Sunteți pe pagina 1din 15

Erratas Oficiais de D&D 4

Bom pessoal resolvi traduzir essa merda porque me encheram o saco e se tiver algum erro de portugus ou seu l foda-se, meu ingls de Yugi oh. Ento segurem as erratas

Erratas do livro 1
Erros de Mecnica (1 edio)

pg 64 - O poder Chuva Mstica concede aos bruxos do pacto ferico o bnus relativo apenas no dano, e no no ataque. pg 65 - O poder Coroa da Loucura, na linha Sustentao, deveria deixar claro que o alvo ataca um dos aliados do alvo. Da forma que est escrita, pode-se considerar que o bruxo manda o alvo atacar um dos aliados do prprio bruxo, devido definio de "aliado". pg 65 - No poder Patas de Aranha, remova a palavra "bsico" no fim da descrio. pg 69 - No poder Asas de Abissal, remova a palavra "bsico" na segunda linha do Efeito. pg 71 - No poder Maldio do Delrio Obscuro, na linha Fracasso, deveria deixar claro que o efeito acontece no comeo do turno do alvo. Alm disso, o alvo ataca um dos aliados dele. Da forma que est escrita, pode-se considerar que o bruxo manda o alvo atacar um dos aliados do prprio bruxo, devido definio de "aliado". pg 76 - Nas reas de influncia de Avandra, est faltando comrcio. Adicionado aos erros de mecnica por ser uma absteno. pg 128 - No poder Jaula de Energia, o alvo no possui linha de efeito para inimigos no-adjacentes. pg 140 - No poder Punio Fortificante, o bnus na CA igual ao modificador de Sabedoria do Paladino. pg 171 - No poder Erre com Vontade, o efeito dura at o comeo do prximo turno do alvo. pg 252 - O Amuleto da Sade +2 e o Amuleto do Voo Seguro +2 so itens de nvel 8, no 3. Por isso deveriam aparecer mais abaixo na tabela. pg 318 - Na ficha o nome da primeira percia est escrito "Acrobracia". A planilha disponibilizada no site da Devir corrigiu este erro.

Erros de Mecnica (1 reimpresso)


pg 36 - No poder Sopro de Drago, ignore o 2[A] na linha de nvel 11 e 21. pg 64 - O poder Chuva Mstica concede aos bruxos do pacto ferico o bnus relativo apenas no dano, e no no ataque. pg 128 - No poder Jaula de Energia, o alvo no possui linha de efeito para inimigos no-adjacentes. pg 140 - No poder Punio Fortificante, o bnus na CA igual ao modificador de Sabedoria do Paladino. pg 171 - No poder Erre com Vontade, o efeito dura at o comeo do prximo turno do alvo.

Erratas posteriores ao lanamento do livro


E que no foram errateados oficialmente pela Devir

pg 34 - Os bnus em valores de atributos para a raa Ano agora so: +2 em Constituio; +2 em Fora ou Sabedoria pg 36 - Os bnus em valores de atributos para a raa Draconato agora so: +2 em Carisma; +2 em Fora ou Constituio pg 38 - Os bnus em valores de atributos para a raa Eladrin agora so: +2 em Inteligncia; +2 em Destreza ou Carisma pg 40 - Os bnus em valores de atributos para a raa Elfo agora so: +2 em Destreza; +2 em Inteligncia ou Sabedoria pg 42 - Os bnus em valores de atributos para a raa Halfling agora so: +2 em Destreza; +2 em Constituio ou Carisma pg 44 - A raa Humano pode optar entre a caracterstica Poder Sem Limite Adicional, ou o poder racial Esforo Heroico, descrito abaixo:
o

Esforo Heroico - Poder Racial de Humano Sua concentrao extrema e energia inesgotvel significa que falhar no uma opo. Encontro No Exige Ao Pessoal Gatilho: O personagem fracassa em uma jogada de ataque ou um teste de resistncia. Efeito: O personagem recebe +4 de bnus racial na jogada de ataque ou no teste de resistncia.

pg 46 - Os bnus em valores de atributos para a raa Meio-Elfo agora so: +2 em Constituio; +2 em Sabedoria ou Carisma. Alm disto, eles podem optar entre a caracterstica racial Diletante, ou o poder racial Vocao para o Sucesso, descrito abaixo:

