Sunteți pe pagina 1din 2

1 - INTRODUO A falncia um antigo instituto intimamente ligado evoluo do prprio conceito de obrigao.

o. Inicialmente, o devedor respondia por suas obrigaes com a liberdade e, algumas vezes, com a prpria vida. Na fase mais primitiva do direito romano, antes da codificao da Lei das XII tbuas, o liame entre credor e devedor admitia a addicere, que era a adjudicao do devedor insolvente. Este permanecia em estado de servido com o credor por um perodo de at sessenta dias. Caso o dbito no fosse solvido nesse perodo, o credor podia vend-lo como escravo, ou at mesmo mat-lo, repartindo seu corpo segundo o nmero de credores. Esse sistema perdurou at a promulgao da Lex Poetelia Papiria. Esta introduziu a execuo patrimonial no direito romano, restando abolido o desumano critrio de responsabilidade pessoal. Posteriormente, com a elaborao de novas leis, foram surgindo diversas formas de execuo patrimonial dos bens do devedor. Estes poderiam ficar sob a guarda de um curador ou serem cessionados ao credor, que podia vend-los separadamente. J na Idade Mdia, com a expanso comercial, o Estado passa a intervir, condicionando a atuao dos credores a uma rgida disciplina judiciria. Nessa fase, a falncia vista como um crime, um delito, cercando-se o falido de infmia. As penas impostas a eles iam da priso mutilao. Surge da a expresso falncia, derivada do latim fallere, significando enganar, fraudar. Nesse perodo medieval, no existia diferena entre devedor comerciante e civil. Ambos eram tratados com a mesma rigidez. As leis italianas espalharam-se pelo continente europeu. Na Frana, com o Cdigo Napolenico, apesar de serem impostas ao falido diversas restries, ocorreu uma evoluo do instituto falimentar, pois apenas o devedor-comerciante poderia ser considerado falido. Diferenciava-se o devedor civil do falido, que s poderia ser o devedor empresrio. Com o passar do tempo, abrandaram-se os rigores da legislao, ocorrendo uma distino entre devedores honestos e desonestos, facultando-se queles os favores da moratria, com o aperfeioamento da concordata, e assumindo a falncia um carter econmico-social. A empresa passou a ter sua importncia normatizada em diversas leis. Reconheceu-se juridicamente sua funo social geradora de emprego, renda e riqueza para o Estado. Assim, antes de declarar a falncia do devedor, o Estado possibilitava um acordo entre este e seus credores, com o objetivo de manter a atividade comercial, to benfica a toda sociedade. Isso era a chamada concordata, que foi aperfeioada em nossa legislao, passando a se chamar recuperao judical. Em nosso pas, j surgiram diversas legislaes que abordaram o instituto da falncia, passando-se por vrias fases: do Cdigo Comercial de 1850 novssima Lei 11.101 do ano de 2005. No quadro da atual legislao falimentar brasileira, nossa lei tem como princpio fundamental a recuperao econmica da empresa, permitindo a manuteno da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores, dos interesses dos credores e dos tributos estatais, ao promover a preservao da empresam sua funo social e o estmulo atividade econmica.

2 - CONCEITOS E NATUREZA JURDICA DA FALNCIA Primeiramente, na ideia de Amador Paes de Almeida (2009), podemos conceituar falncia como "processo de execuo coletiva contra devedor insolvente". Pode-se notar que, nesse conceito, encontra-se ressaltado o aspecto adjetivo ou procedimental da ideia de falncia, uma vez que descreve a falncia como um processo (aspecto adjetivo), um procedimento administrativo de execuo coletiva. Outro pensamento sobre falncia, agora do autor Gladston Mamede, aquele que a define como:

O procedimento pelo qual se declara a insolvncia empresarial (insolvncia do empresrio ou sociedade empresria) e se d soluo mesma, liquidando o patrimnio ativo e saldando, nos limites da fora deste, o patrimnio do falido (2009). Mais uma vez percebe-se a predominncia do aspecto adjetivo do conceito de falncia, visto que, mais do que compreender a falncia como um estado, um fato, da existncia das pessoas, deve-se compreend-la igualmente como um processo judicirio e administrativo. Logo, percebe-se um carter misto (material e adjetivo) do conceito de falncia. Outro juzo de falncia diz que esta " um processo judicial de execuo concursal do patrimnio do devedor empresrio". V-se que predomina o aspecto adjetivo, processual, do conceito falimentar, ao afirmar que ela um instrumento da realizao de um direito subjetivo do credor do devedor empresrio. Essa noo advm dos ensinamentos de Fbio Ulhoa (1997). De acordo com Rubens Requio (1993), a falncia " a soluo judicial da situao jurdica do devedor-comerciante que no paga no vencimento obrigao lquida". Neste caso, percebe-se que est caracterizado o aspecto material do conceito de falncia. Trazendo em seu bojo um conceito de natureza adjetiva, administrativa, Maximilianus Fhrer (2005) leciona que "a falncia (...) um processo de execuo coletiva, em que todos os bens do falido so arrecadados para uma venda judicial forada, com a distribuio proporcional do ativo entre os credores".

3 - Concluso A partir de uma anlise dos conceitos desenvolvidos ao longo deste trabalho, pode-se perceber a importncia de se ressaltar aspectos materiais e processuais ou procedimentais dentro do conceito de falncia. No intuito de entender esse instituto, chegamos ao seguinte conceito: falncia uma sequncia de atos processuais que, primeiramente, declaram a insolvncia do devedor-empresrio, o qual no pode adimplir as obrigaes contradas no mbito das atividades comerciais, catalogando, a posteriori, os ativos e passivos do mesmo, impondo direitos e deveres a ele e promovendo sua execuo coletiva, no intuito de resguardar os interesses dos credores, de sanear o meio empresarial, proteger a economia nacional e afastar o devedor se suas atividades para preservar e otimizar a utilizao produtiva dos bens. Assim, nota-se que a falncia um instituto de natureza hbrida, revelando ser um processo de execuo, mas possuindo inmeros preceitos de direito material. Enfim, apesar de sua natureza sui generis, no se pode estabelecer que na falncia existe a prevalncia de normas processuais sobre as normas objetivas, tampouco destas sobre as administrativas.

4 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS COELHO, Fbio Ulhoa. Manual de Direito Comercial, 18 Edio. So Paulo: Saraiva, 1997. FHRER, Maximilianus Cludio Amrico. Roteiro das Falncias, Concordatas e Recuperaes. 20 Edio. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. MAMEDE, Gladston. Falncia e Recuperao de Empresas, 3 Edio. So Paulo: Atlas S.A., 2009. PAES DE ALMEIDA, Amador. Curso de Falncia e Recuperao de Empresa, 25 Edio. So Paulo: Saraiva, 2009. REQUIO, Rubens. Curso de Direito Falimentar. 15 Edio. So Paulo: Saraiva, 1993.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/os-conceitos-de-falencia/46988/#ixzz2jxVDQqzl

S-ar putea să vă placă și