Sunteți pe pagina 1din 12

Campeonato da Lngua Portuguesa

ENTRADA
UTILIZADOR: PALAVRA CHAVE:
ENTRAR

REGISTO
CONCORRENTE

Registe-se aqui para participar

RECUPERAR SENHA

INCIO COM O PATROCNIO:

NOTCIAS

COMO PARTICIPAR

REGULAMENTO

JRI

PRMIOS

DATAS

PARCEIROS

Correco 1. Teste Suplementar - Especial Escolas


Quantos erros existem no seguinte texto? Um dia, um jovem prncepe, tendo sado para a caa, correndo atraz dum viado, chegou junto de algo parecido com um palcio, incoberto por um grande arvordo. Perguntou a um grupo de camponeses que encontrou: O que que fica escondido por traz de to espsso matagal? Senhor, responderam, aconselho-vos a nunca entrar em tal lugar, pois l existe um palcio em ruinas habitado pelos gnios da floresta. Um velho pastor dirijiu-se-lhe respeitosamente: Segundo ouvi contar a meu pai, est oculto pela mata um palcio encantado. L dentro est adormecida por encantamento a mais linda princeza que j existiu e que s despertar quando um filho de rei a tomar por esposa. Se eu pude-se, far-lo-ia imediatamente. Se o senhor filho de rei, poder fazer-lo j e levantar o bruchedo. Este o principio do final da histria da Bela Adormecida, que termina, como todas as histrias de encantar, com a felecidade dos dois jovens. A. B. C. D. E. 13 14 15 16 17

UMA INICIATIVA:

http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/ (1 of 12)10-05-2008 13:51:47

Campeonato da Lngua Portuguesa

Resposta correcta: D - 16 1.prncepe Escreve-se prncipe. Do latim prncipe . Significa filho de famlia reinante. 2.atraz Dever escrever-se atrs. Advrbio de lugar. Atrs de significa na parte posterior. Do latim ad trans. 3.viado A palavra correctamente grafada veado. Do latim venatu. Mamfero ruminante de grande porte. 4.incoberto Trata-se da palavra encoberto, que est escondido; oculto. Particpio passado irregular do verbo encobrir. 5.arvordo Esta palavra no acentuada. Arvoredo, conjunto de rvores. Do latim arboretu. uma palavra grave terminada em o, por isso no acentuada. 6.De traz de Trs (preposio) De trs de (locuo prepositiva) significa na parte posterior de. 7.espesso Esta palavra no acentuada, porque grave terminada em o. 8.ruinas Esta palavra acentuada com acento agudo sobre o i tnico, porque no forma ditongo com a vogal anterior. Significa acto ou efeito de ruir. Escreve-se correctamente runas. Do latim runa. 9 dirijiu-se-lhe A palavra correcta dirigiu-se-lhe. Do latim dirigere. No texto significa disse-lhe. 10. princeza A palavra correcta princesa com s.. Filha de famlia reinante. Do francs princesse. 11.pude-se Esta forma no existe. A forma correcta pudesse. Pretrito imperfeito do conjuntivo do verbo poder, na 1 pessoa do singular. 12.far-lo-ia A forma correcta f-lo-ia. Futuro do pretrito (condicional) do verbo fazer, conjugado com o pronome pessoal o. Os pronomes tonos da 3 pessoa complemento directo o, a, os, as tomam respectivamente as formas lo, la, los, las, se a forma verbal terminar em r, s ou z que, por uma assimilao, se perdem, e no, na, nos, nas, se termina em vogal, ditongo ou consoante nasais. A formao do futuro do presente (futuro imperfeito do indicativo) e do futuro pretrito (condicional), conjugado com estes pronomes pessoais, torna-os patentes no depois destes tempos, mas no interior dos mesmos, e, entre o infinito ou a sua forma contrada, no caso do verbo fazer (far), caindo o r e tomando a vogal tnica um acento agudo, e a forma contrada do verbo haver (ei, s, ,emos, eis, o ou ia, ias ia, amos, eis, iam.) 13.fazer-lo A forma correcta faz-lo. O r do infinitivo assimila-se ao pronome pessoal lo, (do latim illum) e a vogal tnica , que fechada, toma um acento circunflexo. 14.bruchedo A palavra correcta bruxedo. Formada de bruxa+ edo. Suposto poder sobrenatural atribudo a um bruxo ou bruxa. 15.principio Tratando-se de uma palavra esdrxula, deve ser acentuada na antepenltima slaba com um acento agudo: princpio. No texto, no se trata da 1 pessoa do presente do indicativo do verbo principiar. 16.felecidade Estado de quem feliz. Escreve-se correctamente felicidade. Do latim felicitate.

