Sunteți pe pagina 1din 21

Organizao Sete de Setembro de Cultura e Ensino LTDA Faculdade Sete de Setembro - FASETE Campus de Paulo Afonso

CONTRADIZENDO O SENSO COMUM A RESPEITO DO CANDOMBL

Paulo Afonso - BA Junho de 2013

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 1

Organizao Sete de Setembro de Cultura e Ensino - LTDA Faculdade Sete de Setembro - Fasete Curso: Bacharelado em Direito

Gssica Alanna Micael Guedes Oanny Menezes

CONTRADIZENDO O SENSO COMUM A RESPEITO DO CANDOMBL

Trabalho apresentado a disciplina de antropologia, como avaliao parcial do 2 semestre, com a orientao da professora Maria Cleonice Vergne, ao curso de Bacharelado em Direito.

Paulo Afonso - BA (Junho/2013)

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 2

"Bem pertinho da entrada do Guetho Um terreiro de Angola e Guetho Me Maiama que comanda o Centro Dona Oxum danando Oxssi no tempo L em cima do gamarineiro Marinha da pimboca jueiro Em janeiro no dia primeiro Desce o dono do Terreiro Coqu.... Dandalunda, mai banda coqu Dandalunda, mai banda coqu Dandalunda, mai banda coqu Dandalunda, mai banda coqu

Seu Zumbi santo sim que eu sei Caxixi anida grita poeira Batuque, tuque, toque na mesa Linda, Santa Ians da pureza Vira roupa traca-traca se chegue E Nan dentro da mata do Jge Asa senza na pisada do frevo Arrepia o corpo interio Dandalunda baira na beira Dandalunda da cachoeira Dandalunda paz e gua fresca Dandalunda da capoeira.

" (Carlinhos Brown)

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 3

Contradizendo o senso comum a respeito do Candombl


* Gssica Alanna * Micael Guedes * Ohanny Menezes Resumo Preliminarmente o objetivo deste documento iniciado com a curiosidade em desvendar esta religio. Em demonstrar as diversas opinies formadas por outrem, aplicando neste, toda a sua gnese, os seus mistrios, magia branca versus magia negra, e como surgiu o "sincretismo" religioso nesta religio e como praticado em seus dias atuais. Quebrando todos os tabus de cultos malignos, mostrando em tese o enriquecimento dado por esta determinada representao cultural; Abrindo o olhar humano para este grupo religioso, ampliando o conhecimento por esta religio. Palavras - chave: Religio, Candombl, Hierarquia. Abstract Preliminarily the purpose of this document is started with the curiosity to unravel this religion. To demonstrate the various opinions formed by others, applying this, all its genesis, its mysteries, white magic vs. dark magic, and how did the "syncretism" in this religion and how religion is practiced in their day. Breaking all taboos evil cults, showing theoretically enrichment given by this particular cultural representation; Opening the human eye for this religious group, expanding the knowledge of this religion. Words - Tags: Religion, Candombl, Hierarchy. Introduo

O candombl uma palavra derivada da lngua bantu: ca [ka]= uso, costume; ndombl: nego, preto e l= lugar, casa, terreiro e/ um trs vocbulos resulta em
"lugar de costume dos negros". [A TARDE 1980].

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 4

A origem dessa religio se deu na frica, mais especificadamente na cidade de If uma pequena cidade religiosa, onde era conhecida por ser uma fonte mstica e o lugar do qual as almas dos reis iorubas retornavam. Essa religio veio para o Brasil no perodo de colonizao, atravs dos escravos que eram trazidos de vrias regies africanas, o que de certa forma proporcionavam a esses grupos uma grande diversificao cultural, todavia os maus tratos que aqui sofriam, eram de total escrupulosidade, acarretando grandes indcios de mortalidade antes mesmo de chegarem aqui, pois eram trazidos para o Brasil em navios negreiros onde eram amontoados e tratados de forma sub-humanas, onde muito morriam antes mesmo de atracar:
"os navios negreiros transportaram atravs do atlntico, durante mais de trezentos e cinqenta anos no apenas o contingente de cativos destinados aos trabalhos de minerao dos canaviais, das plantaes de fumo, localizados no novo mundo, como tambm sua personalidade, a sua maneira de ser e si comportar (Verger, 1981, P.23);

