Sunteți pe pagina 1din 16

19/3/2013

CONCEITOS

FLOTAO
Rita Pedrosa

Compreende uma separao feita numa suspenso em gua (polpa) (polpa). . A diferenciao entre as espcies minerais dada pela capacidade de suas partculas se prenderem a bolhas de gs (geralmente ar). ar).

CONCEITOS
A propriedade de determinadas espcies minerais capturarem bolhas de ar no seio da polpa designada por hidrofobicidade (substncias apolares). apolares). A maioria das espcies minerais imersas em gua tendem a molhar sua superfcie, ou seja, tm maior afinidade pela fase lquida, comportamento chamado de hidrofilicidade (substncias polares). polares).
H2O

CONCEITOS
Ar

MINERAL

MINERAL

Mineral Hidroflico

Ar

H2O

MINERAL

MINERAL

Mineral Hidrofbico

19/3/2013

CONCEITOS

FENMENOS INTERFACIAIS
A palavra flotao um anglicismo (palavra inglesa introduzida na nossa lngua) que j est consagrada pela falta de um termo melhor em portugus. portugus.

Grafita Hidrofbico

Calcopirita Hidroflico
ngulo de contato

Muito hidroflico

Muito hidrofbico

FENMENOS INTERFACIAIS
Os fundamentos das tcnicas que exploram caractersticas de superfcie esto em um campo da cincia conhecido como Fenmenos Interfaciais. Interfaciais. Uma fase pode ser definida como uma poro homognea, fisicamente distinta e mecanicamente separvel de um sistema sistema. . A transio de propriedades entre duas fases se faz de maneira gradual ao longo de uma regio espacial, que apresenta uma de suas dimenses extremamente reduzida chamada de interface. interface.

FENMENOS INTERFACIAIS
A interface a regio do espao entre duas fases da matria e com propriedades diferentes das propriedades que a compem. compem . Considerando-se os trs estados da Considerandomatria, possvel identificar cinco interfaces : slido/slido, slido/lquido, slido/gs, lquido/gs e lquido/lquido lquido/lquido. .

19/3/2013

FENMENOS INTERFACIAIS
Uma interface slido/slido exemplificada por uma partcula mineral recoberta por lamas de outra espcie, atravs de um mecanismo essencialmente de atrao eletrosttica, fenmeno conhecido como slimes coating, importante na flotao devido perda de identidade superficial da partcula. partcula.

FENMENOS INTERFACIAIS
Uma partcula mineral imersa em meio aquoso caracteriza uma interface slido/lquido. slido/lquido . Uma bolha de gs aderida a uma partcula mineral exemplifica uma interface slido/gs, supondo supondo-se que no momento da adeso a pelcula que circunda a bolha sofra um processo de afinamento at a ruptura. ruptura .

FENMENOS INTERFACIAIS
Alguns reagentes de flotao so imiscveis em gua, caracterizando uma interface lquido/lquido. lquido/lquido. A pelcula lquida que envolve uma bolha um exemplo de interface lquido/gs. lquido/gs. A espessura pequena. pequena. da interface muito

TENSO SUPERFICIAL
A tenso superficial um efeito que ocorre na camada superficial de um lquido que leva a sua superfcie a se comportar como uma membrana elstica. devida s fortes ligaes intermoleculares, as quais dependem das diferenas eltricas entre as molculas. molculas.

19/3/2013

TENSO SUPERFICIAL
A tenso superficial uma conseqncia das interaes intermoleculares intermoleculares. . As molculas ou ons que se acham na superfcie de um slido ou lquido esto sempre atraindo e sendo atrados pelos seus vizinhos, por foras de disperso e de van der Waals. Waals. Havendo mais vizinhos de um lado do que de outro da superfcie, a atrao resultante em direo ao interior da fase, do que resulta sempre na minimizao da rea da superfcie superfcie. .

TENSO INTERFACIAL
A tenso superficial se refere rigorosamente, a uma fase slida ou lquida na presena de uma fase gasosa completamente inerte inerte. . Na prtica, interfaces. interfaces . quase sempre temos

Refere-se sempre a tenses interfaciais, Referemais do que tenso superficial superficial. .

