Sunteți pe pagina 1din 8

INTRODUO COGNIO MUSICAL

J. Zula de Oliveira e-mail: jotazula@uol.com.br jotazula@neuromusic.com.br O que Cognio Musical? A origem do termo cognio cognoscere, termo latino que significa conhecer (pela origem). Cognio resultado da percepo de algum fenmeno. Percepo o processo que permite adquirir, interpretar, selecionar e organizar informaes sensoriais. Cognio musical (CM) pode ser entendida como o estudo dos processos mentais subjacentes que ocorrem quando algum se relaciona com a msica, produzindo-a ou apenas ouvindo-a. O campo de estudo da CM envolve vrias reas, como por exemplo, as das cincias cognitivas da teoria musical, da psicologia, da musicologia, da neurocincia, da cincia computacional, da filosofia etc. Mas em todos os casos fundamental o foco sobre os processos mentais envolvidos com as tarefas em questo. Estudos destas e de outras reas voltados para aspectos puramente tcnicos ou sociais ou histricos ou econmicos ou mesmo estticos, no pertencem CM propriamente dita. Seu Contedo Os estudos dos processos cognitivos so antigos, inclusive sobre os processos cognitivos da msica. Tm acompanhado evoluo dos estudos filosficos, psicolgicos, biolgicos, fisiolgicos etc. Mas somente a partir de 1980 que a CM estabeleceu-se como uma cincia autnoma, para isto tendo tido, um papel de destaque a Society for Music Perception and Cognition e o peridico Music Perception (visite www.uepress.edu/journal/mp/). A cincia da CM estuda como a mente, atravs da percepo, confere sentido msica ao ouvi-la ou pratic-la. Esta tarefa est relacionada com os processos cognitivos envolvidos quando os msicos desempenham-se musicalmente, seja compondo, seja interpretando, seja ouvindo. O campo da CM vasto. Alguns (no todos) tpicos deste campo so: a percepo pelo ouvinte de grupos de estruturas (motivos, frases, seces etc.); a percepo e produo do ritmo e do metro musical; as inferncias produzidas pela tonalidade; a ateno, as expectativas e a motivao geradas a partir da audio de eventos musicais, p. ex. de melodias, seqncias de acordes etc. as similaridades musicais e sua relao com outros campos da percepo humana; as respostas emotivas e a performance, p. ex. do intrprete ou do ouvinte: a capacidade de expresso que o desempenho musical acarreta.

De modo geral a CM pode ser entendida como o esforo para responder, sob o prisma da cincia, algumas questes sobre a relao entre msica e o homem. So muitas as questes, algumas j respondidas, outras respondidas pela metade e ainda outras com possibilidade de resposta bastante remota. Acresce dizer que algumas questes do campo musical, devido a sua m formao se tornam ainda mais difceis de responder. A rigor quase todos os temas relacionados com a msica podem ser estudados sob o ponto de vista da cognio musical, para isto bastando serem enfocados segundo os processos mentais que os movem. Segundo esta forma de ver e enfocar os assuntos, algumas questes que tm motivado os pesquisadores so1: 1. Origens musicais e Carter Musical Por que as pessoas fazem msica? Ser que o fazer-msica contribue de alguma forma para a sobrevivncia do gnero humano? H quanto tempo o homem faz msica? Como se originou o fazer-msica pelo homem? Por que cada cultura no mundo tem msica diferente? Animais so capazes de apreciar ou "entender " a msica humana? 2. Habilidade e Inteligncia Musicais Por que algumas pessoas so mais musicais do que outros? Quais so os elementos da habilidade musical? Inteligncia musical" independente da inteligncia geral? Talento musical pode ser identificado ou medido? Ser que podemos predizer quais crianas so musicalmente talentosas? Por que algumas pessoas" mostram-se surdas" para sons musicais? Algo pode ser feito para ajudar s pessoas que demonstram surdez para a msica a se tornarem mais musicais? Por que somente algumas pessoas tm "afinao" perfeita? Ser que uma afinao perfeita pode ser aprendida? Ser que a habilidade musical herdada? Como ser que algumas pessoas podem ouvir" o que est escrito em uma partitura sem qualquer som? Como os compositores sabem o que escrever quando compem? 3. Prazer e a Preferncia musicais Como msica desperta prazer? Por que o som de unhas sobre o teclado provoca um som to ruim como as unhas sobre um quadro negro?
1

Segundo o Grupo de Estudos da Cognio Musical de OSU.

