Sunteți pe pagina 1din 13

74

Alessandra Hirano Fuji

O CONCEITO DE LUCRO ECONMICO NO MBITO DA CONTABILIDADE APLICADA


ALESSANDRA HIRANO FUJI Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP - SP E-mail: alessandra.hirano@bcb.gov.br

RESUMO
O estudo da Cincia Contbil e as definies de elementos financeiros, notadamente o lucro, so de grande relevncia no somente para os estudiosos do meio acadmico, mas tambm para aqueles que atuam no mercado financeiro e trabalham com as questes prticas da Contabilidade. O lucro contbil, que constitui basicamente o confronto entre receita realizada e custo consumido, respaldado pelo conservadorismo, conveno da objetividade e Princpios Contbeis Geralmente Aceitos. O lucro econmico, que o incremento do valor presente do patrimnio lquido, envolve aspectos subjetivos, mas superior ao lucro contbil, mormente no processo decisrio dos usurios internos e externos. A questo de pesquisa se o conceito de lucro econmico encontra-se realmente difundido entre os profissionais da rea contbil. O objetivo do trabalho enfatizar a importncia do conceito de lucro econmico e verificar qual o grau de assimilao, utilizao e divulgao do conceito no mbito da Contabilidade Aplicada. O trabalho, baseado em reviso da literatura e estudo exploratrio mostra que o conceito de lucro econmico no plenamente conhecido e utilizado pelos usurios da contabilidade. Palavras-chave: Lucro Econmico, Contabilidade Aplicada, Processo Decisrio.

ABSTRACT
The study of accounting theory and the definitions of financial elements, especially profit, is highly relevant not only for academics, but also for those directly involved in practical activities related to applied accounting. Accounting profit is the confrontation between revenue and cost and is based on conservatism, objectivity and Generally Accepted Accounting Principles. Economic profit is the increase in the equitys present value and involves subjective aspects, but it is better than accounting profit, mainly in the context of internal and external users decisionmaking process. The research question is whether the concept of economic profit is really widespread among accounting professionals. This study aims to emphasize the importance of economic profit concept and to verify how this concept is assimilated, used and disclosed in the context of applied accounting. Based on a literature review and an exploratory study, this research shows that the concept of economic profit is not fully known and used by accounting users. Keywords: Economic Profit, Applied Accounting, Decision-Making Process.

Recebido em 10.02.03 Aceito em 26.04.04 2 verso aceita em 24.09.04

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

O CONCEITO DE LUCRO ECONMICO NO MBITO DA CONTABILIDADE APLICADA

75

1. INTRODUO
A estrutura contbil tradicional encontra-se respaldada, fundamentalmente, pela conveno da Objetividade e pelos Princpios Contbeis Geralmente Aceitos. O lucro, tratado tanto pela Cincia Contbil quanto pela Cincia Econmica, constitui um importante referencial para o processo decisrio dos agentes econmicos e um indicador de sucesso das empresas. O lucro contbil, apurado nos moldes da estrutura contbil tradicional, visa, basicamente, ao usurio externo, no constituindo uma ferramenta rica e adequada para a tomada de decises econmicas dos usurios das informaes contbeis. O lucro econmico, cuja essncia reside no incremento do valor presente do patrimnio lquido, o conceito que realmente atende s necessidades e aos interesses dos agentes econmicos, principalmente no que tange predio de eventos e tendncias futuras. O objetivo do presente trabalho enfatizar a importncia do conceito de lucro econmico e verificar, atravs de uma pesquisa junto a profissionais da rea contbil atuantes no mercado, qual o grau de assimilao, utilizao e divulgao do conceito no mbito da Contabilidade Aplicada. A questo de pesquisa se o conceito de lucro econmico se encontra plenamente difundido e utilizado entre os profissionais da rea contbil ou se as prticas contbeis continuam enraizadas pela conveno da Objetividade e pelo lucro contbil tradicionalmente apurado. Quanto metodologia, o trabalho possui carter terico-emprico, fundamentando-se em reviso da literatura e um estudo exploratrio, mediante pesquisa realizada junto a profissionais da rea contbil. A amostra formada por profissionais que atuam diretamente no mercado financeiro, especificamente na rea de auditoria e possuem largo convvio e experincia com as questes prticas da Contabilidade. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionrio, formado por cinco questes elaboradas com o intuito de averiguar o grau de assimilao, utilizao e divulgao do conceito de lucro econmico. A pesquisa foi realizada durante o ms de julho de 2002, sendo que o questionrio foi encaminhado, atravs de e-mail, a 247 pessoas, com resposta de 49, o que corresponde a 19,83%.

2. CARACTERIZAO DO PROBLEMA
A Contabilidade, sob a gide da conveno da objetividade e do conservadorismo, com fundamento nos Princpios Contbeis Geralmente Aceitos, fornece informaes voltadas, basicamente, ao usurio externo. Segundo a Teoria Positiva da Contabilidade, as avaliaes subjetivas e o conceito de valor so desnecessrios, sendo que o lucro contbil tradicional adequado, considerando-se as hipteses do mercado eficiente e a utilizao do CAPM ( Capital Asset Pricing Model). O lucro contbil , basicamente, o resduo do confronto entre receita realizada e custo incorrido, apurado em consonncia com a conveno da Objetividade e Princpios Contbeis Geralmente Aceitos e prioriza o usurio externo das demonstraes contbeis. No caso brasileiro, h nfase para a apurao do lucro contbil que atenda s exigncias do Fisco. O lucro econmico , essencialmente, apurado pelo incremento no valor presente do patrimnio lquido, envolvendo aspectos ligados subjetividade. Trata-se de um conceito mais amplo, rico e adequado do que o lucro contbil, principalmente no tocante ao processo decisrio, sendo que se volta tanto ao usurio externo como o interno. A questo de pesquisa, que reflete a problemtica do tema, a seguinte: o lucro econmico encontra-se plenamente difundido pelos profissionais da rea contbil atuantes no mercado, ou seja, no mbito da Contabilidade Aplicada?