Vocao para o Sucesso - Poder Racial de Meio-Elfo Apenas sua presena o suficiente para alterar a balana da sorte favor de voc e seus aliados. Encontro Ao Mnima Exploso contgua 5 Alvo: O meio-elfo ou um aliado na exploso. Efeito: Escolha um dos efeitos abaixo: O alvo faz um teste de resistncia O alvo ajusta 2 quadrados com uma ao livre O alvo recebe +2 de bnus de poder em sua prxima jogada de ataque executada antes do final do prximo turno dele. O alvo recebe +4 de bnus de poder em seu prximo teste de percia executado antes do final do prximo turno dele.

pg 36 - Os bnus em valores de atributos para a raa Tiefling agora so: +2 em Carisma; +2 em Constituio ou Inteligncia pg 76 - O poder Afastar Mortos-Vivos foi severamente alterado. O alcance foi modificado para Exploso Contgua 2 (3 no nvel 11, 5 no nvel 21), e o dano s aumenta nos nveis 11 (pra 2d10 + modificador de Sabedoria) e 21 (3d10 + modificador de Sabedoria) pg 76 - O poder Palavra Sagrada perdeu a palavra-chave Divino. pg 79 - O poder Solo Consagrado no pode mais ser movido. pg 80 - O poder Poder Divino apenas concede regenerao enquanto o clrigo estiver sangrando. pg 81 - Altere o efeito do poder Refgio Astral para o que est escrito abaixo. O funcionamento no foi alterado, apenas clarificado.
o

Efeito: O alvo removido do jogo. O alvo fica fora do jogo pelos prximos dois turnos, e retorna no comeo de seu terceiro turno. At que retorne, o alvo pode gastar um pulso de cura a cada turno, mas no pode realizar aes. Quando o efeito terminar, o alvo retorna no espao que ocupava, ou no espao desocupado mais prximo.

pg 82 - O poder Fogo Purificante teve o dano reduzido de 3d10 para 2d10. pg 82 - O poder Selo da Abrigada teve o dano reduzido de 4d10 para 4d6. Alm disto, o efeito considerado terreno acidentado apenas para os inimigos. pg 82 - O poder Armadura Divina no possui mais a palavra-chave Cura. Alm disto, mude a linha efeito para o seguinte: "At o final do encontro, todos os alvos recebem +2 de bnus de poder na CA e resistncia 5 contra todos os tipos de dano." pg 83 - No poder Palavra Trovejante, o ajuste concedido aos aliados exige uma ao livre por parte deles. pg 83 - O poder Subjugar teve o alcance reduzido para Exploso de rea 1 a at 10 quad.

pg 83 - O poder Clera Sagrada perde a palavra-chave Implemento, e ganha a palavra-chave Arma. O dano alterado de 2d10 para 2[A], e a regenerao s funciona enquanto o clrigo estiver sangrando. pg 83 - O poder Tempestade de fogo teve o dano reduzido de 5d10 para 3d10. O alcance foi reduzido para exploso de rea 3 a at 10 quad. E por fim, os inimigos que terminarem o turno dentro da zona que sofrem o dano secundrio, no os que comeam. pg 83 - O poder Chamado das Trombetas ao Mar Astral perdeu a palavra-chave Teleporte. pg 84 - O poder Tocha da Cura teve o alcance reduzido para Exploso de rea 2 a at 10 quad. pg 84 - O poder Nimbo da Perdio causa metade do dano em um fracasso. pg 85 - O poder Palavra Sagrada teve o alcance reduzido para Exploso Contgua 2 pg 85 - O poder Selo de Proteo perde a palavra-chave Implemento, e ganha a palavra-chave Arma. O dano alterado de 3d10 para 3[A]. pg 86 - Altere o poder Tempestade Astral pelo seguinte:
o

