Sunteți pe pagina 1din 21

Gravaes ambientais domiciliares no processo penal Diogo Malan

INTRODUO Caso fosse necessrio pinar uma nica caracterstica do processo penal contemporneo, ousaramos destacar o fenmeno do esvaziamento das garantias processuais penais do acusado. 3 Curioso notar que tal realidade fenomnica no se percebe nos fronts acadmico ou doutrinrio com tanta intensidade quanto na produo legislativa e, principalmente, nas prticas judicirias interpretativas e aplicativas do Direito Processual Penal. Igualmente intrigante que tais praxes judicirias so freqentemente mascaradas pela seguinte estratgia retrico-argumentativa: se reconhece, no plano discursivo, a importncia e a fora normativa das garantias processuais penais do acusado, mas simultaneamente se emprega motivao aparente para refutar a aplicabilidade dessas mesmas garantias ao caso concreto. Assim, o objetivo do presente artigo efetuar uma crtica desse fenmeno, usando como exemplo paradigmtico o instituto processual penal da gravao ambiental domiciliar. Tal gravao foi incorporada nossa legislao pela Lei n. 10.217/01, que acrescentou ao artigo 2 da Lei n. 9.034/95 (a chamada Lei do Crime Organizado, doravante LCO) um inciso IV, em textual:

O presente artigo doutrinrio parcialmente baseado em palestra proferida pelo autor em So Paulo/SP no dia 27.08.2009, no painel Prova ilcita e direitos fundamentais do 15 Seminrio Internacional do Instituto Brasileiro de Cincias Criminais (IBCCRIM). O autor manifesta de pblico seus agradecimentos ao IBCCRIM, na pessoa de seu Presidente, Dr. Srgio Mazina Martins, pelo honroso convite para participar desse evento. 2 Professor Adjunto de Processo Penal da PUC-Rio e da UCP. Doutor em Processo Penal pela USP. Advogado. 3 Nesse sentido: HASSEMER, Winfried. Processo penal e direitos fundamentais, In: PALMA, Maria Fernanda (Coord.). Jornadas de Direito Processual Penal e direitos fundamentais, p. 15-25. Coimbra: Almedina, 2004; PRADO, Geraldo. O processo penal das formaes sociais do capitalismo ps-industrial e globalizado e o retorno prevalncia da confisso: Da subsistncia da tortura aos novos meios invasivos de busca de prova e pena negociada, In: KARAM, Maria Lcia (Org.). Globalizao, sistema penal e ameaa ao Estado Democrtico de Direito, p. 153-169. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.

Art. 2 Em qualquer fase de persecuo criminal so permitidos, sem prejuzo dos j previstos em lei, os seguintes procedimentos de investigao e formao de provas: (omissis) IV a captao e a interceptao ambiental de sinais eletromagnticos, ticos ou acsticos, e o seu registro e anlise, mediante circunstanciada autorizao judicial; Assim, lcito concluir que a gravao ambiental possui natureza jurdica de meio de pesquisa ou investigao. As principais caractersticas do meio de pesquisa ou investigao que o diferenciam do meio de prova so a natureza extraprocessual, a realizao por servidor que no ostenta a qualidade jurdica de parte processual (v.g. policial) e a finalidade de obteno de provas materiais. 4 A escolha desse instituto no aleatria. A uma, trata-se de meio de pesquisa emblemtico, pois quando ele empregado no interior de domiclio inviolvel, acarreta um dos mais elevados graus concebveis de restries a direitos fundamentais do investigado. A duas, no julgamento do inqurito originrio n. 2.424-RJ o Supremo Tribunal Federal legitimou admissibilidade em juzo desse meio de investigao. Ao fazlo, a Suprema Corte autorizou drstica e, a nosso ver, excessiva e inconstitucional restrio clusula constitucional da inadmissibilidade em juzo de provas obtidas criminosamente (CR, art. 5, LVI). Por derradeiro, nosso objetivo tambm prestar mais do que merecida homenagem ao Professor GERALDO PRADO cuja viso sistemtica, humanista, crtica, multidisciplinar e democraticamente engajada do subsistema processual penal brasileiro deixou marcas benfazejas e indelveis na formao acadmica de seus inmeros discpulos, dentre os quais o autor tem orgulho de se incluir.

O chamado meio de prova, por sua vez, diz respeito a uma atividade endoprocessual, portanto desempenhada pelas partes processuais perante o Juiz, com a finalidade de introduo de elementos probatrios nos autos do processo judicial (GOMES FILHO, Antonio Magalhes. Notas sobre a terminologia da prova (reflexos sobre o processo penal brasileiro), p. 309 In: YARSHELL, Flvio Luiz, MORAES, Maurcio Zanoide (Orgs.). Estudos em homenagem professora Ada Pellegrini Grinover, p. 303-318. So Paulo: DPJ Editora, 2005).

CRTICA CONCEPO DO INQ. 2.424-RJ DO STF SOBRE A ADMISSIBILIDADE EM JUZO DA GRAVAO AMBIENTAL DOMICILIAR O Pleno do Supremo Tribunal Federal, nos dias 19 e 20 de novembro de 2008, julgou as questes preliminares de nulidade processual suscitadas pelos investigados nos autos do inqurito originrio n. 2.424-RJ. Segundo noticiou o Informativo do STF n. 529 5, nessa oportunidade a Corte Suprema rejeitou, por unanimidade, uma das preliminares argidas pelos denunciados, no sentido de que os elementos probatrios decorrentes de escuta ambiental seriam eivados de ilicitude, com fundamento na falta de procedimento probatrio definido em lei. A fundamentao da deciso do STF, nesse particular, se limitou a referir que tal meio de investigao captao ambiental de sinais acsticos nominado pela LCO, que havia deciso judicial autorizadora da medida e que a escuta ambiental domiciliar no se sujeita aos mesmos limites da busca e apreenso domiciliar. Nesse mesmo ensejo foi igualmente rejeitada, por maioria de votos (vencidos os Ministros CELSO DE MELLO, EROS GRAU E MARCO AURLIO), outra preliminar de ilicitude dos sobreditos elementos probatrios, agora com fundamento na inviolabilidade domiciliar dos investigados. Isso porque fato incontroverso que a autoridade policial ingressou trs vezes, durante a madrugada, no endereo profissional de um dos investigados, para instalar equipamento de captao ambiental de sinais, acessar documentos e registrar e analisar sinais ticos. O STF, para chegar a essa concluso pontual, aduziu que caso a instalao desse equipamento de gravao ambiental fosse feita durante o dia, com exibio de mandado judicial, a publicidade envolvida inevitavelmente frustraria os fins da medida. Ademais, o STF acenou com a necessidade de ponderao, luz da proporcionalidade, entre os interesses

