Sunteți pe pagina 1din 22

RUGOSIDADE A Textura Superficial na Prtica

Rugosidade
1. Introduo

Durante a usinagem, a superfcie da pea pea produzida se deforma no importanto o processo de produo empregado. Produzir peas com superfcies geometricamente ideais quase impossvel. Pode-se at chegar perto da perfeio, como por exemplo em blocos padro , porm seu processo de produo se torna cada vez mais caro. No grfico ( fig.1) podemos ver a relao entre custo de produo e rugosidade.Quanto menos rugosa a pea, maior o seu custo de produo.Quando trocamos o processo de produo, por exemplo , torneamento para retificao, as diferenas se tornam ainda mais evidentes. Podemos produzir uma pea com, por exemplo, Rz 5 m atrves de diferentes processos. Neste exemplo, a economia feita produzindo-se a pea por torneamento substancial, em comparao retificao. Naturalmente devemos pr-assumir que o controle do processo esteja funcionando para no corrermos o risco de produzir refugo. Experincias mostram que as irregularidades nas superfcies no controladas no processo de usinagem comprometem 50% da tolerncia, principalmente quando o campo muito pequeno.Vendo o crescimento da tecnologia aplicada s mquinas e componentes, fica claro que no s importante controlar a tolerncia como considerar a textura da superfcie.

Rugosidade

30

25 Tempo Relativo de Fabricao (h)

20

15

Retificao cilndrica Retificao plana Torneamento Fresamento frontal Alargamento

10

0 0,025

0,05

0,1

0,2

0,4

0,8

1,6

3,2

6,3

13

25

50

Rugosidade Ra

fig. 1 : Relao entre a rugosidade e tempo de fabricao

Rugosidade
2. Diferenas entre irregularidades superficiais

A principal diferena nas superfcies irregulares - erro de forma, ondulao e rugosidade est no plano horizontal ( fig. 2 ). Para uma melhor classificao do tipo de cada irregularidade devemos aplicar as seguintes regras : - O comprimento l do erro de forma no mnimo 1000 vezes a sua altura. - Ondulao pode assumir uma razo no comprimento de profundidade de ondas W na proporo entre 100:1 e 1000:1. - A rugosidade assume um espaamento entre ranhuras ( Sm ) de aproximadamente 5 a 100 vezes a profundidade da ranhura. Dependendo do processo de produo, a irregularidade de rugosidade pode ser peridica ou aperidica.

Comprimento de erro de forma (classe 1)


Rugosidade (classe 3) (ranhura - ranhura)
Rugosidade (classe 4)
(pontoponto)
Comprimento de ondulao (classe2)

fig.2 diferenas entre irregularidades das classes 1 a 4

Rugosidade

DIN 4760 subdivide as irregularidades em 6 classes :

Classe 1 : Erro de forma

circularidade, cilindricidade ISO 1101 perfil de uma linha, retilinidade Ondulao DIN 4774

Classe 2 : Ondulao

Classe 3 : Rugosidade

Rugosidade,ranhuras

DIN 4771 DIN 4762 DIN 4768

Classe 4 : Rugosidade

Rugosidade

Classe 5 : Rugosidade

Estrutura cristalina

DIN 4776

Classe 6 : Estrutura Molecular

Rugosidade
3. Filtros de Irregularidade das Classes 1 4

Visto que parte da performace da pea depende de muitas irregularidades superfciais - forma , ondulao , rugosidade e da estrutura superficial, parmetros de superfcie so definidos e padronizados com caractersticas individuais e devem ser tratados de maneiras diferentes pois as funes de cada um so diferentes. Filtrar uma superfcie no muito diferente de peneirar areia ! Peneirando areia podemos separar o que realmente se considera areia das pedras que possam estar misturadas nela. O dimetro dos furos da peneira vai determinar o que areia e o que pedra.

