Sunteți pe pagina 1din 4

||MC13_CBNS3_01N783835||

CESPE/UnB MC/2013

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

O direito privacidade j desapareceu faz tempo no mundo em que vivemos. Esse direito foi desmantelado, antes mesmo que pelos espies, pela imprensa marrom e pelas revistas cor-de-rosa, pela ferocidade dos debatedores polticos que, em sua nsia de aniquilar o adversrio, no hesitam em expor luz suas intimidades mais secretas e por um pblico vido por invadir o mbito do privado a fim de saciar sua curiosidade com segredos de alcova, escndalos de famlia, relaes perigosas, intrigas, vcios, tudo aquilo que antigamente parecia vedado exposio pblica. Hoje, a fronteira entre o privado e o pblico se eclipsou e, embora existam leis que na aparncia protegem a privacidade, poucas pessoas apelam para os tribunais a fim de reclam-la, porque sabem que as possibilidades de que os juzes lhes deem razo so escassas. Desse modo, embora por inrcia continuemos utilizando a palavra escndalo, a realidade a esvaziou do seu contedo tradicional e da censura moral que implicava e passou a ser sinnimo de entretenimento legtimo.
Mrio Vargas Llosa. Aposentem os espies. Internet: <www.observatoriodaimprensa.com.br> (com adaptaes).

Uma pesquisa realizada em maio de 2001 pelo IBOPE nas nove principais regies metropolitanas brasileiras indicou que apenas 20% da populao estava conectada rede mundial

de computadores. Dos conectados, somente 87% navegavam por banda larga, conexo de alta velocidade. Apenas dois pases, Estados Unidos da Amrica (EUA) e Canad,

concentravam quase a metade do acesso mundial Internet, precisamente 41%. A sociedade rica usa com intensidade as redes informacionais para se comunicar, armazenar e processar

10

informaes, enquanto os pases pobres e em desenvolvimento tm suas populaes distantes dos benefcios das redes informacionais.

13

O cientista poltico canadense Arthur Kroker j havia alertado, em 1994, sobre a constituio de uma nova classe dirigente composta de administradores, formuladores e

16

executores da telemtica, uma verdadeira classe virtual. Essa nova elite comandaria uma sociedade partida entre inforricos e infopobres. Sua hiptese se chocava com as inmeras

Acerca da organizao das ideias e da estruturao lingustica do texto acima, julgue os itens seguintes.
1

19

promessas de que o mundo teria encontrado uma tecnologia intrinsecamente incorporadora e democratizante. Hoje, percebe-se que a tecnologia da informao no

O texto est dividido em trs partes apresentao de tese, apresentao de argumentos e concluso , demarcadas, respectivamente, assim: O direito privacidade j desapareceu faz tempo no mundo em que vivemos (R.1-2), Esse direito (...) so escassas (R.2-15) e Desse modo (...) entretenimento legtimo (R.15-18). As relaes semnticas textuais seriam mantidas caso, na linha 1, o vocbulo j fosse deslocado para imediatamente antes da expresso faz tempo. A substituio de continuemos (R.15) por continuamos no prejudicaria a coeso e a correo textual. Na linha 1, o emprego do sinal indicativo de crase em privacidade deve-se presena do substantivo direito, cujo complemento deve ser introduzido pela preposio a e, como o ncleo desse complemento um substantivo feminino determinado pelo artigo feminino a, este deve receber o acento grave. O pronome a em a esvaziou (R.16) retoma a expresso a palavra escndalo (R.16) e exerce a funo sinttica de objeto. Das ideias apresentadas no texto, depreende-se que, nas sociedades atuais, tcito o rompimento da fronteira da privacidade, no mais havendo, portanto, o direito impetrao de aes na justia sob a alegao de invaso de privacidade.

22

est tornando a sociedade mais equnime; ao contrrio, seu rpido espraiamento pelo planeta est causando mais desigualdade e dificuldade de super-la.
BRASIL. Portal Software Livre no Governo do Brasil. Incluso digital, software livre e globalizao contra-hegemnica. Internet: <www.softwarelivre.gov.br> (com adaptaes).

