Sunteți pe pagina 1din 39

H.

OLIVEIRA

1- O conhecimento metafsico
1.1- Metafsica: Princpios Universais cincia do ser enquanto ser, que se ocupa da natureza ltima do que existe. A palavra "metafsica" surgiu no sculo I a.C. e atribuda a Andrnico de Rodes (c. 130-60 a.C.). Andrnico, ao organizar os escritos de Aristteles, acabou criando uma das palavras mais significativas para a histria da filosofia: metafsica (meta - alm, depois; fsica - natureza). Esse termo jamais foi utilizado por Aristteles. Serve para designar o conhecimento que est alm das impresses sensveis, para tratar do ser, da essncia das coisas e das foras criadoras da natureza.

1.2- Temas da metafsica: (...) destinada ao estudo da metafsica a anlise sobre a verdade, o conhecimento, a alma, Deus, o bem, o mal, a liberdade, a realidade, a morte, o sentido da vida, etc. A diferena entre as cincias naturais e a metafsica se estabelece no s pelos temas que estudam, mas pelos diferentes graus de verificao que apresentam (...).

As cincias determinam com preciso seu objeto de estudo, aperfeioam incessantemente seus procedimentos de verificao e se expressam em uma linguagem precisa. A fora das evidncias cientficas to potente que se impe a todas as inteligncias competentes, alcanando um acordo entre elas. A metafsica no apresenta a mesma fora em suas evidncias. Em oposio a esse consenso entre cientistas, parece que os filsofos metafsicos no esto de acordo nos temas, na linguagem, nos mtodos, nem nos resultados. Historicamente, quando um conhecimento adquire uma autonomia metodolgica e alguns critrios fortes de verdade, ele se torna autnomo da filosofia e da metafsica. De modo que tanto uma quanto a outra parecem ficar sempre como "conhecimento de fronteira". As ideias filosficas tratam de assuntos que tm grande repercusso na vida das pessoas e das coletividades. Por isso to importante avaliar sua verdade.

As obras dos filsofos devem ser consideradas: 1) Narraes de seu modo pessoal de ver o mundo. 2) Teorias com pretenses de verdade universal, com as razes em que se baseiam. As teorias filosficas suficientemente corroboradas constituem as doutrinas filosficas mais slidas. A filosofia autoanaltica, por sua vez, pode nos mostrar modos sugestivos e profundos de ver o mundo. Todavia, so verdades pessoais, que necessitam de corroborao.

1.3- A Metafsica questiona o mundo natural de fora, por assim dizer, e suas questes que no podem ser abordadas pelos mtodos da cincia. Apresentou-se em sua histria sob trs formas fundamentais, a saber: como teologia; como ontologia; como gnosiologia. 1.4- As grandes reas do conhecimento metafsico. A metafsica - quando se identifica com a filosofia fundamental - tem como tarefa elaborar trs tipos de teorias: Ontologia Ser: a teoria dos fundamentos, das essncias ou dos princpios. Gnosiologia ou Teoria do Conhecimento- Saber: a teoria do sujeito cognoscente. tica Fazer: a teoria da ao humana.

1.5- A ontologia: Seu objetivo formal estudar o ser. Oque existe na realidade que se ajusta aos conceitos universais? Os princpios universais existem? A palavra "ontologia" deriva da expresso grega tou ntos logos: a cincia de tudo o que h, de tudo o que existe. Para definir uma cincia, devem-se indicar o objeto que ela estuda e o ponto de vista a partir do qual o estuda, chamados pelos filsofos medievais, respectivamente, "objeto material" e "objeto formal" do conhecimento.

