Sunteți pe pagina 1din 38

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS

FUNDAMENTOS DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos (...) I - a soberania; II - a cidadania III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. TITULARIDADE DO PODER E O ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO Titularidade do poder: Povo

Forma de Estado: FEDERAO Forma de Governo: Repblica Sistema de Governo: Presidencialismo Regime de Governo (ou Regime Poltico): Democracia. SEPARAO DOS PODERES Os poderes so INDEPENDENTES e HARMNICOS entre si.Cada um exerce, alm de suas funes tpicas, funes atpicas. SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS (checks and balances): cada poder deve exercer suas funes e, ao mesmo tempo fiscalizar e controlar os outros poderes, para evitar abusos e excessos.

Ex.: Para que o Presidente nomeie os ministros do STF, preciso que o Senado Federal aprove primeiro. Cada Poder exerce suas funes tpicas e funes atpicas de outro poderes. OBJETIVOS FUNDAMENTAIS Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. PRINCPIOS QUE REGEM O BRASIL EM SUAS RELAES INTERNACIONAIS

INTEGRAO DOS POVOS DA AMRICA LATINA O Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. Prembulo no possui relevncia jurdica e no norma de reproduo obrigatria nas Constituies Estaduais. ADCT serve para regular a transio entre uma Constituio antiga e uma nova. O Ato das Disposies Constitucionais Transitrias possui eficcia jurdica e vale como qualquer outro artigo da CF88, seu texto somente pode ser alterado atravs da Emenda Constitucional. As normas que instituem os direitos e garantias fundamentais tm APLICAO IMEDIATA e geralmente, so de eficcia plena.

Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 - material: as normas que organizam o poder poltico, os valores e fins a serem alcanados pelo Estado, e os direitos fundamentais. - formal: possui posio hierrquica superior s demais normas, servindo de fundamento de validade de todas as leis que foram editadas pelo pas, e tambm limitando seus contedos. - Classificaes: A CRFB classificada como: Promulgada, Escrita, Dogmtica, Rgida, Analtica, Formal (PEDRA F), Social Democrtica (= promulgada), Dirigente (prev plano de metas), Principiolgica (predominncia de princpios), Ecltica (possui diferentes ideologias conciliadas), Normativa (alinhadas com a realidade poltica), Originria (possui princpio poltico novo), e Expansiva (mantm temas anteriores e aborda novos). - Poder Constituinte: o poder de criar e reformar a constituio. Sua titularidade emana do povo.

Supranacional: o poder concedido aos pases para aderirem a um direito comunitrio com o fim de elaborar uma constituio nica renunciando para tanto parte de sua soberania. Originrio: A Assembleia Nacional Constituinte exerce esse poder assim como o povo atravs de plebiscito e referendo. A criao de uma nova constituio pode gerar os seguintes efeitos: - revogao - recepo

- desconstitucionalizao: as normas anteriores materialmente compatveis so admitidas na nova constituio com status de lei infraconstitucional. Limites: Procedimental ou formal: A Constituio poder ser emendada mediante proposta:
I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. A matria constante de proposta de emenda rejeitada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

Circunstancial: impede a alterao da constituio em momentos de instabilidade tais como estado de defesa, de stio e na interveno federal. A interveno estadual no impede a mudana da CF. A Unio pode interferir em municpio? Em regra no, mas tem a exceo dos municpios que se encontram em territrios. Material: No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir:
I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais.

Temporal: impede qualquer alterao durante um perodo. ADCT no pode ser revisto antes de 5 anos da sua publicao. Poder Constituinte difuso: meio informal de alterar a constituio, atravs de mutao constitucional. O texto no alterado, o que muda apenas a sua interpretao. OBS: A lei orgnica distrital possui fora de constituio estadual, diferentemente da lei orgnica municipal. No prazo de um ano aps a promulgao da CF, todas as Assemblias Legislativas j devem ter suas constituies. No cabe controle de constitucionalidade de emenda constituio do Estado quando essa ofende a Constituio estadual. Aplicabilidade das normas constitucionais As normas constitucionais se dividem em: Autoexecutveis: produz efeitos com a simples entrada em vigor da Constituio.

Eficcia plena: aplicabilidade direta, imediata e integral. Ex: A gratuidade dos transportes coletivos urbanos aos maiores de 65

anos.
Eficcia contida: aplicabilidade direta, imediata e no integral (sujeitas a restries). Ex: O exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as

qualificaes profissionais estabelecidas em lei.


No autoexecutveis: necessitam que haja atuao legislativa para que tenha sua plena aplicao. Eficcia limitada: aplicabilidade indireta, mediata e reduzida. Ex: Direito de greve. Para Maria Helena Diniz: normas com eficcia absoluta: no pode ser contrariada nem por EC. So as clusulas ptreas . Ex. Direito de propriedade (Dir. e Garantias individuais) Aplicabilidade eficcia Direitos e garantias fundamentais Direitos de primeira gerao (liberdade) surgiram com a revoluo francesa, buscava impor limites atuao do Estado e criao de um Estado liberal. Ex. direito vida, liberdade, inviolabilidade do domiclio, correspondncia, etc. Direitos de segunda gerao (igualdade) surgiram com a constituio mexicana de 1917, mas ganho enfoque com a de Weimar, onde se buscava mais auxlio do Estado por meio de direitos sociais. Ex. direito sade, greve, ao trabalho, alimentao, educao, salrio mnimo etc. Direitos de terceira gerao (fraternidade) So direitos difusos e coletivos. Ex. direito paz, ao meio ambiente equilibrado, solidariedade, fraternidade etc. Direitos de quarta gerao fala sobre os direitos de engenharia gentica. Direitos fundamentais bsicos: Direitos fundamentais bsicos: (VIPS L) - vida - igualdade - propriedade - segurana

- liberdade Nacionalidade Existem dois tipo de nacionalidade: - originria: resulta do fato do nascimento. - adquirida: por ato voluntrio.
So brasileiros natos: - Nascidos no Brasil; - Excetuam-se os filhos de pais estrangeiros a servio de seu pas de origem. 2 caso: Nascidos no estrangeiro, de pai ou me brasileiro (no importa se nato ou naturalizado), a servio do Brasil. Por exemplo, o filho de uma diplomata brasileira a servio em Cuba. 3 caso: Nascidos no estrangeiro, de pai ou me brasileiros, desde que: sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil; optem, em qualquer tempo, aps atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal diz que, nesse caso, a nacionalidade primria, pois existe desde o nascimento, ficando apenas sujeita a uma condio para o seu implemento.

A nacionalidade nata pode ser adquirida por dois critrios: Origem territorial (jus soli): nacional quem nasce dentro do Estado. Origem sangunea (jus sanguinis): so nacionais os descendentes de nacionais. So brasileiros natos: Os nascidos no Brasil mesmo de pais estrangeiros desde que os pais no estejam a servio do seu pas. Os nascidos no estrangeiro com genitor brasileiro a servio do Brasil. Os nascidos no estrangeiro com pai ou me brasileiros, desde que seja registrado em repartio brasileira competente, ou que venham a residir no Brasil posteriormente e optem pela nacionalidade brasileira. So brasileiros naturalizados: Desde que optem pela nacionalidade brasileira por meio de requerimento do interessado. Os originrios de pases que falam portugus com residncia e idoneidade moral devem ter residncia no Brasil por um ano ininterrupto e idoneidade moral. Estrangeiros com residncia no Brasil sem condenao penal devem residir no Brasil por 15 anos ininterruptos, no ter condenao penal, e requerer a nacionalidade. Diferenas entre o brasileiro nato e o naturalizado: - Extradio: Nato no pode ser extraditado Naturalizado pode ser extraditado em dois casos: se poca do crime ao autor era estrangeiro e depois virou brasileiro naturalizado, e se mesmo j naturalizado o crime cometido era referente trfico ilcito de entorpecente e drogas afins.

