Sunteți pe pagina 1din 15

2004

Histrias de Sucesso
Experincias Empreendedoras

COPYRIGHT 2004, SEBRAE SERVIO DE APOIO S MICRO E PEQUENAS EMPRESAS TODOS OS DIREITOS RESERVADOS permitida a reproduo total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio, desde que divulgadas as fontes.

SEBRAE Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas


Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Armando Monteiro Neto Diretor-Presidente Silvano Gianni Diretor de Administrao e Finanas Paulo Tarciso Okamotto Diretor Tcnico Luiz Carlos Barboza Gerente da Unidade de Estratgias e Diretrizes Gustavo Henrique de Faria Morelli Coordenao do Projeto Desenvolvendo Casos de Sucesso Renata Barbosa de Arajo Duarte Comit Gestor do Projeto Desenvolvendo Casos de Sucesso Cezar Kirszenblatt, SEBRAE/RJ; Daniela Almeida Teixeira, SEBRAE/MG; Mara Regina Veit, SEBRAE/MG; Renata Maurcio Macedo Cabral, SEBRAE/RJ; Rosana Carla de Figueiredo Lima, SEBRAE Nacional Orientao Metodolgica Daniela Abrantes Serpa M.Sc., Sandra Regina H. Mariano D.Sc., Vernica Feder Mayer M.Sc. Diagramao Adesign Produo Editorial Buscato Informao Corporativa

D812h

Histrias de sucesso: experincias empreendedoras / Organizado por Renata Barbosa de Arajo Duarte Braslia: Sebrae, 2004. 392 p. : il. (Casos de Sucesso, v.1) Publicao originada do projeto Desenvolvendo Casos de Sucesso do Sistema Sebrae. ISBN 85-7333-385-5 1. Empreendedorismo 2. Estudo de caso 3. Artesanato 4. Turismo 5. Cultura I. Duarte, Renata Barbosa de Arajo II. Srie CDU 65.016:001.87

BRASLIA SEPN Quadra 515, Bloco C, Loja 32 Asa Norte 70.770-900 Braslia Tel.: (61) 348-7100 Fax: (61) 347-4120 www.sebrae.com.br

PROJETO DESENVOLVENDO CASOS DE SUCESSO


OBJETIVO O Projeto Desenvolvendo Casos de Sucesso foi concebido em 2002 a partir das prioridades estratgicas do Sistema SEBRAE com a finalidade de disseminar na prpria organizao, nas instituies de ensino e na sociedade as melhores prticas de empreendedorismo individual e coletivo observadas no mbito de atuao do SEBRAE e de seus parceiros, estimulando sua multiplicao e fortalecendo a Gesto do Conhecimento do SEBRAE. METODOLOGIA DESENVOLVENDO CASOS DE SUCESSO A metodologia adotada pelo projeto uma adaptao do consagrado mtodo de estudos de caso aplicado em Babson College e Harvard Business School, que se baseia na histria real de um protagonista, que, em dado contexto, se encontra diante de um problema ou de um dilema que precisa ser solucionado. Esse mtodo estimula o empreendedor, o aluno ou a instituio parceira a vivenciar uma situao real, convidando-o a assumir a perspectiva do protagonista. O LIVRO HISTRIAS DE SUCESSO Edio 2004 Esse trabalho o resultado de uma das aes do projeto Desenvolvendo Casos de Sucesso, elaborado por colaboradores do Sistema SEBRAE, consultores e professores de instituies de ensino parceiras. Esta edio composta por trs volumes, em que se descrevem 76 estudos de casos de empreendedorismo, divididos por rea temtica: Volume 1 Artesanato, Turismo e Cultura, Empreendedorismo Social e Cidadania. Volume 2 Agronegcios e Extrativismo, Indstria, Comrcio e Servio. Volume 3 Difuso Tecnolgica, Solues Tecnolgicas, Inovao, Empreendedorismo e Inovao. DISSEMINAO DOS CASOS DE SUCESSO DO SEBRAE O site Casos de Sucesso do SEBRAE (www.casosdesucesso.sebrae.com.br) visa divulgar as experincias geradas a partir das diversas situaes apresentadas nos casos, bem como suas solues, tornando-as ao alcance dos meios empresariais e acadmicos. O site apresenta todos os estudos de caso das edies 2003 e 2004, organizados por rea de conhecimento, regio, municpios, palavras-chave e contm, ainda, vdeos, fotos, artigos de jornal, que ajudam a compreender o cenrio onde os casos se passam. Oferece tambm um manual com orientaes para instrutores, professores e alunos de como utilizar o estudo de caso na sala de aula. As experincias relatadas ilustram iniciativas criativas e empreendedoras no enfrentamento de problemas tipicamente brasileiros, podendo inspirar a disseminao e aplicao dessas solues em contextos similares. Esses estudos esto em sintonia com a crescente importncia que os pequenos negcios vm adquirindo como promotores do desenvolvimento e da gerao de emprego e renda no Brasil. Boa leitura e aprendizado! Gustavo Morelli Gerente da Unidade de Estratgias e Diretrizes Renata Barbosa de Arajo Duarte Coordenadora do Projeto Desenvolvendo Casos de Sucesso