3. O OBJETIVO DA CONTABILIDADE E OS USURIOS DA INFORMAO CONTBIL


A Contabilidade uma Cincia Social que se caracteriza pela fundamentao epistemolgica, ou seja, baseia-se na investigao da natureza, fontes e validade do conhecimento. Seu principal objeto o Patrimnio das Entidades, sendo que busca apreender e entender as mutaes e variaes sofridas pelo Patrimnio, sejam essas decorrentes da ao do homem ou efeitos da natureza. O objetivo cientfico da Contabilidade, segundo a Resoluo CFC n 774, de 16 de dezembro de 1994,

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

76

Alessandra Hirano Fuji

manifesta-se na correta apresentao do Patrimnio e na apreenso e anlise das causas das suas mutaes. Sob o ponto de vista pragmtico, a Contabilidade visa prover os usurios com informaes sobre aspectos da natureza econmica, financeira e fsica do Patrimnio da Entidade e suas mutaes, englobando um vasto leque de registros e demonstraes. O objetivo principal da Contabilidade, conforme a Estrutura Conceitual Bsica da Contabilidade Deliberao CVM n 29, de 05 de fevereiro de 1986, : permitir, a cada grupo principal de usurios, a avaliao da situao econmica e financeira da entidade, num sentido esttico, bem como fazer inferncias sobre suas tendncias futuras. Nesse sentido, as demonstraes contbeis no devem, apenas, representar fatos passados e presentes de uma Entidade, mas serem instrumentos de predio e anlise de tendncias futuras. A Contabilidade, segundo a citada Deliberao, no deve configurar uma disciplina neutra e se restringir busca de uma verdade ou beleza intrnseca, mas ser um instrumento til para a tomada de decises dos usurios. O objetivo bsico da Contabilidade, conforme Iudcibus (2000, p. 23), reside no fornecimento de informaes econmicas para os vrios usurios, de modo a propiciar decises racionais. O modelo decisrio de cada usurio, entretanto, possui detalhes que ainda no so suficientemente conhecidos e revela a necessidade de um arquivobase de informao contbil, com sadas peridicas, capaz de suprir o maior nmero possvel de usurios. Segundo Iudcibus (2000, p.19), necessrio: construo de um arquivo bsico de informao contbil que possa ser utilizado, de forma flexvel, por vrios usurios, cada um com nfases diferentes neste ou naquele tipo de informao, neste ou naquele princpio de avaliao, porm extrados todos os informes do arquivo bsico ou data base estabelecido pela Contabilidade. O objetivo essencial da divulgao financeira, segundo Hendriksen e Breda (1999, p. 107), o fornecimento de informaes que permitam que os investidores sejam capazes de predizer os fluxos futuros de caixa da empresa. A informao, para ser til, deve ser relevante (oportuna, possuir valor preditivo

e valor como feedback) e confivel (verificvel, neutra e apresentar fidelidade de representao). A Contabilidade, em suma, visa fornecer informaes teis a uma diversa gama de usurios, cada qual com necessidades e interesses especficos, de forma a orient-los no processo de tomada de decises econmicas, ou seja, na melhor escolha entre as diversas alternativas de uso de recursos disponveis. Nesse contexto, deve identificar, mensurar, registrar e interpretar os fatos, traduzindo-os em informaes teis tanto para os usurios internos como externos.

4. O CONCEITO DE LUCRO
4.1. A importncia da Cincia Econmica no conceito de lucro
No mbito da sociedade capitalista, caracterizada pela propriedade privada de recursos econmicos, o lucro a remunerao pelo uso do fator de produo Capacidade Empresarial, considerando-se a combinao dos demais fatores de produo (Terra, Capital e Trabalho). Cada fator recebe uma recompensa pela sua participao no processo de produo, sendo que as remuneraes pelo uso da Terra, Capital e Trabalho so, respectivamente, Renda de Terra, Juro e Salrio. O lucro , em suma, a recompensa e a motivao para a instalao e continuidade de um empreendimento na sociedade capitalista. Na Cincia Econmica, h preocupao com os recursos limitados da economia, buscando-se a alocao tima dos recursos escassos e das alternativas disponveis para a maximizao da utilidade e da riqueza dos agentes econmicos. O conceito de lucro, nesse contexto, um importante referencial para orientar as decises econmicas dos agentes. O conceito de lucro, no mbito das atividades empresariais caracterizadas pela busca da maximizao da riqueza dos proprietrios e dos stakeholders - um importante indicador de sucesso das empresas. Cabe Cincia Contbil, por sua vez, a tarefa de quantificar os eventos econmicos de maneira lgica, objetiva e sistemtica, ou seja, identificar, reconhecer, mensurar e registrar as transaes em termos fsicos e monetrios, com informaes voltadas aos usurios.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

O CONCEITO DE LUCRO ECONMICO NO MBITO DA CONTABILIDADE APLICADA

77

O elemento lucro importante tanto para a Cincia Econmica quanto para a Cincia Contbil que, apesar de enfoques diferentes, so reas correlacionadas e, at certo ponto, complementares, medida que h contribuies relevantes de ambas as cincias.

4.2. As diferenas entre os conceitos de lucro contbil e lucro econmico


A partir da dcada de 30, aps o perodo da Grande Depresso, a Demonstrao de Resultado tornou-se mais importante que o Balano Patrimonial e a apurao do lucro lquido tornou-se o ponto central das demonstraes contbeis. O conceito de lucro contbil possui razes filosficas nos conceitos econmicos de lucro, capital e manuteno do capital ou da riqueza. Adam Smith, na obra The Wealth of Nations (1776), foi o primeiro a definir lucro como quantia a ser consumida sem prejudicar o capital, incluindo tanto o capital fixo quanto o capital circulante. J. R. Hicks, na obra Value and Capital (1946), definiu lucro como a quantia que uma pessoa pode consumir durante um perodo de tempo, estando essa pessoa to bem no final do perodo como estava no incio. Tanto para Smith quanto para Hicks, o lucro est relacionado com a manuteno da riqueza ou do capital do indivduo. Chang (1962, p. 639) define o lucro da empresa como a quantia mxima que a firma pode distribuir como dividendos e ainda esperar estar to bem no final do perodo como estava no comeo. Solomons (1961, p.373) adaptou o conceito de lucro proposto por Hicks para uma entidade de negcios, definindo-o como a quantia pela qual seu patrimnio lquido aumentou durante o perodo, com os devidos ajustes sendo feitos para qualquer novo aporte de capital contribudo por seus donos ou para qualquer distribuio feita pela empresa para seus proprietrios. O autor diferencia o lucro hicksiano do lucro contbil, ao asseverar que o lucro hicksiano demanda que, na avaliao do patrimnio lquido, capitalizemos os recebimentos lquidos futuros esperados, enquanto que o lucro contbil requer somente que avaliemos os ativos com base em seus custos no expirados.

