Sunteți pe pagina 1din 8

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
O Brasil tem importante participao de energia renovvel em sua matriz energtica, incluindo a biomassa renovvel e a energia hidreltrica. O pas produz petrleo em quantidade em ordem de magnitude equivalente ao seu consumo, embora tenha que importar uma parcela de petrleo leve e exportar parte do leo pesado que produz, de modo a fazer um blend para o refino. Ademais importa gs natural da Bolvia, pois a produo nacional de gs natural no suficiente. Entretanto, foram descobertas recentemente, no pas, importantes reservas de petrleo e gs natural no pr-sal. Privatizaes e crise no setor de energia eltrica ocorreram no governo de Fernando Henrique Cardoso, poca em que houve, tambm, abertura da explorao do petrleo por empresas estrangeiras, continuando a PETROBRAS a ser uma empresa nacional de controle estatal, embora com acionistas privados inclusive no exterior. Tendo essas informaes com referncia inicial e considerando a matriz energtica e as polticas de Estado no setor, julgue os itens a seguir.
51

A Declarao Universal dos Direitos do Homem, em seu artigo 25, item I, reconhece o direito moradia adequada como essencial para um padro de vida digno. No Brasil, a Constituio Federal de 1988 tambm incluiu a moradia entre os direitos sociais mnimos, prevendo a promoo de programas de habitao e saneamento bsico pelas trs esferas do governo. O Centro das Naes Unidas para os Assentamentos Humanos (Habitat) adota a seguinte definio para moradia adequada: moradia adequada mais do que um teto sobre a cabea; tambm significa privacidade adequada; espao adequado; acessibilidade fsica; segurana adequada; segurana da posse; estabilidade estrutural e durabilidade; iluminao, aquecimento e ventilao adequados; infra-estrutura bsica adequada, como equipamentos de gua, esgoto e coleta de lixo; qualidade ambiental e fatores relacionados sade apropriados; bem como localizao adequada e acessvel ao trabalho e outros equipamentos bsicos; tudo isso deve estar disponvel a custos acessveis e a adequao deve ser determinada conjuntamente com a populao em questo, tendo em mente a perspectiva para o desenvolvimento gradual.
Agenda Habitat, pargrafo 60.

Considerando os documentos supracitados e a temtica da habitao, seu planejamento estratgico e o conceito de cidades sustentveis, julgue os itens de que se seguem.
56

Em 2007, o petrleo foi a fonte de energia primria com maior oferta interna no Brasil, seguida da biomassa em segundo lugar e da energia hidrulica, utilizada para a produo de hidroeletricidade, em terceiro lugar.
57

52

De acordo com a Poltica Nacional de Agroenergia, os custos ambientais no devem ser incorporados ao preo dos combustveis fsseis, de forma que os preos desses combustveis fiquem prximos ao preo dos bicombustveis.
58

53

A participao de fontes de energia renovvel no Brasil de cerca de 70%, enquanto a mdia mundial de 60% e, nos pases da OCDE, de 25%.

59

54

O monoplio das reservas de petrleo pela Unio foi mantido pela reforma constitucional no governo de Fernando Henrique Cardoso, mas a PETROBRAS deixou de ser a executora exclusiva de sua explorao.

55

A PETROBRAS liderou, no Brasil, a descoberta de petrleo e gs natural em grande profundidade, no fundo do mar e abaixo de profunda camada de sal, em longa faixa da costa do Nordeste, e, se for confirmada a mxima quantidade estimada nessa regio, isso far do Brasil o detentor de grande reserva de petrleo, em nvel mundial.
60

