Sunteți pe pagina 1din 16

Nmero do Modelo

Equipamentos de Proteo Contra Quedas


[SURELINE MSA] [LINHA DE VIDA HORIZONTAL TEMPORRIA] Instrues de Uso

ADVERTNCIA
Normas nacionais e leis estaduais e municipais exigem que o usurio seja treinado antes de usar este produto. Use este manual como parte de um programa de treinamento de segurana do usurio, que seja apropriado para a ocupao do usurio. Estas instrues devem ser fornecidas aos usurios antes da utilizao do produto e mantidas para pronta referncia pelo usurio. O usurio deve ler, entender (ou receber explicaes), e seguir todas as instrues, etiquetas, marcaes e advertncias fornecidas com este produto e com os produtos destinados ao uso em associao a ele. FALHAS NO CUMPRIMENTO DESTA ADVERTNCIA PODEM CAUSAR LESES GRAVES OU MORTE.

No Brasil, entre em contato com nosso representante regional ou ligue para a MSA do Brasil Fone: (11) 4070-5999

Instrues de Uso

Linha de Vida Horizonta Temprria MSA Sure-Line

1.0

APLICAO

A Linha de Vida Horizontal Temporria Sure-Line da MSA um sistema temporrio leve e sinttico que suspenso entre dois pontos de ancoragem aprovados para fornecer proteo contra quedas do trabalhador durante o movimento horizontal. As aplicaes incluem edifcios, pontes, torres de transmisso, andaimes e outros postos de trabalho elevados.

2.0

TREINAMENTO

de responsabilidade do comprador da Linha de Vida Horizontal Temporria Sure-Line da MSA garantir que os usurios do produto estejam familiarizados com essas instrues e treinados por uma pessoa qualificada. O treinamento deve ser realizado sem a exposio indevida da pessoa em treinamento a riscos. A MSA oferece programas de treinamento; entre em contato com a MSA para obter informaes de treinamento.

3.0

FUNO

A Linha de Vida Horizontal Temporria Sure-Line da MSA de instalao rpida e fcil em locais de trabalho temporrios. A tenso e o ajuste da Linha de Vida so obtidos com o uso do Tensionador da linha. Um absorvador de energia sinttico integral reduz substancialmente a carga mxima de deteno atuando nas ancoragens, o que evita danos ao sistema e fornece uma advertncia visual de que o sistema anteriormente j havia sofrido uma carga equivalente fora de deteno de uma queda.

Linha de Vida Horizontal Temporria MSA Sure-Line

Linha de Vida Horizontal Temporria MSA Sure-Line

Instrues de Uso

4.0

ESPECIFICAES

Estes sistemas atendem as normas da OSHA.


* Sistema Padro de 10,7 m ou 18,2 m (SHL1009035BLK ou SHL1009060BLK) Carga de trabalho: 272 kg, 2 pessoas. Peso total: 8,6 kg Comprimento Max. do ponto de ajuste: 10,7 m ou 18 ,2 m veja Declarao do Projeto n, 17 na pgina 8 Outros comprimentos disponveis sob pedido Linha de vida 16 mm x 18 m Corda de nylon Kemmantle de baixa flexibilidade Absorvedor de energia 5,0 cm x 3,7 cm x 40,6 cm Tecido de fios sintticos Argolas forjadas Cobertura de filme termo-encolhvel Resistncia mnima de ruptura: 5780 kg Mosquetes (SRCC643) Ao carbono, galvanizado Fecho de trava automtica Resistncia mnima de ruptura: 35 kN 12,2 cm x 8,0 cm Abertura do fecho: 26 mm Largura da garra: 12 mm Prova de teste individual: 16 kN

Fitas do Cabo 6 mm x 1,8m, ao galvanizado Ambas as extremidades com olhal , revestimento em vinil Resistncia mnima de ruptura: 22,2 kN

Bolsa de Armazenamento Cordura de nylon de 51 cm x 25 cm x 25 cm

Tensionador da Linha Fabricao em ao Revestimento resistente corroso Resistncia mnima de Ruptura: 2540 kg