Nesse contexto, h trs pontos fundamentais que devem ser destacados, a saber: - o lucro econmico apurado pelo incremento do patrimnio lquido; - o patrimnio lquido mensurado pela capitalizao dos recebimentos lquidos futuros; - o lucro contbil no guarda nenhuma relao com o lucro econmico, sendo os ativos avaliados tosomente por seus custos no expirados. A essncia do conceito de lucro econmico reside, portanto, no incremento do patrimnio lquido, decorrente das operaes da entidade ou da valorizao de seus ativos. O lucro econmico, ao ser mensurado pelo incremento do patrimnio lquido, requer avaliao de todos os ativos da empresa com base nos recebimentos lquidos futuros esperados, com o clculo do valor presente dos fluxos dos benefcios futuros. Quando se utiliza o valor presente como representao dos valores dos atributos dos ativos, conforme Martins (2002, p.50), beneficia-se a identificao imediata dos maiores geradores de valor. O uso do valor presente lquido em uma entidade com um nico ativo, por exemplo, implica na busca do valor econmico daquela entidade. Sob esse prisma, considera-se que o lucro econmico no perodo a diferena entre o valor presente lquido dos fluxos futuros da entidade. Hendriksen e Breda (1999, p.199) destacam algumas das crticas ao lucro contbil em sua forma tradicional: - conceito de lucro contbil ainda no se encontra claramente formulado; - no h base terica permanente para o clculo e apresentao do lucro contbil; - as prticas contbeis geralmente aceitas permitem variaes na mensurao do lucro do exerccio de empresas diferentes; - as variaes do nvel de preos tm modificado o significado do lucro medido em termos monetrios histricos; - outras informaes podem ser mais teis para investidores e acionistas, no que diz respeito tomada de decises de investimento. A teoria e a prtica contbil, conforme assevera Guerreiro (1989, p. 198), devem caminhar para um consenso em torno de um nico conceito de lucro que esteja o mais prximo possvel do conceito de lucro econmico. No quadro a seguir, tem-se as principais diferenas entre Lucro Contbil e Lucro Econmico, a saber:

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

78

Alessandra Hirano Fuji

LUCRO CONTBIL Maior Objetividade. Apurado pelo confronto entre receitas realizadas pelas vendas e custos consumidos (ativos expirados). Os ativos so avaliados na base de custos originais. O Patrimnio Lquido aumenta pelo lucro. nfase em Custos. No reconhece ganhos no realizados. No se efetuam ajustes em funo de mudanas nos nveis de preos dos bens na economia. Amarrao do lucro condio de distribuio de dividendos. No reconhecimento do Goodwill. Utilizao de regras e de critrios dogmticos.

LUCRO ECONMICO Maior Subjetividade. Apurado pelo incremento no valor presente do Patrimnio Lquido. Os ativos so avaliados pelo valor presente do fluxo de benefcios futuros. O lucro deriva do aumento do Patrimnio Lquido da entidade. nfase em Valores. Reconhecimento de ganhos realizados e no realizados. So efetuados ajustes devidos a mudanas nos nveis de preos dos bens na economia. Amarrao do lucro condio de aumento da riqueza, independentemente da condio de distribuio de dividendos. Reconhecimento do Goodwill. Utilizao de regras e critrios econmicos.

Fonte: GUERREIRO, Reinaldo. Modelo Conceitual de Sistema de Informao de Gesto Econmica: Uma Contribuio Teoria da Contabilidade. Tese de Doutoramento, FEA-USP, 1989, p. 196-197. Adaptado.

Do quadro comparativo, depreende-se que o lucro econmico, realmente, no guarda nenhuma relao com o lucro contbil. O lucro econmico um conceito mais amplo e pressupe maior subjetividade, medida que envolve expectativas futuras, constituindo uma informao mais rica do que o lucro contbil, capaz de suprir, adequadamente, os modelos de deciso dos usurios da informao contbil. Na literatura estrangeira, verifica-se distino entre lucro contbil e lucro econmico, com a utilizao do conceito de custo de oportunidade. Segundo o dicionrio AmosWeb Economic1: Accounting profit is the difference between a businesss revenue and its accounting expenses. This is the profit thats listed on a companys balance sheet, appears periodically in the financial sector of the newspaper, and is reported to the Internal Revenue Service for tax purposes. It frequently has little relationship to a companys economic profit because of the difference between accounting expense and the opportunity cost of production. Some accounting expense is not an opportunity cost and some opportunity cost it does not show up as an accounting expenses. Segundo Mankiw (2001, p.270/272), o custo de oportunidade o custo da renncia no processo

decisrio, ao se optar por uma das alternativas. Conforme o autor, o lucro contbil considera apenas os custos explcitos, ou seja, aqueles que implicam pagamento em dinheiro. O lucro econmico, por sua vez, considera o custo de oportunidade, que engloba tanto os custos explcitos como os custos implcitos. O custo de oportunidade no calculado, na maioria das vezes, pelas dificuldades quanto mensurao, devido subjetividade que lhe inerente. Para Stewart (2003, p.66), o lucro econmico corrige as distores do lucro contbil, ao incorporar o custo de oportunidade. O caso Enron, ilustra o autor, mostra que a performance dessa grande corporao apenas considerava o lucro contbil, o que estava em conformidade com os USGAAP Generally Accepted Accounting Principles, mas em desacordo com os preceitos econmicos. Assim sendo, os nmeros contbeis no refletiam a realidade econmica da empresa. Frezatti (1999, p.01), ao tratar de ROI (Return on Investment), o indicador financeiro de longo prazo mais utilizado pelas empresas norte-americanas cobertas pela revista Fortune, cita que uma das limitaes do indicador desconsiderar o elemento risco, tambm ignorado pelo lucro contbil: De maneira simplista, podemos distinguir o risco do negcio e risco financeiro. A figura do lucro contbil no incorpora nenhum desses tipos.

http://www.amosweb.com/cgi-bin/gls.pl?fcd=dsp&key=accounting+profit http://www.amosweb.com/cgi-bin/gls.pl?fcd=dsp&key=accounting+profit, acesso em 10.07.2003.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

