que: a) O servidor far jus a trinta dias de frias, que no podem, em qualquer hiptese, ser acumuladas com outro perodo. b) As frias podero ser parceladas em at trs etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da Administrao Pblica. c) O pagamento da remunerao das frias ser efetuado at um dia antes do incio do respectivo perodo, observando-se os demais preceitos estabelecidos em lei. d) facultado ao servidor pblico levar conta de frias qualquer falta ao servio. e) A indenizao relativa ao perodo de frias do servidor exonerado ser calculada com base na remunerao do ms posterior quele em que for publicado o ato exoneratrio. Comentrio: A alternativa a est errada. O servidor far jus a trinta dias de frias, que podem ser acumuladas com outro perodo, no caso de necessidade do servio. A alternativa b est correta. As frias podero ser parceladas em at trs etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da Administrao Pblica.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

112

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A alternativa c est errada. O pagamento da remunerao das frias ser efetuado at dois dias antes do incio do respectivo perodo, observando-se os demais preceitos estabelecidos em lei.
Art. 78. O pagamento da remunerao das frias ser

efetuado at 2 (dois) dias antes do incio do respectivo perodo, observando-se o disposto no 1o deste artigo.

A alternativa d est errada. No permitido levar conta de frias qualquer falta ao servio. A alternativa e est errada. A indenizao relativa ao perodo de frias do servidor exonerado ser calculada com base na remunerao do ms em que for publicado o ato exoneratrio. Gabarito: B.

86. (ANALISTA JUDICIRIO ANLISE DE SISTEMAS TRE/PE FCC/2011) Considere as seguintes assertivas a respeito da Ajuda de Custo e das Dirias: I. famlia do servidor que falecer na nova sede so assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de um ano, contado do bito. II. A ajuda de custo calculada sobre a remunerao do servidor, conforme se dispuser em regulamento, no podendo exceder a importncia correspondente a seis meses. III. Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo, o servidor no far jus a dirias. IV. O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de cinco dias. De acordo com a Lei n 8.112/90, est correto o que consta APENAS em a) II e IV. b) I, II e III. c) I, III e IV.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

113

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) I e IV. e) II e III. Comentrio: Conforme artigo 53 da Lei n 8.112/90, a ajuda de custo indenizao concedida para compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. Assim, caso tenhamos um servidor do pblico federal, lotado em Natal, por exemplo, que tenha sido removido, no interesse da Administrao, para Braslia, ou seja, com mudana definitiva de sede, haver o pagamento da indenizao correspondente a sua mudana a fim de compensar as despesas de instalao. A ajuda de custo ser concedida, ainda, aquele que for nomeado a assumi cargo comissionado com mudana de domiclio. Por isso, correm por conta da Administrao Pblica as despesas de transporte do servidor e de sua famlia, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais. A ajuda de custo calculada sobre a remunerao do servidor, conforme se dispuser em regulamento, no podendo exceder a importncia correspondente a 3 (trs) meses. importante salientar que os valores e o procedimento da concesso da indenizao ser objeto de regulamentao em cada Poder, no podendo exceder a importncia de trs meses de remunerao do servidor. No ser concedida, a qualquer tempo, a ajuda de custo para o cnjuge ou companheiro que tambm seja servidor, e vier a ter exerccio na mesma sede do servidor que j tenha recebido a indenizao.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

114

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Outrossim, no ser concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo. Por fim, importante sabermos que o servidor ficar obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, no se apresentar na nova sede no prazo de 30 (trinta) dias. E, famlia do servidor que falecer na nova sede so assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do bito. J as dirias correspondem indenizao conferida ao servidor que tiver que se afastar da sede em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional ou do exterior, compreendo s despesas extraordinrias com pousada, alimentao e locomoo urbana (art. 58, RJU). Assim, o servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente no prazo de cinco dias, bem como o que no a utilizar por inteiro, fica obrigado, no mesmo prazo, de restituir as recebidas em excesso.
Art. 59. O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias. Pargrafo nico. Na hiptese de o servidor retornar sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituir as dirias recebidas em excesso, no prazo previsto no caput.

Por isso: A assertiva I est correta. De fato, famlia do servidor que falecer na nova sede so assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de um ano, contado do bito.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

115

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A assertiva II est errada. A ajuda de custo calculada sobre a remunerao do servidor, conforme se dispuser em regulamento, no podendo exceder a importncia correspondente a trs meses. A assertiva III est correta. Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo, o servidor no far jus a dirias (art. 58, 2). Lembrando que as dirias so para deslocamento eventual, transitrio. A assertiva IV est correta. O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de cinco dias. Gabarito: C.

87. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 23 REGIO FCC/2011) Considere as seguintes assertivas sobre as vantagens dos servidores pblicos civis federais, nos termos da Lei n 8.112/1990: I. A ajuda de custo poder ser concedida ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo. II. No caso de falecimento, exonerao, colocao de imvel funcional disposio do servidor ou aquisio de imvel, o auxlio-moradia continuar sendo pago por um ms. III. As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e III. b) II e III. c) III. d) I e II. e) I. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

116

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A assertiva I est errada, pois a ajuda de custo NO SER concedida ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo. A assertiva II est correta. No caso de falecimento, exonerao, colocao de imvel funcional disposio do servidor ou aquisio de imvel, o auxlio-moradia continuar sendo pago por um ms, conforme o seguinte:
Art. 60-E. No caso de falecimento, exonerao, colocao de imvel funcional disposio do servidor ou aquisio de imvel, o auxlio-moradia continuar sendo pago por um ms.

A assertiva III est correta. As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento, de acordo com o art. 50 da Lei n 8.112/90:
Art. 50. As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento.

Gabarito: B.

88. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) Antonio, analista judicirio de um Tribunal Regional do Trabalho, tendo preenchido as condies legais, receber auxlio-moradia. Entretanto, dentre esses requisitos, deve saber que a referida vantagem a) no caso de falecimento, exonerao ou aquisio de imvel, esse servidor pblico perder, de imediato, o auxlio-moradia, mas receber indenizao equivalente a dois meses . b) tem valor limitado a trinta por cento do valor do cargo em comisso ocupado pelo servidor e, em qualquer hiptese, no poder ser superior ao auxlio-moradia recebido pelo respectivo Presidente do Tribunal.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

117

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO c) no ser concedida por prazo superior a oito anos dentro de cada perodo de doze anos, ainda que o servidor mude de cargo ou de Municpio de exerccio do cargo. d) ser concedida por prazo de at trs anos quando exercer cargo em comisso do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores - DAS, nveis 3, 4 e 5, de Natureza Especial, vedada qualquer prorrogao. e) tem valor limitado a vinte e cinco por cento da retribuio do cargo ocupado pelo mencionado servidor, mas em hiptese especial e temporria pode ser superior ao auxlio-moradia recebido pela Presidncia do Tribunal. Comentrio: A Lei n 11.355/2006 incluiu na Lei n 8.112/90, os arts. 60-A em diante, que tratam do auxlio-moradia. Dispe o art. 60-A, que o auxlio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um ms aps a comprovao da despesa pelo servidor. Assim, conforme art. 60-B, para ter direito ao auxliomoradia, dever ser observado os seguintes requisitos:
I - no exista imvel funcional disponvel para uso pelo servidor; II - o cnjuge ou companheiro do servidor no ocupe imvel funcional; III - o servidor ou seu cnjuge ou companheiro no seja ou tenha sido proprietrio, promitente comprador, cessionrio ou promitente cessionrio de imvel no Municpio aonde for exercer o cargo, includa a hiptese de lote edificado sem averbao de construo, nos doze meses que antecederem a sua nomeao; IV - nenhuma outra pessoa que resida com o servidor receba auxlio-moradia; V - o servidor tenha se mudado do local de residncia para ocupar cargo em comisso ou funo de confiana do Grupo-

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

118

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


Direo e Assessoramento Superiores - DAS, nveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes; VI - o Municpio no qual assuma o cargo em comisso ou funo de confiana no se enquadre nas hipteses do art. 58, 3, em relao ao local de residncia ou domiclio do servidor; VII - o servidor no tenha sido domiciliado ou tenha residido no Municpio, nos ltimos doze meses, aonde for exercer o cargo em comisso ou funo de confiana, desconsiderandose prazo inferior a sessenta dias dentro desse perodo; e [este prazo no ser considerado se estava ocupando outro cargo comissionado nos moldes acima]; VIII - o deslocamento no tenha sido por fora de alterao de lotao ou nomeao para cargo efetivo. IX - o deslocamento tenha ocorrido aps 30 de junho de 2006.

Nos termos do art. 60-C, fixou-se limite para a concesso do auxlio, de modo que no ser concedido por prazo superior a 8 (oito) anos dentro de cada perodo de 12 (doze) anos. Assim, a alternativa a est errada, pois no caso de falecimento, exonerao ou aquisio de imvel, o auxlio ser pago por mais 1 ms.
Art. 60-E. No caso de falecimento, exonerao, colocao de imvel funcional disposio do servidor ou aquisio de imvel, o auxlio-moradia continuar sendo pago por um ms.

A alternativa b est errada. O limite de 25% do valor do cargo em comisso ocupado pelo servidor e, em qualquer hiptese, no poder ser superior ao valor pago ao Ministro de Estado.
Art. 60-D. O valor mensal do auxlio-moradia limitado a 25% (vinte e cinco por cento) do valor do cargo em comisso, funo comissionada ou cargo de Ministro de Estado ocupado. 1 O valor do auxlio-moradia no poder superar 25% (vinte e cinco por cento) da remunerao de Ministro de Estado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

119

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

A alternativa c est correta. De fato, no ser concedida por prazo superior a oito anos dentro de cada perodo de doze anos, ainda que o servidor mude de cargo ou de Municpio de exerccio do cargo. A alternativa d est errada. Ser concedida por prazo de at OITO anos quando exercer cargo em comisso do GrupoDireo e Assessoramento Superiores - DAS, nveis 3, 4 e 5, de Natureza Especial. A alternativa e est errada. O valor limitado a vinte e cinco por cento da retribuio do cargo ocupado pelo mencionado servidor e no poder ser superior ao percebido pelo Ministro de Estado. Gabarito: C.

89. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AL FCC/2010) Silvana atua como instrutora em curso de formao, regularmente institudo no mbito da Administrao Pblica Federal. Nesse caso, no que se refere gratificao por encargo de curso, certo que essa vantagem a) incorpora-se remunerao da servidora para alguns efeitos como a aposentadoria e disponibilidade, podendo ser utilizada como base de clculo para outras vantagens a que tiver direito. b) no se incorpora ao vencimento da servidora para qualquer efeito e no poder ser utilizada como base de clculo dos proventos da aposentadoria. c) incorpora-se ao vencimento da servidora para todos os efeitos, mas no poder ser utilizada como base de clculo para as demais vantagens, inclusive para os proventos da aposentadoria. d) no se incorpora aos vencimentos da servidora para qualquer efeito, mas poder ser utilizada como base de clculo dos proventos da aposentadoria.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

120

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO e) no se incorpora remunerao ou salrio da servidora, salvo para efeito da aposentadoria ou disponibilidade, vedada sua utilizao como base de clculo de outras vantagens e adicionais. Comentrio: A Lei n 11.314/2006 alterou a Lei n 8.112/90 estabelecendo a Gratificao por Encargo de Curso ou Concurso, que, nos termos do art. 76-A, ser devida ao servidor que, em carter eventual:
I atuar como instrutor em curso de formao, de

desenvolvimento ou de treinamento regularmente institudo no mbito da administrao pblica federal; (Includo pela Lei n 11.314 de 2006) II - participar de banca examinadora ou de comisso para exames orais, para anlise curricular, para correo de provas discursivas, para elaborao de questes de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos; (Includo pela Lei n 11.314 de 2006) III - participar da logstica de preparao e de realizao de concurso pblico envolvendo atividades de planejamento, coordenao, superviso, execuo e avaliao de resultado, quando tais atividades no estiverem includas entre as suas atribuies permanentes; (Includo pela Lei n 11.314 de 2006) IV - participar da aplicao, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso pblico ou supervisionar essas atividades. (Includo pela Lei n 11.314 de 2006)

Os critrios de concesso e os limites dessa gratificao sero fixados em regulamento, observados os seguintes parmetros:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

121

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


I - o valor da gratificao ser calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida; (Includo pela Lei n 11.314 de 2006) II - a retribuio no poder ser superior ao equivalente a 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais, ressalvada situao de excepcionalidade, devidamente justificada e previamente aprovada pela autoridade mxima do rgo ou entidade, que poder autorizar o acrscimo de at 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais; (Includo pela Lei n 11.314 de 2006) III - o valor mximo da hora trabalhada corresponder aos seguintes percentuais, incidentes sobre o maior vencimento bsico da administrao pblica federal: (Includo pela Lei n 11.314 de 2006) a) 2,2% (dois inteiros e dois dcimos por cento), em se tratando de atividades previstas nos incisos I e II do caput deste artigo; (Redao dada pela Lei n 11.501, de 2007) b) 1,2% (um inteiro e dois dcimos por cento), em se tratando de atividade prevista nos incisos III e IV do caput deste artigo. (Redao dada pela Lei n 11.501, de 2007)

Essa gratificao somente ser paga se as atividades referidas forem exercidas sem prejuzo das atribuies do cargo de que o servidor for titular, devendo ser objeto de compensao de carga horria quando desempenhadas durante a jornada de trabalho, na forma do 4 do art. 98 da Lei 8.112/90. A Gratificao por Encargo de Curso ou Concurso no se incorpora ao vencimento ou salrio do servidor para qualquer efeito e no poder ser utilizada como base de clculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de clculo dos proventos da aposentadoria e das penses. Gabarito: B.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

122

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

90. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO - MPE/SE FCC/2009) NO hiptese de recebimento de gratificao por periculosidade o exerccio, pelo servidor pblico do Estado, de funo que a) compreenda o convvio com doentes portadores de quaisquer molstias. b) o ponha em contato com doentes mentais comprovadamente perigosos. c) implique o desempenho de atividade de fiscalizao tributria nos postos fiscais do Estado. d) o ponha em contato direto com populao carcerria. e) compreenda o manuseio de materiais inflamveis ou explosivos. Comentrio: O denominado adicional de periculosidade uma gratificao para execuo de trabalho em condies especiais, inclusive com risco de vida ou a sade. No mbito federal, o adicional de periculosidade devido quando o agente atua em exposio a matrias nocivas sade ou no exerccio de outras atividades consideras prejudiciais sade. Assim, considerando essas atividades, a nica que no ensejaria o pagamento dessa verba seria por trabalho que compreenda o convvio com doentes portadores de quaisquer molstias. Gabarito: A.

91. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) Sobre os servidores pblicos, marque a alternativa INCORRETA: a) Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo pblico a garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

123

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO b) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. c) Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. d) O servidor pblico no tem direito a remunerao do trabalho noturno superior do diurno. e) Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio. Comentrio: A alternativa a est correta. Como j observamos, aplica-se aos servidores ocupantes de cargo pblico a garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel (art. 41, 5, RJU), bem como por fora do art. 39, 3, CF/88 que determina seja aplicado aos servidores pblicos o disposto no art. 7, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admisso quando a natureza do cargo o exigir.
Art. 7 VII - garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel;

A alternativa b est correta. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. A alternativa c est correta. Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

124

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

A alternativa d est errada. O servidor pblico tem direito a remunerao do trabalho noturno superior do diurno.
Art. 75. O servio noturno, prestado em horrio

compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, ter o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqenta e dois minutos e trinta segundos. Pargrafo nico. Em se tratando de servio extraordinrio, o acrscimo de que trata este artigo incidir sobre a remunerao prevista no art. 73.

A alternativa e est correta. Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio. Gabarito: D.

92. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) Marque a alternativa INCORRETA: a) A fixao de vencimentos dos servidores pblicos no pode ser objeto de conveno coletiva. b) O estgio probatrio no atinge o servidor pblico contra a extino do cargo. c) Pela falta residual no compreendida na absolvio pelo juzo criminal, admissvel a punio administrativa do servidor pblico. d) Servidor vitalcio est sujeito aposentadoria compulsria em razo da idade. e) Ofende Constituio, a correo monetria no pagamento com atraso dos vencimentos de servidores pblicos. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

125

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A alternativa a est Correa. A fixao de vencimentos dos servidores pblicos no pode ser objeto de conveno coletiva, na medida em que deve ser definida em lei.
Art. 40. Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei.

A alternativa b est correta. O estgio probatrio no atinge o servidor pblico contra a extino do cargo. Neste caso, se estvel o servidor ser posto em disponibilidade ou aproveitado em outro cargo, desde que compatveis as atribuies, escolaridade e remunerao.
Art. 41. 3 Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo.

A alternativa c est correta. De fato, se um ilcito menor (residual) no foi objeto da absolvio, poder o servidor responder e sofrer punio administrativa. A alternativa d est correta. Todos os servidores, sejam vitalcios ou no, esto sujeitos aposentadoria compulsria em razo da idade, ou seja, ao completar 70 anos. A alternativa e est errada. No ofende Constituio, a correo monetria no pagamento com atraso dos vencimentos de servidores pblicos, conforme orientao firmada pelo Supremo Tribunal Federal. Ilustrativamente:
EMENTA: Correo monetria de vencimentos em atraso. Carter alimentar. Atualizao devida. Jurisprudncia pacfica no STF.(RE 108.835, ERE 107.794). (RE 136.515 (AgRg), RTJ 156/218). (RE 172709 AgR, Relator(a): Min. ELLEN GRACIE, Primeira Turma, julgado em 06/03/2001, DJ 06-04-2001 PP00095 EMENT VOL-02026-06 PP-01232)

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

126

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

Gabarito: E.

93. (TCNICO JUDICIRIO TRT 24 REGIO FCC/2011) No que diz respeito s licenas, previstas na Lei n 8.112/1990, correto afirmar: a) Na licena para o servio militar, concludo tal servio, o servidor ter at quarenta dias sem remunerao para reassumir o exerccio do cargo. b) possvel o exerccio de atividade remunerada durante o perodo da licena por motivo de doena em pessoa da famlia. c) A licena ao servidor para acompanhar cnjuge que foi deslocado para o exterior ser pelo prazo mximo de dois anos. d) A licena concedida dentro de sessenta dias do trmino de outra da mesma espcie ser considerada como prorrogao. e) A partir do registro da candidatura e at o dcimo dia seguinte ao da eleio, o servidor far jus licena para atividade poltica, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo perodo de dois meses. Comentrio: A Lei n 8.112/90, em seu artigo 81, prev diversas licenas, conforme o seguinte:
Art. 81. Conceder-se- ao servidor licena: I - por motivo de doena em pessoa da famlia; II - por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro; III - para o servio militar; IV - para atividade poltica; V - para capacitao; VI - para tratar de interesses particulares; VII - para desempenho de mandato classista.

Assim, a alternativa a est errada. Na licena para o servio militar, concludo tal servio, o servidor ter at 30 (trinta) dias sem remunerao para reassumir o exerccio do cargo.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

127

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO

Art. 85. Ao servidor convocado para o servio militar ser concedida licena, na forma e condies previstas na legislao especfica. Pargrafo nico. Concludo o servio militar, o servidor ter at 30 (trinta) dias sem remunerao para reassumir o exerccio do cargo.

A alternativa b est errada. No possvel o exerccio de atividade remunerada durante o perodo da licena por motivo de doena em pessoa da famlia, conforme determina o art. 81, 3, in verbis:
3 vedado o exerccio de atividade remunerada durante o perodo da licena prevista no inciso I deste artigo.

A alternativa c est errada. A licena ao servidor para acompanhar cnjuge que foi deslocado para o exterior ser por prazo indeterminado e sem remunerao (art. 84, 1, RJU). A alternativa d est correta. Conforme art. 82 do RJU, a licena concedida dentro de sessenta dias do trmino de outra da mesma espcie ser considerada como prorrogao. A alternativa e est errada. A partir do registro da candidatura e at o dcimo dia seguinte ao da eleio, o servidor far jus licena para atividade poltica, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo perodo de trs meses, conforme art. 86 que assim dispe:
Art. 86. O servidor ter direito a licena, sem remunerao, durante o perodo que mediar entre a sua escolha em conveno partidria, como candidato a cargo eletivo, e a vspera do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral. 1 O servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funes e que exera cargo de direo, chefia, assessoramento, arrecadao ou fiscalizao, dele ser afastado, a partir do dia imediato ao do registro de sua

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

128

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


candidatura perante a Justia Eleitoral, at o dcimo dia seguinte ao do pleito. 2 A partir do registro da candidatura e at o dcimo dia seguinte ao da eleio, o servidor far jus licena, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo perodo de trs meses.

Gabarito: D.

94. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 20 REGIO FCC/2011) A licena por motivo de doena em pessoa da famlia, includas as prorrogaes, poder ser concedida a cada perodo de doze meses, dentre outras, na seguinte condio, por at a) 120 dias, consecutivos ou no, sem remunerao. b) 100 dias, consecutivos ou no, sem remunerao. c) 120 dias, consecutivos, mantida a remunerao do servidor. d) 60 dias, consecutivos ou no, mantida a remunerao do servidor. e) 90 dias, consecutivos, mantida a remunerao do servidor. Comentrio: Nos termos do art. 83 do RJU, poder ser concedida licena ao servidor por motivo de doena do cnjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva a suas expensas e conste do seu assentamento funcional, mediante comprovao por percia mdica oficial. importante observar que essa licena somente ser deferida se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio. Com efeito, essa licena, includas as prorrogaes, poder ser concedida a cada perodo de doze meses nas seguintes condies:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

129

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Por at 60 (sessenta) dias, consecutivos ou no, mantida a remunerao do servidor; e Por at 90 (noventa) dias, consecutivos ou no, sem remunerao.

