Sunteți pe pagina 1din 8

Aula Inaugural Sugerimos que voc inicie o ano com uma recepo diferente para os alunos.

Pode ser no auditrio, onde houver esta possibilidade. Para incio deste trabalho voc poder surpreender seus alunos caracteri ando!se de algum personagem da mitologia grega, "aracteri ar!se de deusa #tena, a deusa da Sabedoria, contar sua mitologia e relao com a $ilosofia. Sugerimos que convide algum aluno, ou outra pessoa para caracteri ar! se de "oru%a & fil. 'm seguida, aps a deusa #tena contar sua mitologia e relao com a filosofia, colocar a coru%a na (roda) e fa er, com ela, uma relao com o uso da filosofia ho%e. Pode!se encerrar esta atividade, convidando, principalmente os alunos do fundamental *, para confeccionar mscaras de coru%a. + uma boa sugesto para as professoras, "ertamente encantar seus alunos, obter ateno e participao de toda a turma.

AULAS INAUGURAIS - 1 ao 5 Ano inicio Seguem abaixo duas sugestes de aulas. Metodologia que pode ser aplicada usando os livros da Coleo Novo Espao Filos ico Criativo. Modelo 1 COMETER ERROS E ACERTOS #-.'/0123, Sandra 4., 532S361"7, Silvio. 8iscutir e construir um filosofar vivo ! 9: ano. ;< 'd., $lorianpolis= Sophos, >??@. "aptulo ;, pp. A* & AB. Contedo: ERRO COMETER ERROS !ura"#o: $% aula& O'(et)*o&: ! Perceber os vrios significados da palavra erro. ! 1nvestigar a possibilidade do erro ser algo importante para o crescimento. ! 1ncentivar diferentes formas de encarar os problemas e as situaCes. *< aula 1ntroduo do tema= 4otivar a turma para ouvir algumas quadrinhas com ateno. 'scolher versos que se%am bem conhecidos e trocar algumas palavras. Duando algum aluno apontar um erro, colocar a questo= Por que est erradaE 'Femplo de quadrinha= ! .atatinha quando acorda ! Se desmancha pelo cho ! 4enininha quando dorme ! 'st deitada no colcho -evantar o entendimento dos alunos a respeito do erro. 3rgani ar a turma em crculo para a leitura silenciosa da introduo do captulo ; ! "ometer erros e acertos, p. A*.

-eitura eFpressiva do teFto pelo professor. "ompreenso e interpretao do teFto de forma oral propondo uma refleFo sobre as ideias apresentadas e pedindo eFemplos de situao semelhantes. # partir da fala dos alunos propor uma dilogo investigativo sobre o erro. 0rabalhar as questCes da p. A* e as que seguem abaiFo= Pode acontecer de acharmos certo alguma coisa que G considerada erradaE 3 que G errado para uma pessoa, pode ser certo para outraE 3 que G certo para uma pessoa, pode ser errado para outraE "omo sabemos que algo G erradoE >< aula /ecordar a aula anterior. 3rgani ar a turma em duplas para que eFpliquem o significado da palavra errado nas frases & p. A* e A>. Sociali ao do resultado encontrado pelas duplas. #inda em duplas, criar duas frases utili ando a palavra erro, depois as outras duplas diro o significado da palavra nas frases. Htili ar o 'spao $ilosfico, p. ! I>. -eitura do teFto 'strela de Prata & p. A>, feita pelos alunos. "ada fila l um pargrafo. -eitura eFpressiva do teFto pelo professor. "ompreenso e interpretao do teFto de forma oral. #tividade para casa= $a er uma ilustrao para o teFto 'strela de Prata e criar uma nova moral para a histria. Htili ar o 'spao $ilosfico 8esenho & p. ;I. 9< aula /ecordar o que foi discutido na aula anterior. 3portuni ar a apresentao dos resultados da tarefa & p. ;I. -eitura das questCes propostas na p. A9, feita pelo professor. # cada questo dar um tempo para pensarem e responderem por escrito. 3rgani ar a turma em crculo para o debate das questCes. A< aula 3rgani ar a turma em crculo para a atividade proposta na p. AA. Solicitar que faam a brincadeira proposta na p. AB. "onferir oralmente quantas e quais diferenas encontraram. -eitura feita por toda a turma das frases da p. AB. #ps refleFo sobre as frases, pedir que escolham uma e reescrevam a sua maneira & parafrasear. Htili ar o 'spao $ilosfico & p. I> ou I9. 3portuni ar a apresentao das frases. Modelo + AMI,A!E #-.'/0123, Sandra 4., 532S361"7, Silvio. 'ntender as ideias e filosofar ! A: ano. ;< 'd., $lorianpolis= Sophos, >??@. "aptulo B, pp. >@ !9A. Contedo&: AMI,A!E AMIGO 1niciar uma investigaao sobre o termo #mi ade. /efletir sobre o que G ser amigo. !ura"#o: $% aula& O'(et)*o&:

