Sunteți pe pagina 1din 12

SELEO PBLICA

8. PROVA OBJETIVA

CONSULTOR FARMACUTICO

INSTRUES

VOC RECEBEU SUA CONFIRA

FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO CONTENDO

50

QUESTES OBJETIVAS.

SEU NOME E NMERO DE INSCRIO IMPRESSOS NA CAPA DESTE CADERNO.

LEIA CUIDADOSAMENTE AS QUESTES E ESCOLHA A RESPOSTA QUE VOC CONSIDERA CORRETA. RESPONDA ASSINALE A A
A TODAS AS QUESTES. NA FOLHA DE RESPOSTAS, COM CANETA DE TINTA AZUL OU PRETA, A ALTERNATIVA QUE JULGAR CERTA.

DURAO DA PROVA DE

HORAS.

SADA DO CANDIDATO DO PRDIO SER PERMITIDA APS TRANSCORRIDA A METADE DO TEMPO DE DURAO DA PROVA OBJETIVA. TERMINAR A PROVA, VOC ENTREGAR AO FISCAL A FOLHA DE RESPOSTAS E LEVAR ESTE CADERNO.

AO

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTES.

29.03.2009 tarde

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto de Flvio Aguiar para responder s questes de nmeros 01 a 05. O povo, o povo e o povinho Mais difcil do que explicar aqui na Alemanha que no Brasil h cidades onde faz frio, geia e at pode nevar no inverno, explicar o sentido da palavra povo. O impasse se deu numa aula na universidade. Comea que a palavra Volk, em alemo, tem um sentido muito diferente da nossa palavra povo no Brasil. Aquela est muito mais prxima de conotar algo referente ao conceito romntico de carter nacional do que a nossa, que tem uma aproximao maior com uma idia de todo mundo. Povo ento nem se fala. Conversa daqui, conversa dali, chegou-se palavra alem Pbel, que quer dizer plebe. Da a discusso ganhou um novo rumo: plebe tem uma conotao pejorativa muito forte, tanto em alemo quanto em portugus, palavra que remonta a um mundo controlado ou da forma como visto por uma aristocracia, seja de linhagem, grana ou esprito. Povo no, nem sempre pejorativo, alis, na maioria das vezes no , conota fora, presena, independncia, presso. Da a dificuldade explicar que a palavra povinho que em geral pejorativa, pois o diminutivo inho, para o estrangeiro, assim como para ns, quase sempre associado a carinho e afeto.
(www.cartamaior.com.br. 29.01.2008. Adaptado)

03. De acordo com o texto, o diminutivo inho, para o estrangeiro, assim como para ns, quase sempre associado a carinho e afeto. Esse emprego se comprova em: (A) Ao entrar no apartamento, sentiu que aquilo era um ovinho de to pequeno e apertado. Por fim, o negcio no saiu. (B) Se voc pensa que me caso e vou morar naquela casinha longe do centro e de tudo, est completamente enganado. (C) Seu sonho era ter uma Ferrari. Nada desses carrinhos de motor de 1000 cilindradas, que quase nem andam. (D) O advogado de Tanaka era um homenzinho mal encarado, sem muito pudor para expressar seus pontos de vista. (E) Meu pai era um velhinho engraado, que passava horas ao meu lado contando as histrias de sua juventude. 04. Com base na orao h cidades onde faz frio, geia e at pode nevar no inverno analise as afirmaes. I. O verbo haver impessoal, por isso est na 3. pessoa do singular. Se fosse substitudo por existir, este ficaria na 3. pessoa do plural. II. O verbo fazer est na 3. pessoa do singular, concordando com frio. Substituindo frio por dias frios, o verbo assumiria a forma fazem. III. Assim como o verbo gear, o verbo passear tem a mesma flexo na 3. pessoa do singular: passeia. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III. 05. Os termos alis e pois, destacados no segundo pargrafo do texto, expressam, respectivamente, sentido de (A) retificao e explicao. (B) incluso e concluso. (C) adversidade e concesso. (D) incluso e explicao. (E) sntese e correo. Leia a tirinha para responder s questes de nmeros 06 e 07.

01. De acordo com o autor do texto, as dificuldades de comunicao que vivenciou na Alemanha (A) so facilmente transpostas quando se trata de explicar a variao climtica no Brasil, mas emperram quando se trata do sentido das palavras. (B) dizem respeito explicao da variao climtica no Brasil e tambm de sutilezas de sentido de palavras que, em portugus, tm a mesma origem. (C) limitam-se s questes lingusticas, uma vez que a lngua portuguesa no contempla as nuances de sentido to frequentes na lngua alem. (D) revelam que o Brasil um pas de grandes contradies internas, seja quanto ao seu clima, seja quanto ao uso da lngua portuguesa. (E) deixam de ser um problema cultural quando se percebe que, na lngua alem, as palavras tm o mesmo significado que na portuguesa. 02. Segundo o texto, (A) as variaes de sentido de uma palavra mostram a falta de recursos da lngua para expressar afetividade. (B) a conotao que a palavra povo recebe quando remete ideia de fora e de independncia positiva. (C) termos como Volk e povo normalmente so empregados em sentido pejorativo, longe do conceito de carter nacional. (D) na palavra povinho, o diminutivo inho agrega uma conotao positiva, ligada ideia de carinho e afeto. (E) h uma surpreendente simetria na relao entre povo e povinho, quando se comparam o portugus e o alemo.
CRFA0801/08-ConsultorFarmacutico

(Folha de S.Paulo, 11.12.2008)

06. Os espaos no segundo quadrinho devem ser preenchidos, correta e respectivamente, com (A) castig-los ... devolvendo-lhes (B) castigar-lhes ... devolvendo-os (C) castigar eles ... devolvendo-nos (D) castig-los ... devolvendo-os (E) castigar-lhes ... devolvendo-lhes
2