O incio do interstcio de 12 (doze) meses ser contado a partir da data do deferimento da primeira licena concedida. Ademais, a soma das licenas remuneradas e das licenas no remuneradas, includas as respectivas prorrogaes, concedidas em um mesmo perodo de 12 (doze) meses, no poder ultrapassar os limites de 60 e 90 dias, respectivamente. Gabarito: D.

95. (TCNICO JUDICIRIO TRE/PE FCC/2011) Analise as seguintes assertivas sobre os afastamentos dos Servidores Pblicos da Unio, nos termos da Lei no 8.112/1990: I. O servidor pblico investido em mandato federal ou estadual ficar afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela remunerao. II. O servidor pblico investido no mandato de vereador, havendo compatibilidade de horrio, perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo. III. O servidor investido em mandato eletivo no poder ser removido de ofcio para localidade diversa daquela onde exerce o mandato. Est correto o que consta APENAS em a) I e II. b) III. c) II. d) I e III. e) II e III. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

130

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A assertiva I est errada. O servidor pblico investido em mandato federal ou estadual ficar afastado do cargo, conforme prev o art. 94, assim expresso:
Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposies: I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficar afastado do cargo; II - investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; III - investido no mandato de vereador: a) havendo compatibilidade de horrio, perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo; b) no afastado do remunerao. havendo cargo, compatibilidade facultado de horrio, pela ser sua sendo-lhe optar

A assertiva II est correta. O servidor pblico investido no mandato de vereador, havendo compatibilidade de horrio, perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo. E a assertiva III tambm est correta. De fato, o servidor investido em mandato eletivo no poder ser removido de ofcio para localidade diversa daquela onde exerce o mandato, conforme prev o 2 do art. 94 do RJU. Gabarito: E.

96. (TCNICO JUDICIRIO TRE/PE FCC/2011) Nos termos da Lei n 8.112/1990, o servidor afastado ou licenciado do cargo efetivo, sem direito remunerao, inclusive para servir em organismo oficial internacional do qual o Brasil seja membro efetivo ou com o qual coopere, ainda que contribua para regime de previdncia social no exterior, ter

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

131

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO a) interrompido o seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico enquanto durar o afastamento ou a licena, assistindo-lhes, neste perodo, os benefcios do mencionado regime de previdncia. b) mantido normalmente seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico enquanto durar o afastamento ou a licena, no lhes assistindo, porm, neste perodo, os benefcios do mencionado regime de previdncia. c) suspenso o seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico enquanto durar o afastamento ou a licena, no lhes assistindo, neste perodo, os benefcios do mencionado regime de previdncia. d) mantido normalmente seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico enquanto durar o afastamento ou a licena, assistindo-lhes, neste perodo, os benefcios do mencionado regime de previdncia. e) interrompido, com efeitos retroativos, seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico, no lhes assistindo, porm, neste perodo, os benefcios do mencionado regime de previdncia. Comentrio: O servidor que se afastar ou se licenciar para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se- com perda total da remunerao, conforme art. 96 da Lei n 8.112/90. Nessa hiptese, de acordo com o art. 183, 2, o servidor, ainda que contribua para regime de previdncia social no exterior, ter suspenso o seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico enquanto durar o afastamento ou a licena, no lhes assistindo, neste perodo, os benefcios do mencionado regime de previdncia. Gabarito: C.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

132

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO 97. (TCNICO JUDICIRIO TRT 1 REGIO FCC/2011) No que concerne ao afastamento do servidor pblico para estudo ou misso no exterior, previsto na Lei n 8.112/1990: a) no exceder o prazo de quatro anos. b) possvel, independentemente de qualquer autorizao. c) aplica-se aos servidores de carreira diplomtica. d) o afastamento do servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se- com perda parcial da remunerao. e) finda a misso ou estudo, ser permitido novo afastamento imediatamente, no sendo necessrio qualquer lapso temporal para nova ausncia com a mesma finalidade. Comentrio: De acordo com o art. 95 da Lei n 8.112/90, o servidor somente poder ausentar-se do Pas para estudo ou misso oficial, com autorizao do Presidente da Repblica, Presidente dos rgos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal. Esse afastamento no exceder a 4 (quatro) anos, e finda a misso ou estudo, somente decorrido igual perodo, ser permitida nova ausncia. Assim, a alternativa a est correta, pois no exceder o prazo de quatro anos. A alternativa b est errada na medida em que no possvel o afastamento sem a autorizao da respectiva autoridade de cada poder. A alternativa c est errada. No se aplica servidores de carreira diplomtica, conforme 3 do art. 95. aos

A alternativa d est errada. O afastamento do servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se- com perda total da remunerao.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

133

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A alternativa e est errada. Finda a misso ou estudo, no ser permitido novo afastamento por igual perodo ao concedido. Gabarito: A.

98. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) Paulo, ao exercer o direito de petio deve saber que, a) o prazo da prescrio ser sempre contado da data do fato ou do ato impugnado, independentemente de publicao, por ser de ordem pblica. b) para o exerccio desse direito assegurada vista do processo em qualquer local, desde que ao servidor pessoalmente. c) o pedido de reconsiderao e o recurso, em qualquer situao, por terem efeito suspensivo no interrompem a prescrio. d) o recurso, salvo a reviso, ser cabvel nas hipteses de indeferimento ou deferimento do pedido de reconsiderao. e) caber recurso das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos. Comentrio: Ao servidor pblico assegurado o direito de requerer aos Poderes Pblicos, em defesa de direito ou interesse legtimo, conforme estabelece o art. 104 do RJU. Trata-se do direito de petio, formulado mediante requerimento. Assim, a alternativa a est errada, porque o prazo da prescrio ser contado da data da publicao do ato impugnado ou da cincia pelo interessado, quando o ato no for publicado, conforme dispe o art. 110, pargrafo nico, da Lei n 8.112/90:
Art. 110. O direito de requerer prescreve: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes das relaes de trabalho;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

134

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO


II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei. Pargrafo nico. O prazo de prescrio ser contado da data da publicao do ato impugnado ou da data da cincia pelo interessado, quando o ato no for publicado.

A alternativa b est errada. Conforme art. 113 do RJU, para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao servidor ou a procurador por ele constitudo. A alternativa c est errada. reconsiderao e o recurso, quando cabveis, prescrio, nos termos do art. 111 do RJU. O pedido de interrompem a

A alternativa d est errada. O recurso ser cabvel nas hipteses de indeferimento do pedido de reconsiderao ou das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos, conforme art. 107 do RJU. A alternativa e est errada. De fato, nos termos do art. 107, inc. II, da Lei n 8.112/90, caber recurso das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos. Gabarito: E.

99. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) Analise as seguintes assertivas sobre o direito de petio: I. Cabe pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso, podendo ser renovado. II. O direito de requerer prescreve em cinco anos quanto aos atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou disponibilidade. III. Para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, dentro ou fora da repartio, ao servidor ou a procurador por ele constitudo. Est correto o que se afirma SOMENTE em a) I.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

135

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III. Comentrio: A assertiva II est errada. Conforme art. 106, cabe pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso, NO podendo ser renovado. A assertiva II est correta. O direito de requerer prescreve em cinco anos quanto aos atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou disponibilidade.
Art. 110. O direito de requerer prescreve: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes das relaes de trabalho; II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei. Pargrafo nico. O prazo de prescrio ser contado da data da publicao do ato impugnado ou da data da cincia pelo interessado, quando o ato no for publicado.

A assertiva III est errada. Nos termos do art. 113, para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao servidor ou a procurador por ele constitudo. Gabarito: B. Ufa!!! isso, meus amigos. Vambora, vamos que vamos. Concentrados e qualquer coisa, s falar. Estamos aqui para ajud-los, sempre!!! Grande abrao e fiquem com Deus. Prof. Edson Marques
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

136

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO QUESTES SELECIONADAS 1. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 23 REGIO FCC/2011) Considere as assertivas abaixo sobre o Provimento, Vacncia, Remoo, Redistribuio e Substituio, nos termos da Lei n 8112/1990. I. As universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais podero prover seus cargos com professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos estabelecidos em lei. II. O concurso pblico ter validade de at trs anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. III. A promoo consiste em forma de provimento de cargo pblico. IV. possvel a abertura de novo concurso, ainda que houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. Est correto o que se afirma APENAS em: a) I e III. b) I e II. c) I, III e IV. d) II e IV. e) III e IV. 2. (PROCURADOR CMARA MUNICIPAL QUEIMADOS/RJ CONSULPLAN/2005) Assinale a opo correta. A) As disposies constitucionais acerca da Administrao Pblica dirigem-se apenas Unio, pois os Estados e Municpios regem-se por suas prprias constituies. B) Segundo a Constituio, os princpios que norteiam a atividade administrativa so a legalidade, a impessoalidade, a economicidade e a moralidade. C) Toda investidura em cargo ou emprego pblico depende de prvia aprovao em concurso pblico. D) O acesso aos cargos, aos empregos e s funes pblicas depende da satisfao de requisitos legalmente estabelecidos. E) No captulo da Administrao Pblica, a Constituio refere-se somente atividade do Poder Executivo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

137

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO 3. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO - MPE/SE FCC/2009) Em relao aos cargos, empregos e funes pblicas, estabelece a Constituio que a) so acessveis aos estrangeiros na forma da lei. b) a investidura em emprego pblico no depende de aprovao prvia em concurso pblico. c) o prazo de validade dos concursos pblicos de dois anos, vedada, em qualquer hiptese, sua prorrogao. d) a remunerao dos servidores pblicos federais fixada ou alterada por Decreto do Presidente da Repblica. e) o servidor pblico civil no tem direito livre associao sindical. 4. (TCNICO JUDICIRIO TRE/TO FCC/2011) No que diz respeito ao tema cargo, emprego e funo pblica, correto afirmar: a) As funes de confiana, exercidas por servidores ocupantes de cargos efetivos ou no, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. b) A expresso emprego pblico designa uma unidade de atribuies e distingue-se do cargo pblico pelo tipo de vnculo que liga o servidor ao Estado; portanto, o ocupante de emprego pblico tem vnculo estatutrio. c) A funo exercida por servidores contratados temporariamente para atendimento de situaes de excepcional interesse pblico exige, necessariamente, concurso pblico. d) As vrias competncias previstas na Constituio para os entes federativos so distribudas entre os respectivos rgos, os quais dispem de determinado nmero de cargos criados por lei, que lhes confere denominao prpria, atribuies e o padro de vencimento ou remunerao. e) Exige-se concurso pblico no s para a investidura em cargo ou emprego, como em todos os casos de funo, ou seja, as exercidas temporariamente para atender necessidade de excepcional interesse pblico e as ocupadas para o exerccio de funes de confiana. 5. (PROCURADOR CMARA MUNICIPAL QUEIMADOS/RJ CONSULPLAN/2005) correto afirmar que A) a associao sindical vedada ao servidor pblico.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