- Perda da nacionalidade: Nato quando adquirir outra nacionalidade. Naturalizado naturalizao pode ser cancelada por deciso judicial, s no caso de atividade nociva a interesse nacional. Quando adquirir outra nacionalidade Exceo: quando for reconhecimento da nacionalidade originria pela lei estrangeira, e quando se tratar de imposio de naturalizao por norma estrangeira ao brasileiro residente no estrangeiro. - Exerccio de cargos e funo: Nato pode exercer qq cargo poltico Naturalizado no pode ser Presidente, Vice presidente, presidente do senado, da cmara, do STF, possuir carreira diplomtica, ser oficial da foras armadas e ser ministro de estado de defesa. No pode ser do conselho da repblica com cidado, mas pode se for como outro cargo. - Propriedade de empresas jornalsticas: Nato No sofre restrio Naturalizado s poder possuir empresa jornalstica e de radiofuso sonora ou de sons e imagens se provar que est naturalizado a mais de dez anos. - Direitos Polticos Direito subjetivo que concede ao cidado o direito fundamental de participar da formao da vontade nacional. Brasil adota a democracia semidireta, ou seja, grupo eleito pelo povo exerce o poder poltico. Entretanto existem ainda institutos que manifestam a democracia direta tais como: -- Plebiscito: a consulta prvia do povo, antes da aprovao de um ato sobre matria relevante constitucionalmente. -- Referendo: consulta posterior do povo, aps a aprovao de ato sobre matria relevante. Dever ratificar ou rejeitar a medida aprovada. -- Iniciativa Popular: Possibilidade do cidado deflagrar o processo legislativo. Deve falar de apenas um assunto e no pode ser rejeitado por vcio de forma. Para que ocorra deve ter, na esfera federal: 1% do eleitorado nacional dividido em cinco estados sendo que 3/10% dos eleitores devem assinar o projeto. Na esfera estadual a constituio de cada um define, e na municipal deve ter 5% do eleitorado. O voto direto, secreto, igual para todos e peridico. Possui capacidade eleitoral ativa os brasileiros alfabetizados e no conscritos (quem est no servio militar obrigatrio) maior de 18 anos e menor de 70. Para os outros o voto facultativo. Para se candidatar tem que ser brasileiro, com pleno exerccio dos direitos polticos, alistamento eleitoral, domiclio eleitoral na circunscrio, filiao partidria e idade mnima (18 para vereador, 21 para deputado e prefeito, 30 para governador, 35 para presidente e vice). - Partidos Polticos Pessoa Jurdica de direito privado que com a personalidade jurdica devem registrar seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral. Todos os 78 incisos do artigo 5 so variaes desses direitos.

4 Organizao poltico-administrativa: das competncias da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.

ORGANIZAO POLTICO-ADMINISTRATIVA: COMPETNCIAS DA UNIO, ESTADOS E MUNICPIOS. A organizao poltico administrativa do Brasil compreende a unio, estados, municpios e DF. O Estado brasileiro estruturado como uma federao. caracterizado pela coexistncia de um poder soberano e diversas foras polticas autnomas, unidas por uma constituio. S existe um poder soberano, os demais so detentores de autonomia. O ente soberano possui poder supremo na ordem interna e independente na ordem externa (pode firmar acordos livremente). O poder autnomo, por sua vez, concedido aos outros entes para que eles elaborem normas de auto-organizao, auto-legislao. A repblica federativa do Brasil ente soberano e possui natureza jurdica de pessoa jurdica de direito pblico externo. Competncias: Unio Possui a funo de congregar os outros entes. Possui natureza jurdica de direito pblico interno e externo. Suas competncias esto nos artigos 21 e 22 da CRFB. A unio: No mbito interno: legisla, executa e gerencia servios pblicos federais, coopera para feitura de leis federais realizando servios pblicos federais. sujeito de direitos e deveres integrando os polos ativos e passivos das relaes jurdicas de modo a suportar encargos decorrentes de sua conduta. No mbito externo: representa a rep. Fed. do Brasil nas suas relaes exteriores embora no seja pessoa jurdica de direito internacional, s o Estado brasileiro o . Unio diferente de repblica federativa do Brasil. A primeira ente autnomo que edita leis federais (s aplicveis no mbito da unio como lei dos servidores pblicos) enquanto que a segunda ente soberano e edita leis nacionais (se aplicam em todo territrio nacional como cdigo civil e penal). A unio possui bens e titular de direitos reais e direitos pessoais. Seus bens esto arrolados no artigo 20 da CF (exs. mar territorial, terrenos de marinha e acrescidos, recursos minerais inclusive os do subsolo, terras devolutas* indispensveis defesa das fronteiras, terras indgenas ler atigo 273 p. 1 CF). *So bens dominicais, no possuem destinao estatal especfica. So indisponveis as terras devolutas ou arrecadas pelos estados membros, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. Rios com potencial de energia hidrulica so bens da Unio. Cabe lembrar que os ndios tm direito ao usufruto exclusivo da riqueza dos solos, rios e lagos nelas existentes. Mas a propriedade de suas terras da Unio.

Faixa de fronteira: faixa at 150 km de largura ao longo das fronteiras terrestres fundamental para defesa do territrio nacional e sua ocupao regulada por lei. Os territrios federais no so entes, pertencem a Unio. Compete privativamente Unio legislar sobre: Comercial Agrario Processual Aeronutico Civil Eleitoral Trabalho Espacial Desapropriao Penal Informtica Martimo Energia Nacionalidade Transporte e Trnsito guas
sistemas de consrcios e sorteios; diretrizes e bases da educao nacional; normas gerais de licitao e contratao Compete (administrativamente) a Unio: Conceder anistia em relao a infraes penais. No caso de infraes disciplinares a competncia depende do ente federativo ao qual o agente est vinculado. Lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas

Estados-membros Tem natureza jurdica de direito pblico interno. So unidades autnomas com poderes prprios para organizao (pela CE) , governo (pelo governador 4 anos, reeleito 1 vez, subsdio fixado pela Ass.Leg.), legislao (pela assembleia legislativa pelos dep. Est. 4 anos, sem limite de reeleio, subsdio de 75% do dep. Fed. ) e administrao (poder de captar receitas e gerir despesas). >> Composio da assembleia (art. 27): deve ser o triplo de representao dos estados na CD e atingindo 36 acrescer quanto forem os deputados federais acima de 12. Isso quer dizer que:

Deputado federal Deputado estadual

Cada 1 deputado federal Vo 3 deputados estaduais

Quando atingir 12 s acrescenta 1 deputado est. Quando atingir 36 s acrescenta 1 dep. Estadual.

vedado no pas a secesso de estados membros (se separar da federao), entretanto possvel ocorrer a fuso, ciso ou desmembramento (art. 18 p.3). - fuso: dois ou mais estados se unem. - ciso: o estado subdivide-se surgindo dois novos estados. - desmembramento: um ou mais estados cedem parte de seu territrio. Desse fato poder ocorrer dois fenmenos distintos: >> formao: parte desmembrada cria novo ente. Ex. MS e TO (parte de MT e GO) >> anexao: parte desmembrada anexa-se a outro estado. Estado primitivo continua existindo. Para que a ciso, fuso ou desmembramento ocorram so necessrios alguns requisitos: - plebiscito para a populao diretamente interessada - propositura de projeto de LC: se o plebiscito for favorvel qq casa do CN pode propor. - audincia das assembleias legislativas: tem que ouvir o parecer das assembleias envolvidas, mas esse parecer no vinculativo. O projeto pode prosseguir apesar dele. - aprovao pelo CN: o legislativo dever deliberar sobre o projeto. possvel que o legislativo ou o presidente rejeitem. Bens do estado membro: Esto no artigo 26 CF guas subterrneas ou superficiais, fluentes, emergentes e em depsito, ressalvadas as decorrentes de obra da unio, reas nas ilhas ocenicas e costeiras que estiverem sob o seu domnio com exceo das da unio, municpios ou terceiros, ilhas fluviais e lacustres que no sejam da unio e terras devolutas no compreendidas entre as da unio. Os Estados membros podem instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e , microrregies afim de integrar a organizao, planejamento e execuo de funes pblicas de interesse comum. STF julgou que a instituio desses institutos s pode ser feita por meio de LC estadual sendo inconstitucional a CE exigir aprovao previa da cmara dos vereadores pois ofende competncia exclusiva do estado. - regies metropolitanas: conjunto de municpios limtrofes reunidos em torno do municpio me. - aglomeraes urbanas: reas urbanas de municpios limtrofes destitudas de sede com elevada densidade demogrfica e continuidade urbana. - microrregies: grupos de municpios que apesar de no possurem continuidade urbana, apresentam certa homogeneidade e problemas administrativos comuns. Tm competncia material residual. Municpios Tem Nat. Jur. de pessoa jurdica de direito publico interno. Tem poder de:

- auto organizao (exercido por leis orgnicas- votadas em dois turnos com intervalo de 10 dias, e aprovada por 2/3 dos membros da cmara, no h sano ou veto do prefeito); - autogoverno (exercido pelo prefeito e seus secretrios- municpios com menos de 200m pessoas majoritrio, por maioria simples); - autolegislao (exercida pela cmara dos vereadores. Ex.: legislar sobre vocao sucessria dos cargos de prefeito e vice em caso de dupla vacncia) - autoadministrao (capta receita e gera despesas); Os municpios podem sofrer ciso, fuso ou desmembramento e tambm obedecem requisitos: - lei complementar federal: determina o procedimento e a criao e incorporao de municpios. - estudo de viabilidade municipal: deve ser apresentado, publicado e divulgado na forma da lei. - plebiscito: realizado depois do estudo de viabilidade com a populao dos municpios envolvidos. - lei estadual: cria ou incorpora o municpio dentro do perodo fixado na LCF. Esta no vincula o Governador que pode vetar.