Tela (filtro)
0,08-0,25-0,8-2,5

Pedras e Areia (Erro de Forma)

Areia (Rugosidade)

Pedras (Ondulao)

Filtrar uma superfcie no muito diferente de peneirar areia


fig.3 efeito do uso da tela

Rugosidade

A filtragem do perfil de uma superfcie efetuada de maneira bastante parecida.Tomamos o perfil real da pea medida e passamos por um filtro, obtendo desta maneira o perfil de rugosidade. A ondulao e o erro de forma so consequentemente subtrado do perfil. O filtro cut off determina o que deve e o que no deve passar, de forma similar peneira. Somando-se o perfil de ondulao ao perfil de rugosidade, obteremos o perfil original novamente ( fig. 4 ). A filtragem no altera o perfil original da pea, simplismente modifica a sua maneira de representao. Uma vez obtido o perfil de rugosidade ( filtrado ), devemos dar-lhe uma caracterstica que seja significativa e universal.

Perfil

Forma

Ondulao

Rugosidade

fig.4 filtragem do perfil de rugosidade

Rugosidade
4. Filtro cut-off ( comprimento de onda )

O cut-off o selecionamento do comprimento de amostragem da superfcie. As normas DIN e ISO 4288, ASME B46.1 especificam 5 diferentes comprimentos de cut-off :

0,08 mm

0,25 mm

0,8 mm

2,5 mm

8 mm

O selecionamento do cut-off ideal de suma importncia para a avaliao da rugosidade. A utilizao de um cut-off inadequado pode processar valores de medio errados. O selecionamento do cut-off depende da superfcie da pea em questo como, por exemplo de seu tipo de perfil , se peridico (torneamento, fresamento, aplainamento ) ou se aperidico (retificao, lapidao, lixamento ). As normas DIN e ISO 4288, ASME B46.1 estabelecem a seguinte tabela ( fig.5 ) na qual podemos verificar qual o cut-off a ser selecionado para cada tipo de pea :

Rugosidade

SELECIONAMENTO DO COMPRIMENTO DE AMOSTRAGEM


CUTOFF Conforme DIN e ISO 4288 , ASME B46.1
Perfis Peridicos Perfis Aperidicos Ra ( m ) Comprimento de Amostragem CUT-OFF c ( m) Comprimento de Medio Unitrio / Total lr / ln ( mm )

Distncia Rz entre Sulcos ( m) Rsm ( mm ) > 0,013 at 0,04 > 0,04 at 0,13 > 0,13 at 0,4 > 0,4 at 1,3 > 1,3 at 4

at 0,1 > 0,01 at 0,5 > 0,5 at 10 >10 at 50 > 50 at 200

at 0,02 > 0,02 at 0,1 > 0,1 at 2 >2 at 10 > 10 at 80

0,08

0,08 / 0,4

0,25

0,25 / 1,25

0,8

0,8 / 4

2,5

2,5 / 12,5

8 / 40

fig.5 tabela de seleo filtro cut off IMPORTANTE Quando o comprimento da pea a ser avaliado muito pequeno e por isso impossibilita percorrer 5 trechos , nunca devemos mudar o cutoff para um menor e sim reduzir o numero de trechos percorridos.

Rugosidade
5. Parmetros mais usuais de rugosidade

Ra Rugosidade mdia Rq Rugosidade mdia quadrtica DIN ISO 4287, ASME B46.1

Rugosidade mdia Ra o valor mdio aritmtrico de todos os desvios do perfil de rugosidade da linha mdia dentro do comprimento de medio lm.

Rugosidade mdia quadrtica Rq o valor quadrtico de todos os desvios do perfil de rugosidade R da reta mdia dentro do comprimento de medio lm.

10

Rugosidade

Rz Rugosidade mdia Rmax Rugosidade mxima DIN ISO 4287 , ASME B46.1

Rugosidade mdia Rz o valor mdio da rugosidade unitria Zi obtida em cinco comprimentos de medio unitrios le dentro do perfil de rugosidade.