138

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO B) livre Administrao Pblica a contratao de pessoas portadoras de deficincia, observado o percentual de cargos e empregos reservados para este propsito. C) a Constituio possibilitou ao servidor pblico o exerccio do direito de greve, nos termos e limites definidos em lei complementar. D) a reviso geral de remunerao dos servidores pblicos pode fazer distino de ndice entre civis e militares, desde que ocorra na mesma data. E) o princpio da necessidade de licitao, constitucionalmente estabelecido, no comporta ressalvas legais. 6. (PROCURADOR CMARA MUNICIPAL QUEIMADOS/RJ CONSULPLAN/2005) Assinale a assertiva correta. A) No sistema constitucional brasileiro, a estabilidade do servidor pblico somente pode ser afastada em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo no qual se assegure ao servidor a ampla defesa. B) Em caso de extino do cargo, o servidor estvel ser colocado em disponibilidade com proventos integrais. C) A lei pode estabelecer limites para as penses por morte diferentes daqueles existentes para os prprios vencimentos ou remunerao. D) Nos termos da Constituio Federal, lcita, em qualquer hiptese, a acumulao de proventos de aposentadoria em cargo pblico com os vencimentos de outro cargo obtido mediante concurso. E) A Constituio brasileira no admite as formas derivadas de provimento de cargo pblico. 7. (PROMOTOR DE PERNAMBUCO - MPE/PE FCC/2008) No que diz respeito aos servidores pblicos INCORRETO afirmar, tecnicamente, que os a) empregados pblicos da Administrao direta e indireta, regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho, titulares de emprego pblico, recebem salrio como remunerao. b) detentores de mandato eletivo e os chefes do Executivo recebem subsdio, constitudo de parcela nica, a ttulo de remunerao. c) servidores, pelo exerccio de cargo pblico, recebem vencimentos, como espcie de remunerao, e correspondem soma do vencimento e das vantagens pecunirias.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

139

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) agentes polticos, a exemplo dos membros do Ministrio Pblico e dos Juzes de Direito, recebem vencimentos a ttulo de retribuio pecuniria. e) os Conselheiros dos Tribunais de Contas recebem subsdio, visto como uma modalidade do sistema remuneratrio constitucional. 8. (DEFENSOR PBLICO - DPE/MT FCC/2009) NO caracterstica do regime jurdico estabelecido pela Constituio Federal para o subsdio, como espcie remuneratria, a) somente poder o subsdio ser fixado ou alterado por lei especfica. b) o subsdio no ter assegurada reviso geral anual. c) o subsdio ser aplicvel a membro de Poder, detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais. d) o subsdio ser fixado em parcela nica. e) ao subsdio ser vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria. 9. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO MPE/SE FCC/2009) A remunerao por meio de subsdio em parcela nica obrigatria para a) o chefe do Poder Executivo e respectivos auxiliares, bem como os dirigentes superiores das entidades da administrao indireta. b) os detentores de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais. c) o membro de Poder, os detentores de mandato eletivo e os ocupantes de cargo de chefia ou comisso. d) o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e os Prefeitos Municipais, apenas. e) os Ministros dos Tribunais Superiores, os Desembargadores do Tribunal de Justia e os juzes equivalentes em nvel Municipal. 10. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/AL FCC/2008) Em relao s limitaes constitucionais remunerao dos servidores, tem-se que o estabelecimento de teto remuneratrio (A) analisado conjuntamente entre cargos acumulados por um mesmo servidor em diferentes esferas da federao.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

140

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO (B) s alcanou os ocupantes de cargos que ingressaram nos quadros pblicos aps a edio da norma instituidora da limitao. (C) analisado isoladamente entre cargos acumulados por um mesmo servidor na mesma esfera, desde que esta acumulao seja constitucionalmente permitida. (D) atingiu os servidores que j ocupavam cargos poca da edio da norma instituidora da limitao. (E) no alcana vantagens pessoais, somente verbas indenizatrias. 11. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/SP FCC/2009) Os limites remuneratrios previstos na Constituio Federal aplicam-se a: a) todas as autarquias e a todas as empresas pblicas. b) todas as autarquias e a todas as empresas pblicas sem autonomia de custeio. c) toda a Administrao direta e a todas as empresas pblicas. d) todas as autarquias e a todas as sociedades de economia mista. e) toda a Administrao direta e a todas as sociedades de economia mista. 12. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO MPE/SE FCC/2009) permitida a acumulao remunerada de cargos pblicos quando houver compatibilidade de horrios no caso de a) dois cargos de professor com outro, tcnico ou cientfico. b) trs cargos de professor. c) dois cargos tcnicos com um cargo de professor. d) dois cargos privativos de profissionais da sade, com profisses regulamentadas. e) dois cargos tcnicos ou cientficos. 13. (TCNICO JUDICIRIO TRE/RN FCC/2011) possvel a acumulao remunerada de a) dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas, desde que haja compatibilidade de horrio. b) um cargo de professor com outro cargo tcnico ou cientfico, independentemente da comprovao da compatibilidade de horrio. c) dois cargos pblicos tcnicos ou cientficos, independentemente da comprovao da compatibilidade de horrio.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

141

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) dois cargos em comisso, mesmo que um deles no seja exercido em condio interina. e) dois cargos de professor, ainda que no haja compatibilidade de horrio. 14. (TCNICO JUDICIRIO TRT 19 REGIO FCC/2011) Considere as seguintes assertivas acerca da acumulao prevista na Lei n 8.112/1990: I. Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo pblico efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade. II. A acumulao de cargos pblicos, se lcita, no est condicionada comprovao da compatibilidade de horrios. III. O servidor vinculado ao regime da referida Lei, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo em comisso, ficar sempre afastado de ambos os cargos efetivos, pois dever exercer as atribuies do cargo em comisso. Est correto o que consta APENAS em: a) II. b) I. c) III. d) I e II. e) II e III. 15. (DEFENSOR PBLICO DPE/MA FCC/2009) No que concerne s normas constitucionais sobre servidores pblicos, tem-se que: a) permitida a equiparao de vencimentos entre carreiras paradigmas, desde que dentro da mesma esfera poltica. b) permitida a acumulao remunerada de dois cargos privativos em carreiras jurdicas paradigmas, desde que dentro da mesma esfera poltica e observados os requisitos legais. c) os vencimentos percebidos pelo Defensor Pblico estadual no podem exceder o subsdio mensal do Governador do Estado. d) os cargos em comisso que devem ser preenchidos por servidores de carreira, nos limites legais, so restritos s atribuies de direo, chefia e assessoramento.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

142

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO e) a proibio de acumulao de cargos e empregos no se estende Administrao Indireta, exceto no que se refere s funes pblicas. 16. (PROMOTOR DE JUSTIA MPE/CE FCC/2009) Consoante a disciplina constitucional e jurisprudencial relativa aos servidores pblicos, a) os servidores pblicos, organizados ou no em carreira, podero ser remunerados por subsdio. b) os conflitos advindos das contrataes temporrias fundadas no art. 37, inciso IX, da Constituio so da competncia da Justia Trabalhista. c) a falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar ofende a Constituio. d) viola a Constituio Federal a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o quarto grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. e) a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro, no mbito de sua competncia, regime jurdico nico e planos de carreira para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas. 17. (PROCURADOR DO ESTADO - PGE/SP FCC/2009) O texto permanente da Constituio Federal hoje em vigor admite (A) o exerccio concomitante de cargo efetivo de professor, da Administrao direta do Estado de So Paulo e de mandato eletivo de Deputado Estadual, sempre que houver compatibilidade de horrio. (B) pagamento de remunerao integral aos servidores em disponibilidade independentemente do tempo de servio. (C) a concesso de aposentadoria voluntria de mulher ocupante de cargo efetivo, aos 60 anos de idade, independentemente do tempo de contribuio, desde que tenha cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

143

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO (D) a estabilidade do servidor celetista aps trs anos de efetivo exerccio no servio pblico. (E) a percepo simultnea de proventos pagos pelo sistema prprio de previdncia a Procurador do Estado e de remunerao decorrente de exerccio de emprego celetista permanente de advogado, em autarquia estadual. 18. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO - MPE/SE FCC/2009) O servidor pblico titular de cargo de provimento efetivo adquirir estabilidade aps a) sua regular aprovao em concurso pblico. b) decorridos 3 (trs) anos de exerccio do cargo, independentemente de qualquer outra formalidade. c) decorridos 3 (trs) anos de exerccio do cargo, se aprovado em avaliao especial de desempenho. d) aprovao em avaliao especial de desempenho e regular exerccio do estgio probatrio, a qualquer tempo. e) decorridos 3 (trs) anos de exerccio do cargo, independentemente de qualquer outra formalidade, ou aps aprovao em avaliao especial de desempenho, se dispensado do estgio probatrio. 19. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO - MPE/SE FCC/2009) O servidor pblico estvel perder o cargo a) em virtude de sentena judicial, mesmo que pendente de recurso. b) mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. c) mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho e comportamento, na forma de lei ordinria. d) por incompatibilidade ideolgica com o chefe da repartio. e) por doena incapacitante ou de grave risco de contgio infeccioso. 20. (PROCURADOR MUNICIPAL PEDRO LEOPOLDO/MG CONSULPLAN/2006) O servidor pblico estvel somente perder o cargo em virtude de, EXCETO: A) Sentena judicial transitada em julgado. B) Processo administrativo. C) Procedimento de avaliao peridica de desempenho.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

144

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO D) No cumprimento dos limites estabelecidos em lei complementar para despesas com pessoal. E) Extino do cargo ou declarada sua desnecessidade. 21. (ADVOGADO PREF. SERTANEJA/PR CONSULPLAN/2010) Acerca da estabilidade decorrente de nomeao para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico, INCORRETO afirmar: a) O servidor pblico estvel poder perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. b) Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. c) O procedimento de avaliao peridica de desempenho poder ensejar a perda do cargo. d) Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se com menos de trs anos de efetivo exerccio no servio pblico, ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao. e) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. 22. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) Analise as afirmativas abaixo: I. Exonerao penalidade aplicada ao servidor em razo de infrao funcional grave. II. Tanto a demisso, quanto a exonerao so atos administrativos que ocasionam a extino do vnculo estatutrio do servidor pblico. III. So exemplos de formas de provimento que ocasionam a vacncia de cargos: a promoo e a readaptao. IV. No caso de cargo em comisso, pode a Administrao exonerar ex officio o servidor se no satisfeitas as condies do estgio probatrio. Afrontam o disposto no Estatuto dos Servidores Pblicos Federais apenas as afirmativas: a) II e III. b) I, II e III. c) I e II.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

