Sunteți pe pagina 1din 25

METEOROLOGIA PREVISES METEOROLOGICAS

renata

Como surgiu a Meteorologia

Registros histricos mostram o surgimento da previso de tempo no perodo das cavernas, com os homens primitivos, h milhes de anos. Um homem primitivo observou umas nuvens negras ao horizonte, um bando de pssaros no cu, apanhou um punhado de terra e lanou-a ao alto para saber a direo do vento. Esta atitude to simples deus incio a histria de um dos estudos de maior importncia no crescimento e desenvolvimento de um pas. J nessa poca saber tudo o que pudesse sobre o tempo era mais que uma descoberta, mas uma questo de sobrevivncia, pois, a partir, desses conhecimentos saberiam como e quando caar. Esse homem das cavernas no deixou nenhuma indicao de conhecimentos concretos sobre a atmosfera. A meteorologia era pouco conhecida at mesmo pelas civilizaes mais adiantadas. A populao egpcia tinha grande preocupao com o rio Nilo, porm pouco se sabia sobre meteorologia j que o clima quase no variava durante o ano. Durante toda a Antiguidade as chuvas, ventos e tempestades entre outros eram consideradas obras dos deuses e qualquer tipo de pergunta era considerado sacrilgio. J no Novo Testamento a previso de tempo surgiu atravs da palavra de Deus como na passagem em que Elias Disse a J: ... do sul vem o tufo e do norte vem o frio.... Assim aconteceu com No que previu 40 dias de chuvas e com Jos que atravs de um sonho previu sete anos de abundncia e sete anos de fome no Egito. Os babilnios h seis mil anos deixaram vestgios sobre estudos, mas cientificamente, foram os gregos os primeiros a estudar a atmosfera alguns sculos mais tarde. Um dos mais brilhantes pensadores gregos de todos os tempos, Aristteles, foi quem mais estudou a meteorologia. O sbio estudou as nuvens, a chuva, o vento, o trovo, o orvalho e as condies de tempo associadas. Chegou a escrever um livro chamado Meteorologia cujo significado coisas acima da Terra. Por falta de alguns instrumentos como termmetro,

barmetro to utilizados hoje, Aristteles cometeu alguns erros, mas muitos acertos. Mesmo sem instrumentos, como j foi dito, foi capaz de previso precisa sobre as chuvas. O livro de Aristteles no caiu no gosto popular e Teofrasto, outro grego, que utilizando-se da leitura de Meteorologia escreveu O livro dos Sinais bem ao gosto popular da poca. Neste, relatava oito maneiras de previso de chuvas e centenas de provrbios sobre previso de tempo, muitas dessas regras hoje absurdas. Tudo o que gregos e romanos precisavam fazer para saber sobre tempo era abrir o livro na pgina certa. S na Idade Mdia, considerada a Idade das Trevas que a meteorologia voltou a marcar passo. At o renascimento a obra de Aristteles foi ltima palavra em meteorologia o que o denominou o pai da Meteorologia. Com tudo isso a previso de tempo s foi estabelecida em meados do sculo XVIII pelo cientista Frances Jean Baptiste de Monet.

A Previso de Tempo nos Novos Tempos

Antigamente previso de tempo sempre preocupou o homem, porm, as previses de tempo s comearam a serem feitas em forma sistemtica na Europa no final do sculo XIX. Naquela poca, a Meteorologia era uma cincia basicamente observacional, as previses possuam pouca confiabilidade e eram feitas para um prazo mximo de 24 horas. Com a Segunda Guerra Mundial, a meteorologia teve um grande avano devido necessidade de determinar rotas de vos e navegao, assim como definir estratgias militares. Neste perodo, foram realizadas as primeiras sondagens atmosfricas, permitindo descobrir a estrutura e funcionamento da alta atmosfera e sua grande influncia sobre o estado do tempo. O radar meteorolgico foi desenvolvido a partir do radar militar, pois em dias de chuva as imagens ficavam mais difusas. Estas melhoras na observao atmosfrica, complementadas dcadas depois pelo desenvolvimento dos satlites meteorolgicos, foram acompanhadas pelo surgimento de novas teorias que tinham a finalidade de explicar o funcionamento dos sistemas de tempo. Nesta poca, a previso baseava-se na observao da atmosfera manualmente representada em mapas meteorolgicos. A partir destes dados, os previsores prognosticavam o movimento dos
3

sistemas meteorolgicos, utilizando a sua experincia e algumas metodologias simples. Portanto, a confiabilidade destas previses era baixa e com prazo mximo de 36 horas.