At a data da concluso deste artigo (05.12.2009), tal deciso ainda no havia sido publicada. Assim, todo o relato acerca do Inqurito n. 2.424-RJ contido no bojo do presente artigo est baseado exclusivamente no teor do referido Informativo.

representados pela inviolabilidade domiciliar e pelo poder punitivo estatal. Alm disso, aduziu o STF que a clusula da inviolabilidade domiciliar se alicera nos direitos fundamentais dignidade, intimidade e privacidade, motivo pelo qual no se pode equiparar um escritrio de advocacia vazio com um domiclio inviolvel, o qual pressupe a presena de pessoas que o habitem. Por fim, redargiu o STF que a restrio em apreo clusula da inviolabilidade domiciliar estava amparada em necessidade de promoo de fins legtimos de ordem pblica e que no houve violao ao ncleo essencial da sobredita clusula. Quanto primeira das sobreditas decises proferidas pelo STF rejeitar a nulidade decorrente de falta de procedimento probatrio definido em lei para as gravaes ambientais de sinais de incio cabe salientar a questionvel aplicabilidade da Lei n. 9.034/95 como um todo. 6 Trata-se do diploma legal que disciplina os meios de prova e procedimentos de investigao aplicveis aos delitos praticados por quadrilha ou bando ou organizaes ou associaes criminosas de qualquer tipo (art. 1., com a redao da Lei n. 10.217/01). No obstante o legislador tenha equiparado os conceitos de quadrilha ou bando e de organizao ou associao criminosa de qualquer tipo para fins de incidncia da LCO, o crime de quadrilha ou bando (CP, art. 288) abrange qualquer associao criminosa estvel ou permanente, com o objetivo de praticar delitos. Logo, no h uma relao de identidade entre esse conceito normativo de quadrilha ou bando e o conceito criminolgico de organizao criminosa, o qual sequer se encontra tipificado pelo legislador brasileiro. 7 Por esse motivo, significativa parcela da literatura jurdico-penal brasileira j se manifestou no sentido da
J tivemos a oportunidade de caracterizar a Lei n. 9.034/95 como um subsistema de processo penal do inimigo enxertado no mbito do sistema penal brasileiro, devido inexistncia de conceito jurdico de organizaes ou associaes criminosas de qualquer tipo e duvidosa constitucionalidade de diversos institutos nela nominados, como, por exemplo, o agente infiltrado (MALAN, Diogo. Processo penal do inimigo, In: Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo, n. 59, p. 223-259, mar./abr. 2006). 7 ZAFFARONI, Eugenio Ral. Crime organizado: Uma categorizao frustrada, In: Discursos Sediciosos, Rio de Janeiro, n. 01, p. 45-67, 1 semestre de 1996. Traduo de Rogrio Marcolini. Em sentido semelhante: GOMES, Luiz Flvio, CERVINI, Ral. Crime organizado, p. 75. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997.
6

inconstitucionalidade do artigo 1. em anlise, e da subseqente inaplicabilidade da LCO como um todo. 8 O emrito penalista portenho RAL ZAFFARONI alerta que a importao de conceito to criminologicamente impreciso quanto o de organizao criminosa para o mbito de tipo penal incriminador caracterstica de um Direito Penal autoritrio, violando o cnone da legalidade penal (CR, art. 5., XXXIX). 9 Nem se diga que a incorporao da chamada Conveno das Naes Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (Conveno de Palermo) ao nosso ordenamento jurdico interno teria suprido tal lacuna normativa. Isso porque o conceito de organizao criminosa contido no artigo 2 do Decreto n. 5.015/04 10 veio a lume para fins de autorizar a cooperao judiciria internacional em matria penal, com fundamento na prpria Conveno de Palermo. Trata-se de uma simples questo de interpretao lgico-sistemtica do teor desse texto convencional. De fato, a despeito desse conceito de organizao criminosa contido no artigo 2 da Conveno, esta ltima prev em seu artigo 5 o dever de cada pas signatrio da Conveno de criminalizar, no mbito no seu respectivo ordenamento jurdico interno, as atividades ilcitas das organizaes criminosas. Assim, desponta bvio que o conceito de organizao criminosa contido no artigo 2 da Conveno de
GOMES, Abel Fernandes; PRADO, Geraldo; DOUGLAS, William. Crime organizado, p. 50. Rio de Janeiro: Impetus, 2000; GOMES, Luiz Flvio. Crime organizado: Que se entende por isso depois da lei 10.217, de 11.04.2001? (apontamentos sobre a perda de eficcia de grande parte da lei 9.034/95), In: Revista dos Tribunais, So Paulo, n. 795, p. 486-492, jan. 2002; BECK, Antonio Rafael. Perspectivas de controle ao crime organizado e crtica flexibilizao de garantias, p. 123-125. So Paulo: Instituto Brasileiro de Cincias Criminais, 2004. 9 O transporte de uma categoria frustrada ao campo da lei penal no mais do que uma criminalizao que apela a uma idia difusa, indefinida, carente de limites precisos e, por fim, uma leso ao princpio da legalidade , isto , primeira e fundamental caracterstica do direito penal liberal ou de garantias. (ZAFFARONI, Eugenio Ral. Crime organizado... cit.). 10 Artigo 2 Terminologia Para efeitos da presente Conveno, entende-se por: a) "Grupo criminoso organizado" - grupo estruturado de trs ou mais pessoas, existente h algum tempo e atuando concertadamente com o propsito de cometer uma ou mais infraes graves ou enunciadas na presente Conveno, com a inteno de obter, direta ou indiretamente, um benefcio econmico ou outro benefcio material; (omissis) c) "Grupo estruturado" - grupo formado de maneira no fortuita para a prtica imediata de uma infrao, ainda que os seus membros no tenham funes formalmente definidas, que no haja continuidade na sua composio e que no disponha de uma estrutura elaborada;
8

