Sunteți pe pagina 1din 12

A ALTERAO DO POLO PASSIVO NA EXECUO FISCAL: HARMONIZANDO A SMULA 392 DO STJ COM O CTN.

Eurpedes Gomes Faim Filho.1

CHANGING THE TAX PAYER ORIGINALLY DESIGNATED IN THE TAX COLLECTING LAWSUIT: HARMONIZING SUPERIOR JUSTICE COURT DECISION NUMBER 392 WITH BRAZILIAN TAX CODE. Key words: tax collecting lawsuit; taxpayer; Superior Justice Court Decision number 392; Brazilian Tax Code. Palavras-chave: ao de execuo fiscal; executado contribuinte; Smula 392 do Superior Tribunal de Justia; Cdigo Tributrio Nacional. SUMRIO: 01. O ttulo executivo na execuo fiscal. 02 A smula 392 do Superior Tribunal de Justia. 03. Alterao ou mudana do sujeito passivo da execuo. 04. Estaria a smula revogando o Cdigo Tributrio Nacional? 05. Casos de aplicao mitigada da smula. 05.01 Redirecionamento da execuo no caso de pessoas jurdicas. 05.02 O redirecionamento para o esplio ou sucessores do falecido. 05.03 Alterao ou mudana do sujeito passivo da execuo no caso dos tributos sobre a propriedade. 05.03.01 Alienao anterior execuo fiscal. 05.03.02 Alienao durante o curso da execuo fiscal possibilidade de redirecionamento da execuo. 05.03.03 O caso do IPVA paulista.

INTRODUO. O presente estudo trata da questo suscitada pela smula 392 do Superior Tribunal de Justia a qual impediria a alterao do polo passivo da execuo fiscal, dando a impresso de no aplicao das regras pertinentes sujeio passiva e responsabilidade tributria previstas no Cdigo Tributrio Nacional. Para tanto analisamos a smula e seu significado para em seguida tentar encontrar um ponto de harmonia que permita a aplicao da smula sem que isso signifique tornar letra morta as regras previstas no Cdigo Tributrio Nacional. 01. O ttulo executivo na execuo fiscal. A execuo, seja ela de que natureza for, tem como base um ttulo executivo, o qual pode ser judicial, caso em que a execuo denominada de fase de cumprimento de sentena; ou extrajudicial.

Magistrado paulista desde 1989. Professor universitrio com docncia iniciada na UNESP em 1988, atualmente no em atividade. Doutorando e mestre pela Faculdade de Direito do Largo de So Francisco da Universidade de So Paulo.

A Alterao do Polo Passivo na Execuo Fiscal: Harmonizando a Smula 392 do STJ com o CTN. Eurpedes Gomes Faim Filho

Entre os ttulos executivos extrajudiciais se encontra a Certido de Dvida Ativa (CDA), como reza o Cdigo de Processo Civil:
Art. 585. So ttulos executivos extrajudiciais: (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) [...] VII - a certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, correspondente aos crditos inscritos na forma da lei; (Redao dada pela Lei n 11.382, de 2006). [...]

O ttulo executivo no se confunde com o crdito que ele representa. Na lio de Enrico Tullio Liebman o ttulo executivo um ato que a lei entende satisfazer aos rigores de certeza de forma a possibilitar a execuo judicial, sem a prvia cognio, mas tambm sem impedir a defesa do executado, na forma da lei.2 Ressalta o mesmo mestre que a eficcia do ttulo executivo se manifesta somente dentro do processo de execuo, ensinando que essa situao de direito processual no se confunde e nem interfere com a situao de direito material existente entre as partes. 3 Assim, no campo fiscal, a eventual irregularidade da CDA no significa irregularidade do crdito tributrio, o qual permanece inclume, salvo se atingido por situaes que como ele sejam tambm de direito material, exemplificando-se com a prescrio e a decadncia. Essa diferenciao importante porque a questo que nos propomos tratar exige essa distino para uma melhor interpretao do significado da smula 392 do Superior Tribunal de Justia. Contudo, a exegese deve ser feita tendo-se em mente o ensinamento de Cndido Rangel Dinamarco:
[...] em primeiro lugar indispensvel que o sistema esteja preparado para produzir decises que sejam capazes de propiciar a tutela mais ampla possvel aos direitos reconhecidos [...]. Onde for possvel produzir precisamente a mesma situao que existiria se a lei no fosse descumprida, que sejam proferidas decises nesse sentido e no outras meramente paliativas.4 (grifo nosso)

