Sunteți pe pagina 1din 4

Laos de Famlia. Contos. Liv. Jos Olympio Ed.

Sabi, 1973 ************************************** Anlise E Interpretao Do Conto A uma situao inicial - do primeiro e segundo pargrafos - segue-se uma quebra do equilbrio causada pela fuga da galinha, restabelecido novamente e num mesmo grau quando esta presa. No stimo pargrafo, de forma mais atenuada h novamente rompimento do equilbrio vigente, dado o seguinte motivo dinmico: "De pura emoo a galinha ps um ovo." Ao restabelecer-se, este equilbrio atinge um ponto superior em relao ao plano inicial: "A galinha tornou-se a rainha da casa" - se considerarmos a posio da personagem protagonista; j as outras personagens atingem o equilbrio num plano inferior ao inicial, pois a galinha no mais iria servir para a refeio do domingo. A tenso, pois, percorre o texto at o final. A, no desfecho, o equilbrio volta normalidade para os elementos da famlia, quando a galinha morta; em relao protagonista h, nesse ponto, nova quebra de equilbrio, permanecendo o conflito. Esquematizando Galinha:situao inicial - (fuga) quebra; (priso) restabelecimento;(ovo) quebra; (RAINHA DA CASA) restabelecimento um nvel acima; (morte/refeio) quebra um nvel para baixo. Famlia:situao inicial - (fuga) quebra; (priso) restabelecimento; (ovo) quebra; (expresso afetiva) restabelecimento um nvel abaixo; (morte/refeio) quebra;(DESENLACE) restabelecimento um nvel acima. O conto apresenta-se em dois aspectos distintos, porm combinados: o da famlia e o da galinha. H pois dois conflitos: --inconscincia da famlia em referncia galinha - mat-la para o domingo - no considerao do valor da sua existncia, isto , galinha enquanto ser. Essa inconscincia, em funo de uma ao externa - a fuga inconsciente - forada a ceder. --galinha na procura inconsciente da sobrevivncia: ao movida por motivos internos e precipitada por fatores externos. De um ngulo ficcional fixo o narrador tem, de cima, conhecimento de todos os fatos conforme vemos nos motivos: "O rapaz porm era um caador adormecido." ; "No vitoriosa como seria um galo em fuga." ;"Nem ela prpria contava consigo, (...) crista" e outros. Utiliza-se do discurso indireto livre e narra os fatos na terceira pessoa. A comunicao com o leitor se faz atravs de pensamentos, aes e palavras: "Nunca se adivinharia nela um anseio." "Afinal, numa das vezes em que parou para gozar sua fuga, o rapaz alcanou-a." "Estpida, tmida e livre."

H distncia entre leitor e narrador, diremos mesmo uma grande distncia, no que percebemos um procedimento na direo de levar primeiro anlise, raciocnio e reflexo sobre os fatos. Isso pode permitir que ele, desligado de um envolvimento emocional e isento de uma identificao com a situao, possa alcanar um entendimento melhor sobre alguns aspectos temticos. Retomaremos adiante este aspecto e completaremos sua fundamentao no contexto da anlise. Dividimos o conto em trs partes, a saber: --situao inicial: "Era uma...........anseio." --fuga e perseguio: "Foi pois.........indecisos." --postura e suas conseqncias: "Foi ento.........anos." Nas duas primeiras partes, uma unidade de ao corresponde uma unidade de tempo, portanto ao tempo cronolgico corresponde o tempo psicolgico; na terceira parte, uma unidade de tempo da histria, corresponde uma unidade menor do discurso. Chegamos ento concluso de que h, na maior parte do conto, um paralelismo entre o tempo do narrador e o das coisas narradas. O conto comea com um sumrio - primeiro e segundo pargrafos - iniciando, parcialmente, a caracterizao da galinha. Temos no terceiro pargrafo uma parte cnica sobre a fuga e a perseguio da galinha. Ao longo do conto vo-se alternando cena e sumrio, havendo quase um equilbrio entre ambos. Prevalece, entretanto, o sumrio, fato esse reforador da idia de distanciamento entre narrador e leitor externo. Temos sumrio nos trechos em que a galinha figura central, caracterizada pela autora; por outro lado, a cena utilizada nas situaes de relacionamento das outras personagens com a protagonista. No existe dilogo propriamente dito, isto , as "falas " das personagens ficam em suspenso; no h respostas ou troca real de idias, conforme vemos no pargrafo oito, dez e onze. A cozinha, o quintal e o quarteiro, ambientes do conto, esto ajustados situao narrada. Existe porm um desvinculamento da personagem em relao ao meio - no h dependncia necessria entre ambos. A ao desenvolve-se num ambiente relativamente restrito e num espao determinado. A galinha uma personagem esfrica que evolui ao longo da narrativa. O dono da casa tambm uma personagem esfrica. As outras personagens so planas de acordo com sua prpria condio de estticas. A maior caracterizao incide sobre a galinha, aparecendo em seguida o dono da casa como uma personagem bem caracterizada. Vejamos a caracterizao da galinha: de domingo - ainda viva (oposio) curto vo - vo desajeitado (paralelismo) hesitante - trmula (paralelismo) alegre - triste (oposio) muda - concentrada (paralelismo) nada - uma galinha (oposio) exausta - velha (paralelismo) suave - arisca (oposio) apatia - sobressalto (oposio) rpida - vibrtil (paralelismo) inconsciente - vazia (paralelismo)

