Sunteți pe pagina 1din 14

PLANO DE ESTUDO DA TORAH CICLO TRIENAL - Leitura do Shabat

Parashat caf zain(Poro 25)

24.09.2011

Torah/Instrues Vayikra/Lev 1:1-2:16

Neviim/Profetas Y'shayah/Is 48:12-18

Brit Chadasha/Aliana Renovada Apsiyahim/Ef 5:1-10

Introduo; Orao uma oferta.

MATTITYAHU MATEUS 9

13 Mas ide e aprenda o que significa isto, Eu desejo rachamim, e no sacrifcio; pois Eu no vim chamar os tzadikim (justos), mas pecadores para teshuvah (retornar).

Vayicr - Livro do Levtico ("E aconteceu que," a partir da raiz hebraica kuf -reishhei. Elohim segurou a posio que Moiss deve escrever Vayikra, "E Elohim chamou" a partir da raiz kuf-reish-alef.) - Sem dvida o livro da Torah mais estranho aos leitores modernos.

Vayikra/Levitico dedica cinco captulos inteiros para o abate de animais de sacrifcio. Especialmente estranho o conceito expresso nos captulos quatro e cinco que os pecados especficos exigem o sacrifcio de animais especficos.

Que sentido h na idia de que se eu pecar, devo matar um bode ou algum outrosacrifcio?

Aqui, na abertura do terceiro livro da Tor, Elohim chama Mosheh para revelar os mandamentos de korban, ofertas de sacrifcio que ajudaria os Yisraelitas para mais perto de Elohim, assim como quem si aproxima do Pai atravs do sacrifcio do Filho.

E repare que a importncia do sacrifcio no esta somente dentro dos livros da Tor para os antigos israelitas. Tambm podemos observar Isaas e Jeremias, dois grandes profetas de Ysrael, proferindo criticas contra o sacrifcio, quando este no resulta em arrependimento e justia verdadeira. O principal motivo do sacrifcio a justia ou justificao.

Tambm podemos constatar que os talmidim e Yahushua faziam as mesmas criticas contra o sistema religioso praticado pelos judeus de seu tempo;

21 Mas todas essas cousas vos faro por causa do Meu Nome, porque no conhecem Aquele que Me enviou. 22 Se Eu no tivesse vindo e nem lhes falado, eles no teriam pecado; mas agora no tm desculpas ou sacrifcio para seus pecados. (YOCHANAN JOO 15)

Em oposio ao sacerdcio, os grandes profetas ensinaram que o sacrifcio sem arrependimento era hipcrita, mas eles nunca exigiram a abolio do sistema sacrifical.

Para entender as leis de sacrifcio na Torah preciso entender a viso que os antigos ysraelitas tinham, como por exemplo, a oferta de holocausto que em hebraico olah (holocausto - olah - do verbo" fazer subir ", queimar "). Ou seja a oferta de sacrifcio era para si re-aproximar Daquele que est nas Alturas ou acima de ns, YHUH est acima de ns!

Em Lev. 3, a Tor exige que o sangue do animal e gordura sejam jogadas sobre o altar. O mesmo captulo probe seres humanos consumam sangue ou gordura. A razo para estas leis que o sangue e gordura foram acreditados por nossos antepassados para ser nosso substncias mais vital. Acordo com o pensamento hebraico, que estava no sangue e gordura que a fora de vida foi contido. Como tal, sangue e gordura pertencia apenas a Elohim. Ao proibir o consumo de sangue e gordura para os seres humanos e exigindo que o sangue e gordura ser tracejadas sobre o altar, os escritores da Tor imbudos das prticas antigas de sacrifcio com um novo significado: S Elohim tem o controle sobre a fora da vida.

O apostolo Shaul ensina pela Torah para que os Ysraelita Kidushim no comam sangue, informando que o modelo da Restaurao de Ysrael caminhar para o modelo de Tabernculo de David, onde o Rei Supremo exige que sua vontade (mandamentos) sejam cumpridas;

16 Depois disto retornarei, e reedificarei o Sukkah(tabernculo) de David, que est cado; e Eu o reedificarei das suas runas, e Eu tornarei a estabelec-lo mais uma vez: 17 Para que o restante dos homens possam buscar ao Soberano , e todas as naes, sobre as quais o Meu Nome invocado diz o Soberano , que faz todas essas coisas. 18 Conhecidas a so todas as Suas obras desde o princpio do olam. 19 Por causa disto, meu mishpat (julgamento) so para que no empeamos, causando dificuldades queles dentre as naes e os que esto retornando a : 20 Mas que lhes escrevamos que se abstenham das poluies dos dolos, e da fornicao, e das coisas estranguladas, e do dahm. (MAASEH SHLICHIM ATOS DOS EMISSRIOS 15)

O livro de Levtico dado instrues muito detalhadas sobre o prticas de sacrifcio que esto a ser realizadas na Beit HaMikdash.