07. Em tolices dos evolucionistas e tudo de novo a preposio de forma expresses cujos sentidos so, respectivamente, de (A) modo e intensidade. (B) causa e consequncia. (C) posse e tempo. (D) modo e causa. (E) posse e intensidade. As questes de nmeros 08 e 09 baseiam-se em trechos do texto Novas Formalidades, de Marcos Nobre, publicado no jornal Folha de S.Paulo, em 13.01.2009. Para cada uma, indique a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto. 08. comum ouvir que celulares so instrumentos da nova bara vida privada das pessoas em pblico, brie. Que que incomodam quem est em volta, que ningum mais respeita ningum e por a vai. Com internet e e-mail, a mesma coisa. pela cabea, querem Pessoas escrevem o que resposta para ontem, ou, ao contrrio, demoram demais para responder. (A) expem ... se passam (B) expe ... passam-lhes (C) expem ... lhes passam (D) expe ... passa-se (E) expem ... lhes passa 09. A impresso que d que muita gente gostaria de voltar velhas formas de sociabilidade. Como a da falecida formalidade da carta postal, que permitia um distanciamento, uma proteo tanto para remetente como para destinatrio. Esse saudosismo supe que o contato humano face, quanpadro ainda seja o do encontro face do ele se tornou apenas um entre vrios tipos de contato . J no tem primazia. (A) s ... ... possvel (B) a ... a ... possveis (C) ... ... possvel (D) as ... a ... possveis (E) a ... ... possvel 10. Na sequncia do texto de Marcos Nobre, l-se: A cultura virtual acirrou um elemento que j vem de longe, pelo menos desde a dcada de 1960: o da necessidade de expressar um eu verdadeiro e autntico. Ainda bem que muitas pessoas no fundo no se convencem de que suas expresses individuais sejam assim to sensacionais como nos filmes e na propaganda. O sinnimo de acirrou e o antnimo de autntico so, respectivamente, (A) priorizou e cindido. (B) incitou e fidedigno. (C) provocou e conturbado. (D) estimulou e insincero. (E) autorizou e genuno.
3

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

11. O Conselho Regional de Farmcia do Estado de So Paulo entende que a comercializao de produtos alheios nos estabelecimentos de farmcia, alm de ser uma infrao sanitria, um problema tico. Considerando a relao de produtos alheios adotada pelo referido Conselho, pode-se afirmar que (A) ch de camomila, erva-doce e boldo no podem ser comercializados nas farmcias. (B) recargas de celulares, mesmo que sem publicidade ostensiva, no so autorizadas nesses estabelecimentos. (C) capas antialrgicas para colcho e travesseiro podem ser comercializadas nas farmcias. (D) solventes como lcool e formol podem ser comercializados somente em quantidades de um litro. (E) bebidas energticas e compostos de guaran no podem ser comercializados nesses estabelecimentos.

12. Segundo Oliveira (2001), para alcanar o equilbrio nas relaes sociais, a atividade de Relaes Pblicas deve, evidentemente, estar fundamentada nos princpios de bem comum, justia e democracia, o que significa conquistar a credibilidade das organizaes junto a seus pblicos. Neste contexto, analise as frases e selecione a(s) correta(s). I. A atividade de relaes pblicas pode ser realizada com qualidade quando se fundamenta somente no modelo de atendimento humano. II. Evitar ou resolver assuntos controversos uma das atividades de Relaes Pblicas. Entende-se por assunto controverso determinado tema, percebido por um ou mais pblicos, prejudicial aos seus interesses e/ou direitos. III. A imagem de empresas que j tenham credibilidade no mercado independe da qualidade do atendimento prestado por seus funcionrios. IV. O bom atendimento obtido aliando-se a habilidade inerente ao prestador do servio ou seja, o funcionrio aos treinamentos oferecidos pela empresa. Est correto o contido em (A) I, apenas. (B) I, II e IV, apenas. (C) I, II, III e IV. (D) IV, apenas. (E) II e IV, apenas.

CRFA0801/08-ConsultorFarmacutico

13. A Lei n. 3.820, de 11 de novembro de 1960, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmcia, define para eles as seguintes atribuies: (A) cabe aos Conselhos Regionais organizar o Cdigo de Deontologia Farmacutica. (B) cabe ao Conselho Federal aprovar os regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais, modificando o que se tornar necessrio, a fim de manter a unidade de ao. (C) cabe ao Conselho Federal publicar a cada trinio o relatrio dos seus trabalhos e, periodicamente, a relao de todos os profissionais registrados. (D) cabe aos Conselhos Regionais fiscalizar o exerccio da profisso, impedindo e punindo as infraes lei, enviando ao Conselho Federal os relatrios documentados sobre os fatos que apurarem para que este possa definir punies e condutas adequadas. (E) cabe ao Conselho Federal registrar os profissionais de acordo com a presente lei e expedir a carteira profissional. 14. Considerando-se o artigo 3. da Lei n.o 6.360, de 23 de setembro de 1976, e suas atualizaes, pode-se afirmar que (A) Denominao Comum Brasileira (DCB) a denominao do frmaco ou princpio farmacologicamente ativo recomendado pela Organizao Mundial da Sade. (B) Medicamento de Referncia aquele que contm o mesmo ou os mesmos princpios ativos, apresenta a mesma concentrao, forma farmacutica, via de administrao, posologia e indicao teraputica, e que equivalente ao medicamento registrado no orgo federal responsvel pela vigilncia sanitria, podendo diferir somente em caractersticas relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veculo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca. (C) Produto Farmacutico Intercambivel o equivalente teraputico de um medicamento de referncia, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficcia e segurana. (D) Medicamento Similar o produto inovador registrado no rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria e comercializado no Pas, cuja eficcia, segurana e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao rgo federal competente, por ocasio do registro. (E) Medicamento Genrico o medicamento similar a um produto de referncia ou inovador, que se pretende ser com este intercambivel, comprovada a sua eficcia, segurana e qualidade, e designado exclusivamente pela DCB.