Julgue os itens a seguir, relativos s estruturas lingusticas e organizao das ideias do texto acima.
7

3 4

No

texto,

uso

do

futuro

do

subjuntivo

em

comandaria (R.17) indica uma situao factual.


8

A forma verbal navegavam (R.4) poderia ser usada no singular navegava sem prejuzo para a correo gramatical do texto.

De acordo com o texto, a maioria da populao brasileira tinha acesso Internet em 2001.

5 6

10

Os vocbulos Poltico, hiptese e rpido seguem a mesma regra de acentuao grfica. No trecho uma sociedade partida entre inforricos e infopobres (R.17-18), o prefixo info-, em ambas as ocorrncias, poderia ser substitudo por tecno- sem que houvesse alterao semntica ou sinttica do texto.
1

11

||MC13_CBNS3_01N783835||
1

CESPE/UnB MC/2013
1

10

13

16

19

22

Enquanto o Brasil se apressa para tentar aprovar uma legislao que regule o uso da Internet aps denncias de interceptao de dados no pas pelo governo dos EUA, especialistas divergem sobre a capacidade da Constituio e do Cdigo de Defesa do Consumidor nacionais de proteger a privacidade dos usurios de redes sociais e de servios de email e busca. Para um grupo de especialistas e professores de direito, no h dvidas de que crime, pelas leis brasileiras, a eventual entrega de informaes de cidados a um governo estrangeiro sem autorizao legal local. Segundo eles, nem mesmo a anuncia com os termos de adeso de redes como Facebook e Twitter ou de servios como o Gmail, do Google, que pressupem armazenagem e processamento de informao nos EUA, tornaria legal a transmisso de dados ao governo norte-americano. Sobre a suposta espionagem norte-americana, Ronaldo Lemos, colunista da Folha e fundador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundao Getlio Vargas, no Rio de Janeiro, afirma que a questo ultrapassa o campo jurdico e vai para o de poltica internacional e mostra as complexidades para os Estados nacionais legislarem sobre a rede. No Brasil, o tema envolve no s leis, mas tambm a infraestrutura de comunicaes, como centros armazenadores de dados e condies de gerenciar o trfego de informaes.
Flvia Marreiro e Isabel Fleck. Falta de legislao brasileira para a Web gera dvida. Internet: <http://www1.folha.uol.com.br> (com adaptaes).

10

13

16

19

22

25

Os servios pblicos de radiodifuso sempre tiveram papel crucial na sociedade democrtica ao oferecerem acesso a informao, diversidade e identidade cultural e mecanismos que colaborem com a participao dos cidados no debate pblico. Em geral, eles atuam no sistema de mdia como complementares aos servios comerciais, satisfazendo as necessidades de informao e os interesses aos quais o mercado no chega a responder. Ademais, a qualidade tem sua marca distintiva, muitas vezes servindo de parmetro para o setor de mdia como um todo em pases da Europa e nos EUA. Historicamente, os organismos de radiodifuso de servio pblico na Europa foram operados como monoplios protegidos por lei. Mas esses dias deixaram de ser uma realidade nas ltimas trs dcadas com a entrada de novos competidores da iniciativa privada. Hoje, est em vigor um duplo sistema, embasado no equilbrio entre organismos de radiodifuso de servio pblico e comerciais. Na Amrica Latina, o conceito de radiodifuso pblica relativamente recente. Na maioria dos pases do subcontinente, rdios e TVs sob controle de governos, universidades e fundaes pblicas, financiados com recursos do Estado, ainda no alcanaram plenamente a qualificao de meios pblicos que sirvam como exemplo de pluralismo para os outros meios, de incentivo ao debate ou de uma produo jornalstica independente. A condio de origem dessas emissoras, em parte, explica a dependncia organizacional e financeira de governos para sua sustentabilidade.
Nelia R. Del Bianco et al. Radiodifuso pblica: um desafio conceitual na Amrica Latina. In: Estudos em comunicao, n. o 12, dez./2012, p. 155-81 (com adaptaes).

