Sunteți pe pagina 1din 4

PLANO DE AULA

UNIDADE DIDTICA: Sintaxe

TEMA CENTRAL: Oraes Subordinadas Substantivas

CONTEDO Oraes Subordinadas Substantivas: 1) Subjetivas; 2) Predicativas; 3) Objetiva Direta; 4) Objetiva Indireta; 5) Completiva Nominal; 6) Apositiva.

OBJETIVO GERAL

Compreender e identificar as oraes subordinadas substantivas.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Interagir expressando ideias e opinies de forma oral e escrita para aprimorar a capacidade comunicativa; Evidenciar o que so as oraes subordinadas substantivas.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS:

Preparao: Apresentao do texto Coisas de Adolescente em sala, para leitura e

compreenso do assunto abordado (texto adaptado pela graduanda Aline Barbosa de Almeida); Anlise do texto;

Aula expositiva e dialogada fazendo uso do texto: Coisas de adolescentes? Como instrumento facilitador para melhor compreenso da abordagem gramatical feita em cima do assunto (Oraes Subordinadas Substantivas) alm de ter o intuito de levar o aluno a pensar, fazendo questionamentos como:

1) O que para vocs significa coisas de adolescente? 2) A ateno da famlia para a construo do ser humano importante? Por que? 3) Na sua opinio, o que ser ingrato com a vida? 4) O que voc pensa sobre o que importante para a vida?

Passos: Leitura socializada em sala de aula; Analisar o texto: - Discusso a partir do ttulo - Compreenso da temtica abordada Explanao do assunto Oraes Subordinadas substantivas e suas peculiaridades Interao entre texto e gramtica

Desenvolvimento e Estudo Ativo do Assunto: Relembrar assuntos j dados em sala; Conceituar o que so oraes subordinadas substantivas; Evidenciar as funes de cada uma das oraes subordinadas substantivas; Buscar no texto recursos que evidenciem as oraes subordinadas substantivas;

MATERIAIS UTILIZADOS: Texto xerografado; Quadro e giz.

AVALIAO: Ser feita a partir da interao em sala de aula, cujo momento, permitir que seja observado o desempenho crtico do aluno na discusso sobre o texto, alm da atividade encaminhada para casa, que contemplar uma pr-orientao em sala, para realizao do exerccio a partir do assunto ensinado, Oraes Subordinadas Substantivas.

Referncias
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica do Portugus. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2009. DALEFI, Roberto Gomes. Enciclopdia do estudante: gramtica e lingustica: histria, regras e usos da lngua portuguesa. So Paulo: Moderna, 2008. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Mini Aurlio: O Dicionrio da Lngua Portuguesa. 7 ed. Curitiba: positivo, 2010. TERRA, Ernani; NICOLA, Jos de. Minigramtica. 10 ed. So Paulo: Scipione, 2010. PASCHOALIN, Maria Aparecida; SPADOTO, Neuza Terezinha. Gramtica: Teoria e exerccios. So Paulo: FTD,1996.

ANEXOS

ATIVIDADE PARA CASA

Coisas de Adolescente

Parecia que o indivduo desprezava o que a vida lhe dera com tanta generosidade: a sade. Era assim a vida de Gilda. A adolescente necessitava de que as atenes da famlia se voltassem para ela, mas s pensava uma coisa: em sair com os amigos na sexta noite, contudo Gilda sentia um vazio, de certa forma, as preocupaes do futuro a incomodava. Ela achava que a vida era ingrata, acreditava que desprezava tudo, pois tinha uma boa sade tanto mental quanto fsica e as desperdiava sem remorso. Coisas de adolescente! Ento, Gilda comeou a notar a importncia de no ser indiferente com a vida, viu que certas preocupaes eram desnecessrias e sentiu que outras eram mais importantes, assim, no obstante, ela percebeu que era importante que acordasse para a vida, que olhasse seu futuro to incerto, que visse a importncia dos valores a serem consumados gradativamente...

Tenho a impresso de que vivenciamos esta histria todos os dias e, embora isto acontea, preciso que tenhamos muita pacincia com nosso semelhante, porque no acredito que ele seja to indiferente. Autor desconhecido Exerccios 1) Levando em considerao que o adolescente cheio de indecises, exponha o que se pode caracterizar como coisas de adolescente. 2) A ateno da famlia para a construo do ser humano importante? Por qu? 3) Na sua opinio, o que ser ingrato com a vida? 4) O que voc pensa sobre o que importante para a vida? 5) De acordo com o texto e com a explicao em sala de aula explique o que voc entendeu sobre os valores serem consumados gradativamente. 6) Releia o texto, reflita sobre o assunto e compare se estas situaes ocorrem no seu dia a dia. Faa um breve comentrio sobre sua reflexo. 7) Encontre no texto uma orao Subordinada Substantiva Objetiva Direta e uma subjetiva, que no tenham sido trabalhadas em sala e explique o porque de receberem tal classificao. 8) Classifique as oraes subordinadas substantivas destacadas em: subjetiva; objetiva direta; objetiva indireta, completiva nominal e apositiva. Especificando o porque. a- A famlia insistia em que a criana fosse internada. (OSSOI)
b- Estava convicto de que eu no terminaria o namoro. (OSSCN)

c- Impediram o vereador de que recebesse a contribuio ilegal (OSSOI) d- No podamos dizer que os pedestres eram bem-educados no trnsito. (OSSOD) e- Ficou provado que a soja poderia substituir a carne (OSSS) f- O desejo de todos era um s: que tudo se resolvesse sem agitao. (OSSA)

S-ar putea să vă placă și