Palermo no um tipo penal incriminador, tampouco suprindo a lacuna legislativa do ordenamento jurdico interno brasileiro, motivo pelo qual permanece inaplicvel a Lei 9.034/95. 11 Ainda que superado esse bice incontornvel, certo que as gravaes ambientais de sinais eletromagnticos, ticos ou acsticos, conquanto mencionadas no artigo 2, IV da LCO, no possuem um procedimento probatrio especfico definido em lei. A gravao ambiental, portanto, pode ser considerada uma prova nominada ( referida nominalmente pela legislao), porm atpica (no possui procedimento prprio) no mbito do nosso ordenamento jurdico. 12 Assim, a licitude dessa prova atpica pressupe: a uma, no haver violao a nenhum direito fundamental individual durante a sua produo; a duas, haver meio de prova tpico cujo procedimento probatrio lhe possa ser aplicado por analogia. 13 Quanto ao primeiro aspecto, decisivo assinalar que o Cdigo de Processo Penal italiano, em seu artigo 189, veda a admissibilidade em Juzo de provas atpicas que ofendem a liberdade moral da pessoa. 14 Segundo o processualista peninsular ANTONIO LARONGA, as provas atpicas no podem afetar a capacidade de autodeterminao e a liberdade de escolha da pessoa e tampouco quaisquer outros direitos fundamentais
Veja-se, a propsito, lapidar deciso monocrtica do Ministro Marco Aurlio: A viso mostra-se discrepante da premissa de no existir crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal inciso XXXIX do artigo 5 da Carta Federal. Vale dizer que a concepo de crime, segundo o ordenamento jurdico constitucional brasileiro, pressupe no s encontrar-se a tipologia prevista em norma legal, como tambm ter-se, em relao a ela, pena a alcanar aquele que o cometa. Conjugam-se os dois perodos do inciso XXXIX em comento para dizer-se que, sem a definio da conduta e a apenao, no h prtica criminosa glosada penalmente. Por isso, a melhor doutrina sustenta que, no Brasil, ainda no compe a ordem jurdica previso normativa suficiente a concluir-se pela existncia do crime de organizao criminosa. (...) No demasia salientar que, mesmo versasse a Conveno as balizas referentes pena, no se poderia, repito, sem lei em sentido formal e material como exigido pela Constituio Federal, cogitar-se de tipologia a ser observada no Brasil. A introduo da Conveno ocorreu por meio de simples decreto! (STF, 1 Turma, HC 96.007-SP (liminar), Rel. Min. Marco Aurlio. Grifamos). 12 DEZEM, Guilherme Madeira. Da prova penal: Tipo processual, provas tpica e atpicas, p. 156-157. Campinas: Millennium, 2008. 13 DEZEM, Guilherme Madeira. Da prova penal... cit., p. 275 e ss. 14 Art. 189. Prove non disciplinate dalla legge. 1. Quando richiesta una prova non disciplinata dalla legge, il giudice pu assumerla se essa risulta idonea ad assicurare l'accertamento dei fatti e non pregiudica la libert morale della persona. Il giudice provvede all'ammissione, sentite le parti sulle modalit di assunzione della prova. (grifamos)
11

individuais, semelhana do que j ocorre com as provas tpicas. 15 A gravao ambiental feita de forma secreta no interior do domiclio do investigado traz duas grandes ordens de preocupaes: (i) por ensejar uma verdadeira autoincriminao involuntria induzida pelo Estado, de duvidosa compatibilidade com o princpio do nemo tenetur se detegere (CR, art. 5, LXIII); (ii) por restringir o ncleo essencial dos direitos fundamentais do investigado aos aspectos mais ntimos da sua personalidade e vida privada, que gozam de especial proteo no mbito domiciliar (CR, art. 5, X e XI). 16 De fato, se comparada interceptao de comunicaes telefnicas lcito concluir que a gravao ambiental domiciliar substancialmente mais invasiva e restritiva de direitos fundamentais. Com efeito, a gravao ambiental domiciliar frustra expectativas mais elevadas de confidencialidade e segredo e no oferece ao investigado as mesmas possibilidades de auto-tutela. 17 O jurista portugus MANUEL DA COSTA ANDRADE leciona que, pelo potencial mais intenso de leso e devassa da gravao ambiental, o catlogo de infraes penais a admiti-la deve ser mais restrito do que o da interceptao de comunicaes telefnicas, e circunscrito a crimes graves. 18

LARONGA, Antonio. Le prove atipiche nel processo penale, p. 38 e ss. Padova: CEDAM, 2002. Si el Estado hubiese de garantizar esto a la autoridad sera una drstica restriccin de la regla bsica, segn la cual nadie ser obligado por el Estado a declarar contra si mismo. Al mismo tiempo, muchos de los aspectos de la proteccin del mbito privado de la personalidad deberan ser abandonados, debido a que de todos los lugares la habitacin de una persona es el ms importante para la expresin de su libre desarollo de la personalidad. Por estas razones, yo dudo que este tipo de actuaciones de vigilancia sean compatibles con las bases constitucionales del Estado de Derecho y la dignidad humana (ROXIN, Claus. Autoincriminacin involuntaria y derecho al mbito privado de la personalidad en las actuaciones penales, p. 108, In: Pasado, presente y futuro del Derecho Procesal Penal, p. 87-110. Santa Fe: Rubinzal Culzoni, 2007. Grifamos). No mesmo sentido: MUOZ CONDE, Francisco. De las prohibiciones probatorias al Derecho Procesal Penal del Enemigo, p. 65 e ss. Buenos Aires: Hammurabi, 2008; MUOZ CONDE, Francisco. Valoracin de las grabaciones audiovisuales en el proceso penal, p. 60-62. 2. ed. Buenos Aires: Hammurabi, 2007. Entre ns, criticando as gravaes ambientais luz do direito autodeterminao informativa ou seja, do direito a se conhecer previamente os limites do emprego das informaes armazenadas pelo Estado: PRADO, Geraldo. Da lei de controle do crime organizado: Crtica s tcnicas de infiltrao e escuta ambiental, In: WUNDERLICH, Alexandre (Org.). Escritos de direito e processo penal em homenagem ao professor Paulo Cludio Tovo, p. 125-137. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002. 17 ANDRADE, Manuel da Costa. Mtodos ocultos de investigao (Pldoyer para uma teoria geral), p. 538-539, In: MONTE, Mrio Ferreira e outros (Coords.). Que futuro para o direito processual penal? Simpsio em homenagem a Jorge de Figueiredo Dias, por ocasio dos 20 anos do Cdigo de Processo Penal portugus, p. 525-551. Coimbra: Coimbra Editora, 2009. 18 ANDRADE, Manuel da Costa. Mtodos ocultos de investigao... cit., p. 545-546.
16