HISTRIAS DE SUCESSO EXPERINCIAS EMPREENDEDORAS

EDIO 2004

SEMEANDO O EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA


CEAR MUNICPIO: FORTALEZA

INTRODUO

comportamento do estudante da escola pblica tem sido marcado pela apatia, desinteresse e baixa auto-estima. Segundo o Censo Escolar de 2001 realizado pela Seduc (INEP/MEC, 2002), a taxa de repetncia no ensino mdio havia sido muito alta (13,0%). Alm disso, o afastamento por abandono teve um valor maior que a ocorrncia de reprovao. No perodo noturno, a relao reprovao/abandono foi de 1/5. Tornar o jovem da escola pblica o arquiteto idealizador da sua prpria histria, capaz de descobrir oportunidades e mudar atitudes diante das dificuldades impostas por uma realidade cada vez mais complexa e dinmica este era um dos grandes desafios enfrentados pela Secretaria de Educao Bsica do Cear (Seduc), em 2001.

Maria Christine Diniz Stiro, analista do SEBRAE/CE, elaborou o estudo de caso sob a orientao da professora Adriana Teixeira Bastos, da Universidade Estadual do Cear, integrando as atividades do Projeto Desenvolvendo Casos de Sucesso do SEBRAE.

HISTRIAS DE SUCESSO EXPERINCIAS EMPREENDEDORAS

EDIO 2004

Julio Cesar Lucena

DIVULGAO DA I FEIRA DE EMPREENDEDORISMO DA ESCOLA VIRGLIO CORREIA LIMA

Julio Cesar Lucena

ESTUDANTE DRIELE, DO COLGIO JOS VALDO RAMOS, EM SUA CONFECO

SEMEANDO O EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA SEBRAE/CE

COMO TUDO COMEOU

m 1995, o diretor do Colgio Batista Santos Dumont, localizado em Fortaleza, Isaac Coelho, contactou o SEBRAE/CE. Desejava desenvolver uma disciplina voltada para as mudanas socioeconmicas contemporneas, tais como privatizaes, desemprego e desenvolvimento tecnolgico. Os alunos estavam desmotivados com a disciplina que o colgio adotava, Tcnicas Comerciais, em que eles aprendiam a preencher documentos fiscais e formulrios diversos, que pouco contribua para sua formao profissional futura. A disciplina Tcnicas Comerciais ensinava o jovem a ser empregado, precisvamos de uma disciplina que o ensinasse a ser um empreendedor, gerenciar seu futuro. Foi decisiva a parceria com o SEBRAE/CE para instrumentalizar a disciplina. Isaac Coelho sobre o projeto que ele idealizou. Adaptar contedos do mundo dos negcios, como perfil empreendedor, tendncias de mercado, plano de negcios para a linguagem dos adolescentes foi o desafio proposto ao SEBRAE/CE. Foi, ento, constitudo um grupo de estudo para desenvolver o curso Iniciao Empreendedora. O SEBRAE/CE treinou educadores para ministrarem a disciplina, que foi incorporada grade curricular do ltimo ano do ensino fundamental do colgio.

DISSEMINAO DA IDIA
Secretaria de Trabalho e Ao Social do Estado do Cear procurou o SEBRAE, em 2000, para levar a sua experincia de empreendedorismo para o Projeto Atleta, que trabalha com jovens de baixa renda da periferia de Fortaleza. No Projeto Atleta, os alunos participam de oficinas profissionalizantes nas reas de marcenaria, reciclagem, fabricao de sandlias, picol, doces e salgados, alm de desenvolverem a parte esportiva, artstica e cultural. A disciplina de Iniciao Empreendedora foi, ento, sugerida como opo para introduzir os jovens do projeto no mundo do empreendedorismo.

