Sunteți pe pagina 1din 27

PLANO DE CURSO TCNICO EM ELETRNICA FORMA SUBSEQUENTE

I REQUERIMENTO Elaborado pelo estabelecimento de ensino para o(a) Secretrio(a) de Estado da Educao. II INDENTIFICAO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO Indicao do nome do estabelecimento de ensino, de acordo com a vida legal do estabelecimento (VLE).

III - PARECER E RESOLUO DO CREDENCIAMENTO DA INSTITUIO IV JUSTIFICATIVA A reestruturao Curricular do Curso Tcnico em Eletrnica visa o aperfeioamento na concepo de uma formao tcnica que articule trabalho, cultura, cincia e tecnologia como princpios que sintetizem todo o processo formativo. O plano ora apresentado teve como eixo orientador a perspectiva de uma formao profissional como constituinte da integralidade do processo educativo. Assim, os componentes curriculares integram-se e articulam-se garantindo que os saberes cientficos e tecnolgicos sejam a base da formao tcnica. Por outro lado, introduziram-se disciplinas que ampliam as perspectivas do fazer tcnico para que o estudante se compreenda como sujeito histrico que produz sua existncia pela interao consciente com a realidade construindo valores, conhecimentos e cultura. A rea de eletrnica est de forma ativa em todos os processos industriais, presente em vrias etapas do processo produtivo, exercendo a condio de base para o perfeito funcionamento do sistema industrial. Por outro lado, a microeletrnica est presente no cotidiano de todas as pessoas. Assim, uma rea que demanda permanente atualizao e apresenta uma crescente exigncia de trabalhadores qualificados.

Uma parcela da populao jovem que concluiu o ensino mdio e que no escolheu ou logrou continuar seus estudos a nvel superior e que pretende ingressar no mundo do trabalho com uma capacitao que lhe amplie as possibilidades tem no curso tcnico subseqente a oportunidade de faz-lo em tempo reduzido. V OBJETIVOS a) Organizar experincias pedaggicas que levem formao de sujeitos crticos e conscientes, capazes de intervir de maneira responsvel na sociedade em que vivem; b) Oferecer um processo formativo que sustentado na educao geral obtida no nvel mdio assegure a integrao entre a formao geral e a de carter profissional. c) Articular conhecimentos cientficos e tecnolgicos das reas naturais e sociais estabelecendo uma abordagem integrada das experincias educativas. d) Oferecer um conjunto de experincias terico-prticas na rea de eletrnica com a finalidade de consolidar o saber fazer. e) Destacar em todo o processo educativo a importncia da preservao dos recursos e do equilbrio ambiental. VI DADOS GERAIS DO CURSO Habilitao Profissional: Tcnico em Eletrnica Eixo Tecnolgico: Controle e Processos Industriais Forma: Subsequente Carga Horria Total: 1760 horas aula ou 1467 horas mais 200 horas de Estgio Profissional Supervisionado Regime de Funcionamento: de 2 a 6 feira, no(s) perodo(s): (manh, tarde e/ou noite). Regime de Matrcula: Semestral Nmero de Vagas:......... por turma. (Conforme m - mnimo 30 ou 40) Perodo de Integralizao do Curso: mnimo 2 (dois) anos e o mximo 5 (cinco) anos Requisitos de Acesso: Concluso do Ensino Mdio. 2

Modalidade de Oferta: Presencial

VII - PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSO DE CURSO O Tcnico em Eletrnica compreende a dinmica histrica da sociedade e do trabalho. Domina conhecimentos tcnicos na rea eletro-eletrnica que lhe permite identificar problemas e propor solues adequadas mantendo-se em constante atualizao. Participa do desenvolvimento de projetos. Executa a instalao e a manuteno de equipamentos e sistemas eletrnicos. Realiza medies e testes com equipamentos eletrnicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gesto da produo de equipamentos eletrnicos.

VIII - ORGANIZAO CURRICULAR CONTENDO AS INFORMAES RELATIVAS ESTRUTURA DO CURSO:

a. Descrio de cada disciplina contendo ementa:

1. AUTOMAO INDUSTRIAL Carga horria total 160h/a 133h

EMENTA: Controle de velocidade e partida de motores. CLP. Sensores. Dispositivos Eletro-pneumticos.