Como so feitas as previses

A previso do tempo chega rpido em nossa casa por meio da televiso e do rdio e quase sempre certeira. Hoje em dia, o clima est em constante alterao, assim temos que ficar atentos nas mudanas do tempo, para nos adequar ao clima daquele dia. Temos que aproveitar dessas novas tecnologias, que so estudadas pelos profissionais em institutos e que esto sendo oferecidas como servio de utilidade pblica, tendo tambm como finalidade de alertar a populao. Por trs da garota do tempo e da computao grfica que vemos, existe muito mais coisas que imaginamos, h uma srie de pessoas que estudam o tempo e organizam as informaes. A previso de tempo o produto que chega para o usurio depois de vrias anlises feitas pelos meteorologistas. Por traz deste resultado existe muitas operaes matemticas e analises que so necessrias para a interpretao do que poder acontecer. O meteorologista necessita saber como est a atmosfera no momento em que se renem e avaliam o comportamento, atravs de diagnsticos de imagem de satlite, cartas de superfcies e dados observados. Esses dados observados so um chute inicial para uma simulao matemtica do que a atmosfrica esta vendo para o estado futuro. A previso numrica de tempo utilizada como uma das mais importantes ferramentas da meteorologia nos ltimos anos. Para se fazer uma simulao numrica necessrios equipamentos com caractersticas e qualidade, por isso, a necessidade de supercomputadores que possam fazer os clculos matemticos, rapidamente, e disponibilizar para anlise dos meteorologistas. O Modelo de Circulao Geral da Atmosfera (MCGA) do CPTEC tem sido utilizado para a realizao de previso climtica, no CPTEC, desde janeiro de 1995. As previses so realizadas mensalmente e so usadas quatro condies iniciais de quatro dias consecutivos do meio do ms. Para cada condio inicial, o MCGA integrado duas vezes, uma com condies de contorno inferior dadas por valores climatolgicos da Temperatura da Superfcie do Mar (TSM) e outra com

TSMs observadas entre a data da condio inicial at o ms no qual est sendo feita a integrao, e anomalias de TSM persistidas para os meses de previso. So feitas mdias das diferenas entre as integraes de previso-controler para fornecer a previso do conjunto, para 4 meses. Os resultados mensais e trimestrais so analisados, com os destaques para as previses sazonais.

Como funcionam as previses meteorolgicas

As condies meteorolgicas, o tempo, o prever como ele vai ser, dependem de medies corretas das variveis meteorolgicas ( temperatura, umidade, presso, etc). Estas medies devem ser realizadas sempre em intervalos regulares e em vrias estaes meteorolgicas. Os previsores precisam de informaes a cerca da atmosfera e em todo o mundo, junto superfcie e a vrios nveis de altitude. Nenhum sistema de medio pode fornecer todas as informaes necessrias para a realizao de uma previso, por esse motivo so utilizados vrios meios e mtodos para obteno de tais informaes.

O Surgimento da Modelagem Numrica

A atmosfera, como sistema fsico, regida por um sistema de equaes matemticas que deriva da segunda lei de Newton e do desenvolvimento do clculo diferencial (Sculo XVIII). Porm, o sistema de equaes que determina o movimento da atmosfera muito complexo e no pode ser resolvido de forma exata e analtica exigindo algumas aproximaes. No incio do sculo houve uma tentativa de resolver estas equaes manualmente: milhares de pessoas demoram mais de 48 horas para fazer uma previso de 24 horas, obtendo resultados desastrosos. A partir disto, os meteorologistas perceberam a grande necessidade de realizar operaes numricas mais rpidas e de contar com um sistema de adequaes mais simplificado e eficiente.

Uma inveno do computador da dcada de 50 possibilitou rodas pela primeira vez previses de tempo em forma numrica, surgindo os primeiros modelos atmosfricos. Os primeiros modelos eram muito simples e representavam a atmosfera composta por uma nica camada como se fosse um oceano de ar. Gradativamente, com o desenvolvimento de computadores mais rpidos e eficientes, os modelos numricos ficaram mais precisos e completos. J nas dcadas de 70 e 80, a Europa e Estados Unidos possuam modelos relativamente sofisticados, embora no Brasil, as previses ainda eram feitas em forma subjetiva, aproveitando as informaes de modelos rodados no exterior. A matemtica utilizada em diversas reas do conhecimento e, onde menos se espera, l esta ela para tentar explicar e compreender os fenmenos fsicos, qumicos, ambientais e sociais. A criao de modelos matemticos para explicar esses fenmenos de fundamental importncia para tomada de decises e criao de estratgias para lidar com as mais variadas situaes.

Pluvimetro

Diariamente somos informados sobre a previso do tempo nos mais diversos meios de comunicao. Uma serie de variveis responsvel pela determinao de uma boa previso do tempo, dentre elas podemos destacar: a presso atmosfrica, a temperatura, a umidade e a precipitao, que a quantidade de chuva em um determinado perodo de tempo. Muitas vezes nem damos a ateno devida a essas previses, mas elas so de grande valia para o setor agropecurio e para a preveno de tragdias relacionadas a deslizamentos e enchentes. Saber o volume de chuva de uma determinada regio tambm muito importante e o mtodo para calcular esse volume desconhecido de grande parte da populao. O clculo desse volume envolve apenas conceitos de geometria espacial e plana. O pluvimetro um aparelho meteorolgico destinado a medir, em milmetros, a altura da lmina de gua gerada pela chuva que caiu numa rea de 1m. Dizer que em uma regio choveu 100mm significa que em uma rea de 1m, a lmina de agua formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milmetros.
6

Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paraleleppedo de 1 m de rea da base e altura de 100 mm = 0,1metros Assim, o volume da chuva ser dado por: V = (rea da base) x altura V = 1x0,1 = 0,1m Esse volume pode ser determinado em litros, lembrando que 1m = 1000 litros. Assim, uma chuva de 100 mm equivale a um volume, em litros, de? V= 0,1 x 1000 = 100 litros Isso implica dizer que para cada metro quadrado da regio, houve uma precipitao de 100 litros.