TENSOATIVOS
Os tensoativos so substncias capazes de reduzir a tenso superficial. superficial. So substncias anfiflicas, que tm parte da molcula polar, parte apolar. apolar. Essas substncias adsorvem na interface gua gua-ar, onde se orientam de maneira que a sua parte polar fique imersa na fase lquida, e a parte apolar fique compartilhada entre a fase lquida e a fase gasosa gasosa. . Cobrem a superfcie da gua com um filme apolar, com interaes intermoleculares mais fracas, que respondem pela reduo na tenso superficial do lquido. lquido .

TENSOATIVOS
A concentrao micelar crtica (CMC) aquela na qual os surfatantes formam micelas, isto , as molculas orientam orientam-se, agregam agregam-se e formam estruturas em soluo soluo. .

19/3/2013

TENSOATIVOS

DUPLA CAMADA ELTRICA (DCE)


A maior parte das substncias adquire uma carga eltrica superficial quando postas em contato com um meio polar (por exemplo, aquoso. Essa carga superficial influencia a distribuio no meio polar dos ons prximos a ela. Inicialmente a atrao faz com que alguns ons positivos formem uma rgida camada adjacente ao redor da superfcie do colide; esta camada conhecida como camada de Stern.

DUPLA CAMADA ELTRICA (DCE)


Outros ons positivos adicionais so atrados pelo colide negativo, mas estes so rejeitados pela camada de Stern, assim como por outros ons positivos que tentam aproximar-se ao colide. Este equilbrio dinmico resulta na formao de uma camada difusa de contra-ons. Os contra-ons tm uma alta concentrao prxima da superfcie, a qual diminui gradualmente com a distncia, at que se obtenha um equilbrio com a concentrao dos contra-ons no seio da soluo.

DUPLA CAMADA ELTRICA (DCE)


Na camada difusa h uma deficincia de ons negativos, chamados co-ons, pois tm a mesma carga que o colide. Sua concentrao aumenta gradualmente ao afastar-se do colide. Os contra-ons da camada de Stern mais os co-ons e contra-ons da camada difusa so os que juntos formam a dupla camada eltrica (DCE).

19/3/2013

DUPLA CAMADA ELTRICA (DCE)

NGULO DE CONTATO
A hidrofobicidade de um slido pode ser avaliada diretamente pelo ngulo de contato entre as fases slida, lquida e gasosa. Se o ngulo apresentar valores elevados, as bolhas espalham-se sobre a superfcie e, portanto, o slido que no foi molhado pelo lquido (meio aquoso) considerado hidrofbico.

NGULO DE CONTATO

PROBABILIDADE DE OCORRER A FLOTAO


P = Pa Pc Ps
Onde: P = probabilidade da flotao; Pa = probabilidade de adeso entre partculas hidrofbicas e bolhas de ar; Pc = probabilidade de coliso partcula-bolha; Ps = probabilidade de formao de um agregado partculabolha estvel.

19/3/2013

PROBABILIDADE DE ADESO (Pa)


Est diretamente relacionada ao ambiente qumico em um sistema de flotao.

PROBABILIDADE DE COLISO (Pc)


influenciada pelo tamanho da partcula, da bolha e pelas condies hidrodinmicas, sendo independente da hidrofobicidade da partcula.

Poder ser influenciada pela mineralogia, reagentes e condies da polpa.

PROBABILIDADE DE FORMAO (Ps )


Apresenta relao direta entre a fora de adeso do agregado partcula-bolha e o ngulo de contato. Quanto maior o valor do ngulo maior esta fora e maior o valor de Ps.

POTENCIAL ZETA ()
Na DCE, o nico potencial que pode ser medido experimentalmente o potencial zeta (), isto , o potencial medido no plano de cisalhamento entre a partcula e a soluo, quando os dois esto em movimento relativo, na presena de um campo eltrico.

19/3/2013

CIRCUITOS DE BENEFICIAMENTO

FLOTAO DE SULFETOS
Flotao coletiva (Bulk flotation): quando se flota simultaneamente, numa primeira operao, um grupo de minerais que apresentam caractersticas semelhantes de flotabilidade, visando um maior rendimento com menor custo custo. .