Tempestade Astral - Ataque de Clrigo 29


Voc libera uma tempestade terrvel sobre seus inimigos, fazendo chover granizo, chamas, relmpagos e troves. Dirio Congelante, Divino, Eltrico, Flamejante, Implemento, Trovejante, Zona Ao Padro - Exploso de rea 3 a at 20 quad. Alvo: Os inimigos dentro da exploso Ataque: Sabedoria vs. Reflexos Sucesso: 4d10 + modificador de Sabedoria de dano congelante, eltrico, flamejante e trovejante. Fracasso: Metade do dano Efeito: A exploso cria uma zona at o final do prximo turno do clrigo. Sustentao Mnima: A zona persiste at o final do prximo turno do clrigo, e voc faz o ataque secundrio. Ataque Secundrio (Divino, Eltrico, Implemento) Alvo Secundrio: Todos os inimigos dentro da zona Ataque: Sabedoria vs. Reflexos Sucesso: 2d10 + modificador de Sabedoria de dano eltrico. Fracasso: Metade do dano.

pg 86 - Altere o poder Onda Astral pelo seguinte:


o

Onda Astral - Ataque de Anjo Vingador 11


Conforme seu aspecto angelical se manifesta, uma onda de energia astral emana de voc, e atropela seus inimigos com um efeito mortfero. Encontro Arma, Divino; Varia Ao Padro - Exploso contgua 2

Alvo: Os inimigos dentro da exploso Ataque: Fora vs. Vontade Sucesso: 2[A] + modificador de Fora de dano do mesmo tipo que voc escolheu para a sua caracterstica de trilha Vibrao Astral.

pg 88 - O poder Brado de Batalha pode usar Fora ou Sabedoria para determinar ataque e dano. pg 88 - O poder Amparo da Batalha s permite recuperar um poder de ataque de clrigo dirio, ao invs de qualquer poder dirio. pg 88 - Altere o poder Piras de Batalha para o seguinte:
o

Piras de Batalha - Ataque de Sacerdote de Guerra 20


Voc entoa uma orao poderosa que transforma seus inimigos em piras chamejantes de energia divina. Dirio Arma, Divino, Radiante Ao Padro - Exploso contgua 5 Alvo: Os inimigos dentro da exploso Ataque: Fora ou Sabedoria vs. Vontade Sucesso: 10 + modificador de Fora ou Sabedoria de dano radiante, e 5 de dano radiante contnuo (TR encerra). Faa um ataque secundrio. Ataque Secundrio Alvo Secundrio: Uma criatura a at 5 quadrados que esteja sofrendo dano contnuo advindo deste poder Ataque: Fora ou Sabedoria vs. Reflexos Sucesso: 5[A] + modificador de Fora ou Sabedoria de dano radiante. Efeito: At que o dano contnuo seja encerrado em todos os alvos primrios, o Sacerdote de Guerra pode usar uma ao padro para repetir o ataque secundrio.

pg 88 - A caracterstica de trilha Ataques Reluzentes s se aplica a poderes de Clrigo e de Servo Radiante. pg 88 - A caracterstica de trilha Ao Radiante define o valor do dano contnuo para 10. pg 88 - O poder Sol Restaurador causa dano em demnios ou mortos-vivos que terminarem o turno dentro da zona, e no nos que entrarem ou comearem o turno l. pg 88 - O poder Radincia Esplendorosa especifica que o alvo no afetado pelo ataque secundrio do poder. pg 90 - A Aptido com Armas dos Guerreiros apenas concede bnus em jogadas de ataque com a palavra-chave Arma. pg 94 - O poder Treinamento Defensivo agora fornece o bnus para as trs defesas, ao invs de s uma. pg 94 - Altere o poder Vem Buscar pelo seguinte:

Vem Buscar - Ataque de Guerreiro 7 Voc incita seus adversrios a se moverem na sua direo e desfere um golpe que eles jamais esquecero Encontro Arma, Marcial Ao Mnima Exploso contgua 3 Alvo: Os inimigos dentro da exploso e na linha de viso Ataque: Fora vs. Vontade Sucesso: O alvo puxado 2 quadrados, mas apenas se puder ficar adjacente ao guerreiro. Se o alvo estiver adjacente ao guerreiro ao final do movimento forado, ele sofre 1[A] de dano.

pg 97 - O poder Exorcismo de Ao agora funciona com qualquer item que o alvo esteja segurando, e no apenas armas. pg 98 - No poder Ato de Desespero, adicione ao final da linha Condio: "(...)e o guerreiro no pode ter usado um ponto de ao neste encontro" pg 98 - Altere o poder Motivao do Combatente pelo seguinte:
o