O CONCEITO DE LUCRO ECONMICO NO MBITO DA CONTABILIDADE APLICADA

79

5. AS CONVENES CONTBEIS E A ESTRUTURA CONTBIL TRADICIONAL


Os Princpios Fundamentais da Contabilidade Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo Valor Original, Atualizao Monetria, Competncia e Prudncia - representam o cerne das doutrinas e teorias relativas Cincia Contbil, conforme o entendimento cientfico e profissional predominante e buscam reunir e condensar os Postulados, Princpios e Convenes j existentes. A estrutura conceitual da Contabilidade no Brasil, segundo Iudcibus (2000, p. 46/75), est dividida em: Postulados (Entidade e Continuidade); Princpios (Custo original como base de valor; Realizao da receita e da confrontao das despesas/Competncia; Denominador comum monetrio) e Convenes (Objetividade; Materialidade/Relevncia; Conservadorismo e Uniformidade/Consistncia). A estrutura contbil tradicional encontra-se fundamentada pela Objetividade e pelos Princpios Contbeis Geralmente Aceitos, estando condicionada a necessidades pragmticas, tais como: normas, convenes e consenso profissional. O lucro contbil tradicionalmente conhecido, apurado pelo confronto entre receita realizada e o custo consumido, um dos reflexos dessa estrutura. A objetividade uma norma, conveno ou restrio que expressa, basicamente, informaes lastreadas em fatos passados, de carter histrico e verificvel, fundamentadas em transaes efetivamente ocorridas e em documentos comprobatrios, com mensuraes caracterizadas pela impessoalidade e racionalidade. A mensurao do ativo, sob a tica da Objetividade, considera basicamente o seu custo histrico. Segundo Hendriksen (1971, p. 114/116), a objetividade pode apresentar significados distintos: - mensuraes impessoais; - mensuraes baseadas em consenso de experts qualificados; - mensuraes lastreadas em evidncia verificvel; - valor da disperso estatstica das mensuraes de um atributo, quando realizadas por vrios pesquisadores. Quanto s mensuraes impessoais, tornase difcil separar completamente as crenas do

mensurador em relao ao objeto de mensurao. As mensuraes verificadas por consenso entre experts qualificados podem ser tidas como objetivas, mas nem sempre os procedimentos e critrios adotados podem ser considerados objetivos sob uma tica mais cientfica.Nas mensuraes lastreadas em evidncia verificvel, a evidncia (cujo critrio de seleo pode ser objeto de vis pessoal) pode se sobrepor mensurao propriamente dita. Quanto disperso estatstica das mensuraes de um atributo, pode-se considerar que a objetividade de uma mensurao pode ser avaliada pelo desvio-padro em relao mdia do atributo, mas o prprio valor da mdia pode no retratar, adequadamente, o atributo a ser mensurado. As mensuraes contbeis envolvem estimativas de valores e, portanto, quantificaes monetrias com graus de incer teza. A conveno do Conservadorismo, que consiste na divulgao no menor valor possvel para ativos/receitas e do maior valor possvel para os passivos/despesas, busca traar um cenrio mais pessimista do que otimista, de modo a reduzir os riscos. A conveno da Materialidade relaciona-se com a noo de custo versus benefcio da informao contbil gerada. Uma informao material quando relevante, sendo que sua omisso das demonstraes contbeis ou notas explicativas pode acarretar julgamento e decises equivocadas a respeito de uma entidade, sua situao econmica-financeira, tendncias e perspectivas. Nem sempre uma informao com alto grau de detalhamento e requinte gera benefcios superiores aos custos, em razo dos esforos humanos, recursos e tempo utilizados. A conveno da Consistncia refere-se necessidade de adoo de critrios contbeis consistentes e uniformes ao longo do tempo, de modo a possibilitar a comparabilidade dos relatrios contbeis e a viabilidade dos estudos preditivos. Mudanas nos cenrios ou uma reflexo sobre a melhor utilizao de outro critrio, entretanto, pode levar a Contabilidade a adotar novos critrios. A Consistncia e a Materialidade viajam juntas, conforme FIPECAFI (2000, p.63), sendo que qualquer mudana de procedimento (se material) deve ser claramente evidenciada em notas explicativas. Os efeitos da mudana de critrio contbil sobre o balano e o resultado devem ser mensurados e bem enunciados.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

80

Alessandra Hirano Fuji

O custo histrico possui como um dos pilares a conveno do conservadorismo. O custo histrico, segundo Iudcibus e Carvalho (2001, p.05), pode ser adequado apenas no momento do registro da transao, mas perde relevncia no transcorrer do tempo, seja devido inflao ou a outros fatores, tais como: inovaes tecnolgicas, obsolescncia, alteraes no processo produtivo, condies de mercado e ao impairment do ativo. Conforme ressaltam Hendriksen e Breda (1999, p.93), a principal dificuldade na nfase no processo de contabilizao e na estrutura convencional de divulgao que certos termos contbeis, tais como lucro lquido e receita, e mensuraes como custo histrico, possuem pouco ou nenhum significado interpretacional no mundo real. Houve, nas ltimas dcadas, grandes mudanas econmicas, polticas e sociais, assim como inovaes no campo tecnolgico e em diversas reas do conhecimento cientfico. A atual realidade econmica, conforme lembra Silva (2000, p.72), caracterizada por novos desafios, tais como: 1) competitividade global acirrada em funo da gradual eliminao das barreiras comerciais; 2) intenso fluxo financeiro; 3) advento de novas formas de produo; 4) expanso das linhas de produtos; 5) diminuio dos ciclos de vida dos produtos; 6) rpido avano cientfico e tecnolgico; 7) novas relaes trabalhistas e 8) grandes avanos na tecnologia da informao. Nesse contexto, houve, sobretudo, mudanas das necessidades e exigncias do mercado e de seus agentes econmicos. O investidor atual, importante usurio da informao, assim como a grande maioria dos usurios, no est mais interessado em valores passados, mas em informaes contbeis com carter preditivo e que proporcionem anlise de tendncias futuras. Como ressalta Catelli (2001, p.86): o investidor no est preocupado com custos, mas sim com valores, no est interessado prioritariamente no confronto entre receitas realizadas com custos expirados, mas sim com o incremento em sua parcela de riqueza alocada nessa entidade, no est preocupado com quanto foi seu investimento, mas sim quanto vale seu capital. A curva de conhecimento da Contabilidade (17751975), elaborada por Leo Herbert August (1971) e

apresentada por Most (1977, p.05), mostra um forte crescimento exponencial da Contabilidade, mormente a par tir de 1950, com grande influncia multidisciplinar (Economia, Administrao, Psicologia, entre outras), a partir da dcada de 60. A Contabilidade, entretanto, no se adaptou, integralmente, s transformaes ocorridas na sociedade como um todo, sendo necessrio repensar alguns conceitos e tcnicas utilizados, tal como o princpio do custo como base de valor, por no atenderem mais s necessidades e exigncias dos usurios ante a nova realidade econmica.