O que faz com que sonoridades ou sons de corda soem de forma agradvel? Por que nossas preferncias musicais mudam s vezes com o passar do tempo? Por que as pessoas discordam gostando ou rejeitando certas msicas? Ser que as preferncias musicais esto relacionadas com a personalidade? Ser que todo mundo "ouve" msica do mesmo modo? Por que no gostamos de ouvir mais de um trecho de msica ao mesmo tempo? Por que precisamos tanto de msica e tanto de variedade musical? por que nos limitamos a ouvir as melhores obras? Por que algumas pessoas gostam mais de msica do que outras? Msica sempre tem que estar envolvida com sons? Pessoas surdas podem aprender apreciar msica apenas lendo uma partitura? Por que a maioria das pessoas prefere msica tonal quando comparada com msica atonal? 4. Desenvolvimento Musical Ser que o nosso ouvir musicalmente muda com o desenvolvimento e com a nossa velhice? Ser que as crianas experimentam msica da mesma forma que os adultos? Ser que a compreenso musical depende do contato com ela desde cedo? Ser que tocar msica para criana antes do nascimento tem algum valor? Como o desenvolvimento musical se relaciona com o desenvolvimento fsico aumentando a coordenao motora? Com treinar para que possamos escutar diferenciadamente? Ser que h certas experincias de vida (como xtase ou pesar) que possam contribuir para o entendimento de msica? 5. Organizao Musical Ser que a organizao da msica de alguma forma semelhante da fala ou do idioma? Por que melodia e ritmo so to importantes para a msica? Por que algumas progresses de acordes soam melhores do que outras? Ser que algumas escalas so melhor" do que outras? O que tonalidade? Qual ser a origem de vrias regras usadas na composio, a exemplo das regras de voz principalis ou cantus firmus no contraponto seiscentista? O que torna algum recurso musical"?

6. Msica e Memria Por que algumas melodias se grudam em sua cabea? Por que nem todas as melodias se grudam em sua cabea? Como as recordaes musicais so armazenadas no crebro? Por que no podemos recordar tudo o que alguma vez ouvimos? Nossa memria para msica pode ser melhorada? Como a repetio do prestar a ateno mudana de uma obra melhora nossa experincia sobre ela? Quanto a memria importante para a apreciao de uma obra musical? Como somos capazes de identificar instrumentos diferentes pelos seus sons? 7. Msica e Emoo Como a msica evoca emoes? H emoes que no podem ser evocadas atravs de msica, a exemplo de vergonha ou inveja? Por que algumas msicas nos torna nostlgico? Por que as pessoas gostam de escutar a msica que lhes causa tristeza? O que nos leva a no gostar de algumas canes? 8. Desempenho de Msica e Improvisao Por que existem os rubatos? por que a msica no executada estritamente de acordo com o tempo cronomtrico em que est escrita? O que faz com que algumas interpretaes de uma determinada msica sejam melhores do que outras? Por que os msicos tm que praticar tanto? Existe um modo melhor para praticar? Qual o melhor modo para ensinar os artistas (dotados?)? Por que alguns dotados padecem em determinadas fases? H o que se possa fazer para evitar ou pelo menos diminuir desconfortos em determinadas fases do aprendizado? Como grupos de artistas podem coordenar seus desempenhos? O que torna algumas pessoas capazes de improvisar msica? Como grupos de msicos so capazes de improvisar em conjunto? 9. As Influncias causadas pela Msica Msica "pode curar" as pessoas? Como a msica pode, de alguma maneira, corromper ou modificar o comportamento moral de algum? Msica de fundo ruim para voc?

Uma pessoa pode escutar msica demais? Ser que escutar msica torna algum mais inteligente? Ser que a ausncia completa de msica tem efeito prejudicial para as pessoas? Por que algumas msicas despertam nas pessoas vontade de danar? Por que a msica no provoca nas pessoas a vontade de cozinhar ou trabalhar no jardim? Por que fcil dirigir um carro e escutar msica ao mesmo tempo, enquanto que freqentemente difcil ler um livro e escutar a msica ao mesmo tempo? Por que algumas msicas so capazes de distrair do que outras? Msica um fenmeno espiritual? 10. Msica, Crebro e Corpo Como msica ou aspectos de msica (como por exemplo a altura ou o timbre) so representados no crebro? Ser que nossa fisiologia pessoal afeta nossa experincia de msica? Como a doena ou anormalidades fisiolgicas podem influenciar nossa experincia musical? O que acontece quando voc imagina" msica? Pode haver alucinaes musicais? Drogas podem aumentar prazer musical? Drogas podem intercepta o prazer musical? Em caso afirmativo, por qu? Msica "acontece" em uma parte particular do crebro? H estruturas do crebro especializadas s para msica? As mulheres e homens experimentam msica diferentemente? 11. Msica, Ambiente e Cultura Ser que podemos apreciar msica de outras culturas da mesma forma que as pessoas daquela cultura? Como as crianas se tornam aculturadas a uma determinada msica? Por que culturas ou estilos mudam? Como a histria de uma cultura especfica influencia o desenvolvimento do futuro msico? Uma msica pode nos revelar algo sobre as pessoas que a fazem? Qual o papel da msica numa determinada cultura? Uma cultura musical pode ser considerada superior outra? Como culturas musicais interagem entre si? H modos diferentes de "escutar"? O treino ou o esforo seria capaz de fazer-nos ouvir msica de forma diferente? O que a relao entre msica e as outras artes? H limites nos quais a msica pudesse atingir?