CONTEDOS: Principais tipos de comandos eletrnicos de potncia Dispositivos eletrnicos usados para o controle de partida e de velocidade de motores eltricos de corrente alternada Arquitetura de um CLP (Controlador Lgico Programvel) e partes constituintes Linguagens de programao lgica de contatos (LADDER), Blocos lgicos e lista de instrues usada na programao de CLP Instalao, ativao e funcionamento de um CLP

Funes bsicas e especiais de um CLP Programao bsica de um CLP com sua linguagem especfica. Sensores de contacto, ptico, indutivo, capacitivo, ultrasnico e temperatura Atuadores Vlvulas Dispositivos de controle eletro-pneumticos e eletro-hidrulicos Tcnicas de comando eletro-pneumtico e eletro-hidrulico Sistemas eletro-pneumtico e eletro-hidrulico Viabilidade tcnica da aplicao de um sistema hidro-pneumtico.

BIBLIOGRAFIA:

BONACARSO, Nelson G. Valdir Noll, Automao Eletropneumtica, Erica, So Paulo. FIALHO, A. B. Automao Hidrulica, Erica, So Paulo. FIALHO, A. B. Automao Pneumtica, Erica, So Paulo. MORAES, C. C., CASTRUCCI, P. L. Engenharia de Automao Industrial. Editora LTC. THOMAZINI, D., BRAGA, P. U., SILVRIO, P. Sensores Industriais : Fundamentos e Aplicaes, Editora rica. OGATA, K., Engenharia de Controle Moderno , Prentice Hall ( Pearson )

2. DESENHO ELTRICO Carga horria total 80h/a 67h

EMENTA: Vistas ortogrficas. Desenho de peas. Simbologia eltrica. Diagramas eltricos e eletrnicos. Desenho elaborado por computador.

CONTEDOS: Desenhos aplicando linhas e caligrafia tcnica Vistas ortogrficas de peas 4

Cotas Cortes, rupturas e sees de peas eltricas e eletrnicas Simbologia eltrica e eletrnica (ABNT, ANSI e IEC) Diagramas eltricos e eletrnicos Utilizao de software aplicativo para editar e desenhar peas e diagramas eltricos.

BIBLIOGRAFIA BALM, R. Utilizando totalmente AutoCAD 2007, Editora rica. FRENCH, T. Desenho Tcnico e Tecnologia Grfica. Editora Globo SILVA, A. Desenho Tcnico Moderno. Editora LTC. SILVA, Sylvio F. A linguagem do desenho tcnico

3. ELETRICIDADE Carga horria total 200h/a - 167h

EMENTA: Grandezas eltricas. Fundamentos tericos da Eletricidade em Corrente Contnua. Associaes de resistores. Circuitos eltricos de corrente contnua. Fundamentos tericos da Corrente Alternada. Circuitos monofsicos de corrente alternada. Circuitos trifsicos equilibrados.

CONTEDOS: Grandezas eltricas fundamentais: corrente eltrica, diferena de potencial ou tenso, resistncia, trabalho, energia e potncia eltrica, e suas

respectivas unidades de medida. Converso de unidades Associaes de resistores: srie, paralelo e mista e suas propriedades Leis de Kirchhoff Circuitos em corrente contnua (CC) contendo duas ou mais fontes de alimentao Magnetismo e Eletromagnetismo

medio de corrente, medio de tenso, associaes de resistores em circuitos CC. Gerador elementar de corrente alternada (C.A.) Grandezas eltricas fundamentais da corrente alternada (perodo,

freqncia, tenso eficaz, etc.) Circuitos eltricos de C.A. monofsicos, contendo resistor, indutor e capacitor associados em srie, paralelo ou em circuito misto Utilizao de nmeros complexos na anlise de circuitos C.A. Circuitos com cargas trifsicas equilibradas

BIBLIOGRAFIA:

SILVA FILHO, M. T. Fundamentos de Eletricidade. LTC, Rio de Janeiro CAPUANO, F. G. e MARINO, M. A M. Laboratrio de Eletricidade e Eletrnica. Erica, So Paulo MAIA da Silva G. N. Eletricidade Bsica. Livraria Freitas Bastos S. A.

4. ELETRNICA ANALGICA

Carga horria total 180 h/a - 150 h

EMENTA: Diodos. Retificadores. Transistores. Tiristores. Retificadores controlados.