Argolas 6mm x 5 cm, ao galvanizado Ao forjado, revestimento resistente a corroso Resistncia mnima de ruptura 22,2 kN

Linha de Vida HorizontalTemporria MSA Sure-Line

Instrues de Uso

Linha de Vida Horizonta Temprria MSA Sure-Line

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Mosqueto (2) Absorvedor de impacto Anis do Talabarte (2) Linha de Vida Tensionador da Linha Terminao de Linha Fita de Ancoragem de Ao (2) Bolsa de Armazenamento

Linha de Vida Horizontal Temporria MSA Sure-Line

Linha de Vida Horizontal Temporria MSA Sure-Line

Instrues de Uso

5.0
!

INSTRUES DE INSTALAO ADVERTNCIA

LEIA TODAS AS INSTRUES, INCLUINDO DECLARAES DO PROJETO, ANTES DA MONTAGEM. USE PROTEO DE QUEDA ALTERNATIVA DURANTE A INSTALAO. O CABO DEVE SER INSTALADO EM UM NVEL ACIMA DO PONTO DE FIXAO DO CINTURO.

1. Enrole a fita de ancoragem de ao ao redor da estrutura de apoio pelo menos duas vezes. Conecte os dois olhais das fitas de ncora no absorvedor de energia por meio do mosqueto. Para desbloquear o fecho do mosqueto, tora a manga em de giro no sentido horrio com o polegar e o indicador e segure ao mesmo tempo em que aperta o fecho. O mosqueto ser travado automaticamente ao ser solto. NOTA: FITAS DE NCORAGEM PODEM SER EXIGIDAS. O MOSQUETO PODE SER CONECTADO DIRETAMENTE A UM OLHAL DE NCORAGEM APROVADO (FIG. 2).

2. Mova a bolsa de armazenamento com o restante da linha para a estrutura de suporte oposta. Enrole a segunda fita de ancoragem ao redor do suporte, como anteriormente, na mesma altura acima da superfcie de trabalho. Conecte ambos os olhais da fita da ancoragem no olhal do tensionador da linha por meio do mosqueto. 3. Puxe a linha de vida atravs do tensionador manualmente, at que a folga seja removida (Fig. 3). Aperte a porca do tensionador da linha no sentido horrio (Fig. 4) at que a roda do tensionador deslize (Fig. 5) ou at que 68 Nm ( que 50 ps / lbs ) sejam alcanados (com torqumetro). NOTA: O USO DE UM TORQUMETRO RECOMENDADO, ESPECIALMENTE QUANDO A LINHA DE VIDA INSTALADA SOBRE A MESMA SEO. ISTO AJUDAR A MINIMIZAR O DESGASTE NO CABO NA RODA DO TENSIONADOR DA LINHA.

4. Depois de tensionar o sistema, empurre a alavanca contra o tensionador para evitar o afrouxamento no intencional da linha de vida horizontal durante a utilizao (Fig. 6).

Linha de Vida HorizontalTemporria MSA Sure-Line

Instrues de Uso

Linha de Vida Horizonta Temprria MSA Sure-Line

5. Conecte o sistema de deteno de quedas no anel no talabarte na linha de vida.

ADVERTNCIA
NO CONECTE MAIS DE UM SISTEMA DE DETENO DE QUEDA EM CADA ANEL DO TALABARTE. NO CONECTE O GANCHO DO TALABARTE DIRETAMENTE NA LINHA DE VIDA. ASSEGURE-SE DE QUE A LINHA DE VIDA NO ESTEJA EM USO OU QUE VENHA A SER UTILIZADA AO DESMONTAR.

Linha de Vida Horizontal Temporria MSA Sure-Line

Linha de Vida Horizontal Temporria MSA Sure-Line

Instrues de Uso

6.