Indescritivelmente devemos ressaltar a figura da igreja catlica neste perodo de escravido, desde essa poca a igreja considerava as crenas praticadas pelos negros como algo terrvel era descritas erroneamente como coisas malignas, pois durante esse perodo os negros eram considerados como seres inferiores aos brancos e conseqentemente sem nenhum valor:
"h um indiscutvel carter mais ou menos violento nas formas, s vezes sutis da agresso espiritual a que era submetida a populao africana, a comear pelo batismo ao qual o escravo estava sujeito nos portos[...] Essa igreja catlica possua escravos com fins lucrativos , e constantemente perseguiu e atacou crenas religiosas africanas durante sculos, ate os dias atuais. (Nascimento, 1978, P.101)

Devido a toda essa perseguio por parte da igreja catlica contra suas crenas e costumes religiosos, os escravos ento resolveram procurar uma forma de camuflar os seus deuses, assimilando os santos da igreja catlica com seus orixs, dando origem ao sincretismo religioso, e foi s desta forma que eles conseguiram se manifestar sem serem perseguidos. Essa comparao entre os santos catlicos e os orixs ainda se encontra ate hoje, onde levaram em considerao algumas caractersticas similares.

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 5

Felizmente no ano de 1850 ocorreu o ponto p inicial para a abolio da escravatura, a lei Eusbio de Queiros tornando permanentemente proibido o trafico de escravos atravs dos enormes navios. Logo adiante no ano de 1871 outra lei surgiu conhecida como a lei do ventre livre que estabelecia que filhos de escravos que nascessem aps a promulgao desta lei, pudessem ser considerados livres. Outra lei criada no ano de 1885 definiu a liberdade para negros acima de sessenta e cinco anos, denominada lei dos sexagenrios. Todavia o marco fundamental para o fim da escravido aconteceu no dia 13 de maio de 1888 assinada pela princesa Isabel, tambm conhecida como lei urea (lei imperial n 3.353) extinguindo a escravido no Brasil. Em meio a tanto sofrimento os negros nunca deixaram que seus costumes e crenas se perdessem e que sculos mas tarde estaria influenciando a sociedade, atravs de suas crenas, costumes uma nova cultura juntamente com indgenas e europeus, denominada cultura afro-brasileira.
"Cultura... aquele todo complexo que inclui conhecimento as crenas, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hbitos e aptides adquiridos pelo homem como membro da sociedade (Tylor, 1871)"

Ou seja, a cultura algo universal que guia o individuo na compreenso por valores morais e ticos, essa cultura que veio com povos africanos serviram para influenciar a cultura brasileira, em vrios aspetos como na religio, arte, culinria entre outras, com isso denominamos essa cultura de afro-brasileira, pois seria uma miscigenao entre africanos e brasileiros, o que resulta em uma grande diversidade cultural.
"A diversidade percebida, com freqncia, como uma disparidade, uma variao, uma pluralidade, quer dizer, o contrrio da uniformidade e da homogeneidade. Em seu sentido primeiro e literal, a diversidade cultural referia-se apenas e simplesmente, em conseqncia, multiplicidade de culturas ou de identidades culturais. Mas, nos dias de hoje, esta viso est ultrapassada pois, para inmeros especialistas, a diversidade no se define tanto por oposio homogeneidade quanto pela oposio disparidade. Ela sinnimo de dilogo e de valores compartilhados.( Alain Kiyindou )

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 6

Porm ressaltando aqui no s a importncia dos negros para essa cultura como incluindo tambm a influncia de outros, como os portugueses, indgenas devido ao grande contanto que eles tiveram no perodo colnia. Desenvolvimento

Devido grande imigrao de escravos, era muito difcil para a igreja catlica apostlica romana tentar controlar ou inibir a pratica dessas crenas religiosas, pois a cada dia muitos negros chegavam ao nosso pas adeptos a essa crena contribuindo para a sua perpetuao.
Ento, necessrio intensificar que "Como se sabe, a formao da sociedade brasileira, iniciada no sculo XVI, foi um processo de agrupamento, num vasto territrio a se conquistar de elementos americanos (indgenas) europeus (os colonizadores portugueses) e os africanos (escravos de etnias negras, trazidos principalmente da Costa Ocidental da frica). SODR, 2005, P.89-90.