A interveno do governo pode ser direta, por meio da proviso de moradia destinada populao de baixa renda e(ou) da disponibilizao de fundos pblicos para o setor habitacional, ou indireta, mediante legislao incidente sobre mercado financeiro, uso do solo e padres construtivos. Inexiste uma base nacional de informaes, com monitoramento e avaliao permanente dos projetos e programas da Poltica Nacional de Habitao, de forma articulada aos demais aspectos da Poltica de Desenvolvimento Urbano, cabendo aos municpios, aos estados e ao Distrito Federal articularem seus prprios sistemas de base de informaes. A soluo dos problemas habitacionais depende de polticas sociais inclusivas e, portanto, deve ignorar a lgica de funcionamento dos mercados. A partir da anlise da capacidade de suporte (carrying capacity) e do metabolismo que as cidades apresentam, realizando, assim, um exerccio de balano energtico entre o que elas produzem e o que consomem, Girardet (1989) demonstra que megalpoles como a cidade do Mxico, So Paulo, Calcut e Nova Iorque so usinas de consumo de energia e de produo intensiva de resduos de toda ordem, buscando cada vez mais longe os insumos de que necessitam e estendendo em escala global suas pegadas ecolgicas (ecological footprint). Pela anlise do processo das conferncias Habitat I (1976) e Habitat II (1996), verifica-se que as cidades, especialmente as megacidades, so vistas como uma desgraa a ser evitada a qualquer preo e que todas as polticas ali recomendadas buscam fixar a populao no campo para evitar o xodo rural e, por conseguinte, o inchao das cidades.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 12: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Infra-Estruturas e Logstica de Base

Oferta habitacional
Um dos principais problemas das cidades brasileiras o fato de milhes de pessoas viverem em condies precrias de moradia, em assentamentos produzidos informalmente. A essas reas esto associados problemas como criminalidade, doenas e degradao ambiental, que atingem com maior intensidade as populaes mais pobres. No atual contexto brasileiro, at que ponto o desenvolvimento econmico pode alterar esse cenrio, elevando a oferta de moradias formais para segmentos de baixa renda e reduzindo o processo de favelizao do pas? De modo geral, os investimentos do setor privado se do a partir das expectativas de custo e de retorno dos empreendimentos. Medidas de polticas econmicas lanadas nos ltimos anos pelo governo visando ao desenvolvimento econmico, algumas includas no Plano de Acelerao do Crescimento (PAC), afetam a deciso de investimento das firmas que atuam no mercado habitacional. Pelo lado da expectativa de retorno dos investimentos, provvel que haja elevao da demanda por habitaes graas ao aumento do crdito habitacional e do potencial crescimento econmico. Alm disso, os investimentos no setor de saneamento bsico podero abrir novas frentes de atuao do mercado imobilirio formal. A expectativa de custos, por sua vez, ser reduzida tanto pela desonerao fiscal de materiais de construo quanto pela reduo na taxa de juros bsica da economia. A primeira, j em curso, produz efeito ambguo no mercado habitacional. Se, por um lado, pode incentivar os investimentos do setor imobilirio privado, por outro pode aquecer o mercado imobilirio informal ao incentivar famlias de baixa renda a partir para a autoconstruo, que est na gnese de formao das favelas e assentamentos informais. Um fator que refora essa anlise que grande parte da populao pobre est no mercado de trabalho informal, portanto, sem acesso aos financiamentos para aquisio de moradias formais. (...) Pesquisadores do IPEA e do Banco Mundial demonstraram que o crescimento econmico tem o efeito de reduzir o estoque de favelas, via aumento da renda. Contudo, para os segmentos de baixa renda, o fato ocorrer se houver ampliao da oferta, no sentido de equilibrar o aumento da demanda. Medidas especficas para elevar a oferta habitacional formal nesses segmentos, portanto, tambm so necessrias para reverter o quadro de favelizao no Brasil. Se isso no ocorrer, a sada para as camadas mais pobres ainda ser o mercado informal.
Paulo vila e Daniel da Mata. Correio Braziliense, 5/3/2007.

O Projeto Moradia surgiu no mbito do Instituto Cidadania como uma proposta para buscar um equacionamento global da questo da habitao no Brasil. Desde o incio, as diretrizes estabelecidas pelos coordenadores do Projeto1 deixavam claro que no se tratava de um programa de governo para a campanha presidencial, mas da montagem de uma estratgia geral envolvendo todos os nveis de governo, setor privado, ONGs, universidades, movimentos sociais etc., que objetivava transformar a moradia em uma prioridade nacional, visando, em um prazo a ser determinado pela proposta, garantir a todo cidado brasileiro uma moradia digna. Este desafio seria, portanto, no uma tarefa exclusiva de um governo, mas exigiria o cumprimento de um conjunto de aes de todos os segmentos da sociedade comprometidos com a proposta.
Nabil Bonduki. In: Revista Eletrnica de Arquitetura e Urbanismo, n. 1./2008. Internet: <www.usjt.br>.