Motivao do Combatente - Ataque de Guerreiro 23 Voc atrai o oponente na sua direo e o golpeia com ataques consecutivos. Encontro Arma, Marcial Ao Mnima Exploso contgua 4 Alvo: Os inimigos dentro da exploso e na linha de viso Ataque: Fora vs. Vontade Sucesso: O alvo puxado 3 quadrados, mas apenas se puder ficar adjacente ao guerreiro. Se o alvo estiver adjacente ao guerreiro ao final do movimento forado, ele sofre 2[A] + modificador de Fora de dano.

pg 100 - No poder Conduzir a Batalha, o guerreiro s pode desferir o ataque sem limite como ao livre uma vez por rodada, ao invs de uma vez por turno. pg 100 - A caracterstica Foco Kensei apenas concede bnus em jogadas de ataque com a palavra-chave Arma. pg 101 - Na caracterstica Ao de Dano Adicional, o Lutador de Lias agora adiciona este bnus como dano extra em jogadas de dano. Desta forma, poderes que causam metade do dano em caso de Fracasso recebem apenas metade deste bnus. pg 101 - No poder Revindita Mortfera, remova a palavra-chave Arma. pg 101 - No poder Leo de Batalha, os alvos do ataque secundrio se movem com uma ao livre. Alm disto, a palavra-chave Medo s se aplica no ataque secundrio. pg 101 - A caracterstica Blitz do Ao s permite recarregar poderes de ataque por encontro. pg 102 - Substitua a linha Sucesso do poder mpeto da Linha de Frente pelo seguinte: Sucesso: 2[A] + modificador de Fora de dano e o alvo empurrado 1 quadrado. O vanguardista harto pode ajustar 1 quadrado na direo do alvo.

Neste caso, seus aliados a at 2 quadrados tambm ajustam 1 quadrado com uma ao livre. pg 104 - Ataque Furtivo agora pode ser usado uma vez por turno, e no uma vez por rodada. pg 107 - No poder Escalada Lpida, troque a linha efeito pela seguinte: "O ladino realiza um teste de Atletismo para escalar uma superfcie. Ele recebe +4 de bnus de poder no seu deslocamento enquanto estiver escalando durante este movimento." pg 109 - No poder Travessia de Sombra altere o pr-requisito e o efeito pelo abaixo:
o

Condio: O ladino deve estar escondido. Efeito: O ladino faz um teste de furtividade e percorre o seu deslocamento para um quadrado onde ele possua cobertura ou camuflagem. O ladino no recebe penalidades no teste caso se desloque mais que dois quadrados. A menos que o resultado no consiga superar a percepo passiva de algum inimigo, o ladino permanece escondido durante o movimento, mesmo que ele no tenha cobertura ou camuflagem durante este momento.

pg 119 - No truque Prestidigitao, remova o primeiro efeito. Prestidigitao no pode ser usada pra mover objetos. pg 120 - O poder Mos Ardentes causa metade do dano em caso de Fracasso. pg 120 - No poder Sono, troque a palavra-chave Sono por Encanto. pg 121 - O poder Esfera de Choque causa metade do dano em caso de Fracasso. pg 121 - O poder Bola de Fogo teve o dano modificado para 4d6 + modificador de Inteligncia de dano flamejante. pg 123 - No poder Relmpago, altere o poder a partir da linha Alvo pelo seguinte:
o

Alvo: Uma, duas, ou trs criaturas. Ataque: Inteligncia vs. Reflexos Sucesso: 2d6 + modificador de Inteligncia de dano eltrico. Fracasso: Metade do Dano.

pg 126 - No poder Desintegrar reduza os dados de dano da linha sucesso e fracasso em 1d10 (ficando 4d10 no sucesso e 2d10 no fracasso) pg 127 - O poder Corrente de Relmpagos tem como alvo secundrio uma ou duas criaturas. Alm disto, os ataques primrio, secundrio, e tercirio causam metade do dano em caso de fracasso. pg 128 - No poder Confuso, altere a linha Sucesso pelo seguinte:
o