Verifique o sistema antes de usar: Inspecione o talabarte e o cinturo de acordo com as instrues do fabricante Inspecione a Linha de Vida Horizontal Temprria Sure-Line de acordo com o Guia de Inspeo (pgina 11) Certifique-se de que os mosquetes estejam orientados para aceitar uma carga com segurana e serem devidamente fechados e travados. No permitir carga contra o fecho (Fig. 7) ou carga com fecho parcialmente aberto (Fig. 8). Verifique se a alavanca de travamento esteja apertada contra o corpo do Tensionador da linha (Fig. 6). Certifique-se de que o absorvedor de energia no tenha sido parcialmente expandido (ver Guia de Inspeo).

7. Remoo Para remover a Linha de Vida Horizontal Temporria Sure-Line, conecte-se a um sistema de deteno de quedas alternativo. Libere a tenso, elevando a alavanca (Fig. 9). Desconecte os mosquetes e guarde o sistema na bolsa de armazenamento

6.0

DECLARAO DO PROJETO 1. O Sistema de Linha de Vida Horizontal Sure-Line da MSA deve estar em conformidade com todos os regulamentos governamentais, ou outros regulamentos e normas aplicveis, e ser usado em observncia a eles. 2. O Sistema de Linha de Vida Horizontal Sure-Line da MSA um produto de deteno de queda projetado e rigorosamente testado. O sistema deve ser usado conforme descrito nas instrues. 3. Retire o sistema de deteno de quedas da linha de vida horizontal imediatamente se o sistema tiver sofrido uma carga equivalente fora de deteno de uma queda. Etiquete como "NO UTILIZVEL". A pessoa qualificada deve inspecionar e certificar novamente o sistema antes de coloc-lo de volta ao servio ativo. 4. Um absorvedor de energia pessoal aprovado e um cinturo paraquedista so obrigatrios no sistema de deteno de quedas. 5. A Linha de Vida Horizontal Temporria Sure-Line da MSA pode acomodar dois trabalhadores simultaneamente, ou at 272 kg ao longo de uma extenso mxima permitida de 10.7m ou 18,3 m. A carga de deteno da ancoragem no deve exceder 11.0 kN, quando utilizada de acordo com estas instrues.

ADVERTNCIA
NO CONECTE EQUIPAMENTOS ADICIONAIS NA LINHA DE VIDA SEM APROVAO POR ESCRITO DA MSA. O MAU USO PODE CAUSAR LESES GRAVES OU MORTE.

Linha de Vida HorizontalTemporria MSA Sure-Line

Instrues de Uso

Linha de Vida Horizonta Temprria MSA Sure-Line

6.

Considerando um fator de segurana de 2:1, as ancoragens das extremidades devem ser capazes de sustentar uma fora de 22,2 kN sem deformaes nas direes permitidas pelo sistema, e devem ser certificadas, por escrito, por um engenheiro. O comprimento mximo do ponto de apoio do sistema medido a partir de pontos de carga do mosqueto. Uma proviso da linha de vida de 406 mm alm do tensionador deve ser feita. Certifique-se de que a linha de vida esteja livre de ns no autorizados. Ns no autorizados podem reduzir a resistncia do cabo consideravelmente. Em vigor desde 11 de maio de 2000, a terminao do buril de alumnio foi substituda por um n "figura 8". No utilize o sistema perto de mquinas em movimento, riscos eltricos, ou na presena de calor excessivo, chamas ou metal fundido. No utilize o sistema num ambiente com temperatura acima de 90 C.

7.

8.

9.