http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/ (2 of 12)10-05-2008 13:51:47

Campeonato da Lngua Portuguesa

1. Os indivduos que vm trabalhar para o nosso pas so por ns considerados:

A. B. C. D.

emigrantes imigrantes estrangeirados colonos

Resposta correcta: B- imigrantes Os indivduos que vm trabalhar para o nosso pas so imigrantes. Significa que entram em. A palavra formada pelo prefixo in+verbo migrar no particpio presente, migrante. O prefixo significa em, dentro. 2. A palavra otorrinolaringologista quantas slabas tem?

A. B. C. D.

8 9 10 11

Resposta correcta: C - 10 A palavra tem dez slabas. o-to-rri-no-la-rin-go-lo-gis-ta 3. Qual o futuro do presente do verbo poder na 1 pessoa do plural?

A. B. C. D.

poderemos podamos pudssemos teremos podido

Resposta correcta: A - poderemos O futuro do presente do verbo poder na 1 pessoa do plural poderemos. 4. No vs por a! uma frase...

A. B. C.

imperativa afirmativa exclamativa afirmativa imperativa negativa

Resposta correcta: C - imperativa negativa No vs por a uma frase imperativa negativa. As formas do imperativo negativo so supridas pelos equivalentes do presente do conjuntivo. 5. Qual o feminino correcto de mestre?

A. B. C.

maestrina mestra mestranda

Resposta correcta: B - mestra Diz a regra que os substantivos terminados em e so geralmente uniformes. H, porm, um pequeno nmero () que troca o e por a. Ex: mestre-mestra. (Ver gramtica de referncia, p.195). A equivale ao feminino de maestro (chefe de orquestra) e a C corresponde ao feeminino de mestrando (aluno de um curso de mestrado ou candidato ao grau de mestre.

http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/ (3 of 12)10-05-2008 13:51:47

Campeonato da Lngua Portuguesa

6. Entre os exemplos seguintes, h s uma forma correcta de plural:

A. B. C. D.

amor-perfeitos p-de-cabras pes-de-l gua-furtadas

Resposta correcta: C - pes-de-l A forma correcta do plural, entre as vrias hipteses, pes-de-l. A regra determina que quando os termos componentes de uma palavra composta se ligam por preposio s o primeiro vai para o plural. Na alnea A, o plural correcto amores-perfeitos, porque a palavra composta constituda por um substantivo e um adjectivo e, neste caso, geralmente ambos os termos vo para o plural. Pela mesma razo, na alnea D, o plural correcto guas-furtadas. Na alnea B, o plural de p-de-cabra ps-de-cabra, pela mesma razo invocada em pes-de-l. 7. Qual destas palavras no designa um conjunto de castanheiros?

A. B. C.

castanheiral souto castanhal

Resposta correcta: A - castanheiral O que no designa um conjunto de castanheiros castanheiral. Castanhal e souto designam , na verdade, um conjunto de castanheiros. 8. Qual a frase correcta?

A. B. C. D.

Ele foi pr praia porque estava muito calor. Eles deram uma bolsa queles que ficaram distintos. Eles querem expr os seus problemas. O maior privelgio de um estudante ter bons professores.

