Sunteți pe pagina 1din 5

Doenas psicossomticas e Somatizao

Doenas de fundo emocional so estudadas h muito tempo pela psicologia, a psicossomtica um tema fascinante e fala sobre a intercomunicao mente x corpo. Muito se fala sobre o poder de nosso crebro sobre a sade e nos faz pensar: !ue somos "poderosos# em criar doenas ser !ue podemos aplicar este poder na cura das doenas$ %eu crebro pode ser o seu pr&prio mdico$ Doena psicossomtica e %omatizao se referem a aspectos diferentes do mesmo ponto: a influ'ncia da mente sobre a sade de nosso corpo.

Toda doena tem fundo emocional? (o, mas existem correntes !ue defendem esta idia. )reio ser um pouco exagerado considerar !ue toda *ez !ue ficamos doentes teremos nossa cabea como a respons*el. (osso corpo funciona independente de nosso pensamento e inteno, seu corao bate, seu sangue circula !uer *oc' !ueira ou no. + nica ponta de *erdade !ue consigo *er na afirmao de !ue toda doena tem fundo emocional !ue toda pessoa angustiada, ner*osa, preocupada, triste, irada, enfim com emo,es negati*as, tero seus sistemas imunol&gicos abalados pelo stress. )om o sofrimento emocional e psicol&gico seu corpo produz cortizol, o horm-nio do stress e com a repetio desta descarga hormonal seu organismo *ai ficando cada *ez mais e mais debilitado a ponto ficar doente. Mas o in*erso *erdadeiro, ou se a, toda *ez !ue sua sade f.sica esti*er abalada *oc' sofrer conse!/'ncias emocionais e psicol&gicas. 0uando uma pessoa descobre !ue tem c1ncer ficar abalada emocional e psicologicamente. %e ela no ti*er a uda para se controlar emocionalmente poder ter sua resist'ncia pre udicada e interferir em sua recuperao. 2or isso muito importante o acompanhamento psicol&gico nos casos mais gra*es.

O que Somatizao 0uando algum diz !ue a pessoa est somatizando est dizendo !ue esta pessoa apresenta sintomas f.sicos mesmo no ha*endo uma doena f.sica 3 a causa destes sintomas emocional. 2or exemplo, o caso da pessoa !ue sente ta!uicardia, o corao dispara e ela *ai ao mdico achando !ue est com problema no corao, chegando l ela faz exames, e no acusando nada, o mdico dispensa o paciente dizendo !ue ele est bem fisicamente. 4sta ta!uicardia pode ser sintoma de p1nico 3 s.ndrome do p1nico. 5sso somatizao. 6s exames no acusam nada por!ue a pessoa no tem nada fisicamente, o sofrimento f.sico um reflexo do sofrimento emocional, !ue est escondido. 6 correto nessa situao !ue o mdico encaminhe a pessoa para um tratamento com psic&logo. %& o psic&logo pode tratar e amenizar esse sofrimento, !ue apesar de estar se manifestando no corpo essencialmente mental, psicol&gico. + a uda de*e ser feita a n.*el emocional. %omatizao !uando a pessoa apresenta sintomas cu a a*aliao do mdico no identifica !ual!uer problema org1nico, mas identifica uma causa psicol&gica, e o tratamento feito com o psic&logo.

O que Doena psicossomtica 0uando usamos o termo "doena psicossomtica# dizemos !ue a causa psicol&gica, mas a pessoa apresenta altera,es cl.nicas detect*eis por exames de laborat&rio, ou se a, o corpo da pessoa est tendo danos f.sicos 3 chamamos de doena psicossomtica. 7 uma doena f.sica, *erdadeira mas com causa psicol&gica, ou se a, a doena apareceu no corpo, como uma alergia por exemplo. (este caso a pessoa de*e tratar tanto com o psic&logo como com o mdico. )om o mdico ela trata o corpo, e com o psic&logo trata a mente 3 a cabea, as emo,es.