Por exemplo, o ser humano pode ser um objeto material da fsica, da qumica, da biologia e da histria, mas cada uma dessas reas o estuda de perspectivas diferentes: como conjunto de tomos, como conjunto de molculas, como organismo vivo, como protagonista dos fatos sociais. O objeto de estudo da ontologia o conjunto de todos os seres, e seu objetivo formal estudar, simplesmente, o que todos tm em comum: o ser. Parece que de um tema to amplo e vago no se pode dizer nada interessante, mas veremos que no assim. De acordo com Aristteles, deve-se levar em conta que "o ser se diz de muitas maneiras". H seres reais e seres irreais. Dom Quixote de la Mancha, famosa personagem do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616), no real, mas existe de alguma maneira

1.6- Problemas da ontologia: Usam-se conceitos ou entidades que podem ser reais ou irreais. A ontologia prope outros problemas no campo da fsica: os fsicos elaboram teorias sobre a realidade para explicar ou prever os fenmenos, mas falam de entidades das quais difcil dizer se so objetos reais ou apenas ideias criadas para pensar a realidade, e que so teis para compreend-la e manipul-la. No campo das cincias sociais, tambm existem problemas ontolgicos: O que povo? O que nao? O que significa igualdade social? Todos tm os mesmos direitos? Em suma, h um princpio "ontolgico" que sustente as afirmaes e os conceitos utilizados pelas cincias de forma geral?

2- Ontologia e gnosiologia
2.1- A primeira tarefa da ontologia: esclarecer termos. tarefa da ontologia a busca das definies reais de termos como: categorias; ser; ente; substncia e acidente; matria e forma; essncia e existncia; causa e efeito. As definies reais so fornecidas pela linguagem filosfica e tambm pela lngua coloquial.

Categorias so os conceitos fundamentais que nos

permitem pensar, ordenar e classificar os seres. Para alguns pensadores, as categorias remetem a estruturas da realidade, ou seja, designam propriedades reais. Para outros, so as formas que nossa inteligncia tem para pensar a realidade. Categorias so realidade/irrealidade/possibilidade; existncia/ essncia; causa/efeito, etc. Ser tem dois significados. Um se refere existncia; o outro usado para designar a relao entre um sujeito e um predicado. No primeiro sentido, h coisas que so (existem) e outras que no so (no existem). No segundo sentido, o termo "ser" atua como verbo de ligao entre um objeto e uma de suas qualidades, por exemplo, "a parede branca".

Ente uma palavra que deriva do grego ntos, relativo ao

que h (as coisas, os seres). Um ente (ou entidade) algo que existe de alguma maneira. Quando falamos de "entes autnomos" ou de "entidades bancrias", nos referimos a algumas organizaes que existem. Quando dizemos: "isso no tem entidade", o que queremos dizer que no tem consistncia ou identidade. Como veremos, pode haver entes reais, irreais, ideais ou fictcios. Substncia o que tem existncia prpria, e acidente uma qualidade que necessita de uma substncia para existir. Na frase "a parede branca", unem-se dois modos de ser diferentes. A parede a substncia, que tem uma existncia prpria, enquanto a cor uma qualidade, um acidente. O acidente pode mudar, sem que mude a substncia.

Entende-se por matria aquilo de que uma coisa feita,

enquanto forma sua disposio ou sua estrutura. Por exemplo, podemos dar muitas formas massa de moldar (matria). Da, os conceitos generalizaram-se metaforicamente. Podemos distinguir entre forma e matria em todos os seres reais (uma casa, um rio, etc.) ou ideais (um significado). Essncia o conjunto de caractersticas indispensveis para que uma coisa seja o que . Existncia o modo como esse contedo, essa essncia est ou se manifesta na realidade. A essncia do tringulo ter trs lados. A montanha que vejo tem existncia real, mas o personagem do romance que leio tem uma existncia irreal, de fico. A realidade virtual tem uma existncia virtual, ou seja, irreal.

Causa o que produz algo, e efeito a consequncia

de uma causa. Todo movimento, toda mudana depende de uma causa. Apesar de sua aparente clareza, a noo de causa foi muito criticada pela filosofia e, especialmente, pela cincia. A fsica prefere falar de antecedentes de um fenmeno ou de condies de possibilidade.