15

Quanto ao segundo aspecto, de ressalvar que no h possibilidade de aplicao analgica de procedimento probatrio de prova tpica gravao ambiental domiciliar. Com efeito, h algumas diferenas significativas entre a interceptao de comunicaes telefnicas cujo procedimento probatrio disciplinado pela Lei n. 9.296/96 e a gravao ambiental domiciliar. Em primeiro lugar, tal gravao ambiental pressupe o ingresso dissimulado, no interior do domiclio do investigado, do equipamento de captao de sinais, providncia que desnecessria na interceptao de comunicaes telefnicas. Independentemente da relevante questo da inviolabilidade domiciliar a qual ser abordada mais adiante fato que os prepostos do Estado subordinam-se por inteiro ao princpio da legalidade (CR, art. 37, caput). Assim, parece bvio que a forma pela qual se d o ingresso dissimulado da aparelhagem de captao ambiental no interior domiclio do investigado pagamento da chamada verba sigilosa de informante a particulares; arrombamento de fechaduras etc. no pode ficar numa espcie de limbo ou buraco negro jurdico, devendo, pelo contrrio, ser disciplinada por lei. Em segundo lugar, do ponto de vista tcnicooperacional, a captao ambiental de sinais acsticos feita pela instalao sub-reptcia no interior do domiclio do investigado de um aparelho de telefone celular desmontado, com microfone prprio direcionado. Aps a instalao, so feitas chamadas telefnicas para o nmero desse aparelho a partir do sistema informatizado de interceptao comunicaes telefnicas (Guardio), ou vice-versa.19 Assim, o procedimento probatrio da gravao ambiental domiciliar deve prever o conhecimento do rgo jurisdicional e das partes processuais sobre: (i) quais foram os aparelhos telefnicos utilizados; (ii) quais so os nmeros das linhas telefnicas respectivas; (iii) quais foram as chamadas efetuadas de/para essas linhas telefnicas (contas reversas), durante o perodo da gravao ambiental.
No deixa de ser curioso notar que esse aparelho telefnico usado na gravao ambiental domiciliar precisa estar permanentemente ligado a alguma fonte local de energia eltrica para funcionar, motivo pelo qual os servidores pblicos que instalam o equipamento cometem, em ltima anlise, crime de furto de energia eltrica de propriedade do investigado (CP, art. 155, 3).
19

Essas duas questes por si ss j demonstram que o procedimento probatrio da interceptao de comunicaes telefnicas (Lei n. 9.296/96) no aplicvel por analogia gravao ambiental domiciliar. Assim, fere o princpio da legalidade probatria a existncia de uma prova atpica tal como a gravao ambiental domiciliar. Esta ltima, alm de causar drstica restrio a diversos direitos fundamentais do investigado (privacidade; capacidade de autodeterminao; inviolabilidade domiciliar etc.), no goza de uma prova tpica cujo procedimento possa ser-lhe analogicamente aplicado. lcito concluir, portanto, que a rejeio pelo STF da primeira das sobreditas preliminares de ilicitude probatria suscitadas no inqurito n. 2.424-RJ criticvel, pelos fundamentos j expostos. A segunda das precitadas preliminares de ilicitude probatria fundamentada na violao do domiclio de investigado, pois houve ingresso de agentes policiais durante a madrugada no seu local de trabalho, em trs oportunidades distintas igualmente criticvel. De fato, nesse caso concreto tratava-se de escritrio de advocacia, inviolvel por disposio expressa do artigo 5, inciso XI da Carta Constitucional. Com efeito, as bancas advocatcias, por serem locais no abertos ao pblico, onde se exerce profisso ou atividade, so equiparadas aos domiclios para fins de inviolabilidade, por fora do artigo 150, 4, III, do Cdigo Penal. Robustece essa proteo o disposto no artigo 7, II da Lei n. 8.906/94 (Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil). Para fins dessa inviolabilidade, irrelevante o fato de o escritrio advocatcio eventualmente possuir algum cmodo que seja aberto ao pblico em geral, porque todos os demais recintos permanecem inviolveis. 20 De se notar que esse cnone da inviolabilidade domiciliar gravado como clusula ptrea no texto constitucional tem sua fundamentao axiolgica no princpio nuclear da dignidade da pessoa humana (CR, art. 1,
20

GROTTI, Dinor Adelaide Musetti. Inviolabilidade do domiclio na constituio, p. 68. So Paulo: Malheiros, 1993.