FLOTAO COLETIVA (BULK FLOTATION)

FLOTAO DE SULFETOS
Flotao seletiva, seqencial ou diferencial (Diferencial flotation): quando se flota as espcies minerais de forma separada para obter concentrados independentes de cada mineral til que contenha a alimentao alimentao. .

19/3/2013

FLOTAO SELETIVA (DIFERENCIAL FLOTATION)

ENSAIOS DE MICROFLOTAO
1.

Tubo de Hallimond
Utiliza pequenas quantidades de minerais puros (1 g). g). Possui a principal vantagem o fcil manuseio manuseio. . A clula facilmente desmontvel, permitindo a medida de pH antes e aps os testes testes. . O sistema de agitao magntica incompatvel com os minerais ferromagnticos (magnetita) (magnetita). .

TUBO DE HALLIMOND

TUBO DE HALLIMOND

19/3/2013

ENSAIOS DE MICROFLOTAO
2.

CLULA DE SMITHSMITH-PARTRIDGE

Clula de SmithSmith-Partridge modificada


Utiliza pequenas quantidade de amostras (de 1 a 5 g). g). No apresenta incompatibilidade ferromagnticos. ferromagnticos . os problemas de com os minerais

DOSAGEM E CLCULO DO CONSUMO DE REAGENTES


As dosagens de reagentes variam em funo dos teores do minrio na alimentao do circuito de flotao. flotao.

Dosagens de reagentes para flotao de minrio de ferro (em g/t) Teor da alimentao (% Fe) - 30 30 40 40 45 45 50 50 55 55 57,5 57,5 60 60 65 + 65 Depressor (amido) 400 500 500 500 500 600 700 800 1000 Coletor (amina) 120 120 100 80 70 50 50 40 30

10

19/3/2013

TESTES DE LABORATRIO (mL)

USINA E PLANTA PILOTO (L/min)

C( mL ) =

M .d .0,0001 c

C( L / min) =

M .d c.60.000

Onde: C (mL) consumo de soluo de reagente em mL; M massa de minrio na alimentao da flotao, em g; d dosagem do reagente utilizado, em g/t; c concentrao da soluo do reagente, em %.

Onde: C(L/min) consumo de soluo de reagente em L/min; L/min ; M massa de minrio na alimentao da flotao, em t/h; t/h; d dosagem do reagente utilizado, em g/t g/t; ; c concentrao da soluo do reagente, em %.

CLULA MECNICA
So tanques projetados para receber continuamente a polpa a ser flotada por uma de suas faces laterais e descarregar a espuma pela sua parte superior e descarregar o restante da polpa com o deprimido pela face oposta. oposta.

CLULA MECNICA
Utilizam-se conjuntos de clulas, onde o Utilizamdeprimido de uma alimenta a outra, em fluxo contnuo contnuo. . Podem ser lateralmente. lateralmente . fechadas ou abertas

A espuma removida por descarga ou por bombeamento. bombeamento .

11

19/3/2013

CLULA MECNICA
A mquina de flotao instalada dentro da clula e consiste de um rotor, cujo objetivo manter a polpa em suspenso. suspenso. O movimento rotacional do rotor gera uma presso negativa dentro da polpa, favorecendo a entrada de ar, que quebrado pelo estator. estator.

CLULA MECNICA
O ar pode ser injetado na clula. As bolhas tm dimetro de 1 mm. Para que o ar seja efetivo para carrear para cima o maior nmero possvel de partculas coletadas, deve dispor de um grande nmero de bolhas de pequeno dimetro. dimetro .

12

19/3/2013

FLOTAO EM COLUNA
A concepo bsica do processo de flotao em coluna foi desenvolvida no incio da dcada de 60 por Boutin e Tremblay, que registraram no Canad a primeira patente sobre esta tecnologia. tecnologia . A primeira implantao industrial usando essa tecnologia ocorreu em 1981 em Les Mines Gasp, Canad, onde uma coluna, operando em estagio de flotao cleaner de concentrao de molibdenita, substituiu com sucesso um banco de clulas mecnicas mecnicas. .

FLOTAO EM COLUNA
No Brasil, os primeiros trabalhos em laboratrio ocorreram em 1985 e a primeira implantao industrial data de 1991, 1991 , pela Samarco Minerao S.A.