Para introduzir a ontologia, necessrio esclarecer os termos que utilizamos para falar de todas as coisas. Podemos descrever a tarefa da ontologia como a busca das definies reais de certos termos com base no significado atribudo a eles na lngua de origem. Os termos definidos pela ontologia fazem parte, na maioria das vezes, da linguagem tcnica em que as investigaes filosficas se realizam e tambm parcialmente da linguagem coloquial.

2.2- A passagem da ontologia gnosiologia: H dois conceitos fundamentais, duas categorias, que a ontologia deve esclarecer: real/irreal. Essas categorias vo nos levar segunda parte da metafsica: a gnosiologia. Tambm chamada teoria do conhecimento, a gnosiologia estuda as relaes entre o sujeito cognoscente e o objeto conhecido. Real aquilo que existe independentemente do fato de algum o estar experimentando ou conhecendo. O real existe em si, independentemente de qualquer sujeito. Por isso, pode impor limitaes. Uma parede real se diferencia de uma parede irreal porque impede a passagem.

Mas como classificar a "experincia de sonhar"? Esses atos mentais so reais ou irreais? Um neurologista pode comprovar que, enquanto uma pessoa sonha, se desenvolve em seu crebro uma srie de atividades. Esses fenmenos so fsicos, reais. Mas os fenmenos conscientes no so reais no mesmo sentido que o corpo real. Somente existem enquanto o sujeito tem conscincia deles. A conscincia introduz um novo modo de realidade. Parece que, diante da realidade material, deve-se admitir uma realidade mental: os fenmenos conscientes. E estes existem realmente. Quando estou sentindo uma dor, essa experincia no irreal. H, assim, realidades fsicas e realidades mentais. Para Descartes, as realidades mentais, conscientes, eram as mais claras e evidentes. Por isso ele considerava que o princpio de todo conhecimento era a afirmao "penso, logo sou".

Nossas experincias mentais sempre tm um contedo, um objeto. A conscincia sempre "intencional" e est em relao com algo. Pensamos algo, vemos algo, sentimos algo. Esses contedos conscientes so chamados de intencionais, irreais, mentais, ideais. Isso pressupe uma situao bastante surpreendente. Tudo o que conheo est presente em minha conscincia intencionalmente, irrealmente: inclusive as coisas reais. Quando vejo uma mesa, a mesa no est fisicamente dentro da minha cabea. Em minha mente h somente uma representao: a "imagem consciente da mesa". Esse o grande problema que prope o conhecimento: conhecemos as coisas reais mediante irrealidades (imagens, conceitos, teorias, etc.).

Isso levou alguns filsofos a afirmar que o estudo da conscincia humana deveria ser o ponto de partida da filosofia, porque tudo se d nela. Portanto, ao falar dos seres, deve-se distinguir entre os seres reais, a conscincia, e os seres intencionais que ocorrem na conscincia. Tudo o que temos em nossa mente est nela irrealmente, intencionalmente. Mas essas representaes se referem algumas vezes a coisas reais, que existem e so independentes de ns, e outras vezes, a coisas ideais, que existem somente se estamos pensando nelas.

3- Deus como um problema ontolgico


3.1- O estudo de Deus: Teologia a cincia que trata de Deus. 3.2- O problema da existncia de Deus: Posturas: atesmo, tesmo, pantesmo agnosticismo.

3.3- O assombro diante da existncia da realidade: A filosofia pode admitir uma existncia que em si mesma. 3.4- A filosofia primeira: A ontologia tinha de estudar os princpios fundamentais da realidade. Tentou-se base-la nos seres reais, na conscincia e em Deus.