rgos responsveis

No Brasil, diversos rgos pblicos e privados fazem a previso do tempo. Nacionalmente, os principais so o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que tem o Centro de Previso de Tempo e Estudo Climticos, CPTEC, e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O INMET tem sede em Braslia e administra mais de 400 estaes pelo pas. Dez distritos regionais recebem, processam e enviam dados para a Sede, que os reenviam por satlite para todo mundo. Alm dos rgos nacionais, h tambm os estaduais, como os Institutos Tecnolgicos SIMEPAR (Sistema Meteorolgico do Paran). Cientificamente falando, os primeiros estudos climticos se iniciaram no perodo de guerras mundiais, onde, at ento, o estudo e pesquisa tinha apenas fins militares. Com o passar do tempo,

os pases de diversas partes do mundo comearam a trabalhar em conjunto e surgiu, assim, a Organizao Meteorolgica (OMM), em 1950. A OMM no um rgo que consegue controlar tudo sozinha, a organizao conta com aeronaves e navios conveniados que tambm so responsveis por mandar para a estao dados como a condio do oceano, ventos e chuvas. Todos imaginam que as previses so feitas somente pelos satlites, e no isso que acontece, o satlite tem uma funo importante, so aparelhos que ficam sobre a Terra mandando imagens boas da condio e movimentao das nuvens, mas no tudo. A OMM organiza as informaes vindas de 182 pases por meio de trs centrais principais em Washington (EUA), Melbourne (Austrlia) e Moscou (Rssia). E a cada trs horas ( isso se no houver nenhum alerta vermelho) distribui os dados para que cada pas possa utilizar as informaes. A coleta de dados meteorolgicos automtica, e comea com dezenas de estaes espelhadas pelo estado. Dessas estaes, 40 so completas, que tm equipamentos para obter informaes sobre temperatura, direo e velocidade do vento, umidade relativa, chuva, presso atmosfrica e radiao solar. As outras 40 so utilizadas unicamente para medir o nvel de rios durante chuvas.Os sensores dos equipamentos das estaes so conectados a um datalogger programvel para atualizar estatsticas a cada 15 minutos. Os dados so enviados no banco de dados, bastando o meteorologista acess-los por uma intranet.

Exemplo de estao de superfcie em Curitiba, no Paran. (Fonte da imagem: Baixaki)

Inicialmente, a transmisso das informaes era feita via satlite. De trs anos para c, feita por banda de celular. Pela via satlite, os dados eram transmitidos de trs em trs horas (era o tempo para a abertura de um canal pblico), via celular, as atualizaes so feitas de 15 em 15 minutos. As estaes meteorolgicas do SIMEPAR so alimentadas por painis de energia solar. Pelo mundo, esto espalhadas mais de 10 mil estaes meteorolgicas. Outras mini estaes cobrem os lugares onde no h uma estao convencional ou automtica (em aeroportos, por exemplo). Avies tambm complementam a captao de dados pelo globo. Alm das redes automticas, h tambm as redes convencionais, que dependem que uma pessoa faa a leitura dos dados. O INPE passou a automatizar as estaes, mas ainda , basicamente, convencional. No caso de estaes convencionais, o ideal que se faa a leitura de trs em trs horas, mas isso no acontece sempre. Os radares meteorolgicos h dois tipos bsicos de radares: NEXRAD e Doppler. NEXRAD so utilizados para detectar temperaturas e tornados. Dopplers so capazes de analisar nuvens e deslocamento delas, portanto ajudam aeroportos a definir melhores rotas. O SIMEPAR possui um radar meteorolgico automtico, instalado no municpio de Teixeira Soares e opera remotamente a 160 km de distncia, em Curitiba.

O radar do SIMEPAR, na cidade de Teixeira Soares, no Paran. (fonte da imagem: Baixaki)

Esse radar Doppler de banda S. ele capaz de apontar a quantidade de gotas de chuva dentro de uma nuvem que est potencialmente em movimentao, prevendo e monitorando chuvas em detalhes. As medies envolvem uma rea de at 480 km de raio.Os dados so obtidos a cada 7,5 minutos, praticamente em tempo real, e o radar interligado ao sistema de estaes em superfcie. As imagens de satlite so produzidas atravs de sensores que absorvem a energia emitida pelos corpos. As imagens podem ser mapeadas e as diferente freqncias captadas e retransmitidas pelo satlite so visualizadas com cores diferenciadas, s quais por sua vez so correlacionadas com diversos tipos de situao: chuvas, nevoeiros e concentrao de umidade.

Exemplo de imagem de satlite. (Fonte da imagem: The Weather Channel) H satlites geoestacionrios e de rbita polar. Os geoestacionrios esto a mais de 30 mil quilmetros de altura e orbitam na mesma velocidade da Terra. Os de rbita polar esto posicionados mais prximos da Terra, portanto obtm imagens mais aproximadas. Satlites so capazes de mostrar a movimentao de nuvens, alm da temperatura, vapor dgua e umidade. O SIMEPAR tem uma estao de recepo de imagens, com acesso aos satlites da NOAA (agncia norte-americana) e da EUMETSAT (agnciaeuropeia). Ao adquirir uma estao de

10

recepo, a atualizao das imagens acontece a cada 30 minutos, diferentemente da informao pblica que atualizada a cada trs horas.