HISTRIAS DE SUCESSO EXPERINCIAS EMPREENDEDORAS

EDIO 2004

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E CIDADANIA

Ainda em 2000, foi realizada uma turma do curso Iniciao Empreendedora para as alunas do Edisca, escola de dana para estudantes carentes da periferia de Fortaleza. Em 2001, o desafio tornou-se ainda maior, uma vez que, atendendo a solicitao da Seduc, seria desenvolvido um projeto que mudasse o comportamento do estudante da escola pblica, marcado pela apatia, desinteresse e baixa auto-estima. A aprendizagem proporcionada pelas experincias anteriores facilitou a elaborao de uma proposta de trabalho adaptada realidade da escola pblica e foi viabilizada por meio da parceria com o governo do Estado, Federao das Associaes de Jovens Empresrios do Estado do Cear (Fajece) e SEBRAE, uma vez que se considerou a carncia de recursos da escola pblica para arcar sozinha com todos os custos do projeto.

FAZENDO O PROJETO ACONTECER

m junho de 2001, a Seduc e parceiros se reuniram para definir as responsabilidades de cada entidade no projeto. Inicialmente coube ao SEBRAE/CE a realizao dos seminrios sobre empreendedorismo, bem como a capacitao dos professores das escolas pblicas na metodologia do programa. A Seduc ficou responsvel pela definio das escolas e coordenao das aes em parceria com o SEBRAE/CE. A Fajece fez o intercmbio escola/empresa, levando os alunos a conhecer in loco o dia-a-dia das empresas. O projeto foi batizado com o nome de Empreendedorismo na Escola e seu objetivo principal era plantar a semente da cultura empreendedora entre os estudantes das escolas pblicas cearenses. O formato idealizado compreendeu duas etapas: seminrios de sensibilizao sobre empreendedorismo para alunos da rede pblica e curso de iniciao empreendedora.

SEMINRIOS DE SENSIBILIZAO SOBRE EMPREENDEDORISMO

O
4

s seminrios, com durao de duas horas, foram desenvolvidos para abordar temas como o cenrio mundial e a importncia do empreendedorismo na formao dos jovens. Durante o seminrio, um

EDIO 2004

HISTRIAS DE SUCESSO EXPERINCIAS EMPREENDEDORAS

SEMEANDO O EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA SEBRAE/CE

parceiro do SEBRAE/CE, depois de empregar uma metodologia interativa que compreende a utilizao de dinmicas, vdeos e depoimento de empresrios da comunidade local , convidava os alunos para participarem do curso Iniciao Empreendedora. Concludo o seminrio, os alunos preenchiam uma ficha de inscrio, cabendo escola selecionar um grupo para freqentar o curso.

CURSO DE INICIAO EMPREENDEDORA PREPARAO DOS EDUCADORES

curso de Iniciao Empreendedora foi desenvolvido para ser ministrado por educadores da prpria escola. Para tanto, as escolas procuraram identificar profissionais que tinham um perfil empreendedor e foi desenvolvida uma capacitao especial para esses professores. A capacitao dos professores compreendia 50 horas de sala de aula e o contedo programtico envolveu temas como perfil empreendedor, plano de negcios e cenrio mundial. As escolas tambm passaram a realizar todos os anos novas turmas de capacitao para os professores que iam se engajando no projeto. No final de cada ano, tambm passaram as ser realizadas avaliaes sobre o curso ministrado pelos educadores, que constituiu uma forma de aprendizagem continuada, em que so apontados os problemas e solues.

CURSO DE INICIAO EMPREENDEDORA O PROGRAMA

curso Iniciao Empreendedora foi pensado para ser uma atividade extracurricular, com carga horria de 96 horas, divididas em trs fases: 1) 30 horas em sala de aula; 2) 36 horas de aula de campo e elaborao do plano de negcio; 3) 30 horas para preparao e realizao da Feira do Empreendedor1.

1 Um dos eventos de maior sucesso promovido pelo SEBRAE. Desde 1995, a feira realizada nos diferentes estados e regies do Pas, sempre oferecendo oportunidades para o surgimento de centenas de novos negcios a cada edio.