145

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) II, III e IV. e) I e IV. 23. (TCNICO JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRE/AM FCC/2010) A idade mnima para a investidura em cargo pblico de a) dezoito anos. b) dezesseis anos. c) vinte e um anos. d) vinte e cinco anos. e) quatorze anos. 24. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) Nos termos da Lei n 8.112/90, s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras. Para tais pessoas, das vagas oferecidas no concurso, sero reservadas at a) vinte por cento. b) trinta por cento. c) trinta e cinco por cento. d) quarenta por cento. e) vinte e cinco por cento. 25. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/RN FCC/2011) Sobre a acumulao de cargos pblicos, prevista na Lei n 8.112/90, correto afirmar: a) considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo pblico efetivo com proventos da inatividade, ainda que os cargos de que decorram essas remuneraes sejam acumulveis na atividade. b) a proibio de acumular estende-se a cargos, empregos e funes em autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista da Unio, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territrios e dos Municpios. c) o servidor, que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

146

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO ambos os cargos efetivos, mesmo que houver compatibilidade de horrio e local com o exerccio de um deles. d) o servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, com prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, devendo optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade. e) o servidor no poder ser remunerado pela participao em conselhos de administrao e fiscal de empresas pblicas e sociedades de economia mista, suas subsidirias e controladas, bem como de quaisquer empresas ou entidades em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha participao no capital social. 26. (TCNICO JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRE/AM FCC/2010) o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado: a) readaptao. b) reverso. c) reaproveitamento. d) reconduo. e) reintegrao. 27. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) Segundo lio doutrinria, h dois tipos de provimento: originrio e derivado. Provimento originrio "aquele em que o preenchimento do cargo d incio a uma relao estatutria nova, seja porque o titular no pertencia ao servio pblico anteriormente, seja porque pertencia a quadro funcional regido por estatuto diverso do que rege o cargo agora provido". Dentre as alternativas abaixo, assinale a que contm forma de provimento originrio: a) Promoo. b) Aproveitamento. c) Reintegrao. d) Nomeao. e) Readaptao.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

147

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO 28. (ADVOGADO PREF. SERTANEJA/PR CONSULPLAN/2010) A ______________, conforme lio doutrinria, pode ser considerada forma de provimento originrio, isto , aquele em que o preenchimento do cargo d incio a uma relao estatutria nova, seja porque o titular no pertencia ao servio pblico anteriormente, seja porque pertencia a quadro funcional regido por estatuto diverso do que rege o cargo agora provido. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior: a) reintegrao b) nomeao c) reverso d) reconduo e) readaptao 29. (ANALISTA JUDICIRIO TRE/AP FCC/2011) Considere as seguintes assertivas a respeito do provimento de cargo pblico: I. A nomeao far-se- em comisso, exceto na condio de interino, para cargos de confiana vagos. II. O concurso pblico ter validade de at 2 anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. III. A posse, em regra, ocorrer no prazo de noventa dias contados da publicao do ato de provimento. IV. O incio, a suspenso, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor. De acordo com a Lei no 8.112/90, est correto o que se afirma SOMENTE em a) II e IV. b) I, II e III. c) II, III e IV. d) I e IV. e) II e III. 30. (TCNICO JUDICIRIO TRF 1 REGIO FCC/2011) Ana Maria foi nomeada para o cargo de Tcnico Judicirio - rea Administrativa do TRF 1 Regio. Nesse caso, a Administrao

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

148

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO Pblica deve saber que, em matria de posse e exerccio, o correto : a) S haver posse nos casos de provimento de cargo por nomeao. b) A posse ocorrer no prazo de quarenta e cinco dias contados da publicao do ato de provimento. c) A posse no poder dar-se mediante procurao, ainda que especfica. d) O prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, de trinta dias, contados da data da posse. e) A posse em cargo pblico independe de prvia inspeo mdica oficial. 31. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRF 4 REGIO FCC/2010) O Tribunal Regional Federal da 4 Regio publicou ato de provimento dos candidatos aprovados no concurso para Analista Judicirio, dentre os quais est Jos. Sobre o caso, INCORRETO afirmar: a) autoridade competente do rgo ou entidade para onde for nomeado ou designado Jos compete dar-lhe exerccio. b) A posse de Jos ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento. c) Jos, para tomar posse, no obrigado a submeter-se inspeo mdica em rgo oficial. d) A posse de Jos poder dar-se mediante procurao especfica. e) O prazo para Jos, empossado em cargo pblico, entrar em exerccio, de quinze dias, contados da data da posse. 32. (TCNICO JUDICIRIO TRT 20 REGIO FCC/2011) No que se refere ao provimento de cargo pblico, a posse e o exerccio do cargo pblico, devero observar, respectivamente, os prazos de a) 15 dias contados da publicao do ato de provimento e 05 dias contados da data da posse. b) 15 dias contados da publicao do ato de provimento e 15 dias contados da data da posse. c) 30 dias contados da publicao do ato de provimento e 30 dias contados da data da posse.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

149

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) 30 dias contados da publicao do ato de provimento e 15 dias contados da data da posse. e) 60 dias contados da publicao do ato de provimento e 30 dias contados da data da posse. 33. (TCNICO JUDICIRIO TRE/AP FCC/2011) Deocleciano foi empossado como servidor efetivo do cargo pblico X. De acordo com a Lei n 8.112/90, Deocleciano a) ter o prazo de quinze dias para entrar em exerccio, contados da data da posse. b) ter o prazo de trinta dias para entrar em exerccio, contados do primeiro dia til posterior data da posse. c) entrar em exerccio imediatamente, tendo em vista que a posse e o exerccio so atos que devem ser realizados obrigatoriamente concomitantemente. d) ter o prazo de dez dias para entrar em exerccio, contados do primeiro dia til posterior data da posse. e) ter o prazo de dez dias prorrogveis por mais dez, contados da data da posse. 34. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TRT 20 REGIO FCC/2011) O incio do exerccio de funo de confiana coincidir com a data de publicao do ato de designao, salvo quando o servidor estiver em licena ou afastado por qualquer outro motivo legal, hiptese em que recair no a) primeiro dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a trinta dias da publicao. b) primeiro dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a sessenta dias da publicao. c) trigsimo dia til aps o trmino do impedimento, que poder exceder a noventa dias da publicao. d) quinto dia til aps o trmino do impedimento, que poder exceder a trinta dias da publicao. e) quinto dia til aps o trmino do impedimento, que no poder exceder a sessenta dias da publicao.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

150

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO 35. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/TO FCC/2011) Quanto posse e ao exerccio: a) de quinze dias o prazo para o servidor nomeado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da publicao da sua posse. b) vedada a posse em cargo pblico efetivo ou em comisso, por procurao. c) a posse em cargo pblico efetivo independer de prvia inspeo mdica oficial. d) a promoo interrompe o tempo de exerccio, sendo descontado do posicionamento na carreira a partir da data da posse. e) exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico ou da funo de confiana. 36. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AM FCC/2010) Nos termos da Lei n 8.112/90, quanto posse e ao exerccio em cargo pblico, correto que a) a posse e o exerccio podero dar-se atravs da nomeao da autoridade do rgo como procurador do servidor, mediante procurao especfica. b) a posse ocorrer no prazo de quinze dias contados da data do ato de nomeao. c) de trinta dias o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da publicao do ato de provimento. d) a promoo interrompe o tempo de exerccio, que contado no novo posicionamento na carreira a partir da data da posse do servidor. e) autoridade competente do rgo ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exerccio. 37. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AC FCC/2010) Em relao ao provimento do cargo pblico correto afirmar que, a) a posse e o exerccio ocorrero no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de proclamao dos aprovados no concurso, podendo ser prorrogado por igual prazo, uma nica vez. b) a nomeao far-se-, dentre outras hipteses, em comisso, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

151

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO carreira, inclusive na condio de interino para cargos de confiana vagos. c) o servidor que deva ter exerccio em outro municpio em razo de ter sido posto em exerccio provisrio ter, no mnimo, dez e, no mximo, trinta dias de prazo, contados da publicao do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede. d) pela posse h o efetivo desempenho das atribuies da funo de confiana, sendo de trinta dias o prazo para o servidor aprovado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data do ato de provimento. e) a reconduo a reinvestidura do servidor efetivo ou comissionado no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua aposentadoria por deciso administrativa ou judicial, sem ressarcimento de eventuais vantagens. 38. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 9 REGIO FCC/2010) Em razo de doena, Alberto, funcionrio pblico federal efetivo, ficou com a sua capacidade fsica reduzida para o exerccio do cargo de que era titular, o que foi constatado por inspeo mdica. Em razo disso, precisou ser investido em novo cargo, compatvel com a sua condio fsica, o que ocorreu, segundo a Lei n 8.112/1990, pela forma de provimento denominada a) readaptao. b) transferncia. c) reverso. d) reintegrao. e) reconduo. 39. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) No havendo vaga quando da ocorrncia de readaptao de determinado servidor, o procedimento correto a ser adotado pela Administrao dever: a) Permitir que o servidor exera as atribuies do cargo no qual foi investido na condio de excedente, at que surja nova vaga. b) Ser a exonerao do servidor.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

152

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO c) Criar novo cargo especificamente para que este servidor o ocupe. d) Instaurar processo administrativo disciplinar. e) Aposentar compulsoriamente o readaptando. 40. (PROCURADOR MUNICIPAL ITAPIRA/SP CONSULPLAN/2006) investidura de servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica, d-se o nome de A) reconduo B) reverso C) redistribuio D) readaptao E) aproveitamento 41. (TCNICO JUDICIRIO TRE/RN FCC/2011) A investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica, denomina-se: a) readaptao. b) reconduo. c) reverso. d) reintegrao. e) remoo. 42. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRF 4 REGIO FCC/2010) O retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, em decorrncia de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo denominado a) reconduo. b) readaptao. c) reintegrao. d) reverso. e) transferncia. 43. (ADVOGADO SO LEOPOLDO/SP CONSULPLAN/2010) 07) Sobre o tema Direito Administrativo, pode-se afirmar que,
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

153

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO de acordo com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele a) reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio. b) readmitido, e o eventual ocupante da vaga ser demitido. c) reintegrado, e o eventual ocupante da vaga dispensado. d) readmitido e o eventual ocupante da vaga permanecer ocupando-a e) reintegrado, e o eventual ocupante da vaga sempre posto em disponibilidade. 44. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTATIVA TRE/AL FCC/2010) Mlvio, analista judicirio, ser reintegrado no cargo anteriormente ocupado. Porm, esse cargo anterior j encontra-se provido e ocupado por Isabela, servidora pblica estvel. Nesse caso, entre outras hipteses, Isabela a) ficar em disponibilidade, esteja ou no, o cargo de origem provido por outro servidor. b) ser nomeada em outro cargo de sua livre escolha, mas compatvel com suas funes. c) ser reintegrada no cargo de origem ou ficar em disponibilidade, a critrio da Administrao. d) ser reconduzida ao cargo de origem, sem direito a indenizao, ou aproveitada em outro cargo. e) poder, a critrio da Administrao, ser readmitida ao cargo de origem ou transferida para outro rgo pblico. 45. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 23 REGIO FCC/2011) Maria, servidora pblica estvel, retornar ao cargo anteriormente ocupado tendo em vista sua inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo. Jos, tambm servidor pblico estvel, retornar ao cargo anteriormente ocupado, em razo de reintegrao do anterior ocupante. Nos termos da Lei n 8.112/1990, o retorno de tais servidores denomina-se, respectivamente, a) reconduo e aproveitamento.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