No ano de 1830 apesar de toda essa presso atravs da igreja se originou no Estado da Bahia o primeiro terreiro para a prtica do Candombl, conhecido como A Casa da Me Nass, que foi batizado de Il de Iy Nass no qual hoje este terreiro encontra-se ainda no Estado da Bahia mais com nome alterado, hoje o Candombl do Engenho Velho ou Terreiro da Casa Branca.
Portanto, necessrio falar que "Aps a morte da Ialorix Iy Nass, o comando do terreiro ficou sob guarda e continuao da filha de uma da trs fundadoras, conhecida por Marcelina, que por sua vez, tinha duas filhas, duas Maria Jlia: Uma Conceio e a outra Figueiredo, que com a morte da sua me, as duas passaram a disputar o Terreiro." (SECRETRIA DE TURISMO DA BAHIA)

No qual, logo mais se deu origem aos trs mais conhecidos terreiros de candombl, alm do mais famoso, supracitado a cima, tambm existe o terreiro do Alaketu. O Candombl uma religio que se divide em trs categorias conhecidas como a JeJe, a Ketu e a Angola, essa religio se derivou atravs do animismo africano onde se cultuam os Orixs, os Voduns, os Nikisis e tem como base o culto a um Orix. As religies que se derivam da natureza so denominadas anmicas, ou seja, eles cultuam aos deuses da Natureza, que so as bases da crena do candombl, a alma da Natureza, e uma das possveis explicaes que encontramos que o povo africano acreditava muito nesses espritos e conseqentemente temiam a hierarquia destes
* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 7

surgindo assim os sacrifcios de animais (que ser relatado a frente deste documento) para agradar a esses seres sobrenaturais, que como j dito a cima, das vezes o objeto na maioria era a sacrifcio de animais, todavia isso depender e deve -se ser observado a qual o Orix este oferecido.
Deste modo, intensificamos que "O candombl baseado no culto aos orixs (...) foi formado no Estado da Bahia, quando o trfico trouxe do continente africano (...) escravos originrios de vrias cidades Iorubas: Queto, Ijex, Ef, entre outras. No Brasil, estas acabaram emprestando o nome aos terreiros de sua influncia. Foram, sobretudo os candombls da nao queto, cujos rituais e divindades serviram de exemplos aos demais cultos dos Orixs, que predominaram na Bahia". (MATTOS, 2007, P.161-162).

Tal culto que se baseiam na adorao dos orixs que so provenientes dos elementos da natureza, tais so o elemento Terra, o Fogo, a gua e o elemento Ar. Acreditando-se que a alma de um desses elementos ao serem cultuados se incorpora no corpo de origem ou de um pai de santo, que so escolhidos pelos prprios orixs que tem particularidades diferentes dos demais, ou seja, cada orix ter sua cor, as suas comidas, seus animais e os seus gostos.
De acordo com pesquisas feitas baseadas em depoimentos das pessoas, solicitamos o depoimento do artista/cantor, Carlinhos Brown, praticante desta religio, que fala "Tem coisas pessoais que a gente conta ao Babaolorix, que no conversamos com o nosso Pai (de sangue ou criao) , por isso natural da nossa religio , um orix ser como um segundo pai para ns, e acredito que religio isso, ligar as pessoas ! " (PROGRAMA ESQUENTA ,2013, REDE GLOBO).

Estas cerimnias nesse grupo religioso so totalmente diversificadas das demais regies (Catlica, Evanglica, Esprita, etc.) Os rituais produzem expressas similaridades como, por exemplo, a leitura de bzios, onde so selecionados alimentos para os seus Deuses, eles explicam a importncia deste tipo de cerimnia por que seria uma proximidade entre o ser humano com os deuses (entidades) da natureza, havendo deste modo, uma harmonia e um equilbrio entre ambas.
Supra citamos que "O candombl brasileiro desenvolve peculiaridades que o torna uma forma religiosa verdadeiramente exclusiva em todo o mundo. Na frica, o culto aos orixs no tem a maleabilidade que se pode notar no Brasil. As seitas so determinadas pelo culto a um determinado orix, e o templo dedicado a essa divindade no ter outros orixs. H regies inteiras dedicadas ao culto de um nico orix, a presena dos negros de diversas regies em um * Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 8

mesmo engenho no Brasil foi que permitiu a interseco dos cultos de diversos orixs. Hoje, em qualquer terreiro, h filhos-de-santo de muitos orixs. De fato, o prestigio do terreiro aumenta pela quantidade e diversidade dos orixs existentes nesta crena mstica e que tem filhos dentro dos terreiros. Na frica, qualquer pessoa nascida numa cidade ou aldeia dedicada a Oxossi, por exemplo, ser considerada sempre uma filha de Oxossi. No Brasil no: O pai-de-santo jogar os bzios e, desse modo, determinar qual o orix que preside e/ou presidir na vida da Pessoa'. (DO CARMO, 1987, p.27)