15. Com relao Lei n.o 5.991, de 17 de dezembro de 1973 que dispe sobre o controle sanitrio do comrcio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos e suas atualizaes, correto afirmar que (A) a dispensao de plantas medicinais privativa das ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificao botnica. (B) no permitido s farmcias homeopticas manter sees de vendas de correlatos e de medicamentos no homeopticos quando apresentados em suas embalagens originais. (C) nas farmcias , drogarias e distribuidoras , a presena do tcnico responsvel ser obrigatria durante um tero do horrio de funcionamento do estabelecimento. (D) no dependero de assistncia tcnica e responsabilidade profissional o posto de medicamentos, a unidade volante e o supermercado, o armazm e o emprio, a loja de convenincia e a drugstore. (E) a cada farmacutico ser permitido exercer a direo tcnica de, no mximo, trs farmcias, sendo duas comerciais e uma hospitalar.

16. Quanto ao registro dos produtos de que trata a Lei n.o 6.360/1976, pode-se afirmar que (A) sero registrados como produtos dietticos os destinados ingesto oral que tenham seu uso ou venda dependentes de prescrio mdica e se destinem a iludir as sensaes de fome, de apetite e de paladar, substituindo os alimentos habituais nas dietas de restrio. (B) somente podero ser registrados os inseticidas que no ofeream qualquer possibilidade de risco sade humana nas condies de uso previstas. Podem, no entanto, oferecer possibilidade de risco a animais domsticos de sangue quente, devendo ser utilizados com cautela nesses locais. (C) para fins de registros dos inseticidas, as substncias componentes das frmulas respectivas sero consideradas propelentes se empregadas como veculos nas preparaes inseticidas. (D) o registro dos inseticidas, para fins domsticos, s ser permitido quando se destine pronta aplicao ou aps diluio por qualquer pessoa. (E) os cosmticos, produtos de higiene pessoal de adultos e crianas, perfumes e congneres no podero ter alteradas suas frmulas de composio aps o registro.

CRFA0801/08-ConsultorFarmacutico

17. A Lei n. 6.480, de 01 de dezembro de 1977, alterou a Lei n. 6.360/1976. No que tange ao registro de medicamentos, insumos, correlatos, dentre outros, correto dizer que (A) poder ser registrado o medicamento que no tenha em sua composio substncia reconhecidamente benfica do ponto de vista clnico ou teraputico. (B) poder ser registrado somente o medicamento que tenha em sua composio substncia nova. (C) os produtos de que trata a Lei n.o 6.360/1976 no podero ter nomes ou designaes que induzam a erro. (D) os medicamentos contendo uma nica substncia ativa sobejamente conhecida devero ter nomes ou designaes de fantasia. (E) o registro de medicamentos novos ter validade por dez anos e poder ser revalidado por perodos iguais e sucessivos. 18. Considerando as restries ao uso e propaganda de produtos fumgeros, bebidas alcolicas, medicamentos, terapias e defensivos agrcolas, analise as afirmaes, selecionando as corretas. I. A propaganda comercial dos referidos produtos pode induzir as pessoas ao consumo, atribuindo aos produtos propriedades calmantes ou estimulantes, que reduzam a fadiga ou a tenso, ou qualquer efeito similar, quando houver comprovao cientfica dessas aes. II. proibida a propaganda dos referidos produtos por meio eletrnico, inclusive internet. III. permitida a propaganda indireta contratada, tambm denominada merchandising, nos programas produzidos no Pas, em qualquer horrio. IV. A transmisso ou retransmisso, por televiso, em territrio brasileiro, de eventos culturais ou esportivos com imagens geradas no estrangeiro, patrocinados por empresas ligadas a produtos fumgeros, exige a veiculao gratuita pelas emissoras de televiso, durante a transmisso do evento, de mensagem de advertncia sobre os malefcios do fumo. V. Os rtulos das embalagens de bebidas alcolicas contero advertncia nos seguintes termos: Evite o Consumo Excessivo de lcool. Esto corretas apenas as afirmativas (A) II e V. (B) II, IV e V. (C) I e II. (D) I, II, III e V. (E) I, III e V.

19. Considera-se Crime hediondo Sade Pblica (Leis n. 9.695/98 e n. 9.677/98), a comercializao de I. lpis labial sem registro no rgo de vigilncia sanitria competente; II. medicamentos em desacordo com a frmula constante do registro nos rgos competentes; III. raticidas sem as caractersticas de identidade e qualidade admitidas para a sua comercializao; IV. corantes de procedncia ignorada. Est correto o contido em (A) I, II, III e IV. (B) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) II, apenas. (E) I e III, apenas.

20. Com relao aos medicamentos genricos, correto afirmar que (A) esto dispensados de estudos de bioequivalncia os medicamentos para uso tpico e solues de uso oral que contenham o mesmo frmaco, mesmo que em concentraes diferentes. (B) os estudos de equivalncia farmacutica garantem que dois produtos equivalentes apresentem, depois de sua administrao na mesma dose molar, essencialmente os mesmos efeitos com respeito eficcia e segurana. (C) os estudos de bioequivalncia so realizados in vitro, demonstrando que o medicamento genrico e o de referncia apresentam a mesma biodisponibilidade. (D) o prescritor (mdico) pode impedir a substituio do medicamento de referncia pelo genrico (intercambialidade) desde que esta orientao se encontre por escrito de prprio punho e de forma clara e legvel na receita. (E) equivalncia teraputica a taxa e o grau de absoro (velocidade e totalidade) de um princpio ativo proveniente de uma forma de dosificao, de acordo com o determinado por sua curva de concentrao tempo na circulao sistmica ou pela sua excreo na urina.