Compete aos Municpios: Suplementar a legislao federal e a estadual no que couber; Organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, includo o de transporte coletivo, que tem carter essencial;
Manter, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, programas de educao infantil e de ensino fundamental e os servios de atendimento sade da populao;

Promover o ordenamento da ocupao do solo urbano; A fixao de tempo de espera razovel em servios como o cartrio e a colocao de equipamentos de segurana em agncias bancrias locais de competncia dos Municpios.

Distrito Federal O DF no pode se dividir em municpios por isso ele dividido em regies administrativas, so as cidades satlites. Braslia uma regio administrativa que abriga a capital federal. O DF goza de AUTONOMIA PARCIALMENTE TUTELADA (autonomia mitigada) j que sofre interferncias da Unio na sua liberdade poltica. So mantidos pela Unio (sum. 647 STF): - poder judicirio - MP - Defensoria Pblica - Polcia Civil

- Polcia militar - Corpo de bombeiro militar Isso faz com que seja impossvel a autonomia da DPDF e faz com que o MPDF seja parte do MPU. O DF tem poder de auto-organizao (lei orgnica distrital), autogoverno (governador), autolegislao (deputados distritais na cmara legislativa) e autoadministrao (capta receita e administra despesa). A alterao da diviso interna do territrio - subdiviso: extingue o ente original, por isso perde a personalidade jurdica do estado originrio. - desmembramento: mantm a personalidade jurdica, perde apenas parte do territrio.

Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal* legislar concorrentemente (no h preponderncia, exercem de maneira igualitria) sobre:
Direito Tri Fi Penit Ec Ur oramento;

juntas comerciais; custas dos servios forenses; produo e consumo; florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio; proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico; educao, cultura, ensino e desporto; criao, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas; procedimentos em matria processual (legislar sobre Direito Processual privativa da Unio); previdncia social, proteo e defesa da sade; assistncia jurdica e Defensoria pblica; proteo e integrao social das pessoas portadoras de deficincia; proteo infncia e juventude; organizao, garantias, direitos e deveres das polcias civis.

No mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. A competncia da Unio para legislar sobre normas gerais no exclui a competncia suplementar dos Estados. Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena, para atender a suas peculiaridades. A supervenincia de lei federal sobre normas gerais suspende a eficcia da lei estadual, no que lhe for contrrio.

competncia comum (administrativa) da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: Registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seus territrios; * Aos municpios no foi atribuda competncia para legislar

concorrentemente, somente de forma "suplementar" (CF, art. 30, II). No entanto o CESPE considera correto dizer que os Municpios tem competncia legislativa concorrente. J outras bancas, como a ESAF, no consideram o municpio como sujeito a este tipo de legislao, doutrinariamente falando.
5 Administrao Pblica: disposies gerais; servidores pblicos.

6 Poder Judicirio: disposies gerais; Supremo Tribunal Federal; Conselho Nacional de Justia; Superior Tribunal de Justia; Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; Tribunais e Juzes do Trabalho; Tribunais e Juzes Eleitorais; Tribunais e Juzes Militares; Tribunais e Juzes dos Estados. O Poder Judicirio obrigatoriamente deve ser um poder independente. A jurisdio e a coisa julgada so atributos exclusivos do PJ, exceto no caso de crimes de responsabilidade que envolvam as maiores autoridades do Poder Pblico, em que o P. Legislativo quem julga.

rgos do Judicirio Art. 92 CF CNJ rgo de funes administrativas e correicionais (EC 45/04) STF

STJ TJ Juzes de Direito dos Estados e do DFeT TRF Juzes Federais

TST TRT

TSE TRE

STM

Juzes do Trabalho Juzes e Juntas eleitorais Juzes Mil.

Justia Federal Comum

Justia Especial

Justia Estadual Comum Somos Times Futebol 11 ministros (No precisam ser bacharis em direito) So Trs Juntos mnimo 33 ministros Trinta Sem Trs 27 ministros TSE = SET mnimo 7 ministros TRE 7 TRT No mnimo 7 TRF No mnimo 7 Somos Todos Moas 15 anos 15 ministros (10 oficiais generais e 5 Civis) Corno Nunca Julga 15 letras 15 ministros. E CNJ no julga. Idade mnima e mxima: 35 anos para cargos de maior responsabilidade da administrao pblica: -Senador; -Presidente ou Vice-Presidente da Repblica; - Cidado escolhido para o Conselho da Repblica; - Ministro do TCU; - Procurador-Geral da Repblica; ou

- Participar dos tribunais de cpula: STF, STJ, TST e STM (este, no caso dos ministros civis) Para o TRT e o TRF necessrio ter 30 anos. Quanto idade mxima, se o membro no for sujeito s regras de aposentadoria dos servidores pblicos (como o Senador, Presidente, Cidados do Conselho da Repblica...), no h idade mxima estabelecida. Os demais cargos (magistrados, PGR...) possuem membros que se aposentam compulsoriamente aos 70, por isso, a CF limitou a idade a 65 anos, para que a pessoa consiga ficar pelo menos 5 anos no cargo. Observao: - No integram o judicirio: tribunal de contas, martimo e desportivo; funes essenciais a justia (Advocacia pblica, defensoria publica, Ministrio Publico e advocacia.) Arts. 127 131 133. O STF, o CNJ e os Tribunais Superiores tm sede na Capital Federal e tm jurisdio em todo o territrio nacional. O quinto constitucional trata de 1/5 da composio do TRF, TJ, TJDFT, TST, TRT , ser formada por: - Advogado precisa de: 10 anos de atividade, reputao ilibada e notrio saber; - membro do MP precisa de: 10 anos de atividade. - lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. - lista trplice elaborada pelo tribunal e enviada ao Poder Executivo, que tem 20 dias para escolher um para ser nomeado. 631 - Estatuto da Magistratura e Justia Estadual (art.93 ao 99, CF/88) O Estatuto da Magistratura deve ser estabelecido por lei complementar e por iniciativa do STF (art. 93).
A lei complementar dispe sobre temas relacionados a estatutos e organizaes na CF: Art. 79, nico. Conferir atribuies ao Vice - Presidente; Arts. 93 e 128. Dispor sobre o Estatuto da Magistratura e o Estatuto do Ministrio Pblico (LC estadual no caso do MPE); Art. 121. Dispor sobre a organizao e competncia dos tribunais eleitorais, dos juzes de direito e das juntas eleitorais. Art. 131. Organizao e funcionamento da AGU; Art. 134, 1 Organizao da DPU e do DF e T; Art. 142, 1 Normas gerais para organizao, preparo e emprego das Foras Armadas;

Tal Estatuto contm regras sobre a carreira da magistratura nacional e deve obrigatoriamente falar sobre o ingresso na carreira, promoo, subsdios, aposentadoria, remoo, disponibilidade, publicidade e motivao das decises e vedao das frias coletivas.