4- Mtodos e modelos do saber filosfico (I)


4.1- Mtodo maiutico: Consiste no dilogo dirigido sabiamente, segundo as regras do raciocnio humano correto. Seu criador foi Scrates, por isso costuma ser chamado tambm de mtodo socrtico. Plato, discpulo de Scrates, colocou esse mtodo em prtica; de fato, quase todas as suas obras esto escritas em forma de dilogo. Maiutica um termo relacionado com o nascimento, a arte da parteira que ajuda a dar luz. Como mtodo filosfico, defende que a verdade se encontra desde o princpio em nossa razo, mas necessitamos de um mtodo adequado para ver a luz. No desenvolvimento do mtodo, as perguntas e as respostas so essenciais. Essas respostas devem ser submetidas a uma anlise, estudando-se os argumentos e as razes nos quais se baseiam e desprezando as que incorrem em contradies ou falsidades. O objetivo chegar a estabelecer uma resposta definitiva que supere todas as possveis objees e, que pela mesma razo, seja a autntica verdade, porque recolheu e integrou todas as possibilidades propostas. A verdade se alcana por meio do dilogo ponderado e baseado em argumentos.

4.2- Mtodo emprico-racional: Tem sua origem em Aristteles. Defende que se deve partir em busca da experincia externa (emprica), isto , dos dados fsicos recolhidos por nossos sentidos. O conhecimento e a busca da verdade devem partir da observao da natureza e dos dados sensveis que nossos sentidos nos proporcionam. Mas, a partir deles, a razo tem de intervir ordenando-os, unificando-os, buscando sua explicao e compreenso. O mrito desse mtodo est em tentar conciliar a interveno dos sentidos (experincia emprica) e a razo.

4.3- Mtodo racionalista: A razo tem primazia na justificativa do conhecimento. Encontrar uma verdade primeira e extrair dela as demais. Esse mtodo se desenvolveu na Idade Moderna, e seu representante mais significativo foi Descartes (sculo XVII). Baseia-se na defesa da primazia da razo na justificativa do conhecimento. A razo elabora as ideias com base nos dados que recebe dos sentidos. Mas essas ideias necessitam de uma justificativa e explicao que no procede dos sentidos, mas da prpria razo. A razo funciona com uma srie de regras ou princpios lgicos, que so os mesmos que se aplicam na matemtica: a deduo. A partir de algumas verdades primeiras (axiomas ou princpios autoevidentes), deduzem-se as demais. Aplicando essas regras ao conhecimento humano, necessitamos encontrar uma verdade primeira da qual partir (axioma ou verdade apodtica), e depois dela, por deduo, extrair (deduzir) as demais.

Descartes o formula atravs de sua clebre expresso: Penso, logo sou. Quer dizer que posso duvidar de tudo (inclusive da realidade ou existncia do mundo externo), mas no do fato de que sou um ser que est duvidando, que est pensando. Se penso, tenho que faz-lo com ideias. As ideias so de dois tipos: inatas (nascemos com elas) e sensveis (imagens ou representaes mentais das realidades externas). As imagens sensveis, que so particulares e individuais, se ramificam em outras mais complexas e universais, que so as ideias de Deus, alma e mundo. Portanto, a fundamentao ltima do conhecimento procede dessas ideias inatas (Deus, alma e mundo), e se so inatas quer dizer que so da razo e anteriores experincia sensvel. Da a primazia da razo diante dos sentidos, segundo o racionalismo.

4.4- Mtodo empirista: Verdades de razo e verdades de fato so a fonte do conhecimento, e nunca podem ser comprovadas. Este mtodo se iniciou tambm na Idade Moderna, com a corrente filosfica denominada empirismo. David Hume considera que h dois tipos de verdade a que o conhecimento humano pode aspirar: Verdades da razo, prprias da matemtica (cincias formais), que se baseiam na deduo de uma srie de princpios a partir de outros. Trata-se de operaes exclusivamente racionais; por isso, podem aspirar a ser corretas e infalveis, mas no nos proporcionam informao sobre o que realmente ocorre na natureza e na vida humana. Verdades de fato, prprias das cincias empricas - as naturais ou as sociais ou humanas -, que nos oferecem informao sobre o que ocorre no mundo.

