Sunteți pe pagina 1din 5

ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR - 2012

1- Sabe-se que a doutrina constitucionalista classifica as constituies. Quanto s classificaes existentes, correto afirmar que I. quanto ao modo de elaborao, pode ser escrita e no escrita. II.quanto forma, pode ser dogmtica e histrica. III. quanto origem, pode ser promulgada e outorgada. IV. quanto ao contedo, pode ser analtica e sinttica. Assinale a opo verdadeira. a) II, III e IV esto corretas. b) I, II e IV esto incorretas. c) I, III e IV esto corretas. d) I, II e III esto corretas. e) II e III esto incorretas. 2- O Poder Constituinte a manifestao soberana da suprema vontade poltica de um povo, social e juridicamente organizado. A respeito do Poder Constituinte, correto afirmar que a) no Poder Constituinte Derivado Reformador, no h observao a regulamentaes especiais estabelecidas na prpria Constituio, vez que com essas limitaes no seria possvel atingir o objetivo de reformar. b) o Poder Constituinte Originrio condicionado forma prefixada para manifestar sua vontade, tendo que seguir procedimento determinado para realizar sua constitucionalizao. c) no Poder Constituinte Derivado Decorrente, h a possibilidade de alterao do texto constitucional, respeitando-se a regulamentao especial prevista na prpria Constituio. No Brasil exercitado pelo Congresso Nacional. d) as formas bsicas de expresso do Poder Constituinte so outorga e conveno. e) o Poder Constituinte Originrio no totalmente autnomo, tendo em vista ser necessria a observncia do procedimento imposto pelo ordenamento ento vigente para sua implantao. 3- A respeito da arguio de descumprimento de preceito fundamental correto afirmar que a) tem carter subsidirio, porque a lei expressamente veda a possibilidade de arguio de descumprimento de preceito fundamental quando houver qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade. b) os legitimados ativos no so os mesmos para a propositura da ao direta de inconstitucionalidade.
1

ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR - 2012


c) norma constitucional que independe de regulamentao, por isso diz-se que no possui eficcia limitada. d) da deciso que julgar procedente ou improcedente o pedido cabe recurso, inclusive ao rescisria. e) no ocorre de forma preventiva perante o Supremo Tribunal Federal, mas repressiva para reparar leses a direitos quando causadas pela conduta comissiva ou omissiva de qualquer dos poderes pblicos. 4- O controle da constitucionalidade consiste na verificao da adequao de uma lei ou de um ato normativo com a Constituio, verificando seus requisitos formais e materiais. Sobre o controle de constitucionalidade, correto afirmar que a) o Supremo Tribunal Federal afirmou ser legtima a utilizao da ao civil pblica como instrumento de fiscalizao incidental de constitucionalidade, pela via difusa, de quaisquer leis ou atos do Poder Pblico, desde que a controvrsia constitucional no se identifique como objeto nico da demanda, mas simples questo prejudicial, indispensvel resoluo do litgio principal. b) somente pelo voto de dois teros de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. c) no Brasil o sistema de controle de constitucionalidade repressivo judicirio foi somente o concentrado, vez que compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio. d) os parlamentares so legitimados, mas no os nicos, propositura de mandado de segurana para a defesa do direito lquido e certo a um processo legislativo conforme as normas constitucionais e legais. Quando a autoria for de parlamentares, o prosseguimento do processo, at deciso final do Supremo Tribunal Federal, depender da manuteno do autor de sua condio de membro do Congresso Nacional. e) antes de declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia e oportunidade para que o Poder competente adote as providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em trinta dias.

5- Sobre os direitos polticos, correto afirmar que a) a inelegibilidade absoluta excepcional e somente pode ser estabelecida, taxativamente, em lei ordinria especfica.
2

ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR - 2012


b) a Constituio determina que no podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos. No se enquadra no conceito de conscritos os mdicos, dentistas, farmacuticos e veterinrios que prestam servio militar obrigatrio. c) garantido o exerccio do direito ao voto em plebiscitos e referendos. Enquanto o plebiscito convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificao ou rejeio, o referendo convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido. d) segundo a doutrina, o sufrgio restrito poder ser censitrio, quando o nacional tiver que preencher qualificao econmica, ou capacitaria, quando necessitar apresentar alguma caracterstica especial (natureza intelectual por exemplo). e) a inelegibilidade absoluta, a despeito da denominao absoluta, no consiste em impedimento eleitoral para todos os cargos eletivos. 6- A Constituio Federal estabelece em seu art. 5 os direitos e garantias fundamentais do cidado. A respeito do tema, correto afirmar que a) a Constituio probe a deportao e a expulso de brasileiro. O envio compulsrio de brasileiro para o exterior constitui banimento, que pena excepcional e tambm vedada pela Constituio. b) no Brasil terminantemente proibida a pena de morte pela Constituio, no havendo exceo de tempo ou lugar. c) a interceptao telefnica tem exceo criada pela Constituio para a violao das comunicaes telefnicas, quais sejam, ordem judicial, finalidade de investigao criminal e instruo processual penal ou nas hipteses e na forma que a lei complementar estabelecer. d) o habeas corpus dever ser impetrado somente contra ato de autoridade, no sendo aplicvel contra ato praticado por particular. e) a finalidade lcita de que trata o direito associao est ligada somente s normas de direito penal.

7- A respeito da tutela constitucional das liberdades, correto afirmar que

ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR - 2012


a) o habeas corpus poder ser utilizado para a correo de qualquer inidoneidade, mesmo que no implique coao ou iminncia direta de coao liberdade de ir e vir. b) ser possvel pessoa jurdica figurar como paciente na impetrao de habeas corpus. c) o entendimento pacificado nos Tribunais Superiores o de que no se conceder habeas data caso no tenha havido uma negativa do pedido no mbito administrativo. d) o cabimento do mandado de segurana ocorrer mesmo quando existir deciso judicial da qual caiba recurso suspensivo. e) os processos de habeas data tero prioridade sobre qualquer outro processo. 8- Nos termos da atual redao da Constituio, so objetivos estabelecidos para a organizao da seguridade social, exceto: a) seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. b) distino dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais, conforme suas peculiaridades. c) equidade na forma de participao no custeio. d) irredutibilidade do valor dos benefcios. e) diversidade da base de financiamento. 9- A Constituio, em seu Ttulo VIII, tratou da ordem social, um assunto de muita relevncia para o pas. Sobre esse assunto, correto afirmar que a) o art. 195 e seus incisos da Constituio, ao disporem sobre o custeio da seguridade social, passaram a prever contribuio a cargo dos aposentados e pensionistas, sendo vedado aos Estadosmembros ou Municpios editarem disciplina em contrrio. b) a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, mediante contribuio, pois apresenta natureza de seguro social, sendo ainda realizada mediante recursos do oramento da seguridade social, previsto no art. 195 da Constituio, alm de outras fontes. c) entre as diretrizes constitucionais afetas sade, temos a possibilidade da destinao de recursos pblicos para auxlio ou subveno s instituies privadas com fins lucrativos, desde que, quando preciso, prestem atendimento pblico. d) so de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei complementar, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser
4

ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR - 2012


feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado. e) veda-se a filiao ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia. 10- Sobre a Administrao Pblica e seus servidores, correto afirmar que a) o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar. b) lei complementar reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso. c) vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: portadores de deficincia; que exeram atividades de risco e aqueles cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. d) os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei complementar, sem prejuzo da ao penal cabvel do efeito integrador. e) as administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras especficas, tero recursos prioritrios para a realizao de suas atividades e atuaro de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, na forma da lei complementar.

S-ar putea să vă placă și