Sunteți pe pagina 1din 8

1 Parte O Pr-Encontro ...

e porque isso te farei, prepara-te, Israel, para te encontrares com o Teu Deus - Ams 4:12b Informaes Gerais Para o ministrador O que o Pr-Encontro? um tempo de ministrao especfica e direcionada para que o novo convertido entenda os processos espirituais nos quais est envolvido agora que aceitou a Jesus. um tempo de aprender a ouvir a voz de Deus atravs da Palavra ensinada, promovendo crescimento espiritual (Fp 2:12). Nestas reunies o novo convertido ter oportunidade de se auto-avaliar, de pensar sobre sua converso e seu interesse em prosseguir nos caminhos de Jesus.

tempo de sondagem; o discipulador poder avaliar se o novo convertido est realmente respondendo aos processos e se est apto a ir ao Encontro (Os. 6:3). Princpios do PrEncontro Todos devem seguir rigidamente os horrios estabelecidos, tanto o do incio como o do trmino (tanto para a liderana como para os discpulos). Os discpulos s podero ir ao Encontro se tiverem participado de, no mnimo, 3 reunies do Pr-Encontro e tendo o discipulador tomado a responsabilidade de passar, ao discpulo, o estudo que lhe faltou. Isto deve ser seguido rigidamente, s existindo exceo em casos extremos (doenas, trabalho, etc.). Caso contrrio, o encontrista dever ser convidado a participar do prximo Pr-Encontro. Os questionrios das respectivas lies do Pr-Encontro, devero ser fotocopiados e entregues aos encontristas. Isto agiliza o processo. Os discpulos devero procurar copiar tudo, ou o que for possvel, em um caderno pessoal, para uma melhor fixao das ministraes. Estrutura Funcional do Pr-Encontro Quatro reunies previamente marcadas: Uma vez por semana - rigorosamente Exatamente uma hora de reunio

O local das reunies deve ser proporcional ao nmero de encontristas, com ambiente adequado ao bom desempenho do processo ensino-aprendizagem.

1 Dia - Lio 01 Pr-Encontro Tema: O Pecado e Suas Consequncias Texto: Romanos 3:23 Carga Horria: 1 hora Informaes para o Ministrador: Dar uma palavra de boas-vindas. Dar palavras de nimo e de vitria. Motivar os candidatos a encontristas a irem ao Encontro. Enfatizar que Deus nos transportou das trevas para o Reino do Filho do seu amor, portanto somos templos do Esprito Santo. Levar os encontristas a confessarem que so pecadores (H 240 textos que dizem que somos pecadores). Explanar sinteticamente o que a Igreja do Senhor Jesus.

1 - Introduo Ao criar o universo, Deus o fez debaixo de princpios espirituais eternos regidos por Ele mesmo. Estes princpios so inviolveis, pois Ele justo e bondoso. Deus colocou limites entre o cu e a terra, estrelas e estrelas, sol e lua, planetas e planetas, continentes e pases, departamentos e estados. Existe uma fronteira entre o homem e Deus: o nosso pecado fez separao entre Deus e o homem (Is. 59:2). Essa fronteira s removida pela obra da cruz (Gl 3:13). Ao criar o homem Deus buscou nele um amigo, um filho, um herdeiro de tudo aquilo que Ele mesmo possui, mas este homem deveria ter poder de deciso para interagir com o Senhor do Universo em toda a dimenso. Este homem pecou e distanciou-se de Deus, a partir da uma srie de situaes novas passaram a ocorrer, afetando diretamente os rumos da humanidade. Passo a passo entenderemos os propsitos eternos de Deus e o seu desejo de que este homem tenha um ENCONTRO com Ele (1 Tm 2:4).

2 - Princpios Espirituais 2.1 - H leis espirituais Existem princpios que governam o mundo fsico, e que nos conduzem ao conhecimento de Deus. Assim como existem leis fsicas que governam o universo, existem leis espirituais

que governam seu relacionamento com Deus. A nossa existncia no mundo fsico teve o aval do mundo espiritual. Tudo no reino fsico tem sua base no espiritual; tudo no reino natural tem a sua origem no sobrenatural. Todo homem precisa saber disso. No plano espiritual o homem pecou. Todo pecador precisa se arrepender (At 3:19). Este o propsito de Deus (Rm 3:23). No h excees, todos pecaram e o salrio do pecado a morte (Rm 6-23). Observao para o instrutor

Pea aos discpulos para repetirem esta frase: "Todo honrem pecador e precisa de arrependimento. Eu sou pecador e preciso de arrependimento. "

2.2 - Existe recompensa para o pecado Tudo no mundo natural tem origem no mundo espiritual. Como entrou o pecado no mundo? Atravs da quebra dos princpios divinos, da renncia ao governo de Deus. Isto abriu a brecha para que o pecado reinasse e desse frutos. Agora estamos distante da glria de Deus (Rm. 3:23). Este pecado se chama rebelio, insubmisso. uma herana maligna de Satans, que se insurgiu contra Deus, usando um agente no plano fsico (Ado) para quebrar um princpio espiritual. Assim sendo, a recompensa do pecado a morte eterna, separao total de Deus.