A formulao da proposta do Projeto Moradia, mencionado no fragmento de texto acima, partiu de algumas concluses e pressupostos, definidas aps uma anlise aprofundada do diagnstico da ao governamental e das fontes de recursos na rea da habitao. Acerca desse projeto, julgue o item abaixo.
65

O Projeto Moradia incorporou a idia do Fundo Nacional de Moradia e props a destinao dos recursos oramentrios de todos os nveis de governo para formar um fundo de subsdio, que viabilizaria o atendimento das faixas de baixa renda.

Com relao ao tema da agroenergia, julgue os seguintes itens.


66

A lei que introduziu o biodsel na matriz energtica brasileira, obriga a mistura de, pelo menos, 5%, em volume, de biodsel ao leo dsel comercializado ao consumidor final, em qualquer parte do territrio nacional.

Julgue os itens subseqentes, com relao s idias do texto acima.


61

67

O aumento da demanda por agroenergia pode ser creditado ao aumento do volume exportado para outros mercados.

As expectativas de retorno dos investimentos dependem de fatores como tributos, preo de insumos de produo, valor do capital em relao taxa de juros e o ambiente regulatrio que impacta a segurana do empreendimento. 62 Para que o crescimento econmico implique de fato elevao da renda, essencial que as condies de acesso ao mercado formal de trabalho sejam melhoradas. Julgue os itens subseqentes, com relao ao tema da regularizao fundiria de assentamentos informais.
63

68

Contribuiu para a expanso da produo e do uso do etanol a deciso do governo de aumentar de 33% para 35% a proporo de lcool anidro na gasolina C.

69

Entre as diretrizes do PNPB, so privilegiadas as rotas tecnolgicas, acreditando-se ser este o caminho para se adquirir qualidade do bicombustvel.

A multiplicao dos assentamentos irregulares ocorre com mais facilidade em reas desprovidas de infra-estruturas, equipamentos e servios que caracterizam a urbanidade. 64 Modelo dominante de territorializao dos pobres nas cidades brasileiras condena a cidade a um padro insustentvel, de difcil reverso.

70

A Resoluo BNDES n. 1.135/2004 institui o Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Biodiesel, prevendo investimentos em todas as etapas da cadeia produtiva, financiando at 90% dos projetos com Selo Social e at 80% daqueles sem essa caracterstica.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 12: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Infra-Estruturas e Logstica de Base

Acerca da gerao de energia hidroeltrica e suas tecnologias, julgue os itens a seguir.


71

Com relao matriz brasileira de transportes e aos sistemas de transporte, julgue os prximos itens.
82

Em um sistema hidrulico, a energia ofertada definida a partir de um total decorrente da operao interligada e integrada que determina a parcela que cada usina tem nesse total. O sistema de transmisso afeta esse valor. A crise de falta de energia eltrica no Brasil ocorrida em 2001 acarretou um racionamento seguido de uma queda no consumo de energia eltrica de cerca de 20%.

Na competio entre os sistemas rodovirio e ferrovirio de transportes, a ferrovia no Brasil perde espao no transporte a longas distncias, mesmo apresentando condies econmicas mais competitivas. A oferta de servios de baixo custo no sistema rodovirio aumenta a depreciao da frota nacional dos transportadores autnomos. Esse fator resultante da reduo do cronograma de manutenes veiculares, o que aumenta o ndice de acidentes nas rodovias. Uma das alternativas para um maior equilbrio da matriz de transporte brasileira seria a utilizao do sistema ferrovirio de transportes, que apresenta economia no transporte em determinadas situaes. Entretanto, sua utilizao no Brasil se inviabiliza pelo fato de que esse sistema deve ser utilizado exclusivamente no transporte de cargas de alto valor agregado. Transporte multimodal vincula o percurso da carga a um nico documento de transporte, independentemente das combinaes de meios, como, por exemplo, ferrovirio e martimo.

72

83

A respeito da coleta de resduos urbanos e da limpeza urbana, julgue os itens a seguir.