Imagem de satlite. (fonte da imagem: SIMEPAR)

O SIMEPAR tambm conta com um conjunto de antenas espalhadas pelo estado do Paran que detectam raios. So seis estaes remotas de recepo, sincronizadas por GPS. Atravs da tecnologia LPATS (sigla para LightningPositionigandTracking System, ou seja, Sistema de Rastreamento e Posicionamento de Raios), os meteorologistas recebem, em questo de segundos, onde um raio caiu (em latitude e longitude), a corrente da nuvem at o solo e a claridade. A margem de erro de apenas 500 metros. E para concluir todos esses processos so os computadores de alto desempenho que so utilizados para reunir e interpretar dados e imagens que chegam tanto de estaes quanto de satlites e outros aparelhos. Os computadores tambm processam e modelam a atmosfera a fim de fazer previses e mapas tridimensionais. As previses so feitas a partir de equaes fsico-matemticas que tentam representar a fsica da atmosfera. No caso de modelos de escala global, a previso de at sete dias, separados

11

em intervalos de seis em seis horas. A previso considerada boa para at trs dias. Trata-se de um modelo, e a entra o conhecimento do meteorologista que vai interpretar o modelo. No caso do SIMEPAR, devido s finalidade especficas e localizadas do instituto, no so necessrias supercomputadores. Os modelos so reduzidos, portanto os resultados so mais rpidos, de hora em hora.

CPTEC Centro de Previso de Tempo e Estudos Climticos

O Centro de Previso de Tempo e Estudos Climticos CPTEC comeou a ser idealizados em meados dos anos 80, quando pesquisadores e o prprio governo brasileiro tomaram conscincia da necessidade do pas sair do atraso na previso de tempo. Nesta poca, pases mais avanados j dominavam h anos metodologias de previso meteorolgica com uso de supercomputadores. Com a inaugurao do CPTEC, em novembro de 1994, houve uma rpida e contnua modernizao da meteorologia brasileira. Atualmente, o Brasil iguala-se aos pases mais avanados na previso de tempo e, principalmente, na previso climtica, rea de atividade restrita a um seleto grupo de oito pases. Antes da criao do CPTEC, as previses de tempo eram fornecidas para at um dia e meio de antecedncia, com ndice de 60% de acerto. Hoje as previses so geradas para at 15 dias, com 98% de acerto para as 48 h, chegando a 70% com cinco dias. A tendncia, com a operao da terceira gerao de supercomputadores do CPTEC, de que as previses alcancem perodos mais longos, mantendo a confiabilidade. A constante atualizao do sistema computacional tem permitido no somente previses mais confiveis, mas tambm de melhor qualidade para micro regies. O modelo regional do CPTEC j chega a uma resoluo de 20 quilmetros. Isto significa ter capacidade para gerar previses de tempo com maior grau de detalhamento para cidades prximas como So Paulo e cidades da regio do Grande ABC.

12

As previses climticas, fornecidas com at trs meses de antecedncia, tambm tm demonstrado importncia estratgica no planejamento de atividades econmicas e sociais. A previso de eventos naturais como El Nino ou La Nia que provocam chuvas intensas e secas para regies diferentes do Pas, tem auxiliado governos de diferentes esferas em aes para atenuar danos materiais e perdas humanas. Em meados de 2002, iniciaram-se os estudos de meio ambiente e hoje j com o super computador SX-6, da NEC, adquirido em 2003, iniciou-se uma nova etapa na pesquisa e na previso climtica, possibilitando rodar modelos que projetem diferentes cenrios climticos para at 100 anos, a partir da simulao de diferentes situaes ambientais. No caso da Amaznia ser possvel inferir como ser o clima desta regio com o avano do desmatamento.

A Maturidade do SX6 e o avano da Meteorologia

Tendo a responsabilidade tecnolgica de prover informaes meteorolgicas cada vez mais confiveis, refinadas e mais especializadas, o CPTEC contratou o fornecimento de um novo e potente sistema computacional que integra as melhores caractersticas de processamento de altssimo desempenho existentes: um cluster com 12 supercomputadores NEC SX6. Este sistema se apresenta com o desafiante paradigma de programao em memrias compartilhadas e distribudas. Este grande desafio vem no momento em que o CPTEC encontra-se plenamente preparado para enfrent-lo. O primeiro lote (ou primeira parte do SX6) chegou em agosto de 2002 e foi inaugurado em dezembro do mesmo ano, e j trouxe uma enorme vantagem ao pas com relao melhoria na qualidade de previses de tempo e clima. Este novo conceito permitiu, alm do aumento da resoluo dos modelos, tambm a produo de prognsticos climticos mais confiveis atravs da tcnica de execuo do modelo global em spanersos membros (chamado "emsemble") que j estava sendo executado com o SX4 (supercomputador NEC com oito processadores 1998 at 2004). Espera-se tambm os avanos utilizando modelos regionais na previso de longo prazo (chamado de Eta Climtico) e o avano nas reas de cenrios de mudanas climticas. O Brasil comeou seus estudos, nessa rea, em agosto de 2003 com a criao de uma spaniso de Clima e
13

Meio Ambiente. At 2004 o At 2004 o CPTEC/INPE possua 4 (quatro) Supercomputadores SX6 com 32 processadores, 256GIGAFLOPS de desempenho, com 128GIGABYTES de memria e 70 TETRABYTES de disco. O segundo lote (ou o SX6 Completo) classificou o Brasil como um pas de alto desempenho em Supercomputao, em comparao com pases de destaque nessa rea no mundo. Com o SX6 completo somos o maior pas do Hemisfrio Sul, em Supercomputao, e os meteorologistas podem seguir seu desafio: Meteorologia sempre a servio da Sociedade, com muito confiabilidade e equilbrio.