A CRFB autoriza os estados a organizarem sua Justia, observados os princpios estabelecidos na prpria (no podem reduzir o rol das garantias da magistratura estadual previstas na Constituio da Repblica). Dessa forma a estrutura e competncia dependero da Constituio estadual. Elas podero ser esmiuadas pelas leis de organizao judiciria de cada ente cuja iniciativa atribuda aos TJs. Cabe a Justia Estadual instalar a justia itinerante nos limites territoriais da respectiva jurisdio e a Justia militar estadual. I- Ingresso na carreira concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da OAB em todas as fases; bacharelado em direito; no mnimo, 3 anos de atividade jurdica; e obedecendo-se, nas nomeaes, ordem de classificao. II- Promoo de entrncia para entrncia, alternadamente, por antigidade e merecimento, atendidas as seguintes normas: a) obrigatria a promoo do juiz que figure por 3x consecutivas ou 5 alternadas em lista de merecimento; b) a promoo por merecimento pressupe 2 anos de exerccio na respectiva entrncia e integrar o juiz a primeira quinta parte da lista de antigidade. c) aferio do merecimento: produtividade e presteza no exerccio da jurisdio e freqncia e aproveitamento em cursos oficiais ou aperfeioamento; d) na apurao de antigidade, o tribunal somente poder recusar o juiz mais antigo pelo voto fundamentado de 2/3 de seus membros, assegurada ampla defesa, repetindo-se a votao at fixar-se a indicao; e) no ser promovido o juiz que, injustificadamente, retiver autos em seu poder alm do prazo legal, no podendo devolv-los ao cartrio sem o devido despacho ou deciso; III- O acesso aos tribunais de 2 grau ser por antigidade e merecimento, alternadamente, apurados na ltima ou nica entrncia; IV A participao em curso oficial ou reconhecido por escola nacional de formao de magistrados etapa obrigatria do processo de vitaliciamento. V Subsdios (EC 19) - Ministros dos Tribunais Superiores = 95% do subsdio dos Ministros do STF - Magistrados 95% dos Tribunais Superiores - A diferena de uma categoria da carreira de magistratura para a outra no pode ser superior a 10%, nem inferior a 5% Ditames para fixao dos subsdios dos membros do Judicirio (art. 96, II, b): - STF e STJ tomam a iniciativa da lei para fixar os subsdios de seus respectivos membros e juzes vinculados. - Tribunais de Justia - tomam a iniciativa perante o Poder Legislativo Estadual para fixar o subsdio de seus membros e juzes vinculados. VI - Aposentadoria e a penso de seus dependentes (Art. 40 e EC 20/98)

- Aposentadoria por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei; - compulsoriamente, aos 70 anos - voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de 10 anos de servio pblico e 5 anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, Homem: 60 anos e 35 de contribuio/ Mulher: 55 anos e 30 de contribuio Homem 65 anos e Mulher 60 anos com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. Penso: Lei dispor sobre a concesso do benefcio de penso por morte, que ser igual: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) I - ao valor da totalidade dos proventos do servidor falecido, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201, acrescido de setenta por cento da parcela excedente a este limite, caso aposentado data do bito; ou (Includo pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) II - ao valor da totalidade da remunerao do servidor no cargo efetivo em que se deu o falecimento, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201, acrescido de setenta por cento da parcela excedente a este limite, caso em atividade na data do bito. (Includo pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003)

VII - Residncia e Remoo (Art. 93, VII) Residir na respectiva comarca, salvo autorizao do tribunal. O ato de remoo, disponibilidade e aposentadoria, por interesse pblico, se basear em deciso da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do CNJ, assegurada ampla defesa. A remoo a pedido ou a permuta de magistrados de comarca de igual entrncia atender, no que couber, as mesmas normas utilizadas para a promoo de entrncia para entrncia, por antigidade e merecimento. VIII - Publicidade dos julgamentos e decises - Todos os julgamentos Sero pblicos, mas a lei pode limitar a presena s partes e a seus advogados, ou somente a estes para preservar a intimidade; - Se a deciso for administrativa: ser em sesso pblica e se tiver carter disciplinar voto da maioria absoluta; - Nos tribunais com nmero > 25 julgadores rgo especial, com o 11 a 25 membros, provendo-se metade das vagas por antigidade e a outra metade por eleio pelo tribunal pleno; - vedado frias coletivas nos juzos e tribunais de segundo grau. Juzes em planto permanente nos dias em que no houver expediente forense normal. - o nmero de juzes na unidade jurisdicional proporcional efetiva demanda judicial e respectiva populao; - os servidores recebero delegao de atos da administrao e atos de mero expediente sem carter decisrio;

IX- Garantias e impedimentos (art. 95) (extensveis aos membros do MP): Vitaliciedade - primeiro grau, aps 2 anos. Enquanto no for vitalcio, pode perder o cargo caso haja: - Deliberao do tribunal a que o juiz estiver vinculado; ou - Sentena judicial transitada em julgado. OBS: O advogado ou membro do MP que entrar pelo quinto constitucional no entrar direto no segundo grau. Ento, eles adquirem a vitaliciedade no momento da posse. Inamovibilidade exceto por interesse pblico (art. 93, VIII): - deciso da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do CNJ; assegurada ampla defesa. Vedaes: - Ainda que em disponibilidade, os juzes no podem exercer outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; - receber custas ou participao em processo; - dedicar-se atividade poltico-partidria. - receber auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei; - S poder advogar no juzo ou tribunal do qual se afastou, aps 3 anos de afastamento do cargo (quarentena).

Competncias privativas dos tribunais em geral e especficas da cpula da justia (STF, Tribunais Superiores e TJ) (Art. 96) I - aos tribunais: a) eleger e dispor sobre a competncia de seus rgos diretivos e elaborar seus regimentos internos b) organizar suas secretarias e servios auxiliares e os dos juzos que lhes forem vinculados c) prover os cargos de juiz de carreira da respectiva jurisdio; d) propor a criao de novas varas judicirias; e) prover, por concurso pblico de provas ou provas e ttulos os cargos necessrios, exceto os de confiana f) conceder licena, frias e outros afastamentos a seus membros e a seus juzes e servidores II - ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justia: propor ao Poder Legislativo respectivo: a) a alterao do nmero de membros dos tribunais inferiores; b) a criao e a extino de cargos, servios auxiliares e dos juzos, alm da fixao do subsdio de seus membros e dos juzes, inclusive dos tribunais inferiores. Nesse caso, cada rgo toma a iniciativa da lei para fixar os subsdios de seus respectivos Ministros/ desembargadores/ juzes. c) a criao ou extino dos tribunais inferiores; d) a alterao da organizao e da diviso judicirias; O STF pode dispor acerca da especializao de varas, desde que no haja impacto oramentrio. Cabe ao TJ:

Julgar nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral: - os juzes estaduais e do DF/TF; e - os membros do MP (Estadual). Julgar nos crimes comuns: os Prefeitos (art. 29, X + Smula STF 702) Regra: Membros do MP Estadual - Julgados pelo TJ Membros do MP da Unio - Julgados pelo TRF Exceo: Se os membros do MP da Unio oficiarem perante os tribunais sero julgados pelo STJ. Princpio da reserva de plenrio (Art. 97) Os tribunais somente podero declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial, se existir. Exceto, primando-se pela economia processual, quando j existir deciso sobre o tema proferida anteriormente pelo OE, pelo pleno ou pelo STF, dispensando-se este procedimento. Juizados Especiais e Justia de Paz Juizados especiais juzes togados, ou togados e leigos Competncia causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante procedimento oral e sumarssimo. Justia de Paz Remunerada, cidados eleitos pelo voto direto, universal e secreto, com mandato de 4 anos. Competncia Celebra casamentos, verifica o processo de habilitao, e exerce atribuies conciliatrias, sem carter jurisdicional, alm de outras previstas na legislao. Custas e emolumentos As custas e emolumentos sero destinados exclusivamente ao custeio dos servios afetos s atividades especficas da Justia.(Includo pela EC 45/04) Autonomia Financeira e Oramentria (Art. 99) Ao Poder Judicirio assegurada autonomia administrativa e financeira. 1 - Os tribunais elaboraro suas propostas oramentrias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes oramentrias. 2 Aps elaboradas, os presidentes do tribunais responsveis devem encaminh-las ao Poder Executivo, para que as propostas sejam compiladas 3 e levadas para deliberao no Legislativo. OBS - os Presidentes dos tribunais responsveis ao fazerem o encaminhamento das propostas, devem ter a aprovao dos tribunais interessados. Se as propostas no forem encaminhadas dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes oramentrias, o Poder Executivo considerar, para fins de consolidao da proposta oramentria anual, os valores aprovados na lei oramentria vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na LDO.