CRFA0801/08-ConsultorFarmacutico

21. Todos os produtos qumicos que possam ser utilizados como insumo na elaborao de substncias entorpecentes, psicotrpicas ou que determinem dependncia fsica ou psquica encontram-se sob controle e fiscalizao. Considerando essas exigncias legais, assinale a alternativa correta. (A) Para exercer qualquer uma das atividades sujeitas a controle e fiscalizao, relacionadas a esses produtos, a pessoa fsica ou jurdica dever se cadastrar e requerer licena de funcionamento ao rgo de vigilncia local. (B) Constitui infrao administrativa deixar de apresentar ao rgo fiscalizador competente, quando solicitado, notas fiscais, manifestos e outros documentos de controle. (C) Todos os rgos da administrao pblica e instituies de ensino esto isentos do cadastramento no rgo fiscalizador competente. (D) Para importar, exportar ou reexportar os produtos qumicos sujeitos a controle e fiscalizao ser necessria autorizao prvia do rgo de vigilncia sanitria Federal. (E) A pessoa fsica ou jurdica que, por qualquer motivo, suspender o exerccio de atividade sujeita a controle e fiscalizao dever comunicar a paralisao ao rgo fiscalizador competente, no prazo de sessenta dias a partir da data da suspenso da atividade. 22. So atribuies privativas dos profissionais farmacuticos: (A) assessoramento e responsabilidade tcnica em indstrias de praguicidas. (B) magistrio superior das matrias privativas constantes do currculo do curso de formao de qumicos e farmacuticos. (C) desempenho de funes de dispensao de frmulas magistrais e farmacopeicas. (D) anlises qumicas ou fsico-qumicas em indstrias farmacuticas e/ou qumicas. (E) comercializao e estocagem de produtos txicos, corrosivos, inflamveis ou explosivos. 23. A descentralizao do Sistema nico de Sade realizada de acordo com as seguintes diretrizes: (A) direo nica no mbito federal com transferncia de aes para o municpio quanto s campanhas e programas de sade. (B) municipalizao dos servios e aes de sade com controle dos recursos efetuados pela Federao e Estado, sem participao do municpio no financiamento dessas aes. (C) assistncia a todos os nveis de ateno garantidas populao urbana, criando-se programas de atendimento diferenciado para populao rural em funo de suas caractersticas e nmero. (D) integrao das aes e servios com base em polticas nicas federais. (E) regionalizao e hierarquizao do atendimento individual e coletivo, adequado s diversas realidades epidemiolgicas.

24. As atividades de interesse sade e meio ambiente, executadas para garantir a promoo, proteo e preveno da sade, tm por objetivo (A) assegurar condies adequadas de qualidade na produo, comercializao e consumo de bens de interesse sade, cabendo ao ministrio do trabalho a fiscalizao dos servios de interesse sade. (B) promover a melhoria da qualidade do meio ambiente, nele excludo o do trabalho, garantindo condies de sade, segurana e bem-estar pblico. (C) assegurar condies adequadas na promoo e atendimento de sade, cabendo aos ministrios da Educao, do Trabalho e da Habitao as questes a eles atinentes quanto preservao da sade. (D) controlar a participao da comunidade nas aes de sade, exigindo-se a comprovao de habilitao tcnica na rea da sade. (E) promover aes visando ao controle de doenas, agravos ou fatores de risco de interesse sade.

25. O Cdigo Sanitrio Estadual (Lei n.o 10.083/98), com relao a Sade e meio ambiente, estabelece que (A) so fatores ambientais de risco sade aqueles relacionados proliferao de artrpodes nocivos, a vetores e hospedeiros e s substncias perigosas, txicas, explosivas, inflamveis, corrosivas e radioativas e organizao territorial, excluindo-se desse conceito a organizao territorial e ambiente construdo. (B) toda e qualquer edificao, quer seja urbana ou rural, dever ser construda e mantida, observando-se a reduo dos fatores de estresse psicolgico e social, alm de outros parmetros. (C) a gua distribuda dever obedecer s normas e aos padres de potabilidade estabelecidos pelo Ministrio do Abastecimento. (D) no permitida a utilizao, em atividades agropecurias, de gua fora dos padres de potabilidade, esgotos sanitrios ou lodo proveniente de processos de tratamento de esgotos. (E) a reciclagem de resduos slidos infectantes gerados por estabelecimentos prestadores de servios de sade s ser permitida se em conformidade com as normas tcnicas.

CRFA0801/08-ConsultorFarmacutico

26. A Notificao compulsria de doenas autoridade sanitria local , segundo o Cdigo Sanitrio Estadual, obrigatria para I. mdicos que forem chamados para prestar cuidados ao doente mesmo que no assumam a direo do tratamento; II. responsveis por laboratrios que executem exames microbiolgicos, sorolgicos, anatomopatolgicos ou radiolgicos; III. farmacuticos, bioqumicos, veterinrios, dentistas, enfermeiros, parteiras e pessoas que exeram profisses afins; IV. responsveis por estabelecimentos prisionais, de ensino, creches, locais de trabalho ou habitaes coletivas em que se encontre o doente; V. responsveis pelo automvel, caminho, nibus, trem, avio, embarcao ou qualquer outro meio de transporte em que se encontre o doente. Est correto o contido em (A) I, apenas. (B) I e III, apenas. (C) I, II, III, IV e V. (D) III e IV, apenas. (E) II e III, apenas. 27. Em relao Portaria n.o 344, de 1998, pode-se dizer que (A) a Notificao de Receita B, de cor amarela, ter validade por um perodo de 90 dias contados a partir de sua emisso em qualquer Unidade Federativa da Unio. (B) a Notificao de Receita A poder conter o mximo de 5 ampolas, e para as demais formas farmacuticas de apresentao, poder conter a quantidade correspondente no mximo a 60 dias de tratamento. (C) a receita de controle especial tem validade para no mximo 30 dias, a partir da data de sua emisso, para medicamentos base de substncias constantes das listas C1 e D. (D) fica vedada a prescrio de medicamentos base de substncias constantes da lista C4 (anti-retrovirais) por mdico veterinrio ou cirurgies-dentistas. (E) a Notificao de Receita personalizada e intransfervel, devendo conter somente uma substncia das listas A1, A2, A3, B1 e B2, C2 e C5 ou um medicamento que as contenha.