2.3 - Existem legalidades para a entrada do pecado O pecado entrou por um homem: Ado. Ele deveria dar cobertura para Eva, mas foi negligente. Quando se fala em Ado deve-se generalizar para homens e mulheres. Esta palavra tambm est relacionada a casal, pois so uma s carne (Gn 2-24). Pelo primeiro Ado entrou o pecado no mundo. Pelo ltimo Ado (Jesus), a redeno. Pela rebelio foi estabelecido o pecado (Rm 5:14). Com o pecado o homem ficou sem comunho com Deus (Is 59:2). Todo homem em pecado est condenado (Rm 6:23). Deus quer homens santos (1 Pe 1: 14-16).

3 - Existe legalidade para se mortificar o pecado Jesus (o ltimo Ado) quem nos resgata (1 Co. 15-22; 15:45). Nele est a legalidade para se mortificar o pecado na nossa vida. O ltimo Ado me conscientiza de que sou criado imagem e semelhana de Deus. O ltimo Ado derrota a morte e nos d a vida eterna (1 Jo. 5:11-12). O ltimo Ado tem um plano para minha vida e eu preciso conhecer este plano (1 Pe. 2:9b). O ltimo Ado foi feito Esprito vivificante. O ltimo Ado me tirou do imprio de trevas e me trouxe para o reino de luz (Cl 1: 13-18)

3.1 - Qual o plano de Deus para as nossas vidas? Por que Jesus Cristo morreu e ressuscitou? O plano trazer para ns a Sua vida, trazer restaurao. "Ele o primognito entre os irmos". Jesus ressuscitou para restaurar a minha vida. Todo aquele que conhece o plano do ltimo Ado no vive no pecado; o pecado no tem domnio sobre si (Rm. 6:14). No estou debaixo da lei, no sou mais escravo do pecado. Jesus Cristo o Senhor da minha vida e Ele real para mim.

4 - Concluso Temos a herana do pecado e, sem Jesus, estamos destitudos da glria de Deus. Somos pecadores. Se negarmos isto, vamos atrair maldio (esprito de engano) e dizer que Deus mentiu (1 Jo 1:10). S Jesus nos liberta do pecado. Devo reconhecer que sou pecador (Rm. 3:23) e, como tal, confessar os pecados. A semente de Deus estando em mim, j no posso viver na prtica do pecado, pois amo a Deus (1 Jo. 3:9). Pela redeno do ltimo Ado somos perdoados. Se pecarmos temos um advogado (1 Jo. 2:1). Confesse 1 Jo 1:5-9.

5 Questionrio INFORMAES PARA O MINISTRADOR

O ministrador dever entregar cpias fotocopiadas do questionrio, para que seja preenchido em casa. O instrutor explica que devem ler as passagens bblicas citadas e responder o questionrio de acordo com o entendido. O mesmo dever, obrigatoriamente, ser corrigido na prxima reunio do Pr-Encontro.

O instrutor dever observar quem de fato fez o exerccio (motivando todos a serem participativos). Deve-se evitar que as reunies ultrapassem a 100 pessoas, pois fica difcil o acompanhamento. O que todo pecador precisa? Arrependimento. Quem pecou? - Rm. 3:23 Todos pecaram; eu pequei. Qual o salrio do pecado? - Rm. 6:23 A morte. Como entrou o pecado no mundo? Pela rebelio, insubmisso e desobedincia do homem. Por intermdio de quem entrou o pecado? - 1 Co. 15:22 Ado. Qual a misso do ltimo Ado? - Rm. 5:18 Trazer justificao e vida ao homem condenado e morto. 7. Leia Rm. 6: 1 5 e responda: O pecado tem domnio sobre voc ? Por qu? - Rm. 6:14 No. Estou debaixo da graa. Antes voc era criatura, quem voc agora no Reino? (Jo. 1:12). Filho de Deus. Leia Jo 3:16 e responda: Qual a expresso do amor de Deus? Dar o seu prprio filho para morrer pelos nossos (meus) pecados. Fim da Lio

ORIENTAAO PARA O MINISTRADOR Aquele que aceitou a Jesus. Essa pessoa no vive na prtica do pecado. Aps o questionrio, sempre que possvel, deve-se orar com todos, ministrando sobre as dificuldades da pessoa e de seus futuros discpulos. Deve-se renunciar os pecados, e quebrar as fortalezas das trevas. Conduzir cada pessoa a reconhecer que pecador e a confessar os pecados que ainda esto por ser confessados. Promover quebrantamento com libertao das amarras do pecado, atravs da orao. Ministrar tocando nas vidas.

Lembre-os de que tudo o que receberem, iro dar. 2 Dia - Lio 02 Pr-Encontro

Tema: O Primeiro Ado e o ltimo Ado: Morte e Ressurreio Texto: 1 Corntios 15:22 Carga Horria: 1 hora Influncia do primeiro e do ltimo Ado sobre mim

1.1- Primeiro AdoRm 5:12 - Todos fomos feitos pecadores por causa de Ado.Rm 5:14 Por causa de uma transgresso de um homem, todos conhecemos a morte. A princpio parece injustia o fato de a morte reinar mesmo sobre aqueles que no pecaram semelhana de Ado. Ado colocado como nosso Pai, significando uma categoria de parentesco que a ningum dado o direito de escolha. A expresso paulina: "em Ado todos morrem" (1 Co 15:22a) refere-se, ento, a 100% da humanidade: todos fomos feitos pecadores e por isso todos experimentamos a morte.

