Sunteți pe pagina 1din 9

Resumos de Geografia

Precipitao: fator condicionante das disponibilidades hdricas


Recursos hdricos disponveis: guas superficiais: rios, lagos, lagoas e albufeiras guas subterrneas: (at 800 metros de profundidade) nascentes naturais e lenis de gua que retm a gua da infiltrao.

Disponibilidades hdricas: quantidade de gua disponvel dependem do volume de precipitao e da sua distribuio ao longo do ano. Em Portugal, a distribuio espacial de precipitao tambm apresenta contrastes: Norte litoral e reas montanhosas: chega a atingir mais de 3000 milmetros; Sul do Tejo: valores inferiores a 800 milmetros, que decrescem para o Interior e para o Sul; Regies Autnomas: (devido situao geogrfica e ao relevo) tambm apresentam desigualdades. Dificultam a gesto dos recursos hdricos, tanto mais que as maiores necessidades de consumo se verificam na poca de menor disponibilidade hdrica: o vero.

As guas superficiais

A rede hidrogrfica
Rede hidrogrfica conjunto formado pelo rio principal e os seus afluentes e subafluentes. Dos rios portugueses destacam-se: Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana rios internacionais (nascem em Espanha); Vouga, Mondego e Sado que nascem em territrio nacional.

Na sua maioria, os rios escoam no sentido nordeste-sudoeste (inclinao geral do relevo). Os outros tm vrias direes: Guadiana: Norte/sul; Sado: Sul/norte. Norte do pas: rede hidrogrfica mais densa; maior declive ao longo do seu percurso e vales mais profundos; Sul: relevo mais aplanado; cursos de gua com menor declive; vales mais largos.

Caractersticas dos rios: Perfil longitudinal: linha que une vrios pontos do fundo de um rio, desde a nascente at foz; Perfil transversal: linha que resulta da interseo, num determinado ponto, de um plano vertical com o vale, perpendicularmente sua direo.

A Norte do Tejo, os rios apresentam um perfil longitudinal mais irregular, devido ao relevo acidentado; a sul, o relevo aplanado permite que os cursos de gua tenham perfis longitudinais mais regulares. O perfil transversal ou vale, apresenta diferentes formas da nascente at foz.

A: A montante (nascente) quase sempre o rio corre num vale estreito e profundo (vale em V/ garganta) B: Para jusante, vale mais largo e menos profundo. C: vale aberto em plancies, por vezes muito extensas.

Sedimentao, acumulao e aluvio ( a mesma coisa!) a principal atividade no final do curso. Regies Autnomas: cursos de gua poucos extensos (ribeiras); perfil longitudinal com declive pouco acentuado; vales encaixados (V) que levam formao de numerosas cascatas.

As principais bacias hidrogrficas


Bacias hidrogrficas: superfcies onde todas as guas escoam numa sequncia de ribeiros, rios e, eventualmente, lagos e lagoas, desembocando numa nica foz. As mais extensas so internacionais bacias hidrogrficas luso-espanholas tm uma forte dependncia face a Espanha, embora em territrio espanhol o escoamento anual mdio parte da gua da precipitao que, em mdia, escorre superfcie ou em canais subterrneos seja inferior ao de Portugal Continental. Balano hdrico distribuio da precipitao pela evapotranspirao e pelo escoamento superficial e subterrneo. Nas Regies Autnomas, as bacias hidrogrficas so de dimenso bastante reduzida, sobretudo nos Aores.

Variao do caudal dos rios


Acontece devido irregularidade temporal e espacial da precipitao, que confere ao escoamento uma acentuada sazonalidade. Tanto a precipitao como o escoamento so mais elevados nas bacias hidrogrficas situadas a norte, com grande destaque para a do Rio Minho.

A acentuada variao da precipitao e do escoamento reflete-se no caudal dos rios volume de gua que passa numa dada seo de um rio, por unidade de tempo. A diferena entre os caudais de inverno e vero permite considerar que, em Portugal, o regime dos rios variao do caudal ao longo do ano irregular, com carter torrencial. No entanto existem algumas diferenas: Norte: ocorrncia de cheias frequentes, no inverno e incio da primavera, reduo do caudal no vero, mas sempre com escoamento; Sul: cheias pouco frequentes (inverno e primavera), reduo acentuada dos caudais, chegando s vezes a secar; Regies Autnomas: caudais das ribeiras atingem frequentemente volumes elevados, provocando cheias (muitas delas secam no vero), nos Aores, a irregularidade dos caudais menos acentuada.

A ao humana tambm influencia o regime dos rios. Por um lado, contribui para regularizar os caudais, construindo barragens que: Na poca de maior precipitao, retm a gua das albufeiras, evitando muitas cheias; Na poca estival, impedem que os rios sequem completamente (escoamento mnimo).