12. Modelando Msica atravs da Cognio Como podemos modelar a experincia musical? Como podemos modelar o pensamento musical? O que so as implicaes de conexionismos diante da modelagem musical? Ser que o conexionismo pode modelar corretamente a seqncia dos processos mentais segundo a dependncia temporal? Referncias para Leituras Fornecemos a seguir uma lista de leituras (colada do music-cognition center de Ohio), que podem ajudar na delimitao do campo de CM. A lista est organizada pelo nvel de dificuldade e, lgico, no completa. 1. Leituras Introdutrias Robert Jourdain. Music, the Brain, and Ecstasy: How Music Captures Our Imagination. New York: William Morrow and Company, 1997; 333 pages of main text. ISBN 0-688-14236-2 (hardback).
Trata-se de um livro de fcil leitura escrito por um jornalista da rea de cincias. O livro aborda um nmero de tpicos, incluindo audio, melodia, escalas, harmonia, tonalidade, dissonncia, alteraes sutis de percepo, ritmo presente psicolgico, prodgios musicais, crebro, memria, especializao hemisfrica, performance musical e o surgimento do prazer. Trata-se de um livro muito til a alunos sob vrios pontos de vista, inclusive o livro prope ainda conceitos importantes relacionadas com a rea da CM. 2.

Leituras Intermedirias

John A. Sloboda. The Musical Mind: The Cognitive Psychology of Music. Oxford: Oxford University Press, 1985; 268 pages of main text. ISBN 0-19-852114-6 (hardback); ISBN 0-19-852128-6 (paperback).
Uma introduo geral boa para o campo. O livro de Sloboda contm captulos em msica como uma habilidade cognitiva, msica & idioma, desempenho de msica, composio & improvisao, escutando msica, aprendizagem & desenvolvimento, e cultura & biologia. A desvantagem principal para este livro que muita pesquisa adicional ao assunto foi concluda desde que o livro foi publicado em 1985

Bob Snyder. Music and Memory: An Introduction. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2000; 243 pages of main text plus glossary of terms. ISBN 0-262-19441-4 (hardback). ISBN 0-262-69237-6 (paperback).
Este um livro bem escrito por um professor de composio. O livro prov uma reviso excelente de pesquisa sobre memria humana e ento espetculos como a estrutura de memria audvel ilumina muitos aspectos de organizao musical. A segunda metade do livro um pouco especulativa, mas a primeira informativa e atual..

David J. Hargreaves. The Developmental Psychology of Music. Cambridge: Cambridge University Press, 1986; 227 pages of main text. ISBN 0-521-30665-5 (hardback); ISBN 0-521-31415-1 (paperback).
Este livro prov um resumo til de pesquisa de msica relacionada infncia at a adolescncia. Um aspecto forte deste livro a discusso sobre a formao de gostos musicais. No entanto, muitas pesquisas foram realizadas desde que Sloboda publicou este livro foi publicado em 1986

W. Jay Dowling and Dane L. Harwood. Music Cognition. San Diego: Academic Press, 1986; 239 pages of main text. ISBN 0-12-221430-7 (hardback only)
Este livro orientado para mais tpicos de percepo do que o livro de Sloboda. Captulos pertencem percepo de som, consonncia & dissonncia, escalas musicais, organizao meldica, ateno musical & memria, ritmo, emoo & significando e aspectos culturais de msica. Dowling e o livro de Harwood mais tcnico que Sloboda, mas menor

Robert Francs. The Perception of Music. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1988; 352 pages of main text. ISBN 0-89859-688-2 (hardback).
Francs publicou este livro originalmente em 1958. Foi traduzido em ingls por Jay Dowling. Embora este livro seja antigo, sua leitura deliciosa, cheia de originalidade e perspiccia. Descreve vrios experincias sem igual levadas a cabo por Francs. H captulos em sintaxe de msica, a sensao de tonalidade, retrica musical & discurso, percepo meldica, percepo harmnica, estticas, significado de msica & simbolismo Enquanto muito de trabalho de Francs' tem sido citado, atravs das mais recente pesquisa, muitas das experincias dele ainda tm que ser seguidas e reexaminadas por investigadores modernos.