CONTEDOS: Semicondutores Diodos Comportamento de diodos em circuitos de corrente contnua Retificadores de meia onda Retificadores de onda completa Filtro capacitivo para retificadores monofsicos

Transistores bipolares Transistores FET Dissipadores Roteiro de montagem de circuitos Software de gerao de placas de circuitos impressos Tcnicas de fabricao e montagem de placas de circuito impresso Experincias de laboratrio Tiristores Circuitos de disparo de tiristores Retificadores trifsicos no controlados Retificadores controlados monofsicos e trifsicos Experincias de laboratrio.

BIBLIOGRAFIA Boylestad, Robert e Nashelsky, Louis. Dispositivos eletrnicos e teoria de circuitos, Prentice Hall do Brasil, 5 ed., 858 pginas CAPUANO, F. G. e MARINO, M. A M. Laboratorio de Eletricidade e Eletrnica. Erica, So Paulo. SILVA FILHO, M. Eletrnica Analgica. CEEP-Curitiba. Apostila.

5. ELETRNICA DIGITAL

Carga horria total 80 h/a - 67h

EMENTA: lgebra booleana. Blocos lgicos. Multivibradores. Sistemas de numerao. Dispositivos Digitais bsicos. Arqiutetura de computadores. Amplificadores operacionais.

CONTEDOS: Leis, teoremas e postulados da lgebra Booleana Blocos lgicos fundamentais Funes lgicas

Mapas de Karnaugh Multivibradores: flip-flops, multivibrador estvel; multivibrador monoestvel; Schmitt trigger Sistemas de numerao Circuitos aritmticos e contadores Dispositivos digitais bsicos Arquitetura de microcomputadores Amplificadores operacionais Circuitos com amplificadores operacionais Converso A/D e D/A Experincias de laboratrio.

BIBLIOGRAFIA MALVINO, Albert P. - Eletrnica, vols. 1 e 2, Edio revisada. Makron Books MALVINO, Albert Paul. Eletrnica digital, princpios e aplicaes. Mc GrawHill, So Paulo vols. 1 e 2. CAPUANO, F. G. e IDOETA, I. V. Elementos de Eletrnica Digital. Editora rica, 2006 SILVA FILHO, M. Eletrnica Digital. Ceep-Curitiba. Apostila.

6. EQUIPAMENTOS ELTRICOS

Carga horria total 80 h/a - 67 h

EMENTA:

Materiais

eltricos.

Equipamentos

eltricos.

Comandos

eletromagnticos. Circuitos para partida de motores.

CONTEDOS: Terminologia de equipamentos eltricos Materiais eltricos Chaves

Disjuntores Fusveis Interruptores Botoeiras Rels Contatores Painis Mtodos de partida de motores Tcnicas de comando eletromagntico Diagramas de fora e funcional de partidas direta, estrela-tringulo e compensadora de motores Diagramas funcionais para comando de sistemas eltricos diversos Experincias de laboratrio.

BIBLIOGRAFIA DAJUZ, Ary et. Alii. Equipamentos Eltricos Especiais aplicados em subestaes de Alta Tenso. Rio de Janeiro, Furnas, 300p. MAMEDE Filho, J. Manual de Equipamentos Eltricos. So Paul: Editora Mc Graw-Hill. SCHMIDT, Walfredo Equipamentos Eltricos Industriais. Editora Mestre Jou, So Paulo. SILVA FILHO, M. Equipamentos e Acionamentos Eltricos. CEEP-Curitiba, Apostila.

7. FUNDAMENTOS DO TRABALHO Carga horria total 40h/a 33h

EMENTA: A perspectiva ontolgica do trabalho: o trabalho como condio de sobrevivncia e de realizao humana. A perspectiva histrica do trabalho:

Mudanas no mundo do trabalho, alienao, desemprego, qualificao do trabalho e do trabalhador.

CONTEDOS: Trabalho humano: ao sobre o ambiente, produo de cultura e humanizao. Perspectiva histrica Diferentes modos de produo Industrialismo Alienao explorao de mais valia Emprego, desemprego e subemprego Organizaes de trabalhadores Papel do Estado na proteo dos incapacitados.

