Sunteți pe pagina 1din 28

30/07/2012

Qualidade de Software Aula 1


Prof. Dr. Lus Fernando Garcia luis@garcia.pro.br www.garcia.pro.br luis@garcia.pro.br (MSN) Luisffgarcia (Skype e Twitter)

Bibliografia Qualidade de Software

30/07/2012

Bibliografia Auditoria de Software

Qualidade oftware Aula 1 2010/Ps

30/07/2012

Qualidade oftware Aula 1 2010/Ps


Apresentaes: Professor ... Alunos ...

Pq estudar Qualidade (de software) ?


Exportao (de software) Licitaes (maior cliente !!!!) Exigncia do mercado Concorrncia / diferencial competitivo Crescimento (profissional/pessoal) Melhoria dos processos Entre outros

30/07/2012

Qualidade - Introduo
Brasil apresenta um forte movimento pela qualidade Japo tradicional .. CORIA (do sul) Cultura Oriental Cultura Ocidental

Qualidade Cenrio

30/07/2012

Qualidade Contexto
Globalizao Diferencial Competitivo
Alis, TI diferencial Competitivo?

Padres internacionais Aumento da exigncia Reduo de custos - investimentos

Qualidade Fatores Motivadores


Reduo de custos
Racionalizao de processos Diminuio de disperdcio Eliminao de retrabalho Trmino de controles desnecessrios

Estreitamento dos laos


Troca de informaes empresa cliente

Delegao de competncias
Gerncia participativa Treinamento incentivos valorizao do empregado

Aumento da lucratividade

30/07/2012

Contexto histrico

Contexto histrico

30/07/2012

Contexto histrico
Estratgia de qualidade Grupos de trabalho Envolvimento de clientes e fornecedores Sistemas da Qualidade Custo da qualidade Soluo de problemas Planejamento da qualidade Mtodos estatsticos Desempenho de processo Padres de qualidade Deteco de Erro Retificao

Total Quality Management


Garantia da Qualidade
Controle da Qualidade
Inspeo

Contexto histrico
4000 AC Pirmides do Egito 1900-1920 Inspeo do produto
Taylor 1911 Saber o mais do seu processo possvel, e s Linhas de montagem Tempos modernos - Chaplin

1960-1980 Controle da qualidade


Monitorao taxas de defeitos Crosby Zero Defect Viso sistmica ! correo

1980 2007 Melhorias no Processo

30/07/2012

Qualidade Definies
Conceito RELATIVO Diferentes aspectos envolvidos Diferentes fatores envolvidos Conformidade com os requisitos
Pessoas especificando para outras pessoas

Qualidade Definies

30/07/2012

Qualidade Definies

Qualidade Definies

30/07/2012

Qualidade Definies
Deming
Aperfeioamento contnuo e firmeza de propsitos. compreender o que acontece, construir e interpretar estatsticas e agir aperfeioando. No h respostas corretas, apenas respostas geradas pelos mtodos usados para ger-las. O objetivo deve ser as necessidades do usurio, presentes e futuras.

Juran
Adequado ao uso.

Crosby
Conformidade com os requisitos, fazer certo da primeira vez.

Qualidade Definies
Feigenbaum
O total das caractersticas de um produto e de um servio referentes a marketing, engenharia, manufatura e manuteno, pelas quais o produto ou servio, quando em uso, atende as expectativas do cliente.

Oakland
Atendimento s exigncias do cliente.

Ishikawa
Fabricar produtos mais econmicos, mais teis e sempre satisfatrios para o consumidor.

Falconi
produto ou servio de qualidade aquele que atende perfeitamente, de forma confivel, de forma acessvel, de forma segura e no tempo certo as necessidades dos clientes. O verdadeiro critrio da boa qualidade a preferncia do consumidor.

10

30/07/2012

Qualidade Definies
Dicionrio Aurlio
Qualidade como propriedade, atributo ou condio das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza.

NBR ISO 8402


Qualidade a totalidade das caractersticas de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer s necessidades implcitas e explcitas.