28. Quanto escritutrao de medicamentos controlados pela Portaria n.o 344/98, correto afirmar que (A) dever ser mantido um livro nico para registro de substncias e medicamentos entorpecentes e psicotrpicos (listas A1 , A2 , A3, B1 e B2). (B) cada pgina do Livro de Registro Especfico destina-se escriturao de uma s substncia ou medicamento, devendo ser efetuado o registro por meio da denominao genrica (DCB), combinada com o nome comercial. (C) dever ser mantido um livro nico para registro das substncias e medicamentos sujeitos a controle especial (listas C1, C2, C3, C4 e C5). (D) os Livros, Balanos e demais documentos comprovantes de movimentao de estoque devero ser arquivados no estabelecimento pelo prazo de 5 anos. (E) os Livros de Registro Especficos s so utilizados por distribuidoras, drogarias e farmcias. 29. So substncias listadas, respectivamente, na Lista A1 e na Lista C5 do Anexo 1 da Portaria n.o 344/98: (A) morfina e nandrolona. (B) dietilpropriona e tretinona. (C) diazepam e fluoxetina. (D) fenobarbital e ritonavir. (E) fenciclidina e mazindol. 30. A cadeia dos produtos farmacuticos abrange as etapas da produo, distribuio, transporte e dispensao. Para garantir o controle e fiscalizao desses produtos, (A) cada unidade produzida para a venda final deve apresentar o nmero de registro no Ministrio da Sade conforme publicado em D.O.U., sendo necessrios somente os quatro primeiros dgitos. (B) as embalagens primrias e/ou secundrias (cartucho) de todos os medicamentos destinados e comercializados no varejo devem, como mais um fator para coibir o comrcio de produtos falsificados, conter lacre ou selo de segurana. (C) na embalagem secundria devero constar obrigatoriamente somente a data de fabricao e o nmero de lote. (D) as embalagens primrias e secundrias podero apresentar prazo de validade e nmero de lote diferentes. (E) nas bulas, obrigatrio constar data de fabricao, data de validade e o nmero de lote a que a unidade pertence.

CRFA0801/08-ConsultorFarmacutico

31. Com relao propaganda e divulgao de produtos farmacuticos, vedado (A) realizar comparaes, de forma direta e/ou indireta, mesmo que estejam baseadas em informaes comprovadas por estudos clnicos veiculados em publicaes indexadas. (B) anunciar medicamentos registrados pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria nos casos exigidos por lei. (C) atribuir propriedades curativas ao medicamento, quer para tratamento sintomtico quer para tratamento curativo. (D) veicular propaganda, publicidade e promoo de medicamentos de venda sob prescrio pela internet, mesmo que acessveis exclusivamente a profissionais habilitados a prescrever ou dispensar medicamentos. (E) incluir mensagens, verbais e no verbais, que mascarem as indicaes reais dos medicamentos registrados junto Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria.

33. Com base nos Regulamentos Tcnicos que Instituem as Boas Prticas de Dispensao em Farmcias e Drogarias (RDC 328/99 atualizada pela RDC 173/03) considera-se imprescindvel para a aplicao de injeo, nos termos e locais discriminados nesses regulamentos, (A) a utilizao de materiais descartveis e dentro da validade. (B) a existncia de recipiente rgido adequado para descarte de perfurocortantes. (C) a existncia de coleta seletiva de resduos resultantes da aplicao de injeo. (D) a existncia de rotinas escritas com as tcnicas de antisepsia das mos e local de aplicao, bem como de cuidados na aplicao de injetveis. (E) a existncia de livro de registro do receiturio de aplicao de injetveis. 34. Segundo as Boas Prticas de Dispensao em Farmcia, com base nos mesmos regulamentos tcnicos, considera-se necessrio no armazenamento e dispensao de produtos (A) a existncia de procedimentos escritos (rotinas) quanto a estocagem/armazenamento e dispensao de produtos . (B) o armazenamento dos produtos em prateleiras e afastados do piso e da parede.

32. O enquadramento na categoria de venda de um medicamento determinado pela RDC 138/2003 por meio da Lista de Grupos e Indicaes Teraputicas Especificadas (GITE). Assim, correto afirmar que (A) todos os medicamentos cujos grupos teraputicos e indicaes teraputicas esto descritos no GITE so de venda sob prescrio mdica. (B) todos os medicamentos cujos grupos teraputicos e indicaes teraputicas no esto descritos no GITE, como os medicamentos homeopticos, no seguem regulamentaes especficas de registro e comercializao. (C) as associaes medicamentosas, cujo grupo teraputico e indicao teraputica de pelo menos um de seus princpios ativos no se encontrar especificado no GITE, so de venda sob prescrio mdica. (D) todos os medicamentos novos so de venda sem prescrio mdica, sujeitos a reavaliao do enquadramento na categoria de venda no momento de sua renovao ou de acordo com dados de farmacovigilncia. (E) os medicamentos administrados por via parenteral cujos grupos teraputicos e indicaes teraputicas esto descritos na GITE so de venda sem prescrio mdica.