154

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO b) reconduo e reconduo. c) reverso e reconduo. d) reintegrao e reconduo. e) readaptao e reintegrao. 46. (TCNICO JUDICIRIO TRE/AP FCC/2011) A Reconduo que o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado decorrer, dentre outra hiptese, de a) transferncia do anterior ocupante. b) disponibilidade do anterior ocupante. c) aproveitamento do anterior ocupante. d) reintegrao do anterior ocupante. e) readaptao do anterior ocupante. 47. (ADVOGADO PREF. SERTANEJA/PR CONSULPLAN/2010) Ao ser invalidada a demisso de determinado servidor por deciso administrativa ou judicial, este voltar a exercer as atividades do cargo que ocupava anteriormente, criando-se as condies jurdicas para se operar a ______________. Se o cargo tiver sido extinto, tal fato acarretar o aproveitamento do servidor ou sua colocao em disponibilidade remunerada; se o cargo tiver sido provido, se operar o instituto da _______________ quanto a seu eventual ocupante, ou podendo tambm ser posto em disponibilidade remunerada. O par de palavras que, ordenadamente, completa as lacunas da assertiva posta em anlise : a) demisso / inabilitao b) reintegrao / nomeao c) transferncia / reverso d) estabilidade / vacncia e) reintegrao / reconduo 48. (PROCURADOR TCE/SP FCC/2011) Ao reingresso, no servio pblico, do funcionrio em disponibilidade, observado o disposto na Lei, d-se o nome de a) reintegrao. b) aproveitamento. c) investidura.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

155

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) disponibilidade. e) reinvestidura. 49. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) A reverso est para o servidor aposentado assim como o aproveitamento est para: a) O servidor em licena. b) O servidor afastado. c) O servidor em disponibilidade. d) O servidor promovido. e) O servidor removido. 50. (ADVOGADO PREF. SERTANEJA/PR CONSULPLAN/2010 - ADAPTADA) Considere os itens a seguir: I. Provimento do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica. II. Ser tornado sem efeito se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal, salvo doena comprovada por junta mdica oficial. III. Ser efetivada em cargo de atribuies afins, respeitada a habilitao exigida, nvel de escolaridade e equivalncia de vencimentos e, na hiptese de inexistncia de cargo vago, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga. IV. Ocorrer em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com os do anteriormente ocupado. V. Se julgado incapaz para o servio pblico, o servidor ser aposentado. Assinale a seguir a alternativa que apresenta, sequencialmente, as formas de provimento a que se referem os itens anteriores: a) Aproveitamento Readaptao Aproveitamento Readaptao Aproveitamento b) Aproveitamento Aproveitamento Aproveitamento Readaptao Readaptao c) Readaptao Aproveitamento Readaptao Aproveitamento Readaptao d) Readaptao Aproveitamento Readaptao Readaptao Aproveitamento

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

156

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO e) Readaptao Readaptao Aproveitamento Aproveitamento Aproveitamento 51. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) "Ao ser invalidada a demisso de determinado servidor por deciso administrativa ou judicial, este voltar a exercer as atividades do cargo que ocupava anteriormente. Se o cargo tiver sido extinto, tal fato acarretar a _______________ do servidor; se o cargo tiver sido provido, se operar o instituto da _______________ quanto a seu eventual ocupante". As palavras que, ordenadamente, completam corretamente as lacunas da assertiva posta em anlise so: a) demisso / inabilitao. b) reintegrao / nomeao. c) transferncia / reverso. d) estabilidade / vacncia. e) disponibilidade / reconduo. 52. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AL FCC/2010) Benedita aposentou-se por invalidez. Entretanto, junta mdica oficial julgou insubsistente os motivos de sua aposentadoria. Nesse caso, certo que, dentre outras situaes pertinentes, a) o tempo de at cento e oitenta dias em que a servidora estiver em exerccio no poder ser contado para a concesso da aposentadoria. b) a servidora poder reverter em qualquer cargo, a critrio da Administrao. c) a reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. d) poder dar-se a reverso, ainda que a servidora tenha completado setenta anos de idade. e) encontrando-se provido o cargo, a servidora ficar em disponibilidade pelo perodo de at dois anos. 53. (PROCURADOR DO ESTADO PGE/SP FCC/2009). Servidor ocupante de cargo efetivo da Secretaria da Sade do Estado foi aposentado por invalidez em 11 de dezembro de
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

157

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO 1998, aos 35 anos de idade, aps 15 anos de servio. Em 22 de julho de 2009, laudo produzido pelo servio mdico competente atesta que cessaram os motivos que autorizaram a aposentadoria por invalidez. Neste caso, a) a Administrao determinar, de ofcio, o reingresso do aposentado ao cargo anteriormente ocupado por meio de reverso. b) a Administrao determinar, de ofcio, o reingresso do aposentado ao cargo anteriormente ocupado por meio de readmisso. c) o servidor poder optar pela reassuno do cargo anteriormente ocupado ou pela manuteno da aposentadoria com proventos proporcionais ao tempo de servio anteriormente prestado. d) o servidor est impedido de reassumir o cargo anteriormente ocupado porque a Constituio Federal em vigor veda qualquer forma de provimento derivado. e) o servidor est impedido de reassumir o cargo anteriormente ocupado porque sua inativao ocorreu antes da Emenda Constitucional n 20, de 1998. 54. (ANALISTA JUDICIRIO TRE/AP FCC/2011) Clotilde, servidora pblica civil federal, est aposentada por invalidez. Na ltima percia realizada para avaliao das condies de sua sade, uma junta mdica oficial declarou insubsistentes os motivos de sua aposentadoria determinando o retorno de Clotilde atividade. Neste caso, ocorreu a) a transferncia. b) a readaptao. c) a reconduo. d) o aproveitamento. e) a reverso. 55. (ANALISTA JUDICIRIO TRE/TO FCC/2011) Quanto a reverso, certo que a) a reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. b) no poder reverter o aposentado que j tiver completado sessenta e cinco anos de idade.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

158

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO c) a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. d) o retorno atividade de servidor em disponibilidade e far-se- mediante aproveitamento obrigatrio em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. e) se far no interesse da Administrao, desde que a aposentadoria ou disponibilidade, no tenha sido voluntria. 56. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) Gusmo, nascido em 1936, aposentou-se voluntariamente aos 68 (sessenta e oito) anos de idade. No ano em curso, solicitou reverso para o cargo que ocupava. Contudo, a Administrao negou o pedido, embora haja cargo vago atualmente e, por conseguinte, interesse na reverso do servidor. Considerando que Gusmo atende aos requisitos para o retorno atividade por interesse da Administrao (artigo 25, inciso II, da Lei n. 8112/1990), esta negou-lhe o pedido pois: a) vedada a reverso de servidor para exercer suas atribuies como excedente. b) Gusmo no era estvel no exerccio do cargo. c) No pode ser revertido aposentado com a idade de Gusmo. d) O lapso temporal entre a data da aposentadoria de Gusmo e a data de solicitao de reverso supera o mximo estabelecido por Lei, ocasionando a decadncia de seu direito em requer-la. e) No h dotao oramentria para que Gusmo retorne ao exerccio de suas atividades. 57. (ADVOGADO PREF. SERTANEJA/PR CONSULPLAN/2010) Tcio, nascido em 1938, aposentou-se voluntariamente aos sessenta e oito anos de idade. No ano em curso, solicitou reverso para o cargo que ocupava. Contudo, a Administrao negou o pedido, embora haja cargo vago atualmente e, por conseguinte, interesse na reverso do servidor. Considerando que Tcio obteve laudo favorvel reverso, sendo apto em inspeo de sade, a Administrao, assim negou-lhe o pedido pois:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

159

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO a) vedada a reverso de servidor para exercer suas antigas atribuies. b) Tcio no era estvel no exerccio do cargo. c) No pode ser revertido aposentado com a idade de Tcio. d) A conduta de Tcio configura abandono de cargo. e) No h dotao oramentria para que Tcio retorne ao exerccio de suas atividades. 58. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) Determinado cargo efetivo, chamado de "X", corresponde a uma das diversas carreiras existentes nos quadros da Administrao. Tal cargo efetivo dividido em sete classes (I at VII) e cada uma de suas classes subdivididas em trs padres de vencimento (A, B e C). Ao servidor ocupante deste cargo passar do padro de vencimento "C" da classe "VI" para o padro de vencimento "A" da classe "VII", criam-se as condies jurdicas para se operar a: a) Reverso. b) Reconduo. c) Promoo. d) Nomeao. e) Readaptao. 59. (ANALISTA JUDICIRIO ANLISE DE SISTEMAS TRE/PE FCC/2011) O desenvolvimento dos servidores nos cargos de provimento efetivo das Carreiras dos Quadros de Pessoal do Poder Judicirio dar-se- mediante progresso funcional e promoo. A progresso funcional a movimentao do servidor a) de um padro para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstcio de um ano, sob os critrios fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliao formal de desempenho. b) do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe seguinte, observado o interstcio de um ano em relao progresso funcional imediatamente anterior. c) de um padro para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstcio de trs anos, sob os critrios fixados em
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

160

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO regulamento e de acordo com o resultado de avaliao formal de desempenho. d) do ltimo padro de uma classe para o primeiro padro da classe seguinte, observado o interstcio de trs anos em relao progresso funcional imediatamente anterior. e) do primeiro padro de uma classe para o ltimo padro da classe seguinte, observado o interstcio de dois anos em relao progresso funcional imediatamente anterior. 60. (PROMOTOR MPE/CE FCC/2011) Dentre as formas de provimento derivado de cargos pblicos, tradicionalmente praticadas na Administrao brasileira, NO foi recepcionada pela Constituio Brasileira de 1988 a a) ascenso. b) promoo. c) readaptao. d) reconduo. e) reintegrao. 61. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/TO FCC/2011) forma de provimento do cargo pblico, dentre outras, a a) disponibilidade. b) ascenso. c) readaptao. d) aposentadoria. e) substituio. 62. (TCNICO JUDICIRIO TRE/TO FCC/2011) Dentre as assertivas abaixo, NO forma de provimento de cargo pblico a) aposentadoria. b) aproveitamento. c) readaptao. d) reverso. e) reconduo. 63. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) cabvel remoo a pedido, para outra localidade,
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