Resposta correcta: A - Ele foi pr praia porque estava muito calor. Pr a contraco da preposio para com o artigo definido feminino do singular a. Da que toma um acento grave. Na frase Eles deram uma bolsa queles que ficaram distintos, queles um erro ortogrfico, pois deve ser grafada com acento grave (queles). Na frase C, expr est errado porque os verbos derivados de pr, ao contrrio da palavra primitiva, no so acentuados. Na frase D, a palavra privelgio est mal escrita. Deve ser: privilgio. Do latim privilegiu. 9. Qual a palavra que est incorrectamente escrita?

A. B. C. D. E.

tentear vaguear viseense coxear cabo-verdeano

Resposta correcta: E - cabo-verdeano A palavra incorrectamente grafada cabo-verdeano que se escreve cabo-verdiano. Consultar pg. 251 da gramtica de referncia, Ptrios africanos.

http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/ (4 of 12)10-05-2008 13:51:47

Campeonato da Lngua Portuguesa

10. Como se chamam, quanto relao fontica e grfica, as palavras conjectura e conjuntura?

10

A. B. C. D.

homnimas homfonas parnimas homgrafas

Resposta correcta: C - parnimas Conjectura e conjuntura so palavras parnimas, isto , duas palavras diferentes que tm pronncia parecida mas significados diferentes. Quantos erros existem no seguinte texto? Um dia, um jovem, andando a correr pela praia, encontrou-se perante um facto que muito o perturbou. Um homem fustigava, sem d nem piedade, um pobre cozito. O rapaz interpelou-o: Porque razo mal trata desta maneira o co? E o que tem o senhor a haver com isso? Se eu no me interessa-se e vira-se costas a uma cena destas no era homem no era nada. Veja l se quer levar uma pera J precebi que o senhor s resolve as coisas com violncia. O jovem desestiu de falar com ele e continuou a correr ao longo da praia. Mais adiante, viu um bb a correr para dentro de gua, podendo afogar-se, emquanto a me, despreocupada, dormitava ao sol. Ele pegou na menina ao colo e levou-a me. Ento a senhora est a dormir e no toma conta do seu filho? E o que tem o senhor com isso? Ainda porcima mal agradecida! Voltou ao local onde tinha deixado a roupa e os sapatos. J l no estavam A. B. C. D. E. 9 10 11 12 13

Resposta correcta: D -12 1. Porque razo Deve escrever-se Por que razo. No se trata do advrbio interrogativo porque, mas da preposio por e o determinante interrogativo que, sinnimo de qual = Por qual razo? 2. mal trata A palavra correcta maltrata, 3 pessoa do singular do presente do indicativo do verbo maltratar. 3. tem a haver com isso A expresso correcta tem a ver com isso que significa o que que isso lhe diz respeito. 4. interessa-se A forma correcta no contexto da frase interessasse, 1 pessoa do singular do pretrito imperfeito do conjuntivo do verbo interessar. 5. vira-se A forma correcta virasse (costas). Trata-se do pretrito imperfeito do conjuntivo do verbo virar. 6. pera Esta palavra deve ter um acento circunflexo sobre o e (pra). 7. precebi A palavra correcta percebi, pretrito perfeito, na 1 pessoa do singular do verbo perceber. Do latim percipere.
http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/ (5 of 12)10-05-2008 13:51:47