Mestres da qualidade
Taylor - 1911 Crosby 1979 Deming 1950 gesto da qualidade
Participao do trabalhador inspeo ineficaz

Feigenbaum 1983 TQC


Total quality control Envolvimento de todos setores

Ishikawa 1976
Remova a causa e no os sintomas Meios <> Objetivos

Juran 2 vises
Cliente mais qualidade, mais custo Empresa mais qualidade, menos custo Foco em PLANEJAMENTO CONTROLE - MELHORIA

11

30/07/2012

Qualidade - Dimenses
Desempenho
refere-se s caractersticas de operao primrias de um produto, tais como acelerao e conforto para um automvel, sensibilidade para um receptor de rdio e alcance para um fuzil.

Caractersticas secundrias de funcionalidade (features)


como sintonia automtica para televisores. Muitas vezes difcil separar caractersticas de desempenho de caractersticas secundrias; a distino, quase sempre, funo do ponto de vista do usurio.

Confiabilidade
reflete a probabilidade do produto falhar ou funcionar mal. A medida mais difundida de confiabilidade o MTBF (tempo mdio entre falhas).

Qualidade - Dimenses
Conformidade
Grau em que o projeto de um produto (servio) e suas caractersticas operacionais atendem padres prestabelecidos;

Durabilidade
Para produtos que acabam, como lpis ou lmpadas, a interpretao simples. O conceito mais complexo quando o reparo possvel, porque o fator econmico passa a influir.

Capacidade de receber assistncia tcnica (serviceability)


Velocidade, competncia e facilidade para consertar.

12

30/07/2012

Qualidade - Dimenses

Esttica

Refere-se aparncia, gosto, cheiro. uma questo de julgamento pessoal e reflete as preferncias individuais. Dimenso bastante subjetiva. Imagens, marcas, pases de origem do produto so percepes de qualidade, muitas vezes sem ligao direta com a qualidade, mas com influncias crticas para alguns clientes. a capacidade de responder rapidamente solicitao do cliente.

Qualidade percebida

Prontido de atendimento

Qualidade - Dimenses

Vises clssicas: Crosby Zero defeito Deming Obstculos qualidade

13

30/07/2012

Qualidade 5 iluses de Crosby


Iluso 1: A qualidade significa luxo ou notoriedade. Na verdade, encantar o cliente algo a se considerar na fase de projeto ou design do produto ou servio. A partir da, o esforo deve ser no sentido da conformidade, ou seja, garantir que o cliente vai receber aquilo que esperava, e que foi projetado. Tudo isso sem prejuzo da sua viso, j explicada acima, de que a qualidade deve estar associada conformidade com as especificaes, e que estas deveriam ser atualizadas freqentemente pelas empresas, conforme detectam a mudana nas expectativas dos clientes.

Qualidade 5 iluses de Crosby


Iluso 2: A qualidade algo intangvel e no mensurvel. mensurvel sim, e possvel estimar, projetar e acompanhar os custos da no-conformidade. Ao se colocar a questo em valores monetrios, ela passa a poder ser acompanhada e comparada mais facilmente por todos os nveis administrativos.

14

30/07/2012

Qualidade 5 iluses de Crosby


Iluso 3: impossvel fazer bem na primeira vez. O senso comum diz que impossvel ou caro demais acertar desde a primeira vez, mas o conceito de zero defeitos vem funcionando bem desde 1961 baseando-se na premissa oposta. Os custos de fazer certo desde a primeira vez so superados pelos resultados, tanto em lucro quanto em ampliao da fatia de mercado.

Qualidade 5 iluses de Crosby


Iluso 4: Os problemas de qualidade partem dos trabalhadores. Crosby acredita que a qualidade responsabilidade dos gestores de todos os nveis, e exemplificava que no bastaria trocar todos os operrios de uma fbraca dos EUA por operrios japoneses experientes em qualidade, mas se o gestor fosse trocado por um gestor japons experiente em qualidade, a histria seria outra. Medidas simples, como a documentao formal e treinamento para a execuo de tarefas, podem ser suficientes para obter grande ganho de qualidade no nvel operacional.

