Sunteți pe pagina 1din 1

ESTUDO DIRIGIDO 2 Democracia, educao e cidadania O lado dramtico e cruel da situao educacional brasileira est exatamente a.

O homem da camada social dominante tira proveito das deformaes de sua concepo de mundo. Ao manter a ignorncia, preserva sua posio de mando, com os privil gios correspondentes. O mesmo no sucede com o homem do !ovo. As deformaes de sua concepo de mundo atrelam"no, indefinidamente, a um estado de incapacidade, mis ria e subservi#ncia. $ransformar essa condio humana, to negativa para a sociedade brasileira, no poderia ser uma tarefa exclusiva das escolas. $odo o nosso mundo precisaria reorgani%ar"se, para atingir"se esse fim. &o entanto, sabido 'ue as escolas teriam uma contribuio especfica a dar, como ag#ncias de formao do hori%onte intelectual dos homens. (abia ) lei fixar certas condies, 'ue assegurassem duas coisas essenciais* a e'+idade na distribuio das oportunidades educacionais, a converso das escolas em instituies sociali%adoras, pondo cobro ao div-rcio existente entre a escolari%ao e o mio social. Ainda a'ui a lei se mostra parcial e inoperante. Atende aos interesses dos novos crculos de privilegiados da sociedade brasileira, como as classes m dias e ricas das grandes cidades, e det m"se diante do desafio crucial* a preparao do homem para a democracia, 'ue exige uma educao 'ue no se.a alienas poltica, social e historicamente. !/012&$A3* 1- Qual a funo da educao em uma sociedade democr !ica" 2- Que #ro$lemas o au!or iden!ifica na educao no %rasil"

Es!ran&o no #ara'so O morador de rua 4anoel 4ene%es da 3ilva, 56, teve garantido pela 7ustia seu direito de transitar livremente pelas ruas de 3o !aulo e permanecer onde dese.ar. O idoso, 'ue costumava dormir em uma praa da 8ila" &ova (onceio, rea nobre da capital paulista, e acabou no 9ospital !si'uitrico !inel em meio ) presso de alguns vi%inhos contra seu mau cheiro, pode agora :ir, vir e ficar sem 'ual'uer restrio ou impedimento por 'uem 'uer 'ue se.a:, conforme deciso da .u%a ;uciane 7abur <igueiredo, do =ipo >=epartamento de ?n'u ritos !oliciais e !olcia 7udiciria@. O caso de 3ilva, 'ue morava havia AB anos nas ruas do bairro, na praa !ereira (outinho, onde apartamentos chegam a custar 0C DE milhes, foi relatado pela <olha no final de maio, 'uando ele tinha sido encaminhado ao !inel pela prefeitura. =ois dias ap-s a publicao, foi liberado e levado para a Oficina Foracea, abrigo para moradores de rua, onde no 'uis ficar e saiu na mesma semana. A medida uma garantia individual estabelecida na (onstituio para 'uem sofrer ou estiver ameaado de sofrer, por ilegalidade ou abuso de poder, restrio a sua liberdade de locomoo. A .u%a do =ipo considerou 'ue :se foi liberado do hospital psi'uitrico por'ue no houve concluso m dica de 'ue representasse perigo ) pr-pria saGde ou ) saGde de outrem:. :3omente a ele pode caber a deciso sobre o 'ue se.a melhor para si, se 'uer voltar para as ruas, se 'uer permanecer no abrigo ou, ainda, se prefere uma outra via pGblica para estar:, escreveu <igueiredo. H...I !/012&$A3* 1- De (ue direi!os )anoel )ene*es da Sil+a !em sido #ri+ado ao lon,o de sua +ida" 2- Que direi!os foram feridos (uando ele foi #roi$ido de -morar- na #raa" .- O fa!o de +i+er na rua #ode re!irar de um indi+'duo os direi!os de cidado" Os direi!os #re+is!os nas leis $rasileiras s/ +alem #ara os (ue !0m $oas condi1es de +ida"

S-ar putea să vă placă și