No mtodo empirista, a verdade s comprovada pela experincia, que, por isso, a nica fonte de conhecimento possvel. Baseia-se na induo, raciocnio que permite, valendo-se dos casos particulares, estabelecer afirmaes gerais sobre o comportamento constatado. O problema do empirismo radical, como o de Hume, que os enunciados gerais (leis cientficas) nunca podem ser comprovados de forma definitiva, j que, adotando esse mtodo, s se pode estar seguro do que se v aqui e agora. Toda informao que v alm dos dados sensveis se baseia no hbito e na crena, na suposio de que todos os de uma mesma classe se comportaro do mesmo modo no futuro, ou se acredita que a natureza se comporte sempre de forma semelhante. Por isso, o empirismo contemporneo tentou superar o ceticismo. A filosofia de Kant um exemplo disso: sua soluo traz um novo mtodo para a filosofia.

4.5- Mtodo transcendental: Baseia-se em uma sntese superadora do empirismo e do racionalismo. Criado por Kant, esse mtodo movido pela preocupao de explicar como o ser humano capaz de estabelecer conhecimentos verdadeiros e universais. Esta uma das tarefas fundamentais de sua filosofia, denominada criticismo, porque revisa as possibilidades do conhecimento racional. Sua explicao se baseia em uma sntese que vai alm do empirismo e do racionalismo. Nem tudo procede da razo, nem dos sentidos. A possibilidade do conhecimento deve ser buscada no sujeito, nas operaes e juzos que realiza quando chega a concluses (leis) verdadeiras e universais, tomando como modelo as leis da fsica de Newton. Conclui-se que necessrio partir da experincia (como afirmava o empirismo), mas sobre esses dados a razo aplica uma srie de princpios que lhe so inatos (como dizia o racionalismo), dando unidade e universalidade ao conhecimento.

5- Mtodos e modelos do saber filosfico (II)


5.1- Mtodo analtico-lingustico: Esse mtodo surgiu no sculo XX, no contexto do neopositivismo, e tambm denominado filosofia da linguagem. A linguagem o modo de expresso da vida humana, portanto tambm da filosofia e da cincia, e por isso deve ser o ponto de partida de qualquer reflexo. A linguagem tem diversos usos, cada um com suas prprias regras. Ludwig Wittgenstein (1889-1951), um dos principais representantes dessa filosofia, chama a isso de jogos lingusticos. Os problemas surgem quando no se aplicam corretamente esses usos e regras.

Segundo os pensadores neopositivistas, isto o que ocorreu com a filosofia: pretender aplicar as regras do uso cientfico da linguagem a realidades que vo alm dos dados empricos. Por isso, segundo eles, a misso fundamental da filosofia consiste em esclarecer e explicar os usos da linguagem, assim como seus limites e possibilidades. A filosofia se converte em uma espcie de juiz-tribunal que determina que usos sejam ou no corretos e legtimos. Definitivamente, trata-se de uma tarefa exclusivamente formal e de anlise lingustica, carente de contedo concreto. Algo que nada tem a ver com o sentido clssico da filosofia.

5.2- Mtodo fenomenolgico: Pretende captar a verdadeira essncia das coisas. A fenomenologia um movimento filosfico que pretende investigar e descrever diretamente os fenmenos, de acordo com o que a conscincia experimenta. O mtodo fenomenolgico tambm um dos mais atuais, de grande influncia nas correntes filosficas de nosso tempo. Seu criador foi o alemo Edmund Husserl (1859-1938). Husserl busca superar o idealismo em que havia desembocado a filosofia de Kant - sobretudo com seus seguidores e recuperar o mundo das coisas. Para isso, era necessrio um novo mtodo, com uma forma diferente de olhar o mundo, que fosse capaz de deixar de lado as ideias preconcebidas e as teorias explicativas prvias. O mtodo fenomenolgico pretende deixar todos os dados prvios em segundo plano e ater-se aos fenmenos tal como se apresentam, para tentar captar o essencial por meio deles, a verdadeira essncia das coisas, tal como so real e verdadeiramente.