Precisava de algo que caracteriza-se esses rituais, ento surgem as danas e as msicas, que so elementos essenciais na cultura para a chamada do Orixs ao mundo material. O atabaque (no mbito dos instrumentos) o principal elemento desta musicalidade, no qual produzido atravs do couro do animal que foi sacrificado nos rituais. Nos rituais de iniciao, quando o orix escolhe o seu elegum,este passara por um processo de preparao que se inicia com a recluso por vinte e um dias, onde o pai-desanto aprender as rezas, as danas e as cantigas, logo aps a recluso necessrio que o mesmo raspe os cabelos e que o corpo seja pintado por giz, por aproximadamente sete dias, sem seguida so oferecidos sacrifcios de animais ao seu orix. O fim desse procedimento acontece quando o orix revela o nome que chamara o seu elegum, partindo para uma festa para a homenagem ao mais novo pai-de-santo deste terreiro, que se responsibiliza-r para tomar de conta dos rituais e da comunidade e do seu orix dali por diante. Talvez essa religio seja uma das pouqussimas em que no se encontra um livro sagrado, o aprendizado passado atravs dos iniciados para a sua comunidade de forma oral. Esses rituais acontecem nos terreiros, onde se encontra uma hierarquia que respeitada de forma inigualvel, onde so responsveis de celebrar as cerimnias religiosas o pai ou a me-de-santo, alm de receber as pessoas que desejam assistir e participar destas cerimnias. Os Equides que so as pessoas em que os orixs incorporam tambm tem a hierarquia no terreiro, h tambm outro grupo que os Ogs, que seriam como secretrias que ficam responsveis pela parte administrativa tanto juridicamente como economicamente, do terreiro. Alguns ensinamentos que so passados adiantes por essa religio so de grande valia para a sociedade, pois nos ensinam a praticar ao bem, pois o bem algo precioso que mantm o universo em situao harmnica, e que a mulher algo divino que precisava ser valorizada, alm de ter a sua sexualidade protegida, pois delas que nascem as sementes da vida, devemos assim preservar a harmonia, o equilbrio, a solidariedade e o amor pelo prximo, o candombl uma religio mstica como qualquer
* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 9

uma, porque crem em um determinado ser mstico do mundo sobrenatural, como a catlica crer na existncia de Cristo, na existem do Esprito Santo, como a evanglica crer em Jeov(um dos nomes de Jesus na terra) e como tambm no acreditam na existncia de Maria(me do salvador), enfim, Candombl religio como qualquer outra, a sua crena quem determinara a tua vontade de seguir ou no esta religio, h um livre-arbtrio na sociedade para isso. Algo interessante tambm que se destaca nesta religio, seria viso do diabo, que para eles, o diabo, tem a forma de um exu, totalmente diferente de como os Cristos (aquele que crer na existncia de Cristo, ou em algo) vem. Onde surgi atravs das decises ruins que tomas, contraditoriamente a viso que outras religies tm sobre eles, assimilando o diabo com os deuses da Natureza.
Contudo isto "O candombl marcou ponto onde a continuidade existencial africana tem sido esgotada. Onde o homem pode olhar a si mesmo sem ver refletido a cara branca do violador fsico e espiritual da sua raa. Foi o candombl o paradigma agressivo do poder branco, que h quatro sculos vem se alimentando e se enriquecendo de um pas que os africanos sozinhos construram, no tem lugar e nem validez." (NASCIMENTO, 1978, p. 182)

Candombl versus Catolicismo = Sincretismo Religioso

Como sabemos os negros seqestrados da frica chegaram ao em solo brasileiro de uma maneira brusca, e ainda foram obrigados a serem devotos de uma religio totalmente diferente daquilo que eles conheciam que foram criados para seguir, aquilo passado de gerao por gerao, a sua essncia, a sua raa, a sua cultura estava para se perder, porque esta religio" nova" negava qualquer outro tipo de religies e renegavam principalmente as religies politestas. Esta religio, o catolicismo, por portarem com eles "um livro escrito" com ensinamentos assim escritos por um Deus supremo, que por meio dos seus lderes religiosos (Papas, Bispos, Padres, etc.) que seriam a representao fsica de Deus na terra, pensavam serem a hierarquia religiosa, e eram, por predominarem de forma rude neste caso, ou seja, aquela que era a somente portadora da verdade suprema, deste modo, condenavam a cultura africana e todos os tipos de manifestaes possveis por acreditarem que eles representavam a origem do mal em seus manifestos religiosos e/ou a representao do Deus das trevas.