(C) a exposio venda somente de produtos que possuem registro no rgo competente do Ministrio da Sade. (D) a retirada da rea de venda dos produtos com comprovada irregularidade, bem como dos produtos vencidos e identific-los como tal. (E) a manuteno de receiturio e notificaes de receita corretamente arquivados. 35. As Boas Prticas de Fabricao BPF (RDC 210/03) so aplicveis a todas as operaes envolvidas na fabricao de medicamentos, incluindo aqueles medicamentos em desenvolvimento destinados a ensaios clnicos. Com relao BPF, analise as afirmativas. I. As BPF no abrangem aspectos ligados segurana do pessoal envolvido no processo de fabricao; tais aspectos so regulamentados por legislao especfica. II. Entende-se por Reanlise a anlise realizada em matria-prima, previamente analisada e reprovada, para verificar a conformidade das especificaes estabelecidas previamente. III. Entende-se por Reconciliao a incorporao total ou parcial de lotes anteriores, de qualidade comprovada, a outro lote, em uma etapa definida da produo. IV. As BPF determinam que as etapas crticas dos processos de fabricao e quaisquer modificaes significativas devem ser sistematicamente validadas. Est correto o contido em (A) I, II, III e IV. (B) I e IV, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) III e IV, apenas.

CRFA0801/08-ConsultorFarmacutico

36. Os produtos estreis devem ser produzidos segundo as BPF a fim de minimizar os riscos de contaminao por partculas viveis ou no viveis ou por substncias pirognicas. Considerando a produo de estreis, analise as afirmativas. I. A produo de preparaes estreis deve ser feita em reas limpas classificadas, segundo as caractersticas exigidas para a qualidade do ar, em graus A, B, C e D. O grau D mais restritivo do que o grau A. II. Cada operao de produo requer um nvel determinado de pureza do ar para que sejam minimizados os riscos de contaminao por partculas ou de microrganismos nos produtos ou materiais que estiverem sendo manipulados. III. No caso das solues parenterais, o envase deve ser feito sob um fluxo laminar de ar (grau A), antes da esterilizao final. IV. Para produtos estreis preparados a partir de matrias-primas estreis, em condies asspticas, o manuseio de matrias-primas e todo processamento adicional devem ser feitos em reas com grau A ou B. Est correto o contido apenas em (A) I, II e III. (B) I e II. (C) II, III e IV. (D) II e IV. (E) III e IV. 37. De acordo com a RDC 48/2004, que dispe sobre o registro de medicamentos fitoterpicos, pode-se afirmar que (A) a segurana de uso e a(s) indicao(es) teraputica(s) podem ser validadas por meio da apresentao de levantamento bibliogrfico (etnofarmacolgico) e de utilizao, documentaes tcnico-cientficas ou publicaes). (B) um medicamento fitoterpico que contenha as mesmas matrias-primas vegetais, na mesma concentrao de princpio ativo ou marcadores e utilize a mesma via de administrao, forma farmacutica, posologia e indicao teraputica de um medicamento fitoterpico considerado como referncia pode ser registrado como medicamento fitoterpico similar. (C) leo de rcino e gua de flor de laranjeira esto isentos de registro. (D) os chs, segundo a legislao brasileira, so fitoterpicos e, portanto, carecem de registro. (E) marcador o documento ou grupo de documentos que especificam as matrias-primas e os materiais de embalagem com as suas quantidades, juntamente com a descrio dos procedimentos e precaues necessrias para a produo de determinada quantidade de produto.

38. A disposio correta dos Resduos de Servio de Sade objeto da RDC 306/04. Considerando esta normativa, correto afirmar que (A) o Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade PGRSS deve ser realizado somente por grandes geradores de resduos de servio de sade como os hospitais. (B) gerenciamento dos RSS constitui-se em um conjunto de procedimentos de gesto que incluem as etapas de segregao dos resduos de sade gerados, acondicionamento, identificao, transporte (interno e externo), armazenamento (interno e externo), tratamento desses resduos e disposio final. (C) os resduos do grupo A so identificados pelo smbolo internacional de presena de radiao ionizante (triflio de cor magenta) em rtulos de fundo amarelo e contornos pretos, contendo a expresso REJEITO RADIOATIVO. (D) o grupo E identificado por meio do smbolo de risco associado, de acordo com a NBR 7.500 da ABNT e com discriminao de substncia qumica e frases de risco. (E) o grupo C identificado pelo smbolo de substncia infectante com rtulos de fundo branco, desenho e contornos pretos, contendo a inscrio de RESDUO PERFUROCORTANTE, indicando o risco que apresenta o resduo. 39. Considerando o fracionamento de medicamentos em farmcias e drogarias a partir de embalagens especialmente desenvolvidas para essa finalidade, correto afirmar que (A) todos os medicamentos que apresentarem embalagens especialmente desenvolvidas para esse fim podem ser fracionados pelo farmacutico, mesmo os medicamentos sujeitos a controle especial. (B) embalagem secundria para fracionados o acondicionamento que est em contato direto com o produto e que pode se constituir de recipiente, envoltrio ou qualquer outra forma de proteo, removvel ou no. (C) os medicamentos isentos de prescrio podero ser fracionados previamente e expostos aos consumidores e usurios de medicamentos nas farmcias e drogarias, desde que devidamente rotulados. (D) o fracionamento e a dispensao podem ser realizados em estabelecimentos diferentes, desde que pertenam ao mesmo proprietrio. (E) o fracionamento somente ser efetuado aps a apresentao da prescrio pelo consumidor e usurio de medicamentos, na quantidade exata de unidades farmacotcnicas prescritas, seguido da dispensao imediata do medicamento.