6. A QUESTO DA MENSURAO DO ATIVO


O lucro econmico, ao ser mensurado pelo incremento do patrimnio lquido, requer avaliao de todos os ativos da empresa com base nos recebimentos lquidos futuros esperados. O problema da mensurao do lucro, conforme Solomons (1961, p. 373), est intimamente relacionado com a avaliao do ativo. A mensurao do ativo, sob a tica da objetividade, prioriza o custo histrico (custo de aquisio). Sob a luz da subjetividade, busca-se a melhor expresso do valor num determinado contexto. No caso de uma mquina produtiva, por exemplo, o seu valor se traduziria no seu fluxo de benefcios futuros. A caracterstica essencial do ativo est na potencialidade de gerao de benefcios futuros. A medida de valor de um ativo, conforme o Comit de Conceitos Contbeis da American Accounting Association (1957) a soma dos preos futuros de mercado dos fluxos de servios a serem obtidos, descontados pela probabilidade de ocorrncia e pelo fator juro, a seus valores atuais. No processo de mensurao dos ativos e no contexto de determinao do lucro econmico, Catelli e Guerreiro (2001, p.91/93) observaram os seguintes princpios bsicos: - o valor de um ativo nico e deve expressar o quanto ele vale para a empresa, em determinado momento. O valor do ativo o seu potencial de servios e benefcios futuros, representando, sob o ponto de vista econmico, o montante de riqueza a ser gerado para a empresa. Tornase, pois, irrelevante se a avaliao do ativo deve

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

O CONCEITO DE LUCRO ECONMICO NO MBITO DA CONTABILIDADE APLICADA

81

ser efetuada com base em valores de entrada ou sada; - o valor do ativo no deve ser influenciado pelas condies de pagamento, pois o potencial de servios do ativo independe da forma como financiado e deve ser analisado luz da sua funo dentro da empresa, na continuidade de suas operaes; - os custos histricos no expressam o valor do ativo para a empresa. Os custos histricos, mesmo quando atualizados, representam, no mximo, o valor do desembolso numa data passada, no representando o valor econmico do ativo; - a mensurao do ativo deve estar de acordo com o postulado da continuidade da entidade, pressuposto bsico do empreendimento empresarial; - a depreciao dos ativos corresponde perda do potencial de gerao de benefcios; - o valor de um ativo pode variar de uma empresa para outra, de acordo com a sua finalidade; - o mercado o validador do potencial de servios dos ativos. As oscilaes do mercado afetam os preos projetados para os produtos/servios futuros e, conseqentemente, o resultado econmico e a riqueza da empresa. Portanto, os ganhos e perdas decorrentes da valorizao/desvalorizao de ativos devem ser reconhecidos, mesmo que no realizados; - o conceito de realizao da receita pela venda para efeito de determinao do lucro no relevante; - o valor do goodwill da empresa deve ser reconhecido. O reconhecimento do goodwill criado pela empresa, apesar de sua relevncia, no enfatizado pela Contabilidade. Na metodologia proposta por Martins (1972, p.59), o valor do goodwill corresponde, basicamente, diferena entre o valor presente dos fluxos dos benefcios futuros produzidos pela empresa valor econmico global da empresa e o valor da soma dos valores econmicos individuais dos ativos da empresa. O goodwill envolve elementos subjetivos, mas que constituem esforos diferenciados que podem interferir na competitividade e continuidade de uma empresa, tais como: localizao geogrfica, pesquisa e
2

desenvolvimento, bons relacionamentos com clientes e fornecedores, treinamento de funcionrios, entre outros. Conforme Iudcibus (2001, p. 211), se tais esforos diferenciados no forem evidenciados, haver o fornecimento de um quadro injusto, enviesado e no neutro para os usurios. Os ativos devem ser avaliados de modo que o patrimnio lquido da empresa reflita efetivamente o quanto vale a empresa num determinado momento. Para isso, o patrimnio lquido da empresa deve representar o seu custo de oportunidade, ou seja, o quanto os proprietrios deixaro de ganhar em uma deciso alternativa continuidade da empresa.

7. O CONCEITO DO FAIR VALUE


O conceito de fair value valor justo de grande relevncia no atual contexto da Contabilidade e das normas e prticas contbeis internacionais. O custo histrico, amplamente adotado e considerado um dos slidos pilares da Contabilidade durante anos, tem como principais vantagens a objetividade e a simplicidade na contabilizao. O critrio do custo histrico, conforme PIRES e RODRIGUES2, no se ajusta aos elementos geradores de valor da nova economia e a necessidade de combinao de critrios fez com que o custo histrico comeasse a ser substitudo pelo fair value. O fair value, segundo Hendriksen e Breda (1999, p. 309), o valor total sobre o qual os investidores tm direito a um retorno justo. O termo justo ou adequado, conforme se deve destacar, envolve subjetividade e se pressupe mais amplo que o conceito do custo histrico. O FASB (Financial Accounting Standards Board), atravs do pronunciamento SFAS 142 Goodwill and Other Intangible Assets, considerou o fair value de um ativo (passivo) como o montante pelo qual o ativo (passivo) poderia ser comprado (incorrido) ou vendido (liquidado) em uma transao corrente entre partes dispostas, ou seja, numa situao em que no haja venda forada ou liquidao. As cotaes de mercado, se disponveis, configuram, em princpio, a melhor evidncia de fair value e devem ser utilizadas como base de mensurao.

