Sunteți pe pagina 1din 2

O romance urbano: retrato da vida na corte - Na dcada de 1830 trouxe para os moradores da capital do Imprio uma nova forma

de entretenimento: a leitura de romances estrangeiros, principalmente franceses, traduzidos e publicados em jornais brasileiros em forma de folhetim. - Os romances marcados por lances melodramticos e finais felizes, faziam o gosto dos jovens da corte. - Em 1843, surge o primeiro romance brasileiro, O filho do pescador, de Teixeira Souza. - Joaquim Manuel de Macedo e Jos de Alencar que os folhetins alcanaram grande sucesso.

O projeto literrio do romance urbano - A representao dos costumes da elite brasileira definiu o projeto literrio do romance urbano. - Joaquim Manuel de Macedo e Jos Alencar adotaro um mesmo pano de fundo Rio de Janeiro, capital do Imprio para as historias de amor que faro o deleite das moas da corte.

Os agentes do discurso - O contexto de produo da literatura romntica, ao profissionalizar a condio dos escritores, estimula a criao literria porque, como eles dependem da venda de seus textos, passam a escrever mais. - A circulao inicial dos romances ocorre nas paginas dos peridicos. Os jornais publicavam folhetins estrangeiros traduzidos. - Formao de um novo tipo de leitor: algum que aprecia histrias folhetinescas e compra o jornal para poder acompanhar

O romance urbano e o pblico - As taxas de analfabetismo da populao brasileira eram elevadas, por isso o nmero de leitores na primeira metade do sculo XIX no era grande. - Os leitores dos folhetins romnticos eram membros da elite, profissionais liberais da corte ou das provncias, moos e moas que desejavam seguir o exemplo das cortes europeias. - A Leitura semanal passou a fazer parte tambm do cotidiano das famlias burguesas.

Uma sociedade em formao - Joaquim Manuel de Macedo desenhou o perfil de uma sociedade ainda em formao, que precisava se reconhecer nos textos literrios.

Identidade e democratizao cultural - Nacionalidade componente fundamental de seu projeto literrio e ocorre todas as vezes que um leitor se reconhece nas cenas que l, porque os comportamentos das personagens mostram-se familiares. - Com uma estrutura mais simples e sem lanar mo de referencias culturais sofisticadas (histricas, artsticas e/ou mitolgicas), o romance romntico urbano contribui para a democratizao da literatura, ampliando seu alcance.

A linguagem do romance urbano: a seduo do leitor - A linguagem do romance romntico urbano acessvel, porm merece ateno.

- frequente o narrador estabelecer dialogo com um leitor especifico que pode ser um amigo ou parente.

O entrelaamento da realidade com a fico - Referencias a elementos que o leitor possa reconhecer no mundo real. Assim os autores fazem com que suas personagens passeiem por locais pblicos familiares aos leitores da corte

S-ar putea să vă placă și