BIBLIOGRAFIA SANTOS, B. Reinventando a democracia. Entre o pre-contratualismo e o ps-contratuialismo. In: Beller, Agnes et al. A crise dos paradigmas em cincias sociais. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999. CHESNAIS, F. Mundializao do capital. Petrpolis: Vozes, 1997. FROMM, E. Conceito marxista de homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. GENRO, T. O futuro por armar. Democracia e socialismo na era globalitria. Petrpolis: Vozes, 2000. GENTILI, P. A educao para o desemprego. A desintegrao da promessa integradora. In. Frigotto, G. (Org.). Educao e crise do trabalho: perspectivas de final de sculo. 4 ed. Petrpolis: Vozes, 2000. GRAMSCI, A. Concepo dialtica da histria. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. JAMESON. F. A cultura do dinheiro. Petrpolis: Vozes, 2001. LUKCS, G. As bases ontolgicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Cincias Humanas. So Paulo: [s.n], 1978. HOBSBAWM, E.. A era dos extremos - O Breve Sculo XX - 1914-1991. So Paulo: Editora da UNESP, 1995.

1 0

MARTIN, H. P.; SCHUMANN, H. A armadilha da globalizao: O assalto democracia e ao bem-estar. So Paulo: Globo, 1996. NEVES, L.M. W. Brasil 2000: nova diviso do trabalho na educao. So Paulo: Xam, 2000. NOSELLA, P. Trabalho e educao. ln: Frigotto, G. (Org.). Trabalho e conhecimento: dilemas na educao trabalhador. 4 ed. So Paulo:Cortez, 1997.

8. GESTO Carga horria total 120h/a 100h

EMENTA: Mercado. Estrutura de uma empresa. Relaes humanas. Noes de contabilidade e administrao. Sistemas de produo. Qualidade total. Normas ISO 9000 e ISO 14000.

CONTEDOS: Estrutura de mercado Segmentos de mercado Culturas empresariais Princpios bsicos de planejamento, organizao, controle e direo Funcionamento dos diferentes setores da empresa Relaes humanas e interpessoais Estratgias de chefia e liderana Mtodos para a gesto e treinamento de Recursos Humanos Tcnicas de trabalho em grupo Aspectos fisco-legais e contbeis das pequenas e microempresas Abertura e organizao de uma microempresa. Funes e organizao de um sistema de materiais na empresa Estoques e controles de estoque Armazenamento e estocagem em almoxarifados

1 1

Anlise do comportamento produtivo de uma empresa: ponto de equilbrio entre produo e gastos Lay-out e a sua importncia na organizao da empresa Planejamento, elaborao, administrao e cumprimento das etapas nos processos de fabricao Funes e importncia do PCP numa empresa Sistemas de Produo. Sistema de Produo convencional e Sistema de Produo JIT (just in time). Sistema Kanban Norma ISO 9000 Norma ISO 14000 Aplicao das normas internacionais de qualidade. Qualidade Total. Aplicao das ferramentas e princpios da qualidade total para melhorar a organizao de uma empresa.

BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO, Idalberto: Introduo Teoria Geral da Administrao. Editora Campus TUBINO, D. F. Sistemas de Produo. A produtividade no Cho de Fbrica. Editora Bookman, Porto Alegre. VILA Jr., N. Administrao de Materiais e Produo . CEEP-Curitiba, Apostila

9. INGLS TCNICO Carga horria total 60h/a 50h

EMENTA: Leitura, interpretao e verso de textos tcnicos de ingls para portugus

CONTEDOS:

Verbos regulares e irregulares

1 2

Construo de frases Vocabulrio. Gramtica Leitura, interpretao e traduo de textos.

BIBLIOGRAFIA

MICAELIS

Dicionrio

Ingls/Portugus-

Portugus/Ingls.

Editora

Melhoramentos. COLLINS GEM - Dicionrio Ingls/Portugus- Portugus/Ingls. Editora Disal MURPHY, Raymond. Essencial Grammar in use. 2 edio. Cambridge University, 2002.

10. MQUINAS ELTRICAS

Carga horria total 100 h/a - 83 h

EMENTA: Circuitos magnticos. Transformadores. Mquinas de induo. Mquinas sncronas. Mquinas de corrente contnua. Mquinas monofsicas.