5.3- Mtodo hermenutico: Procura interpretar e compreender qualquer fenmeno humano. Como mtodo e corrente filosfica, constitui-se com as contribuies de filsofos como Wilhelm Dilthey (1833-1911), Martin Heidegger (1889-1976), Hans-Georg Gadamer (1900-2002) e Paul Ricoeur (1913-2005). Em sua origem, a hermenutica, do termo grego hermeneuo (compreender, interpretar), era uma tcnica empregada para interpretar e compreender textos antigos. Para isso, era preciso conhecer o contexto histrico e cultural em que haviam sido escritos.

A hermenutica converte-se em mtodo e corrente filosfica propriamente quando se considera que essa tcnica absolutamente necessria para explicar qualquer fenmeno humano, portanto, imprescindvel para as cincias humanas ou sociais. Da mesma forma que as cincias naturais tm seu prprio mtodo (o experimental), o mtodo adequado s cincias humanas o hermenutico. Dilthey escreveu: Explicamos a natureza (explicaes causais), compreendemos o esprito. Para entender os fenmenos e as realidades propriamente humanas, necessrio conhecer e interpretar seu contexto histrico, social, cultural, lingustico, etc. Ao mesmo tempo, necessrio superar o relativismo a que a historicidade de toda interpretao pode nos conduzir, e para isso h que definir as condies de validade da interpretao concreta.

6- Critrios da verdade
6.1- Verdade racional e valor da reflexo pessoal: Os critrios de verdade nos permitem saber se uma afirmao ou uma teoria vlida somente para o mundo privado ou se pode ser considerada uma verdade universal. Cada uma das doutrinas filosficas deve considerar que uma teoria que tenta descrever ou explicar a realidade deve ser submetida prova para comprovar a fora de suas evidncias.

6.2- Critrios bsicos: Descries objetivas, completas, sistemticas e ajustadas. Conceitos bem definidos. Submisso das teorias prova. Coerncia interna e externa. Capacidade para criticar e para resolver as crticas. Suas concluses podem tambm ser submetidas crtica.

As teorias filosficas descritivas - por exemplo, as que

utilizam o mtodo fenomenolgico - devem cumprir os mesmos critrios de outras cincias descritivas psicologia, botnica, zoologia -, ou seja, as descries devem ser objetivas, completas, sistemticas e ajustadas. As descries precisam aproveitar os conhecimentos de outras cincias, pois do contrrio podem ser superficiais. Por exemplo, a descrio do comportamento humano que no leve em conta o que sabemos de neurologia ser sempre parcial.

Os conceitos utilizados devem ser bem definidos e

indicar se so meramente descritivos ou se remetem a alguma propriedade real das coisas. Por exemplo, a descrio da superfcie de uma mesa feita por um fenomenologista vai mostr-la como um objeto real slido, visto de distintas perspectivas e que til, que nos permite ter ao alcance das mos para usar. J um fsico vai referir-se configurao da matria e da energia. A descrio no pode esquecer que est se referindo ao mundo dos fenmenos, de como as coisas aparecem diante do olhar humano, no realidade em si.

Quando adotamos teorias sobre a realidade, devemos

submet-las prova. Por exemplo, Jean Piaget, importante pensador suo (1896-1980), tentou submeter prova a teoria das categorias de Kant. Os conceitos fundamentais com os quais pensamos a realidade - por exemplo, a causalidade - esto nas coisas, como acreditava Aristteles, ou so as formas que nos permitem pensar forosamente as coisas?

Uma teoria filosfica deve ter coerncia interna e

externa, ou seja, ser compatvel com o que as teorias cientficas nos dizem. A capacidade crtica de uma teoria um signo de garantia. Toda teoria permite tirar dela concluses que podem tambm ser submetidas crtica. A filosofia como humanizao da realidade deve justificar sua validade pelo modo como concebe essa humanizao.

S-ar putea să vă placă și