Sunteți pe pagina 1din 4

Quim. Nova, Vol. 33, No.

9, 1987-1990, 2010 CALORMETRO DE GELO: UMA ABORDAGEM HISTRICA E EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE QUMICA NA GRADUAO Guilherme W. Tavares e Alexandre G. S. Prado* Instituto de Qumica, Universidade de Braslia, CP 4478, 70904-970 Braslia - DF, Brasil Recebido em 17/10/09; aceito em 12/5/10; publicado na web em 22/9/10

ICE CALORIMETER: A HISTORICAL AND EXPERIMENTAL APPROACH FOR TEACHING CHEMISTRY IN COLLEGE. In addition to the usual advantage of an ice calorimeter of being able to measure slow heat changes, the instrument described here is extremely simple to construct and operate. Specic heat of aluminum, copper, lead and tin metals were determined using the ice calorimeter made with easily accessible materials. The values obtained from specic heat are near to those found in the literature and were 0.204; 0.030; 0.086; 0.046 cal/g C with an error of theoretical values of 6.84; 1,64; 5.49 and 8.00% for aluminum, copper, lead and tin, respectively. Keywords: Lavoisier; calorimeter; specic heat.

INTRODUO A medio do calor bem antiga e o fenmeno do calor um dos mais comuns atribudos natureza e sentido pelo homem. Mesmo assim, alguns sculos atrs, a explicao desse fenmeno estava entre os mais obscuros problemas que intrigaram os cientistas. Um considervel esforo foi realizado para tentar interpret-lo e entend-lo. No incio do sculo XVIII nenhum mtodo era conhecido para medir a quantidade de calor, mas ao nal desse mesmo sculo o calormetro surgiu e tornou-se um instrumento de trabalho largamente utilizado para investigaes, passando a ser concebido como um procedimento cientco.1 Durante todo o sculo XVIII e incio do sculo XIX, a natureza do calor estava entre uma das reas estudadas mais intensivamente e a calorimetria representou um importante papel no desenvolvimento da Qumica. Os mais notveis qumicos deste perodo interessaramse em maior ou menor intensidade nos estudos sobre o calor, sendo que muitos realizaram trabalhos experimentais calorimtricos. Entre eles esto Boerhaave, Fahrenheit, Lomonosov, Taylor, Black, Watt, Crawford, Cavendish, Lavoisier e Dalton.1 As primeiras medidas da capacidade calorca foram medies dos calores especcos, realizadas atravs do mtodo de mistura, no qual uma determinada quantia de uma substncia aquecida e de uma substncia fria (que era geralmente gua) eram misturadas. As temperaturas iniciais das substncias separadas e a temperatura nal da mistura eram observadas. Depois dessas medidas qualitativas realizadas por Boerhaave, Fahrenheit e Lomonosov, acredita-se que Black tenha realizado os primeiros estudos quantitativos nos quais ele mediu a capacidade de calor da matria. Neste mesmo perodo, Black mediu o calor de fuso do gelo e o calor de vaporizao da gua o qual ele denominou calor latente.1,2 Assim, na metade do sculo XVIII, Black introduziu os conceitos de calor latente e capacidade calorca (ou calor especco, como foi chamado posteriormente), mostrando como as mudanas no calor poderiam ser medidas. Dentre os calormetros mais estudados na poca, o mais lembrado hoje em dia o calormetro de Lavoisier e Laplace que muito mais elaborado que o calormetro utilizado por Black.1,2 Em 1784, Lavoisier e Laplace publicaram a descrio de um calormetro de gelo (Figura 1) que contm gelo em um compartimento
*e-mail: agspradus@gmail.com

interno cercado por um recipiente externo totalmente preenchido tambm por gelo. No recipiente interno colocado um objeto alta temperatura, previamente aquecido. Quando esse objeto que estava alta temperatura estiver temperatura do gelo, certa quantia de gua formada pelo derretimento do gelo, podendo ser drenada pela torneira de baixo e pesada posteriormente. Conhecendo o calor de fuso do gelo, o calor liberado por esse processo pode ser calculado pela massa de gelo fundido durante o processo.