15

30/07/2012

Qualidade 5 iluses de Crosby


Iluso 5: A qualidade criada pelos departamentos de qualidade. Ela responsabilidade de todos, e nasce das aes concretas. Nenhum departamento, comisso, assessoria, norma, programa ou grupo de trabalho pode cri-la por si s.

Princpios de Deming (13)


Criar constncia de propsitos para melhoria de produtos e servios
Isso significa inovar, pesquisar e educar, aperfeioar constantemente o produto e os servios, realizar a manuteno dos equipamentos, mveis e instalaes fixas e instalar novos meios de produo tanto na fbrica quanto na administrao. uma perspectiva de longo prazo.

Adotar a nova filosofia


A qualidade deve ser a nova filosofia. Os papis de liderana gerencial devem ser assumidos. Os erros so inaceitveis. Fornecedor no tem qualidade porque troca o material defeituoso, tem qualidade quando seu material vai diretamente para a linha de produo.

16

30/07/2012

Princpios de Deming

Suspender a dependncia da inspeo em massa

A qualidade no fruto da inspeo, mas do aperfeioamento do processo. impossvel, por inspeo, e a custo aceitvel, encontrar todos os produtos com defeitos. H duas maneiras de ver qualidade: a maneira antiga inspeciona o produto para acabar com a m qualidade, a nova cria boa qualidade. Alm do controle estatstico do processo, novas tcnicas devem ser introduzidas. Outro aspecto importante contido nesse princpio o das especificaes. Atender especificaes nem sempre gera maior qualidade. Dois produtos podem atender s mesmas especificaes e serem bastante diferentes; da, por exemplo, algumas marcas de TV terem preferncia sobre outras.

Princpios de Deming

Acabar com a prtica de negociar apenas com base no preo.

O preo no tem sentido algum sem uma medida da qualidade do que est sendo comprado. Trabalhar com um s fornecedor no desenvolvimento de um item requer tanta capacidade e mo de obra que inimaginvel que se possa levar a cabo o desenvolvimento com dois. importante desenvolver com os fornecedores uma relao de longo prazo baseada em lealdade e confiana.

17

30/07/2012

Princpios de Deming

Melhorar sempre e constantemente o sistema de produo e servios.

O aperfeioamento no se d de uma s vez. A administrao obrigada a melhorar continuamente. Qualidade deve ser introduzida at mesmo antes do projeto, durante a prpria concepo. Comear depois implica em mudanas e essas provocam custos e atrasos. O efeito global de 100 melhorias progressivas de 1% melhor que uma melhoria descontnua de 100%. Alm disso, mudar pouco a pouco mais fcil do que realizar mudanas profundas e radicais.

Princpios de Deming

Instituir o treinamento

O funcionrio precisa conhecer exatamente qual o seu trabalho e como obter qualidade na sua execuo. indispensvel que todos conheam os princpios e as ferramentas bsicas da qualidade e sejam estimulados a adot-los e utiliz-los no desempenho de suas tarefas.

Adotar e instituir a liderana

A funo do administrador liderar, ajudar as pessoas a trabalhar cada vez melhor. Cabe administrao descobrir e remover as barreiras que impedem os empregados de se orgulhar do que fazem.

18

30/07/2012

Princpios de Deming

Afastar o medo.

As pessoas precisam se sentir seguras quanto ao emprego e suas funes. Devem ter conscincia de que o interesse da empresa est no aperfeioamento dos processos e nunca na descoberta dos culpados. Perguntar e sugerir deve ser um ato natural, livre de constrangimentos. O medo inibe a participao e esconde problemas. Departamentos com objetivos diferentes ou conflitantes e com baixo nvel de comunicao prejudicam as operaes. indispensvel a constituio de equipes interdepartamentais e a administrao responsvel por isso.

