Sunteți pe pagina 1din 3

Fundao Getulio Vargas 23/01/2012 Estado.

com - SP

Tpico: CPDOC Editoria: Poltica Pg: 15:54:00

Sociloga prepara dicionrio que retrata o Pas da 1 Repblica


Luciana Nunes Leal Para Alzira Alves de Abreu traz, a 1 Repblica foi um perodo riqussimo Ao fim de trs anos de pesquisa sobre as primeiras quatro dcadas da Repblica, a sociloga Alzira Alves de Abreu, da Fundao Getlio Vargas (FGV), categrica: O Brasil no comeou em 1930. Alzira se volta contra o termo Repblica Velha para designar o perodo que comea em 1889, com a queda do imperador D. Pedro II, e se encerra com o movimento que levou Getlio Vargas Presidncia da Repblica. Industrializao, sindicatos, movimento feminista, tudo isso comeou muito antes de 30, diz.

Fabio Motta/AE Para sociloga Alzira Abreu, o Brasil no comeou em 1930 No fim do ano passado, Alzira concluiu a organizao do Dicionrio Histrico-Biogrfico da Primeira Repblica, que se soma s duas edies do Dicionrio Histrico-Biogrfico Brasileiro, sobre o perodo de 1930 at a atualidade. Encerrada a etapa de pesquisa e redao dos 2.317 verbetes, sendo 2.078 biogrficos e 239 temticos, a professora est em busca de recursos para a publicao impressa e em e-books das 7.714 pginas, que trazem tambm reprodues de uma rica variedade de charges e caricaturas, encontradas nos acervos da Casa de Rui Barbosa e do Museu Histrico Nacional. A primeira etapa do trabalho foi realizada com R$ 400 mil do Fundo de Financiamento de Estudos e Projetos (Finep). Alm de informaes sobre governantes, parlamentares, poltica e economia; Alzira fez uma seleo de personalidades e temas que, segundo ela, mostram que a Primeira Repblica foi um perodo riqussimo. Entre os verbetes biogrficos, esto a feminista Berta Lutz e a caricaturista Nair de Teff, mulher do presidente Hermes da Fonseca, avanada para os primeiros anos do sculo 20. A pesquisa e os textos ficaram a cargo da equipe do Centro de Pesquisa e Documentao de Histria Contempornea do Brasil (CPDOC), da FGV, e de especialistas convidados por Alzira. Coube ao ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco o verbete sobre o Encilhamento, a poltica econmica do ministro da Fazenda Rui Barbosa que, a fim de estimular a industrializao, baseou-se na emisso de papel-moeda, mas resultou em inflao e especulao financeira. O ex-ministro das Relaes Exteriores Celso Lafer ficou encarregado da politica externa. O Dicionrio um caminho para criar novas pesquisas, repensar esse perodo. No existe esta histria de Repblica Velha, provoca Alzira. As primeiras dcadas da Repblica costumam ser lembradas pelo domnio das oligarquias, o revezamento de So Paulo e Minas Gerais no poder, os coronis controlando o voto nas chamadas eleies bico de pena. O que a senhora destaca desse

perodo? A Primeira Repblica - que vai de 1889, quando o golpe militar derrubou o imperador D. Pedro II, at 1930 - vista de forma muito negativa, com a poltica do caf com leite, tudo isso. como se tudo de bom comeasse em 1930. Os pesquisadores e historiadores comeam a explicar a industrializao, o sistema sindical, a criao da legislao trabalhista, tudo no ps 30. Mas, quando voc vai levantar, v que sindicatos e movimentos sociais comearam muito antes. Ministrio Pblico, Defensoria Pblica, Cdigo Civil surgiram na Primeira Repblica. Com o movimento feminista, as mulheres comeam a reivindicar participao poltica. um perodo riqussimo. Eu fiquei impressionada.