Figura 1. Esquema do calormetro de Lavoisier

Educao

1988

Tavares e Prado

Quim. Nova

Este calormetro foi utilizado para vrios estudos visando a determinao da capacidade calorca especca de metais, calores de dissoluo e de reao (como a combusto do carvo, do hidrognio, do fsforo) e o calor desprendido por um porquinho-da-ndia durante 15 h.3-5 Lavoisier e Laplace3 armaram em Mmoire sur la chaleur que esse calormetro funciona bem em uma temperatura ambiente de 4 C, temperatura esta comum durante o inverno francs. Muitos cientistas daquela poca tiveram diculdade em obter resultados consistentes utilizando o mesmo, pois o calormetro apresentava uma proteo inadequada contra a inuncia da temperatura ambiente, que foi parcialmente solucionada no calormetro aqui proposto. Uma vantagem do calormetro de gelo sua capacidade de medir mudanas lentas de calor.1,3 Hershel e Bunsen reviveram de modo independente o calormetro de gelo com algumas modicaes, aqui a quantidade de calor medida pela diminuio do volume de gelo conforme ele derrete. Alguns pesquisadores provaram a viabilidade dos calormetros de gelo, porm muitos deles no so fceis ou rpidos de serem fabricados e esto baseados nos calormetros de Bunsen e Hersel.6-8 At a metade do sculo XIX, existiam duas vises a respeito da natureza do calor: As teorias materiais tiveram origem na doutrina de Empdocles dos quatro elementos (terra, gua, ar e fogo). O auge deste ponto de vista foi o calrico, substncia do fogo, e sua incluso na tabela dos elementos de Lavoisier como uma das substncias elementares. Na segunda metade do sculo XVIII, havia uma crena generalizada que o calor era um udo impondervel, formado por partculas que se repeliam entre si, mas eram atradas pelas partculas de matria.

em um sistema calorimtrico isotrmico extremamente simples de ser construdo e manipulado, feito com materiais de fcil obteno, comparando os valores obtidos com os valores tericos j conhecidos, mostrando a viabilidade do uso desse tipo de calormetro. Esta prtica mostra-se uma excelente proposta para se empregar nos laboratrios de graduao. PARTE EXPERIMENTAL Materiais Uma chapa de aquecimento; alumnio, chumbo, alumnio e estanho (Vetec) todos em padro analtico; balana; Bquer; cafeteira de alumnio usada; caixa de isopor; Durepox; gelo picado; mangueiras; ralo metlico de pia; rolha; termmetro; torneiras e trip. Confeco do sistema calorimtrico O calormetro foi construdo utilizando uma panela de alumnio de 28 cm de altura, 13 cm de dimetro na parte superior e 7 cm de dimetro da parte cnica, sendo colocada uma rolha (com um furo no meio) na sua extremidade inferior que permitia a passagem de uma mangueira que continha uma torneira de gs (Figura 2). Na Figura 3 h uma imagem comparativa do calormetro de Lavoisier e do calormetro proposto neste trabalho.

De acordo com as teorias mecnicas, tambm de origem grega, o calor surge do movimento dos constituintes das partculas de matria. Lavoisier e Laplace mencionaram uma hiptese mecnica na qual o calor uma fora viva resultante dos movimentos insensveis das molculas, cuja intensidade proporcional ao produto da massa pela velocidade ao quadrado (m v2). Eles deduziram disso o princpio da conservao do calor na mistura dos corpos e o da invariabilidade da soma dos calores liberados e absorvidos, quando se retorna ao estado inicial depois de uma srie de combinaes ou mudanas de estado. No se pronunciaram por nenhuma das duas hipteses e acrescentaram que as duas so possivelmente certas.2,3 Lavoisier era um grande defensor do calrico. Essa teoria considerava que todos os corpos possuam em seu interior uma substncia uda invisvel de massa desprezvel, o calrico, que um corpo de maior temperatura possua mais calrico do que outro de menor temperatura.9,10 A teoria do calrico pensado como substncia foi abandonada em favor da teoria do calor pensado como energia, principalmente por no se poder explicar o aquecimento de objetos de outra forma que no por meio de uma fonte de calor. O calor, como uxo de energia, passa sempre de um sistema que est temperatura maior para outro em uma temperatura menor quando os mesmos esto em contato.11 Com o passar dos anos, o estudo do calor diminuiu em relao a sua posio dominante na vanguarda cientca, assumindo uma posio denida dentro da estrutura global da Qumica. Atualmente, a calorimetria fornece dados de grande valor para os qumicos e para o desenvolvimento de teorias sobre as interaes qumicas.1 O objetivo deste trabalho foi determinar a capacidade calorca especca de corpos metlicos (alumnio, chumbo, cobre e estanho)

Figura 2. Materiais utilizados para a confeco do calormetro

Figura 3. Foto do calormetro de Lavoisier (A) e viso interna do calormetro de gelo de baixo custo (B)