O SX6 do CPTEC em nmeros

12 Supercompatdores SX6; 96 processadores; 768 GFLOPS de performace de pico; 768 GBYTES de Memria; 16 TBYTES de disco; 49.470 metros de cabos; Peso total: 13.500 quilos; rea para instalao: 12 x 12 metros.

Com tudo isso a confiabilidade das previses passaram a ser 100% em 24 horas chegando em torno de 70% com 5 dias de antecedncia. Antigamente a previso era feita somente com as anlises observacionais e imagens de satlite e o meteorologista conseguia acompanhar os sistema e prever at 48 horas no mximo. Com o evento de previses numricas (simulao matemtica) temos agora uma ferramenta para acompanhar e prever at 15 dias com confiabilidade.

14

Rotina de Operao Meteorolgica do CPTEC

O processamento operacional dirio controlado e produtos finais so gerados por dois grupos de meteorologistas operacionais. O grupo "Meteorologia Operacional" (METOP) monitora a rotina do processamento do modelo global do CPTEC e mantm os arquivos de previso numrica atualizados. A fim de monitorar o desempenho das previses do modelo global e identificar seus erros sistemticos, so efetuadas comparaes subjetivas e objetivas das previses com a anlise da carta de superfcie, imagens de satlite e dados observacionais. Nas comparaes so utilizados mtodos estatsticos como correlaes entre a anomalia da previso e a anomalia da anlise. O objetivo maior desse grupo operacional a interao com os pesquisadores de modelagem, para que estes possam aprimorar o modelo global atravs de novas tcnicas de parametrizaes dos spanersos processos fsicos. Para tanto, so feitas discusses dirias sobre as diferenas das previses (acertos e erros) do modelo global do CPTEC em relao s anlises. Esse grupo tambm prepara os boletins tcnicos direcionados a pessoas ligados a rea de meteorologia que tenham acesso internet. O grupo de "Produtos Meteorolgicos" (PROMET) acessa os resultados do modelo global, disponveis no ambiente computacional interno, para spanulgao e disseminao da previso de tempo, principalmente nas formas grfica e textual de avaliao.

Instrumentos e Mtodos de observao

Satlite: Faz o acompanhamento da temperatura mas camadas superiores da atmosfera, umidade do ar e registro da temperatura do topo das nuvens , da Terra e do Oceano. Os satlites tambm acompanham o movimento das nuvens para determinar a velocidade dos ventos altos, rastrearem o movimento do vapor de gua, acompanham o movimento e a atividade solar e transmitem dados para instrumentos meteorolgicos ao redor do mundo

15

Tipos de Satlites

rbita Polar cuja rbita inclui passagem sobre ambos os Polos da Terra. Mais Os perodos de suas rbitas so de uma a duas horas. Os satlites meteorolgicos mais conhecidos no Brasil so da srie NOAA. Este satlite heliosscrono, ele gira numa rbita que permanece sempre no mesmo plano, enquanto a Terra gira de 15 graus por hora.Entre duas passagens do satlite pelo equador ( a cada 101 minutos).O satlite passa por novas regies, sobre as quais o sol est aproximadamente na mesma posio( na mesma hora solar) que na passagem anterior. Esta caracterstica permite que ele observe a Terra em pontos que tm o mesmo tipo de iluminao. Cada satlite passa pelo mesmo local uma vez a cada 12 horas (uma de dia, outra de noite), obtendo informaes quatro vezes por dia. rbita Geoestacionria um satlite equatorial que fica permanentemente sobre a linha do equador. Apresenta o perodo de rotao coincidente com o perodo sideral de rotao da Terra, portanto, gira com a mesma velocidade de rotao da Terra. Como tem o mesmo sentido de rotao que o da Terra e excentricidade da rbita nula, sempre permanece acima de um ponto e mesma distncia da Terra. O satlite pode observar uma regio circular com um raio aproximado de at 70 de latitude. Entretanto, devido s deformaes relacionadas curvatura da superfcie terrestre, a rea de observao limitada. GOES Geos (Geostationary Operation Environmentar Satellites

Satlitesamericanosmantidospela NOAA ( National Oceanic and Atmospheric ). Os dados so ditribuidos pelo NESDIS

(NationalEnvironmrntalSatelliteandInformationServece). Sua altitude e rbita so semelhantes ao Meteosat. As imagens do globo terrestre so obtidas a cada 30 minutos. O GOES um dispositivo de 5 canais espectrais sendo um Visvel (0,55-0,75 m), trs canais Infravermelhos (3,8-4,0 m, 10,2-11,2 m, 11,5-12,5 m) e o canal de Vapor d'gua (6,5-7,0 m). No canal Visvel, a resoluo 1 km. Nos canais Infravermelhos, a resoluo de 4 km. No canal Vapor d'gua, a resoluo de 8 km. METEOSAT: Satlites geoetscionrios europeus mantido pela EUMETSAT. A EUMETSAT uma organizao intergovernamental criada em uma nova conveno

16

internacional que reuniu 17 pases europeus. A altitude dos satlites de 35.800 km. Seu campo de imagem (42% da superfcie da terra) restrito sua localizao sobre na vertical sobre a interseco do Equador com o meridiano de Greenwich. Equipado com um sensor espectral, ele explora a superfcie terrestre por faixas. Para cada pixel desta faixa, se obtm a energia irradiada para diferentes gamas espectrais. Os trsespectros do Meteosat so o Visvel (0,45-1,00 m). o Infravermelho (10,5-12,5 m) e vapor d gua (5,7-7,1 um). TERRA AQUA (Sensor MODIS): O sensor MODIS

(ModerateResolutionImagingSpectroradiometer) o principal instrumento a bordo do satlite Terra (EOS AM-1) e Aqua (que tambm transporta o HSB (Humidity Sensor for Brazil), sensor brasileiro de umidade atmosfrica), um dos Sistemas de Observao da Terra da NASA. O MODIS realiza observaes de toda a superfcie terrestre a cada 1 ou 2 dias, e adquire dados em 36 bandas espectrais que se situam entre 0.4 e 14.4 mm e se distribuem em diferentes grupos de resoluo espacial. Estes dados contribuem para melhorar nossa compreenso da dinmica global e os processos que ocorrem na terra, nos oceanos e na atmosfera mais baixa.