CONTEDOS: Grandezas magnticas fundamentais Circuitos magnticos Transformadores monofsicos Transformadores trifsicos Transformadores para instrumentos Caractersticas, funcionamento e comportamento das mquinas eltricas de induo Mquinas sncronas Caractersticas, funcionamento e tipos de ligao das mquinas eltricas de corrente contnua Mquinas monofsicas

1 3

Experincias de laboratrio com transformadores, mquinas de induo e mquinas de corrente contnua.

BIBLIOGRAFIA CARVALHO, G. Mquinas Eltricas Teoria e Ensaios. Editora rica DEL TORO, V. Fundamentos de Mquinas Eltricas. LTC Editora. Silva Filho, M. Mquinas Eltricas. CEEP-Curitiba, Apostila

11. MATEMTICA APLICADA ELETRNICA Carga horria total 60 h/a 50h

EMENTA: Nmeros inteiros e fracionrios. Potncias de 10. Regras de trs. Sistemas de equaes. Nmeros complexos. Grficos.

CONTEDOS: Operaes com nmeros inteiros e fracionrios Operaes com fraes. Potncias de 10 e notao cientfica Sistemas de unidades eltricas Regras de trs simples Sistemas de equaes do primeiro grau Tringulo retngulo Trigonometria Operaes com nmeros complexos Funes Grficos de funes.

BIBLIOGRAFIA GIOVANNI, J. R., BONJORNO, J. R. , GIOVANNI JR, J. R. Matemtica Fundamental. So Paulo: Editora FTD, 1994.

1 4

GIOVANNI, J. R., BONJORNO, J. R. Matemtica, Uma Nova Abordagem. So Paulo: Editora FTD 2000. MARCONDES, GENTIL e SRGIO. Matemtica Srie Novo Ensino Mdio Volume nico. Editora tica. PAIVA, M. Matemtica Volume nico. Editora Moderna. XAVIER e BARRETO. Matemtica: Aula por Aula Ensino Mdio Volumes I, II, III. Editora FTD. SILVA FILHO, M. Matemtica aplicada. CEEP-Curitiba, apostila.

12. REDES INDUSTRIAIS

Carga horria total 120 h/a - 100 h

EMENTA: Meios e circuitos para comunicao de dados. Modelos de redes industriais. Protocolos de comunicao.

CONTEDOS: Meios de transmisso de dados Tcnicas de multiplexao Caractersticas e funcionamento de modems analgicos Caractersticas e funcionamento de modems digitais Circuitos contendo multiplexadores para comunicao de dados. Modelos de redes industriais e suas caractersticas (ASI, MODBUS, PROFIBUS, FIELDBUS etc) Ethernet Intranet Manufatura integrada por computador (CIM) Protocolos de comunicao

1 5

Requisitos para que os equipamentos de uma rede se comuniquem entre si. Gerenciamento de redes industriais Softwares de simulao.

BIBLIOGRAFIA SOUSA, L. B. Projetos e Implementao de Redes. Editora rica VIEIRA, F. M. Trabalhando em Redes. Editora rica GASPARINI, A. F. L. Infra-Estrutura, Protocolos e Sistemas Operacionais de Lans Redes Locais. Editora rica MEDEIROS, J.C. Principios de Telecomunicaes. Erica, So Paulo

13. SEGURANA DO TRABALHO E CONTROLE AMBIENTAL Carga horria total 80h/a 67h

EMENTA: Acidentes e incidentes. Segurana no trabalho. Combate a incndio. Choque eltrico. Noes de primeiros socorros. Noes de ecologia.

CONTEDOS: Segurana Acidentes Incidentes Atos e condies inseguras Fatores pessoais Fatores do trabalho CIPA Preveno e combate a incndios Extintores de incndio Efeitos do choque eltrico Equipamentos de proteo individual e coletiva Primeiros socorros Gerenciamento de resduos

1 6

Responsabilidade social Processo de globalizao Impacto de novas tecnologias Instituies de controle, legislao e normatizao.

