Sunteți pe pagina 1din 2

Professor: Rian Moreira

Curso de Redao: Aula 2.

Assunto: Dissertao

Dissertao: A defesa de um ponto de vista. A dissertao, como j se disse, a exposio de uma idia sobre um determinado assunto. Para isso necessrio escolher ponto de vista. Lembre-se de uma discusso em que voc teve exps seu ponto de vista para outra pessoa. Como voc deve ter vivido no se pode mudar de opinio to facilmente, isso demonstra para o outro que voc facilmente manipulvel, UMA MARIA VAI COM AS OUTRAS!!! Assim o esquema da redao imita a vida, mas sem outro falante para interromper o seu discurso e fazer perder a linha de pensamento. Lembre-se da estrutura da redao:

Tangenciar o tema, dar voltas em um circulo, sua nota tambm ser insatisfatria. Ento v direto ferida, sem enrolao, pois voc tem no mximo 30 linhas para expor tudo o que voc quer. Dica: Ser dado pela prova um tema que permite voc ser a favor ou contra?Exemplo: disserte sobre a proposta de legalizao do aborto Obs: Em alguns casos a coletnea dirige para qual postura a ser adotada. Vale tambm o bom senso, caso a redao fale sobre o estupro voc em hiptese nenhuma ir defender o estuprador, j que isso fere os direitos humanos. Um dos critrios de eliminao do Enem. Exemplo: Caso voc diga que o uso de saias curtas provoca tal atitude nos homens ou facilite o estupro. Implicitamente voc estar defendendo o estuprador e desconsiderando a liberdade de escolha das mulheres. Desenvolvimento: Exposio de argumentos a favor de sua idia central, pode-se at expor um contraargumento desde que seja refutado logo em seguida. Ex: A sociedade defende o monitoramento, como uma forma de defesa dos seus cidados, para preveno e registro de delitos. No entanto, essa postura faz com que os indivduos se preocupem cada vez mais com suas aes em pblico, privando de suas individualidades. Obs: Lembre-se para ter bons argumentos, devem-se ler jornais, revistas, livros para estar bem informado. Outras fontes de informaes tambm so validas como filmes, televiso e internet desde que bem usadas. Dica: No seja radical, ou tende ao panfletarismo.

TEMA TESE ARGUMENTOS

Introduo: Tema e Tese Desenvolvimento: Argumentos Concluso: Uma soluo para o problema

PROPOSTA DE INTERVENO

Introduo: Apresentao do tema exigido em breve linhas e exposio da idia central que voc quer discutir ao longo do texto. Podese problematizar o assunto para servir de gancho para exposio de sua tese. Ex: Enfim, a humanidade est realizando seu sonho high tech. Cabe, porm, indagar: em benefcio de quantos? Melhorar a qualidade de vida? Estreitar as relaes humanas? Dica: Releia o tema, pois a fuga ao tema se dar desde o primeiro pargrafo. Caso isso ocorra sua redao ser anulada.

Agora a sua vez...

Professor: Rian Moreira

Curso de Redao: Aula 2.

Assunto: Dissertao

Concluso: Depois de expor sua idia, argumentar (expondo informaes que convena o leitor sobre suas opinies) chega-se hora de concluir o texto. Quando se trata do ENEM PROPOSTA DE INTERVENO SOCIA L fundamental, ou seja, uma soluo que no contradiga os argumentos apresentados. Fuja como diabo foge da cruz das palavras Concluindo e Por fim. Elas demonstram afobao em terminar redao e falta de domnio lingstico por parte do candidato. Procedimentos de elaborao textual: Nada na vida acontece de um dia para o outro, necessrio preparao e projetar os resultados esperados. Como foi visto a estrutura do texto dissertativo-argumentativo necessrio escolher um ponto de vista, mas s se escolhe quando ns questionamos qual escolher e como expor. Para isso recomendvel seguir um roteiro anterior a escrita do texto. Assim ficar mais fcil de escrever e se dar bem na to temida redao. 1. Pergunte os textos me direcionou para algum ponto de vista, seno qual vai ser o meu? Serei a favor ou contra? 2. Faa um esquema com as idias centrais. Aqui o momento de selecionar argumentos (exemplos, fatos, estatsticos e opinies) Ex: Os benefcios da leitura (nesse caso o tema j direcionado para voc dizer apenas argumentos a favores)

Quem ler capaz de relacionar diversos fatos para chegar a uma concluso. Escreve melhor Enriquece o seu mundo e capaz de conhecer diversos lugares e etc.

Esse apenas um exemplo, mas prefervel que seja mais complexo para facilitar a sua escrita e selecionar bons argumentos. Dica: Evite argumento que todo mundo sabe, pois o leitor se interessa quando existe algo que lhe prenda a ateno. O inverso tambm no legal, o exagero em informaes. 3. Rascunhe, ou seja, passe para a forma de um texto. 4. Leia atentamente o seu rascunho, revise corrigindo erros ortogrficos e coesivos. 5. S depois passe a limpo, mas se mesmo assim voc identificar algum problema altere.

Agora a sua vez...

S-ar putea să vă placă și