Radar

o instrumento eletrnico usado para detectar objetos a distncia atravs da maneira como esses objetos propagam ou refletem ondas de rdio. Precipitao e nuvens so fenmenos detectveis pela fora dos sinais eletromagnticos por eles refletidos. Radar de Doppler e Nexrad so alguns exemplos de radares. No radar meteorolgico so empregadas, ao invs de som, ondas eletromagnticas de alta energia para se alcanar grandes distncias. As ondas eletromagnticas ao passarem por uma nuvem, causam em cada gota uma ressonncia na freqncia da onda incidente, de modo que cada gota produz ondas eletromagnticas, irradiando em todas as direes. Parte desta energia gerada pelo volume total de gotas iluminado pelo feixe de onda do radar volta ao prato do radar e sabendo-se o momento em que o feixe de onda foi emitido pelo radar e quanto tempo depois o sinal retornou, determina-se a distncia do alvo ao radar. A intensidade do sinal de retorno esta ligada ao tamanho e distribuio das gotas no volume iluminados pelo radar.

17

Alm disso, sabe-se qual a elevao da antena e o azimute correspondente. Deste modo, pode-se determinar com preciso a regio do espao onde est chovendo. Para uma mesma elevao e azimute so transmitidos cerca de 200 pulsos de alta energia e, assim sendo, a mesma regio do espao amostrada 200 vezes. Em seguida feita uma mdia do sinal de retorno. Este processo bastante rpido j que as ondas eletromagnticas viajam velocidade da luz (300.000 km/s). A durao de cada pulso determina a resoluo dos dados de radar. O valor mdio desta resoluo para diferentes radares da ordem de 500 metros. O radar no mede diretamente chuva. O radar recebe um determinado nvel de retorno dos alvos de chuva denominado refletividade. Esta refletividade possui uma relao fsica com o espectro de gotas observado pode-se determinar a partir deste espectro uma relao entre a refletividade do radar e a taxa de precipitao correspondente. Esta relao conhecida como relao ZR. Para a maioria dos radares meteorolgicos o limite inferior da taxa de precipitao de 1 mm/h a uma distancia de 190 km. Uma caracterstica importante dos radares meteorolgicos modernos o software para tratamento do grande volume de dados de refletividade gerados. Esse software permite ter-se em tempo real o mapa de chuva a um nvel de altura constante, denominado CAPPI, do ingls Constant Altitude Plan Position Indicator. Os dados de chuva na rea do radar so interpolados num nvel de altura constante entre 1,5 a 18,0 km de altura, numa rea de 360x360 km, com uma resoluo de 2x2 km. Esta resoluo espacial equivale a ter-se 32400 postos pluviogrficos numa rea de 152.000 km aproximadamente.

Instrumentos Meteorolgicos Os fenmenos meteorolgicos so estudados a partir das observaes, experincias e mtodos cientficos de anlise. A observao meteorolgica uma avaliao ou uma medida de um ou vrios parmetros meteorolgicos. Instrumentos meteorolgicos meteorolgicos so equipamentos do ar, utilizados presso para adquirir dados

(termmetro/temperatura

atmosfrica/barmetro,

higrmetro/umidade relativa do ar etc). A reunio desses instrumentos em um mesmo local

18

denominada estao meteorolgica. E o conjunto dessas estaes distribudas por uma regio, denominado rede de estaes meteorolgicas. Os equipamentos so: Anemgrafo- Registra continuamente a direo (em graus) e a velocidade instantnea do vento ( em m/s, a distncia total ( em km) percorrida pelo vento com relao ao instrumento e as rajadas ( em m/s); Anemmetro- Mede a velocidade do vento (em m/s) e, em alguns tipos, tambm a direo ( em graus); Bargrafo- Registra continuamente a presso atmosfrica em milmetros de mercrio (mm Hg) ou em milibares(mb); Barmetro de Mercrio- Mede a presso atmosfrica em coluna de milmetros de mercrio (mm hg) e em hectopascal (hPa); Evapormetro de Piche- Mede a evaporao em mililitro (ml) ou em milmetros de gua evaporada a partir de uma superfcie porosa, mantida permanentemente umedecida por gua; Heligrafo- Registra a insolao ou a durao do brilho solar, em horas e dcimos; Higrgrafo- Registra a umidade do ar, em valores relativos, expressos em porcentagem (%); Microbargrafo- Registra continuamente a presso atmosfroca em milmetros de mercrio (mm Hg) ou em hectopascal (hPa), numa escala maior que a Bargrafo, registrando as menores variaes de presso, o que lhe confere maior preciso; Pirangrafo- Registra continuamente as variaes da intensidade da radiao solar global, em cal, cm-.mm; Paranmetro- Mede a radiao solar ou difusa, em cal. cm.mm; Pluvigrafo- Registra a quantidade de precipitao pluvial (chuva), em milmetros (mm); Pluvimetro- Mede a quantidade de precipitao pluvial (chuva), milmetros (mm); Psicrmetro- Mede a umidade relativa do ar, de modo indireto, em porcentagem (%). Compe-se de dois termmetros idnticos, um denominado termmetro de bulbo seco, e o outro com o bulbo envolvido em gaze ou cadaro de algodo mantido constantemente molhado, denominado termmetro de bulbo mido; Tanque Evaporimtrico Classe A- Mede a evaporao, em milmetros (mm), numa superfcie livre de gua; Termmetro- Registra a temperatura do ar, graus Celsius (C);