Se as propostas oramentrias forem encaminhadas em desacordo com os limites estipulados, o Poder Executivo proceder aos ajustes necessrios para fins de consolidao da proposta oramentria anual. Somente ser aceito que extrapolem os limites definidos, se houver abertura de crditos oramentrios adicionais (suplementares ou especiais) para tal. Regime de precatrios (EC 62/2009) O oramento de cada ente da federao deve incluir os valores destinados ao pagamento dos precatrios judiciais que forem apresentados at o meio do ano anterior. Cabe ao Presidente do Tribunal que proferir a deciso do precatrio determinar o pagamento at o fim do exerccio de tal oramento, sendo a quantia paga atualizada monetariamente. Se no pagar at o final do ano, alm da correo, ir incidir juros simples (em ndices a serem arbitrados pelo juiz de forma que a inflao seja corrigida O pagamento das dvidas oriundas de sentenas judiciais somente poder ser feito diretamente, sem regime de precatrio, no caso de pagamentos de pequeno valor (valor este fixado por leis prprias de cada ente da federao, sendo maior que o teto do Regime Geral de Previdncia Social). Os pagamentos sero feitas em uma ordem cronolgica da apresentao dos precatrios, excetuando-se o caso dos dbitos que tenham natureza alimentcia (decorrentes de salrios,vencimentos, proventos, penses e suas complementaes, benefcios previdencirios e indenizaes por morte ou por invalidez, fundadas em responsabilidade civil, em virtude de sentena judicial transitada em julgado). Com prioridade aqueles que tenham como credor pessoas com mais de 60 anos (no momento do pagamento) ou portadores de doena grave (definida em lei). Mas isso s ocorre quando o dbito desses credores for at o triplo daquela quantia pequeno valor. Admite-se fracionar a dvida,pagando-se essa quantia primeiramente, e o resto respeitando a ordem da apresentao. As dotaes oramentrias e os crditos abertos sero consignados diretamente ao Poder Judicirio. O Presidente do Tribunal competente que, por ato comissivo ou omissivo, retardar ou tentar frustrar a liquidao regular de precatrios incorrer em crime de responsabilidade e responder, tambm, perante o Conselho Nacional de Justia.

- Organizao e Competncias da Justia Federal

So rgos da Justia Federal os Tribunais Regionais Federais e os Juzes Federais. Os TRFs tem no mnimo sete juzes com mais de 35 anos e menos de 65, entre eles 1/5 de advogados com mais de dez anos de atividade profissional, 1/5 de membros do MPF com mais de dez anos de carreira, e os outros mediante promoo de juzes com mais de cinco anos de exerccio. EC 45 autorizou a justia itinerante do TRF e tambm a descentralizao pelas cmaras regionais.

Cabe aos TRFs processar e julgar: - juzes federais da rea de sua jurisdio, includos Just. Militar e trabalho, em crimes de resp. e comuns mais os membros do MPU com exceo da Just. Eleitoral. - revises criminais e aes rescisrias de julgados seus ou dos juzes federais daregio. - mandados de segurana e os habeas data contra ato do prprio tribunal/juiz federal. - habeas corpus qd autoridade coatora for juiz federal. - conflitos de competncia entre juzes federais vinculado ao tribunal. Federalizao dos crimes contra os direitos humanos: quando houver grave violao de DH o PGR poder sucitar perante o STJ em qq fase do inqurito ou processo, incidente de deslocamento de competncia para a Justia Federal. - Ministrio Pblico O Ministrio Pblico abrange dois rgos: Ministrios Pblicos do Estado (26 MPs) e Ministrio Pblico da Unio. O MPU formado pelo MPF (federal), MPT (trabalho), MPM (militar), MPDF (do distrito federal) e territrios. O MP do tribunal de contas no rgo do MP, vinculado ao ele. O MP eleitoral rgo do MP embora no aparea na CRFB, ocupado pelo procurador geral eleitoral e o seu vice, procuradores regionais eleitorais e promotores eleitorais. Ingressa na carreira por concurso com trs anos de atividade jurdica. O MP no faz parte do poder judicirio. Os membros do MP possuem: - vitaliciedade aps dois anos de exerccio - inamovibilidade, a no ser por interesse pblico - irredutibilidade de subsdio - imparcialidade, para ser imparcial, no poder: - exercer a advocacia - receber honorrios ou custas - participar de sociedade comercial - exercer outra funo pblica - exercer atividade poltico partidria - receber auxlio ou contribuies pessoais O MP tem como funo: - defender a ordem jurdica - defender regime democrtico - defender interesses sociais - defender interesses individuais indisponveis Dever promover a Ao Penal Pblica na forma da lei, e zelar pelo efetivo respeiro aos poderes pblicos e dos servios de relevncia pblica. - CNJ e CONAMP >> CNJ O Conselho Nacional de Justia criado pela EC 45/04, o rgo administrativo de controle interno do Judicirio. Faz parte do Judicirio, no possui jurisdio. o nico rgo que no tem funo jurisdicional e faz parte do judicirio. No faz controle de constitucionalidade. composto por 15 pessoas. So: 9 magistrados, 2 do MP, 2 advogados, e dois cidados . Os magistrados so um de cada tribunal (STF, STJ, TST, TJ, TRF, trt, juiz estadual, juiz federal, juiz do trabalho). O presidente do STF o do CNJ. Cargo no vitalcio, de dois anos prorrogvel por igual perodo. Tem a funo de fiscalizar a atuao administrativa e financeira do poder judicirio, bem como o cumprimento dos deveres funcionais do magistrado. CNJ no fiscaliza o STF.

No pode exonerar, nem demitir o magistrado. Pode alterar:- remoo, disponibilidade, aposentadoria. O ministro do STJ ser o ministro corregedor e no receber processos, mas dever: - receber reclamaes e denncias em relao a magistrados. - exercer funes executivas do conselho. - requisitar e designar magistrados delegando atribuies. >> CONAMP O CONAMP possui funes dentro do MP que se assemelham as exercidas pelo CNJ na magistratura. Cabe a ele o controle da atuao administrativa e financeira do MP e do cumprimento dos deveres fundamentais de seus membros. composto de 14 membros nomeados pelo presidente, aprovados pelo senado, pelo mandato de 2 anos admitida uma reconduo. So eles: - PGR - 4 membros do MPU - 3 membros dos MPEs - 2 juzes, um indicado pelo STJ e um pelo STF - dois advogados - dois cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada META 11: PODER JUDICIRIO E FUNES ESSENCIAIS JUSTIA: STF e STJ; composio e competncias originrias (arts.102,I e 105, I, CRFB/88); Competncias recursais do STF e STJ (hipteses de Cabimento dos Recursos Constitucionais arts.102, II e III c/c 105, II e III); Smulas Vinculantes; Repercusso Geral; - STF e STJ composio e competncias originrias (arts.102,I e 105, I, CRFB/88); STF A CF prev que a composio do STF de 11 ministros (vitalcios) com mais de 35 e menos de 65 anos com notvel saber jurdico e reputao ilibada. Todos so escolhidos pelo Presidente da Repblica e aprovados pela maioria absoluta do Senado. OBS: Todas as aprovaes do Senado para que se faa nomeao de membros de tribunais feita por maioria absoluta, ressalvado no caso do STM, que feito por maioria simples. A competncia originria do STF submete-se a regime de direito restrito ("numerus clausus" - rol taxativo, fechado, que s pode ser ampliado por uma emenda Constituio.) Cabe ao STF realizar, originariamente e com exclusividade, o controle abstrato de leis e atos normativos e, tambm, atuar no controle difuso das controvrsias suscitadas nos juzos inferiores. A competncia do STF se divide em originria e recursal. Pela competncia originria o processo proposto diretamente no STF, enquanto que pela recursal o STF atua como ltima instncia. STJ composto por 33 ministros nomeados pelo presidente e aprovados pelo senado com notrio saber jurdico e reputao ilibada. 1/3 deles so juzes dos TRFs, 1/3 de

