Sunteți pe pagina 1din 2

http://vivendocidade.

com/os-classicos-da-religiao-e-o-nosso-tempo-3 17/06/2012 23h19

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Por: Ed ardo !atosinho

"s cl#ssicos da religi$o e o nosso tempo 3/%

&ontin ando a saga so're o tema religi$o( vamos ver ho)e como se de o pensamento de Pierre *o rdie ( c )o te+to ,Gnese e estrutura do campo religioso- a'orda . atro grandes pontos: 1/ os progressos da divis$o do tra'alho religioso e o processo de morali0a1$o e de sistemati0a1$o das pr#ticas e cren1as religiosas( 2/ o interesse propriamente religioso( 3/ 2 n1$o pr3pria e 2 ncionamento do campo religioso e %/ poder pol4tico e poder religioso.

Neste estudo ele investiga a noo de campo religioso e mostra que foi o corpo de especialistas o grupo religioso que dentro da Igreja obteve o monoplio do exerccio legtimo do poder religioso, ou seja, o monoplio da propriedade dos meios de produo e distribuio dos bens de salvao. Seu princpio fundamental que no !" salvao fora da Igreja. #le mostra tamb m que toda Igreja foi inicialmente uma seita prof tica, sendo a continuao desta primeira comunidade, e a sua organi$ao, em vista da perman%ncia ou, em termos &eberianos, a cotidiani$ao ou a rotini$ao do carisma, que coloca as bases da prpria Igreja. 'o mesmo tempo, a Igreja um produto da institucionali$ao e apresenta as caractersticas de uma burocracia que, representa uma delimitao explcita dos domnios de compet%ncia e !ierarqui$ao regulamentada das fun(es, com a reacionali$ao correlativa das remunera(es, das )nomea(es*, das )promo(es* e das )carreiras*, codificao das regras regendo a atividade profissional e a vida extraprofissional, racionali$ao dos instrumentos de trabal!o, tais como o dogma e a liturgia e da formao profissional. +estacam,se tr%s conceitos fundamentais no pensamento de -ourdieu para compreenso do fen.meno religioso/ o trabal!o religioso e sua diviso, o campo religioso e a relao entre especialistas e consumidores de bens religiosos. No )O dossel sagrado Elementos para uma teoria sociolgica da religio* 0eter 1. -erger discute a noo de mercado religioso. 0ara ele toda sociedade !umana um empreendimento de construo do mundo e a religio ocupa nisso um lugar destacado. #le explica que seu principal intuito formular alguns enunciados sobre a relao entre a religio !umana e a construo !umana do mundo.

No fundo -erger divide sua abordagem em duas situa(es distintas. Na primeira analisa o caso de um dossel 2nico, em que !avia a situao de um monoplio religioso, !istoricamente representado pela cristandade catlica. ' segunda situao que descreve a que apresenta v"rios doss is, sendo cada um dotado de uma cobertura muito mais restrita. Neste caso, mostra a exist%ncia de um pluralismo religioso e do que c!ama de mercado religioso, onde no se tem mais uma clientela cativa.

S-ar putea să vă placă și