III), o qual proporciona unidade de sentido ao nosso ordenamento jurdico-constitucional. Alm disso, a inviolabilidade domiciliar representa consectrio lgico dos direitos fundamentais do cidado intimidade e vida privada (CR, art. 5, X). O nosso legislador constituinte foi de uma clareza solar ao circunscrever a possibilidade de ingresso noturno no domiclio do cidado a trs hipteses: flagrante delito, desastre ou para prestar socorro. Por se tratar de excees regra geral da inviolabilidade domiciliar, parece evidente que inexiste possibilidade de se fazer qualquer espcie de interpretao extensiva dessas hipteses. 21 No obstante, o STF, valendo-se de argumento de natureza utilitarista, asseverou que a instalao domiciliar de equipamento de gravao ambiental de sinais, caso fosse feita durante o dia, com ampla publicidade, frustraria os fins do sobredito meio de investigao. Essa premissa, malgrado correta, no permite a extrao das conseqncias jurdicas pretendidas pelo STF, com todas as vnias. Os direitos fundamentais individuais no podem ser adaptados s necessidades dos meios ocultos de investigao, como pretendeu o STF. Muito pelo contrrio, so os meios ocultos de investigao que devem, caso haja compatibilidade, ser adaptados aos direitos fundamentais individuais. Nesse sentido, a constatao de que o ingresso no domiclio do investigado, durante o dia, frustraria o xito da gravao ambiental domiciliar, no tem o poder jurdico de revogar o disposto no artigo 5, XI da Lei Maior.
Releva notar, e no novidade entre ns, que a Constituio da Repblica consagra dentre os direitos e garantias individuais, a inviolabilidade de domiclio (artigo 5, inciso XI), como fator de proteo esfera de liberdade individual e a privacidade pessoal. Esta a regra posta pela Carta da Repblica e que impede o ingresso de terceiros na casa, o asilo inviolvel do indivduo. A exceo est prevista na prpria norma constitucional ao taxativamente admitir o ingresso na casa de outrem diante de situao ftica caracterizadora do estado de flagrante delito ou desastre ou com o escopo de prestar socorro. Admite-se, ainda, como decorrncia lgica da prpria vedao constitucional, o ingresso mediante o consentimento de seu morador ou por determinao judicial, esta ltima, somente durante o dia. Neste contexto se insere a busca e apreenso, instituto regulado pelo direito processual penal e que tem por escopo a tomada de alguma coisa ou pessoa, permitindo, dentre outras providncias cautelares, o acesso ao domiclio de algum, ainda que sem autorizao de seu morador. H, portanto, regra constitucional que assegura a todos a inviolabilidade de seu domiclio e a exceo, pois, est disciplinada pela prpria Constituio (TJ/RJ, 7 Cmara Criminal, Ap. 2007.050.05649, Rel. Des. Geraldo Prado, j. 28.02.2008. Grifamos).
21

Vale dizer: o pretexto da instalao dos equipamentos de gravao ambiental no autoriza o ingresso noturno no domiclio do cidado investigado ainda que com autorizao judicial pois no se trata de uma das hipteses excepcionais textualmente contempladas pelo legislador constituinte. Tampouco se afigura legtimo acenar com suposta necessidade de ponderao, luz da proporcionalidade, entre os interesses representados pela inviolabilidade domiciliar e pelo poder punitivo estatal. Trata-se de aplicao questionvel da teoria de ROBERT ALEXY acerca dos direitos fundamentais. A rigor, o emprego da tcnica da ponderao logicamente pressupe uma demonstrao de que a clusula da inviolabilidade domiciliar efetivamente possui natureza jurdica de princpio, na concepo do sobredito autor germnico. Ou seja: demonstrao de que a inviolabilidade domiciliar se caracteriza por poder ser cumprida em maior ou menor grau, se consubstanciando em mandado de otimizao, norma determinante que algo seja cumprido na maior medida possvel, dentro das possibilidades jurdicas e fticas existentes. A demarcao do mbito das referidas possibilidades jurdicas existentes feita pelos princpios e regras colidentes. 22 A toda evidncia, trata-se de premissa altamente questionvel, pois a norma plasmada no artigo 5, XI da Carta Constitucional no aparenta possuir natureza jurdica de princpio, e sim de regra. Com efeito, no se trata de um mandado de otimizao, e sim de norma de carter descritivo que contm determinao especfica, a qual deve ser cumprida integralmente: por um lado, cabe ao Estado resguardar a inviolabilidade domiciliar do cidado contra incurses ilcitas de terceiros; por outro, devem os servidores pblicos se abster de invadir o domiclio do cidado, fora das hipteses legais. Assim, se afigura no mnimo discutvel o emprego da tcnica da ponderao aos interesses pblicos inerentes inviolabilidade domiciliar.
ALEXY, Robert. Teora de los derechos fundamentales, p. 86 e ss. e p. 98 e ss. Madrid: Centro de Estudios Polticos y Constitucionales, 2002. Traduo de Ernesto Garzn Valds.
22

Outro argumento invocado para se rejeitar a preliminar de ilicitude probatria em apreo foi o fato de o cnone da inviolabilidade domiciliar se fundamentar nos direitos fundamentais dignidade, intimidade e vida privada. Por esse motivo, segundo o STF, no se pode equiparar um escritrio advocatcio vazio com um domiclio inviolvel stricto sensu, o qual pressupe a presena de pessoas que o habitem. Trata-se de argumento de duvidosa consistncia jurdica, pois os locais no abertos ao pblico, onde se exerce profisso ou atividade, so equiparados aos domiclios para fins de inviolabilidade, por disposies legais expressas (CP, art. 150, 4, III; Lei n. 8.906/94, art. 7, II). Quer nos parecer que o legislador constituinte em momento algum distinguiu o domiclio habitado daquele circunstancialmente vazio, para fins de inviolabilidade. Tal distino peca por ignorar que o fundamento da inviolabilidade domiciliar tambm a salvaguarda dos objetos pessoais (v.g. computadores; documentos etc.) dos moradores, os quais contm dados e informaes que constituem inequvoca projeo da intimidade e da vida privada dos habitantes, ainda que estes ocasionalmente estejam ausentes. Por fim, cabe questionar o argumento do STF no sentido de que a restrio em apreo clusula da inviolabilidade domiciliar supostamente estaria amparada em na necessidade de promoo de fins legtimos de ordem pblica e que no teria havido violao ao ncleo essencial dessa clusula. Quanto concepo jurdica de ncleo essencial, trata-se das faculdades asseguradas de forma textual pela norma que prev o direito fundamental. 23 Assim sendo, nos afigura inquestionvel que o ingresso dissimulado de servidores pblicos no interior do domiclio do cidado fora das hipteses de exceo expressamente previstas pelo legislador constituinte fere de morte tal ncleo essencial.
23

O ncleo essencial corresponde s faculdades tpicas que integram o direito, tal como definido na hiptese normativa, e que correspondem projeo da idia de dignidade humana individual na respectiva esfera de realidade abrangem aquelas dimenses dos valores pessoais que a Constituio visa em primeira linha proteger e que caracterizam e justificam a existncia autnoma daquele direito fundamental (ANDRADE, Jos Carlos Vieira de. Os direitos fundamentais na Constituio portuguesa de 1976, p. 171-173. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2001).