desembargadores dos Tribunais de Justia, e 1/3 dividido em partes iguais e alternadamente dentre membros do MP federal, estadual, do DF e territrios com mais de dez anos de carreira, e de advogados com mais de dez anos de carreira. Assegura a uniformizao na interpretao da legislao federal e tem como competncia originria o controle difuso, no qual aprecia as controvrsias a ele submetidas e como competncia recursal, controle de recursos contra decises do TJ dos Estados e DF e dos TRF. Competncias do STF - Funo precpua de guardio constitucional: -ADI usada no questionamento da constitucionalidade de lei federal ou estadual; -ADC S pode ser usada para tratar de lei federal; -ADPF Pode ser usada para lei federal, estadual ou municipal, nos termos da Lei 9.882/99. - competncia originria para decidir sobre o pedido de medida cautelar de ADI, ADC e ADPF. - julgar, em recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: a) contrariar dispositivo da Constituio; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituio. d) julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. - Atuao do PGR: o chefe do MP, deve ser ouvido previamente em todos os processos da competncia STF. Competncias do STF - Julgamento de autoridades: -Somente o Poder Judicirio (STF) responsvel por julgar crimes comuns. J os crimes de responsabilidade podem ser julgados pelo Judicirio, mas tambm pelo Senado, quando se tratarem de autoridades da alta cpula do governo (Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Ministros do STF, PGR, e os Ministros de Estado que cometerem crimes conexos com o Presidente ou Vice). - o responsvel por julgar crime de responsabilidade e crime comum praticado por autoridades atreladas aos rgos de cpula, ou que estejam no escalo "imediatamente abaixo". So elas: Ministros de Estado e Comandantes da Foras Armadas (atrelados ao Presidente da Repblica); Obs. Caso o crime de responsabilidade em questo seja conexo com o do Presidente ou Vice-Presidente da Repblica, eles sero, juntamente com estes, julgados pelo Senado. Membros dos Tribunais Superiores; Membros do TCU (atrelados ao Congresso Nacional); Os chefes de misso diplomtica de carter permanente;

Competncias do STF - Outros julgamentos relevantes: - Compete ao STF, processar e julgar originariamente as aes contra o CNJ (presidido pelo Presidente do STF) e o CNMP (presidido contra o PGR). CNJ = rgo de cpula, crime de responsabilidade julgado pelo Senado. No entanto, em se tratando de crimes comuns, no h uma prerrogativa de foro definida, j que o CNJ se compe de 15 membros de variadas hierarquias, e assim, depender da natureza do cargo de cada membro. - Tambm da competncia originria do STF a ao em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta ou indiretamente interessados; - As aes cveis no so levadas a foro especial, o qual se restringe aos litgios de natureza penal. Elas devem seguir o rito ordinrio comum. Competncias do STF - remdios constitucionais: - habeas corpus: Contra todos aqueles que so julgados pelo STF (autoridades da alta cpula ou atreladas a elas) Remdios contra atos de autoridades: - habeas corpus coator ser julgado no STF quando houver coao (contra atos): Por Tribunal Superior (STJ, TSE, TST ou STM); Por autoridade ou funcionrio cujos atos estejam sujeitos diretamente jurisdio do STF (autoridades: Presidente da Repblica, Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, TCU e PGR); ou Envolvendo crime sujeito jurisdio do Supremo em uma nica instncia. Ministros de Estado e Comandantes de Fora: Falou em "paciente" = Competncia do STF. Falou em coator (contra atos) = Competncia do STJ. O STF possui competncia para julgamento de HC contra deciso de CPI, pois neste caso tratase da prpria expresso do Congresso Nacional, ou de suas Casas Ainda importante ressaltar que no entendimento do STF:No cabe, para o Plenrio, impetrao de "habeas corpus" contra deciso de qualquer das suas Turmas (ou do prprio Pleno) do Supremo Tribunal Federal, ainda que resultante do julgamento de outros processos de "habeas corpus" ou proferida em sede de recursos em geral, inclusive aqueles de natureza penal, pois se trata de manifestao do prprio STF4. - Mandado de segurana e o habeas-data: contra atos dos rgos da alta cpula: Presidente da Repblica, Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado

Federal, TCU, PGR e prprio STF (a cada tribunal competir o julgamento dos mandados de segurana impetrados contra seus prprios rgos fracionrios). - processar e julgar originariamente os mandados de injuno impetrados quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio: do Presidente da Repblica, do CNJ, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, das Mesas de uma dessas Casas Legislativas, do TCU, de um dos Tribunais Superiores, ou do prprio STF. Competncias do STF - Julgamento de conflitos: 1- litgio dos entes com Estado estrangeiro ou Organismo internacional. - Unio, Estados, DF ou TF STF; - Municpio ou pessoa domiciliada no Brasil Juiz Federal, podendo chegar ao STJ por rec. ordinrio; 2- Caber ao STF dirimir os conflitos federativos internos - Unio X Estado, Estado X Estado, ou Estado X DF - inclusive as respectivas entidades da administrao indireta. Sua competncia originria neste caso tem carter excepcional: - Competncia originria do STF - Se colocar em risco o pacto federativo. -Competncia da Justia Federal - Se no colocar em risco o pacto federativo. 3- Competir ao STF julgar os conflitos de competncia entre o STJ e quaisquer tribunais, entre Tribunais Superiores, ou entre estes e qualquer outro tribunal. -Se evolver tribunais superiores, a competncia do STF; -Se for entre tribunais de segundo grau, competncia do STJ.

Atribuies= conflito entre autoridades administrativas X autoridade judicirias de entes diversos. Neste caso, o competente o STJ.

Competncias do STF - Extradio e sentenas estrangeiras: - O STF ser o responsvel por processar e julgar a extradio (passiva) solicitada por Estado estrangeiro. A extradio ativa deve ser requisitada diretamente pelo Chefe de Estado. A Competncia que o STF possua para homologar, e assim fazer valer no Brasil, as sentenas proferidas por autoridades estrangeiras, e conceder o "exequatur" (cumpra-se) s cartas rogatrias (documentos estrangeiros que pedem a execuo de algo Justia Brasileira) passou ao STJ com a EC 45/04. Competncias do STF - Decises dos julgamentos: - a execuo de sentena nas causas de sua competncia originria, facultada a delegao de atribuies para a prtica de atos processuais; - a reviso criminal e a ao rescisria de seus julgados;

- Em relao as ADI e ADC, as decises proferidas produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. Caber reclamao da deciso que contrariar a liminar, j que esta, embora provisria, possui fora vinculante. As decises em recurso extraordinrio no possuem efeito vinculante, - A reclamao para a preservao de sua competncia e garantia da autoridade de suas decises; STF Smula n 734 No cabe reclamao quando j houver transitado em julgado o ato judicial que se alega tenha desrespeitado deciso do STF. Caber reclamao da deciso que contrariar a liminar, j que esta, embora provisria, possui fora vinculante. As decises em recurso extraordinrio no possuem efeito vinculante, Caso a questo fale de recurso ordinrio = sempre dever envolver coisas ou pessoas (fsicas ou jurdicas) tais como remdios constitucionais, crimes ou demais conflitos. Caso a questo fale de recurso extraordinrio (sempre ao STF) ou recurso especial (STJ) = ela dever falar em leis ou atos normativos. Recurso ordinrio no STF: 1- No caso de remdio constitucional que foi denegado por um Tribunal Superior em nica instncia (uso da competncia originria deste tribunal); e Quando o remdio constitucional denegado por tribunais de segundo grau o competente para o julgamento ser o STJ. 2- No caso de crime poltico. (ele deve ser julgado pelos juzes Federais, em caso de recurso contra a deciso, o julgamento ser feito no STF, por meio de recurso ordinrio. Pgina 66 recurso ordinrio
- Competncia originria do STJ: - nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios e os do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante tribunais; - os mandados de segurana e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica ou do prprio Tribunal;

- os habeas corpus, quando o coator ou paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alnea "a", ou quando o coator for tribunal sujeito sua jurisdio, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exrcito ou da Aeronutica, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral; - os conflitos de competncia entre quaisquer tribunais, ressalvado o disposto no art. 102, I, "o", bem como entre tribunal e juzes a ele no vinculados e entre juzes vinculados a tribunais diversos; - as revises criminais e as aes rescisrias de seus julgados; - a reclamao para a preservao de sua competncia e garantia da autoridade de suas decises; - os conflitos de atribuies entre autoridades administrativas e judicirias da Unio, ou entre autoridades judicirias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da Unio; - o mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio de rgo, entidade ou autoridade federal, da administrao direta ou indireta, excetuados os casos de competncia do Supremo Tribunal Federal e dos rgos da Justia Militar, da Justia Eleitoral, da Justia do Trabalho e da Justia Federal; - a homologao de sentenas estrangeiras e a concesso de exequatur s cartas rogatrias; - Competncia recursal do STF: > Recurso ordinrio (ROC): - habeas corpus, mandado de segurana, habeas data e mandado de injuno de instncia superior se denegatria a deciso. - crime poltico. > Recurso extraordinrio: Cabe ao STF julgar causas decididas em nica ou ultima instncia quando a deciso recorrida: - contrariar dispositivo da CF. - declarar inconstitucionalidade de tratado ou lei federal. - julgar vlida lei ou ato local contestado em face da constituio. - julgar vlida lei local contestada em face de lei federal (Lei municipal que concorre com lei federal o recurso pro STF. Mudana pela ec 45/04. Rext pro supremo. Alnea `d`inscontitucionalidade fica invisvel). - Competncia recursal do STJ > Recurso ordinrio (ROC): - HC decidido em nica ou ltima instncia pelos TRFs ou TJs quando denegatria a deciso. - MS julgado em nica ou ltima instncia pelos TRFs ou TJs quando denegatria a deciso. - causas em que forem partes estado estrangeiro ou organismo internacional de um lado e municpio ou pessoa residente ou domiciliada em outro pas. > Recurso especial: Julgar quando a deciso recorrida: - contrariar tratado ou lei federal ou negar vigncia. - julgar vlido ato de governo local contestado em face de lei federal. - der lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro tribunal. 102 I. Competncia originria instncia nica III. 105 II. R.O.C. recurso de sentido amplo que devolve todo o feito para apreciao R.Ext.