'ntender o amplo significado das palavras ami ade e amigo. "ompreender as implicaCes de ser amigo. "ontribuir para o desenvolvimento de relaCes equilibradas e construtivas. -ro.ed)/ento&: *< aula Sentados em crculo. -evantar o entendimento da turma sobre #mi ade. $a er um registro no quadro das ideias citadas. -eitura do teFto (Para aquecer a investigao filosfica) & p. >@, feita pelos alunos. 3bs. 8ividir a turma em A grupos, cada grupo fa a leitura de um pargrafo. -eitura eFpressiva do teFto pelo professor. "ompreenso e interpretao do teFto de forma oral propondo uma refleFo sobre algumas ideias= o compartilhar na ami ade, com que a ami ade costuma ser comparada, a viso do filsofo 'picuro, o papel da ami ade na vida de cada um. >< aula #presentao da mJsica #migos do peito. "ompreenso e interpretao da mJsica de forma oral. "oordenar um debate, com os alunos sentados em crculo. #lgumas questCes orais devero guiar a discusso, tais como= ! 3 que G a ami adeE ! 3 que G ser amigoE ! 6oc se considera um bom amigoE Por quE ! "omo G conviver com nossos amigosE "omo so as relaCes de ami adeE ! 3 que devemos fa er para cultivar uma ami adeE ! 'Fistem ami ades mais fortes do que outrasE ! Hma ami ade pode durar para sempreE "omoE ! # ami ade pode acabarE Por quE ! Dual a diferena entre amigos do peito, amigos de fG e amigos!irmosE ! 'Fistem pessoas que no tem quase nada, mas tem amigosE ! Hma pessoa pode ser amiga de um animalE ! Hm animal pode ser amigo de uma pessoaE ! 3 que voc entende por ser amigo da sabedoriaE ! 'Fiste diferena entre amigo e colegaE ! 'tc. Preparao para a tarefa de casa= 'Fplicar como deve ser feita a atividade proposta no (6amos $ilosofar e criar...) p.>@, com registro na p. 9?. 9< aula 1nvestigar como a ami ade G tratada na mdia. 3portuni ar a apresentao dos resultados da tarefa. 3rgani ar a turma em duplas para a troca de ideias sobre a tarefa & pp. 9? e 9*, questCes * e >. 8iscutir na comunidade de aprendi agem investigativa as conclusCes chegadas pelas duplas. -evantar a questo da internet, proposta na atividade n: 9 da pgina 9*. #crescentar outras questCes conforme interesse e vivncia dos alunos.

A< aula /ecordar o que foi discutido na aula anteriror. Pedir que faam a vitamina da ami ade, conforme proposta da pgina 9*. 3portuni ar a apresentao das vitaminas da ami ade. 8estacar os pontos em comum e criar uma (poKer) vitamina em nome da turma. 0rabalhar com a ideia da ami ade cultivada, discutida anteriormente & p. 9>. "oncluindo o trabalho com o tema, refletir sobre os teFtos da pgina 99 e a curiosidade da p. 9A & 8ia do #migo. -etra da mJsica= A/)go& do -e)to L 3s 0rapalhCes 0oda ve que a gente est so inho ' que est perdido no caminho 'le sempre chega de mansinho e mostra uma sada 0oda ve que a gente est cansando ' que v o mundo desabando 'le sempre mostra o lado bom que tem a vida 'le sempre est do nosso lado ' com a gente fica preocupado 'le nunca pede nada em troca, no Duantas ve es d sem receber 'le ri nas nossas alegrias 'le chora com a nossa dor 'le G a forma mais sublime do amor 0er um amigo 2a vida G to bom ter amigos # gente precisa de amigos do peito #migos de fG, amigos!irmos 1guais a eu e voc 0er um amigo 2a vida G to bom ter amigos # gente precisa de amigos do peito #migos de fG, amigos!irmos 1guais a eu e voc #migos 8e repente bate uma triste a ' ele chega cheio de energia ' transforma toda a incerte a em alegria 'le sabe dos nossos segredos ' conhece atG os nossos medos Se a gente est chorando ele vem e di = sorria 'le sempre est do nosso lado ' com a gente fica preocupado 'le nunca pede nada em troca, no Duantas ve es d sem receber 'le ri nas nossas alegrias 'le chora com a nossa dor 'le G a forma mais sublime do amor