1.2 - ltimo Ado(Ler 1 Corntios 15:45 e Romanos 5-18b.) O que parecia injustia (um nico ato de Ado nos trazer a morte), reveste-se na maior misericrdia, quando o juiz maior se satisfaz com tambm apenas um ato de um s homem, Jesus, para dar opo de vida a todos. Agora colocamos Jesus, ltimo Ado, no como nosso Pai, mas como nosso marido, significando uma categoria de parentesco que a todos Deus d o direito de escolher (Nm 36:6). Ento, a expresso de Paulo: "... todos sero vivificados em Jesus" no se refere a 100% da humanidade, mas a 100% daqueles que escolheram o marido, isto , todos que O receberam como Senhor e Salvador (Jo 1:12). O primeiro Ado influencia toda a humanidade, de forma inexorvel, rgida, transformando todos em pecadores. O ltimo Ado, Jesus, influencia a todos que de forma original, O aceitem, O queiram, sendo transformados em justos. A morte espiritual um fato pelo qual todo ser humano passa; a vida eterna, pelo contrrio, s experimentada por todos que optem, que queiram receber o ltimo Ado em suas

vidas. 2 - Redeno o que Jesus fez por mim diante do diabo Exemplo: Redeno o ato de uma pessoa rica ir a uma feira de escravos e pagar a carta de alforria de algum escravo, dando-lhe a sua liberdade. Colossenses 2:14-15 nos informa que o "escrito de dvida" que era contra ns Jesus j cancelou, rasgou, porque nos comprou por preo (1 Co 6:20), e preo alto (1 Pe 1: 18-19). Com esta redeno ou resgate, Jesus cancelou todo o argumento do diabo contra ns (Rm 8:1). Ao cancelar nossas dvidas, Jesus, ltimo Ado, nos liberta do imprio das trevas, onde tnhamos a natureza pecaminosa, e nos transporia para o seu Reino, onde adquirimos a natureza justa (Cl 1: 13-14). 3 - O que Jesus fez por mim diante de Deus ... Os pecadores no prevalecero na congregao dos justos. (Sl 1:5b) Uma a congregao dos pecadores; outra a congregao dos justos. ... no se promulga lei para justos, mas para... pecadores (1 Tm 1:9) Diante da lei, um o cidado justo, outro o cidado pecador. Romanos 5:8 nos informa que a grandeza da prova do amor de Deus por ns est no fato de Jesus ter morrido por ns quando ainda ramos pecadores. A o apstolo introduz o verso 9 dizendo "muito mais agora (no tempo em que no somos mais pecadores, mas justos), seremos salvos da sua ira". Eu era pecador pela filiao de Ado, mas agora, quando Jesus o meu marido, sou justo. 4 - Santificao - o que Jesus espera de mim 1 Pe 1: 14-16; Hb 12:14; Ap 22:11 Quem santo ainda peca? Peca. Mas o pecado na nossa vida deve ser acidente, e no hbito, uma vez que a natureza pecaminosa j foi arrancada de ns e fomos regenerados da semente incorruptvel que a Palavra de Deus (1 Pe 1:23). O captulo 6 da Carta de Romanos nos informa que no estamos mais debaixo do domnio do pecado. "Digo, porm: Andai pelo Esprito, e no haveis de cumprir a cobia da carne." (GI 5:16) Em Rm 12:1-2 aprendemos que, se com diligncia e inteligncia buscamos a renovao de nossa alma frgil, a sade mental proposta pelo Senhor (renovao da mente) nos ajudar indubitavelmente a experimentar sempre a vontade de Deus em todos os momentos da vida, como boa, agradvel e perfeita, experincia esta que nos garantir vivermos a vida santa de Deus proposta para ns. 5 - Acusao o que o Diabo sempre far

Em Apocalipse 12:10-11 - Satans nos acusa diariamente. A vitria contra a acusao, que ele faz ao nos lembrar fatos reais de pecado, est em: - O sangue de Jesus - 1 Jo 1:7-9 - elemento purificador. A Palavra de Deus - Rm 8: 1 - o estar em Cristo me isenta, me exime da culpa. Em Miquias 7:19 lemos a promessa de que Deus "lanar todos os nossos pecados no fundo do mar. E a memorvel Corie Then Bonn completa: "e l Deus colocou uma placa dizendo: PROIBIDO PESCAR'. Fim da Lio

ORIENTAAO PARA O MINISTRADOR Incentivar os encontristas a irem ao Encontro; todos precisam ir. importante cumprir todas as fases do pr-encontro, para que haja um Encontro de Qualidade. Incentivar que os encontristas se inscreveram para o Encontro. Que eles no deixem para a ltima hora.

S-ar putea să vă placă și