10. No permita que os componentes sintticos entrem em contato com arestas ou superfcies cortantes ou abrasivas, especialmente quando estiver sob tenso. Um contato durante uma queda pode causar perda parcial ou completa da resistncia, o que pode causar a falha do sistema. 11. O tensionador de linha limita a quantidade de tensionamento prvio (mx 159-181 Kg). O tensionamento demasiado da linha de vida pode dar incio a um desgaste no absorvedor de energia ou, no caso de uma queda, sobrecarregar as ancoragens das extremidades. No tensione a linha de vida com outros dispositivos. 12. Evite girar a porca do tensionador da linha aps um deslize. Isso faz com que a roda do Tensionador da linha entre em atrito com o cabo estacionrio sob tenso. Isso pode causar abraso significativa no cabo, especialmente se a Linha de Vida Temporria Sure-Line for instalada continuamente na mesma seo. recomendado o uso de um torqumetro para tensionamento a fim de eliminar deslize e abraso do cabo. 13. Se o comprimento do ponto de apoio for superior a 45,7 cm ou se a fita vermelha tornar-se visvel, retire de servio. Etiquete como "NO UTILIZVEL" e envie o sistema ao fabricante para substituio do absorvedor de energia. (Fig.10) 14. Um trabalhador que esteja incapacitado por uma leso ou condio mdica, e que tenha sido suspenso pelo sistema, deve ser resgatado imediatamente. responsabilidade do empregador do usurio desenvolver um mtodo de resgate que efetue uma evacuao eficaz de um trabalhador. Equipamentos de resgate e pessoal treinado devem estar disponveis enquanto o sistema estiver em uso. 15. Sistemas horizontais de linha de vida sintticos absorvem a fora de uma queda pelo absorvedor de energia, pelo absorvedor de energias pessoal e pelo alongamento da linha de vida. A distncia da queda total aumentar quanto maior for o comprimento da linha de vida e se um segundo trabalhador for adicionado ao sistema. A Tabela 1 mostra a distncia mnima necessria entre o nvel da linha de vida e o obstculo mais alto abaixo do sistema.
Linha de Vida Horizontal Temporria MSA Sure-Line 7

Linha de Vida Horizontal Temporria MSA Sure-Line

Instrues de Uso

16. O uso de suportes intermedirios diminue as distncias totais da queda. Para sees mais curtas e sistemas com suportes intermedirios, use um vo mnimo especificado para 10,7 m. Se a seo for de mais de 10,7 m, use vos de 18, 29 m. 17. Para reduzir a distncia da queda total, coloque as ancoragens no mesmo nvel ou acima do ponto de ancoragem do cinturo do trabalhador.

TABELA 1
VO MNIMO EXIGIDO ABAIXO DA ANCORAGEM (Dados com base em uma queda livre de 1,83 m com talabarte absorvedor de energia) NMERO DE TRABALHADORES 1 1 2 2

SEO (10.67m) (18.28m) (10.67m) (18.28m)

ESPAO LIVRE EXIGIDO (5.80m) (6.66m) (6.93m) (8.13m)

ADVERTNCIA
SE A ANCORAGEM FOR POSICIONADA ABAIXO DA ARGOLA DO CINTURO DO TRABALHADOR, O VO LIVRE MNIMO NECESSRIO AUMENTAR. NO TENTE PRESUPOR OS VOS MNIMOS PARA SEES MAIS CURTAS OU COM SUPORTES INTERMEDIRIOS. PARA EXIGNCIAS DE APLICAES ESPECFICAS, ENTRE EM CONTATO COM A MSA PARA TER OS VALORES MNIMOS DOS VOS. O MAU USO PODE CAUSAR LESES GRAVES OU MORTE.

Linha de Vida HorizontalTemporria MSA Sure-Line

Instrues de Uso

Linha de Vida Horizonta Temprria MSA Sure-Line

Distncia mnima (A) = Afastamento inicial (B) + DQT (C) + Altura do Trabalhador (D) + Margem de Segurana de 610 mm (E)

6.0

CUIDADO, MANUTENO E ARMAZENAMENTO

1. A manuteno e o armazenamento dos equipamentos devem ser realizados pelo usurio em conformidade com as instrues da MSA. Questes especficas, que podem surgir devido s condies de uso, devem ser tratadas com a MSA. 2. O equipamento que estiver com necessidade de manuteno, ou programado para manuteno, deve ser marcado como "NO UTILIZVEL" e retirado de servio. Para limpar a linha de vida sinttica e o absorvedor de energia, faa-o com uma esponja mida. Para manchas mais difceis, use sabo neutro. NO UTILIZE PRODUTOS QUMICOS OU DETERGENTES. Enxgue com sabo e gua limpa e pendure para secar naturalmente. As peas metlicas devem ser limpas com um pano para remover a sujeira e gordura. Lubrifique com um leo leve para garantir boas condies de funcionamento e proteo contra a corroso. Limpe o leo em excesso para evitar o acmulo de sujeira. Armazene em um local limpo e seco, livre de calor excessivo, vapor, luz solar, fumaa nociva, agentes corrosivos e roedores.