2 3

Manuale di Diritto Processuale Civile. Quinta Edizione. Milano: Giuffr, 1992, pg. 202 Obra citada, pgs. 202/203. 4 A Instrumentalidade do Processo. 3 Edio. So Paulo: Malheiros, 1993, pg. 297/298.

A Alterao do Polo Passivo na Execuo Fiscal: Harmonizando a Smula 392 do STJ com o CTN. Eurpedes Gomes Faim Filho

No caso da execuo fiscal a situao que existiria se a lei no fosse descumprida seria a satisfao do credor pblico e isso deve estar na mente do julgador quando decide nessas situaes. 01. A smula 392 do Superior Tribunal de Justia.

A importncia da jurisprudncia no Brasil tem crescido exponencialmente com cada vez maior vinculao das instncias inferiores s decises das superiores, o que nos tem aproximado do sistema de direito conhecido como common law e nos afastado do denominado sistema europeu continental, passando-se aqui a termos um sistema hbrido, o que j apontamos em outro estudo.5 Assim, mesmo a jurisprudncia no sumulada do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justia hoje tem um forte carter vinculante, pois a deciso que a contrariar est at sujeita a reclamao perante aqueles tribunais. Portanto, a smula no pode ser desconsiderada sob a alegao de que no seja vinculante e diz ela:
A Fazenda Pblica pode substituir a certido de dvida ativa (CDA) at a prolao da sentena de embargos, quando se tratar de correo de erro material ou formal, vedada a modificao do sujeito passivo da execuo.

A smula se divide em trs partes: 1. Uma que permite a substituio da CDA, at a prolao da sentena de embargos; 2. Outra que limita essa permisso aos erros materiais ou formais; e 3. Outra que veda a modificao do sujeito passivo da execuo. A questo que nos propomos a enfrentar o significado dessa vedao. 03. Alterao ou mudana do sujeito passivo da execuo. Como se pode observar a smula veda alterao ou mudana no polo passivo da execuo.

Legitimidade e Responsabilidade do Judicirio em um Ambiente Democrtico. Publicado na Revista da Academia Paulista de Magistrados, nmero 03, texto 20. Disponvel em: http://www.apmbr.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=142:legitimidade-eresponsabilidade-&catid=62:edicao-3. Acesso dia 19.09.2011.

A Alterao do Polo Passivo na Execuo Fiscal: Harmonizando a Smula 392 do STJ com o CTN. Eurpedes Gomes Faim Filho

A regra que s se pode executar aquele contra quem se tem um ttulo executivo judicial ou extrajudicial, sendo a CDA ttulo extrajudicial, como apontado acima e o objetivo da smula manter a higidez de tal ttulo. 04. Estaria a smula revogando o Cdigo Tributrio Nacional?

Pode-se alegar que a aplicao da smula tornaria letra morta o disposto nos artigos que tratam de sucesso ou responsabilidade tributria no Cdigo Tributrio Nacional, mas tal no se d. Com efeito, o Cdigo Tributrio Nacional norma de Direito Material e a smula regra de Direito Processual, pois trata apenas da CDA, como se viu acima. O fato de na execuo no se poder alterar o polo passivo no impede que, com base Cdigo Tributrio Nacional a Fazenda oferea nova execuo. Para evitar a ocorrncia da prescrio ou decadncia se deve aprimorar os cadastros e mecanismos de lanamento e criao das CDAs, no se podendo responsabilizar a smula por defeitos na rea de administrao tributria. Contudo, h situaes em que a smula deve ser aplicada mitigadamente, como passamos a analisar. 05. Casos de aplicao mitigada da smula.