Sucesso: 3d10 + modificador de Inteligncia de dano psquico. Efeito: No comeo do prximo turno do alvo, o mago pode usar uma ao livre para conduzir o alvo um nmero de quadrados igual ao deslocamento dele. Logo depois, o alvo faz um ataque bsico contra uma criatura escolha do mago como uma ao livre.

pg 134 - Altere as linhas Efeito e Especial do poder Desafio Divino pelo descrito abaixo. O poder foi revisado para clarificao e facilidade de uso.
o

Efeito: O paladino marca o alvo. O alvo fica marcado at que o paladino use este poder novamente. O alvo no estar mais marcado ao final do turno do paladino caso ele no engaje o alvo, ou seja, o paladino no o atacou durante seu ltimo turno, nem estava adjacente ao alvo no final de seu turno. Enquanto o alvo estiver marcado, ele sofre dano radiante na primeira ocasio em que desferir um ataque contra qualquer um de seus aliados que no inclua o paladino entre os alvos. O dano de 3 + modificador de carisma do paladino de dano radiante. Nvel 11: 6 + modificador de carisma do paladino de dano radiante. Nvel 21: 9 + modificador de carisma do paladino de dano radiante. Especial: Este poder pode ser usado apenas uma vez por turno.

pg 137 - O poder Clera dos Deuses agora d um bnus de poder no dano, ao invs de um bnus sem tipo. pg 160 - Na caracterstica Presena Inspiradora, adicione o seguinte ao final do pargrafo: "Se o aliado estiver na linha de viso de mais de um aliado senhor da guerra com esta caracterstica, ele recupera pontos de vida apenas de um deles ( escolha do aliado)" pg 160 - Na caracterstica Presena Ttica, adicione o seguinte ao final do pargrafo: "Se o aliado estiver na linha de viso de mais de um aliado senhor da guerra com esta caracterstica, ele recebe o bnus apenas de um deles ( escolha do aliado)" pg 161 - Remova a linha Ataque e Sucesso do poder Golpe do Comandante. Adicione a seguinte linha:
o

Efeito: Um de seus aliados pode fazer um ataque bsico corpo a corpo contra o alvo usando uma ao livre. Ele recebe um bnus na jogada de dano igual ao modificador de Inteligncia do senhor da guerra.

pg 161 - No poder Folha ao Vento, substitua a linha Sucesso pelo seguinte:


o

Sucesso: 2[A] + modificador de Fora de dano, e o senhor da guerra (se estiver adjacente ao alvo) ou um aliado adjacente ao alvo pode usar uma ao livre para trocar de lugar com o alvo, ajustando 1 quadrado, e conduzindo o alvo 1 quadrado.

pg 162 - No poder Liderar o Ataque, adicione metade do dano na linha Fracasso. Alm disto, o benefcio tanto da linha Sucesso quanto da Fracasso duram at o final do prximo turno do senhor da guerra ao invs de at o final do encontro. pg 163 - No poder Mono de Ao, adicione ao final da linha Sucesso "como uma ao livre". pg 163 - No poder Ponto Crucial, na linha Fracasso, o aliado tambm deve estar a at 5 quadrados do senhor da guerra.

pg 164 - No poder Cercar o Adversrio, o aliado pode ser conduzido at 5 quadrados. Todas as outras condies ainda se aplicam. pg 166 - No poder Avano do Senhor da Guerra, adicione ao final da linha Sucesso e Fracasso "como uma ao livre". pg 167 - No poder Dominar o Campo de Batalha, diminua o alcance para Exploso Contgua 5. Alm disto, o senhor da guerra no pode conduzir os inimigos para terreno de impedimento. pg 167 - No poder Coelhos e Lobos, adicione ao final da linha Sucesso "como uma ao livre". pg 168 - No poder Enxame Furioso, o poder no fornece mais bnus nas jogadas de ataque, o bnus nas jogadas de dano agora um bnus de poder, e em um fracasso, apenas um aliado faz um ataque bsico distncia. pg 168 - No poder Investida Devastadora, o bnus agora vale pra qualquer ataque feito em investida, no apenas ataques bsicos. pg 168 - No poder Perdio do Senhor da Guerra, elimine a frase "at o final do prximo turno do senhor da guerra". pg 169 - No poder Enfrentar a Morte, altere a linha Efeito para o seguinte: Efeito: Aps a resoluo do ataque do alvo, o aliado pode gastar um pulso de cura. pg 170 - O poder Ideia Genial permite recuperar um poder de ataque por encontro que j tenha sido utilizado neste combate. pg 170 - A caracterstica Honra e Glria concede um bnus de poder ao invs de um bnus sem tipo. pg 170 - No poder Controlar o Campo, substitua a linha Efeito pelo seguinte:
o