PIRES, Amlia M. RODRIGUES, Fernando P. Um novo paradigma valorimtrico: o declnio do custo histrico.

http://www.oroc.pt/rev17/page43.pdf. Acesso em 10.09.04.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

82

Alessandra Hirano Fuji

Quando as cotaes de mercado no esto disponveis, a estimativa do fair value deve ser baseada na melhor informao disponvel, incluindo cotaes de ativos/passivos semelhantes e resultados de outras tcnicas de avaliao, como o valor presente. O FASB emitiu normativos visando ao reconhecimento, mensurao e evidenciao dos instrumentos financeiros, com nfase para os derivativos. Os instrumentos derivativos, conforme o SFAS 133 Accounting for Derivative Instruments and Hedging Activities, apresentam as seguintes caractersticas contratuais: existncia de um ativo-base, investimento inicial inexistente ou muito pequeno e liquidao da operao em uma data futura. Na literatura internacional, h casos de grandes prejuzos em operaes com derivativos protagonizados por empresas de diversos setores, tais como: Daiwa Securities Metallgesechaift, Orange Country, Procter & Gamble, assim como a falncia do Banco Barings. Com o SFAS 107 Disclosure about fair value of Financial Instruments (1991), houve a incluso de operaes anteriormente off balance sheet nas demonstraes contbeis, visando maior transparncia das transaes. A subjetividade inerente a operaes com derivativos e, conforme destaca a FIPECAFI (2000, p. 488), utilizar uma medida objetiva como custo histrico para os instrumentos derivativos assumir deliberadamente a postura de fornecer uma informao no relevante para o usurio. O IASB (International Accounting Standards Board), por sua vez, emitiu pronunciamentos que tratam o fair value como medida de valor: o IAS 33 (Financial Instruments Disclosure and Presentation, 1995) e o IAS 39 (Financial Instruments: Recognition and Measurement, 1998). Para o IASB, o fair value o valor pelo qual um ativo pode ser transacionado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a negociar em uma transao entre partes no relacionadas. Sob essa tica, o mercado deve ser eficiente, ou seja, tanto o comprador como o vendedor devem conhecer a cotao do ativo/passivo e estar dispostos a realizar a compra/venda, sem que haja informao privilegiada ou favorecimento para qualquer uma das partes. Os normativos do Banco Central do Brasil, embora ainda no tratem do fair value, vm seguindo a

evoluo dos normativos internacionais, estabelecendo o ajuste a valor de mercado para os ttulos e valores mobilirios e os instrumentos derivativos, conforme a Circular 3.068, de 08.11.2001 e a Circular 3.082, de 30.01.2002. Segundo a Circular 3.068/2001, os ttulos e valores mobilirios adquiridos por instituies financeiras, exceto cooperativas de crdito, agncias de fomento e sociedades de crdito ao microempreendor, devem ser registrados pelo valor efetivamente pago, inclusive corretagens e emolumentos, e classificados nas seguintes categorias: I. Ttulos para negociao (trading); II. Ttulos disponveis para venda (available-for-sale); III. Ttulos mantidos at o vencimento (held-tomaturity). Na categoria I, devem ser registrados os ttulos e valores mobilirios adquiridos com o objetivo de negociao ativa e freqente. Na categoria III, devem ser registrados os ttulos e valores mobilirios, exceto aes no resgatveis, com inteno e capacidade financeira da instituio de mant-los em carteira at o vencimento. Na categoria II, devem ser registrados os ttulos e valores mobilirios que no se enquadrem nas categorias I e III. Os ttulos e valores mobilirios classificados nas categorias I e II devem ser ajustados pelo valor de mercado, no mnimo por ocasio dos balancetes e balanos, computando-se a valorizao ou desvalorizao em contrapartida: I. adequada conta de receita ou despesa, no resultado do perodo, quando relativa a ttulos e valores mobilirios classificados na categoria ttulos para negociao; II. conta destacada do patrimnio lquido, quando relativa a ttulos e valores mobilirios classificados na categoria ttulos disponveis para venda, pelo valor lquido dos efeitos tributrios. Para a apurao de valor de mercado podem ser utilizados como parmetro: I. O preo mdio de negociao no dia da apurao ou, quando no disponvel, o preo mdio de negociao no dia til anterior; II. O valor lquido provvel de realizao obtido mediante adoo de tcnica ou modelo de precificao; III. O preo de instrumento financeiro semelhante, levando em considerao, no mnimo, os

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

O CONCEITO DE LUCRO ECONMICO NO MBITO DA CONTABILIDADE APLICADA

83

prazos de pagamento e vencimento, o risco de crdito e a moeda ou indexador. Na Circular 3.082/2002, que trata do registro e avaliao contbil dos instrumentos financeiros derivativos, as operaes com derivativos devem ser avaliadas pelo valor de mercado, no mnimo por ocasio dos balancetes mensais e balanos, computando-se a valorizao ou desvalorizao em contrapartida adequada conta de receita ou de despesa, no resultado do perodo. O lucro contbil, ao priorizar o custo histrico, no se adequa s necessidades e novas exigncias da atualidade, indo contra os preceitos que fundamentam o fair value.

(c) Lucro o apurado pelo incremento no valor presente do patrimnio lquido. (d) Lucro o mensurado segundo os princpios contbeis geralmente aceitos, considerando-se o custo como base de valor e o princpio da realizao da receita. (e) Lucro o fluxo de riqueza ou servios em excesso quele necessrio para manter o capital constante.
Questo 01 E D C 16 29 4 20 10 20 (%) 30 40 31

8. ESTUDO EXPLORATRIO E ANLISE DE RESULTADOS


O estudo exploratrio buscou constatar, de forma geral, o grau de assimilao, utilizao e divulgao do conceito de lucro econmico pelos profissionais da rea contbil. A pesquisa, com a utilizao de questionrio, foi realizada junto a profissionais cujas atividades esto diretamente relacionadas com a contabilidade, na rea de auditoria. O grupo selecionado composto por pessoas que possuem, no mnimo, nvel superior e so reconhecidas no mercado como profissionais de boa formao e conhecimento em contabilidade. O questionrio foi encaminhado, atravs de email , a 247 pessoas, com resposta de 49, correspondendo a 19,83% do total. Dada a natureza do trabalho, no h pretenso de fazer generalizaes ou chegar a concluses finais. 1 Questo: Visa verificar se o conceito de lucro considerado adequado pelos profissionais, aproximase mais do conceito de lucro contbil ou de lucro econmico. 1) Qual melhor definio de lucro? (escolher apenas 01 alternativa) (a) Lucro o resultado positivo do confronto entre receita realizada e custo consumido. (b) Lucro a quantia mxima que a empresa pode distribuir como dividendos e ainda continuar to bem ao final do perodo como no incio.