161

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO independentemente do interesse da Administrao, em virtude de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for a) superior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados. b) inferior ao nmero de vagas, em conformidade com normas estabelecidas pelo Poder Pblico em que aqueles estejam designados. c) superior ao nmero de vagas, a critrio da autoridade competente, desde que presente o interesse pblico, independentemente da respectiva lotao. d) inferior ao nmero de vagas, a critrio da autoridade competente, quando necessrio ao atendimento de situaes emergenciais do rgo ou entidade. e) igual ao nmero de vagas, de acordo com normas estabelecidas pelo rgo pblico independente- mente do local da respectiva designao. 64. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 14 REGIO FCC/2011) De acordo com a Lei n 8.112/90, que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais, a remoo de servidor pblico a) no cabvel, a pedido, para outra localidade, a fim de acompanhar companheiro, tambm servidor pblico civil da Unio, que foi deslocado no interesse da Administrao Pblica. b) pode se dar de ofcio ou a pedido, sendo, nesta segunda hiptese, sempre dependente do interesse da Administrao Pblica. c) ocorre somente no mbito do mesmo quadro. d) pressupe sempre mudana de sede ou funo. e) cabvel, a pedido, para outra localidade, em razo de processo seletivo promovido, na hiptese em que o nmero de interessados for inferior ao nmero de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo rgo ou entidade em que aqueles estejam lotados. 65. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TRF 4 REGIO FCC/2010) Analise:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

162

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO I. O retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorrente de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo ou reintegrao do anterior ocupante. II. O deslocamento do servidor a pedido, no mbito do mesmo quadro, com mudana de sede. Tais situaes configuram, respectivamente, a) reconduo e remoo. b) reverso e ascenso. c) transferncia e reconduo. d) remoo e transferncia. e) ascenso e reintegrao. 66. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AL FCC/2010) Helena, analista judiciria, passou a ter exerccio em outro Municpio em razo de ter sido removida. Nesse caso, contados da publicao do ato, o prazo para Helena retomar o efetivo exerccio das atribuies do cargo ser de: a) cinco dias de prazo, no podendo declinar do referido prazo. b) dez e, no mximo vinte dias de prazo, no podendo declinar do referido prazo. c) dez e, no mximo, trinta dias de prazo, podendo declinar do referido prazo. d) quinze e, no mximo sessenta dias de prazo, podendo declinar desse prazo. e) trinta e, no mximo sessenta dias de prazo, podendo declinar desse prazo. 67. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 19 REGIO FCC/2011) Sobre a redistribuio, INCORRETO afirmar: a) necessrio mesmo nvel de escolaridade, especialidade ou habilitao profissional. b) Exige vinculao entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades. c) Deve haver manuteno da essncia das atribuies do cargo. d) No se faz necessrio que os vencimentos sejam equivalentes. e) Exige compatibilidade entre as atribuies do cargo e as finalidades institucionais do rgo ou entidade.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

163

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO 68. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) NO considerado preceito para o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago, no mbito do quadro geral de pessoal, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder, a) o mesmo nvel de especialidade, escolaridade ou habilitao profissional. b) a compatibilidade entre as atribuies do cargo e as finalidades institucionais do rgo. c) o interesse do servidor pblico e a diferena de vencimentos. d) a manuteno da essncia das atribuies do cargo. e) a vinculao entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades. 69. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) No que se refere remoo e redistribuio, de acordo com a Lei no 8.112/90, correto afirmar que a) a redistribuio ocorrer ex officio para ajustamento de lotao e da fora de trabalho s necessidades dos servios, exceto nos casos de reorganizao, extino ou criao de rgo ou entidade. b) a remoo somente admite duas modalidades: a remoo de ofcio, no interesse da Administrao e a remoo a pedido, a critrio da Administrao. c) o servidor que no for redistribudo ou colocado em disponibilidade poder ser mantido sob responsabilidade do rgo central do SIPEC, e ter exerccio provisrio, em outro rgo ou entidade, at seu adequado aproveitamento. d) remoo o deslocamento do servidor, no mbito do mesmo quadro ou de outro quadro da Administrao Pblica Federal, com obrigatria mudana de sede. e) esta lei no permite, em nenhuma hiptese, remoo, a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administrao, vez que a remoo sempre depende do interesse da Administrao Pblica. 70. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TRF 4 REGIO FCC/2010) Quanto ao tempo de servio do servidor pblico, INCORRETO afirmar:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

164

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO a) A apurao do tempo de servio ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. b) Alm de outras hipteses de ausncias, so considerados como de efetivo exerccio os afastamentos em virtude de desempenho de mandato eletivo federal, exceto para promoo por merecimento. c) O tempo de servio em atividade privada, vinculada Previdncia Social, contar-se- apenas para efeito de promoo, remoo e asceno, vedada a contagem para a aposentadoria e a disponibilidade. d) O tempo em que o servidor esteve aposentado ser contado apenas para nova aposentadoria. e) Ser contado em dobro o tempo de servio prestado s Foras Armadas em operaes de guerra. 71. (ANALISTA JUDICIRIO - JUDICIRIA TRE/PE FCC/2011) Considere as seguintes assertivas concernentes ao Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio (Lei n 8.112/1990): I. Contar-se- apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade, dentre outros, o tempo de servio em atividade privada, vinculada Previdncia Social. II. O tempo em que o servidor esteve aposentado ser contado apenas para nova aposentadoria. III. Ser contado em dobro o tempo de servio presta- do s Foras Armadas em operaes de guerra. IV. possvel a contagem cumulativa de tempo de ser- vio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo de rgo ou entidades dos Poderes da Unio, Estado, Distrito Federal e Municpio. Est correto o que consta em a) I, II, III e IV. b) I e IV, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) I, apenas. e) I, II e III, apenas.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

165

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO 72. (TCNICO JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRE/AM FCC/2010) Dentre as hipteses abaixo, NO gera a vacncia em cargo pblico a a) readaptao. b) licena. c) aposentadoria. d) promoo. e) demisso. 73. (TCNICO JUDICIRIO TRE/AP FCC/2011) A Lei n 8.112/90 estabelece que, dentre outras hipteses, a vacncia do cargo pblico decorrer de a) falecimento, exonerao e aproveitamento. b) exonerao, demisso e nomeao. c) promoo, readaptao e aposentadoria. d) aproveitamento, promoo e exonerao. e) nomeao, readaptao e falecimento. 74. (TCNICO JUDICIRIO TRF 1 REGIO FCC/2011) Dentre outras hipteses, a vacncia do cargo pblico decorrer de a) reintegrao. b) readaptao. c) reverso. d) aproveitamento. e) remoo. 75. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) A vacncia do cargo pblico NO decorrer de a) reintegrao. b) readaptao. c) posse em outro cargo inacumulvel. d) demisso. e) exonerao. 76. (ADVOGADO CRM/DF CONSULPLAN/2005) De acordo com a Lei n. 8.112/90, NO hiptese de vacncia do cargo pblico a
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

166

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO A) exonerao. B) demisso. C) promoo. D) reverso. E) readaptao. 77. (PROCURADOR MUNICIPAL CARATINGA/MG CONSULPLAN/2005) De acordo com a Lei n 8.112/90, NO hiptese de vacncia do cargo pblico a A) exonerao. B) demisso. C) promoo. D) reverso. E) readaptao. 78. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AC FCC/2010) Quanto aos direitos, vantagens e adicionais do servidor pblico civil da Unio, considere: I. Vencimento a remunerao do cargo efetivo ou comissionado, descontadas as vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. II. Mediante expressa solicitao do servidor, ser pago por ocasio das frias, um adicional correspondente a um tero da remunerao de frias, sendo que no caso de cargo em comisso, a respectiva vantagem no ser considerada no clculo das frias. III. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior podero ser compensadas a critrio da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exerccio. IV. As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito, sendo que as gratificaes e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados em lei. V. O servio extraordinrio ser remunerado com acrscimo de cinquenta por cento em relao hora normal de trabalho e somente ser permitido para atender a situaes excepcionais e temporrias, respeitado o limite mximo de duas horas por jornada. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

167

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO b) I e III. c) II, IV e V. d) III, IV e V. e) IV e V. 79. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) No que diz respeito ao vencimento e remunerao, certo que, a) o desconto incidente sobre remunerao ou provento restringir-se- aos casos de imposio legal de natureza administrativa. b) quando o pagamento indevido houver ocorrido no ms anterior ao do processamento da folha, a reposio ser feita imediatamente, em uma nica parcela. c) no poder haver, em qualquer hiptese, a consignao em folha de pagamento a favor de terceiros. d) no ser passvel de qualquer atualizao os valores recebidos pelo servidor pblico em cumprimento de tutela antecipada. e) todas as reposies e indenizaes ao errio, em qualquer situao, devero ser parceladas de ofcio, para pagamento at noventa dias. 80. (TCNICO JUDICIRIO TRE/RN FCC/2011) No que diz respeito aos direitos e vantagens dos servidores pblicos, previstos na Lei n 8.112/90: a) Remunerao o vencimento do cargo efetivo, sem as vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. b) O vencimento do cargo efetivo, acrescido de vantagens de carter permanente, redutvel. c) As indenizaes so incorporadas ao vencimento ou provento. d) As gratificaes e os adicionais, em hiptese alguma, incorporam-se a vencimentos ou proventos. e) As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento. 81. (TCNICO JUDICIRIO TRE/TO FCC/2011) Quanto aos Direitos dos Servidores Pblicos Federais, correto afirmar: a) O provento no poder, em qualquer hiptese, ser objeto de sequestro ou penhora, ainda que no caso de prestao alimentcia.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

168

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO b) Nenhum servidor receber remunerao ou provento inferior a dois salrios mnimos. c) Salvo por imposio legal ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. d) As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior no podero ser compensadas, no sendo assim consideradas como efetivo exerccio. e) O vencimento do cargo efetivo, quando acrescido das vantagens de carter permanente, redutvel na parcela autnoma da representao. 82. (TCNICO JUDICIRIO TRT 19 REGIO FCC/2011) O servidor, ocupante de cargo em comisso, poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa. Durante o perodo da interinidade, esse servidor a) receber obrigatoriamente a remunerao proveniente do cargo de confiana que assumiu interinamente. b) receber obrigatoriamente a remunerao do cargo em comisso originrio. c) ter direito a receber duas remuneraes. d) dever optar pela remunerao de um dos cargos. e) receber duas remuneraes, acrescidas de percentual legal, por exercer, durante o mesmo perodo, atribuies decorrentes de dois cargos diversos. 83. (TCNICO JUDICIRIO TRT 19 REGIO FCC/2011) O substituto far jus retribuio pelo exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia ou de cargo de Natureza Especial, quando o afastamento ou impedimento legal do titular for a) de vinte e cinco dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio que atingirem o referido perodo. b) de vinte dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio que atingirem o referido perodo. c) superior a trinta dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio que excederem o referido perodo.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