Com base na organizao das ideias e na estruturao lingustica do texto acima, julgue os itens que se seguem.
18

Julgue os prximos itens com relao estrutura lingustica e organizao das ideias do texto acima.
12

As formas verbais afirma (R.19) e mostra (R.20) so ncleos de predicados de oraes que mantm relao de justaposio e contam com o mesmo sujeito: Ronaldo Lemos (R.16-17). Na orao No Brasil, o tema envolve no s leis (R.21-22), a expresso no s permite inferir que, nos EUA, a interceptao de dados pelo governo uma questo que se restringe ao aspecto legal. Enquanto, no primeiro pargrafo, tipicamente narrativo, o autor impessoal e, por isso mesmo, isento, no segundo pargrafo ele afirma ter havido a interceptao de dados pelo governo norte-americano e serve-se da expresso suposta espionagem (R.16) para ironizar esse comportamento. Na linha 1, o pronome se elemento integrante da forma verbal pronominal apressa e indica reciprocidade. Na linha 8, mantm-se as relaes sintticas e semnticas do texto ao se deslocar o termo pelas leis brasileiras para depois de que e antes de crime, com as devidas adaptaes de pontuao. No segundo pargrafo, o emprego das aspas marca a mudana de discurso do autor do texto.

A forma verbal satisfazendo (R.6) poderia ser substituda pela expresso visto que satisfazem sem prejuzo sinttico e semntico para o texto. O emprego da preposio em aos quais (R.7) se deve regncia do verbo responder (R.8). O sujeito das formas verbais atuam (R.5) e satisfazendo (R.6) remete-se aos servios pblicos de radiodifuso (R.1). Nas linhas de 11 a 13, o termo os organismos de radiodifuso de servio pblico na Europa o sujeito da orao construda em torno da locuo verbal foram operados e o termo como monoplios protegidos por lei um adjunto adverbial. No haveria alterao sinttica do texto nem prejuzo sua correo gramatical, caso o ponto-final imediatamente antes do conectivo Mas, no trecho protegidos por lei. Mas esses dias (R.13) fosse substitudo por vrgula, da seguinte forma: protegidos por lei, mas esses dias. O termo subcontinente (R.20) faz referncia ao termo Amrica Latina (R.18) e pode ser substitudo, sem alterao de sentido do texto, por sub-regio continental. Na linha 13, embora no se identifique no texto um referente gramatical explcito para a expresso esse dias, pode-se inferir que ela remeteria a um tempo em que vigeram os monoplios protegidos por lei na operao da radiodifuso pblica na Europa. A correo gramatical do texto seria mantida se, em acesso a informao (R.2-3), fosse empregado o acento indicativo de crase: acesso informao.
2

19 20 21

13

14

22

23

15 16

24

25

17

||MC13_CBNS3_01N783835||

CESPE/UnB MC/2013

Julgue os seguintes itens de acordo com o Manual de Redao da Presidncia da Repblica (MRPR).
26

Acerca da estrutura organizacional do Ministrio das Comunicaes (MC), julgue os itens a seguir.
41

Os ofcios e memorandos que contenham mais de uma pgina no podero ser impressos em ambas as faces das folhas de papel, mas seus eventuais anexos, sim. 27 Impessoalidade, clareza, uniformidade, conciso e uso da linguagem formal so princpios que se aplicam s comunicaes oficiais, pois elas sempre devem permitir uma nica interpretao. 28 O chefe de determinada seo administrativa pode expor sua convico a respeito de uma demanda em um documento oficial, desde que utilize a linguagem impessoal e se comunique em nome do servio pblico. 29 Os pronomes de tratamento, apesar de se referirem segunda pessoa gramatical, levam a concordncia para a terceira pessoa. Do mesmo modo, os adjetivos referentes a esses pronomes tambm fazem a concordncia no gnero do pronome, ou seja, no gnero feminino. Com base nas definies do MRPR sobre o formato das comunicaes oficiais, julgue os itens subsequentes.
30 31 32