Podemos lembrar que a excluso de um executado, com a permanncia de outro previsto originalmente na CDA no vedada, pois no significa alterao no ttulo executivo, o qual permanece ntegro. Se tal excluso significa remisso de dvida ou outra forma de extino, mesmo que parcial, do crdito tributrio no objeto de discusso no momento. Existe tambm a possibilidade de redirecionar a execuo, sem que haja qualquer mudana no ttulo executivo representado pela CDA, com total respeito smula, o que analisamos em seguida, sem pretenso de esgotar as possveis hipteses de aplicao mitigada da smula. Por redirecionamento se deve entender o reconhecimento da existncia de litisconsrcio necessrio com base no art. 47 do Cdigo de Processo Civil c. c. o art. 598, do mesmo cdigo e o art. 1 da Lei 6.830/1980, o qual dispe:

A Alterao do Polo Passivo na Execuo Fiscal: Harmonizando a Smula 392 do STJ com o CTN. Eurpedes Gomes Faim Filho

Art. 47. H litisconsrcio necessrio, quando, por disposio de lei ou pela natureza da relao jurdica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficcia da sentena depender da citao de todos os litisconsortes no processo. Pargrafo nico. O juiz ordenar ao autor que promova a citao de todos os litisconsortes necessrios, dentro do prazo que assinar, sob pena de declarar extinto o processo.

Como se ver a seguir, a lei, no caso o Cdigo Tributrio Nacional, determina que a execuo afete pessoas no prevista originalmente na CDA, assim, aplicvel esse artigo no caso. Convm ressaltar, contudo, que de capital importncia, antes de qualquer providncia, a citao daquele para quem a execuo ser redirecionada para que ele apresente a defesa que tiver, em obedincia ao disposto no art. 5, LV, da Constituio da Repblica. 05.01 Redirecionamento da execuo no caso de pessoas jurdicas. O redirecionamento para as pessoas dos scios s vezes possvel porque aqui a executada, pessoa jurdica, fica inalterada, ocorrendo a desconsiderao da personalidade jurdica, mas sem alterao no polo passivo da execuo fiscal. Tal desconsiderao tem amparo no Cdigo Civil de 2002 que diz:
Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

No olvidemos que no caso tributrio se deve observar as regras tambm do Cdigo Tributrio Nacional. 05.02 O redirecionamento para o esplio ou sucessores do falecido. No caso de falecimento antes da execuo o Superior Tribunal de Justia firme no sentido de no permitir a alterao do polo passivo:
PROCESSUAL CIVIL. EXECUO FISCAL PROPOSTA CONTRA DEVEDOR J FALECIDO. CARNCIA DE AO. ILEGITIMIDADE PASSIVA. ALTERAO DO PLO PASSIVO DA EXECUO PARA CONSTAR O ESPLIO. IMPOSSIBILIDADE. SMULA N. 392/STJ. [...] 3. Naturalmente, sendo o esplio responsvel tributrio na forma do art. 131, III, do CTN, a demanda originalmente ajuizada contra o devedor com citao vlida pode a ele ser redirecionada quando a morte ocorre no curso do processo de execuo,

A Alterao do Polo Passivo na Execuo Fiscal: Harmonizando a Smula 392 do STJ com o CTN. Eurpedes Gomes Faim Filho

o que no o caso dos autos onde a morte precedeu a execuo. 4. Recurso especial no provido. (REsp 1222561/RS, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 26/04/2011, DJe 25/05/2011)6 (grifo nosso)