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 10

Os negros ento, sem sada, puseram o comeo da "mistura" destas crenas religiosas de uma forma brutal, ou seja, nas igrejas catlicas os negros eram obrigados a formarem altares com imagens dos santos catlicos e da comearem a rezar, a pensar em outras entidades, e assim eles ficavam com um peso na conscincia porque no estavam cultivando os seus orixs, aqueles que eles tanto amavam e adoravam antes da chegada desta ''Tropa Religiosa". Ento, no possvel desta forma haver um sincretismo religioso com esta juno: Catolicismo versus Candombl.
Porque "S merece o nome de sincretismo, o fenmeno que envolve as culturas africanas entre si, e entre elas e a religio dos ndios brasileiros (...). O encontro das religies africanas com a religio nativa dos indgenas manifesta-se nos terreiros de caboclo, onde o culto a mistura dos sistemas espirituais (...)" . (Nascimento, 1978, p.109) .

Isso no h como chamar de sincretismo, porque sincretismo o surgimento da espontaneidade e o que os negros passavam foi uma tentativa de etnocidio por parte do catolicismo.
Ento, fazemos citao obra literria "O Pagador de Promessas", onde conta a historia de um homem, codinome Z-do-Burro que faz uma promessa em um terreiro de candombl para o orix Ians (que seria no catolicismo, a Santa Barbara) para que este orix salva-se o seu burro que estava muito doente e que por esta vez, ele melhorou. E tal qual a sua promessa foi carregar uma cruz do tamanho da de Jesus Cristo at a Igreja de Santa Barbara (Ians que assim se corresponde ao candombl), mais ele foi impedido de realizar esta promessa por que o padre da igreja escolhida por ele descobriu que a sua promessa foi feita em um terreiro de caboclo, onde o padre o proibiu de entrar na igreja, por esta promessa ter sido feita a um orix". (DIAS GOMES, 42 EDIO, 2005).

Mas depois de sofrer todas estas atrocidades com relao a haver ou no um sincretismo religioso, o candombl continua a se manifestar com as suas danas riqussimas e honrando as suas origens africanas.

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 11

A Umbanda: Magia do Bem uma caracterizao da religio brasileira que une foras contra a opresso scio/cultural da populao, no qual recebem uma forte influencia do candombl por unir a religio africana com o espiritismo que si difundem pelo mestre do espiritismo, Allan Kardec. Esta religio nos trouxe as diferentes entidades (so espritos que guardam e influenciam as pessoas), tais elas so: A Pomba Gira, A Tranca Rua, A Maria Padilha, etc.
" por meio dos smbolos, dos mitos, e dos ritos que o sagrado exerce sua funo de mediao entre o homem e a divindade. o espao sagrado, enquanto expresso do sagrado que possibilita o homem entrar em contato com a realidade transcendental, chamada Deuses." (ROSENDAHL, 1996, P.36).

Essa cultura diversificada compe o folclore brasileiro, desde os orixs at as suas musicalidades, no se deve renegar o candombl porque uma parte de ns, temos em nosso conjunto tnico a origem negra. Portanto essa magia africana contribui e muito para o nosso enriquecimento no mbito do folclore brasileiro, por que
"Folclore, o conjunto de costumes, crenas e tcnicas de um povo, transmitidas atravs de geraes por meios de relatos mitolgicos, provrbios, enigmas, canes e das experincias cotidianas. Com relao aos produtos culturais de origens africanas, o termo muitas vezes mal empregado, com utilizao quase sempre servindo a um recalcamento desta produo, em funo de uma suposta superioridade da chamada "cultura erudita", de base europia. A esse tipo de recalcamento d-se o nome de Folclorizao. Com relao as expresses negras culturais, a folclorizao costuma, a partir de uma perspectiva eurocntrica, ressaltar seus aspectos exteriores, "pitorescos", para mascarar as condies em que essas manifestaes so produzidas, sempre margem da produo cultural dominante,e, assim ocultar o seu papel de agente transformador." (ENCICLOPDIA DA DISPORA AFRICANA, P.208, 2004).