73

Para a coleta de resduos, deve-se levar em considerao a extenso total das vias ruas e avenidas do setor de coleta, obtida pela soma da extenso de cada uma das vias pertencentes ao setor de coleta. A velocidade mdia de coleta de resduos deve ser medida em roteiros de coleta no determinados, mas feitos segundo a sensibilidade do motorista do caminho, com o intuito de fugir de engarrafamentos. Dependendo do sistema virio, da topografia do local, do tamanho da guarnio, da quantidade de lixo a ser coletada por unidade de distncia (kg/km) e do carregamento do veculo, essa velocidade em geral varia entre 4 km/h e 6,5 km/h. O modelo de gesto dever permitir a participao da populao somente na questo da limpeza urbana da cidade, deixando outras questes que envolvam o saneamento a critrio do Estado. O gerenciamento integrado do lixo municipal um conjunto articulado de aes normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que uma administrao municipal desenvolve para garantir um destino para o lixo independentemente de outras questes envolvidas.

84

74

85

75

76

Com referncia ao supply chain management (SCM), ou gerenciamento da cadeia de suprimentos, e relao entre o nvel do servio a ser oferecido aos clientes e os custos, julgue os itens que se seguem.
77

Tradicionalmente, o planejamento urbano no pas institucionalizou-se baseado em uma concepo tecnocrtica e centralizadora do planejamento da cidade. Baseado nesta concepo, o plano diretor tem como propsito a construo de um cenrio futuro ideal e em que a responsabilidade pela construo da cidade seja do poder pblico municipal, atravs de investimentos e do controle sobre a ao dos agentes privados, regulados pela legislao de uso do solo. Era ignorada parte da cidade real, aquela informal e clandestina. A cidade era tratada como um objeto neutro, cujos desequilbrios observados tenderiam a ser corrigidos tecnicamente. Nega-se, dessa forma, a natureza conflituosa da cidade e os conflitos de interesse dos diferentes segmentos populacionais em torno dos processos de produo e utilizao desse espao.
Internet:<www.mundogeo.com.br>

O SCM se caracteriza pela interrupo das tendncias de terceirizao das ltimas dcadas e prioriza a verticalizao da empresa que passa a concentrar todas as atividades para disponibilizar produtos aos seus clientes, inclusive sendo proprietria de ativos e prestando todos os servios logsticos necessrios ao escoamento de sua produo industrial. O SCM se caracteriza pelo adiamento da realizao de atividades no suprimento, produo e distribuio, com o objetivo de reduo de custos e ganhos financeiros com o valor do dinheiro no tempo (postergao ou postponment). O SCM se caracteriza pela expanso da cadeia logstica alm das fronteiras dos pases (globalizao). O nvel de servio mais adequado ao cliente sempre aquele que indica o menor custo das atividades logsticas, pois se sabe que, no Brasil, essas atividades chegam a representar quase 12% de todos os custos das empresas. O nvel de servio logstico mais adequado ao cliente sempre aquele que apresenta o menor custo logstico total.

Com relao ao texto acima e temtica do planejamento urbano, julgue os itens de 86 a 95.
86

No Estatuto da Cidade, os mesmos princpios do planejamento urbano descritos no texto encontram-se presentes. A partir da Constituio Federal de 1988, um maior planejamento urbano, por meio de plano diretor, exigido para todos os municpios, independentemente de seu tamanho. A idia de plos de desenvolvimento, distritos industriais ou centros financeiros historicamente representou uma ao do Estado que em alguns casos beneficiou a iniciativa privada. O oramento participativo um instrumento de gesto e planejamento urbano incapaz de incorporar a negao apresentada no ltimo pargrafo do texto. A instalao de equipamentos urbanos de disposio final de lixo e esgoto podem se constituir em prticas de excluso e atender a interesses de mercado.

87

78

88

79 80

89

81

90

UnB/CESPE IPEA

Cargo 12: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Infra-Estruturas e Logstica de Base

91

A instalao de aterro controlado prximo de aeroporto justamente por ficar afastado das reas residenciais no apresenta externalidades em virtude do benefcio ambiental e social. A instalao de postos de sade com base em critrio de nmero de postos para cada conjunto de nmero de habitantes, 1.000 habitantes, por exemplo, independentemente de sua localizao, se enquadra na concepo de planejamento criticada pelo texto. Mesmo com a urbanizao crescente e com verticalizao das construes, a legislao tradicional sobre o solo suficiente, pois a utilizao do solo teoricamente a mesma, inexistindo mudana conceitual ou criao de solo novo. admissvel exemplificar a concepo de planejamento urbano criticado pelo texto utilizando o caso do transporte coletivo urbano de uma cidade, de custo muito elevado e sem oferecer um sistema integrado que permita ao passageiro mudar de nibus sem pagar nova passagem, que contrasta com as vias de circulao cada vez mais dominadas por automveis. Para que se efetive o planejamento urbano, do ponto de vista da universalizao do acesso ao servio de gua encanada tratada, basta que o poder pblico se disponha a estender a cobertura da rede de encanamentos para essa finalidade.