HISTRIAS DE SUCESSO EXPERINCIAS EMPREENDEDORAS

EDIO 2004

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E CIDADANIA

1. Em sala de aula Em sala o professor aborda o seguinte contedo programtico: o cenrio socioeconmico mundial; a importncia da escolaridade no mercado de trabalho; o perfil do empreendedor; elementos da qualificao, atributos da empregabilidade, atitudes; tendncias; o plano de negcios; a atividade empreendedora como opo de carreira; fatores que interferem na escolha da profisso; o nosso plano de negcios e a Feira do Empreendedor. 2. Em campo Quanto aula de campo, a AJE agenda para cada turma uma visita a uma empresa. Os alunos vo acompanhados do professor e de um representante da AJE que, auxiliados pelo empresrio, procuram mostrar como funciona uma empresa. tambm durante esta fase que os alunos, em equipe, elaboram os planos de negcios para a Feira do Empreendedor. 3. Feira do Empreendedor A Feira do Empreendedor foi desenvolvida para ser um espao onde os alunos possam vestir a camisa de empreendedores, transformando suas idias em oportunidades de negcios. A organizao da feira feita de acordo com a realidade de cada regio. Em alguns municpios, as escolas se renem e promovem uma feira nica, em outros, realizada uma feira por escola. No entanto, o comum em todas elas que os alunos buscam aproximar a simulao de seus projetos da realidade. um momento de muita adrenalina e brilho nos olhos, quando os alunos tentam convencer os avaliadores de que o seu projeto vivel. Os critrios empregados para selecionar os melhores projetos so: apresentao e conhecimento do empreendimento, criatividade e inovao, atendimento ao cliente e marketing. A premiao dos melhores planos de negcios tem mudado ao longo do tempo. J foram distribudos livros, participao em seminrios e at dinheiro. Em uma das avaliaes peridicas realizadas pela coordenao do projeto, foi detectada uma dificuldade comum a todas as escolas: falta de recursos para os projetos apresentados na Feira do Empreendedor. A sada encontrada foi estimular os alunos a procurar empresas locais para obteno dos recursos necessrios. A Tabela 1 mostra o nmero de feiras realizadas, projetos apresentados e prmios concedidos entre 2001 e 2003.

EDIO 2004

HISTRIAS DE SUCESSO EXPERINCIAS EMPREENDEDORAS

SEMEANDO O EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA SEBRAE/CE

TABELA 1: NMERO DE FEIRAS, PROJETOS E PRMIOS POR ANO


PERODO 2001 2002 2003
1

FEIRAS 15 61 72

PROJETOS 119 683 768

PRMIOS 22 69 23(1)

A premiao em 2003 foi realizada por regio. Fonte: Relatrios de acompanhamento do projeto 2001 a 2003 SEBRAE/CE.

VISIBILIDADE NACIONAL

Projeto Empreendedorismo na Escola passou a ter visibilidade nacional em junho de 2002, quando foi selecionado pelo Instituto Ayrton Senna, dentre 26 projetos inscritos pelas escolas de todo o Brasil, para participar em Belo Horizonte do programa Sua Escola a 2000 por Hora, que tinha como objetivo disseminar prticas e conhecimentos construdos pelas escolas. O Liceu Messejana, representado pela professora Amlia Barreto e pela estudante Maria de Cssia, fez um relato sobre a implantao do projeto na escola. Segundo a estudante Maria de Cssia, que hoje coordena oficinas de papel reciclado em sua comunidade: Muitas empresas no aceitam jovens, pois eles no tm experincia em trabalho; mas com este projeto j podemos nos apresentar e ter um diferencial. De acordo com a professora Amlia Barreto: O projeto uma iniciao profissional, inovadora e gratificante; faz com que os jovens passem da desigualdade social para a igualdade... s assim acredito no verdadeiro processo educativo.

OS FRUTOS COLHIDOS COM O PROJETO

m 2003, em funo da disseminao do Projeto Empreendedorismo na Escola em todo o Estado do Cear, procurou-se a parceria de outras secretarias de governo com o objetivo de contribuir nas aes de coordenao, desenvolvimento e avaliao. Passaram a integrar a nova rede de parceiros: Secretaria de Desenvolvimento Econmico do Estado do Cear (Sede/CE), Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo do Estado do Cear (Sete/CE) e Secretaria de Esportes e Juventude do Estado do Cear (Sejuv).