Tipos de Korbanot

H muitos tipos diferentes de korbanot, e os mitzvot(mandamentos) relacionadas a elas so detalhados e complicados. Esta seco ir apenas apresentar alguns dos principais tipos de korbanot, seus nomes e suas caractersticas. Existem muitos subtipos dentro destas classificaes, e alguns outros tipos que no se encaixam perfeitamente nessas categorias.

Olah: Holocausto

Talvez a classe mais conhecida das ofertas o holocausto. Foi o sacrifcio mais antigo e mais comum, e representou submisso a Elohim. A palavra hebraica para holocausto olah, a partir da raiz Ayin-Lamed-Hei, o que significa ascenso. a mesma raiz da palavra ali, que usado para descrever de se mudar para Israel ou ascender a beno/vitria plena para dizer uma bno sobre a Tor . Um olah(Holocausto) completamente queimado no altar exterior; e nenhuma parte comido por ningum. Porque a oferta representa a completa submisso vontade de Elohim, a oferta toda dada a Elohim (ie, ele no pode ser utilizada aps a sua queima). Ela expressa o desejo de comunho com Elohim, e expia pecados incidentalmente no processo (porque, como voc pode comungar com Elohim se voc estiver contaminado com pecados?). Um olah poderia ser feita a partir de bovinos, ovinos, caprinos, aves ou at mesmo, dependendo do meio do proponente.

Zebach Sh'lamim: Oferecendo Paz

A oferta de paz uma oferta expressando agradecimentos ou gratido a Elohim por Suas bnos e misericrdias. O termo hebraico para este tipo de oferta zebach sh'lamim (ou s vezes apenas sh'lamim), que est relacionado com a palavra shalom, que significa "paz" ou "todo". Uma parte representativa da oferta queimado sobre o altar, uma parte dada ao kohanim , e o resto comido pelo ofertante e sua famlia, assim, todo mundo fica com uma parte desta oferta. Esta categoria de ofertas inclui ofertas de ao de graas (em hebraico, Todah, que era obrigatria para os sobreviventes de crises com risco de vida), o livre arbtrio de ofertas e ofertas feitas aps o cumprimento de um voto. Note que esta classe de ofertas tem nada a ver com o pecado, na verdade, o Talmud afirma que na era do messias (quando no h mais pecado), esta ser a nica classe de oferta que trazido para o Templo.

Chatat: Oferta pelo Pecado

A oferta pelo pecado uma oferta para expiar e purgar um pecado. uma expresso de tristeza para o erro e um desejo de reconciliar-se com Elohim. O termo hebraico para este tipo de oferta chatat, a partir do chayt palavra, que significa "errar o alvo, transgredir." A chatat s poderia ser oferecido pelos pecados cometidos por descuido no intencional, e no para intencional, maldosos. O tamanho da oferta variada de acordo com a natureza do pecado e os meios financeiros do pecador. Alguns chatatot so individuais e alguns so comuns. Ofertas comunais representam a interdependncia da comunidade, e o fato de que todos somos responsveis pelos pecados dos outros. A poucos chatatot especial no poderia ser comido, mas para a maior parte, para o pecado pessoal da pessoa mdia, o chatat foi comido pelos kohanim .