CRFA0801/08-ConsultorFarmacutico

40. Considerando a poltica de medicamentos, assistncia e ateno farmacuticas, analise as afirmativas. I. A adoo da Relao Nacional de Medicamentos essenciais um meio fundamental para orientar a padronizao, quer da prescrio, quer do abastecimento de medicamentos seguros e eficazes adequados realidade epidemiolgica nacional, principalmente no mbito do SUS, constituindo, assim, um mecanismo para a reduo dos custos dos produtos. II. A Ateno Farmacutica envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservao e controle de qualidade, a segurana e a eficcia teraputica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliao da utilizao, a obteno e a difuso de informao sobre medicamentos e a educao permanente dos profissionais de sade, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos. III. AAssistncia Farmacutica a interao direta do farmacutico com o usurio, visando a uma farmacoterapia racional e a resultados definidos e mensurveis, voltados para a melhora da qualidade de vida. um modelo de prtica farmacutica que compreende atitudes, valores ticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na preveno de doenas, promoo e recuperao da sade, de forma integrada equipe de sade. IV. A promoo do uso racional de medicamentos envolver, no mbito do SUS, exclusivamente a implementao de Relao Nacional de Medicamentos Essenciais. Est correto o contido em (A) I, II, III e IV. (B) II e III, apenas. (C) I e IV, apenas. (D) I, apenas. (E) IV, apenas. 41. So atribuies do farmacutico nas atividades de meio ambiente, segurana no trabalho, sade ocupacional e responsabilidade social, definidas pela Resoluo do CFF 481/08: I. identificar processos, elaborar levantamentos de aspectos e impactos referentes s atividades de meio ambiente, segurana no trabalho, sade ocupacional e responsabilidade social, realizar avaliaes de riscos e planos de trabalhos; II. promover programas destinados capacitao da comunidade e dos trabalhadores, visando melhoria e ao controle efetivo sobre o meio ambiente, segurana no trabalho, sade ocupacional e responsabilidade social; III. elaborar e atuar nas polticas de meio ambiente, segurana no trabalho, sade ocupacional e responsabilidade social. Est correto o contido em (A) I, II e III. (B) I e III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, apenas.
CRFA0801/08-ConsultorFarmacutico

42. Compete ao farmacutico, quando no exerccio da profisso na farmcia com manipulao magistral: (A) manipular, dispensar e comercializar medicamentos isentos de prescrio, independentemente da apresentao da prescrio, exceto para produtos cosmticos e outros produtos farmacuticos magistrais, estes condicionados obrigatoriamente apresentao da prescrio. (B) decidir pela manipulao, dispensao e comercializao de medicamentos de uso contnuo e de outros produtos farmacuticos magistrais, anteriormente aviados, somente com a apresentao de nova prescrio. (C) orientar o usurio quanto ao uso racional de medicamento, inclusive quanto interao com outros medicamentos e alimentos, o reconhecimento de reaes adversas potenciais e as condies de conservao, guarda e descarte dos produtos. (D) permitido fazer alteraes nas prescries de medicamentos base de substncias includas nas listas constantes do Regulamento Tcnico sobre substncias e medicamentos sujeitos a controle especial e nas suas atualizaes. (E) quando a dose ou posologia dos medicamentos prescritos ultrapassar os limites farmacolgicos, o farmacutico deve solicitar confirmao do profissional prescritor, e na ausncia de confirmao, deve alterar as doses, registrando as alteraes realizadas. 43. Considerando o Sistema Nacional de Farmacovigilncia, correto afirmar que I. um dos principais mtodos utilizados pela farmacovigilncia para identificao de reaes adversas, raras ou no, a notificao espontnea (ou voluntria) de suspeitas de reaes adversas a medicamentos, feita por profissionais de sade; II. sinal a reao nociva e no-intencional a um medicamento, que normalmente ocorre em doses usadas no homem; III. o projeto Farmcias Notificadoras foi criado com o objetivo de ampliar as fontes de notificao de casos suspeitos de efeitos adversos a medicamentos e de queixas tcnicas de medicamentos, em parceria com o Centro de Vigilncia Sanitria e o Conselho Regional de Farmcia de cada estado, estimulando o desenvolvimento de aes de sade em farmcias e drogarias; IV. no mbito da Farmacovigilncia, os hospitais sentinelas representam uma estratgia adicional para integrar a monitorao de medicamentos prtica clnica. Est correto o contido em (A) I, II, III e IV. (B) I, III e IV, apenas. (C) II, III e IV, apenas. (D) I e IV, apenas. (E) II e III, apenas.

10

44. Segundo a Resoluo CRF-SP 52/06, com relao atuao do farmacutico em empresa que efetua transporte terrestre, areo ou fluvial de produtos farmacuticos, farmoqumicos, produtos para a sade e cosmticos, pode-se afirmar que (A) em caso de transportadoras que possuam filiais e/ou unidades de coleta, transferncia ou entrega dentro do Estado de So Paulo, cada unidade necessita obrigatoriamente de um responsvel tcnico. (B) o responsvel tcnico por empresa de transporte de produtos farmacuticos, farmoqumicos e para a sade somente poder ausentar-se da sede da empresa quando for tratar de assuntos junto Vigilncia Sanitria e CRF/SP. (C) o profissional farmacutico dever prestar Assistncia empresa transportadora de produtos farmacuticos, farmoqumicos e para a sade sob sua responsabilidade por, no mnimo, 30 horas semanais. (D) quando o transporte for realizado por motocicleta, caber ao farmacutico garantir que a empresa prestadora dos servios de transporte atenda a todos os estabelecimentos, mesmo os no licenciados pelos rgos sanitrios competentes. (E) atribuio do farmacutico que atua nessas empresas assessor-las na adequao da estrutura fsica, predial e no fluxo de atividades no armazm/terminal de embarque e desembarque de carga, conforme as normas sanitrias e de qualidade dos servios de transporte.