Como se v, no fim da deciso, se a morte ocorrer no curso da execuo o redirecionamento vivel, tanto para o esplio quanto para os sucessores, considerando a regra denominada de direito de saisine e o disposto no art. 1.055 e seguintes do Cdigo de Processo Civil c. c. o art. 1 da Lei 6.830/1980. A argumentao de que o Fisco pode no ter como saber se a morte ocorreu antes da execuo razovel, pois a pessoa pode morrer em qualquer lugar do planeta e, assim o Fisco pode no ter mesmo como saber, mas se a informao estava disponvel quando da propositura da execuo no Cartrio de Registro de Imveis (CRI) ou no Cartrio do Registro Civil, ambos do local da execuo, a alegao de ignorncia no pode ser acolhida devido ao princpio da publicidade dos registros pblicos. Para se acautelar, convm que o Fisco faa convnio com o registro civil e o registro de imveis locais, no sendo, porm, razovel exigir que ele o faa com todos os registros existentes no pas e muito menos fora dele. Seja como for, a questo da razoabilidade dessa exigncia deve ser conhecida e decidida caso a caso. 05.03 Alterao ou mudana do sujeito passivo da execuo no caso dos tributos sobre a propriedade. Esse tipo de tributo pode gerar mais dvidas por se entender que tenha natureza propter rem. Em 2007, antes da smula que de 2009, o prprio Superior Tribunal de Justia afirmou que o IPTU tem natureza propter rem, admitindo, por isso, a alterao no polo passivo da execuo:
PROCESSO CIVIL. RECURSO ESPECIAL. TRIBUTRIO. IPTU. OBRIGAO TRIBUTRIA PROPTER REM. INCLUSO DO NOVEL PROPRIETRIO. SUBSTITUIO DA CDA. POSSIBILIDADE. 1. A obrigao tributria real propter rem, por isso que o IPTU incide sobre o imvel (art. 130 do CTN). 2. Deveras, ainda que
6

Neste sentido: AgRg no REsp 1218068/RS, Rel. Ministro BENEDITO GONALVES, PRIMEIRA TURMA, julgado em 05/04/2011, DJe 08/04/2011; AgRg no REsp 1056606/RJ, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 27/04/2010, DJe 19/05/2010

A Alterao do Polo Passivo na Execuo Fiscal: Harmonizando a Smula 392 do STJ com o CTN. Eurpedes Gomes Faim Filho

alienada a coisa litigiosa, lcita a substituio das partes (art. 42 do CPC), preceito que se aplica execuo fiscal, em cujo procedimento h regra expressa de alterao da inicial, qual a de que lcito substituir a CDA antes do advento da sentena. 3. [...] 4. O IPTU tem como contribuinte o novel proprietrio (art. 34 do CTN), porquanto consubstanciou-se a responsabilidade tributria por sucesso, em que a relao jurdicotributria deslocou-se do predecessor ao adquirente do bem. Por isso que impedir a substituio da CDA pode ensejar que as partes dificultem o fisco, at a notcia da alienao, quanto exigibilidade judicial do crdito sujeito prescrio. 5. [...] 6. [...]. 8. Recurso Especial provido. (REsp 840.623/BA, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 06/09/2007, DJ 15/10/2007, p. 237) (grifo nosso)

A natureza propter rem desses tributos, em especial do IPTU reconhecida na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia,7 mas, mesmo nesse caso, a posio do Superior Tribunal de Justia no sentido de no permitir a alterao da CDA.8 A questo se divide em duas: quando a alienao inter vivos ocorre antes da execuo fiscal e quando ocorre depois da sua propositura. 05.03.01 Alienao anterior execuo fiscal. Havendo a alienao antes da execuo fiscal o contribuinte no mais aquele elegido equivocadamente para ser o executado por eventuais defeitos de cadastro, mas sim o adquirente, havendo, por isso, ilegitimidade de parte passiva na execuo proposta contra o alienante:
EXECUO FISCAL. IPTU. ALIENAO DO IMVEL ANTERIOR AO AJUIZAMENTO DA AO. REDIRECIONAMENTO DO FEITO EXECUTRIO CONTRA O ATUAL PROPRIETRIO. IMPOSSIBILIDADE. CDA NULA. EXTINO DO PROCESSO SEM JULGAMENTO DO MRITO. I - [...] A substituio da Certido de Dvida Ativa permitida at o momento em que for proferida deciso de primeira instncia, somente quando se tratar de erro formal ou material, e no em casos que impliquem alterao do prprio lanamento . (REsp 705.793/SP, Rel. Ministro FRANCISCO FALCO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 17/05/2007, DJe 07/08/2008) (grifo nosso)

Vide: Supremo Tribunal Federal RE 204.827-5, de 12.12.1996; Superior Tribunal de Justia AgRg no Ag 987.095/BA, Rel. Ministro JOS DELGADO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 20/05/2008, DJe 23/06/2008; REsp 863.396/DF, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 27/02/2007, DJ 02/04/2007, p. 253; e REsp 684.392/PR, Rel. Ministro FRANCISCO FALCO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 18/10/2005, DJ 19/12/2005, p. 230. 8 Vide, entre os precedentes da smula: AGA 888479 BA 2007; RESP 829455 BA 2006; ERESP 823011 RS 2006; AGA 815732 BA 2006.