Quanto suposta necessidade de promoo de fins legtimos de ordem pblica como explicao para a violao do domiclio, desponta igualmente criticvel tal argumento. A bem da verdade inexiste no nosso ordenamento jurdico tal supremacia do interesse pblico inerente persecuo penal sobre as garantias processuais penais do acusado. Sequer na moderna concepo do Direito Administrativo o tradicional dogma da supremacia do interesse pblico sobre o interesse particular vem sendo aceito, cedendo lugar necessidade de uma concordncia prtica entre os interesses conflitantes, mediante emprego da tcnica da ponderao. 24 De fato, a importao do ultrapassado dogma da supremacia do interesse pblico sobre o particular para o Processo Penal tem como gravssima conseqncia prtica a aniquilao das garantias processuais penais do acusado. 25 Nosso ordenamento jurdico-constitucional possui como epicentro axiolgico o princpio da dignidade da pessoa humana, motivo pelo qual os direitos fundamentais individuais so uma projeo normativa de valores morais que se sobrepem ao Estado e vontade da maioria (CR, arts. 1, III, 5, caput, 1 e 2 e 60, 4, IV). Via de conseqncia h uma relao de primazia dos direitos fundamentais individuais sobre os interesses pblicos: aqueles tm um peso inicial superior, motivo pelo qual h um nus argumentativo maior consubstanciado em

SARMENTO, Daniel Antonio de Moraes (Org.). Interesses pblicos versus interesses privados: Desconstruindo o princpio da supremacia do interesse pblico. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. 25 (...) o princpio da supremacia do interesse pblico sobre particular, ao afirmar a superioridade a priori de um dos bens em jogo sobre o outro, elimina qualquer possibilidade de sopesamento, premiando de antemo, com a vitria completa e cabal, o interesse pblico envolvido, independentemente das nuances do caso concreto, e impondo o conseqente sacrifcio do direito fundamental contraposto. Ao invs da procura racional de soluo equilibrada entre o interesse pblico e os direitos fundamentais implicados no caso, prestigia-se apenas um dos plos da relao, o que se afigura tambm incompatvel com o princpio da hermenutica constitucional da concordncia prtica, que obriga o intrprete a buscar, em casos de conflitos, soluo jurdica que harmonize, na medida do possvel, os bens jurdicos constitucionalmente protegidos, se, optar pela realizao integral de um, em prejuzo do outro (SARMENTO, Daniel Antonio de Moraes. Colises entre direitos fundamentais e interesses pblicos, p. 310, In: SARMENTO, Daniel, GALDINO, Flvio (Orgs.). Direitos Fundamentais: Estudos em homenagem ao professor Ricardo Lobo Torres, p. 267-324. Rio de Janeiro: Renovar, 2006. Grifamos).

24

razes fortssimas para que o interesse pblico consiga sobrepujar os direitos individuais em sede de ponderao. 26 Logo, a rejeio pelo STF da segunda das sobreditas preliminares de ilicitude probatria suscitadas no inqurito n. 2.424-RJ igualmente criticvel, pelas razes expostas acima. Tal deciso do STF simboliza preocupante tendncia contempornea de nossa jurisprudncia, que pode ser sintetizada pelo seguinte estratagema retricoargumentativo: se reconhece, no plano discursivo, a importncia e a fora normativa das garantias processuais penais do acusado, mas simultaneamente se emprega motivao aparente para refutar a aplicabilidade dessas mesmas garantias ao caso concreto. De fato, tal aparente motivao se vale de verdadeiros chaves polivalentes, de duvidosa consistncia jurdica, tais como: no h direitos absolutos; o interesse pblico prevalece sobre o particular; proporcionalidade pro societate etc. Trata-se do emprego discursivo de artifcios denominados peties de princpio 27, pois essas decises judiciais tomam por implicitamente comprovado justamente aquilo que elas deveriam explicitar casuisticamente: a existncia de uma coliso entre princpios (e no entre regras!) e a satisfao simultnea de todos os pressupostos e requisitos da proporcionalidade: legalidade; justificao teleolgica; judicialidade; motivao; idoneidade; necessidade e proporcionalidade em sentido estrito. 28 Eis, bem a propsito, magistral trecho de voto do Ministro EROS GRAU, acerca da contempornea banalizao da proporcionalidade no discurso judicirio: Tenho criticado aqui (...) a banalizao dos princpios da proporcionalidade e da razoabilidade, em especial do primeiro, concebido
ALEXY, Robert. Derechos individuales y bienes coletivos, p. 207-208, In: El concepto y la validez del derecho, p. 179-208. Barcelona: Gedisa, 1994. Traduo de Jorge Sea. Entre ns, no mesmo sentido, ver: SARMENTO, Daniel Antonio de Moraes. Colises entre direitos fundamentais... cit., p. 311 e ss. 27 A petio de princpio uma figura de sofstica que consiste em dar implicitamente demonstrado aquilo mesmo que se pretende demonstrar (SCHOPENHAUER, Arthur. Como vencer um debate sem precisar ter razo (em 38 estratagemas), p. 152, nota 103. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997. Traduo de Daniela Caldas e Olavo de Carvalho. 28 GONZALEZ-CUELLAR SERRANO, Nicolas. Proporcionalidad y derechos fundamentales en el proceso penal, p. 69. Madrid: Colex, 1990.
26