Magia Branca versus Magia Negra Que as pessoas temem o desconhecido isto fato, mais ser que estas pessoas na hora de prejudicar algum se importam com as conseqncias que possam vim para si mesmas?

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 12

o que tentaremos chegar concluso, mas antes necessrio entendermos e falar dos feitios ou encantamentos, os significados em si de bruxaria ou magia negra. Na antiguidade a nica importncia para quem praticava o uso da feitiaria era acumular foras, com o beneficio de proteger entes queridos e pessoas desconhecidas com a utilizao de objetos, aves, animais e seres humanos. Mas da, o feitio comea a se modificar com a confeco de amuletos, talisms, escapulrios e oraes de "Corpo Fechado" com a total finalidade j citada a cima, ajudar as pessoas. Era necessrio para a realizao da velha magia a participao de um mago, onde o mesmo ir representar o papel de feiticeiro dos objetos. Com tudo isto, o ser humano procura sempre uma forma de se dar bem em tudo, logo, o homem comeou a perceber o tamanho da acumulao de energia vinda dos objetos, do encantamento, dos feitios e da dinamizao do ter fsico do seres humanos. E foram surgindo os filtros mgicos e as beberagens misteriosas para fins de favorecer amores e casamentos (o que hoje chamamos popularmente de Simpatia). Enquanto isto, o ser humano j bolava outra maneira de se dar bem, desta vez por meios de enfeitia mentos de amuletos de dentro deles vinha um tipo de irradiao nociva para finalidades vingativas; A palavra feitio que antes tinha apenas o propsito de "encantar" as pessoas a servio do bem, hoje passa a indicar um processo destrutivo ou de magia negra. Enquanto o feitio apenas deveria ser o processo de invocar o mundo e as foras subliminares para energizar objetos. Este perfeito fenmeno extremamente lgico e positivo, porque toda a ao somada ir resultar na enfeitiante ativa no campo das energias livres. A ao malfica (magia negra) apenas ir se exercer naquele que o foi o objetivado do feiticeiro para sofrer a total carga de foras e energias de fluido depressivo. Assim, as "auras viscosas" que foram enfeitiadas pelos objetos, poder se fortalecer atravs dos desequilbrios psquicos dos seres humanos e mesmo aquelas que no se encontram no raio dos feitios (as no enfeitiadas) ir ou pode sofrer os seus efeitos no astral enfermo. E infelizmente, h casos de que o impacto feitiante to enorme que ao incidir sobre as pessoas de aura invulnervel (ou imunizadas, e/ou popularmente, as pessoas de "corpo fechado") que so protegidas por uma graduao espiritual superior no so atingidas e pode este feitio atingir um outro familiar menos protegido ( os de "corpo aberto", popularmente).
"Qualquer pessoa pode ser enfeitiada, mesmo quando no visada diretamente pelo feiticeiro. No entanto, a sua defesa depende exclusivamente de sua maior ou menor evangelizao". (RAMATIS, MAGIA DE REDENO, P. 37/38). * Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 13

O prprio enfeitiamento tambm pode causar doenas psquicas na alma humana, por agir diretamente nos centros das foras do comando Perispiritual, como tambm pode agir por nuvens de bactrias nocivas que penetram na circulao fisiolgica do homem. Neste caso o papel do feiticeiro isolar a pessoa vitima do feitio deste auxilio psquico, que automaticamente ira ficar desamparada na esfera de inspirao superior e estar totalmente entregue as sugestes malvolas que iro desorient-lo no mbito das atividades econmicas e financeiras, provocando as perturbaes emotivas, as condies pessimistas e conflitos domsticos. Assim, as pessoas totalmente dominadas por estes feitios ficam expostas ao comando exclusivo das almas pervesas do mundo invisvel. Ento, citamos a opinio do acadmico do curso de bacharelado em direito da Faculdade Sete de Setembro- Fasete, onde o questionamos sobre as possveis magias branca e magia negra.
"magia branca e magia negra "no existem", pois a magia negra s a representao do mal para a sociedade, enquanto a magia branca a que visa o bem comum. Ou seja, a religio uma das manifestaes mais arcaicas do Direito." (Jeimison Dennes, 2013).