46. Nas atividades de assistncia farmacutica, de competncia da farmcia hospitalar: I. participar das discusses para seleo e aquisio de medicamentos, germicidas e correlatos, acatando as decises das equipes mdicas quanto qualidade da terapia medicamentosa selecionada; II. dispor do setor de farmacotcnica para produo de cosmticos e antisspticos; III. manter membro permanente na comisso de suporte nutricional. Est correto o contido em (A) I, II e III. (B) I, apenas. (C) II, apenas. (D) III, apenas. (E) I e III, apenas. 47. Considera-se habilitado para exercer a responsabilidade tcnica da farmcia que manipule o medicamento homeoptico o farmacutico que (A) apresentar ttulo de especialista ou curso de especializao em farmcia ou farmacotcnica homeoptica que atenda s resolues pertinentes do Conselho Federal de Farmcia. (B) tiver cursado a disciplina de farmcia homeoptica ou farmacotcnica homeoptica no curso de graduao de farmacutico sem a necessidade de realizao de estgio obrigatrio em manipulao e dispensao de medicamentos homeopticos. (C) provar efetivo exerccio profissional na rea h pelo menos seis meses, em farmcia homeoptica legalmente habilitada perante o CRF respectivo. (D) for registrado no respectivo Conselho Regional de Farmcia, sem qualquer ttulo de especializao ou efetivo exerccio na rea de farmcia homeoptica, considerando o aumento indiscriminado do nmero de farmcias manipulando o medicamento homeoptico. (E) no curso de graduao, tiver realizado estgio no obrigatrio em farmcia homeoptica ainda que no tenha cursado disciplina de farmcia ou farmacotcnica homeoptica. 48. Considerando a prevalncia de Diabetes e Hipertenso, respectivamente, 5% e de 15 a 20% para a populao geral, a Secretaria de Sade da cidade de So Paulo instituiu o programa Remdio em Casa. So caractersticas desse programa: (A) incluso de pacientes residentes no municpio de So Paulo, diagnosticados com Hipertenso arterial /Diabetes, com ou sem complicaes cardiovasculares e renais. (B) os medicamentos so entregues, via correio, em quantidade suficiente para o perodo de 2 meses. (C) a consulta do retorno deve ser agendada aps 45 dias. (D) a prescrio deve ser digitada no sistema na presena do paciente para confirmao do endereo, possibilitando a remessa domiciliar. (E) os medicamentos disponibilizados so, dentre outros: hidroclorotiazida, propranolol, metformina e insulina humana regular.
11
CRFA0801/08-ConsultorFarmacutico

45. A apurao tica nos Conselhos Regionais de Farmcia regida pela Resoluo CFF 418/04. Esta Resoluo reza que (A) cada Comisso de tica ser composta por, no mnimo, 2 farmacuticos nomeados pelo Presidente do CRF. (B) a Apurao tica obedecer, para sua tramitao, cronologicamente aos seguintes passos: Recebimento da denncia; Montagem do Processo tico Disciplinar; Instaurao ou Arquivamento; Instalao dos trabalhos; Julgamento; Concluso da Comisso de tica; Recursos e Revises; Execuo. (C) recebido o processo, o Presidente da Comisso de tica ter at 60 dias para instalar e concluir os trabalhos da Comisso de tica. (D) aps o recebimento do processo, o Presidente da Comisso de tica dever determinar a imediata comunicao, por correspondncia, ao indiciado, relatando-lhe do direito de arrolar at 3 testemunhas na sua defesa prvia. (E) o indiciado ou seu procurador tero acesso restrito aos originais dos autos do processo; cabe ao Presidente da Comisso de tica outorgar o acesso sempre que desejarem consult-los.

49. Quanto s atribuies do farmacutico no mbito da Comisso de Farmcia e Teraputica (Resoluo CFF 449/06), analise as afirmativas: I. participar na escolha, anlise e utilizao de estudos cientficos que fundamentem a adequada seleo de medicamentos; II. participar de aes visando promoo do uso racional de medicamentos e o desenvolvimento da pesquisa clnica; III. participar da elaborao de diretrizes clnicas e protocolos teraputicos; IV. participar do estabelecimento de normas para prescrio, dispensao, administrao, utilizao de medicamentos e avaliao; V. participar de estudos de custo-efetividade de medicamentos e outros produtos para sade. Est correto o contido em (A) I, II, III, IV e V. (B) I, II, III e IV, apenas. (C) I, II e IV, apenas. (D) II, apenas. (E) I, apenas. 50. Com relao s infraes e sanes ticas e disciplinares aplicveis aos farmacuticos, (A) a advertncia com o emprego da palavra censura ser aplicada, de forma verbal ou escrita, por ofcio do Presidente do Conselho Regional de Farmcia da jurisdio, quando a falta disciplinar for leve, a partir do primeiro caso. (B) a pena de multa consiste no recolhimento de importncia em espcie, a partir da segunda falta, varivel segundo a gravidade da infrao, de 1 a 3 salrios-mnimos regionais, aplicada com publicidade. (C) a pena de suspenso consiste no impedimento de qualquer atividade profissional, varivel segundo a gravidade da infrao, de 3 meses a 1 ano, e ser imposta por motivos de falta grave. (D) a eliminao da inscrio no quadro de farmacuticos dos Conselhos Regionais de Farmcia ser aplicada com publicidade aos que, por faltas graves, j tenham sido suspensos por 2 vezes. (E) so circunstncias agravantes ter o indiciado sofrido coao, a que no podia resistir, para a prtica do ato.

CRFA0801/08-ConsultorFarmacutico

12

S-ar putea să vă placă și