B A 0

As alternativas A e D contm o conceito do lucro contbil tradicional e a alternativas B, C e E correspondem ao lucro em termos econmicos. As alternativas mais votadas foram as relacionadas ao lucro econmico, sendo que 31% tm a viso de lucro como o excedente necessrio para manter o capital constante e 29% visualizaram, realmente, a essncia do lucro econmico, que o incremento no valor presente do patrimnio lquido. Cabe observar que 36% da amostra (total dos que optaram pelas alternativas A ou D) ainda consideram como melhor definio de lucro aquela que corresponde ao lucro contbil tradicional, ou seja, o resduo do confronto entre receita realizada e custo incorrido. 2 questo: Visa avaliar a viso do conceito de lucro econmico dos profissionais da rea contbil. 2) Para voc, o conceito de lucro econmico : (a) um conceito novo no estudo da Contabilidade. (b) um conceito que tem o mesmo significado que o lucro contbil. (c) um conceito que no guarda nenhuma relao com o lucro contbil. (d) um conceito subjetivo, aplicvel apenas no contexto da cincia econmica.

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

84

Alessandra Hirano Fuji

Questo 02 NDA 4 16 E C 10 A 0 10 20 (%) 30 40 45 A 50 0 10 25 C 2 8 9 11 G

Questo 03 14 27

29 20 (%) 30 40

Nessa segunda questo, apenas 01 pessoa optou por 02 alternativas simultaneamente (no caso, alternativas C e D) e 4% responderam nda (nenhuma das anteriores), que no constava dentre as alternativas. Verifica-se que a alternativa A (o conceito de lucro econmico novo no estudo da Contabilidade) representou uma escolha expressiva da amostra (45%), ao passo que apenas 25% optaram pela alternativa C (um conceito que no guarda nenhuma relao com o lucro contbil). Para 16%, o conceito de lucro econmico possui aplicabilidade apenas na Cincia Econmica. Ante esse resultado, entende-se que o conceito de lucro econmico ainda no se encontra claramente definido e difundido entre os profissionais da rea contbil, sendo visto como algo indito no estudo da Contabilidade. 3a questo: Objetiva verificar se os profissionais da rea contbil consideram as premissas fundamentais na mensurao do resultado econmico. 3) Na busca da mensurao do lucro certo, o valor do ativo a ser considerado (escolher 01 ou mais alternativas): (a) o valor presente do fluxo de benefcios futuros. (b) o valor de aquisio (custo histrico). (c) o potencial de gerao de servios. (d) o custo histrico corrigido pela variao do poder aquisitivo da moeda. (e) depende das condies de pagamento, ou seja, se foi adquirida vista ou com capital de terceiros. (f) influenciado pelas oscilaes do mercado. (g) pode variar, de acordo com a finalidade da empresa.

Para os participantes da pesquisa, o valor do ativo a ser considerado na mensurao do lucro certo o valor presente dos benefcios futuros (29%), sendo que influenciado pelas oscilaes do mercado (27%). Observa-se que o custo histrico teve uma votao inexpressiva (2%) e o custo histrico corrigido correspondeu a 11% do total. O resultado mostra que o princpio do custo histrico como base de valor j considerado de pouca relevncia junto aos profissionais da rea contbil. A alternativa errada (o ativo depende das suas condies de pagamento) correspondeu a 9% do total. importante notar que a potencialidade de gerao de servios do ativo, uma das caractersticas essenciais do ativo, correspondeu a apenas 8% do total. 4 questo: Objetiva verificar que o grau de aceitao do lucro contbil pelos profissionais da rea contbil. 4) Com relao afirmativa: O lucro contbil uma informao rica e adequada para a tomada de decises econmicas, voc: (a) Concorda plenamente. (b) Concorda simplesmente. (c) Concorda ou discorda parcialmente. (d) Discorda simplesmente. (e) Discorda totalmente.
Questo 04 Discordo totalm 27 31 corc/disc parc 12 concordo plen 0 6 10 20 (%) 30 40 24

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

O CONCEITO DE LUCRO ECONMICO NO MBITO DA CONTABILIDADE APLICADA

85

A pergunta utiliza escalas de atitudes e, por isso, considera-se a mdia das freqncias relativas ponderadas. A resposta Concordo Plenamente foi escolhida como unidade de apresentao mxima do evento, com ponderao 2. As outras categorias, por conseguinte, apresentaram as seguintes ponderaes: Concordo Simplesmente (1), Concordo ou Discordo Parcialmente (0), Discordo Simplesmente (-1) e Discordo Totalmente (-2). O resultado do clculo da freqncia relativa ponderada foi de 0,61, mostrando que os participantes tendem a discordar que o lucro contbil seja uma informao rica e adequada para a tomada de decises econmicas. Nota-se que apenas 6% concordam plenamente com a afirmativa. 5 questo: Visa verificar o grau de utilizao do conceito de lucro econmico. 5) Na anlise das demonstraes contbeis, voc utiliza o conceito de lucro econmico: (a) Sempre. (b) Freqentemente. (c) s vezes. (d) Raramente. (e) Nunca.
Questo 05 nunca raramente s vezes frequent sempre 0 8 10 20 (%) 30 40 16 16 35 24

artigo verificada, ou seja, a pesquisa mostra indcios de que no h pleno uso do conceito de lucro econmico pelos profissionais de Contabilidade.