A Alterao do Polo Passivo na Execuo Fiscal: Harmonizando a Smula 392 do STJ com o CTN. Eurpedes Gomes Faim Filho

Se essa alienao no constar no cartrio de registro de imveis, ou seja, se o executado que est na CDA original ainda consta como proprietrio no CRI ele parte legtima devido regra de que a propriedade imvel s se transmite pelo registro no CRI. Todavia, o promitente-comprador pode figurar no polo passivo da execuo fiscal, mas desde que junto com o proprietrio e isso esteja assim desde a propositura da execuo, mesmo que nada conste no Cartrio de Registro de Imveis:
TRIBUTRIO. EXECUO FISCAL. IPTU. LEGITIMIDADE PASSIVA DO PROMITENTE VENDEDOR. ART. 34 DO CTN. RECURSO REPETITIVO JULGADO. 1. Entendimento desta Corte no sentido de que o promitente comprador legitimado para figurar no polo passivo conjuntamente com o proprietrio, qual seja, aquele que tem a propriedade registrada no Cartrio de Registro de Imveis, em demandas relativas cobrana do IPTU. [...] 2. Na espcie, no houve transcrio da alienao no Cartrio de Registro de Imveis competente, de forma que o promitente vendedor, proprietrio do bem, tambm legitimado para figurar no plo passivo da execuo fiscal . 3. [...] (AgRg no REsp 1125171/SP, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 04/05/2010, DJe 21/05/2010) (grifo nosso)

O Superior Tribunal de Justia decidiu que dever do antigo proprietrio informar a alienao ao Fisco, mas, se no o fizer, isso no autoriza a alterao do polo passivo se a alienao for anterior execuo, sem prejuzo de gerar multa por descumprimento de obrigao tributria acessria:
EMBARGOS EXECUO FISCAL. IPTU. VENDA DE IMVEL. FALTA DE COMUNICAO ANTERIOR AO EXEQENTE. PRINCPIO DA CAUSALIDADE. CONDENAO DO EXECUTADO EM HONORRIOS ADVOCATCIOS. I - Esta Corte tem-se pronunciado no sentido de que deve ser afastada a condenao do exeqente ao pagamento dos honorrios advocatcios, em face do princpio da causalidade, devendo suportar os nus sucumbenciais quem deu causa instaurao do processo. [...] II - Na hiptese, trata-se de execuo fiscal em face de dvida de IPTU, ajuizada em 2003, em que houve a alienao do imvel objeto da dvida em 1999, por parte do executado a terceiro. III - Em que pese ter havido o registro da venda do bem no Cartrio Imobilirio, o executado deixou de comunicar ao Fisco, antes do ajuizamento da execuo, acerca do citado negcio jurdico, o que s o fez por meio dos embargos execuo. IV - Deve, portanto, o executado arcar com os honorrios advocatcios, em virtude da extino da execuo fiscal sem julgamento de mrito, por ilegitimidade passiva ad causam, pois foi quem deu causa ao ajuizamento da lide, em ateno ao princpio da causalidade. V - Recurso especial improvido. (REsp 1089701/PR, Rel. Ministro FRANCISCO FALCO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 21/10/2008, DJe 10/11/2008) (grifo nosso)

A Alterao do Polo Passivo na Execuo Fiscal: Harmonizando a Smula 392 do STJ com o CTN. Eurpedes Gomes Faim Filho

