Sunteți pe pagina 1din 6

27/02/2013

FISIOLOGIA E ESTRUTURA DOS CABELOS


Haste (cutcula, crtex e medula), bulbo e papila drmica. Estrutura qumica dos cabelos. Mecanismo celular de formao dos cabelos. Protofibrilas, microfibrilas, macrofibrilas e fibrilas. pH dos cabelos.
Competncia envolvida: 6

Na lngua francesa diferencia-se pelo e cabelo, o que no comum. Mas a distino puramente topogrfica, pois o cabelo definido como um pelo que recobre o crnio do homem. Cabelos e pelos no alimentam os mesmos impulsos!! De fato, a pilosidade corporal, se indispensvel nos mamferos, desempenha um papel irrisrio no homem e marca antes de tudo a maturidade sexual. Os cabelos exercem um poder no homem e sempre foi, nos dois sexos, uma arma de seduo notvel...

PELO/CABELO

ANATOMIA DO FOLCULO PILOSO

27/02/2013

ESTRUTURA DO CABELO

Medula: a parte mais interna do eixo capilar. Essa seo tem entre duas e cinco fileiras de clulas lado a lado. Normalmente, s os fios mais grossos e speros possuem uma medula. muito comum que os fios finos e naturalmente loiros no tenham medula. Crtex: 90% do peso total do cabelo vem do crtex. Ele d fora, flexibilidade, elasticidade e cor ao cabelo. feito de clulas queratinizadas. A cor natural do cabelo existe por causa do pigmento do crtex. Para uma cor de aparncia natural, necessrio que o cabelo receba uma colorao cosmtica nesta camada. Cutcula: o crtex est cercado por uma camada simples de clulas sobrepostas transparentes como se fossem escamas. Essas se sobrepem como telhas em um telhado. A cutcula protege o crtex mais delicado e a medula. Sem essa proteo o crtex se tornaria mais frgil e cairia. A cutcula age como uma barreira para produtos qumicos, como colorao para cabelo, loes relaxantes e permanentes. Um pH alto e temperatura alta podem abrir a cutcula e deixar que produtos qumicos penetrem no crtex.

ASPECTOS BIOQUMICOS
Das trs camadas celulares que o constituem, o crtex que representa o essencial do cabelo. formado por clulas muito longas, cheias de queratina, pigmentadas e cimentadas entre si por uma substncia intercelular.

A ESTRUTURA PROTICA DO CABELO


O cabelo formado aproximadamente por 91% de protena. As protenas so feitas de longas cadeias de aminocidos conectadas de ponta a ponta como um colar de prolas. A ligao qumica que une os aminocidos chamada ligao peptdica. Uma cadeia longa de aminocidos conectada s ligaes de peptdeos chamada polipeptdeo.

27/02/2013

OS AMINOCIDOS CONTIDOS NO CABELO


cido asprtico Glutamina cido glutmico Alanina Arginina Aspargina Cistena Fenilalanina Glicina Histidina Isoleucina Leucina Metionina Prolina Serina Tirosina Treonina Triptofano Valina

LIGAO PEPTDICA

QUERATINA
um exemplo de protena complexa insolvel, sendo o cabelo formado quase que completamente dessa substncia, formada por uma combinao de 18 diferentes aminocidos, incluindo a cistina e a cistena (forma reduzida da cistina). A cistina o aminocido de maior abundncia no cabelo; equivale a 18% do total. Com tantas possibilidades de formao de ligaes de dissulfeto (enxofre), a cistina proporciona ao cabelo muito de sua elasticidade e ainda responsvel pela fixao do permanente.

27/02/2013

CISTENA+CISTENA = CISTINA

SUBFIBRAS E PROPRIEDADES FSICAS DO CABELO


A associao da medula, crtex e cutcula forma uma fibra de cabelo, mas a quantidade de subfibras que d ao cabelo suas propriedades fsicas nicas. As propriedades extraordinrias do cabelo vm da complexidade de sua estrutura.

SUBFIBRAS E PROPRIEDADES FSICAS DO CABELO


As cadeias individuais de protena so conectadas por ligaes laterais para criar fibras minsculas (protofibrilas). Pelo menos nove dessas fibras se torcem em torno umas das outras para formar feixes maiores, chamados microfibrilas. Dzias de microfibrilas, por sua vez, se torcem juntas para criar maiores macrofibrilas. Finalmente, seis macrofibrilas se entrelaam para formar as fibrilas, as clulas do crtex.

fibrilas

27/02/2013

MECANISMO CELULAR DA FORMAO DO CABELO


O bulbo piloso d ao folculo piloso sua forma de clava. Ele corresponde matriz pilar, macio celular perfurado pela papila e que compreende trs zonas:
Zona fecunda: constitui o fundo do bulbo piloso, na papila. Cada clula se divide para dar surgimento a duas clulasfilhas, onde uma ser puxada para o alto, elaborando assim o cabelo. Zona queratgena: a que as clulas provenientes da diviso das clulas da camada germinativa se queratinizam progressivamente durante sua ascenso. Zona de melancitos: na papila, os melancitos se misturam s clulas germinativas. A melanina sintetizada pelos melancitos pigmentam os queratincitos vizinhos, conferindo a cor aos cabelos.

LIGAES LATERAIS
O crtex feito de milhes de cadeias polipeptdicas, conectadas por trs tipos de ligaes laterais: de hidrognio, de sal e de dissulfeto. Essas ligaes laterais so essenciais para assentar cabelos molhados, estilizaes trmicas, relaxamentos qumicos e em processos de ondulaes permanentes.

LIGAES LATERAIS
Ligaes de hidrognio (pontes de hidrognio)
Ligaes de sal (ligaes salinas) Ligaes dissulfeto (pontes dissulfeto)

pH do cabelo
A gua pura, com pH 7, considerado pH neutro. Porm, cem vezes mais alcalina que o cabelo e a pele. A gua pode fazer que o cabelo (pH variando de 4,2 a 5,8 ) se dilate em at 20% e causar o ressecamento da pele. Solues de cido forte ou alcalinas interrompem a manta cida natural e danificam cabelo e pele.

27/02/2013

S-ar putea să vă placă și