Vol. 33, No. 9

Calormetro de gelo: uma abordagem histrica e experimental

1989

Uma caixa de isopor de 35 cm de altura, 43 cm de comprimento e 24 cm de largura foi utilizada. Foram feitos dois furos na caixa de isopor, um no fundo da caixa para permitir a passagem da mangueira e outro ao lado da caixa que permitia recolher o gelo derretido do interior do isopor. Os furos foram vedados com sucesso com Durepox. A panela foi posta dentro da caixa de isopor apoiada pelo trip. Dois bqueres serviram de apoio ao calormetro. Os corpos metlicos foram aquecidos em agitador magntico com aquecimento, posicionado ao lado do calormetro. O esquema do calormetro de gelo de baixo custo pode ser observado na Figura 4, o qual foi construdo usando um ralo metlico de pia (A) preso com arame em uma cafeteira de alumnio (B). A cafeteira foi colocada dentro de uma caixa de isopor (C). Para realizar o experimento, a cafeteira (B) e caixa de isopor (C) foram completadas com gelo. Para o escoamento do gelo derretido foram adaptadas duas torneiras: uma na parte inferior da cafeteira (D) e outra no isopor (E). A gua escoada pela torneira da cafeteira (D) foi coletada em um recipiente (F) para a determinao da massa do gelo derretido.

atingindo. Esse princpio a lei zero da termodinmica. Considerando uma substncia de massa m, capacidade calorca especca c, o calor necessrio Q para variar a temperatura dessa substncia de T, ser dado por:12 Q = m c T (1)

A capacidade calorca especca pode ser denida como a quantidade de calor que 1 g de determinado material deve ganhar ou perder para que sua temperatura varie em 1 oC. Assim, um material que possui alta capacidade calorca especca aquece e esfria muito mais lentamente do que um material que tem baixa capacidade calorca especca. importante notar que o valor da capacidade calorca especca apresenta pequenas variaes de acordo com a temperatura.10 O calormetro isotrmico foi o primeiro a ser desenvolvido e nele o experimento calorimtrico realizado temperatura constante.1 No calormetro de gelo, o calor ser transferido do metal temperatura elevada ao gelo, o que levar ao seu derretimento. Como h uma quantidade suciente de gelo disponvel, o calormetro permanecer a 0 C; como a temperatura interna mantida constante durante todo o experimento, ele um calormetro isotrmico. O calor gerado Q calculado atravs da massa de gua multiplicada pelo calor latente da gua L: Q = mL (2)

Figura 4. Desenho esquemtico do sistema calorimtrico

O mtodo desenvolvido no calormetro de Lavoisier e Laplace consiste em colocar uma massa m aquecida, a uma temperatura TM, do metal em investigao num calormetro preenchido com uma massa de gua mA a uma temperatura inicial baixa TC. Aps a troca de calor o sistema calormetro-gua-metal entra em equilbrio a uma temperatura T. Tendo em vista que este sistema est (idealmente) isolado termicamente do ambiente, a quantidade de calor cedida pelo metal igual quantidade de calor absorvida pelo gelo, assim igualando as Equaes 1 e 2, tem-se que: m c T = mAL (3)

Determinao da capacidade calorca especca dos metais Para a realizao do experimento, a caixa de isopor foi totalmente preenchida com gelo picado (15 kg) at a borda do recipiente interno. A amostra de metal previamente pesada foi colocada no ralo metlico em um bquer contento 600 mL gua a 96 C por 10 min. Poucos minutos antes de se adicionar a amostra metlica no calormetro, o recipiente interno foi parcialmente preenchido com gelo. O corpo metlico aquecido foi adicionado ao calormetro rapidamente e um pouco de gelo foi lanado em cima do metal dentro do calormetro. Quinze minutos foram marcados em um cronmetro, sendo este o tempo total que o metal cou em contato com o gelo. Passado os 15 min, uma determinada quantia de gua foi recolhida pela torneira de baixo. Essa massa de gelo fundido foi pesada para a determinao do calor especco do metal em questo. Tambm foram realizadas anlises somente com a cesta para ser utilizada como amostra de referncia dos experimentos (branco). Todas as anlises foram realizadas em 5 replicatas. RESULTADOS E DISCUSSO Sempre que dois sistemas, a diferentes temperaturas, so colocados dentro de um recipiente termicamente isolado (no h troca de energia com o ambiente), ocorre transferncia de energia, na forma de calor, do sistema temperatura mais elevada para o sistema temperatura mais baixa, at que o equilbrio trmico entre eles seja