Campeonato da Lngua Portuguesa

8. desestiu Desistiu a palavra correcta. Verbo desistir, no pretrito perfeito do indicativo na 3 pessoa do singular. 9. bb Esta palavra, em portugus, apenas acentuada, com acento agudo, na ltima slaba (beb). Do francs Bb, nome de um ano da corte do rei da Polnia Estanislau Leszczynski, do sec XVII, vulgarizado pelo ingls baby. 10. em quanto Trata-se de uma s palavra enquanto, conjuno subordinativa temporal. 11. porcima Trata-se de duas palavras, por cima, contidas na expresso ainda por cima, que significa alm de tudo. 12. Mal agradecida Devia estar mal-agradecida, palavra composta. Trata-se do adjectivo cujo significado ingrata, pessoa que no demonstra gratido pelo bem que lhe fizeram. O prefixo Mal- exprime a ideia de mau ou de mal, requerendo o hfen quando o segundo elemento comea por uma vogal ou por h. Neste caso, por se tratar de prefixo, nunca a palavra mal poderia estar grafada autonomamente 11. Na frase Nesta Primavera, as rosas feneceram., qual o sentido da palavra feneceram?

11

A. B. C. D.

revigoraram-se murcharam floresceram cresceram

Resposta correcta: B - murcharam O verbo fenecer significa acabar, extinguir-se, morrer, murchar. Do latim finiscere, frequentativo de finire (acabar). 12. Na frase Espero que Joo tenha encontrado o seu amigo Daniel, que j no via h muitos anos., em que tempo verbal est tenha encontrado? A. B. C. D. pretrito perfeito do conjuntivo pretrito mais-que-perfeito do indicativo futuro do conjuntivo presente do conjuntivo

12

Resposta correcta: A - pretrito perfeito do conjuntivo Tenha encontrado est no pretrito perfeito do conjuntivo. Esta uma forma composta, constituda pelo presente do conjuntivo do verbo auxiliar ter + particpio passado do verbo principal encontrar. 13. Quantos dgrafos existem na palavra chorrilho?

13

A. B. C.

um dois trs

Resposta correcta: C - trs chorrilho tem 3 dgrafos (ch; rrlh). Um dgrafo um grupo de letras que simboliza apenas um som. Assim, na palavra em causa existem trs desses grupos: ch, rr e lh.

http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/ (6 of 12)10-05-2008 13:51:47

Campeonato da Lngua Portuguesa

14. Qual o sujeito da orao Ele e eu somos da mesma equipa.?

14

A. B. C. D.

ele eu ele e eu raa

Resposta correcta: C - ele e eu ele e eu o sujeito da orao. O verbo que tem um sujeito composto vai para o plural e, quanto pessoa, se entre os sujeitos figurar uma da 1 pessoa, expressa-se na 1 pessoa do plural. Por isso, a frase Ele e eu somos 15. Qual o superlativo absoluto sinttico de pago?

15

A. B. C.

paganssimo pagozssimo pagacssimo

Resposta correcta: A - paganssimo O superlativo absoluto sinttico de pago paganssimo. As outras formas no existem. 16. Qual a classe de quantos na frase Ele perguntou quantos filhos ela tinha.?

16

A. B. C.

advrbio de quantidade determinante interrogativo determinante relativo

Resposta correcta: B - determinante interrogativo O interrogativo quantos, que inicia uma orao interrogativa indirecta, refere-se a pessoas, sendo um quantitativo determinante de filhos. 17. Qual a frase correcta?

17

A. B. C. D. E. F.

Vou ezorcizar a sorte. O meu pai no espansivo. difcil chegar cochia central. Ele naturalmente expontneo. O enxofre tem um cheiro desagradvel. Trousse os livros que pediram.

Resposta correcta: E - O enxofre tem um cheiro desagradvel. A hiptese A est incorrecta, porque o verbo est mal grafado. A forma correcta exorcizar. Na hiptese B, o erro espansivo, que se escreve expansivo. Na hiptese C encontra-se o erro cochia, que se deve escrever coxia (passagem estreita entre duas fileiras). Na hiptese D h o erro na palavra expontneo, que se escreve espontneo. Na hiptese F o verbo est errado, pois deve escrever-se trouxe e no trousse. 18. Qual das palavras seguintes um hipernimo das restantes?