I. II. III.

Competncia originria R.O.C. R. Esp.

102- ROC/STF II. a) quando for caso de recurso pela deciso de denegue remdio constitucional (HC, HD, MS, MI) perante tribunal superior sendo essa a nica instncia. b) crimes de natureza poltica. Compete a juiz federal julgar crime poltico. Se for o caso de recurso, esse recurso interposto perante o STF, pula a instncia do TRF. 105 ROC/STJ II. a) MS: deciso denegatria em ltima ou nica instancia pelos TRFs ou TJs. b) HC: deciso denegatria em ltima ou nica instancia pelos TRFs ou TJs. c) quando estado estrangeiro interpor processo contra pessoa que tem domiclio e residncia no Brasil, ou municpio cabe ao juiz federal julgar. O recurso vai para o STJ. OBS: Quando for questo entre unio e ente estrangeiro, e tratar de tratado ou contratos, a competncia NO do STF! do juiz federal! Art. 109 p. 3. O apelo nesse caso no pro STJ, pro TRF! - Smulas Vinculantes De utilizao exclusiva do STF possibilita que os entendimentos nela postados produzam fora obrigatria para diversos rgos em todas as esferas. A smula vinculante obriga vrios rgos a adotarem o mesmo entendimento do STF, entre eles: rgos do judicirio, rgos da adm. Pub. direta e indireta, e o poder legislativo no exerccio de funo atpica de administrar. Para que uma smula vinculante seja editada necessrio: - ser editada pelo STF - de oficio ou por provocao - quorum de 2/3 dos membros - matria constitucional - reiteradas decises - controvrsia atual entre rgos do judicirio - controvrsia capaz de gerar insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos. Para que a Smula vinculante seja editada, cancelada, ou revista, os legitimados a o fazerem devero propor a ao diretamente no STF (os mesmos da ADI adicionando o defensor pblico da unio, e tribunais superiores, tjs, etc). Se a lei na qual a smula sebaseou for revogada ou modificada o STF proceder a sua reviso, cancelamento ou alterao por provocao ou de ofcio. No caso de deciso judicial ou ato adm. que contrariar enunciado de smula caber reclamao ao STF sem prejuzo dos recursos e outros meios de impugnao. Se for administrativo s usa a reclamao quando se esgotarem as vias administrativas. -Repercusso Geral Nestes R.Ext. o recorrente dever demonstrar a repercusso geral da questo constitucional discutida no caso. Para efeito da repercusso geral ser considerada a existncia, ou no, de questes relevantes do ponto de vista econmico, poltico, social ou jurdico, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa. Dever ser apresentada na preliminar do recurso, e s ser negada por voto de 2/3 dos membros. O objetivo desta ferramenta possibilitar que o Supremo Tribunal Federal selecione os Recursos Extraordinrios que ir analisar, de acordo com critrios de relevncia jurdica, poltica, social ou econmica. O uso desse filtro recursal resulta numa diminuio do nmero de processos encaminhados Suprema Corte. Uma vez constatada a existncia de repercusso

geral, o STF analisa o mrito da questo e a deciso proveniente dessa anlise ser aplicada posteriormente pelas instncias inferiores, em casos idnticos. A preliminar de Repercusso Geral analisada pelo Plenrio do STF, atravs de um sistema informatizado, com votao eletrnica, ou seja, sem necessidade de reunio fsica dos membros do Tribunal. Para recusar a anlise de um RE so necessrios pelo menos 8 votos, caso contrrio, o tema dever ser julgado pela Corte. Aps o relator do recurso lanar no sistema sua manifestao sobre a relevncia do tema, os demais ministros tm 20 dias para votar. As abstenes nessa votao so consideradas como favorveis ocorrncia de repercusso geral na matria.

Poder Legislativo O Poder Legislativo federal bicameral, exercido pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, que tm como funes tpicas elaborar normas e fiscalizar. Entre suas funes atpicas est a administrativa, atravs da elaborao de atos administrativos internos e a funo jurisdicional do SF quando o Presidente comete crimes de responsabilidade.

- A CD composta por representantes do povo, de forma proporcional populao de cada unidade da federao, estabelecido em Lei Complementar. Nenhuma unidade pode ter menos de 8 nem mais de 70 deputados, que tero mandato de 4 anos ( os ajustes necessrios sero feitos no ano anterior ao da eleio). - J o SF compem de 3 representantes de cada Estado e do DF, com mandato de 8 anos (duas legislaturas de 4 anos cada, com renovao dos membros alternadamente por um e 2 teros ), de acordo com o princpio majoritrio (no h segundo turno). - Cada territrio eleger 4 deputados e nenhum senador. Observao: Os municpios no possuem representantes no legislativo federal. No mbito estadual e municipal o legislativo unicameral, o que segundo a doutrina favorece a democracia, pois consideram o sistema bicameral mais conservador. A sesso legislativa ocorre anualmente e no interrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias. Cada sesso composta por 2 perodos legislativos, um em cada semestre, o intervalo de tempo entre eles e chamado recesso parlamentar. Sesso conjunta: alm de outros casos previstos na CF, a CD e o SF se reuniro para: inaugurar a sesso legislativa; elaborar o regimento comum e regular os servios comuns s duas casas; receber o compromisso do Presidente da Repblica e do Vice; conhecer o veto e sobre ele deliberar e projetos de leis oramentrias. Entretanto, a contagem dos votos separada. O Presidente do SF preside a Mesa do Congresso Nacional. Os membros eleitos de cada uma das mesas ter mandato de 2 anos, vedada a reconduo para o mesmo cargo na eleio imediatamente subsequente (essa vedao s vlida para a mesma legislatura, depois de 4 anos quando h troca da legislatura permitida a reconduo).

Segundo o STF, esta vedao no obrigatria aos Estados membros. Poder ser convocada sesso extraordinria do Congresso pelo: - Presidente do SF em caso de decretao de estado de defesa ou de interveno federal, de pedido para a decretao de estado de stio e para o compromisso e a posse do Presidente da Repblica e do Vice. - Pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes da CD e do SF, ou a requerimento da maioria dos membros das casas, em caso de urgncia ou relevante interesse pblico com aprovao da maioria absoluta de cada uma das casas do CN. Na sesso extraordinria o CN deliberar sobre a matria para a qual foi convocado e sobre medidas provisrias em vigor na data de convocao. vedado ao CN o pagamento de indenizao em razo de convocao Competncias do CN
Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, mediante lei ordinria ou complementar com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre: I - sistema tributrio, arrecadao e distribuio de rendas; II - plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento anual, operaes de crdito, dvida pblica e emisses de curso forado; III - fixao e modificao do efetivo das Foras Armadas; IV - planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento; V - limites do territrio nacional, espao areo e martimo e bens do domnio da Unio; VI - incorporao, subdiviso ou desmembramento de reas de Territrios ou Estados, ouvidas as respectivas Assemblias Legislativas; VII - transferncia temporria da sede do Governo Federal; VIII - concesso de anistia; IX - organizao administrativa, judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio e dos Territrios e organizao judiciria e do Ministrio Pblico do Distrito Federal; X criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b (compete privativamente ao Presidente da Repblica a extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos; XI criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica; XII - telecomunicaes e radiodifuso; XIII - matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes;