As atribuies do Departamento de Indstria, Cincia e Tecnologia incluem o desenvolvimento de meios para a difuso das inovaes cientficas e tecnolgicas relativos aos servios de telecomunicaes, notadamente no que se refere aos projetos e programas financiados com recursos pblicos. Caso o Congresso Nacional aprove requerimento de informaes destinado ao MC, caber Secretaria Executiva do MC providenciar o atendimento. A Agncia Nacional de Telecomunicaes uma autarquia especial que, embora esteja vinculada ao MC, possui autonomia administrativa. A TELEBRS e a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos so estatais que atuam como rgos de assistncia direta e imediata ao ministro das Comunicaes. Considere que o ministro das Comunicaes no tenha compreendido com exatido determinada lei e a tenha submetido Consultoria Jurdica da Advocacia-Geral da Unio (AGU) para interpretao. Nessa situao, caber Consultoria Jurdica da AGU fixar a interpretao da lei a ser uniformemente seguida no mbito do MC e das entidades a ele vinculadas, quando no houver orientao normativa do advogado-geral da Unio. Cabe Secretaria Executiva do MC exercer a atividade de ouvidoria para questes relacionadas sociedade.

42

43

44

33

34 35

A mensagem no traz a identificao de seu signatrio. No padro ofcio, o incio de cada pargrafo do texto deve ter exatamente 3,5 cm de distncia da margem esquerda. Com a finalidade de tratar sobre assuntos oficiais, foram criados o aviso e o ofcio, modalidades praticamente idnticas, sendo que o ofcio tem a finalidade de informar o cidado sobre decises da administrao pblica que venham a interferir em sua vida, enquanto que o aviso tem a finalidade de informar quando tais decises sero executadas. O memorando, modalidade de comunicao entre unidades de um mesmo rgo, tem como principal caracterstica a rapidez e a simplicidade de procedimentos burocrticos. Tendo em vista sua caracterstica burocrtica, o memorando somente utilizado em carter administrativo. Ao vetar uma lei, o presidente da Repblica deve apresentar o seu veto mediante ofcio, pois esta uma exigncia do princpio da publicidade das comunicaes oficiais.

45

46

Em relao s disposies acerca da estrutura organizacional do MC, julgue os itens subsequentes.


47

Em relao ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.
36

37

38

39

40

As penalidades aplicveis pela comisso de tica incluem a advertncia informal, a advertncia formal e a censura tica, que devem ser informadas aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores para instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. A negativa de tornar pblico um ato administrativo enseja comprometimento tico contra o bem comum, por parte do servidor responsvel pela omisso, exceto nos casos justificveis que envolvam segurana nacional, investigao policial ou interesse superior do Estado e da administrao pblica. O servidor no deve obedincia absoluta aos superiores hierrquicos, cabendo-lhe negar a prtica de atos que visem beneficiar terceiros com favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou antiticas. No se considerar servidor pblico, para fins de apurao de comprometimento tico, aquele que, por fora de ato jurdico, preste servios de natureza temporria e gratuita ao Ministrio das Comunicaes. O servidor no exerccio de suas funes pblicas dever preocupar-se com valores de natureza tica como legalidade, justia, convenincia e honestidade.

Considere que determinada empresa prestadora de servio tenha cometido infrao relativa a servios de radiodifuso. Nessa situao, o Departamento de Acompanhamento e Avaliao de Servios de Comunicao Eletrnica poder propor a instaurao de procedimento administrativo para apurar a infrao, embora no possua autonomia para instaur-lo. Se uma empresa privada requerer licena para instalao e funcionamento de estao de servio de radiodifuso, caber ao Departamento de Outorga de Servios de Comunicao Eletrnica expedi-la. Um dos assuntos da rea de competncia do MC o servio postal. Caso o ministro das Comunicaes rena seus secretrios e dirigentes e determine que sejam envidados esforos com o objetivo de ampliar a articulao e promoo da conectividade Internet necessria incluso digital, de maneira consoante poltica de banda larga do governo federal, caber ao Departamento de Banda Larga articular e promover essa conectividade.
3

48

49 50

S-ar putea să vă placă și