Notamos uma alternncia de antteses e paralelismos. Esse procedimento nos remete ao problema da insuficincia dos vocbulos em seu poder significativo. Talvez, o dizer de vrias formas, atravs de sucessivas nomeaes possa traduzir a inteno da autora de mostrar a incapacidade da linguagem para exprimir exatamente o que se sente e tambm para definir os objetos. Reafirmando o contedo semntico, a me aparece como figura apagada e no dinmica, pouco caracterizada. Notamos porm , atravs dos motivos recorrentes "me cansada" -> me; "velha me habituada" -> galinha - um paralelismo entre a me e a galinha. Assim, atravs da galinha que se insere no conto a problemtica da mulher dentro da comunidade. Constatamos no conto a presena de duas personagens atuantes: -a galinha - protagonista -o rapaz - antagonista As outras personagens, embora exeram uma funo definida no contexto narrativo, permanecem num segundo plano. O tempo pretrito imperfeito "era" d-nos uma idia de indeterminao no tempo. Essa idia subsiste ao longo da narrativa, principalmente nos momentos em que aparece o sumrio. Isso vem mais uma vez corroborar nossa afirmao do distanciamento do leitor externo. J nas cenas, o emprego do pretrito perfeito permite uma certa aproximao deste e o fator necessrio para atra-lo. O incio antecipa o fim pois o termo "ainda viva" insere uma conotao de instvel para a situao. Inesperadamente a galinha de domingo foge e, de maneira instintiva, mas insegura, procura escapar. Presa, de pura afobao, ela pe um ovo. Diante desse fato e por instncia da filha deixam de mat-la. Ela passa a ocupar um lugar privilegiado dentro de casa, sem, no entanto, disso ter conscincia. Finalmente, um dia, matam-na e comem-na e passam-se os anos. Para escolha da galinha "apalparam sua intimidade com indiferena." "Na fuga", ela no era "vitoriosa como o galo", nem "contava consigo como um galo cr na sua crista", quando foi perseguida pelo rapaz. No nono pargrafo temos a oposio "no era nada" - "era uma galinha." Ela est desempenhando instintivamente sua funo, sem conscincia do ato perpetuao da espcie de maneira inconsciente. Nesse momento o que prevalece a afetividade - "seu corao to pequeno num prato solevava e abaixava as penas (...) um ovo." Atravs desses motivos recorrentes no conto desnudamos a plurissignificao e o simblico no conto, sugerindo entre outros, os seguintes temas; -- no plano moral: a mulher, escolhida com indiferena para satisfazer as necessidades do homem; --no plano social: supremacia do homem sobre a mulher, vigente h muito tempo em alguma sociedades; --no plano psicolgico: predomnio da emoo sobre a razo; --no plano antropolgico: para a galinha a perpetuao da espcie; para a famlia a conservao da espcie.

Passamos a citar, pela ordem, alguns dos motivos recorrentes, bem como outros procedimentos que justificam os aspectos temticos por ns levantados. Temos pois, para os diversos planos: "Mesmo quando a escolheram apalpando sua intimidade com indiferena." "O rapaz, porm, era um caador adormecido." "E por mais nfima que fosse a presa o grito de conquista havia soado." "No vitoriosa como seria um galo em fuga." "Nem ela prpria contava consigo, como o galo cr na sua crista." "Em seguida, carregada em triunfo (...) e pousada no cho da cozinha com certa violncia." Neste aspecto temtico concluimos que, atravs do ponto de vista escolhido (o foco narrativo) a autora, ao mesmo tempo em que mostra o predomnio apontado, procede na construo do texto de forma a levar o leitor a uma anlise desvinculada de envolvimento emocional. Vemos ainda, nesta parte, como a autora habilmente nos coloca esta alternncia de valores da mulher e da maternidade, esta , com uma espcie de status que granjeia privilgios: "E dizer que a obriguei a correr naquele estado!" (as aspas so da autora). Finalmente, voltando aos motivos - "de domingo" e "ainda viva"; essa restrio (ainda) parece atingir de forma abrangente os outros temas. A galinha, salva por um certo tempo, acaba morrendo. Fica ento a pergunta: Prevalecero, ou ainda, devero prevalecer, da maneira como foram apontados os problemas abordados? Interessa-nos aqui, colocar a recorrncia de certos motivos na parte final do conto: "...o corpo avanando atrs da cabea (....) a pequena cabea(....) j mecanizado." "Na fuga, no descanso, quando deu luz ou bicando milho - era uma cabea de galinha, a mesma que fora desenhada no comeo dos sculos." Talvez a esteja a chave do que a autora sugere como soluo. Nilza A. Hoehne Rigo Bibliografia A PERSONAGEM DE FICO. A Candido e outros. Ed. Perspectiva 3 edio. So Paulo. 1972. AS ESTRUTURAS NARRATIVAS. Tzvetan Todorov. Ed. Perspectiva 2 edio. So Paulo. 1970. ANATOMIA DA CRTICA. Northrop Frye. Editora Cultrix. So Paulo. 1973. TEORIA DA LITERATURA. Ren Wellek e Austin Warren. Publicaes Europa Amrica, 2 edio. Lisboa. 1971. VRIOS ESCRITOS. Antonio Candido. Livraria Duas Cidades. So paulo. 1970.

S-ar putea să vă placă și