Sunteți pe pagina 1din 4

Sou Hipertenso E agora?

MANUAL DE ORIENTAO A PACIENTES HIPERTENSOS

SIPAT

O que Presso Arterial ?


O corao bombeia o sangue para os demais rgos do corpo por meio das artrias. Quando sangue bombeado, praticamente empurrado contra a parede dos vasos sanguneos. Esta presso nas artrias denominada Presso Arterial.

7) Os medicamentos no podem ser esquecidos. Cabe aos familiares vigiarem para que os remdios sejam tomados no horrio certo. 8) Os remdios, por mais caros que sejam, NECESSITAM ser tomados. Alguns deles, j esto comercializados como genricos ou fornecidos na Secretaria da Sade, mediante receita mdica e cadastro junto ao rgo. Procure se inteirar. 9) Nos primeiros dias de tratamento acompanhe o paciente. seguro e eles gostam e se sentem mais protegidos. 10) Faa disto um hbito dirio, uma rotina!

O que Hipertenso ?

Lembre-se: O apoio da famlia com as orientaes da equipe de


sade, tero um retorno mais rpido para a melhora da nova vida do paciente.

CENTRO UNIVERSITRIO FRANCISCANO-UNIFRA ACADMICAS DO 4 SEMESTRE / AGOSTO 2004. ACADMICA: Isabel Carolina Cechin COLABORADORES: Dayanna Casaes Magliani Machado a elevao da presso arterial (presso do sangue contra a parede das artrias).Esta elevao depende dos nveis, que se superior aos considerados normais (14/9), por um longo perodo (tempo) podendo gerar complicaes. Isso acontece porque os vasos onde o sangue circula se contraem, fazendo com que a presso do sangue se eleve. Para que voc entenda, melhor, compare o corao e os vasos a uma mangueira aberta, saindo gua normalmente. Se dobrarmos a mangueira, a presso ir subir. Desta maneira quando o corao bombeia o sangue os vasos esto estreitados, a presso dentro deles tambm tende a aumentar. PATROCINADORES:

SIPAT - Semana Interna de Preveno de Acidentes.

Os 10 mandamentos do Hipertenso: (famlia com o paciente)

Quais so os sintomas?
A maioria das pessoas que tem hipertenso no apresentam sintomas. Por isso, tambm chamada de assassino silencioso. Sendo ela a principal causa de insuficincia cardaca, ataques, doenas dos rins. Quando presentes: Dor de cabea; Dor na nuca Sangramento nasal; Tontura; Palpitao. Sintomas que demonstram o compromentimento de outros rgos: Dor no peito; Alteraes visuais; Inchao; Falta de ar; Palidez; Problemas renais; Dores nas pernas. Quando a PA est elevada, prolongada e no controlada (causas): Angina; Infarto; AVC (Acidente Vascular Cerebral, Derrame).

1) Desde a 1 consulta, acompanhe o paciente. No tenha medo pois nada ser pedido em troca, a no ser a compreenso. 2) Converse com o mdico. Esclarea algum dado que no foi bem entendido. Pergunte e participe! 3) Procure entender que o paciente est passando por uma fase difcil. Discusses menores, agora, assumem propores imensas. E entendendo desta forma, voc no vai feri-lo. 4) Alguns pacientes negam at para si mesmo que esto doentes. O papel da famlia no permitir que isto continue de forma irresponsvel (consultas desmarcadas, dieta errada, medicamento interrompido), e sim, de forma afetiva (porm firme), mostre o quanto o paciente importante famlia, para seus amigos, seus filhos, netos e que todos esperam colaborao no tratamento. 5) Existem pacientes deprimidos, e a depresso corri com o indivduo, de tal forma que as esperanas vo diminuindo a cada dia. Cabe a voc, nestas horas, estar ao lado do paciente, no se omitir, mesmo que a realidade seja ruim, ela precisa ser vivida! Vigie o paciente para que no aconteam acidentes. Para a maioria, este estado uma etapa, para outros demoram um pouco mais, ento cabe a voc ser o elo de ligao com a equipe de sade. 6) Se a fome desaparecer, fale ao mdico. No entenda que o paciente no come porque no aceita a dieta. Isto no verdade e prejudica o andamento do tratamento podendo levar o paciente desnutrio! Existem formas de contornar este problema.

Portanto, para evitar estes problemas deve-se procurar um mdico IMEDIATAMENTE!!!

Por que as pessoas tem presso alta?


Ela uma doena crnica (que dura a vida toda), mas pode ser tratada, no curada. No se conhece exatamente uma causa de sua origem, mas sabe-se que pode ser hereditria ou por hbitos inadequados de vida. Quando a causa for hereditria, importante o cuidado com os demais membros da famlia (filhos, netos).

Orientaes Nutricionais
Evite alimentos gordurosos; Escolha margarina e queijo sem sal; Alimentos enlatados, antes de serem consumidos devem ser retirados da lata e enxaguados com gua corrente por vrias vezes; Crie o hbito de ler os rtulos dos alimentos, ficando atento para as palavras como: sdio, glutamato monossdico acidulantes, antioxidantes, aromatizantes, estabilizantes, devem ser evitados; Bebidas que contm cafena (caf, ch preto, chimarro) podem elevar a presso arterial, devendo ser usados com moderao; O sal deve ser retirado da mesa como medida preventiva; A ingesto de alimentos ricos em potssio so importantes, auxiliam na reduo da presso arterial, inclua-os na sua alimentao, so eles: mamo, laranja, banana, ameixa, batata, cenoura, beterraba.

Quais so os hbitos adequados de vida?


Aproveitar os momentos de lazer; Praticar exerccios regularmente (ser fisicamente ativo); Evitar o excesso no consumo de bebidas alcolicas; Evitar o fumo; Evitar uma alimentao desequilibrada; Evitar o excesso de peso.

Alimentos que devem ser EVITADOS na dieta sem sal Como tratar a presso alta?
O tratamento para presso alta dura a vida toda. Deve ser realizado com medicamentos que ajudam a controlar os nveis da presso, junto de hbitos saudveis. importante tomar corretamente a medicao prescrita pelo mdico e seguir corretamente as instrues fornecidas pelos profissionais de sade (Enfermagem). Salgados gordurosos e embutidos (toucinho, costela, salame, mortadela, presunto, carne seca, lingia, salsicha, bacon, bacalhau, salaminho) Molhos e temperos prontos e concentrados (mostarda, maionese, catchup, molho ingls, caldo de carne em cubos e demais temperos, extrato de tomate, molho de soja); Bolachas salgadas, pes salgados, salgadinhos de padaria, pipoca com sal, salgadinho industrializado); Aperitivos como: amendoim salgado, azeitonas, pepino, castanha).

S-ar putea să vă placă și