BIBLIOGRAFIA DE CICCO, Francesco. Manual sobre Sistemas de Gesto da Segurana e Sade no Trabalho. Vol. II. So Paulo. Risk Tecnologia. 1996. DONAIRE, D. Gesto ambiental na empresa. So Paulo: Ed. Atlas, 1999. MIGUEL, A. S. S.R. Manual de Higiene e Segurana do Trabalho Porto Editora. Chiavenato, Idalberto. Gesto de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. Editora: Campus. 2004. Manual de Legislao de Segurana e Medicina do Trabalho, 52 edio, editora Atlas, So Paulo, 2003. Normas Regulamentadoras. Editora Atlas, 63. Edio Zcchio, A. Prtica da preveno de acidentes: ABC da Segurana. 3.ed.rev.amp. SP-Atlas.

14. SISTEMAS ELETRNICOS

Carga horria total 120 h/a - 100 h

EMENTA: Sistemas de proteo. Fontes chaveadas. Conversores eletrnicos. No Breaks. Instrumentao. Teoria bsica de controle.

CONTEDOS: Filtros analgicos Fontes Chaveadas Conversores eletrnicos CC-CA Estabilizadores de tenso

1 7

Sistemas No Break Sistemas de Proteo eltrica, telefonia e dados Sistemas de segurana Sistemas de antenas Sistemas de TV Tcnicas de manuteno. Noes sobre instrumentao industrial e suas grandezas Teoria bsica de controle Malhas de Controle Realimentao Modelamento de estruturas automatizadas Sistemas computacionais Softwares de simulao Implementao de trabalho ou projeto de automao.

BIBLIOGRAFIA BEGA, Egdio Alberto. Instrumentao Industrial. 1a. edio , So Paulo: Intercincia, 2003 BOLTON, William Instrumentao e Controle. So Paulo: Hemus,2001. LabVIEW HELFRICK, A. D. & COOPER W. D. 1990. Instrumentao Eletrnica Moderna e Tcnicas de Medio. Prentice Hall do Brasil. FRANCHI, C. M. Acionamentos Industriais. Editora rica FRANCHI, C. H. Inversores de Freqncia. Teoria e Aplicaes. Editora rica

15. SISTEMAS MICROCONTROLADOS

Carga horria total 160 h/a - 133 h

1 8

EMENTA: Arquitetura de microprocessadores e microcontroladores. 8051. PIC. Ambientes de desenvolvimento.

CONTEDOS: Arquitetura de microprocessadores Arquitetura de microcontroladores O microcontrolador 8051 Linguagem Assembly Programao do microcontrolador 8051 Ambientes de desenvolvimento. Softwares de simulao. Linguagem C Arquitetura de microcontroladores PIC Ambientes de desenvolvimento Programao de microcontroladores PIC. Softwares de simulao.

BIBLIOGRAFIA NICOLOSI, D. E. C. Microcontroladores 8051, Erica, So Paulo SOUZA, D. J. de. Desbravando o PIC. Erica, So Paulo TOCCI, R. J., WIDMER, N. S. Sistemas Digitais, Princpios e Aplicaes. Prentice Hall (Pearson).

16. TELECOMUNICAES Carga horria total 120 h/a 100h

EMENTA: Sinais eltricos. Modulao. Amplificao. Converso de freqncia. Sistemas telefnicos. Centrais telefnicas. Sistemas de proteo associados.

CONTEDOS: Sinais eltricos Rudos 1 9

Noes de portadoras Modulao AM/FM. Modulao vestigial Osciladores de RF Moduladores e demoduladores de amplitude Moduladores e demoduladores de freqncia Moduladores e demoduladores chaveados Amplificadores sintonizados Filtros Conversores de freqncia Anlise e montagem de circuitos. Estruturas de sistemas telefnicos Aparelhos telefnicos Redes telefnicas Normas ABNT/Telebrs Simbologia Unidades de telecomunicaes Sinalizaes acsticas Tipos de centrais telefnicas (pblicas e privadas) Caractersticas da ligao telefnica Sistema de alimentao Sistemas de proteo.