XIV - moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal. XV - fixao do subsdio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional (mediante decreto legislativo sem necessidade de sano do Presidente da Repblica): I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; II - autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar; III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias; IV - aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; VI - mudar temporariamente sua sede; VII - fixar idntico subsdio para os Deputados Federais e os Senadores VIII - fixar os subsdios do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo; X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta; XI - zelar pela preservao de sua competncia legislativa em face da atribuio normativa dos outros Poderes; XII - apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso; XIII - escolher dois teros dos membros do Tribunal de Contas da Unio; XIV - aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares; XV - autorizar referendo e convocar plebiscito; XVI - autorizar, em terras indgenas, a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; XVII - aprovar, previamente, a alienao ou concesso de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares. Art. 50. A Cmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comisses, podero convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de rgos

diretamente subordinados Presidncia da Repblica para prestarem, pessoalmente, informaes sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausncia sem justificao adequada. Pedidos escritos de informaes encaminhados a essas autoridades, importaro em crime de responsabilidade caso no sejam atendidos no prazo de trinta dias, bem como a prestao de informaes falsas. Art. 51. Compete privativamente Cmara dos Deputados (por meio de resoluo, sem sano do Presidente da Repblica): I - autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado (se os delitos forem conexos com delito imputado ao Presidente); II - proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de 60 dias aps a abertura da sesso legislativa; III - elaborar seu regimento interno; IV dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias (o subsdio dos deputados ser definido por decreto legislativo do

CN);
V - eleger membros do Conselho da Repblica (2 cidados brasileiros natos, com mais de 35 anos, com mandato de trs anos, vedada a reconduo).

Para exercer controle externo o CN ser auxiliado pelo TCU (exerce fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta), que no faz parte do Legislativo.
Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal (por meio de resoluo): I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes das foras armadas nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles;

II - processar e julgar os Ministros do STF, os membros do CNJ e do CNMP, o PGR e o AGU nos crimes de responsabilidade;
III - aprovar previamente, por voto secreto, aps arguio pblica, a escolha de: a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituio; b) Ministros do TCU indicados pelo Presidente da Repblica; c) Governador de Territrio; d) Presidente e diretores do banco central; e) PGR; f) titulares de outros cargos que a lei determinar; IV - aprovar previamente, por voto secreto, aps arguio em sesso secreta, a escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente;

V - autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios; VI - fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; VII - dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal; VIII - dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno; IX - estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; X - suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal; XI - aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exonerao, de ofcio, do Procurador-Geral da Repblica antes do trmino de seu mandato; XII - elaborar seu regimento interno; XIII - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; XIV - eleger membros do Conselho da Repblica (2 cidados brasileiros natos, com mais de 35 anos, com mandato de trs anos, vedada a reconduo). XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributrio Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administraes tributrias da Unio, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municpios. Nos casos de julgamento de autoridades por crimes de responsabilidade, o Presidente do STF presidir a sesso, limitando-se a condenao aps aprovao por dois teros dos votos do Senado Federal, acarretando perda do cargo, com inabilitao, por 8 anos, para o exerccio de funo pblica, sem prejuzo das demais sanes judiciais cabveis. Segundo a jurisprudncia do STF, a renncia ao cargo na sesso de julgamento no paralisa o processo de impeachment e no interrompe a jurisdio do SF.

Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas tero comisses permanentes e temporrias s comisses, em razo da matria de sua competncia, cabe: I - discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competncia do Plenrio, salvo se houver recurso de um dcimo dos membros da Casa (ou seja, projetos de lei que no passam pelo plenrio); II - realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil;

III - convocar Ministros de Estado para prestar informaes sobre assuntos inerentes a suas atribuies; IV - receber peties, reclamaes, representaes ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses das autoridades ou entidades pblicas; V - solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado; VI - apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer. Durante o recesso, haver uma Comisso representativa do Congresso Nacional, eleita por suas Casas na ltima sesso ordinria do perodo legislativo. As CPIs so exemplos do mecanismo de freios e contrapesos exercido pelo legislativo sobre os demais poderes. A CPI tm poderes de investigao prprios das autoridades judiciais e sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. Segundo o STF: - admitido que o regimento das casas crie limites ao nmero de CPIs que podem ser criadas simultaneamente. - as CPIs podem investigar fatos que j estejam sendo objeto de investigao policial ou do MP. - as CPIs no tem competncia para investigar atos jurisdicionais, entretanto, membros do MP e Ministros de Estado podem ser convocados a depor, assim como magistrados para responder sobre atos administrativos. - a CPI pode determinar a conduo coercitiva de testemunha - Desde que haja interesse publico, podem investigar negcios privados - a CPI de um ente federado no pode investigar irregularidades no campo de outro. - as manifestaes de congressistas em CPIs esto protegidas por imunidade material - os atos que impliquem em restrio de direito (exemplo, quebra de sigilo bancrio, de dados, fiscal) devem ser motivados e decididos pela maioria absoluta dos membros da comisso (princpio da colegialidade). Entretanto, as

interceptaes/ escutas telefnicas, busca domiciliar, indisponibilidade de bens do investigado, decretar priso (apenas em flagrante), determinar afastamento de cargo, emprego ou funo durante a investigao no podem ser determinadas pela CPI, pois so protegidas por reserva de jurisdio. - As CPIs no tm competncia para ter acesso a processo judicial em trmite sob segredo de justia - os depoentes em CPI tem direito ao silncio, ao sigilo profissional e a ser assistido por advogado. OBSERVAES A criao de associaes e na forma da lei de cooperativas independe de autorizao.Quando expressamente autorizadas (no ato de filiao) podem representar seus associados judicial e extrajudicialmente . Deportao e expulso (ato discricionrio do chefe do executivo) no se aplicam a brasileiros. Extradio passiva o STF que julga Pena de morte no caso de guerra declarada determinada pelo Presidente com autorizao do CN. No MS coletivo h substituio processual. Racismo (pena de recluso) e ao de grupos armados so crimes imprescritveis e inafianveis. 3T H so insuscetveis de graa e anistia e inafianveis. No existe foro por prerrogativa de funo em relao a ao popular. A quebra de sigilo bancrio pode ser determinada por: - deciso judicial - por determinao do Poder Legislativo (CPI)

- por determinao do MP, desde que no mbito de procedimento administrativo visando defesa do patrimnio pblico - por determinao das autoridades e agentes fiscais tributrios da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios, quando houver processo administrativo instaurado ou procedimento fiscal em curso e tais exames sejam considerados indispensveis pela autoridade administrativa competente. MS tem prazo de 120 dias

MI cabe para assegurar liberdades e direitos constitucionais e prerrogativas de nacionalidade, soberania e cidadania. No cabe para impugnar lei em tese, nesse caso se aplica ADIn. Ao civil pblica assegura direitos sociais e coletivos Lei de imprensa que estabelecia a limitao a indenizao moral por notcia inverdica ofensiva no foi recepcionada pela CF/ 88. Direito de resposta aplicvel a todas as ofensas independente de configurar infrao penal. TCU no pode quebrar sigilo fiscal Interceptao de comunicao somente com autorizao judicial no caso de investigao criminal e instruo processual penal. No h direito adquirido a regime jurdico. Em PAD o defensor no precisa ser bacharel em direito, pois falta de defesa tcnica no ofende a CF. Tratado internacional sobre DH tem status supra legal, se tiver rito de EC ter status constitucional. A Ao Popular julgada pelo rgo judicirio de 1 grau conforme a origem do ato impugnado. Cabe ao STF julgar MS contra ato de Ministro de Estado. STF adota a corrente concretista em relao ao MI.
posio concretista geral: atravs de normatividade geral, o STF legisla no caso concreto, produzindo a deciso efeitos erga omnes at que sobrevenha norma integrativa pelo Legislativo; posio concretista individual direta: a deciso, implementando o direito, valer somente para o autor do mandado de injuno, diretamente; posio concretista individual intermediria: julgando procedente o mandado de injuno, o Judicirio fixa ao Legislativo prazo para elaborar a norma regulamentadora. Findo o prazo e permanecendo a inrcia do Legislativo, o autor passa a ter assegurado o seu direito;

Funes essenciais Justia: Ministrio Pblico; Advocacia Pblica e Defensoria Pblica.

S-ar putea să vă placă și