Por outro lado, a ocupao humana das bacias hidrogrficas agrava o efeito das cheias, pois: Obstruo de linhas de gua; Impermeabilizao dos solos; Destruio da cobertura vegetal.

Lagos, lagoas
Existem outros reservatrios de gua doce ou salobra (mistura de gua doce e salgada). Uns so de maior dimenso os lagos outros mais pequenos as lagoas ambos correspondendo a depresses de pouca profundidade onde a gua se acumula. Localizam-se sobretudo na faixa litoral, sendo a maioria de origem marinho fluvial, como a ria de Aveiro e as lagoas de bidos, de Santo Andr, da Pateira de Fermentelos e de Albufeira. No Interior, destaca-se a Lagoa Comprida, na Serra da Estrela, de origem glaciria. Nos Aores formam-se numerosas lagoas de origem vulcnica.

E albufeiras
As albufeiras reservatrios de gua doce construdos pelo homem potencializam as disponibilidades hdricas, permitem a acumulao de reservas para o abastecimento da populao. A distribuio geogrfica do relevo e as caractersticas da rede hidrogrfica tornam mais fcil a construo das barragens no Norte e Centro do pas. No Sul, as albufeiras tm contribudo sobretudo para uma melhor gesto da gua, nomeadamente para os usos domsticos e agrcolas.

As guas subterrneas

Os aquferos
gua subterrnea gua que circula ou que se acumula no subsolo, a maior ou menor profundidade. Assim, a precipitao a principal fonte de abastecimento das toalhas freticas lenis de gua subterrnea que circulam ou que se acumulam em aquferos formaes geolgicas permeveis cujo limite inferior e, por vezes, tambm o superior, constitudo por rochas impermeveis. As formaes rochosas de xisto, granito e basalto so pouco permeveis e dificultam a infiltrao da gua e da formao de aquferos importantes; As rochas sedimentares de origem detrtica, como os arenitos e as areias, so bastante permeveis, permitindo a infiltrao da gua e a formao de aquferos; As rochas sedimentares de natureza calcria ou crsica tm calcite na sua composio, substncia que se dissolve na gua por ao do cido carbnico provocando a abertura de fendas e fissuras por onde a gua se infiltra. Origina-se, assim um sistema de escoamento subterrneo denominado toalha crsica toalha fretica em reas de formaes geolgicas de natureza calcria.

Produtividade aqufera quantidade de gua que possvel extrair continuamente de um aqufero em condies normais sem afetar a reserva e a qualidade da gua. Em Portugal existem quatro unidades hidrogeolgicas (que influenciam as disponibilidades hdricas, que so maiores onde formaes rochosas so mais permeveis e porosas. No Macio Antigo: xistos e granitos (menores disponibilidades hdricas). Nas Orlas Sedimentares Ocidental e Meridional: rochas sedimentares detrticas e calcrias (aquferos porosos e crsicos elevado disponibilidade hdrica). Nas Bacias Sedimentares do tejo e do Sado: formaes sedimentares detrticas aquferos porosos que correspondem ao mais extenso sistema aqufero da Pennsula Ibrica e mais importante unidade hidrogeolgica do Pas.

A utilizao das guas subterrneas


Os aquferos so importantes reservatrios subterrneos de gua, apresentando vantagens relativamente aos superficiais: No h perda de gua por evaporao; A sua dimenso no se reduz por efeito da deposio de sedimentos; No existem custos de conservao.

As guas subterrneas so a principal fonte de abastecimento de gua utilizada em Portugal. O consumo de gua mais elevada nas bacias hidrogrficas do Douro, do Mondego e do Tejo, facto que se justifica por nestas bacias se concentrarem o maior nmero de pessoas. A manuteno das reservas e da qualidade de gua dos aquferos , assim, muito importante e depende: Recargas naturais; Da intensidade da explorao; Dos cuidados com a sua preservao.

fundamental que a captao de guas subterrneas seja inferior produtividade dos aquferos, para evitar a sua sobre-explorao. A deteriorao da qualidade da gua subterrnea pode ser provocada, direta e/ indiretamente por processos naturais ou pelas atividades humanas, ou ambas.

guas Minerais e termais


A composio qumica da gua subterrnea varia com as caractersticas geolgicas das reas que percorre, podendo encontrar-se guas com qualidades minerais e especficas - as guas minerais. Algumas guas subterrneas, alm do teor em sias minerais, contm gs carbnico e so mais quentes guas termais. A explorao destas guas feita com fins medicinais, mas tm tambm uma componente turstica muito importante. O termalismo tem registado no nosso pas, um certo desenvolvimento, que se deve principalmente: inscrio do turismo termal numa das tendncias atuais- procura de espaos naturais e ecologicamente preservados; crescente importncia atribuda ao desenvolvimento regional.