19

Termohigrgrafo- Registra, simultaneamente, a temperatura (C) e a umidade relativa do ar (%); Termmetro de Mxima e Mnima indica as temperaturas do ar (C), ocorridas no dia; Termmetros de Solo- Indicam as temperaturas do solo, a diversas profundidades, em graus Celsius (C).

Fenmenos Climticos Nos ltimos tempos, diariamente, tem acontecido grandes tragdias provocadas por fenmenos naturais. Esses fenmenos climticos extremos fazem parte da natureza de nosso planeta e sempre aconteceram, com maior ou menor frequncia. Nos ltimos 100 anos, a ao humana vem modificando a composio da atmosfera atravs da injeo de muitos gases que provocam o chamado efeito estufa na atmosfera e aquecem a superfcie. Isto tem resultado no aquecimento da superfcie, quase 1 grau centgrado nos ltimos 100 anos. O principal fator que tem provocado essas catstrofes a degradao ambiental, principalmente os desmatamentos das florestas. Para todos esses fenmenos climticos o CPTEC desenvolve um trabalho que busca calcular, atravs de complexos modelos matemticos do sistema climtico global, quais os cenrios mais provveis de mudanas climticas para o Brasil at o final do sculo. Tais informaes devero servir para que a sociedade brasileira se d conta da gravidade da questo, o que impulsionar aes de governos para, por um lado, reduzir as emisses brasileiras de gases de efeito estufa e, por outro lado, buscarmos adaptarmos quelas mudanas climticas que inevitavelmente acontecero. Para o Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas (IPCC), medidas do aquecimento global so baseadas em registros histricos de temperaturas nas estaes meteorolgicas no mundo, desde 1860. Entretanto, a Organizao Mundial de Meteorologia (OMM), estabeleceu o perodo entre 1961-1990 como base, e sua mdia histrica so usadas para calcular as variaes de temperatura. Outra forma de medir o aquecimento global a reconstruo do clima existente no passado, baseando-se em anlises de indicadores de clima, como o gelo, o plen e esqueletos de animais fossilizados, os quais indicam uma maior concentrao de CO2 na atmosfera nos perodos de
20

temperaturas mais elevadas. Nesses casos, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/CPTEC) Jos Antnio Marengo explica que o aquecimento observado baseado nas anomalias de temperatura mais elevadas e no somente na concentrao de gases de efeito estufa, porm as duas maneiras tm uma associao muito forte entre si. Marengo explicou ainda que, para se medir as taxas do aquecimento global, usa-se a variao de temperatura de um determinado perodo, alm da variao da umidade do ar e de outras propriedades locais que possam interferir no resultado final. Essaoperao realizadadesde o sculo XVIII.

Atmosfera

A formao da atmosfera foi constituda atravs de matrias-primas dos constituintes gasosos, esses bolses no material foram combinados com outras substancias que ao meio dos bombardeios planetrios e seu aquecimento interno comeou a desenvolver gases pesados que parassem e formaram a atmosfera outros gases mais levesforam escaparam para o espao. Atualmente visualizamos um Planeta Terra muito diferente em nosso longnquo passado primordial que a que vemos hoje: um planeta recm formado com uma atmosfera consistindo principalmente em nitrognio e dixido de carbono, e uma pequena quantidade de hidrognio. Desde antigamente a terra vem recebendo raios atmosfricos onde se soltam alguns gases essncias para a sobrevivncia do planeta e o principal tem sido o oxignio o mais importante e mais recente na Terra a 2 bilhes de anos. Ele comeou a ser liberado pelo oceano e em rochas ricas de clcio ele era liberado conforme o calor ia quebrando as ligaes qumicas que unia o oxignio a outros elementos. O oxignio liberado difundiu-se na atmosfera criando a camada de oznio protegendo assim a Terra dos raios ultravioletas e sua nociva radiao. A prpria terra tem um sistema de renovao no oxignio ela mesma produz o absorve e o libera novamente desde os tempos antigos at hoje.

21

Tornado

criado atravs de um redemoinho de ventos muito fortes que se forma em condies especiais num ambiente de tempestade muito forte. Esse mesmo desce de uma nuvem e na maioria das vezes chega ate o solo causando grande destruio. Sua extenso de 500 a 1500 metros e atingi 200 km/h girando em sentido ciclnico este fenmeno visvel por causa da poeira e sujeira levantadas do solo e pelo vapor d'gua condensada. A presso baixa dentro de um funil causa a expanso e resfriamento do ar, resultando na condensao do vapor d'gua. s vezes, o ar to seco que os ventos giratrios permanecem invisveis at atingir o solo e comeam a carregar sujeiras. Os tornados tem um barulho muito forte principalmente quando tocam no cho, mas nem todos fazem barulho.