Hipocondria 6 hipocondr.aco o famoso man.aco por doenas. 5n ustamente condenado por "!uerer chamar a ateno#. 6 !uadro onde a pessoa !uer chamar ateno ser explicado no pr&ximo t&pico. (a hipocondria a pessoa no "!uer# ficar doente, na realidade ele tem um medo absurdo de doena, tem tanto medo, pensa tanto nisso !ue acaba *endo doena onde absolutamente no tem nada. (a realidade *oc' torna mais percept.*el tudo o !ue mantm em seus pensamentos, por exemplo, *oc' acabou de decidir comprar um carro 2lio cor prata, saia na rua e *er carros 2lio na cor prata em cada es!uina. Desta mesma forma se uma pessoa esti*er muito preocupada com o mos!uito da dengue *er mos!uitos por todo lado, onde sempre esti*eram, mas claro !ue no so mos!uitos da dengue, mas a preocupao o far a*aliar um por um num desgaste emocional brutal.

Histrico ou Histrinico 4ste sim !uer chamar a ateno para si. (este transtorno de personalidade a pessoa simplesmente se alimenta de ateno 8 "precisa# de !ue os outros lhe d'em ateno. 4sta pessoa confunde tran!/ilidade com re eio, pois acredita !ue se as pessoas esto simplesmente em paz ao seu lado elas no esto gostando de sua companhia. 4sta pessoa s& se sente aceita e !uerida se for o centro das aten,es e, no h nada melhor do !ue uma doena para receber ateno alheia. %endo assim as doenas so in*entadas intencionalmente como uma das formas de chamar ateno.

H quem minta e diga que est doente sem ter nada? %im, na maioria das *ezes para chamar ateno e receber cuidados mdicos, outras *ezes por pura compulso de mentir sobre sua pr&pria sade. 6 nome %.ndrome de Munchausen. %o pessoas !ue sofrem psi!uiatricamente e tem como sintomas principais causar ou simular sintomas de doenas. +lgumas *ezes so mes !ue pro*ocam sintomas em seus filhos e os le*am aos hospitais para serem tratados 8 claro !ue isto considerado abuso infantil. +credita3se !ue 9,: a ;< das pessoas !ue procuram atendimentos nos hospitais sofrem desta s.ndrome. 4sta pessoa chega a pes!uisar detalhadamente as caracter.sticas e sintomas de uma determinada doena e passa a fingir ou pro*ocar estes sintomas em si mesmo ou no pr&prio filho.

O corpo tambm afeta a mente =ma doena f.sica pro*oca sofrimento mental alm do sofrimento org1nico. =ma pessoa !ue tenha uma doena !ue a debilite fisicamente, !ue a deixe afastada dos outros pode iniciar uma depresso por exemplo. (estes casos de*e receber tratamento mdico e psicol&gico. 5sso significa !ue tratar um problema psicol&gico a uda a tratar das doenas do corpo e tambm pre*ine para !ue seu sofrimento mental no faa o corpo adoecer.

Doenas que no tem nada a er com psicossomtica )1ncer por exemplo. 2or algum tempo fizeram muita maldade dizendo !ue !uem tem c1ncer "criou# esse c1ncer nele mesmo. 0uer dizer !ue alm de ter !ue tratar a doena, a pessoa com c1ncer ainda carrega*a a culpa por estar doente, isso pura maldade com o doente. >uberculose tambm, foi dito !ue um tipo x de personalidade pro*oca*a tuberculose. =ma pessoa rom1ntica demais teria tuberculose 3 tudo bobagem. (o assim !ue acontece. Mas claro !ue as pessoas !ue sofrem com estas doenas merecem de*em ter acompanhamento psicol&gico para conseguirem foras e resist'ncia para o tratamento.

Doenas de fundo emocional =m tipo de problema !ue tem muito a *er com o psicol&gico ?mas ainda no @99<A a infertilidade. 4u tenho certeza !ue *oc' ou*iu a hist&ria de !ue algum !ue !ueria muito engra*idar e no conseguiu, foi s& adotar uma criana !ue engra*idou. (o $ 6 !ue aconteceu$ 2or!ue adotar uma criana facilita para !ue a mulher engra*ide$ 6 !ue aconteceu !ue ela reduz a ansiedade. 4la tran!/iliza. %e fizesse uma terapia, ela poderia tambm controlar essa ansiedade e engra*idar. +nsiedade pro*oca infertilidade. +lias toda boa cl.nica de fertilizao tem um psic&logo na e!uipe. >oda doena, ou todo sintoma end&crino, cardio*ascular, respirat&rio, gastrointestinal, imunol&gico, e de pele o tipo de doena !ue se pode desconfiar de causa psicol&gica. 4nto, alergia, infec,es, falta de ar, ta!uicardia, tudo isso pode ser doena psicossomtica. + terapia cogniti*a comportamental muito eficiente para esse trabalho, pr&xima a @99< de efici'ncia !uando tratado com um profissional srio. 7 uma terapia bre*e, focada no problema e com resultados rpidos !uanto Bs somatiza,es. 6 !ue um grande al.*io para !uem est sofrendo agora.