Efeito: Cada inimigo a 5 quadrados do cavaleiro comandante est marcado at o final do prximo turno, e cada um deles recebe 10 pontos de dano contnuo (TR encerra). Enquanto estiver adjacente ao cavaleiro comandante, os alvos tem uma penalidade no teste de resistncia contra este dano contnuo. A penalidade igual ao modificador de carisma do cavaleiro comandante.

pg 170 - A caracterstica Lmina Disciplinada requer que o marechal use a mesma arma no ataque seguinte para fornecer o bnus. pg 170 - A caracterstica Ao do Marechal da Lmina recupera um poder de ataque por encontro. pg 171 - Altere a linha Gatilho e Efeito do poder Ddiva do Marechal da Lmina pelo seguinte:
o

Gatilho: O marechal da lmina ativa um poder utilitrio de senhor da guerra que tenha ele mesmo ou um de seus aliados como alvo. Efeito: O poder afeta o marechal da lmina e um de seus aliados.

pg 197 - O talento Combate montado substitudo pelo seguinte:


o

Benefcio: A montaria do personagem no sofre a penalidade de -2 nas jogadas de ataque enquanto estiver sendo montada. Alm disto, enquanto o personagem estiver montando uma criatura, ela pode

realizar os testes de Acrobacia, Atletismo, Furtividade ou Tolerncia usando o bnus base de percia do personagem em vez do seu prprio, caso eles sejam maiores.

pg 197 - O talento Combater com Duas Armas concede seu benefcio para as duas armas que o personagem esteja empunhando. pg 198 - O talento Foco em Arma concede seu benefcio apenas para poderes com a palavra-chave Arma. pg 200 - Troque o benefcio do talento Prontido pelo seguinte: "O personagem no pode ser surpreendido e recebe +2 de bnus de talento nos testes de Percepo." pg 200 - No poder Radincia de Pelor, o alcance no escala conforme os niveis ( sempre Exploso Contgua 1), e a linha sucesso substituda pelo seguinte:
o

Sucesso: 1d10 + modificador de Sabedoria de dano radiante, e o alvo fica pasmo at o final do prximo turno do personagem. Nvel 11: 2d10 + modificador de Sabedoria de dano radiante. Nvel 21: 3d10 + modificador de Sabedoria de dano radiante.

pg 201 - Troque as linhas Alvo e Efeito do poder Resgate de Avandra pelo seguinte:
o

Alvo: Um aliado do mesmo tamanho do personagem. Efeito: O personagem e o alvo ajustam 1 quadrado, trocando de lugar.

pg 204, 205, 206 - Os talentos Fortitude Maior, Reflexos Rpidos, e Vontade de Ferro agora so talentos do estgio heroico, e o bnus na defesa correspondente aumenta para +3 no estgio exemplar, e +4 no estgio pico. pg 218 - A rapieira uma arma militar. pg 226 - Na seo Dirio, remova todo o texto aps a primeira sentena. Esta mudana torna o texto consistente com as novas regras de itens mgicos. pg 246 - Altere a propriedade do Escudo da Deflexo para o seguinte:
o

Propriedade: O personagem adquire resistncia 2 contra todos os ataques distncia ou de rea. Nvel 12: Resistncia 5 contra todos os ataques distncia ou de rea. Nvel 22: Resistncia 10 contra todos os ataques distncia ou de rea.

pg 251 - Altere a propriedade do Amuleto da Sade para o seguinte: "O personagem adquire resistncia vs. venenoso igual ao dobro do bnus de melhoria do amuleto." pg 260 - Na seo Itens Mgicos remova a primeira sentena. Esta mudana torna o texto consistente com as novas regras de itens mgicos. pg 305 - Altere a descrio do ritual Desencantar Item Mgico para o seguinte:
o