Furaces

Um furaco um ciclone tropical que se tornou muito intenso com ventos girando no sentido horrio no Hemisfrio Sul e em sentido anti-horrio no Hemisfrio Norte ao redor de um centro de baixa presso. Normalmente, bem no centro do furaco h uma regio sem nuvens e com ventos calmos, chamada de olho do furaco.H tambm vrias outras formas de ciclones, como os ciclones extratropicais, onde tambm os ventos giram em torno de um centro de baixa presso, mas os processos fsicos de formao e manuteno so muito distintos daqueles que atuam no furaco. Os ciclones tropicais se formam quando um centro de baixa presso viajando sobre oceanos tropicais encontra guas com temperaturas acima de 26C quanto mais baixa a presso em seu centro mais fortes so os ventos ao seu redortendo que estar acima de 119 km/h para ser considerado um furaco, se os ventos forem muitos fortes e tiverem acima de 5 a 10 km de altura o ciclone tropical no se tornara um furaco.Furaces acontecem sobre a maioria dos Oceanos Tropicais em reas onde a temperatura do mar encontra-se acima de 26C.

22

Zona de Convergncia do Atlntico Sul

Climatologicamente, a Zona de Convergncia do Atlntico Sul (ZCAS) pode ser identificada, na composio de imagens de satlite, como uma banda de nebulosidade que se estende desde o sul da regio Amaznica at a regio central do Atlntico Sul, ou ainda em padres de distribuio de radiao de onda longa. Os mecanismos que originam e mantm a ZCAS no esto ainda totalmente definidos, porm, estudos indicam que esse sistema sofre influncias de fatores remotos e locais. Aparentemente as influncias remotas modulam o incio, durao e localizao da ZCAS, enquanto os fatores locais so determinantes para a ocorrncia desses. Nos fatores remotos a simulao de uma onda estacionria associada um modelo de circulao geral da atmosfera mostrou que a existncia dessa onda estava vinculada conveco na regio tropical e nas prprias Zonas de Convergncia, spanersos podem ser fatores locais, porm, o nico consenso parece ser quanto ao papel da conveco na regio Amaznica.

Zona de Convergncia Intertropical

Zona de Convergncia Intertropical (ZCIT) um dos mais importantes sistemas meteorolgicos atuando nos trpicos. Devido sua estrutura fsica, tem se mostrado decisiva na caracterizao das diferentes condies de tempo e de clima em spanersas reas da Regio Tropical. A ZCIT possui um deslocamento num perodo aproximado de um ano, alcanando sua posio mais ao norte durante o vero e sua posio mais ao sul durante o ms de abril, no Hemisfrio Norte. Alm dessa oscilao anual, a ZCIT apresenta oscilaes com maiores freqncias, com o perodo variando de semanas a dias. Alm da influncia da ZCIT no tempo e no clima das reas tropicais, ela tambm est envolvida na manuteno do balano trmico global. Na escala planetria atua no sentido de

23

transferir calor e umidade dos nveis inferiores da atmosfera das regies tropicais para os nveis superiores da troposfera e para as mdias e altas latitudes.

Sistemas de Alta Presso

Alta: a regio de relativa alta presso em comparao com a vizinhana no mesmo nvel horizontal ou at mesmo nvel de presso. Anticiclone: uma regio de circulao no sentido anti-horrio no plano horizontal no Hemisfrio Sul que podem se encontrar nos altos, mdios e baixos nveis da atmosfera. Crista: uma regio alongada de uma relativa alta presso num plano. Na regio de crista as linhas de presso no so fechadas, como um anticiclone. As isbaras (linhas de presso) abertas apresentam uma ondulao para o lado das baixas presses.

Sistema de Baixa Presso

Baixa: a regio da relativa baixa presso em comparao com a vizinhana no mesmo nvel horizontal ou mesmo nvel de presso. Ciclone: uma rea com presso inferior quela apresentada em reas circunvizinhas, considerando-se um mesmo nvel. Resulta em convergncia de ventos, os que se movem no sentido horrio no Hemisfrio Sul. Durante algum tempo houve a confuso entre os ciclones, furaces e tornados, Ciclones so centros de baixa presso atmosfrica em torno dos quais ocorrem ventos giratrios, formando estruturas de grandes dimenses, A intensidade dos furaces medida de acordo com a presso no centro (o olho) e a velocidade de vento, j os tornados so ventos giratrios em forma de funil. Formados geralmente em terra, com dimetro (junto ao solo) entre alguns e dezenas de metros. O tornado considerado o fenmeno meteorolgico mais destrutivo, j que a velocidade do vento pode superar 400 km/h.

24

Ciclo Gnese: a formao de um novo sistema de baixa presso ou ciclone, ou intensificao um sistema pr-existente. Cavado: uma regio alongada de uma relativa baixa presso num plano horizontal. Na regio de cavado as linhas de presso no so fechadas. As linhas de presso abertas apresentam uma ondulao para o lado das altas presses. Tornado: Um tornado um pequeno, porm, intenso redemoinho de vento, formados por uma tempestade. Perturbao: este termo pode ser aplicado para a ocorrncia de rea de baixa presso, ou ciclone pequeno em tamanho e influncia, ou para uma rea que esteja exibindo sinais de desenvolvimento ciclnico.

Referncias Bibliogrficas:

http://tempo1.cptec.inpe.br/ http://www.inmet.gov.br/ http://www.redemet.aer.mil.br/ http://dca.ufcg.edu.br/sites.html

25

S-ar putea să vă placă și