Desde modo, as capacidades calorcas especcas de todos os corpos podem ser determinadas pela Equao 3, onde a gua atua como um corpo de referncia. O experimento foi realizado em triplicata. S depois de 1 min que o metal foi colocado no calormetro que comearam a surgir as primeiras gotas. Os resultados obtidos esto bem prximos aos encontrados na literatura e esto apresentados na Tabela 1. A massa de gelo fundido pesada (mA) foi substituda na Equao 3 para a determinao da capacidade calorca especca dos metais em questo, dado que o calor latente da gua de 80,0 cal/g. Os valores obtidos das capacidades calorcas especcas foram de 0,204 0,010; 0,0300 0,008; 0,086 0,003 e 0,046 0,007 cal/g C para alumnio, chumbo, cobre e estanho, respectivamente. Comparando com os valores tericos de 0,219; 0,0305; 0,091 e 0,050 cal/g C para o alumnio, chumbo, cobre e estanho, respectivamente, observa-se que os valores mdios da capacidade calorca especca experimental dos metais possuem erro de 6,84; 1,64; 5,49 e 8,00%, respectivamente. Os resultados mostraram que este sistema simples pode ser usado em prticas de ensino para determinar os valores de capacidade calorca especca de metais. A diferena entre os dados experimentais deve estar associada s diferenas de temperatura ambiente e formao de blocos de gelo, o que diculta o escoamento da gua. Muitos cientistas da poca de Lavoisier tiveram

1990

Tavares e Prado

Quim. Nova

Tabela 1. Dados obtidos das capacidades calorcas especcas dos metais Alumnio Massa utilizada (g) Volume mdio de gua (mL) Calor especco mdio experimental (cal/g C) Calor especco terico(cal/g C) 13 % Erro 22,0436 5,4 0,3 0,204 0,010 0,219 6,84 Chumbo 181,7935 6,5 0,1 0,030 0,008 0,0305 1,64 Cobre 44,3537 4,6 0,2 0,086 0,003 0,091 5,49 Estanho 38,5023 2,1 0,3 0,046 0,007 0,050 8,00

diculdade em obter resultados consistentes utilizando o calormetro de gelo, pois naquela poca eles no possuam materiais isolantes como o isopor, que permite um isolamento mais adequado do que as peles de carneiro utilizadas na poca. Mesmo assim, eles obtinham resultados de tima qualidade no inverno. CONSIDERAES FINAIS Tal experimento permitir aos alunos de graduao um contato com a histria e o trabalho de um qumico extremamente importante, Antoine Laurent Lavoisier. Permite a construo de um fcil calormetro isotrmico, alm de inserir conceitos importantes como calor, capacidade calorca especca e a lei zero da termodinmica. Mais ainda, mostra a genialidade dos patronos da cincia e permite aos alunos a reproduo dos experimentos destes cientistas que foram as pedras fundamentais para o desenvolvimento da Qumica. Os resultados obtidos mostraram que possvel encontrar valores consistentes das capacidades calorcas especcas prximos aos valores da literatura.

REFERNCIAS
1. Armstrong, G. T.; J. Chem. Educ. 1964, 41, 297. 2. Fenby, D. V.; Pure Appl. Chem. 1987, 59, 91. 3. Lavoisier, A. L.; Laplace, P. S.; Mem. Acad. Sci. 1784, 3, 355. 4. http://www.art-et-metiers.net, acessada em Outubro 2009 e Agosto 2010. 5. Prentice, A.; Proc. Nutr. Soc. 1995, 54, 1. 6. Ginnings, D. C.; Douglas, T. B.; Ball, F.; J. Am. Chem. Soc. 1951, 73, 1236. 7. Oliver, G. D.; Eaton, M.; Huffman, H. M.; J. Am. Chem. Soc. 1948, 70, 1502. 8. Valle, R. E.; Rev. Sci. Inst. 1962, 33, 856. 9. Wilkinson, D. J.; Resuscitation 2004, 61, 249. 10. Tosi, L.; Quim. Nova 1989, 12, 33. 11. Mortimer, E. F.; Amaral, L. O. F.; Qumica Nova na Escola 1998, no 7, 30. 12. http://personales.unican.es/lopezqm/laspracticas/experimentosPDF/ calorpdf/10MetodoMezclas(10).pdf, acessada em Setembro 2009 e Agosto 2010. 13. Lide, D. R.; CRC Handbook of chemistry and physics, 87th ed., Taylor and Francis: Boca Raton, 2006.

S-ar putea să vă placă și