05.03.02 Alienao durante o curso da execuo fiscal possibilidade de redirecionamento da execuo. Aqui vale o mesmo princpio supramencionado se no houve registro no registro de imveis, devendo a execuo prosseguir, sem alterao do polo passivo,9 mas sendo passvel de penhora o bem que deu origem tributao e foi alienado. Em se tratando de IPTU e ITR convm ressaltar que, como eles so tributos sobre a propriedade imvel, pelo nosso sistema essa propriedade s se transfere com o registro no Registro de Imveis, como j decidiu a jurisprudncia:
TRIBUTRIO. IPTU. CONTRIBUINTE. POSSUIDOR. ARTS. 32 E 34 DO CTN. CONTRATO DE CESSO DE USO SUSPENSO POR FORA DE LIMINAR PROFERIDA EM SEDE DE AO CIVIL PBLICA. INOCORRNCIA DA HIPTESE DE INCIDNCIA DA EXAO. 1. [...] 6. O Eg STF, secundando a tese acima, decidiu que o IPTU "inequivocamente um imposto real, porquanto ele tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de imvel localizado na zona urbana do municpio, sem levar em considerao a pessoa do proprietrio, do titular do domnio til ou do possuidor" (RE 204.827-5, de 12.12.1996). 7. Consequentemente, enquanto no desconstitudo o domnio, o proprietrio tem a obrigao ex lege, muito embora luz do princpio do enriquecimento sem causa, possa reaver o que pagou, acaso declarada, com efeito ex tunc, a perda da propriedade e o reconhecimento da posse contnua de outrem . que a capacidade contributiva ex lege e no econmica, no sentido de que haja correlao entre quem paga e quem aufere benefcios (art. 126, II, do CTN). 8. [...] 9. [...] (REsp 863.396/DF, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 27/02/2007, DJ 02/04/2007 p. 253)

Assim, se houver registro no registro de imveis aps o ajuizamento da execuo se deve aplicar a mesma regra do redirecionamento da execuo aplicada nos casos supramencionados, prosseguindo a execuo, sem alterao do polo passivo, mas com possibilidade de penhora do bem alienado, lembrando-se o disposto no art. 123 do Cdigo Tributrio Nacional:
salvo disposies de lei em contrrio, as convenes particulares, relativas responsabilidade pelo pagamento de tributos, no podem ser opostas Fazenda Pblica, para modificar a definio legal do sujeito passivo das obrigaes tributrias correspondentes.

Isso assim se d aplicando-se o brocardo ubi eadem ratio idem jus, ou, em vernculo numa traduo livre: onde h a mesma razo, o mesmo deve ser o direito,

Conforme: AgRg no REsp 838.380/SP, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 18/03/2010, DJe 30/03/2010

A Alterao do Polo Passivo na Execuo Fiscal: Harmonizando a Smula 392 do STJ com o CTN. Eurpedes Gomes Faim Filho

10

pois o redirecionamento no caso das pessoas jurdicas, por exemplo, se d, como se v na lio original dos ingleses, pelo levantamento do vu jurdico de forma a ser alcanada a realidade ftica por trs dele10 o que exatamente o mesmo que se est dizendo aqui. Assim, seria possvel o redirecionamento da execuo para a pessoa do adquirente, sem alterao do polo passivo. Contudo a penhora deve ocorrer apenas sobre o bem adquirido sem observncia dos direitos do Fisco, regra amparada no Cdigo Tributrio Nacional que diz:
Art. 130. Os crditos tributrios relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domnio til ou a posse de bens imveis, e bem assim os relativos a taxas pela prestao de servios referentes a tais bens, ou a contribuies de melhoria, subrogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do ttulo a prova de sua quitao. (grifo nosso)

A penhora de outros bens do adquirente no vivel, pois a responsabilidade dele evidentemente se limita apenas ao bem adquirido, o que no impede o Fisco de exigir o tributo com base em outros bens do executado original, se no houver impedimento legal para tanto no caso concreto. Isso se d porque em sendo a tributao de natureza propter rem ela segue o bem em si e no todo o patrimnio do adquirente. Tal redirecionamento vivel inclusive se houve alienao de alienao, com registro no CRI ou por meio da prtica conhecida como contrato de gaveta, sob pena de os objetivos da execuo fiscal se verem frustradas por manobras que burlam o Fisco. Assim, seria respeitada a smula, a qual tem sua razo de ser, como dito acima, bem como a lei complementar representada pelo Cdigo Tributrio Nacional, sem prejuzo de nenhuma das duas. Tal redirecionamento no impediria tambm discusses de fraude execuo, mas a rigor essa discusso se tornaria desnecessria com a aplicao da regra do Cdigo Tributrio Nacional.