96

O filme mostra que h processos dialgicos e participativos na definio e aplicao do oramento municipal, visto que a postura da prefeitura atende aos dois princpios do oramento participativo: reconhecer a legitimidade da representao popular e valorizar a temtica do saneamento bsico.

92

93

97

Caso Linha Cristal fosse servida de galerias de guas pluviais, seria improvvel em face da tradio urbana no restante do Brasil, que muitos moradores fizessem ligao do esgoto domstico nessas galerias de guas pluviais.

94

98

A regio de interesse da comisso escolhida deve ser considerada rea de risco de epidemias de febre tifide ou clera em um diagnstico que subsidie um eventual plano diretor de ordenamento urbano.

95

No filme Saneamento Bsico O filme, produzido em 2007 por Jorge Furtado, os moradores da fictcia Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na Serra Gacha, renem-se para tomar providncias a respeito da construo de uma fossa coletiva para o tratamento do esgoto, que contamina o crrego local. Eles elegem uma comisso, que responsvel por fazer o pedido prefeitura. A secretria do prefeito fica surpresa com a existncia do problema e reconhece a necessidade da obra, mas informa que no h verba para realiz-la. Sem dinheiro para a obra, avaliada em R$ 10 mil, os gestores pblicos fazem uma proposta inusitada. que uma verba federal do mesmo montante consta do oramento municipal, mas s pode ser liberada para a filmagem de um curta-metragem. Esta verba seria utilizada por um parente do prefeito para fazer um vdeo institucional. Como o tal parente desistiu, a prefeitura sugere fazer, sem custo, um filme pequeno e pegar o dinheiro para construir a fossa.
Internet: <www.wikipedia.org> e <www.cinereporter.com.br> (com adaptaes).

99

Caso o problema da falta de infra-estrutura em saneamento bsico seja pertinente a algumas partes da vila, enquanto em outras inexista esse problema, configura-se uma situao em que se aplica o termo regionalizao de carncias.

100 Um zoneamento feito em Linha Cristal no necessita incluir

as encostas ou suas adjacncias, visto que a rea urbana, grosso modo, no se estende por essas terras ngremes.
101 A construo da fossa pode ser considerada um custo

irrecupervel (sunk cost) dentro de uma viso cartesiana de administrao pblica.


102 A construo de uma canalizao de esgoto em vez de fossa,

Considere que Linha Cristal seja cercada de encostas ngremes em cujas bases termina a atual ocupao urbana, com exceo de algumas poucas casas de luxo que ficam na encosta. Considere, ainda, que Linha Cristal seja sujeita a chuvas torrenciais que provoquem enchentes, sendo que uma das regies afetadas por alagamentos a regio onde vivem os moradores que reivindicam a construo da fossa. A respeito da temtica retratada na sinopse do filme e das informaes apresentadas, julgue os itens a seguir.
UnB/CESPE IPEA

para atender a reivindicao de moradores de Linha Cristal, pode representar, do ponto de vista lgico, um investimento com poder de diluio de custo futuro recuperao parcial , apesar de ter um custo inicial mais elevado.

Cargo 12: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Infra-Estruturas e Logstica de Base

Figura 1

Figura 2

Figura 3
LEGENDA rios represa limite do municpio rodovia ferrovia metr rea urbana aterro de lixo-lixo
aterro de varredura e entulho

aterro sanitrio incinerador usina de compostagem estao de transbordo escola: 1:540.000 Fonte COSTA (1976)

Figura 4

Figura 5

Maria G. Ogata. Os resduos slidos na organizao do espao e na qualidade do ambiente urbano: uma contribuio geogrfica ao estudo do problema na cidade de So Paulo. Rio de Janeiro: IBGE, 1983.