Site com video da musica= http=MMletras.terra.com.brMos!trapalhoesM9I9@**M

AULAS INAUGURAIS - 0 ao 1 Ano inicio Seguem abaixo duas sugestes de aulas! metodologia que pode ser aplicada usando os livros da Coleo Novo Espao Filos ico Criativo. 4odelo * & 2ONSO3IC,4 S)l*)o. # $ilosofia no nosso dia a dia. "oleo 2ovo 'spao $ilosfico "riativo,;: ano. ;<.ed. $lorianpolis= Sophos. >?**. "aptulo A, pg. N*!NB. 3 Oulgamento e suas consideraCes #s trs peneiras Hm rapa procurou Scrates e disse que precisava contar!lhe algo. Scrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou= ! 3 que voc vai me contar % passou pelas trs peneirasE ! 0rs peneirasE ! Sim. # primeira peneira G a 6'/8#8'. 3 que voc quer contar dos outros G um fatoE "aso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer a mesmo. Suponhamos ento que se%a verdade. 8eve ento passar pela segunda peneira= a .328#8'. 3 que voc vai contar G coisa boaE #%uda a construir ou destruir o caminho, a fama do prFimoE Se o que voc quer contar G verdade e G coisa boa, dever passar pela terceira peneira= a 2'"'SS18#8'. "onvGm contarE /esolve alguma coisaE #%uda a comunidadeE Pode melhorar o planetaE ', arremata Scrates= ! Se passar pelas trs peneiras, conteP 0anto eu, voc e seu irmo nos beneficiaremos. "aso contrrio, esquea e enterre tudo. Ser uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discrdia entre irmos, colegas do planeta. 8evemos Ser sempre a estao terminal de qualquer comentrio infeli . Sugesto para esta #ula de $ilosofia ! 'ducao para o Pensar ! #no -etivo ! >?*> 1 /o/ento: -er atentamente o teFto. Q"ada participante l uma frase ou outra modalidade a seu critGrioR. + /o/ento: #ssistir ao vdeo & (# vida eFaminada & Scrates) em http=MMKKK.Soutube.comMKatchEvTS'UV-7of23'. ! "om os alunos do $undamental 11 QI: e @: anoR e 'nsino 4Gdio uma boa refleFo sobre o 4ito da "averna pode ser visto em http=MMKKK.Soutube.comMKatchE vT5W5DN%.9%m? ! 3 4ito da "averna http=MMKKK.Soutube.comMKatchEvTg!pHdB2aX.K Qum pouco

mais compleFoR 5 /o/ento: 8ividir a turma em grupos e incentivar para que encenem ( as trs peneiras), adaptando a histria Y fatos corriqueiros de suas vidas, % /o/ento: 6amos Pensar... *R Duem G Scrates e o que ele quis ensinar com esse teFto ou vdeoE >R Dual o sentido das (peneiras), na leituraE 9R #s pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamentoE...), quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contarE). AR 6oc % procedeu assim alguma ve E "onhece alguGm que age ou agiu desta maneiraE BR 'm caso afirmativo houve conseqZnciasE 'numere!as. NR Hm fato merece ser contado quando...E ;R "omo posso avaliar se o que vou falar G verdadeiro, bom e necessrioE IR + fcil ou difcil tomar conhecimento de alguma histria, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentrios. @R 6oc % foi atingido por um mal!entendido assimE 'm caso positivo, como se sentiuE Xostaria que algum amigo QaR passasse por uma situao constrangedora por conta de uma (fofoca), assimE *?R + sempre bom ter!se em mente a seguinte mFima= ($a er aos outros, somente aquilo que queremos que faam a ns). "omo voc pode interpretar essa mFimaE Pensando e desenvolvendo a criatividade... aR "onstruir um trabalho interpretativo sobre o que mais lhe chamou a ateno no teFto= atravGs de um desenho, de uma mini!redao, de recorte e colagem, em forma de poesia, ou outra forma na qual melhor conseguir se eFpressar, bR $a er um comentrio em mais ou menos quin e linhas sobre as questCes que envolvem... 6erdade ! .ondade ! 2ecessidade, eFistentes no teFto. Parte Prtica= Due sugestCes podem!se deiFar, para todas as turmas do nosso "olGgio, com o ob%etivo de contribuir para a eficcia do teFto ! #s 0rs Peneiras de Scrates ! que acabamos de lerE #ps o tGrmino das aulas, afiFar no mural da 'scola o resultado do trabalho interpretativo e durante o semestre, sempre reforar as idGias do teFto. 'nviar para assessoria[portalser.net matGria para o Oornal "oru%inha com fotos, depoimentos, variaCes de atividades... 4odelo > & 328' S' 8\ 3 P'2S#4'203E 3 "+/'./3 & 2ONSO3IC,4 S)l*)o. $ilosofar e 6iver. "oleo 2ovo 'spao $ilosfico "riativo, N: ano. ;< edio. $lorianpolis= Sophos. >?**. "aptulo *, pg.>?!>I. # idGia principal de se estudar o 0ema de onde se d o conhecimento, G levar os alunos a entender o processo de aquisio do conhecimento, 0ema trabalhado na filosofia, pela 0eoria do "onhecimento. 'ste assunto pode ser trabalhado nos N: e ;: ano, segundo os temas abordados no livro didtico. Portanto, algumas prticas podem ser recorrentes eMou