3. Leituras avanadas Diana Deutsch (editor). The Psychology of Music. Second edition. San Diego: Academic Press, 1999; 791 pages of main text. ISBN 0-12-213564-4 (hardback) ISBN 0-12-213565-2 (paperback)
Este livro contm 18 artigos de reviso em tpico bsico escrito por peritos em cada campo. Os Chapters include: The Nature of Musical Sound (John Pierce), Concert Halls (Manfred Schroeder), Music and the Auditory System (Norman Weinberger), Perception of Musical Tones (Rudolf Rasch & Reinier Plomp), Timbre (Jean-Claude Risset & David Wessel), Perception of Singing (Johan Sundberg), Intervals, Scales, and Tuning (Ed Burns), Absolute Pitch (Dixon Ward), Grouping Mechanisms (Diana Deutsch), Processing of Pitch Combinations (Diana Deutsch), Neural Networks and Tonality (Jamshed Bharucha), Hierarchy, Expectation and Style (Eugene Narmour), Rhythm (Eric Clarke), Music Performance (Alf Gabrielsson), Musical Development (Jay Dowling), Musical Ability (Rosamund Shuter-Dyson), Neurological Aspects of Music (Oscar Marin & David Perry), Cross-cultural Music Perception and Cognition (Edward Carterette & Roger Kendall). Embora esta coleo represente um dos recursos principais no campo, vrios artigos no esto atualizados (sobretudo a partir de 1999). alm, de no serem cobertos vrios tpicos importantes ou serem abordados de maneira superficial, notavelmente os relacionados com expectativa criadas a partir de audio musical, formas variadas de escala e emoo.

Carol Krumhansl. Cognitive Foundations of Musical Pitch. Oxford: Oxford University Press, 1990; 288 pages of main text. ISBN 0-19-505475-X (hardback).

Este livro apresenta os resultados dos estudos ontolgicos de Krumhansl de organizao da percepo relacionada com a altura. O livro reporta-se principalmente a perguntas relacionadas com a percepo de tonalidade. Como percebida e estabelecida a tonalidade? Quando uma modulao acontece, como se tem a sensao da nova tonalidade? A sensao de tonalidade inicial mantida depois da modulao? Ouvintes podem assistir simultaneamente a duas tonalidades? H um modo exclusivamente "atonal " de perceber passagens musicais? Tais questes so tratadas por vrios experimentos importantes da percepo. Uma reviso de livro est disponvel online (book review).

Richard Parncutt. Harmony: A Psychoacoustical Approach. Berlin: Springer-Verlag, 1989; 166 pages of main text. ISBN 0-387-51279-9 (hardback only).
Este livro bastante tcnico, mas prov uma teoria estimulante de harmonia. A teoria estende essencialmente e embeleza pesquisa pela psicoacstica de Ernst Terhardt. Embora o livro descreva como aspectos fisiolgicos de influncia sobre a audio, a percepo da altura e harmonia, a teoria trata a altura e harmonia como um phenomena que pode ser aprendido que surge da exposio a sons complexos tpicos do ambiente. Uma reviso do livro est disponvel em book review. .

David Huron. Tone and Voice: A Derivation of the Rules of Voice-leading from Perceptual Principles. Music Perception, Vol. 19, No. 1, pp. 1-64, 2001.
Este artigo prov uma explicao tcnica detalhada das origens das regras tradicionais do cantus firmus ou voz principalis. O artigo identifica por que muitos compositores organizaram suas partituras de acordo com prticas estabelecidas e tambm d conta de muitas das divergncias destas prticas. Explicaes so oferecidas sobre o porqu deveriam ser evitados unssonos, ou cruzamento das vozes" Por que isto soa mal?, por que acordes so formados desta e no de outras maneiras, por que quintas paralelas e oitavas podem ser problemticas e por que os compositores evitam oitavas expostas. O texto completo est disponvel online.

S-ar putea să vă placă și