Asham: oferta pela culpa

A oferta pela culpa uma oferta de expiar os pecados de roubar as coisas do altar, para quando voc no tem certeza se voc tiver cometido um pecado ou o pecado que voc cometeu, ou da quebra de confiana. A palavra hebraica para uma oferta pela culpa asham. Quando havia dvida quanto, a saber, se uma pessoa cometeu um pecado, a pessoa faria um asham, ao invs de um chatat, porque trazer um chatat constituiria a admisso do pecado, e a pessoa teria que ser punido por isso. Se uma pessoa trouxe um asham e mais tarde descobriu que ele de fato cometeu o pecado, ele teria que trazer um chatat naquele momento. Um asham era comido pelos kohanim. Oferta de Alimentos e Bebidas A oferta de cereais (Minch) representou a devoo dos frutos do trabalho do homem para Elohim, porque no era um produto natural, mas algo criado atravs do esforo do homem. Uma parte representativa da oferta foi queimada no fogo do altar, mas o resto foi comido pelos kohanim. H tambm ofertas de vinho no diludo, referido como nesekh.

Par Adumah: A Novilha Vermelha

O ritual da novilha vermelha (em hebraico, Parh adumah) parte de um dos rituais mais misterioso descrito naTor. O objetivo deste ritual purificar as pessoas da contaminao causada pelo contato com os mortos. O ritual discutido em Nmeros 19. Se voc achar que difcil de entender, no me sinto mal, os sbios se descreveu como alm da compreenso humana. O que to interessante sobre este ritual que ele purifica o impuro, mas tambm torna o impuro puro (ou seja, todo mundo que participa do ritual se torna impuro). Curiosamente, a Tor no permite expiao por um pecado intencional.

A raiz da palavra hebraica korban ("sacrifcio") significa "aproximar" ou "abordagem". A poro da Tor implica que a fim de nos tornarmos mais perto de Elohim, devemos "aproximar" a Elohim. O korban foi um ato de homenagem e prova de amor a Elohim. Com a destruio do Templo de Jerusalem, no entanto, a orao substituiu sacrifcio porque a orao poderia ser oferecida onde as pessoas viviam, sempre que desejado, e no necessita de um local feito por mos humanas, o Ruach hakodesh est em toda parte Yahushua est em toda parte. a orao, uma vez que oferecido hoje em nossas congregaes e sinagogas pelos nossos fiis e alunos um meio de aproximar-se Elohim!

Vayikra/Lev 1:1

1 E chamou a Moshe, e falou-lhe do Tabernculo da congregao, dizendo, 2 Fala aos filhos de Yisrael, e dize-lhes: Se qualquer homem dentre vs trouxer uma oferta a , vs trareis vossa oferta de gado, tambm da manada, e da ovelha. 3 Se o oferecimento dele for um sacrifcio queimado de rebanho, ele oferecer um macho sem defeito; ele o oferecer da sua prpria vontade, voluntariamente, porta do Tabernculo da congregao perante . 4 E ele por a sua mo sobre cabea da oferta queimada; e isto ser aceito para ele, para se fazer keporah por ele. 5 E ele matar o novilho perante : e os Kohanim, filhos de Aharon, traro o dahm, e aspergir o dahm em toda a volta sobre o altar que fica junto porta do Tabernculo da congregao. 6 E ele esfolar a oferta queimada, e a cortar em pedaos. 7 E os filhos de Aharon, o kohen, poro fogo no altar, e deitaro a madeira em ordem sobre o fogo: 8 E o Kohanim, os filhos de Aharon, poro os pedaos, a cabea, e a gordura, em ordem sobre a madeira que est no fogo que fica no altar: 9 Mas suas partes de dentro e suas pernas ele lavar em mayim: e o kohen queimar tudo no altar, para ser um sacrifcio queimado, uma oferta feita por meio do fogo, de uma fragrncia agradvel para . 10 E se a sua oferta for de rebanhos, isto de carneiro ou de cabritos, para um sacrifcio queimado: ele trar um macho sem defeito. 11 E ele o matar no lado norte do altar perante : 1 e os Kohanim, filhos de Aharon, aspergiro seu dahm por toda volta sobre o altar. 12 E ele o cortar dentro seus pedaos, com sua cabea e sua gordura: e o kohen os por em ordem sobre a madeira que fica no fogo que est no altar: 13 Mas ele lavar as partes de dentro e as pernas com mayim: e o kohen trar tudo, e os queimar no altar: um sacrifcio queimado, uma oferta feita por meio do fogo, um aroma agradvel . 14 E se o sacrifcio queimado para a sua oferta a for de aves, ento ele trar a sua oferta de rolas, ou de pombos jovens. 15 E o kohen o trar ao altar, e retorcer para fora sua cabea, e queimar isto no altar; e o seu dahm ser escoado de fora ao lado do altar:

16 E ele extrair seu papo com suas penas, e os lanar ao lado do altar na parte oriental, junto ao lugar das cinzas: 17 E ele lhe rasgar pelas suas asas, mas no lhe dividir parte; e o kohen a queimar no altar, na lenha que se acha no fogo; isto um sacrifcio queimado, uma oferta feita por meio do fogo, um aroma agradvel YHUH.