complementares. Hma sugesto para o N: ano G= 3b%etiva!se, com esta atividade, levar os alunos a entender como podem, conhecendo o funcionamento do "Grebro, controlar suas emoCes e seus sentimentos direcionando!os para boas aCes, 1 Mo/ento: 1niciar os estudos pesquisando as funCes de cada um dos hemisfGrios do cGrebro. Para isso, pode!se dividir a turma em duas equipes, onde cada uma ir pesquisar um dos lados do cGrebro. + Mo/ento: #ps cada grupo apresentar o resultado da pesquisa, levar os alunos a refletir sobre como se d, em nosso cGrebro, o controle das emoCes e dos sentimentos como amor, bondade, caridade, inve%a, ciJme e cobia. 5 Mo/ento: 4ostrar que temos sentimentos bons e ruins e que, precisamos nos eFercitar para fa er prevalecer os bons sentimentos. # partir da mostrar as conseqZncias que cada um dos sentimentos pode tra er em nossa vida, #o= 'm carta es, registrar os sentimentos que cada um conseguiu identificar em si. "onstruir frases que apontam caminhos para fa er o bem prevalecer. Sugesto de atividade para o ;: ano 3b%etiva!se com esta atividade, estudar as estruturas cerebrais e as funCes de cada hemisfGrio. Para isto, propomos alguns momentos= 1 Mo/ento: Pesquisar e aprenderam sobre o funcionamento dos neur]nios, como os pensamentos e emoCes so desenvolvidos na mente. Pode!se dividir a turma em dois ou mais grupos, onde cada um pesquisar e usar, na apresentao, o lado do cGrebro a que se focou na pesquisa, + Mo/ento: 4unidos de conhecimento terico, os alunos devem usar o lado direito do cGrebro, responsvel pela criatividade, para preparar apresentaCes para os colegas, com mJsicas, rimas, cr^nio de plstico, massinha de modelar e outros materiais. 5 Mo/ento: 4unidos de conhecimento terico, os alunos devem usar o lado esquerdo do cGrebro, sendo ob%etivos, lgico, organi ando o conhecimento de forma linear. % Mo/ento: -evar em considerao ao concluir a atividade, que, assim como os mJsculos se adaptam ao treinamento fsico, o cGrebro se adapta ao treinamento mental. 3u se%a, hbitos como alimentao saudvel, eFerccios mentais e prtica de eFerccios fsicos a%udam a manter a saJde, no somente do corpo, mas tambGm do cGrebro. 5 Mo/ento: Sugesto de eFerccio para o cGrebro Propor uma atividade para eFercitar o cGrebro. 3s alunos devem, num curto espao de tempo, observar toda a parte estrutural do "olGgio= Duantos andares, pilares, cadeiras, mesas, corredores etc. ', em seguida, registrar esta percepo. #ps a correria para observao, foi momento de parar para descansar e eFercitar o lado direito do cGrebro,

registrando artisticamente a estrutura visuali ada. 3 desenho, assim como a mJsica, o tric] e a meditao, pode, de certa forma, (esva iar) a mente, e por esta ra o, so os mais indicados ao desenvolvimento do hemisfGrio direito. O os eFerccios fsicos motores so um bom estmulo ao hemisfGrio esquerdo. 6e%a mais algumas sugestCes que podem servir de suporte acessando= http=MMconceitodara ao.blogspot.comM>??;M*>Musando!o!lado!direito!do!crebro.html

S-ar putea să vă placă și