HISTRIAS DE SUCESSO EXPERINCIAS EMPREENDEDORAS

EDIO 2004

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E CIDADANIA

Como resultado das aes iniciadas em 2001, o projeto capacitou durante este perodo 10.511 alunos de 115 escolas, envolvendo 70 municpios de todo o Estado do Cear. A Tabela 2 apresenta esses dados.
TABELA 2: NMERO ESCOLAS, ALUNOS E MUNICPIOS ATENDIDOS POR SEMINRIOS E CURSOS REALIZADOS
Ano Treinamento
Seminrios de sensibilizao Iniciao empreendedora

Total de alunos
827 827 4.809 4.809 4.875 4.875

Municpios atendidos
17 17 70 70 64 64

Escolas
33 33 115 115 108 108

Total de treinamento
33 33 202 202 108 195

2001

2002

Seminrios de sensibilizao Iniciao empreendedora

2003

Seminrios de sensibilizao Iniciao

empreendedora
Fonte: Relatrios de acompanhamento do projeto 2001 a 2003 SEBRAE/CE.

Somados a esses nmeros, outros resultados de cunho qualitativo foram identificados por meio de uma pesquisa de impacto sobre o projeto em 2003, realizada pelo Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Foram pesquisados 408 alunos, de um universo de 5.636 distribudos em 30 escolas por todo o Estado do Cear. Inicialmente, uma anlise dos dados levantados nessa pesquisa revelou que, do total de entrevistados, 64,95% considerou o projeto excelente, 33,58%, bom e 1,47%, regular. O pblico-alvo do Projeto Empreendedorismo na Escola constitudo por jovens na faixa etria de 15 a 19 anos, com a predominncia do pblico feminino 64% do universo analisado. Do total de alunos entrevistados (408), foram levantados os indicadores de resultado apresentados na Tabela 3.

EDIO 2004

HISTRIAS DE SUCESSO EXPERINCIAS EMPREENDEDORAS

SEMEANDO O EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA SEBRAE/CE

TABELA 3: RESULTADOS DO PROJETO EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA


RESULTADOS
Melhoria da auto-estima Maior interesse nas atividades escolares Melhoria nas relaes familiares Interesse em abrir um negcio Projeto para o futuro
Fonte: Pesquisa de impacto IDT/2003.

VALOR (EM % )
95,36 77,71 54,80 84,07 85,29

Esses dados mostram uma mudana de atitude nos jovens depois de participarem do Projeto Empreendedorismo na Escola, que contribuiu para reverter a situao anterior de apatia, desinteresse nas atividades escolares e baixa auto-estima. De acordo com outra pesquisa realizada pelo Projeto Juventude/Instituto Cidadania, com a parceria do Instituto Hospitalidade e do SEBRAE, os jovens brasileiros na faixa etria entre 15 e 24 anos, em sua maioria (68%), nunca pensaram em fazer algum trabalho social ou abrir empresas. O Projeto Empreendedorismo na Escola contribuiu para estimul-los a pensar sobre seu futuro profissional e incentivou a abertura de pequenas empresas, na medida em que 84,07% dos alunos do universo pesquisado manifestaram interesse em abrir um negcio prprio e 85,29% j pensavam num projeto para o futuro. A semente foi plantada, a rvore cresceu e comeou a gerar frutos, como mostram os dados da Tabela 4, sobre os alunos que abriram pequenos negcios nas suas comunidades.

HISTRIAS DE SUCESSO EXPERINCIAS EMPREENDEDORAS

EDIO 2004

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E CIDADANIA

TABELA 4: ATIVIDADES REALIZADAS POR ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO PROJETO EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA
ESTUDANTE
Fernando Rodrigues Teixeira Ana Flvia Soares, Wellington da Silva Bernardo, Helena Chagas Freitas, Eliane Alves Barbosa, Natalie Widman e Jocasta Hreny Soares Francisco Wanderson S. Arajo, Patrcia Aires Pedrosa, Francisco Diego Silva Bezerra, Luana Amlia P. Rodrigues e Darlan Oliveira da Silva Csar da Silva Cosmo, Francisco Evenaldo Vieira, Raimundo Alexandre, Manoel Aurisvan de Lima Carlos Antnio Magalhes, Luiz Thiago Pedrosa da Silva, Leandro Paz da Costa e Paulo George Gonalves Conceio Francismeiry Oliveira Vldia Sheyla Alves Mendes Fbio Estnio Andrade Jimmy Gonalves Ferreira Drielle Francisca Dilma Marques Cavalcante e Francisca Djene Marques Glaudenes Maria Braz Ricardo
1