Com base nas figuras de 1 a 5 acima, que representam a cidade de So Paulo respectivamente em 1850, 1900, 1925, 1950 e 1975, e considerando que, entre 1900 e 1925 (figuras 2 e 3), a cidade de So Paulo j possua reas funcionais mais ou menos definidas: zona comercial, zona industrial, e zona residencial com bairros relativamente definidos para as classes mdia, operria e alta, julgue os itens de 103 a 109.
103 A evoluo da rea urbana sobre os limites dos municpios de So Paulo e Guarulhos nega a existncia de um processo de

conurbao.
104 A teoria das densidades urbanas pode ajudar a explicar a evoluo da rea urbana sobre os limites dos municpios de So Paulo

e Guarulhos.
105 A teoria do crescimento axial de Hurd aplica-se ao crescimento da cidade de So Paulo.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 12: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Infra-Estruturas e Logstica de Base

106 As figuras indicam que a ferrovia teve papel irrelevante no

Considere duas situaes distintas no tempo: primeira, no incio dos anos 80 do sculo passado, a eletrificao rural foi condicionada por certa empresa concessionria do servio de energia obrigatoriedade de compromisso, pelos produtores rurais, de no realizarem gerao autnoma de energia utilizando as quedas dgua; segunda, nos anos atuais, o projeto Luz para Todos, do governo federal, que se prope a ampliar o acesso energia em todo o pas. Acerca dessas duas situaes, do modelo energtico do pas e das polticas pblicas para esse setor, julgue os itens que se seguem.

processo de crescimento da rea urbana.


107 Entre 1900 e 1925 So Paulo se comportava dentro de um

padro de uso do solo classificado como de zonas concntricas, conforme teoria formulada por Hoyt em oposio teoria dos setores, da escola de Chicago.
108 possvel visualizar um contnuo processo de expulso e

incluso do lixo na organizao do espao urbano, sobretudo mais evidente nas figuras de 1 a 4.
109 A localizao das reas de disposio de lixo no guarda

relao com as vias de transporte. No telefone, a voz ouvida a distncia por meio de milhares de quilmetros de fios de cobre, obtendo-se um mximo de informaes em um mnimo de tempo. A instalao de redes de telefonia convencional (fixa), incluindo a colocao de aparelhos de telefone pblico, constituiu reivindicao de moradores em muitas cidades, vinte anos atrs. Nos tempos atuais, juntamente com os telefones celulares, a fibra ptica ir contribuir para o desenvolvimento das comunicaes.
Internet: <www.tvcultura.com.br> (com adaptaes).

115 A primeira situao expe o modelo energtico baseado em

uma concepo de descentralizao da gerao e distribuio com autonomia decisria das comunidades.
116 O programa Luz para Todos s possvel graas

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens de 110 a 114.

interligao das redes de transmisso e distribuio de energia no pas e existncia de um operador do sistema que

110 A telefonia fixa por fios de cobre, citada no texto, criou

configuraes espaciais na rea urbana sem se comportar como fator reforador de excluso social.
111 No sistema de telefonia mvel celular, a rea de cobertura do

permite compensar deficincias locais ou regionais com a energia gerada em outras regies.
117 A empresa concessionria do servio de energia, citado,

sinal do celular configura uma nova geografia de rede e a adoo de um novo conceito de simultaneidade e velocidade de comunicao entre as pessoas tanto socialmente como no mundo do trabalho.
112 No sistema de telefonia mvel celular, a extenso da rede de

deveria ser, h poca, uma empresa estatal.


118 A construo das novas usinas geradoras de energia eltrica

cobertura do servio segue um padro de zonas concntricas em torno das torres de repetio do sinal, nas reas planas e sem edificaes de grande altura.
113 O usufruto do servio de telefonia mvel pelas pores

est sendo planejada como obra exclusiva do Estado, tal como inscrita no (PAC).
119 O papel do Estado no planejamento da infra-estrutura

urbanas carentes de infra-estrutura ocorre simultaneamente com o usufruto dos equipamentos urbanos, visto que o acesso a toda e qualquer infra-estrutura urbana depende da presena e do interesse do Estado em fazer as obras de instalao no local.
114 Em um cenrio de desvalorizao da rede de telefonia fixa,

energtica do pas deve considerar a diversificao da matriz energtica.


120 O papel das agncias reguladoras no setor de energia

eltrica, como em outros setores da economia, deve ser adequado luz da revalorizao do modelo keynesiano a partir da recente crise no mercado financeiro internacional.

o ativo existente em rede de fibra ptica constitui um ativo irrecupervel na mesma proporo que a rede de fios de cobre do perodo anterior fibra ptica.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 12: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Infra-Estruturas e Logstica de Base

S-ar putea să vă placă și