Vayikra/Lev 1:1-2:16

1 E quando qualquer oferecer a oferta de um gro a , a sua oferta ser da farinha excelente; e ele verter leo nela, e por incenso nela: 2 E ele a trar aos filhos de Aharon, os Kohanim: e ele tomar dela o seu punhado da farinha dela, e do leo dela, com todo o incenso dela; e o kohen queimar a poro da lembrana dela no altar, para ser uma oferta feita por meio do fogo, de um aroma agradvel : 3 E o resto da oferta de gro ser de Aharon e os seus filhos: essa uma coisa muitssima kadosh das ofertas de feito por fogo. 4 E se tu trouxeres uma oferta de um gro para oferecer assado no forno, sero bolos sem fermento de farinha excelente misturada com leo, ou bolachas de matzah ungidas com leo. 5 E se tua oferta for de gro oferecendo-a assada numa frigideira, ser de farinha excelente no levedada, misturada com leo. 6 Tu separars parte dela em pores, e derramars leo sobre ela: isto uma oferta de gro. 7 E se tua oferta for uma oferta de gro assada na frigideira, ser feito de farinha excelente com leo. 8 E tu trareis a oferta do gro para que for feito destas coisas a : e quando for apresentada ao kohen, ele a trar ao altar. 9 E o kohen tomar da oferta do gro uma poro da lembrana, e queimar no altar: isto uma oferta feita por meio do fogo, duma aroma agradvel . 10 E aquilo que for deixado da oferta do gro ser de Aharon e deu seus filhos: isto uma coisa muitssima kadosh da oferta de feita por meio do fogo. 11 Nenhumas oferta de gros, que tu trouxeres a ser feita com chametz: pois tu no queimars nenhum chametz, nem de mel algum, em qualquer oferta a feito por meio do fogo.

12 Relativos oferta de bikkurim, tu os ofertars a : mas eles no sero queimados no altar por um aroma agradvel. 13 E toda oblao como uma oferta do gro salgars com sal; nem tu permitirs o sal da Brit de teu Elohim vir faltar de tua oferta do gro: em todas tuas ofertas tu oferecers sal. 14 E se tu ofertares uma oferta do gro dos teus bikkurim a , 3 tu fars oblao como uma oferta do gro dos teus bikkurim de espigas verdes de milho secado pelo fogo, ou seja, os gros esmagados de espigas cheias. 15 E tu poreis leo sobre ela, e deitars incenso nela: est a oferta do gro. 16 E o kohen queimar a poro da lembrana dela, parte do gro esmagado dela, e parte do leo dela, com todo o incenso dela: uma oferta feita por meio do fogo a . Y'shayah/Is 48:12-18

12 Ouvi-Me, Yaakov e Yisrael, Meu convocado; Eu sou Este; Eu sou o primeiro, Eu tambm sou o ltimo. 13 Minha mo tambm deitou a fundao da terra, e Minha Mo Direita mediu a palmos os shamayim; quando Eu os chamo, Eles se levantam juntos. 14 Todos dentre vs; congregai-vos a vos mesmos, e SHEM. Quem entre eles declarou estas coisas? o amou: Ele executar Seu prazer sobre Bavel, e Seu Brao ser sobre os Chaldeus. 15 Eu, destarte Eu, 6 falei; sim, Eu o chamei: Eu lhe trouxe, e ele prosperar em seu derech. 16 Aproximai-vos de Mim, escutai isto: Eu no falei em segredo desde o princpio; desde o tempo em que ele j estava, 1 ali Eu estava: e agora o Soberano , e Seu Ruach, enviou-Me. 2 17 Assim diz , teu Redimidor, o Kadosh de Yisrael; Eu sou teu Elohim que te ensina a ter proveito, que te conduz pelo halacha que tu deves seguir. 18 Ah! Se tu tivesses escutado Meus mitzvoth! Ento tua shalom teria sido como um rio, e tua tzedakah como as ondas do mar:

Apsiyahim/Ef 5:1-10

1 Sede, portanto, seguidores de , como filhos estimados; 2 E tende um halacha de ahava, como o Moshiach tambm nos amou e se entregou a Si mesmo por ns, como oferta a sacrifcio a em suave cheiro de fragrncia. 3 Mas a fornicao, e toda a impureza ou cobia por lucro, no seja nomeada sequer uma vez entre voz, como conveniente aos Kidushim, em Yisrael; 4 Nem proferindo maldies, nem com conversas corruptveis, nem com insultos, nem mesmo useis de lisonjas, visto que nenhumas destas cousas so necessrias antes, em vez disto, oferecei ddivas de hodu(gratido). 5 Porquanto, sabei isto, Nenhum fornicrio, nenhuma pessoa impura, nenhum cobioso, essas e outras idolatrias, tero qualquer herana no malchut do Moshiach de . 6 Ningum vos engane com palavras sem o daat(conhecimento); visto que, por causa dessas coisas, vem a ira de sobre os filhos da desobedincia. 7 No sejais participantes com eles. 8 Pois vs reis uma vez, trevas, mas agora vs estais na Luz de : tende vosso halacha como filhos da Luz 9 Porque os frutos da Luz so encontrados na chesed tzedakah(boa justia, caridade), e na emet(verdade); 10 Aprendei a discernir o que aceitvel a .

Comentrios netzarim

Parasha Terumah (Oferta)


Agradecimento especial a nossa chaverah: Malka bat Malkiyah

Shemot/xodo 25:1 27:19

A Arca e os detalhes na preparao do Tabernculo.

Feita de madeira de Accia: A madeira de accia densa, de poucas fibras, homognia, de fcil trabalho. durvel, no se corrompe com facilidade, resistente ao tempo.

Podemos comparar essa madeira como o homem que teme a Elohim. Lembrando de Yahushua, que era carpinteiro, trabalhava com madeira. (Marcos 6:3) O homem disposto nas mos de YHUH, deixa-se facilmente ser trabalhado por Yahushua, afim de ser moldado conforme a Sua Soberana vontade. Quanto menos fibras houver em uma madeira, melhor para ser trabalhada. As fibras, digamos, seja a dureza de corao, o orgulho, a rebeldia. O homem que teme a Elohim no um homem rebelde (cheio de fibras), mas obedinte, humilde. A madeira trabalhada til, resistente ao tempo, de grande durabilidade. Assim o homem trabalhado por Yahushua, estvel, resistente as tempestades da vida.

Revestida de ouro puro: A madeira era revestida com ouro puro, sem mistura.

A Torah esse revestimento do homem. A Tora sem mistura, sem acrescimos humanos, sem paganismo. A torah pura. facil quebrarmos um pedao de madeira. Mas um pedao de madeira revestido em ouro muito mais difcil de ser quebrado. Assim somos ns. Apos sermos trabalharmos por Yahushua, nos revestimos da Torah. Ela nos torna resistentes, menos suceptiveis a quebras, a falharmos, pecarmos.

Os Dez Ditos: Dentro da Arca havia os 10 Ditos.

O interior da arca simboliza o corao do homem.

Escondi a tua palavra no meu corao, para eu no pecar contra ti. Salmo 119:11
Quando levamos palavra do Eterno dentro de nossos coraes, ou seja, a amamos e dela lembramos constantemente, no iremos pecar contra o Eterno.

O Man e a vara: O man e a vara representam as maravilhas que o Eterno fez e ainda faz pelo Teu Povo.

Eu me lembrarei das obras de YHWH; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. Salmo 77:11

Ainda dentro de nossos coraos, devemos manter viva a f e a esperana. Lembrarmos constantemente das maravilhas de haShem, que Ele poderoso, livra o Teu Povo, os guia e no os desampara. Ainda que venham tempestades que ofusquem a f, basta lembrarmos de tudo o que o Eterno j nos fez para reavivar a nossa esperana. Pois os que esperam por YHWH sero renovados.

O propiciatrio: Pea distinta da arca, feita com ouro macio, puro.