como um princpio superior, aplicvel a todo e qualquer caso concreto, o que conferiria ao Poder Judicirio a faculdade corrigir o legislador, invadindo a competncia deste. O fato, no entanto, que proporcionalidade e razoabilidade nem ao menos so princpios porque no reproduzem as suas caractersticas porm postulados normativos, regras de interpretao/aplicao do direito. No caso de que ora cogitamos esse falso princpio estaria sendo vertido na mxima segundo a qual no h direitos absolutos. E, tal como tem sido em nosso tempo pronunciada, dessa mxima se faz gazua apta a arrombar toda a qualquer garantia constitucional. Deveras, a cada direito que se alega o juiz responder que esse direito existe, sim, mas no absoluto, porquanto no se aplica ao caso. E assim se d o esvaziamento do quanto construmos ao longo dos sculos para fazer, de sditos, cidados. Diante do inquisidor no temos qualquer direito. Ou melhor, temos sim, vrios, mas como nenhum deles absoluto, nenhum reconhecvel na oportunidade em que deveria acudir-nos. Primeiro essa gazua, em seguida despencando sobre todos, a pretexto da necessria atividade persecutria do Estado a supremacia do interesse pblico sobre o individual. Essa premissa que se pretende prevalea no Direito Administrativo no obstante mesmo l sujeita a debate, aqui impertinente no tem lugar em matria penal e processual penal. Esta Corte ensina (HC 80.263, relator Ministro ILMAR GALVO) que a interpretao sistemtica da Constituio leva concluso de que a Lei Maior impe a prevalncia do direito liberdade em detrimento do direito de acusar. Essa a proporcionalidade que se impe em sede processual penal: em caso de conflito de preceitos, prevalece o garantidor da liberdade sobre o que fundamenta sua supresso. A nos afastarmos disso retornaremos barbrie. 29
29

STF, Pleno, HC 95.009-SP, Rel. Min. Eros Grau, DJU 19.12.2008, p. 1.275. Grifamos.

Conforme salientou o Ministro SEPLVEDA PERTENCE em outro voto lapidar, o legislador constituinte, ao proibir a admisso em juzo das provas obtidas criminosamente, sem quaisquer ressalvas (CR, art. 5, LVI), decidiu pela prevalncia dos direitos fundamentais violados pela obteno criminosa da prova sobre quaisquer interesses pblicos relacionados persecuo penal. Nesse contexto, impertinente o uso da tcnica da ponderao de interesses, pois o prprio legislador constituinte j emitiu, com clareza solar, um juzo expresso de preponderncia. 30 Ademais, o artigo 5, inciso LVI, da Carta Constitucional possui natureza jurdica de regra e no de princpio, no comportando, portanto, aplicao em maior ou menor grau, conforme as possibilidades jurdicas e fticas de determinado caso. 31 CONCLUSO Ante todo o exposto, lcito concluir que a gravao ambiental domiciliar possui natureza jurdica de meio de pesquisa ou investigao, pois extraprocessual, realizada por servidor pblico que no ostenta a qualidade jurdica de parte processual e tem por finalidade a obteno de provas materiais. At que o legislador brasileiro se digne a tipificar a organizao criminosa, por fora do cnone da legalidade penal (CR, art. 5, XXXIX) permanece inaplicvel a LCO como um todo, no suprindo tal lacuna o conceito encontradio na Conveno de Palermo. Malgrado se trate de meio de investigao nominado pelo artigo 2, IV da LCO, a gravao ambiental
Ora, at onde v a definio constitucional da supremacia dos direitos fundamentais, violados pela obteno da prova ilcita, sobre o interesse da busca da verdade real no processo, no h que apelar para o princpio da proporcionalidade, que, ao contrrio, pressupe a necessidade da ponderao de garantias constitucionais em aparente conflito, precisamente quando, entre elas, a Constituio no haja feito um juzo explcito de prevalncia (STF, 1 Turma, HC 80.949-RJ, Rel. Min. Seplveda Pertence, DJU 14.12.2001, p. 26. Grifamos). 31 Se se entende que essa vedao uma regra, no sentido definido por Alexy (...), no haveria possibilidade de sopesamento com outros princpios colidentes, porque regras, ao contrrio dos princpios, no comportam sopesamento. No haveria, por conseguinte, como relativizar a proibio das provas ilcitas por meio da aplicao da regra da proporcionalidade, pois essa s aplicada quando h coliso entre princpios, no nos casos de conflitos entre regras (SILVA, Lus Virglio Afonso da. O proporcional e o razovel, p. 45, In: Revista dos Tribunais, So Paulo, n. 798, p. 23-50, abr. 2002. Grifamos).
30

domiciliar deve ser considerada uma prova atpica, mngua de procedimento probatrio especfico disciplinado por lei. Como se trata de meio de investigao que enseja drsticas restries a diversos direitos fundamentais do investigado (no auto-incriminao; intimidade; vida privada; inviolabilidade domiciliar etc.), ele carece de um procedimento probatrio de prova tpica que possa ser-lhe aplicado por analogia. Ocorre que o procedimento probatrio da interceptao de comunicaes telefnicas (Lei n. 9.296/96) no aplicvel analogicamente gravao ambiental domiciliar, pois esta ltima possui especificidades relevantes. Por exemplo, a necessidade de regulamentao procedimental do ingresso dissimulado da aparelhagem de gravao ambiental no interior do domiclio do investigado. No aceitvel interpretao extensiva das hipteses excepcionais previstas no artigo 5, XI da Carta Constitucional, admitindo-se a instalao de equipamentos de gravao ambiental no interior do domiclio do investigado durante a noite, com base em argumentos de natureza utilitarista. Tampouco se afigura legtima restrio da clusula da inviolabilidade domiciliar mediante ponderao de interesses, pois a clusula ptrea plasmada no artigo 5, XI da Carta Constitucional no possui natureza jurdica de princpio, e sim de regra. Inexiste no ordenamento jurdico-constitucional brasileiro suposto princpio da supremacia do interesse pblico inerente persecuo penal sobre as garantias processuais penais do acusado. Pelo contrrio, trata-se de ordenamento cujo epicentro axiolgico o princpio da dignidade da pessoa humana, motivo pelo qual a verdadeira relao de primazia a dos direitos fundamentais individuais sobre os interesses pblicos. Por todos esses motivos as gravaes ambientais domiciliares produzidas nos autos do inqurito originrio n. 2.424-RJ, ao que tudo indica, se consubstanciam em provas obtidas por meios criminosos, motivo pelo qual elas deveriam ter sido julgadas inadmissveis pelo STF. O trao mais saliente do Processo Penal contemporneo o esvaziamento das garantias do acusado