BIBLIOGRAFIA AGUIAR, M.S. Telefonia Digital. Erica,So Paulo MARKOV, G. Antennas Progress Publisher, Moscow MEDEIROS, J.C. Principios de Telecomunicaes. Erica, So Paulo NASCIMENTO, H. Telecomunicaes, Segunda edio, Editora Makron Books, So Paulo 2000. GOMES, A. T. Telecomunicaes Transmisso e Recepo, 21. edio, Editora rica, So Paulo 2007. ALENCAR, M. S. Telefonia Digital. Editora rica, So Paulo, 1998

2 0

Jeszensky, P. J. Sistemas Telefnicos. Editora Manole

b. Plano de Estgio com Ato de Aprovao do NRE

1. Identificao da Instituio de Ensino: - Nome do estabelecimento: - Entidade mantenedora: - Endereo (rua, n., bairro): - Municpio: - NRE:

2. Identificao do curso: Habilitao: Eixo Tecnolgico: Carga horria total: Do curso: __________ horas Do estgio: _________ horas

3. Coordenao de Estgio: Nome do professor (es): Ano letivo:

4. Justificativa Concepes(educao profissional, curso, currculo, estgio); Insero do aluno no mundo do trabalho; Importncia do estgio como um dos elementos constituintes de sua formao;

2 1

que distingue o estgio das demais disciplinas e outros elementos que justifiquem a realizao do estgio

5. Objetivos do Estgio

6. Local (ais) de realizao do Estgio

7. Distribuio da Carga Horria (por semestre, perodo..)

8. Atividades do Estgio

9. Atribuies do Estabelecimento de Ensino

10. Atribuies do Coordenador

11. Atribuies do rgo/instituio que concede o Estgio

12. Atribuies do Estagirio

13. Forma de acompanhamento do Estgio

14. Avaliao do Estgio

15. Anexos, se houver O Plano de Estgio dos estabelecimentos de ensino que ofertam Cursos Tcnicos devem ser analisados pelo Ncleo Regional de Educao que emitir parecer prprio (Ofcio Circular n 047/2004 DEP/SEED).

c. Descrio das prticas profissionais previstas: (Descrever as prticas que a escola desenvolve em relao ao curso, tais como: palestras, visitas, seminrios, anlises de projetos e outros)

2 2

d. Matriz Curricular
Matriz Curricular Estabelecimento: Municpio Curso: TCNICO EM ELETRNICA Forma: SUBSEQUENTE Implantao gradativa a partir do ano Carga horria: 1760 h/a 1467 horas mais 200 horas de Turno: Estgio Profissional Supervisionado Mdulo: 20 Organizao: SEMESTRAL SEMESTRES hora/ 1 2 3 4 DISCIPLINAS horas aula T P T P T P T P 1 2 3 4 5 6 AUTOMAO INDUSTRIAL DESENHO ELTRICO ELETRICIDADE ELETRNICA ANALGICA ELETRONICA DIGITAL EQUIPAMENTOS ELTRICOS FUNDAMENTOS DO 7 TRABALHO 8 GESTO 9 INGLES TCNICO 10 MQUINAS ELTRICAS MATEMTICA APLICADA 11 ELETRNICA 12 REDES INDUSTRIAIS SEGURANA NO TRABALHO 13 E CONTROLE AMBIENTAL 14 SISTEMAS ELETRNICOS SISTEMAS 15 MICROCONTROLADOS 16 TELECOMUNICAES Total ESTGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO 1 1 3 3 3 2 3 2 2 2 2 2 2 3 1 3 160 80 200 180 80 80 40 133 67 167 150 67 67 33 50

3
3 3 3 2

3
60

60

50

2
4 1 1 2 22 22 22 6 2 3

4
80 1 1 2 22 6 67 100 133 100 1467 200

2 3
2

120 160 120 1760 240

2 3

IX SISTEMA DE AVALIAO E CRITRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS, COMPETNCIAS E EXPERINCIAS ANTERIORES

a. Sistema de Avaliao: A avaliao ser entendida como um dos aspectos do ensino pelo qual o professor estuda e interpreta os dados da aprendizagem e de seu prprio trabalho, com as finalidades de acompanhar e aperfeioar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar seus resultados, e o seu desempenho , em diferentes situaes de aprendizagem. Preponderaro os aspectos qualitativos da aprendizagem, considerada a interdisciplinariedade e a multidisciplinariedade dos contedos, com relevncia atividade crtica, capacidade de sntese e elaborao sobre a memorizao, num processo de avaliao contnua, permanente e cumulativa. A avaliao ser expressa por notas, sendo a mnima para aprovao 6,0 (seis vrgula zero). Recuperao de Estudos: O aluno cujo aproveitamento escolar for insuficiente ser submetido recuperao de estudos de forma concomitante ao perodo letivo.