Este ritual destri um item mgico do seu nvel ou menor, e o item pode ser comum, incomum, ou raro. O ritual ento transforma o item em uma quantidade de residuum baseado na raridade do item: um quinto

do valor de um item comum, metade do valor de um item incomum, ou o valor de um item raro.

pg 306 - Adicione no final da descrio do ritual Encantar Item Mgico o seguinte:


o

Alternativamente, o personagem pode usar este ritual para aprimorar um item comum, incomum, ou raro para uma verso mais poderosa do item, que seja 5 nveis acima do nvel atual. A nova verso deve ser do nvel do personagem ou inferior, e o custo em componentes igual a diferena entre o valor da nova verso e da atual.

pg 311 - O ritual Preparar Poo s pode ser usado para criar poes comuns. Implementos - As regras gerais para implementos sofreram uma modificao.
o

Agora voc precisa apenas de proficincia com um implemento para utiliz-lo com qualquer poder de implemento que voc possua. Os talentos multiclasse que concedem proficincia com algum implemento permitem usar este implemento com qualquer poder que voc possua de qualquer classe. A regra anterior era que voc dependia de implementos de uma certa classe para poder usar poderes daquela classe. Ento um mago que tenha feito multiclasse com clrigo no poderia usar seu cajado para atacar com seus poderes de clrigo, assim como ele no poderia usar um smbolo sagrado para atacar com seus poderes de mago. A nova regra remove essa limitao. Talentos que concedem uma forma de usar um implemento especial para uma classe no permitem que se use o implemento especial para poderes de outras classes. Os talentos que se encaixam nessa limitao so Eladrin Sword Wizardry (Arcane Power), Crossbow Caster (Dragon 381), Moonbow Dedicate (Dragon 386), Bow Caster (Dragon 387), e Hells Implement (Dragon 369)

Raridade - Com o lanamento da linha Essentials, os itens mgicos agora so classificados com relao sua raridade. Itens de livros anteriores linha Essentials so considerados incomuns (no podem ser comprados nem criados, so revendidos a 50% do preo), a menos que seja dito o contrrio. No Livro do Jogador, os seguintes itens so considerados comuns (podem ser criados e comprados, so revendidos a 20% do preo):
o o o

Armadura de Ferro Negro Armadura Mgica Armadura Silvestre

o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o

Arma Mgica Arma Malvola Orbe Mgica Cajado Mgico Varinha Mgica Basto Mgico Basto da Recompensa Obscura Smbolo Sagrado Mgico Braadeiras do Golpe Poderoso Escudo da Deflexo Botas da Travessia Diadema da Acuidade culos da Noite Elmo da Batalha Amuleto da Proteo Manto lfico Amuleto do Voo Seguro Cinto do Vigor Poo de Cura Poo da Vida Poo da Recuperao Poo da Vitalidade

Guia do Mestre
Erros de Mecnica

pg 202 - Na rea 14, saltar da parte de cima faz o sujeito desabar por 2d6 x 3 m antes de parar.

Livro 2
Erros de Mecnica

pg 75 - O utilitrio Muralha de Pedra possui as palavras-chave Conjurao e Primitivo. Remova a palavra-chave Cura. pg 103 - No poder Terra Faminta, adiciona a seguinte linha antes da linha Efeito: Sucesso: 1[A] + modificador de Fora de dano