Esta discusso esta totalmente voltada para os Trs fatores de Revoluo da Conscincia, no qual vem da definio daquilo que a nossa mudana radical da conscincia provoca em nos mesmos que comea com um trabalho e muito esforo dos conscientes. Que para fazer a auto realizao do ser humano necessrio que se trabalhe fundamentalmente o equilbrio com os seguintes trs fatores: 1- Morrer ou morte dos defeitos psicolgicos, que so conhecidos por morte mstica. 2 - O Nascer, que quando ira corresponder a sabia manipulao da incrvel energia sexual criadora.
"Em verdade, em verdade te digo: Quem no nasce da gua e do esprito santo, no pode entrar no Reino de Deus" (Joo: 3:5)

So estes trs fatores que regem a magia branca, por ela esta formada de seres com conscincia e trabalhar intensamente para mostrar o caminho e guiar as pessoas pela melhor busca da revoluo espiritual interior. E que a magia negra, anttese, combate e odeia mortalmente a magia branca, porque a funo da magia negra lutar intensamente para que as pessoas no conheam estes trs fatores e assim, ela ser toda a chave de todo o poder.

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 14

Candombl, Direito e Preconceito No de hoje que o preconceito entre os indivduos vem acarretando atitudes repulsivas, tais como a intolerncia racial e religiosa, no qual geram agresses fsicas, morais e verbais. Segundo informaes, o preconceito se aproxima cada vez mais da nossa realidade, com relao ao candombl e a umbanda partem do esteretipo de "pobre", ''macumbeiro" e "preto". Vale salientar que a questo da escravido, ou seja, o trabalho escravo, ainda no mundo contemporneo, vinculado denuncias de mo-de-obra escrava. Em um determinado momento foi o povo africano, sendo tratados como escravos, que contriburam para a construo das riquezas do Brasil, junto com os indgenas. No entanto, nossa nao no demorar muito para reconhecer que os mesmos ditos tiveram em nossa histria, pois o tamanho da contribuio para conosco foi e de extrema importncia. Mas o preconceito ainda est bastante agressivo em nossa sociedade "moderna" , cabe a policia, quando assim solicitadas nas ocorrncias, prestar a total assistncia aos adeptos desta pratica religiosa ou de qualquer outra, para assim, eles viverem em plena paz social e exalarem toda a sua crena e suas oferendas por onde queiram. Quem sabe assim, todos fazendo os seus devidos papis , acabe com este "vilo social", o Preconceito. Por ser uma religio e ainda uma cultura riqussima, o candombl torna-se duplamente protegido pela Constituio da Republica Federativa do Brasil em forma de lei, ou seja, quando o artigo 208 do Cdigo Penal Brasileiro, prev que crime contra o ultraje a culto e impedimento ou perturbao de ato a ele relativo.
"Art.208. Escarnecer de algum publicamente, por motivo de crena ou funo religiosa; impedir ou perturbar cerimnia ou culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - deteno, de 1 (um) ms a 1 (um) ano, ou multa. (Cdigo Penal Brasileiro, 1940, dos crimes contra o sentimento religioso e contra o respeito aos mortos).

Porque a Constituio Federal protege o candombl para que as pessoas se conscientize de que intolerncia religiosa crime , e tambm para as pessoas que professam o candombl invoquem os artigos constitucionais quando este cidado se deparar com esta situao e ser violado de praticar a sua crena religiosa.

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 15

"Art.5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade (...) (Constituio da Republica Federativa do Brasil, 1988.)

Aqueles que violarem os artigos da Constituio Federal a respeito dos praticantes de cultos religiosos, sero enquadrados:
"VI: inviolvel, a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantia na forma de lei, a proteo aos locais de culto e as suas liturgias; (Art.5 da Constituio da Republica Federativa do Brasil, 1988).