A fome m conselheira - 1903 - Referncia greve geral iniciada em agosto pelos operrios do setor txtil, com adeso de vrias outras categorias ao movimento paredista CASA DE RUI BARBOSA/DIVULGAO No Dicionrio, h grande destaque a jornais e revistas da poca. Por qu? Jornais que existem at hoje foram criados ou tiveram grande sucesso na Primeira Repblica. O Estado de S. Paulo se moderniza em 1909, compra mquinas, aumenta a tiragem. As revistas usavam muito a caricatura e a charge. Era assim que chegavam populao, em grande parte analfabeta. As pessoas compreendiam a crtica pelo desenho. o perodo ureo da caricatura. Havia jornais anarquistas, socialistas. Mas eu tambm lembro que havia muitos decepcionados com a Repblica e muita crtica. Juntam os monarquistas, que acusam a Repblica de corrupta e que no faz nada pelo Pas, e os desiludidos com a Repblica. Isso sai muito nos jornais. O Rio de Janeiro dos anos 20 chegou a ter 200 jornais. Havia liberdade para que essas publicaes atuassem de maneira to crtica? Houve, no incio da Repblica, a chamada Lei Rolha, uma tentativa de controlar a imprensa (o decreto que previa julgamento sumrio de abusos da manifestao de pensamento, de dezembro de 1889, foi revogado no ano seguinte). Mas depois a lei caiu e a imprensa tinha liberdade. Claro que havia tentativas de inibir, de controlar, os jornais dependiam muito do governo. Mas sem dvida havia uma liberdade, sim. Vamos lembrar o que vivemos depois, em 1937 (ano do incio do Estado Novo, que durou at 1945 e imps severa censura imprensa). Por que a senhora rejeita o termo Repblica Velha? Eu comecei a questionar: que histria essa de Repblica Velha? a Primeira Repblica. Fala-se como se o Brasil comeasse em 1930. No nada disso. No deixo

ningum aqui falar em Repblica Velha. A gente tem que repensar isso. A industrializao anterior a 1930. Os anos 1920 so riqussimos. O movimento sindical operrio, principalmente em So Paulo, era muito organizado. O Dicionrio d informaes para voc continuar, criar novas pesquisas, renovar o conhecimento do perodo. E houve a Primeira Guerra Mundial no meio do caminho. Que efeitos teve para o Pas? At o fim da Primeira Guerra Mundial, o Brasil tinha como modelo a Europa, em especial a Frana. A partir do fim da Primeira Guerra, vira para os Estados Unidos. Voc passa a ter vrias influncias, inclusive na imprensa. Tudo isso acontece na Primeira Repblica, so anos importantssimos. Com o modelo americano, comea a se valorizar o Estado como instituio. A imprensa comea a ser mais objetiva, a deixar aquela linguagem muito difcil, agressiva. Comea a ser mais noticiosa. Nada mudou de repente, mas foi o comeo. A Academia Brasileira de Letras, a Associao Brasileira de Imprensa surgiram na Primeira Repblica. O Partido Comunista surgiu em 1922. Outro ponto importante a separao da Igreja e do Estado, que se d com o fim da monarquia.Isso teve consequncias objetivas? A Igreja se reformula, comea a investir em escolas em todo o Brasil. Colgios catlicos so criados e a Igreja se recupera dessa perda dos privilgios que tinha na monarquia. Outro ponto importante: todas as nossas fronteiras so traadas legalmente nesse perodo. Antes havia muitas lutas entre os vrios pases vizinhos. Eu olho isso tudo e pergunto: que histria essa de Repblica Velha? Claro que depois muitas coisas foram reformuladas, mas dizer que tudo negativo nesse perodo, em que nada se fez pelo Pas... Foi um perodo de grande estabilidade institucional. No se deps nenhum presidente. Todos foram eleitos, tomaram posse. Mas houve muitas revoltas, movimentos organizados como o tenentismo. Mesmo assim pode-se falar em estabilidade? Tinha muita revolta, crise econmica, a gente no ignora. Mas institucionalmente foi um perodo rico. Veja a Semana de Arte Moderna, em 1922. No vamos negar que 30 importantssimo, mas no quer dizer que no teve nada antes.

S-ar putea să vă placă și