ESCOLA
Alfredo Nunes de Melo Cel. Vrglio Tvora

MUNICPIO
Acopiara Quixad

ATIVIDADE (1)
Coordena um grupo de 21 produtores rurais Fabricao de doces e sanduches de caju

Cel. Virglio Tvora

Quixad

Banda de msica

Francisco Vieira Cavalcante Francisco Vieira Cavalcante Virglio Correia Lima Virglio Correia Lima Maria Antonieta Nunes Ana Fac Jos Valdo Ramos Governador Adauto Bezerra Governador Adauto Bezerra

Quixad

Artesanato com palito de picol Venda de pulseiras e chaveiros de modelos variados Confeco de roupa ntima e bijuteria Confeco de roupa ntima e bijuteria Locadora de vdeo Artesanato, pintura e croch Confeco de roupas Confeco de doces e bolos Perfumaria

Quixad

Pereiro Pereiro Fortaleza Beberibe Fortaleza Massap Massap

As atividades so todas informais, realizadas pelos estudantes individualmente ou em grupo. Fonte: Relatrios de acompanhamento do projeto 2001 a 2003 SEBRAE/CE.

10

EDIO 2004

HISTRIAS DE SUCESSO EXPERINCIAS EMPREENDEDORAS

SEMEANDO O EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA SEBRAE/CE

CONCLUSO

s resultados obtidos pelo projeto mostram como a mudana de comportamento dos jovens da escola pblica pode proporcionar a realizao de sonhos, a descoberta de potencialidades, favorecendo a sua incluso como cidados na comunidade local. A realizao do Projeto Empreendedorismo na Escola foi viabilizada pela parceria entre escola pblica, governo do Estado, SEBRAE e Fajece. Como disse a secretria de Educao Bsica do Estado do Cear, Sofia Lerche Vieira: uma iniciativa que conta com muitos parceiros, que tornaram essa experincia possvel e um exemplo para o Cear e para o Brasil. Plantar a semente do empreendedorismo nesse universo2 de alunos contribui para a construo de uma nova mentalidade na sociedade cearense, porque muitos desses jovens exercero funes de liderana nas suas comunidades. Um desafio que exigiu o envolvimento de outros atores sociais. Nesse sentido, em 2004, alm de trabalhar com o ncleo professor/aluno, que busca incentivar os alunos a desenvolver projetos de iniciao empreendedora, o projeto pretende tambm trabalhar dois outros ncleos da comunidade escolar: a) gesto da escola que tem como objetivo trabalhar com sua direo para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras da escola para a sua comunidade; b) famlia/aluno que tambm tem como objetivo despertar nos pais dos alunos que participam do projeto a cultura do empreendedorismo. Para tanto, esto sendo planejados cursos que visam sensibilizar e envolver esses novos ncleos em aes empreendedoras. Manter acesa a chama do empreendedorismo na escola pblica , portanto, um compromisso a ser compartilhado pela rede de parceiros envolvidos no projeto.

2 Segundo o Plano de Educao Bsica do Cear 2003/2006, esse universo de alunos correspondia, em 2001, a 4,5 milhes de pessoas (61,3% da populao cearense).

HISTRIAS DE SUCESSO EXPERINCIAS EMPREENDEDORAS

EDIO 2004

11

QUESTES PARA DISCUSSO


O empreendedorismo algo que se ensina ou a pessoa j nasce empreendedora? A disciplina de Empreendedorismo deveria ser obrigatria nas escolas? Quais as vantagens de trabalhar o empreendedorismo nos jovens? Que aes os parceiros devem empreender para garantir a continuidade do Projeto Empreendedorismo na Escola?

AGRADECIMENTOS Diretoria Executiva do SEBRAE/CE: Alci Porto Gurgel Jnior, Jos de Ribamar Flix Beleza, Srgio de Souza Alcntara. Coordenao Tcnica: Maria Francineide Cavalcanti, Diva Mercedes Neide Souza, Cristine Satiro, Ana Parente, Cludia Ramalho. Colaborao: Amlia Barreto, professora do Liceu Messejana; Isaac Coelho, diretor do Colgio Batista Santos Dumont; a estudante Drielle, da Escola Jos Valdo Ramos; Tereza Ktia Acioly Canamary, coordenadora estadual do Projeto Desenvolvendo Casos de Sucesso.

EDIO 2004

HISTRIAS DE SUCESSO EXPERINCIAS EMPREENDEDORAS

S-ar putea să vă placă și