Gesto das guas


Importncia de planear a utilizao dos recursos hdricos
Sendo a gua um recurso indispensvel e fator condicionante das atividades produtivas, importa fazer uma gesto adequada da sua utilizao. Tm-se desenvolvido: Plano nacional da gua Planos da bacia hidrogrfica Planos de ordenamentos de albufeiras de guas pblicas Plano estratgico de abastecimento de gua e de saneamento de guas residuais Programa nacional para o uso eficiente da gua.

O planeamento dos recursos hdricos cada vez mais importante pois a presso sobre a gua tem aumentado, devido ao seu maior consumo, isto explica-se tanto pela melhoria das condies de vida como pelo desenvolvimento dos sistemas de captao e distribuio de gua.

Principais problemas na utilizao da gua

Poluio
A utilizao dos recursos hdricos comporta alguns problemas e riscos ambientais que podero comprometer a quantidade e a qualidade da gua disponvel. Os efluentes domsticos so uma das maiores fontes de poluio dos cursos de gua. Os efluentes industriais podem conter elevadas cargas txicas e teores em metais pesados como o mercrio: O vale do Tejo e a faixa litoral entre Viana do Castelo e Aveiro. Os efluentes da atividade pecuria so, no essencial, semelhante aos dos efluentes domsticos. A poluio provocada pela agricultura tem os produtos qumicos, sobretudo os pesticidas e os fertilizantes ricos em nitratos e fosfatos, dissolvem-se na gua da rega ou da chuva e infiltram-se no solo.

Outros problemas
A Eutrofizao- crescimento anormal de algas e de outras espcies vegetais devido ao lanamento de efluentes. A salinizao da gua dos aquferos. A desflorestao

Estes problemas levaram definio legal de vrias zonas sensveis de onde se incluem as respetivas bacias drenantes, e nas quais as descargas devem obedecer s normas que visam repor e conservar a qualidade da gua.

Abastecimento e consumo de gua


Em Portugal Continental, os maiores consumos e necessidades de gua verificam-se nas bacias hidrogrficas de maior dimenso, exceo da do rio Guadiana, mas o fator de diferenciao mais importante a forte ocupao humana dessas bacias, sobretudo junto ao Litoral. Em todas a bacias hidrogrficas, as necessidades previstas ainda so superiores ao consumo. Nas reas rurais, os custos mdios por habitante, da instalao das redes de abastecimento so mais elevadas, tornam-se mais difcil construo de infraestruturas. Por outro lado, no caso do Noroeste de Portugal Continental, a abundncia de guas permite o auto abastecimento, atravs de furos e poos. As captaes de gua fazem-se a partir de meios superficiais e subterrneos. A maior densidade de captaes subterrneas verifica-se nas orlas Sedimentares Ocidental e Meridional e na Bacia do tejo e do sado. As captaes superficiais localizam-se predominantemente no Macio Antigo; na Ilha do Porto Santo, existe uma estao de dessalinizao das guas do mar para abastecimento para a populao da ilha.

Sistemas de abastecimento
da responsabilidade dos municpios e da EPAL, atualmente agrupados na AdP guas de Portugal. Na sequncia da proposta do PEAASAR 2000-2006, foram criados numerosos sistemas plurimunicipais para facilitar o desenvolvimento deste setor. Os sistemas de abastecimentos agrupam-se em: Sistemas em alta, que respeitam captao, tratamento e aduo da gua; Sistemas em Baixa, que tm a ver com a distribuio e os respetivos ramais da ligao e reservatrios da entrega.

A Poltica Nacional de Abastecimento de Agua dever conduzir uma gesto sustentvel maior aproximao entre os custos reais e os preos ao consumidor e a uma reduo da desigualdade das tarifas praticadas.

E controlo da qualidade da gua


A rede das estaes de verificao da qualidade da gua de superfcie permite caracterizar a gua relativamente s suas propriedades fsicas, qumicas e biolgicas.

No que respeita s guas subterrneas, existe uma rede de pontos de observao da quantidade da gua, ou seja, dos nveis dos aquferos, e outra de verificao da sua qualidade.

Armazenamento de gua
Tem-se procurado garantir o armazenamento de gua doce, atravs da construo de barragens para diferentes usos. As bacias hidrogrficas internacionais destacam-se, no s pelo maior nmero de albufeiras, como pela sua maior capacidade de armazenamento de gua. Com a construo da barragem do Alqueva, a bacia do Guadiana tornou-se no Maior reservatrio do pas. Devem ser feitos estudos prvios, um planeamento adequado, em articulao com outras aes de ordenamento do territrio, e de ser garantida a participao da populao no processo de deciso. As barragens permitem tambm a transferncia de reservas hdricas entre diferentes bacias hidrogrficas transvases. A opo pelos transvases poder ter implicaes negativas como, por exemplo, a reduo do escoamento a jusante do transvase e as peras de gua devido maior evaporao e infiltrao, se o transporte no se efetuar por condutas fechadas.