E, em casos de empregos de violncia, os sujeitos praticantes deste ato inconstitucional, iram assim, ser encradados novamente no Art.208 do CP.:
"Pargrafo nico: Se h emprego de violncia, a pena aumentada de um tero, sem prejuzo de correspondente violncia." (Art.208 do Cdigo Penal Brasileiro, 1940)

Projeto de Lei que pretende proibir sacrifcios de animais em rituais de Candombl H alguns dias em nota da empresa saiu um possvel projeto de lei do Vereador e Ambientalista, Marcell Moraes (PV), do partido verde, teve um projeto de lei aprovado pela Cmera Municipal de Vereados, que proibi a venda de animais de estimao nos pet-shop de Salvador, o mesmo, desta vez, pedi a proibio de animais para meios de sacrifcios em rituais de religies, o mesmo no cita os nomes das quais religies, mais deixa entendido que fala das religies afro-brasileiras, Candombl e Umbanda. Mas contra, o Promotor de Justia, Ccero Ornelas, do Grupo de combate discriminao do Ministrio Publico do Estado da Bahia, relata dizendo que este projeto de lei , sendo aprovado pela Cmera dos Vereadores, ir recorrer em juzo porque h inconstitucionalidade no projeto. Mas o vereador ambientalista no ir retirar o projeto, pois permanece forte sobre sua deciso, pois a Constituio Federativa da Republica do Brasil prevalece um dos maiores princpios, que o direito a vida, inclusive as dos animais.
"Os orixs so entidades boas e todos ns sabemos que a matana dos animais no uma coisa boa. Eles vo entender, e sugiro que estas oferendas sejam substitudas por plantas ou folhas." (Marcell Moraes, VEREADOR). * Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 16

Mas para o Antroplogo, Ordep Serra, este projeto de lei ir vetar o fim dos sacrifcios com animais no candombl, e isto uma tentativa de impedimento a liberdade ao culto.
"O sacrifcio de animais no candombl no um ato de violncia. O que faz parte do rito a parte 'incomestvel' do animal. Todo o restante consumido pela comunidade. Antes de ser sacrificado, reza-se por aquele animal". (Ordep Serra, ANTROPLOGO)

Por fim, conclumos que toda esta discutio de extrema importncia para analisar o candombl como manifestao religiosa e cultural como qualquer outra.

Consideraes Finais
O objetivo deste estudo cientifico, para ns acadmicos do curso de Bacharelado em Direito, foi passar para os nossos leitores a importncia do candombl, o quanto importante esta discusso sobre culturas diferentes, pois, o Brasil uma mistura de cantos, encantos e ax, devemos respeitar o prximo sempre, e que no devemos renegar o candombl, pois esta religio esta inserida em ns, na nossa gnese, pois da mistura do branco com o negro, do negro com o negro, do branco com o ndio, do ndio com o ndio, do negro com o ndio que forma a miscigenao popular brasileira. Para dar um basta nesta intolerncia religiosa existente desde sempre, e colocarmos em pratica os ensinamentos do nosso Deus Pai "Amai o teu prximo independente de classe, sexo, religio, opo sexual (...)". Para ns, candombl isto, miscigenar culturas diferentes em um s propsito que celebrar o amor entre os irmos, celebrar esta diversidade, celebrar a religio. Viva a cultura africana, Viva a Carlinhos Brown, Viva a macumba popular brasileira.

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 17

Anexo Fotogrfico

(ENTIDADES) FOTO 1 (um)

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 18

(RITUAL DE INICIAO) FOTO 2 (dois)

(BANHO DE PIPOCA) FOTO 3 (trs)


* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 19

(MES-DE-SANTO) FOTO 4 (quatro)

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 20

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/cultura-brasileira/cultura-afro-brasileira http://ocandomble.wordpress.com/vocabulario-ketu/ http://www.ritosdeangola.com.br/?page_id=37 http://www.juntosnocandomble.com.br/2010/03/historico-do-candomble.html http://www.orixas.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21&Itemid= 60 http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/abolicao.htm http://cantodoaprendiz.wordpress.com/2008/09/06/origem-do-candomble/ DIAS, Luis Gustavo Freitas. Candombl e Mltiplas Inteligncias. Trabalho de Concluso de Curso. So Paulo, 2010. http://bahia.com.br/atracao/terreiro-da-casa-branca-ile-axe-iya-nasso-oka-2/ http://www.ramatis.com.br/tratamentos-espirituais/palestras-09-magia-e-forcasocultas.php http://www.divinaciencia.com/licao.php?cmd=1&id=21 http://www.oxum.com.br/site/artigosInterna.asp?idArtigo=7 http://intoleranciareligiosadossie.blogspot.com.br/2013/05/projeto-quer-proibirsacrificio-de.html http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/materias/1500592-vereador-quer-proibirsacrificios-de-animais-em-rituais http://www.vagalume.com.br/carlinhos-brown/dandalunda.html

* Acadmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro- FASETE. Pgina 21

S-ar putea să vă placă și