Sunteți pe pagina 1din 3

As mangueiras so um dos componentes mais baratos do conjunto hidrulico de equipamentos mveis.

Mesmo assim, elas figuram entre os principais causadores de avarias desses sistemas, algo que ocorre, principalmente, por conta do descaso dos gestores de mquinas quanto ao seu dimensionamento e prticas corretas de manuteno. Escolher o tipo de mangueira adequado para cada sistema da mquina uma ao que os fabricantes de equipamentos j realizaram na concepo de produtos novos. O problema reside nas peas de reposio, quando nem sempre os gestores de manuteno seguem risca o que foi estipulado no projeto inicial, recorrendo a componentes sem normalizao e com propriedades mecnicas diferentes das necessrias para o sistema. Para evitar esse erro, os profissionais devem observar alguns parmetros bsicos antes de escolher a mangueira hidrulica para reposio em mquinas pesadas. O primeiro deles saber qual material ser transportado pela mangueira. Tambm necessrio estipular a presso mxima de trabalho do sistema, a temperatura desse material e a temperatura externa do sistema da mquina. Utilizar mangueiras e terminais de um mesmo fabricante outra condio indicada para o bom funcionamento do sistema, conforme indica a norma regulamentadora SAE J517 srie 100R.

At chegar ao momento de selecionar a mangueira correta para substituio, todavia, preciso identificar a avaria no sistema antigo, evitando vazamentos de leo que podem causar agresses ambientais, reduzir a efetividade do equipamento e colocar em risco a vida dos operadores, j que, dependendo da presso do circuito hidrulico, um microfuro na mangueira resulta em um jato forte de leo a presses capazes de perfurar partes do corpo humano. A melhor forma de saber quando a mangueira hidrulica e seus terminais precisam ser trocados realizando uma inspeo visual e constante. O vazamento sempre uma indicao de que pode haver mangueiras furadas, terminais desgastados e/ou conjuntos de mangueiras montados com terminais j em final de vida til. Visualmente tambm possvel verificar se esto ocorrendo trincas ou se h enrijecimento da mangueira, o que pode indicar que o fludo transportado tem temperatura maior ou menor do que a recomendada para a mangueira instalada. Cuidados com a limpeza Lembrando que as mangueiras so o principal ponto de passagem do fludo hidrulico, necessrio atentar-se sempre para os procedimentos de limpeza, para evitar a

contaminao do sistema e, consequentemente, graves avarias no equipamento. Nesse caso, a primeira regra de higiene realizar a troca de mangueiras e terminais sempre em locais livres de poeira.

Quando for descartar a mangueira retirada, realize a proteo somente dos pontos hidrulicos, vedando as entradas com sistema plstico, com roscas ou tampas de metal especficas para essa prtica de manuteno. Nunca utilize estopa ou pano para realizar esse procedimento, pois os pequenos fiapos desses materiais podem contaminar o sistema hidrulico. Quando for reutilizar a mangueira retirada, o mesmo processo realizado nos pontos hidrulicos deve ser executado na mangueira tambm. Ento, aps retir-la do sistema, proteja imediatamente os seus dois pontos de sada. A remoo da mangueira hidrulica resulta, necessariamente, em manuseio de leo, o que acarreta alguma contaminao da parte externa da mangueira. Novamente, se a ideia reutiliz-la, pense que essa contaminao no pode ser excessiva. Ou seja, as mangueiras jamais devem ficar totalmente imersas em leo. A regra vale para todo tipo de mangueira e revestimento, mas as mangueiras comuns, com cobertura de borracha, sofrem maior degradao quando esto em contato permanente com leo. Dependendo da reao qumica, elas ficam ressecadas o que acarretar futuramente em rompimento ou furos ou ganham um aspecto elstico, o que, igualmente, significa a perda das suas propriedades mecnicas. A limpeza externa da mangueira deve ser realizada com algum tipo de tecido, de preferncia que solte poucas partculas.

Na instalao de mangueiras novas o cuidado com a limpeza da sua superfcie no necessrio, obviamente. Todavia, o processo pelo qual ela foi armazenada anteriormente poder influenciar na sua vida til e at mesmo nas suas propriedades mecnicas. Por isso, o recomendado que a embalagem original da mangueira hidrulica s seja retirada no momento da instalao no sistema. Tambm no recomendado mant-la em ambientes com alto risco de oxidao, como locais com umidade excessiva. Como regra geral, uma boa prtica armazenar as mangueiras em locais com umidade relativa do ar na casa dos 70% e com baixa incidncia de raios ultravioleta (luz solar e fluorescente). As extremidades das mangueiras tambm devem permanecer fechadas, evitando a contaminao interna por poeira ou at por roedores, que podero danificar o tubo interno da mangueira ou at entup-la. Tipos e aplicaes de terminais

O cuidado tomado com o dimensionamento de mangueiras hidrulicas deve ser estendido aos seus terminais de conexo. H basicamente dois tipos de montagens de terminais, com diversas variaes de tamanhos, tipos de roscas e vedaes. O primeiro tipo envolve os reutilizveis (rosqueados), cujo modelo consiste na montagem de uma capa rosqueada sobre a mangueira, sendo necessrio descascar parte da cobertura da mangueira para o acoplamento da capa do terminal. Essa prtica tem como vantagem a possibilidade de ser realizada sem o uso de ferramentas especiais, o que permite que os mecnicos a executem no prprio canteiro de obras. Todavia, as chances de realizar o procedimento de maneira incorreta so grandes. Afinal, se o descascamento for superior ao comprimento estabelecido pelo fabricante do terminal, ocorrero falhas precoces no conjunto montado. Vale lembrar que esse tipo de montagem vem de uma prtica antiga, surgida durante a Segunda Guerra Mundial, quando se transportavam as mangueiras em rolos e a montagem era feita no campo para suprir a necessidade do reparo dos veculos quebrados nas frentes de batalha.

Atualmente, os terminais reutilizveis esto em desuso, dando lugar aos terminais prensados (descartveis) ou pr-prensados. J h fabricantes mundiais com atuao no Brasil que oferecem terminal sem qualquer necessidade de descasque (na capa ou por dentro da mangueira). Geralmente, a aplicao deles reduz significativamente o risco de vazamentos, perda de potncia e possveis falhas no sistema hidrulico.

S-ar putea să vă placă și