Rmax = max{Rz1 ,..., Rz5 }


Rugosidade mxima Rmx o maior valor de rugosidade obtido dentre a avaliao de cinco comprimentos de medio unitrios le.

Rz1 + ! + Rz5 Rz = 5

11

Rugosidade

R3z Profundidade de base Conforme norma interna Daimeler Benz 31007 ( 1983 )

R3zi a distncia vertical entre o 3* pico mais elevado e o 3* vale mais profundo dentro de um comprimento de medio unitrio le. R3z o valor mdio da rugosidade unitria R3zi em cinco comprimentos de medio unitrios le.

3z

3z1

+ ! + R 5

3z5

12

Rugosidade

RPc ( Pc ) Contagem de picos pr 10049 , ASME B46.1

Rpc ou Pc a quantidade de picos por cm , que ultrapassa o limite superior pr-selecionado e em seguida ultrapassa o limite inferior , igualmente pr-selecionado.

Pc =

n S lm

[c m

-1

c1 c2

xS

Obs.: Indicao das quantidades de picos com referncia de 10 mm.

13

Rugosidade

Rp Profundidade de polimento DIN e ISO 4287 , ASME B46.1 Rp a distncia entre o pico mais elevado reta mdia ( profundidade de polimento ). De acordo com a ASME , o Rp chamado de Rpm. Rv a distncia entre o vale mais profundo e a reta mdia .

14

Rugosidade

Rsm Distncia mdia entre sulcos DIN e ISO 4287 , ASME B46.1

Distncia mdia entre sulcos Rsm a distncia mdia dos picos de perfil dentro do comprimento de medio le.Um pico de perfil uma elevao do perfil seguido de um vale.

15

Rugosidade

Pt Profundidade do perfil DIN e ISO 4287

Profundidade do perfil Pt a distncia entre retas paralelas que limitam o perfil P dentro do comprimento de medio lm sendo que esta deve ser a menor possivel. O tamanho do comprimento de medio lm deve ser indicado.

Wt Profundidade Mxima de onda DIN e ISO 4287 , ASME B46.1

Profundidade mxima de onda Wt a distncia vertical mxima entre o ponto mais baixo e o mais alto delimitados por duas retas equidistantes entre si , obtida dentro do comprimento total de lm sendo que esta deve ser a menor possvel. Perfil W ( perfil de ondulao ) a linha mdia , gerada pelos filtros , sem os componentes da rugosidade.

16

Rugosidade

Rp ; Rpk ; Rvk ; Mr1 ; Mr2 . DIN e ISO 13565-1 e -2

Parmetros obtidos a partir da curva de frao de contato ( curva de Abbott ). Perfil do ncleo da rugosidade o perfil de rugosidade excluidos os maiores picos e os vales mais profundos. Rk o valor da rugosidade do ncleo do perfil. Rpk o valor da rugosidade mdia dos picos que esto acima da rea de contato mnima do perfil ; excluidos eventuais picos exagerados. Rvk o valor da rugosidade mdia dos vales que esto abaixo da rea de contato do perfil ; excludos eventuais vales excessivamente profundos. Quantidade de material Mr1 ( % ) um parmetro que determina a frao de contato mnima no ncleo do perfil de rugosidade. Quantidade de material Mr2 ( % ) um parmetro que determina a maior frao de contato no ncleo do perfil de rugosidade.

17

Rugosidade

Rmr ; ( Mr ) ; ( Tp ) Quantidade de material DIN e ISO 4287 , ASME B46.1

Quantidade de material Rmr ( frao de contato Tp ) a relao percentual entre o comprimento de contato e o comprimento de medio lm dentro do nvel de corte C. Nvel de corte C a distncia entre uma linha de corte avaliada e uma linha de referncia selecionada. Durante as avaliaes de Rmr deve-se determinar uma linha de referncia e a mesma deve ser indicada. Curva da frao de contato ( curva de Abbott ) indica a quantidade de material Rmr em relao ao nivel de corte C.