169

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO d) superior a quinze dias consecutivos, ou seja, a partir do dcimo sexto dia far jus retribuio, paga na proporo dos dias de efetiva substituio que excederem o referido perodo. e) de vinte dias, ainda que no consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio que atingirem o referido perodo. 84. (TCNICO JUDICIRIO TRF 1 REGIO FCC/2011) Sobre as frias dos servidores pblicos federais, correto afirmar: a) O servidor far jus a trinta dias de frias, que podem ser acumuladas at o mximo de dois perodos, no caso de necessidade do servio, ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica. b) No vedado ao servidor levar conta de frias alguma falta ao servio. c) As frias podero ser parceladas em at duas etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da Administrao Pblica. d) O servidor exonerado do cargo efetivo perceber indenizao, relativa ao perodo das frias a que tiver direito, calculada com base na remunerao do ms anterior ao da publicao do ato exoneratrio. e) O servidor que opera direta e permanentemente com raios X ou substncias radioativas gozar trinta dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao. 85. (TCNICO JUDICIRIO TRT 23 REGIO FCC/2011) Sobre as frias dos servidores pblicos civis federais, prevista na Lei n 8.112/1990, correto afirmar que: a) O servidor far jus a trinta dias de frias, que no podem, em qualquer hiptese, ser acumuladas com outro perodo. b) As frias podero ser parceladas em at trs etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da Administrao Pblica. c) O pagamento da remunerao das frias ser efetuado at um dia antes do incio do respectivo perodo, observando-se os demais preceitos estabelecidos em lei. d) facultado ao servidor pblico levar conta de frias qualquer falta ao servio.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

170

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO e) A indenizao relativa ao perodo de frias do servidor exonerado ser calculada com base na remunerao do ms posterior quele em que for publicado o ato exoneratrio. 86. (ANALISTA JUDICIRIO ANLISE DE SISTEMAS TRE/PE FCC/2011) Considere as seguintes assertivas a respeito da Ajuda de Custo e das Dirias: I. famlia do servidor que falecer na nova sede so assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de um ano, contado do bito. II. A ajuda de custo calculada sobre a remunerao do servidor, conforme se dispuser em regulamento, no podendo exceder a importncia correspondente a seis meses. III. Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo, o servidor no far jus a dirias. IV. O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de cinco dias. De acordo com a Lei n 8.112/90, est correto o que consta APENAS em a) II e IV. b) I, II e III. c) I, III e IV. d) I e IV. e) II e III. 87. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 23 REGIO FCC/2011) Considere as seguintes assertivas sobre as vantagens dos servidores pblicos civis federais, nos termos da Lei n 8.112/1990: I. A ajuda de custo poder ser concedida ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo. II. No caso de falecimento, exonerao, colocao de imvel funcional disposio do servidor ou aquisio de imvel, o auxlio-moradia continuar sendo pago por um ms. III. As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

171

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e III. b) II e III. c) III. d) I e II. e) I. 88. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) Antonio, analista judicirio de um Tribunal Regional do Trabalho, tendo preenchido as condies legais, receber auxlio-moradia. Entretanto, dentre esses requisitos, deve saber que a referida vantagem a) no caso de falecimento, exonerao ou aquisio de imvel, esse servidor pblico perder, de imediato, o auxlio-moradia, mas receber indenizao equivalente a dois meses . b) tem valor limitado a trinta por cento do valor do cargo em comisso ocupado pelo servidor e, em qualquer hiptese, no poder ser superior ao auxlio-moradia recebido pelo respectivo Presidente do Tribunal. c) no ser concedida por prazo superior a oito anos dentro de cada perodo de doze anos, ainda que o servidor mude de cargo ou de Municpio de exerccio do cargo. d) ser concedida por prazo de at trs anos quando exercer cargo em comisso do Grupo-Direo e Assessoramento Superiores - DAS, nveis 3, 4 e 5, de Natureza Especial, vedada qualquer prorrogao. e) tem valor limitado a vinte e cinco por cento da retribuio do cargo ocupado pelo mencionado servidor, mas em hiptese especial e temporria pode ser superior ao auxlio-moradia recebido pela Presidncia do Tribunal. 89. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/AL FCC/2010) Silvana atua como instrutora em curso de formao, regularmente institudo no mbito da Administrao Pblica Federal. Nesse caso, no que se refere gratificao por encargo de curso, certo que essa vantagem

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

172

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO a) incorpora-se remunerao da servidora para alguns efeitos como a aposentadoria e disponibilidade, podendo ser utilizada como base de clculo para outras vantagens a que tiver direito. b) no se incorpora ao vencimento da servidora para qualquer efeito e no poder ser utilizada como base de clculo dos proventos da aposentadoria. c) incorpora-se ao vencimento da servidora para todos os efeitos, mas no poder ser utilizada como base de clculo para as demais vantagens, inclusive para os proventos da aposentadoria. d) no se incorpora aos vencimentos da servidora para qualquer efeito, mas poder ser utilizada como base de clculo dos proventos da aposentadoria. e) no se incorpora remunerao ou salrio da servidora, salvo para efeito da aposentadoria ou disponibilidade, vedada sua utilizao como base de clculo de outras vantagens e adicionais. 90. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO - MPE/SE FCC/2009) NO hiptese de recebimento de gratificao por periculosidade o exerccio, pelo servidor pblico do Estado, de funo que a) compreenda o convvio com doentes portadores de quaisquer molstias. b) o ponha em contato com doentes mentais comprovadamente perigosos. c) implique o desempenho de atividade de fiscalizao tributria nos postos fiscais do Estado. d) o ponha em contato direto com populao carcerria. e) compreenda o manuseio de materiais inflamveis ou explosivos. 91. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) Sobre os servidores pblicos, marque a alternativa INCORRETA: a) Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo pblico a garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel. b) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

173

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO c) Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. d) O servidor pblico no tem direito a remunerao do trabalho noturno superior do diurno. e) Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio. 92. (TCNICO ADMINISTRATIVO TRE/RS CONSULPLAN/2008) Marque a alternativa INCORRETA: a) A fixao de vencimentos dos servidores pblicos no pode ser objeto de conveno coletiva. b) O estgio probatrio no atinge o servidor pblico contra a extino do cargo. c) Pela falta residual no compreendida na absolvio pelo juzo criminal, admissvel a punio administrativa do servidor pblico. d) Servidor vitalcio est sujeito aposentadoria compulsria em razo da idade. e) Ofende Constituio, a correo monetria no pagamento com atraso dos vencimentos de servidores pblicos. 93. (TCNICO JUDICIRIO TRT 24 REGIO FCC/2011) No que diz respeito s licenas, previstas na Lei n 8.112/1990, correto afirmar: a) Na licena para o servio militar, concludo tal servio, o servidor ter at quarenta dias sem remunerao para reassumir o exerccio do cargo. b) possvel o exerccio de atividade remunerada durante o perodo da licena por motivo de doena em pessoa da famlia. c) A licena ao servidor para acompanhar cnjuge que foi deslocado para o exterior ser pelo prazo mximo de dois anos. d) A licena concedida dentro de sessenta dias do trmino de outra da mesma espcie ser considerada como prorrogao. e) A partir do registro da candidatura e at o dcimo dia seguinte ao da eleio, o servidor far jus licena para atividade poltica,
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

174

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo perodo de dois meses. 94. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRT 20 REGIO FCC/2011) A licena por motivo de doena em pessoa da famlia, includas as prorrogaes, poder ser concedida a cada perodo de doze meses, dentre outras, na seguinte condio, por at a) 120 dias, consecutivos ou no, sem remunerao. b) 100 dias, consecutivos ou no, sem remunerao. c) 120 dias, consecutivos, mantida a remunerao do servidor. d) 60 dias, consecutivos ou no, mantida a remunerao do servidor. e) 90 dias, consecutivos, mantida a remunerao do servidor. 95. (TCNICO JUDICIRIO TRE/PE FCC/2011) Analise as seguintes assertivas sobre os afastamentos dos Servidores Pblicos da Unio, nos termos da Lei no 8.112/1990: I. O servidor pblico investido em mandato federal ou estadual ficar afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela remunerao. II. O servidor pblico investido no mandato de vereador, havendo compatibilidade de horrio, perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo. III. O servidor investido em mandato eletivo no poder ser removido de ofcio para localidade diversa daquela onde exerce o mandato. Est correto o que consta APENAS em a) I e II. b) III. c) II. d) I e III. e) II e III. 96. (TCNICO JUDICIRIO TRE/PE FCC/2011) Nos termos da Lei n 8.112/1990, o servidor afastado ou licenciado do cargo efetivo, sem direito remunerao, inclusive para servir em organismo oficial internacional do qual o Brasil seja membro efetivo ou com o qual coopere, ainda que contribua para regime de previdncia social no exterior, ter

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

175

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO a) interrompido o seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico enquanto durar o afastamento ou a licena, assistindo-lhes, neste perodo, os benefcios do mencionado regime de previdncia. b) mantido normalmente seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico enquanto durar o afastamento ou a licena, no lhes assistindo, porm, neste perodo, os benefcios do mencionado regime de previdncia. c) suspenso o seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico enquanto durar o afastamento ou a licena, no lhes assistindo, neste perodo, os benefcios do mencionado regime de previdncia. d) mantido normalmente seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico enquanto durar o afastamento ou a licena, assistindo-lhes, neste perodo, os benefcios do mencionado regime de previdncia. e) interrompido, com efeitos retroativos, seu vnculo com o regime do Plano de Seguridade Social do Servidor Pblico, no lhes assistindo, porm, neste perodo, os benefcios do mencionado regime de previdncia. 97. (TCNICO JUDICIRIO TRT 1 REGIO FCC/2011) No que concerne ao afastamento do servidor pblico para estudo ou misso no exterior, previsto na Lei n 8.112/1990: a) no exceder o prazo de quatro anos. b) possvel, independentemente de qualquer autorizao. c) aplica-se aos servidores de carreira diplomtica. d) o afastamento do servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se- com perda parcial da remunerao. e) finda a misso ou estudo, ser permitido novo afastamento imediatamente, no sendo necessrio qualquer lapso temporal para nova ausncia com a mesma finalidade. 98. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) Paulo, ao exercer o direito de petio deve saber que,

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

176

PACOTE DE EXERCCIOS TSE MDULO DE DIREITO ADMINISTRATIVO ANALISTA JUDICIRIO a) o prazo da prescrio ser sempre contado da data do fato ou do ato impugnado, independentemente de publicao, por ser de ordem pblica. b) para o exerccio desse direito assegurada vista do processo em qualquer local, desde que ao servidor pessoalmente. c) o pedido de reconsiderao e o recurso, em qualquer situao, por terem efeito suspensivo no interrompem a prescrio. d) o recurso, salvo a reviso, ser cabvel nas hipteses de indeferimento ou deferimento do pedido de reconsiderao. e) caber recurso das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos. 99. (TCNICO JUDICIRIO TRT 4 REGIO FCC/2011) Analise as seguintes assertivas sobre o direito de petio: I. Cabe pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso, podendo ser renovado. II. O direito de requerer prescreve em cinco anos quanto aos atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou disponibilidade. III. Para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, dentro ou fora da repartio, ao servidor ou a procurador por ele constitudo. Est correto o que se afirma SOMENTE em a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III. GABARITO
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 A D A D B E D B B D 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 B D A B D E C C B E 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 D E A A B D D B A A 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 C D A A E E C A A D 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 A A A D B D E B C C 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 E C A E A C C C A A 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 C A A C A C D C C C 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 E B C B A D D D B E 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 C D C A B C B C B A 91 92 93 94 95 96 97 98 99 -D E D D E C A E B --

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

177

S-ar putea să vă placă și