Sunteți pe pagina 1din 2

PASSOS PARA UM PROJETO DE PESQUISA

1 OBJETIVOS 2 JUSTIFICATIVA
(POR QUE FAZER? PARA QUE FAZER? Demonstrar a relevncia do estudo em questo social e jurdica, terica e prtica. Que contribuies a pesquisa trar para a compreenso, a interveno ou a soluo do problema no universo social a que se destina?). A justificativa para resolver o problema.

3 METODOLOGIA
(COMO FAZER? COM QU? QUANDO? O QUE? COM QUEM? ONDE? consiste em dizer o tipo de pesquisa a ser abordada - bibliogrfica, documental, de campo, descritiva, exploratria, investigativa-, apresentao das fontes de pesquisa, dos instrumentos de coleta de dados, a coleta de dados, a anlise de dados. Indica as opes e a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro terico. Definio dos instrumentos e procedimentos para anlise dos dados: a) definio da amostragem: a pesquisa qualitativa no se baseia em elementos numricos para garantir sua representatividade. Pergunta-se quais indivduos sociais tm uma vinculao mais significativa para o problema a ser investigado?. b) Coleta de dados: definir as tcnicas a serem utilizadas tanto para a pesquisa de campo -entrevistas, observaes, formulrios, histria de vida - como para a pesquisa suplementar de dados, caso seja utilizada pesquisa documental, consulta a anurios, censos. c) Organizao e anlise dos dados deve-se escrever com clareza como os dados sero organizados e analisados. Por exemplo, as anlises de contedo, de discurso, ou anlise dialtica so procedimentos possveis para anlise e interpretao dos dados, e cada uma dessas modalidades preconiza um tratamento diferenciado para a organizao e sistematizao dos dados. Voc pode subdividir este item em Tipo de pesquisa - descritiva? Comparativa? Exploratria? Documental? Histrica? Estudo de caso?; Fontes da pesquisa bibliografia, pessoas-operadores, documentos, leis, doutrinas; Coleta de dados esclarecer como, quando e onde voc buscar os dados da parte especfica da sua pesquisa; Anlise dos dados dizer como proceder para analisar os dados que obtiver na parte especfica da sua pesquisa.)

4 CRONOGRAMA

Modelo de Plano de Ao Ferramenta 5w2h (what, why, where, who, when, how many e how much ) aplicada a pesquisa
Tipo Mtodo 5W2H Descrio

Assunto O qu? 1 TITULO Objetivo Para qu? 2.1 OBJETIVO GERAL 2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS LISTAR OS OBJETIVOS OPERACIONAIS Justificativa Por qu? 3 JUSTIFICATIVA Formulao do Problema 4 FORMULAO DO PROBLEMA Hipteses 5 HIPTESES Mtodo Como? 6 METODOLOGIA 6.1 MTODOS DE ABORDAGEM 6.2 MTODOS DE PROCEDIMENTOS 6.3 TCNICAS Local Onde? 7 DELIMITAO DA PESQUISA Fortaleza-CEFET-Laboratorio-curso, enfim...onde a pesquisa vai Maio 2004 8 ser feita ou aplicada Seqncia Quando? 8 CRONOGRAMA Custo Quanto? 9 ORAMENTO Valor Oramento Total

S-ar putea să vă placă și