13

19/3/2013

FLOTAO EM COLUNA
Identifica-se Identificadistintas: distintas : na coluna, duas zonas

FLOTAO EM COLUNA

Zona de coleta: coleta: tambm chamada de zona de recuperao ou zona de concentrao, entre a interface polpapolpaespuma e o sistema de aerao; aerao;

Zona de limpeza limpeza: : tambm conhecida como zona de espuma, entre a interface polpapolpaespuma e o transbordo transbordo. .

FLOTAO EM COLUNA
A alimentao da polpa, devidamente condicionada, feita a aproximadamente 2/3 da altura da coluna a partir de sua base. base . Na zona de coleta, as partculas provenientes da alimentao da polpa so contatadas em contracorrente com o fluxo de bolhas de ar produzido pelo aerador instalado na parte inferior da coluna. coluna.

FLOTAO EM COLUNA
As partculas hidrofbicas colidem e aderem s bolhas ascendentes, sendo ento transportadas at a zona de limpeza, constituda por uma camada de espuma de aproximadamente 1 m de espessura. espessura. Por outro lado, as partculas hidroflicas ou pouco hidrofbicas e, portanto, no aderidas s bolhas, so removidas na base da coluna. coluna.

14

19/3/2013

FLOTAO EM COLUNA
Na parte superior da coluna adicionado gua de lavagem com auxlio de dispersores, visando permitir uma adequada distribuio da gua no interior da camada de espuma. espuma. A gua de lavagem desempenha um papel de fundamental importncia nesse processo para a eliminao de partculas arrastadas pelo fluxo ascendente (normalmente de materiais contaminantes) e para a estabilizao da espuma. espuma .

FLOTAO EM COLUNA

FLOTAO EM COLUNA
Os distribuidores de gua de lavagem podem ser classificados em internos e externos externos: : o distribuidor externo instalado acima da camada de espuma e apresenta as vantagens de estar protegido por partculas slidas e de permitir a sua inspeo visual durante a operao. operao. O distribuidor interno instalado abaixo do transbordo da espuma e apresenta a vantagem de ser mais eficiente e produzir um material flotado com maior concentrao de slidos slidos. . Apresenta como desvantagens inspeo difcil, entupimento dos orifcios e parte da rea transversal da coluna obstruda obstruda. . So instalados entre 10 e 20 cm abaixo do nvel do transbordo. transbordo .

FLOTAO EM COLUNA
O sistema de aerao de uma coluna constitui componente fundamental na sua operao. operao. Um gerador de bolhas eficiente aquele capaz de gerar bolhas de 0,5 a 2,0 mm de dimetro com velocidade superficial de ar de 1,0 a 3,0 cm/s. cm/s . Os tipos de aeradores podem ser classificados em internos e externos externos. .

15

19/3/2013

FLOTAO EM COLUNA
Os aeradores internos podem ser rgidos (cermica, ao sinterizado, poliproprileno microporoso) e flexveis (borracha perfurada e tela de filtro). filtro). Os aeradores internos tm como principal desvantagem o entupimento entupimento. . Os aeradores externos so aqueles onde a gua e o ar sob presso ou polpa e ar so misturados e injetados na coluna. coluna.

FLOTAO EM COLUNA
Os aeradores externos tm como principal vantagem a possibilidade de remoo, inspeo e substituio dos injetores com a coluna em operao. operao . Embora esses aeradores representem um significativo avano tecnolgico, so de difcil operao e apresentam entupimentos freqentes devido obstruo dos furos das lanas pelas impurezas da gua gua. .

FLOTAO EM COLUNA
Os aeradores que utilizam a mistura arargua sob presso vm entrando em desuso e sendo substitudos por aeradores que utilizam somente ar ar. . Esse tipo de aerador consiste de um tipo de lana com um nico orifcio na sua extremidade para a sada de ar a uma velocidade prxima do som, dispensando o uso de gua. gua.

Mecnica

Coluna

A coluna de flotao difere da clula mecnica em quatro aspectos bsicos bsicos: :


Geometria (relao altura/dimetro); gua de lavagem; Ausncia da agitao mecnica; Sistema de gerao de bolhas.

16

S-ar putea să vă placă și