Derrubar as barreiras entre as reas de apoio

Princpios de Deming

Eliminar slogans, exortaes e metas entre os empregados

Slogans e exortaes no geram competncia ou qualidade. Ningum se torna mais capaz como conseqncia da fixao de cartazes empregado contente empregado competente. Aqui o exemplo clssico. Toda cota baseada na mdia provoca, imediatamente, que muitos empregados fiquem abaixo da cota. O importante melhorar continuamente.

Eliminar as cotas numricas

19

30/07/2012

Princpios de Deming

Remover as barreiras ao orgulho da execuo.

O indivduo gosta de ser apreciado pelo que faz e gosta de fazer seu trabalho com perfeio. importante, portanto, que tenha todas as informaes e apoio necessrios e que haja retorno da administrao sobre o seu desempenho.

Instituir um slido programa de treinamento e educao. O treinamento essencial, mas de alcance limitado. Os funcionrios s crescem sozinhos quando tm educao formal suficiente para isso.

Qualidade Obstculos de Deming


Esperar por mudanas instantneas; Supor que a automao ou novas mquinas resolvem os problemas; Procurar receitas mgicas; Iludir-se por uma suposta singularidade dos problemas; Transferir responsabilidade para o departamento ou grupo de controle de qualidade; Satisfazer apenas as especificaes.

20

30/07/2012

Qualidade 7 doenas Mortais da qualidade (por Deming)


Ausncia de objetivos; nfase no lucro a curto prazo; Avaliao individual por desempenho, classificao por mrito ou reviso anual do desempenho; Mobilidade das chefias; Gesto com base nos aspectos quantitativos; Gastos excessivos em assistncia mdica aos colaboradores; Gastos excessivos em aes judiciais;

Deming

21

30/07/2012

Deming ciclo PDCA

Juran

22

30/07/2012

Ferramentas da qualidade
Check-list (decolagem de um avio) Fluxogramas Grficos Gerncia de projetos Sistemas de Informao

Orgos de Normalizao
ISO
International Organization for Standartization

IEC
International Electrotechnical Commission

IEEE
Institute of Electrical and Eletronics Engineering

ANSI
American National Standards Institute

ABNT
Associao Brasileira de Normas Tcnicas

23

30/07/2012

Certificao
Entidades independentes Verificao de padres Emisso de certificados Reconhecimento da qualidade pelo cliente Grandes consultorias internacionais ABIC (Caf )

Qualidade-Fatores humanos

24

30/07/2012

Foco nos Stakeholders

TQM Gerenciamento da Qualidade Total


Atender as necessidades e expectativas do cliente (a mais importante parte da organizao). Considerao ao cliente e fornecedor interno. Envolver todas as pessoas da organizao. Examinar custos relacionados com a qualidade. Desenvolver sistemas e procedimentos que suportem qualidade e melhoria. Desenvolver um processo de melhoria contnua.

25

30/07/2012

Gesto da Qualidade
Atividades coordenadas para orientar e controlar uma organizao com relao qualidade (ISO9000:2000). Princpios
Foco no cliente Liderana Envolvimento das pessoas Abordagem de processo Abordagem sistmica Melhoria contnua Tomada de deciso baseada em fatos Relaces de ganha-ganha.

Polticas da Qualidade
Intenes e diretrizes globais de uma organizao relativas qualidade, formalmente expressas pela alta administrao. (ISO9000:2000)
Alinhada aos objetivos da organizao. Comprometimento em atender os requisitos. Melhoria contnua. Comunicao e entendimento. Anlise crtica.

26

30/07/2012

TGS e Qualidade

Conceito Relacionado

Auditoria

27

30/07/2012

Qualidade 5s (sensos)

5s - sensos
1 Utilizao
Identificar descartar desnecessrios

2 Ordenao
Locais e critrios de armazenamento

3 Limpeza
Eliminar a sujeira Manter dados atualizados/corretos

4 Asseio
Criar condies sade fsica e mental (TI ?)

5 Autodisciplina
Aderncia a normas, padres, procedimentos

28

S-ar putea să vă placă și