3.

4.

5.

Linha de Vida Horizontal Temporria MSA Sure-Line

Linha de Vida Horizontal Temporria MSA Sure-Line

Instrues de Uso

ADVERTNCIA
NO UTILIZE UM EQUIPAMENTO DE PROTEO CONTRA QUEDAS QUE NO TENHA SIDO MANTIDO E ARMAZENADO CORRETAMENTE.

7.0

INSPEO
1. A Linha de Vida Horizontal Sure-Line da MSA deve ser inspecionada pelo usurio antes de cada uso e, adicionalmente, por uma pessoa competente, alm do usurio, em intervalos de no mximo 6 meses. Inspees detalhadas devem ser registradas na Lista de Verificao de Inspeo. 2. Se a inspeo revelar danos ou manuteno inadequada do sistema, os componentes afetados devem ser removidos permanentemente de servio para serem submetidos manuteno corretiva adequada antes de retornar ao servio. 3. Retire o sistema de servio se: o sistema for submetido a uma carga equivalente a foras de deteno de uma queda a etiqueta estiver faltando ou ilegvel houver evidncias de funcionamento incorreto, ajuste imprprio ou alterao de qualquer componente a inspeo revelar desgaste excessivo, dano ou uso indevido dos elementos sintticos ou do material metlico, conforme descrito nas diretrizes de inspeo a extenso do ponto de apoio do absorvedor de energia for superior a 45,7 cm. Veja Figura. 10 e Demonstraes do Projeto Se a fita vermelha dentro do filme termo-encolhvel do amortecedor estiver visvel

4. Somente a MSA, pessoas ou entidades autorizadas por escrito pelo fabricante, devem efetuar reparos no equipamento. Nenhum reparo e/ou modificaes no autorizados sero permitidos.

10

Linha de Vida HorizontalTemporria MSA Sure-Line

Instrues de Uso

Linha de Vida Horizonta Temprria MSA Sure-Line

8.1

GUIA DE INSPEO

1. Inspecione todos os elementos do material quanto a rachaduras, cantos afiados, deformao, corroso, ataques qumicos, aquecimento excessivo ou desgaste excessivo. 2. Inspecione as fitas da ancoragem de ao quanto a tores, aros de proteo ausentes, filamentos quebrados ou buris danificados. Inspecione os mosquetes quanto ao funcionamento deficiente do fecho e deformaes bvias.

3.

4. Inspecione o tensionador da linha para uma correta operao, rebites quebrados ou faltando e porcas soltas ou ausentes. 5. Inspecione os elementos sintticos quanto a desgaste, abraso, descolorao, costuras danificadas, rigidez, derretimento, ataque qumico ou sujeira excessiva. 6. Inspecione o comprimento total da linha de vida para ver se h ns, cortes, feixes de fibras quebrados, abraso excessiva (especialmente no local do tensionador de linha), rachaduras, buris ou aros de proteo danificados ou ausentes. Uma corda danificada pode falhar sob foras muito inferiores ao esperado. A deteriorao e o enfraquecimento do tecido devem ser verificados se expostos a produtos qumicos, cidos, produtos base de petrleo, luz solar excessiva, calor excessivo ou umidade constante. Em vigor desde 11 de maio de 2000 a terminao do buril de alumnio foi substituda por um n "figura 8". Verifique a "Figura 8" para ter certeza de que o filme termo-encolhivel esteja presente na "figura 8" e na extremidade da cauda da linha de vida. 7. Inspecione o absorvedor de energia quanto a alongamento (indica a fora excessiva aplicada). Veja a Fig. 10.

