Sunteți pe pagina 1din 3

onmica do infrator, no caso de multa. Art.

7 As penas restritivas de direitos so autnomas e substituem as privati vas de liberdade quando: I - tratar-se de crime culposo ou for aplicada a pena privativa de liber dade inferior a quatro anos; II - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidad e do condenado, bem como os motivos e as circunstncias do crime indicarem que a s ubstituio seja suficiente para efeitos de reprovao e preveno do crime. Pargrafo nico. As penas restritivas de direitos a que se refere este artig o tero a mesma durao da pena privativa de liberdade substituda. Art. 8 As penas restritivas de direito so: I - prestao de servios comunidade; II - interdio temporria de direitos; III - suspenso parcial ou total de atividades; IV - prestao pecuniria; V - recolhimento domiciliar.

Art. 9 A prestao de servios comunidade consiste na atribuio ao condenado de t refas gratuitas junto a parques e jardins pblicos e unidades de conservao, e, no ca so de dano da coisa particular, pblica ou tombada, na restaurao desta, se possvel. Art. 10. As penas de interdio temporria de direito so a proibio de o condenado contratar com o Poder Pblico, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefcios, bem como de participar de licitaes, pelo prazo de cinco anos, no caso de crimes dolosos, e de trs anos, no de crimes culposos. Art. 11. A suspenso de atividades ser aplicada quando estas no estiverem obedec endo s prescries legais. Art. 12. A prestao pecuniria consiste no pagamento em dinheiro vtima ou enti dade pblica ou privada com fim social, de importncia, fixada pelo juiz, no inferior a um salrio mnimo nem superior a trezentos e sessenta salrios mnimos. O valor pago ser deduzido do montante de eventual reparao civil a que for condenado o infrator. Art. 13. O recolhimento domiciliar baseia-se na autodisciplina e senso d e responsabilidade do condenado, que dever, sem vigilncia, trabalhar, freqentar cur so ou exercer atividade autorizada, permanecendo recolhido nos dias e horrios de folga em residncia ou em qualquer local destinado a sua moradia habitual, conform e estabelecido na sentena condenatria. Art. 14. So circunstncias que atenuam a pena: I - baixo grau de instruo ou escolaridade do agente; II - arrependimento do infrator, manifestado pela espontnea reparao do dano , ou limitao significativa da degradao ambiental causada; III - comunicao prvia pelo agente do perigo iminente de degradao ambiental; IV - colaborao com os agentes encarregados da vigilncia e do controle ambie

ntal. Art. 15. So circunstncias que agravam a pena, quando no constituem ou quali ficam o crime: I - reincidncia nos crimes de natureza ambiental; II - ter o agente cometido a infrao: a) para obter vantagem pecuniria; b) coagindo outrem para a execuo material da infrao; c) afetando ou expondo a perigo, de maneira grave, a sade pblica ou o meio ambiente; d) concorrendo para danos propriedade alheia; e) atingindo reas de unidades de conservao ou reas sujeitas, por ato do Pode r Pblico, a regime especial de uso; f) atingindo reas urbanas ou quaisquer assentamentos humanos; g) em perodo de defeso fauna; h) em domingos ou feriados; i) noite; j) em pocas de seca ou inundaes; l) no interior do espao territorial especialmente protegido; m) com o emprego de mtodos cruis para abate ou captura de animais; n) mediante fraude ou abuso de confiana; o) mediante abuso do direito de licena, permisso ou autorizao ambiental; p) no interesse de pessoa jurdica mantida, total ou parcialmente, por ver bas pblicas ou beneficiada por incentivos fiscais; q) atingindo espcies ameaadas, listadas em relatrios oficiais das autoridad es competentes; r) facilitada por funcionrio pblico no exerccio de suas funes. Art. 16. Nos crimes previstos nesta Lei, a suspenso condicional da pena p ode ser aplicada nos casos de condenao a pena privativa de liberdade no superior a trs anos.

Art. 17. A verificao da reparao a que se refere o 2 do art. 78 do Cdigo Penal ser feita mediante laudo de reparao do dano ambiental, e as condies a serem impostas pelo juiz devero relacionar-se com a proteo ao meio ambiente. Art. 18. A multa ser calculada segundo os critrios do Cdigo Penal; se revel ar-se ineficaz, ainda que aplicada no valor mximo, poder ser aumentada at trs vezes, tendo em vista o valor da vantagem econmica auferida. Art. 19. A percia de constatao do dano ambiental, sempre que possvel, fixar o

montante do prejuzo causado para efeitos de prestao de fiana e clculo de multa. Pargrafo nico. A percia produzida no inqurito civil ou no juzo cvel poder ser proveitada no processo penal, instaurando-se o contraditrio. Art. 20. A sentena penal condenatria, sempre que possvel, fixar o valor mnimo para reparao dos danos causados pela infrao, considerando os prejuzos sofridos pelo ofendido ou pelo meio ambiente.

Pargrafo nico. Transitada em julgado a sentena condenatria, a execuo poder efe uar-se pelo valor fixado nos termos do caput, sem prejuzo da liquidao para apurao do dano efetivamente sofrido. Art. 21. As penas aplicveis isolada, cumulativa ou alternativamente s pess oas jurdicas, de acordo com o disposto no art. 3, so: I - multa; II - restritivas de direitos; III - prestao de servios comunidade. Art. 22. As penas restritivas de direitos da pessoa jurdica so: I - suspenso parcial ou total de atividades; II - interdio temporria de estabelecimento, obra ou atividade; III - proibio de contratar com o Poder Pblico, bem como dele obter subsdios, subvenes ou doaes. 1 A suspenso de atividades ser aplicada quando estas no estiverem obedecendo s disposies legais ou regulamentares, relativas proteo do meio ambiente. 2 A interdio ser aplicada quando o estabelecimento, obra ou atividade estive r funcionando sem a devida autorizao, ou em desacordo com a concedida, ou com viol ao de disposio legal ou regulamentar. 3 A proibio de contratar com o Poder Pblico e dele obter subsdios, subvenes doaes no poder exceder o prazo de dez anos. Art. 23. A prestao de servios comunidade pela pessoa jurdica consistir em: I - custeio de programas e de projetos ambientais; II - execuo de obras de recuperao de reas degradadas; III - manuteno de espaos pblicos; IV - contribuies a entidades ambientais ou culturais pblicas. Art. 24. A pessoa jurdica constituda ou utilizada, preponderantemente, com o fim de permitir, facilitar ou ocultar a prtica de crime definido nesta Lei ter decretada sua liquidao forada, seu patrimnio ser considerado instrumento do crime e c omo tal perdido em favor do Fundo Penitencirio Nacional.

S-ar putea să vă placă și