18

A. B. C. D.

roseiras romzeiras plantas hortnsias

Resposta correcta: C - plantas O hipernimo de roseiras, romzeiras e hortnsias plantas, porque um hipernimo, em lingustica, um termo cuja significao geral, incluindo o sentido ou sentidos de um ou de diversos termos mais especficos. Por isso, plantas o hipernimo, sendo roseiras, romzeiras e hortnsias hipnimos.

http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/ (7 of 12)10-05-2008 13:51:47

Campeonato da Lngua Portuguesa

19. Como classifica, quanto funo sintctica, doce e brando na orao Doce e brando era o seio de Jesus.?

19

A. B. C. D.

sujeito aposto atributos ou adjunto adnominal nome predicativo do sujeito

Resposta correcta: D - nome predicativo do sujeito A funo de doce e brando na orao doce e brando era o seio de Jesus de nome predicativo do sujeito, pois ser, verbo de significao indefinida, exige nome predicativo do sujeito, doce e brando. 20. Das palavras seguintes, qual a que est grafada incorrectamente?

20

A. B. C. D.

comummente ruimmente portugusmente corgo

Resposta correcta: C - portugusmente Portuguesmente no uma palavra acentuada porque na ortografia moderna portuguesa no h acentos secundrios, a no ser na contraco da preposio a com os pronomes ou determinantes demonstrativos aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo, ou com o artigo definido ou o pronome pessoal feminino do singular ou plural (a, as). Deste modo, portugus acentuado, mas a palavra derivada portuguesmente perde o acento grfico, porque o acento tnico recai na penltima slaba. Quantos erros existem no seguinte texto? Entro no metrepolitano e olho para os estrangeiros que vo na carruagem. Entertenho-me a imajinar as suas nacionalidades. Este angolano, aquele casal, pela fisionomia, ucraniano, aquela rapariga brasileira, os outros dois, acol, so caboverdeanos, mais l atraz um grupo de seis jovens, provavelmente guinienses ou sotomenses. Entram agora dois casais romenos. Estes estranjeiros esto no nosso pas, contribuindo com o seu labor para o progresso e o desenvolvimento. Quase todos trabalham na construo civil ou nas limpesas. So calseteiros, istivadores, pedreiros, pintores, engomadeiras. Os brasileiros, em geral, trabalham na restaurao. No nos surprender saber que muitos cidades dos pases de Leste eram, nas suas terras, quadros superiores, mdicos, engenheiros, professores. Aqui recorrem a trabalhos no ambito do oprariado como meio de sobrevivencia, procurando em Portugal aquilo que lhes foi negado nos seus pases. A. B. C. D. E. 14 15 16 17 18

http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/ (8 of 12)10-05-2008 13:51:47

Campeonato da Lngua Portuguesa

Resposta correcta: D - 17 1.metrepolitano A palavra correcta metropolitano, sistema de transporte de circulao rpida, composto por carruagens movidas a electricidade que circulam num percurso que pode ou no ser subterrneo. A caracterstica do transporte conhecido por metropolitano (de acordo, alis, com a prpria etimologia), no ser subterrneo, mas sim constituir um transporte da grande cidade, a metrpole. O metropolitano do Porto, que na sua quase total extenso circula superfcie, bem como o de Almada e de outras cidades europeias, comprovam-no. Do baixo latim metropolitanu e do francs mtropolitain. 2.entertenho-me A forma correcta entretenho-me, 1 pessoa do singular do presente do indicativo do verbo entreter. Significa interessar e divertir; demorar com promessas; reter; retardar. Do castelhano entretener. 3.imajinar A forma correcta imaginar, representar, conceber na imaginao; idear, conjecturar; supor. Do latim imaginare. 4.caboverdeanos. Escreve-se correctamente cabo-verdianos, patronmico africano, natural de Cabo Verde (ver gramtica de referncia). 5.atraz A palavra correcta atrs, advrbio de lugar. 6. Trata-se do verbo haver, no presente do indicativo: h. 7. guinienses Escreve-se guineenses, naturais da Guin. 8. sotomenses Correctamente escreve-se so-tomenses, naturais de So Tom. 9. estranjeiros Pessoas naturais de um pas diferente daquele onde se vive. Do latim extraneariu, pelo francs antigo estrangier, hoje tranger. 10. limpesas A palavra correcta limpezas, actos ou efeitos de limpar. 11. calseteiros Escreve-se correctamente calceteiros do verbo calcetar+eir. 12. istivadores Estivadores a palavra correcta, carregadores dos navios; arrumadores da carga do poro; o que estiva. Derivado de estiva mais o sufixo dor, que indicativo de profisso. 13. surprender O verbo est mal grafado. Escreve-se surpreender, causar surpresa. 14. cidades Escreve-se cidados, plural de cidado. 15.ambito uma palavra esdrxula, cuja slaba tnica fechada. Por isso, leva um acento circunflexo. Escreve-se mbito. Do latim ambitu. 16. oprariado Escreve-se operariado, conjunto de operrios. De operrio+ado. 17. sobrevivencia uma palavra esdrxula, cuja slaba tnica fechada, por isso tem de ter um acento circunflexo sobre o e da antepenltima slaba. Escreve-se sobrevivncia. De sobre +vivncia.