pela prtica judiciria de interpretao e aplicao das normas processuais penais. Para tanto, se utiliza o estratagema retricoargumentativo de se reconhecer, no plano discursivo, a importncia e a fora normativa das garantias processuais penais do acusado, concomitantemente se empregando motivao aparente para refutar a aplicabilidade dessas mesmas garantias ao caso concreto. No raro essa motivao aparente esgrima genunas palavras de ordem polivalentes, de questionvel consistncia jurdica, a saber: no h direitos absolutos; o interesse pblico prevalece sobre o particular; proporcionalidade pro societate etc. A bem da verdade trata-se de uso discursivo de artifcio denominado petio de princpio, pois o julgador toma por implicitamente demonstrado justamente aquilo que cabe a ele explicitar casuisticamente: a existncia de coliso entre princpios e o preenchimento simultneo de todos os pressupostos e requisitos da proporcionalidade: legalidade; justificao teleolgica; judicialidade; motivao; idoneidade; necessidade e proporcionalidade em sentido estrito. A clusula constitucional da inadmissibilidade das provas obtidas criminosamente (CR, art. 5, LVI) tampouco comporta ponderao de interesses, pois ela j traduz evidente opo poltica do legislador constituinte pela prevalncia dos direitos fundamentais violados durante a obteno da prova sobre quaisquer outros interesses pblicos. BIBLIOGRAFIA ALEXY, Robert. Derechos individuales y bienes coletivos, In: El concepto y la validez del derecho, p. 179-208. Barcelona: Gedisa, 1994. Traduo de Jorge Sea. _____. Teora de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de Estudios Polticos y Constitucionales, 2002. Traduo de Ernesto Garzn Valds. ANDRADE, Jos Carlos Vieira de. Os direitos fundamentais na Constituio portuguesa de 1976. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2001.

ANDRADE, Manuel da Costa. Mtodos ocultos de investigao (Pldoyer para uma teoria geral), In: MONTE, Mrio Ferreira e outros (Coords.). Que futuro para o direito processual penal? Simpsio em homenagem a Jorge de Figueiredo Dias, por ocasio dos 20 anos do Cdigo de Processo Penal portugus, p. 525-551. Coimbra: Coimbra Editora, 2009. BECK, Antonio Rafael. Perspectivas de controle ao crime organizado e crtica flexibilizao de garantias. So Paulo: Instituto Brasileiro de Cincias Criminais, 2004. DEZEM, Guilherme Madeira. Da prova penal: Tipo processual, provas tpica e atpicas. Campinas: Millennium, 2008. GOMES, Abel Fernandes; PRADO, Geraldo; DOUGLAS, William. Crime organizado. Rio de Janeiro: Impetus, 2000. GOMES FILHO, Antonio Magalhes. Notas sobre a terminologia da prova (reflexos sobre o processo penal brasileiro), In: YARSHELL, Flvio Luiz, MORAES, Maurcio Zanoide (Orgs.). Estudos em homenagem professora Ada Pellegrini Grinover, p. 303-318. So Paulo: DPJ Editora, 2005. GOMES, Luiz Flvio, CERVINI, Ral. Crime organizado. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997. GOMES, Luiz Flvio. Crime organizado: Que se entende por isso depois da Lei 10.217, de 11.04.2001? (apontamentos sobre a perda de eficcia de grande parte da Lei 9.034/95), In: Revista dos Tribunais, So Paulo, n. 795, p. 486-492, jan. 2002. GONZALEZ-CUELLAR SERRANO, Nicolas. Proporcionalidad y derechos fundamentales en el proceso penal. Madrid: Colex, 1990. GROTTI, Dinor Adelaide Musetti. Inviolabilidade do domiclio na Constituio. So Paulo: Malheiros, 1993.

HASSEMER, Winfried. Processo penal e direitos fundamentais, In: PALMA, Maria Fernanda (Coord.). Jornadas de Direito Processual Penal e direitos fundamentais, p. 15-25. Coimbra: Almedina, 2004. LARONGA, Antonio. Le prove atipiche nel processo penale. Padova: CEDAM, 2002. MALAN, Diogo. Processo penal do inimigo, In: Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo, n. 59, p. 223259, mar./abr. 2006. MUOZ CONDE, Francisco. De las prohibiciones probatorias al Derecho Procesal Penal del Enemigo. Buenos Aires: Hammurabi, 2008. _____. Valoracin de las grabaciones audiovisuales en el proceso penal. 2. ed. Buenos Aires: Hammurabi, 2007. PRADO, Geraldo. O processo penal das formaes sociais do capitalismo ps-industrial e globalizado e o retorno prevalncia da confisso: Da subsistncia da tortura aos novos meios invasivos de busca de prova e pena negociada, In: KARAM, Maria Lcia (Org.). Globalizao, sistema penal e ameaa ao Estado Democrtico de Direito, p. 153-169. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. _____. Da lei de controle do crime organizado: Crtica s tcnicas de infiltrao e escuta ambiental, In: WUNDERLICH, Alexandre (Org.). Escritos de direito e processo penal em homenagem ao professor Paulo Cludio Tovo, p. 125-137. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002. ROXIN, Claus. Autoincriminacin involuntaria y derecho al mbito privado de la personalidad en las actuaciones penales, In: Pasado, presente y futuro del Derecho Procesal Penal, p. 87-110. Santa Fe: Rubinzal Culzoni, 2007. SARMENTO, Daniel Antonio de Moraes. Colises entre direitos fundamentais e interesses pblicos, In: SARMENTO, Daniel, GALDINO, Flvio (Orgs.). Direitos Fundamentais:

Estudos em homenagem ao professor Ricardo Lobo Torres, p. 267-324. Rio de Janeiro: Renovar, 2006. SARMENTO, Daniel Antonio de Moraes (Org.). Interesses pblicos versus interesses privados: Desconstruindo o princpio da supremacia do interesse pblico. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. SCHOPENHAUER, Arthur. Como vencer um debate sem precisar ter razo (em 38 estratagemas). Rio de Janeiro: Topbooks, 1997. Traduo de Daniela Caldas e Olavo de Carvalho. SILVA, Lus Virglio Afonso da. O proporcional e o razovel, In: Revista dos Tribunais, So Paulo, n. 798, p. 23-50, abr. 2002. ZAFFARONI, Eugenio Ral. Crime organizado: Uma categorizao frustrada, In: Discursos Sediciosos, Rio de Janeiro, n. 01, p. 45-67, 1 semestre de 1996. Traduo de Rogrio Marcolini.

S-ar putea să vă placă și