O que pro oca uma doena psicossomtica? 5nabilidade social, dificuldade em expressar seus sentimentos e necessidades, angustia, medos, rai*a, depresso, ansiedade, fobias, enfim, todo sofrimento emocional debilita a pessoa como um todo.

C casos de pessoas !ue se trataram por anos com remdios para hipotiroidismo. +t !ue em psicoterapia descobre3se !ue esta pessoa se entrega*a muito mais do !ue recebia nos relacionamentos. =ma troca desigual. %e a pessoa manti*er essa "doao de si mesma# exagerada com o marido, fam.lia, amigos, todo mundo far seu corpo adoecer. Mas ao trabalhar estes pontos em psicoterapia aprender a controlar a agresso !ue sofrida e conseguir controlar a doena, e o melhor, sem tomar remdio algum.

Doenas iniciadas por afli!es psicol"gicas Do desde alergias, bulimia, infertilidade, infarto, diabetes e disfun,es glandulares. +s afli,es psicol&gicas podem ser os e*entos significati*os na inf1ncia, como separao da criana da me, ou por!ue a me te*e !ue se mudar, ou por fora do trabalho, os abusos !ue a criana sofreu, abusos *erbais ou f.sicos, coisas fortes !ue foram ditas B criana, ou bater na criana. 4*entos estressantes, no s& na inf1ncia, mas em !ual!uer fase da *ida, morte de algum pr&ximo, mudana de trabalho, mudana de casa, ou insatisfao no trabalho, ou problemas com o marido, com o namorado, tudo isso pode estar desencadeando uma doena psicossomtica. 6 corpo fica doente, e de in.cio a pessoa no faz relao com estes problemas, acha !ue no ti*eram nada a *er com a doena, mas tem relao sim.

#uno do sintoma $ % dor ser e para alguma coisa? 6 sofrimento mental fica l guardadinho, *oc' pensa !ue est es!uecido, mas ele est l agindo B surdina, e se *oc' no trabalhar seu emocional, esse sofrimento pode encontrar uma forma de se manifestar, uma *l*ula de escape, !ue o sintoma, !ue aos poucos *ai fazendo seu corpo ficar doente. >odo sintoma tem a mesma funo, te alertar de !ue alguma coisa no est indo bem, !ue *oc' tem !ue tratar essa coisa. + somatizao tambm, ela est te chamando para *oc' prestar ateno em *oc' mesmo, e *er o !ue est errado na sua *ida: %eu relacionamento com colegas$ %eu casamento$ 5nsatisfao no trabalho$ Dificuldade nos estudos$ 6lhe para isso. >rate o !ue tem !ue ser tratado. >rate o emocional, por!ue o corpo s& est chamando a sua ateno para !ue *oc' *e a !ue o psicol&gico no esta bem. Muitas *ezes, !uando *oc' procura um mdico com uma somatizao, algum diz !ue "frescura#. %e o mdico disse !ue *oc' no tem nada, sofre duplamente, por!ue *oc' sente !ue tem alguma coisa mas no sabe o !ue . Doena psicossomtica no a doena da "mentirinha# doena !ue o mdico no conseguiu identificar a causa, ento ele tende a te falar "Ei!ue tran!/ilo, est tudo bem# mas est tudo mal, *oc' est com dor, com coceira, com a boca seca, corao pulando, dor de barriga, ta suando frio, como est tudo bem$

O mdico est capacitado a identificar a doena emocional?

5nfelizmente nem todo mdico tem o preparo para encaminhar o paciente para o profissional correto, !ue o psic&logo. Mas se eu conseguir a udar a *oc', se eu conseguir te a udar a identificar a doena emocional e lhe prestar a a uda psicol&gica to necessria eu me sinto realizada. + psicoterapia trabalha mudanas positi*as nas atitudes, muda a forma de pensar e de agir 3 o a uda a parar de sofrer psicologicamente.

Seu crebro pode ser seu mdico mas& oc' precisa de um (piloto) para esse crebro para que ele consiga dar o comando correto para sua mente* +ara trabal,ar estas e outras quest!es conte com o psic"logo*

S-ar putea să vă placă și