18

Rugosidade
6. Norma CNOMO A caracterstica da norma CNOMO de superfcie , atravs do mtodo de analise de motif , parte de um patrimonio tcnico dos grupos PSA Peugeot Citron e Renault. Constitudo partir de 1983 s normas fracesas , e reconhecido internacionalmente pela norma ISO partir de 1996. O clculo do mtodo de motifs ( ISO 12085 ) baseado no comportamento de uma operao terica de quatro condies. - Condio de selecionamento A primeira condio seleciona os picos mais elevados dos picos vizinhos. - Condio do comprimento A segunda condio limita o comprimento dos motifs do valor A , limite convencional entre rugosidade e ondulao , ou B , limite entre .ondulao e forma.

Se no houver especificao os valores devem ser A=0,5mm e B=2,5mm.

- Condio da ampliao A terceira condio separa os pequenos dos grandes picos e rechama um motif se disponivel . - Condio da profundidade relativa A quarta condio limita a combinao de motifs de profundidade sensivelmente iguais em particular as superfcies peridicas.

19

Rugosidade
Sem combinao Condies
Examinar o motif i e mais um ( i + 1 )

Combinaes Desejaveis

P1 P2 P3 P1 > P2 e P3
No Sim Condio 1 Pico comum < a dois outros

P3 P1 P2 P1 < P2 ou P3

A ou B Ari ou AWi Ari+1 ou Awi+1

Condio 2 Comprimento do motif

A ou B Ari ou AWi Ari+1 ou Awi+1

(Ari + Ari + 1) > A ( para R ) (Awi + Awi +1) >B (paraW)

No Condio 3 Ampliao da Caracteristica T de dois motif

Sim

(Ari + Ari + 1) < A ( para R ) (Awi + Awi +1) < B (paraW)

T2 T1 T

T1 T2 T < T1 ou T2 T

No

Sim
Hi+1 ou Hwi +1 Hi+2 ou Hwi +2

T > T1 e T2

Hi+1 ou Hwi +1 Hi+2 ou Hwi +2

Condio 4 Uma de duas profundidade < 60% da caracteristica T do motif em questo

Hi + 1 e Hi +2 > 60% T ( para R) HWi + 1 e HWi +2 > 60% T ( para W)

Hi + 1 e Hi +2 < 60% T ( para R) HWi + 1 e HWi +2 < 60% T ( para W)

Rechamar um outro motif se disponvel No Exame do motif i + 1 e do motif i + 2 Sim

No

Sim combinar 2 motifs e rechamar dois outros motifs se disponveis Sim Exame do motif i + 2 e do motif i + 3

Fim da operao

20

Rugosidade
7. Parmetros de Rugosidade e Ondulao CNOMO

Rx

Profundidade mxima de rugosidade

A maior profundidade Hi dos motifs de rugosidade , antes das correes dos picos e vales isolados. R Profundidade mdia de rugosidade

A mdia aritmtrica das profundidades Hi dos motifs , aps correo dos picos e vales isolados. AR Passo mdio de rugosidade

Mdia aritmtrica das larguras ARi dos motif de rugosidade. Wx profundidade mxima de ondulao

A maior profundidade HWi dos motif de ondulao. W Altura mdia de onda

Mdia aritmetrica das profundidades HWi. AW Passo mdio de onda

Mdia aritmtrica das larguras AWi dos motif de ondulao. Wte Profundidade total de onda Altura entre o ponto mais alto e o ponto mais baixo de duas linhas paralelas superior e inferior no perfil de ondulao.

21

Rugosidade

Mahr do Brasil Ltda Av.Washington Luiz , 703 - Santo Amaro So Paulo - SP CEP 04662-001 Tel .: (11) 5548-5256 Fax.: (11) 5548-3748

Palestra elaborada e apresentada por: Jos Valentin Fvaro email - Valentin.Favaro@mahr.com.br - ValentinFavaro@hotmail.com

22

S-ar putea să vă placă și