Sunteți pe pagina 1din 7

Gnesis e a formao da Terra

Vamos analisar analiticamente a formao da Terra trecho a trecho: "No princpio criou Deus o cu e a terra.[1] E a terra era sem forma e vazia;[2] e havia trevas sobre a face do abismo;[3] e o Esprito de Deus se movia sobre a face das guas. " Gnesis 1:1-2

1) Antes YHWH fez os cus(nesse sentido todos os corpos celestes, ou seja; o Universo) e depois a terra como se v que cus aparece primeiro do que a Terra. 2) A expresso Sem forma expressa que ela no tinha a aparncia atual, e vazia significa que no havia vida; sendo um lugar inspido semelhante aos outros planetas no nosso sistema solar que no abrigam vida. 3) A expresso trevas nesse sentido significa nuvens espessas(nuvens de carbono. O carbono absorve toda a radio luminosa, portanto preto) e a expresso abismo significa oceanos(lugar onde h gua), resumindo ento; havia nuvens espessas sobre a superficie da terra que provavelmente era um grande oceano, no havia terra seca, o esprito de YHWH pairava sobre as guas(sobre o oceano), lembrando que existe variao de traduo desse trecho, a verso catlica da bblia The Word diz: "as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as guas."

1 dia
"E disse Deus: Haja luz;[1] e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separao entre a luz e as trevas.[1] E Deus chamou luz Dia; e s trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manh, o dia primeiro. " Gnesis 1:3-5

1)O sol foi criado antes e no no 4dia. 2) Parte das densas nuvens de carbono podem ter escapado para o espao afora fazendo com que os raios de luz cheguem a superfcie e atinjam os oceanos, a luz era boa pois iluminava e aquecia. como sabemos a parte iluminada o dia e a parte escura a noite, mas antes s havia noite pois a espessa camada de nuvens escuras impedia a penetrao da luz.

2 dia
"E fez Deus a expanso, e fez separao entre as guas que estavam debaixo da expanso e as guas que estavam sobre a expanso; e assim foi. E chamou Deus expanso Cus, e foi a tarde e a manh, o dia segundo." Gnesis 1:7-8 (Evanglica) "Deus disse: "Faa-se um firmamento entre as guas, e separe ele umas das outras"[1]. Deus fez o firmamento e separou as guas que estavam debaixo do firmamento daquelas que estavam por cima.[2] E assim se fez. Deus chamou ao firmamento CUS. Sobreveio a tarde e depois a manh: foi o segundo dia." Gnesis 1:6-8 (Catlica)

1)Firmamento(cu) expressa o campo gravitacional que retm os gases que formam a atmosfera. 2)guas de cima: Nuvens que se formaram aps os oceanos se aquecerem pelo calor do Sol, as nuvens so gua na forma gasosa. guas de baixos so os oceanos propriamente ditos.

3 dia

"Deus disse: "Que as guas que esto debaixo dos cus se ajuntem num mesmo lugar, e aparea o elemento rido." E assim se fez. Deus chamou ao elemento rido TERRA, e ao ajuntamento das guas MAR. E Deus viu que isso era bom."[1] Deus disse: "Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e rvores frutferas que dem fruto segundo a sua espcie e o fruto contenha a sua semente." E assim foi feito.[2] A terra produziu plantas, ervas que contm semente segundo a sua espcie, e rvores que produzem fruto segundo a sua espcie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom. Sobreveio a tarde e depois a manh: foi o terceiro dia." Gnesis 1:9-13

1)Com o intenso vulcanismo; emergiu o grande continente primitivo. 2) E aps isso a formao da vida, e por consequncia a apario dos seres fotossintetisantes que colonizaram a terra seca.

4 dia
"Deus disse: "Faam-se luzeiros no firmamento dos cus para separar o dia da noite; sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos, e resplandeam no firmamento dos cus para iluminar a terra". E assim se fez. Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir noite; e fez tambm as estrelas. Deus colocou-os no firmamento dos cus para que iluminassem a terra, presidissem ao dia e noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom. Sobreveio a tarde e depois a manh: foi o quarto dia."

Gnesis 1:14-19

Essa parte muito usada para provar que o Sol,estrelas e planetas foram criados no 4 dia, eu pessoalmente acreditava nisso por no ter respostas, mas agora fica mais coerente, e at fica mais compatvel com as observaes cintificas, que a Terra veio bem depois, esse trecho mostra que a atmosfera no era perfeita ainda, ai que entra em cena a vida vegetal, pois os seres fotossntetizantes limparam o firmamento que tinha em ambundncia (dixido de carbono CO2); produzindo assim oxignio (O2), que por sua vez tambm surgiu uma importante camada atmosfrica; a camada de oznio que protege das radiaes solares, a atmosfera ficou translcida de maneira que de dia pelo fato do ar ser composto de oxignio, o se claro apresenta aspecto azul; isso porque quando a luz solar atinge a atmosfera ela emite luz na frequncia do espectro azul(luz mais forte ou ideal), durante a noite o cu fica transparente de forma que podemos ver os estrelas, ao contrrio do dia que s podemos ver o Sol e as vezes a Lua.

5 dia
"Deus disse: "Pululem as guas de uma multido de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos cus." Deus criou os monstros marinhos e toda a multido de seres vivos que enchem as guas, segundo a sua espcie, e todas as aves segundo a sua espcie. E Deus viu que isso era bom. E Deus os abenoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, e enchei as guas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra." Sobreveio a tarde e depois a manh: foi o quinto dia." Gnesis 1:20-23

Na era cambriana os cientistas notaram que houve uma sbita apario de formas de vida, chamaram ento de "exploso cambriana" expressando que a variedade de vida que surgiu foi muito rpida nos mares. Depois disso surgiram as aves, o que algo ainda obscuro o fato da evoluo das aves a partir de rpteis(dinossauros) seres terrestres que vieram aps(6 dia), seria bom trabalhar na hiptese de que as aves vieram um pouco antes.

6 dia
"Deus disse: "Produza a terra seres vivos segundo a sua espcie: animais domsticos, rpteis e animais selvagens, segundo a sua espcie." E assim se fez. Deus fez os animais selvagens segundo a sua espcie, os animais domsticos igualmente, e da mesma forma todos os animais, que se arrastam sobre a terra. E Deus viu que isso era bom. Ento Deus disse: "Faamos o homem nossa imagem e semelhana. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus, sobre os animais domsticos e sobre toda a terra, e sobre todos os rpteis que se arrastem sobre a terra." Deus criou o homem sua imagem; criou-o imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abenoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." Deus disse: "Eis que eu vos dou toda a erva que d semente sobre a terra, e todas as rvores frutferas que contm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos cus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." E

assim se fez. Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manh: foi o sexto dia." Gnesis 1:24-31 Os animais terrestres vieram por ltimo em sua grande parte, sendo o ultimo ser vivo o homem, com o detalhe que todos esses seres eram herbvoros, pois fica claro que foi estabelecido que todos se alimentariam de vegetais, das ervas do campo e dos frutos, algo deve ter acontecido para que a natureza mudasse e surgisse os seres carnvoros.

Estudo de Thiago Campos

S-ar putea să vă placă și