Tratar e preservar os recursos hdricos


As redes de drenagem e de tratamento das guas residuais desempenham um papel fundamental na proteo e conservao dos recursos hdricos. A distribuio regional de investimento em infraestruturas de drenagem e tratamento de guas residuais em baixa prevista no PEAASAR tem em conta esta situao de desigualdade. Outras medidas podem contribuir para a preservao dos recursos hdricos: Regulamentao e fiscalizao de efluentes poluidores nos cursos de gua e nos solos; A aplicao do princpio poluidor-pagador; Incentivo s empresas para a reconverso da sua tecnologia; Corresponsabilizao dos diferentes agentes econmicos.

Planear para gerir, preservar e potencializar


Plano Nacional da gua, que incluiu os planos regionais dos Aores e da Madeira, e dos planos da Bacia hidrogrfica um importante passo em frente no domnio da gesto da gua. Poltica Nacional da gua: Um melhor conhecimento das disponibilidades e potencialidades hdricas; Uma melhor distribuio e utilizao da gua; A proteo, conservao e requalificao dos recursos hdricos; O estabelecimento de um quadro estvel de um relacionamento com Espanha; Uma gesto dos recursos hdricos em articulao com os restantes setores de ordenamento do territrio.

De acordo com a legislao portuguesa, devero ser elaborados Planos de ordenamento de albufeiras de guas pblicas, que compreendem uma rea na qual se entrega o Plano de gua e a zona envolvente de proteo.

A gesto planeada e consertada dos recursos hdricos conduzir a medidas de potencializao como: O aumento da capacidade de aprovisionamento; A organizao e rentabilizao dos sistemas de abastecimento pblico.

A cooperao internacional
A Carta Europeia da gua, a Conferncia da gua das Naes Unidas, a Conveno de Helsnquia e a Conveno Luso Espanhola so exemplos que evidenciam a necessidade de cooperao internacional na gesto e utilizao da gua, uma vez que se trata de um bem comum que no pode ser contido por fronteiras polticas. Objetivos da Coordenao a nvel internacional: Promover a gesto integrada dos recursos hdricos internacionais; Dinamizar a cooperao tcnica ao nvel da caracterizao, da conservao e da proteo dos recursos hdricos; Garantir o respeito mtuo entre os pases que partilham os mesmos recursos; Prevenir e resolver conflitos internacionais relativamente utilizao da gua.

Diretiva Quadro da Agua tem como principal objetivo prover uma gesto sustentvel dos recursos hdricos. Para Portugal, a regulamentao e o comprimento das normas comunitrias e da conveno Luso Espanhola assume maior importncia, pois ao territrio portugus que afluem as guas vindas de Espanha. Assim, pode ocorrer problemas como: A poluio das guas espanholas; A construo das novas barragens ou a realizao dos transvases no territrio espanhol.

A conveno Luso-espanhola prev estas situaes, e define caudais mnimos e parmetros de qualidades das guas.

Racionalizar o consumo da gua


Foi elaborado o programa nacional para o uso eficiente da gua, que aponta uma maior racionalizao do consumo. Na agricultura, a atividade que consome maior quantidade de gua, em Portugal, os desperdcios podem ser evitados: No transporte da gua em condutas fechadas; Na irrigao, utilizando outras tcnicas de rega; Com a seleo de culturas adaptadas; Pela reutilizao de gua tratada.

Na indstria: Utilizao de tecnologias mais eficientes; Utilizao da mesma gua para fins diferentes; Da instalao de sistemas de tratamento das guas residuais que permitam a sua reutilizao.

No setor urbano, o consumo mais significativo o domstico, cuja estrutura evidencia a importncia das atitudes da racionalizao desse consumo. O programa nacional para o uso eficiente da gua preconiza o aumento significativo da eficincia do uso da gua, num perodo de 10 anos.

Outras formas de potencializar os recursos hdricos


Os recursos hdricos tambm servem de suporte a inmeras atividade de lazer, a navegao turstica e a atividades como as culturas biogenticas e a explorao de inertes. A navegao de lazer praticada em muitos rios e albufeiras, mas destaca-se no Douro (e navegao comercial), onde existem infraestruturas de apoio navegao que permitem uma oferta de turismo fluvial qualificada. So as culturas biogenticas reproduo, engorda, crescimento ou melhoramento das espcies aqucolas sujeitas a licenciamento e ao cumprimento de normas que visam proteger os meios hdricos.

S-ar putea să vă placă și