8.2

REGISTRO DE INSPEO:

Modelo N.:_______________ Inspetor:_______________________________________ N. de Srie.:______________Data da inspeo: ________________________________ Data de Fabricao:_______ Descarte:_______________________________________ Comentrios: ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

Linha de Vida Horizontal Temporria MSA Sure-Line

11

Linha de Vida Horizontal Temporria MSA Sure-Line

Instrues de Uso

.GARANTIA Garantia expressa A MSA garante que o produto fornecido isento de defeitos mecnicos ou de fabricao defeituosa por um perodo de 1 (um) ano a partir do primeiro uso ou dezoito (18) meses a contar da data de envio, o que ocorrer primeiro, desde que seja mantido e utilizado de acordo com as instrues e/ou recomendaes da MSA. Peas de reposio e reparos so garantidos por noventa (90) dias a contar da data de conserto do produto ou da venda da pea de reposio, o que ocorrer primeiro. A MSA fica isenta de todas as obrigaes sob esta garantia no caso de consertos ou modificaes serem feitos por pessoas alm de seu prprio pessoal de servio autorizado ou se a garantia apresentar resultados de uso abusivo do produto. Nenhum agente, empregado ou representante da MSA pode comprometer a MSA com qualquer afirmao, representao ou modificao da garantia no que tange s mercadorias vendidas sob este contrato. A MSA no oferece nenhuma garantia sobre componentes ou acessrios no fabricados por ela, mas encaminhar ao comprador todas as garantias dos fabricantes desses componentes. ESTA GARANTIA SUBSTITUI TODAS AS OUTRAS GARANTIAS, EXPRESSAS, IMPLCITAS OU ESTATUTRIAS E ESTRITAMENTE LIMITADA AOS SEUS TERMOS. A MSA ESPECIFICAMENTE FICA ISENTA DE QUALQUER GARANTIA DE COMERCIALIZAO OU ADEQUAO A UMA FINALIDADE ESPECFICA. Recurso Exclusivo Fica expressamente acordado que o nico e exclusivo recurso do Comprador para rompimento da garantia acima, por qualquer conduta irregular da MSA, ou para qualquer outra causa de ao, deve ser o conserto e/ou substituio, escolha da MSA , de qualquer equipamento ou peas, os quais, aps exame efetuado pela MSA, apresentem defeito comprovado. A substituio do equipamento e/ou peas ser fornecida sem custos ao Comprador, F. O. B. Nome e endereo do comprador. Falhas por parte da MSA no conserto bem-sucedido de qualquer produto em desacordo no causaro o recurso estabelecido por meio desta, por falhar em seu propsito essencial. Excluso de Danos Consequentes O Comprador entende especificamente e concorda que, sob nenhuma circunstncia, a MSA ser responsabilizada para com o comprador por danos acidentais, especiais ou econmicos, ou danos consequentes, ou perdas de quaisquer tipos, incluindo perdas de lucros antecipados ou qualquer outra perda provocada por motivo de no funcionamento da mercadoria. Esta excluso aplica-se a queixas de quebra de garantia, conduta imprpria ou qualquer outra causa de ao contra a MSA Para informaes adicionais, entre em contato com o Departamento de Servio ao cliente: 1-800-MSA2222 (1-800-672-2222). No Brasil, entre em contato com nosso representante regional ou ligue para a MSA do Brasil Fone: (11) 4070-5999

12

Linha de Vida HorizontalTemporria MSA Sure-Line

Fabricado por Mine Safety Appliances Company P.O. Box 426, Pittsburgh, Pennsylvania 15230 Distribudo pela MSA do Brasil Equipamentos e Instrumentos de Segurana Ltda. Av. Roberto Gordon, 138 Diadema - SP 09990-901 Brasil CNPJ: 45.655.461/0001-30 Fone: (11) 4070-5999 - Fax: (11) 4070-5990 vendas@msanet.com.br www.msanet.com.br
218871 - Rev0

S-ar putea să vă placă și