Erratas posteriores ao lanamento do livro


pg 8 - Os bnus em valores de atributos para a raa Deva agora so: +2 em Sabedoria; +2 em Inteligncia ou Carisma. pg 12 - Os bnus em valores de atributos para a raa Gnomo agora so: +2 em Inteligncia; +2 em Destreza ou Carisma. pg 14 - Os bnus em valores de atributos para a raa Golias agora so: +2 em Fora; +2 em Constituio ou Sabedoria. pg 16 - Os bnus em valores de atributos para a raa Meio-Orc agora so: +2 em Destreza; +2 em Fora ou Constituio. pg 68 - No poder Forma Selvagem, altere a terceira sentena do primeiro pargrafo da linha Efeito pelo seguinte: "Enquanto estiver na forma animal, o druida no pode utilizar poderes de ataque com a palavra-chave Arma ou Implemento, a menos que este poder tambm possua a palavra-chave Forma Animal. Porm voc pode sustentar estes poderes. pg 154 - No poder Convocar Companheiro Espiritual, adicione a seguinte condio: "Condio: Seu companheiro espiritual no pode estar presente". Isto clarifica que voc no pode ter mais de um companheiro espiritual ativo ao mesmo tempo, nem reconjur-lo com a mesma ao mnima usada para dispens-lo. pg 189 - O talento Treinamento Corpo a Corpo concede apenas metade do modificador do atributo escolhido no dano. Raridade - Com o lanamento da linha Essentials, os itens mgicos agora so classificados com relao sua raridade. Itens de livros anteriores linha Essentials so considerados incomuns (no podem ser comprados nem criados, so revendidos a 50% do preo), a menos que seja dito o contrrio. No Livro do Jogador 2, os seguintes itens so considerados comuns (podem ser criados e comprados, so revendidos a 20% do preo):

Basto da Esperana Triunfante Totem Mgico Totem da Colheita de Outono Totem do Esprito Puro

FAQ do Livro do Jogador 2 & 3


1. Quando voc usa o poder Ventos Vingadores, voc faz isso depois que o inimigo terminou todo o movimento, ou depois que ele se moveu um quadrado? Como uma reao imediata, voc deve esperar at que o alvo tenha completado seu movimento, mas no necessariamente que ele tenha completado sua ao. Algumas aes, como uma investida, comeam com um movimento, mas terminam com alguma coisa a mais depois disso. 2. O Companheiro Espiritual do Xam provoca ataques de oportunidade? O companheiro espiritual uma conjurao, e no uma criatura, ento ele no provoca ataques de oportunidade. A menos que seja dito o contrrio, o que no for uma criatura, no provoca ataques de oportunidade. 3. Voc precisa atacar um aliado com o ataque secundrio do Raio do Caos se no houver nenhum inimigo no alcance? No. A menos que seja dito o contrrio, voc no obrigada a atacar um aliado com um ataque secundrio de um poder corpo a corpo ou distncia, se o alvo for definido como "uma criatura", e no houver inimigos no alcance. 4. Um Brbaro do Vigor da Fria Sangrenta pode usar a Investida Clere depois de uma investida? Sim. Investida Clere uma ao livre, ento voc pode execut-la mesmo aps uma investida ter encerrado o seu turno. 5. Quando eu utilizo um poder como a Pira Explosiva, eu adiciono o meu bnus de melhoria do implemento quando jogar o dano adicional quando um inimigo entra em um quadrado adjacente ao alvo? Sim. Todas as vezes que voc jogar o dano de um poder de implemento, voc adiciona o bnus de melhoria. 6. Se eu utilizar uma exploso ou rajada que possui as palavra-chaves Eltrico e Trovejante, se eu possuir o talento Aproximao da Tempestade, eu recebo o bnus imediatamente ao usar o poder? Sim. Se voc jogar mltiplos ataques com um poder eltrico e trovejante e um dos ataques acertar, voc pode aplicar o bnus de +1 nas jogadas de ataque restantes. 7. O que acontece se eu usar o poder Golpe Avassalador com uma arma de alcance?Eu ainda s posso ajustar 1 quadrado? Meu oponente pode ser conduzido? A arma utilizada no poder no possui nenhum efeito na distncia do ajuste ou da conduo, e se voc conduzir o alvo, ele deve terminar o movimento no quadrado que voc ocupava. 8. O talento Recuperao Rpida menciona gastar pulsos de cura aps um descanso prolongado. Como eu fao isso? Sinta-se livre para ignorar esta parte. Apenas a parte sobre gastar pulsos de cura aps um descanso breve relevante.

9. As regras ditam que conjuraes, como o Companheiro Espiritual do Xam, podem flutuar no ar. Isto significa que eu posso conjurar o esprito no ar para atacar uma criatura voadora? Sim. 10. Com relao aos multiclasses eu recebo os talentos de ambas as raas ou classes? No, voc recebe apenas os talentos no especficos e talentos especficos para multiclasses 11. Tenho penalidade nos bnus raciais? No, voc s recebe os bnus que forem iguais em ambas as raas ou classes

S-ar putea să vă placă și