b. Critrios de aproveitamento de conhecimentos e experincias anteriores

- Somente no Subseqente Art. 68 da Deliberao 09/06 CEE/PR O estabelecimento de ensino poder aproveitar mediante avaliao, competncia, conhecimentos e experincias anteriores, desde que diretamente relacionadas com o perfil profissional de concluso da respectiva qualificao ou habilitao profissional, adquiridas: no Ensino Mdio;

2 4

em qualificaes profissionais, etapas ou mdulos em nvel tcnico concludos em outros cursos, desde que cursados nos ltimos cinco anos;

em cursos de formao inicial e continuada de trabalhadores, no trabalho ou por meios informais;

em processos formais de certificao; no exterior.

- Solicitao e avaliao do aproveitamento de estudos (dever estar aprovado no Regimento Escolar): o aluno preencher o requerimento solicitando o aproveitamento de estudos, considerando o perfil profissional do curso tcnico e indicao dos cursos realizados anexando fotocpia a de

comprovao de todos os cursos ou conhecimentos adquiridos; uma comisso de professores, do curso tcnico, designada pela Direo far a anlise da documentao apresentada pelo aluno; mediante aprovao da comisso ser indicado os contedos (disciplinas) que devero ser estudadas pelo aluno a fim de realizar a avaliao, com data, hora marcada e professores escalados para aplicao e correo. Para efetivao da legalidade do aproveitamento de estudos ser lavrado ata constando o resultado final da avaliao e os contedos aproveitados, na forma legal e pedaggica.

Art. 69 da Deliberao 09/06 CEE/PR: A avaliao, para fins de aproveitamento de estudos, ser realizada conforme os critrios estabelecidos no Plano de Curso e no Regimento Escolar. X ARTICULAO COM O SETOR PRODUTIVO A articulao com o setor produtivo estabelecer uma relao entre o estabelecimento de ensino e instituies que tenham relao com o Curso Tcnico em Eletrnica, nas formas de entrevistas, visitas, palestras, reunies com temas especficos com profissionais das Instituies conveniadas. 2 5

Anexar os termos de convnio de firmados com empresas e outras instituies vinculadas ao curso. XI PLANO DE AVALIAO DO CURSO O Curso ser avaliado com instrumentos especficos, construdos pelo apoio pedaggico do estabelecimento de ensino para serem respondidos (amostragem de metade mais um) por alunos, professores, pais de alunos, representante(s) da comunidade, conselho escolar, APMF. Os resultados soluo. XII INDICAO DO COORDENADOR DE CURSO: Dever ser graduado com habilitao especfica e experincia comprovada. XIII INDICAO DO COORDENADOR DE ESTGIO (quando for o caso): Dever ser graduado com habilitao especfica e experincia comprovada. XIV RELAO DE DOCENTES Dever ser graduado com habilitao e qualificao especfica na disciplina que for indicado, anexando documentao comprobatria. XV CERTIFICADOS E DIPLOMAS a. Certificao: No haver certificados no Curso Tcnico Eletrnica, considerando que no h itinerrios alternativos para qualificao; b. Diploma: O aluno ao concluir o Curso Tcnico em Eletrnica conforme organizao curricular aprovada, receber o Diploma de Tcnico em Eletrnica. XVI RECURSOS MATERIAIS a. Biblioteca: (em espao fsico adequado e relacionar os itens da bibliografia especfica do curso, conter quantidade) 2 6 tabulados sero divulgados, com alternativas para

b. Laboratrio: de Informtica e se houver especfico do curso (relacionar os equipamentos e materiais essenciais ao curso) XVII CPIA DO REGIMENTO ESCOLAR E / OU ADENDO COM O RESPECTIVO ATO DE APROVAO DO NRE (A finalidade constatar as normas do curso indicado no plano) XVIII ANUNCIA DO CONSELHO ESCOLAR DO ESTABELECIMENTO MANTIDO PELO PODER PBLICO (ATA OU DECLARAO COM ASSINATURAS DOS MEMBROS)

XIX - PLANO DE FORMAO CONTINUADA (DOCENTES) (O estabelecimento dever descrever o plano de formao continuada)

2 7

S-ar putea să vă placă și