Assim como a arca representa o homem, (madeira, revestida de ouro), o propiciatrio representa o Eterno (ouro puro, macio). So peas distintas: Eterno x Homem. O propiciatrio era o local por onde o Eterno se manifestava ao povo para lhes falar. O Eterno ficava em cima da arca. Assim como o Eterno est acima do Homem. Ser que se a arca nao fosse feita de acordo com as prescries do Eterno, Ele iria se manifestar por sobre o propiciatrio? Para que tudo ocorresse corretamente, era necessrio construir a arca de acordo com as determinaes de haShem. Assim, o homem quando anda conforme as ordens do Eterno, em santidade, a presena de haShem est sobre ele. Vemos que quando o Eterno se manifestava, todo o povo tinha conhecimento da presena de haShem. Assim, quando andamos de acordo com a vontade do Eterno, em santidade, nos tornamos como Yahushua, a presena do Eterno vista em ns.

Os detalhes

O Eterno cuidou de cada detalhes do Tabernculo. As cores, formas, tamanhos, e etc..

O Eterno muito detalhista. Ele se preocupa at com as coisas mais pequenas. Muitas vezes achamos que o Eterno s se importa com coisas grandiosas. No. Ele se importa at mesmo com aquelas coisinhas que para ns parecem simples e bobas. Ele cuida de ns como um Pai cuida zelosamente de seu filho. Ele se preocupa com aquela tristeza que as vezes aparece em nosso corao. Se preocupa com a sua sade, com o seu trabalho, com sua familia. Ele consegue ver detalhes onde no conseguimos. Ele consegue se preocupar com coisas que ns nem nos damos conta. Em nosso dia a dia o Eterno tem cuidado de ns nos pequenos detalhes e nem percebemos.

Yahushua na Parasha:

Yahushua est em toda a Parasha. - Como o carpinteiro que molda a madeira para a arca. - Como o ouro a Torah que nos reveste. - Como aquele que fez e faz milagres. - Como o proprio YHWH/Menra, sobre o propiciatrio. No misturar oraes e ofertas com as naes:

23 E vs no tereis vosso halacha nos costumes das naes que Eu expulso diante de vs: porque elas cometeram todas estas coisas, e ento Eu Me aborreci com eles. 24 Mas Eu vos disse, Vs herdareis a terra deles, e Eu as darei para vs possuirdes, uma terra que dimana com leite e mel: Eu sou vosso Elohim, que vos separou de outros povos. 25 Vs portanto, fareis uma diferena entre criaturas vivas limpas e imundas, e entre aves imundas e limpas: e vs no fareis vosso ser abominvel por animal, ou atravs de ave, ou por qualquer espcie de cousa viva que rasteja no cho, que Eu separei de v como imunda. 26 E vs Me sereis kidushim: porque Eu sou kadosh, e vos separei de outros povos, para vs serdes Meus. (WAYIQRA LEVTICO 20)

Quem edifica o Lugar para habitar seu Nome YHUH

6 Ele o que edifica o lugar da Sua habitao nos shamayim, e fundou as Suas possesses na terra; O que chama s guas do mar, e as derrama sobre a face da terra: 8 Seu Nome. 7 No sois vs como os filhos dos Etopes, para Mim, filhos de Yisrael? Diz . No havia Eu feito subir Yisrael da terra de Mitzrayim? E os Plishtim desde Caftor, e os Arameanos, de Kir? 8 Eis que, os olhos do Soberano esto contra o malchut pecador(reino/governo/caminho), e Eu o destruirei de fora da face da terra; exceto que Eu no destrua completamente a Beit Yaakov, diz . 9 Porque, eis que, Eu ordenarei, e Eu hei de peneirar a Beit Yisrael entre as naes, assim como o trigo peneirado num crivo, contudo, nem a menor quantidade de semente de gros cair sobre a terra. 10 Todos os pecadores do Meu povo morrero espada, aos que dizem, O mal no nos alcanar, nem nos achar. 11 Naquele dia 14 Eu levantarei a Sukkah de Dawid