10

IVAMY, E. R. Hardy. " Topham and Ivamy's Company Law" . 15th Edition. London: Butterworth & Co. (Publishers), Shaw & Sons, 1974, pgs. 8 a 12

A Alterao do Polo Passivo na Execuo Fiscal: Harmonizando a Smula 392 do STJ com o CTN. Eurpedes Gomes Faim Filho

11

Tambm no h prejuzo se o Fisco optar por ingressar com uma nova execuo, desistindo da anterior, ou prosseguir na original, pois a atitude do executado e de terceiros no o vincula. 05.03.03 O caso do IPVA paulista. Para esse caso h a Lei Paulista n 6.606, de 20 de dezembro de 1989:
Artigo 4 - So responsveis, solidariamente, pelo pagamento do imposto: I - o adquirente, em relao ao veculo adquirido sem o pagamento do imposto do exerccio ou exerccios anteriores; II - o titular do domnio e/ou o possuidor a qualquer ttulo; III - o proprietrio de veculo de qualquer espcie, que o alienar e no comunicar a ocorrncia ao rgo pblico encarregado do registro e licenciamento, inscrio ou matrcula, na forma do artigo 18. IV - o funcionrio que autorizar ou efetuar o registro e licenciamento, inscrio ou matrcula de veculo de qualquer espcie, sem a prova de pagamento ou do reconhecimento de iseno ou imunidade do imposto. Pargrafo nico - A solidariedade prevista neste artigo no comporta benefcio de ordem.

Como se v, nesses casos a Fazenda tem opes de acionar vrias pessoas, mas, feita a opo, no poder alterar o polo passivo da execuo, podendo, no mximo, pedir o redirecionamento da mesma, na forma supracitada. CONCLUSES. Ao longo do presente estudo observamos que a smula 392 do Superior Tribunal de Justia realmente veda a substituio da CDA para modificar o sujeito passivo da execuo fiscal, porm isso no significa que no seja possvel a excluso de um dos executados originais, prosseguindo-se contra outro ou outros executados originais. Da mesma forma, o redirecionamento da execuo ou a troca da CDA para o esplio ou sucessores no caso de falecimento anterior execuo a princpio vedado, salvo havendo razovel motivo para que o Fisco ignore a morte. Tambm o redirecionamento da execuo ou a troca da CDA no caso de alienao do bem sobre o qual recai a tributao anterior execuo vedado, embora o promitente-comprador possa figurar na CDA ao lado do proprietrio, desde que j conste seu nome na CDA original.

A Alterao do Polo Passivo na Execuo Fiscal: Harmonizando a Smula 392 do STJ com o CTN. Eurpedes Gomes Faim Filho

12

Contudo, em respeito ao disposto no Cdigo Tributrio Nacional, tal vedao no pode ser interpretada de forma a ter um carter absoluto, sob pena de se revogar o cdigo por smula, o que no possvel. Por isso, por exemplo, a desconsiderao da personalidade jurdica com execuo dos bens dos scios para quem a execuo redirecionada possvel e corriqueiramente praticada. Da mesma forma, existe a possibilidade de redirecionamento da execuo para o esplio ou sucessores do falecido no caso de falecimento no curso da execuo. Finalmente, tal redirecionamento tambm se mostra possvel quando feito para a pessoa do adquirente que adquiriu o bem objeto da tributao aps a execuo, sem alterao do polo passivo, mas para a penhora apenas do bem adquirido sem observncia dos direitos do Fisco e no sobre outros bens do adquirente. Caso a alienao do imvel no esteja constando no cartrio de registro de imveis, ou seja, se o executado que consta na CDA ainda consta como proprietrio no CRI ele continua sendo parte legtima devido regra de que a propriedade imvel s se transmite pelo registro no CRI. Com tal interpretao sistemtica e teleolgica tanto da smula quanto das regras processuais e do Cdigo Tributrio Nacional possvel fazer uma harmonizao como a aqui proposta de maneira a dar integral cumprimento a todas essas regras sem prejuzo de nenhuma.

S-ar putea să vă placă și