9. CONSIDERAES FINAIS
A Contabilidade, em sua estrutura tradicional, encontra-se alicerada pelo conservadorismo, conveno da Objetividade e Princpios Contbeis Geralmente Aceitos. O lucro contbil, apurado pelo confronto entre receita realizada e custo incorrido, est em consonncia com os preceitos antigos, volta-se basicamente para o usurio externo e no reflete a realidade patrimonial, econmica e financeira das entidades. O lucro econmico, apurado pelo incremento no valor presente do patrimnio lquido, atende tanto ao usurio externo como ao interno, constituindo instrumental rico e adequado para a tomada de decises econmicas. No estudo exploratrio, baseado em pesquisa realizada junto a profissionais da rea contbil atuantes no mercado, verificou-se que o lucro econmico, apesar de sua relevncia, no se encontra plenamente difundido e utilizado, de forma que a cultura do lucro contbil ainda permanece no mbito da Contabilidade Aplicada. Constatou-se que a maioria dos participantes da pesquisa consideram como definies de lucro adequadas aquelas que correspondem ao lucro econmico, sendo que o conceito ainda visto como algo novo no estudo da Contabilidade. A maioria dos participantes (58%) discorda que o lucro contbil seja a ferramenta adequada para a tomada de decises econmicas, mas apenas 24% utilizam o conceito de lucro econmico com regularidade. Um aspecto positivo constatado na pesquisa que o custo histrico, privilegiado na mensurao do ativo sob a tica da Objetividade, considerado pouco relevante (2%), ao passo que benefcios futuros, caracterstica essencial do ativo, teve 29% de representatividade. Faz-se necessrio que sejam repensados alguns conceitos tradicionalmente utilizados pela Contabilidade, tais como o custo histrico como base de valor e a realizao da receita pela venda, assim como seja aprofundada a divulgao do conceito de lucro econmico, principalmente entre os profissionais da rea Contbil atuantes no mercado, em face das novas exigncias e desafios do contexto atual.

Consideram-se as escalas de atitudes, sendo que as categorias apresentaram as seguintes ponderaes: Sempre (2), Freqentemente (1), s vezes (0), Raramente (-1) e Nunca (-2). O resultado da freqncia relativa ponderada foi de 0,32, mostrando que o conceito de lucro econmico tende a ser muito pouco utilizado na anlise das demonstraes financeiras. A alternativa mais votada foi s vezes (35%), sendo que apenas 24% dos participantes (total dos que optaram pelas alternativas Sempre e Freqentemente) mostram regularidade no uso do conceito de lucro econmico. Cabe observar que 24% da amostra nunca utilizam o conceito de lucro econmico. A hiptese do

Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

86

Alessandra Hirano Fuji

BIBLIOGRAFIAS
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Circular 3068 de 08.01.2001. . Circular 3082 de 30.01.2002. BRASIL. Resoluo CFC n 774, de 16 de dezembro de 1994. Aprova o apndice resoluo sobre os princpios fundamentais da contabilidade. CHANG, Emily Chen. Business income in accounting and economics. The Accouting Review, Oct, 1962. CATELLI, Armando. Controladoria - Uma abordagem da Gesto Econmica GECON. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2001. CATELLI, Armando, GUERREIRO, Reinaldo. Mensurao do Resultado Econmico , Caderno de Estudos FIPECAFI . So Paulo, set/1991. COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS. Deliberao CVM n 29, de 05.02.1986, que trata da Estrutura Conceitual Bsica da Contabilidade. COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS. OFCIO-CIRCULAR/ CVM/SNC/SEP/N 02, de 22.06.1996, que trata da Contabilizao do Imposto de Renda em face das Alteraes produzidas pela Lei n 9.249/95. FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes ( aplicvel s demais sociedades ). So Paulo: Editora Atlas, 2000. FREZATTI, Fbio. A implantao do ROI (Return on Investment) - um Case, out/1999. GOULART, Andr Moura Cintra. O Conceito de Ativos na Contabilidade: um Fundamento a ser explorado. Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, jan/abr 2002. GUERREIRO, Reinaldo. Modelo Conceitual de Sistema de Informao de Gesto Econmica: Uma Contribuio Teoria da Comunicao da Contabilidade. 1989. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade. Universidade de So Paulo, So Paulo. GUERREIRO, Reinaldo, REIS, Ernando Antonio. O Papel da Subjetividade no Contexto da Contabilidade Gerencial. Congresso Brasileiro de Custos, 1998. HENDRIKSEN, Eldon S. Accounting theory. Homewood: Richard D. Irwin, 1971. , VAN BREDA, Michael F. Teoria da Contabilidade. So Paulo: Atlas, 1999. INTERNATIONAL ACCOUNTING STANDARD BOARD. IAS 39: Financial instruments: recognition and measurement, 1998 (revisado em 2000). . IAS 32: Financial instruments: disclosure and presentation, 1995 (revisado em 1998). IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da Contabilidade. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2000. , Lucro Contbil: Crepsculo ou Ressurgimento? Caderno de Estudos FIPECAFI, So Paulo, n 1, outubro/1989. , Conceitos econmico e contbil de lucro: simetrias e arritmias. Revista Brasileira de Contabilidade, v.24, n.96, nov/dez 95. , CARVALHO L. Nelson. Porque devemos ousar em Contabilidade. Boletim do Ibracon, maio de 2001. MANKIW, Gregory. Principles of Economics. 2nd Ed., Fort Worth: Harcourt College Publishers, 2001. MARTINS, Eliseu. Contribuio Avaliao do Ativo Intangvel. 1972. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade), Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo, So Paulo. MARTINS, Vincius Aversari. Contribuio avaliao do goodwill: depsitos estveis, um ativo intangvel. So Paulo, 2002. Dissertao (Mestrado em Controladoria e Contabilidade), Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo, So Paulo. MOST, Kenneth. Accounting Theory. Ohio: 1977, Grid, Inc. PIRES, Amlia M. RODRIGUES, Fer nando P. Um novo paradigma valorimtrico: o declnio do custo histrico.<http:// www.oroc.pt/rev17/page43.pdf>. Acesso em 10.09.04. PONTE, Vera. Uma mensurao de lucro centrada em evidenciar o acrscimo de valor no ativo lquido. Caderno de Estudos, FIPECAFI, So Paulo, v.10, n. 17, 1998. SILVA, Alexandre dos Santos. Anlise das formas de reconhecimento da receita na Contabilidade: um enfoque no conceito econmico de lucro. 2000. Dissertao (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade. Universidade de So Paulo, So Paulo. SOLOMONS, David. Economic and accounting concepts of income. The Accounting Review, Jan.1971. STEWART, G. Bennett. How to fix accounting measure and report economic profit. Journal of Applied Corporate Finance, v. 15, n 3, Spring 2003.

NOTA: Endereo da autora: Av. Paulista, 1804 - Cerqueira Cesar So Paulo - SP 01310-922 Revista Contabilidade & Finanas - USP, So Paulo, n. 36, p. 74 - 86, setembro/dezembro 2004

S-ar putea să vă placă și