YAH rejeitando os que o buscam numa falsa halachah

2 Ento veio a palavra de a mim, dizendo, 3 Ben-adam, fala aos zechanim de Yisrael, e dize-lhes, Assim diz o Soberano ;Viestes vs buscar-Me? Assim como Eu vivo, diz o Soberano , Eu no serei procurado por vs. 4 Tu os julgars, Ben-adam, julg-los-ias? Faze-lhes conhecer as abominaes dos seus ahvot: 5 E dize-lhes, Assim diz o Soberano ;No dia em que escolhi a Yisrael, e levantei Minha mo zera da Beit Yaakov, e por Mim mesmo Me fiz conhecido entre eles na terra de Mitzrayim, quando Eu lhes levantei Minha mo, dizendo, Eu sou vosso Elohim; 6 No dia que Eu lhes levantei Minha mo, para tir-los da terra de Mitzrayim para uma terra que perquiri para eles, a qual dimana leite e mel, que a tifereth de todas as terras: 7 Ento, Eu lhes disse, Lanai fora cada homem as abominaes de seus olhos, e no vos maculeis a vs mesmos com os dolos de Mitzrayim; Eu sou vosso Elohim. 8 Mas eles se rebelaram contra Mim, e no Me escutaram; eles no lanaram as abominaes para longe de seus olhos, nem eles abandonaram os dolos de Mitzrayim; ento Eu disse, Eu derramarei Minha ira sobre eles, para cumprir Meu furor contra eles no meio da terra de Mitzrayim. 9 Mas Eu agi por causa do Meu Nome, para que no fosse maculado diante dos gentios, entre os quais eles estavam, diante de cuja vista Eu mesmo Me fiz conhecido entre eles, tirando-lhes da terra de Mitzrayim.

10 Portanto, Eu fiz com que eles sassem da terra de Mitzrayim, e lhes trouxe ao deserto. 11 E Eu lhes dei Meus chukim, e lhes ensinei Meus mishpatim, os quais, se um homem os cumprir; este viver neles. 12 Alm do mais, tambm Eu lhes dei Meus Shabbats, para servirem de ot entre Mim e eles, para que eles pudessem saber que Eu sou que os santifica. 13 Mas a Beit Yisrael rebelou-se contra Mim no deserto:eles tiveram seu halacha no em Meus mishpatim, e eles macularam Meus mishpatim, os quais, se um homem os cumprir, este viver neles; e Meus Shabbats eles profanaram grandemente; ento Eu disse, Que Eu derramaria Minha ira sobre eles no deserto, e os consumiria. 14 Mas Eu agi por causa do Meu Nome, para que no fosse profanado diante dos gentios, perante cujas vistas Eu os fiz sair. 15 Ainda, tambm Eu lhes levantei Minha mo no deserto, para que Eu no lhes trouxesse para a terra que Eu lhes tinha dado, que produz leite e mel, a qual a tifereth(gloria) de todas as naes; 16 Porque eles menosprezaram Meus mishpatim(julgametnos, leis), e eles no tiveram seus halacha em Meus mishpatim, mas profanaram Meus Shabbats; por que seus lev seguiram aps seus dolos. 17 Todavia, Meu olho os poupou de destru-los, nem Eu procedi para lhes dar um fim no deserto. 18 Mas Eu disse a seus filhos no deserto, No tenhais vosso halacha nos chukim de vossos ahvot(antepassados), nem observai suas regras, nem vos profaneis a vs mesmos com os dolos deles:: 19 Eu sou vosso Elohim; tenhais vosso halacha em Meus mishpatim, e guardai Meus mishpatim, e cumpri-os; 20 E santificai Meus Shabbats; e eles sero um ot entre Mim e vs, para que vs possais saber que Eu sou vosso Elohim. 21 Todavia, os filhos se rebelaram contra Mim; eles tiveram seus prprio halacha no em Meus mishpatim, nem guardaram Meus mishpatim para os cumprir, os quais, se um homem os cumprir, este viver neles; eles profanaram Meus Shabbatot: ento Eu disse, que Eu derramaria Minha ira sobre eles, para cumprir Meu furor contra eles no deserto. 22 No obstante, Eu retirei Minha mo, e agi por causa do Meu Nome, para que no fosse maculado perante vista dos gentios, diante de cujos olhares Eu os fiz sair. 23 Levantei-lhes Minha mo tambm no deserto, para que Eu os espalhasse entre os gentios, e os dispersasse ao longo das terras; 24 Porque eles no executaram Meus mishpatim, mas menosprezaram Meus chukim, e haviam profanado Meus Shabbats, e seus olhos iam buscando aps os dolos dos seus ahvot.

Josenvert Gedeoli (Yahusef Netzer Guzman)

S-ar putea să vă placă și