http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/ (9 of 12)10-05-2008 13:51:47

Campeonato da Lngua Portuguesa

21. Em Estive para lhe telefonar, mas, entretanto, voc antecipou-se, qual a tonalidade de sentido?

21

A. B. C.

necessidade ou obrigatoriedade de praticar a aco resoluo ou certeza inteno ou proximidade de realizao

Resposta correcta: C - inteno ou proximidade de realizao Nesta frase concreta, Estive para lhe telefonar, mas voc antecipou-se, indica-se a inteno, o propsito que no se verificou, porque houve uma antecipao do outro sujeito. 22. Como se designa um conjunto de cabras?

22

A. B. C. D.

cabresto cabrim fato felga

Resposta correcta: C - fato Um conjunto de cabras um fato. 23. A expresso Vale tudo quanto pesa refere-se a

23

A. B. C. D.

um homem obeso e rico um fiscal da Cmara Municipal uma pessoa sria, que no engana um poltico na caa ao voto

Resposta correcta: C - uma pessoa sria, que no engana Vale tudo quanto pesa tem o sentido figurado de pessoa sria que no engana. Da a expresso popular, que significa que a pessoa tem o merecimento correspondente ao seu peso. 24. Na frase Bebi um porto., um porto, semanticamente, um caso de:

24

A. B. C. D.

derivao por sufixao derivao imprpria derivao parassinttica derivao por prefixao

Resposta correcta: B - derivao imprpria Bebi um porto um caso de derivao imprpria, porque se deu uma mudana de classe das palavras, isto , passou de substantivo prprio, Porto, referente cidade, a substantivo comum, um porto, fenmeno que diz respeito semntica e no formao de palavras. 25. Qual a forma do infinitivo pessoal na 2 pessoa do plural do verbo conjugado reflexamente julgar-se?

25

A. B. C. D.

julgar-vos-eis julgardes-vos julgarei-vos julgar-vos-eis

Resposta correcta: B - julgardes-vos Esta a forma correcta do infinitivo pessoal, na 2 pessoa do plural, do verbo julgar, conjugado reflexamente. Na hiptese A, julgar-vos-eis o futuro do presente, conjugado reflexamente. Na hiptese C, julgarei-vos uma forma incorrecta da 1 pessoa do singular do futuro do presente, conjugado reflexamente.

http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/ (10 of 12)10-05-2008 13:51:47

Campeonato da Lngua Portuguesa

26. Na frase Olhem-me para ela!, me

26

A. B. C. D.

desempenha a funo sintctica de complemento de objecto directo desempenha a funo sintctica de complemento de objecto indirecto desempenha a funo sintctica de agente da passiva no desempenha funo sintctica nenhuma

Resposta correcta: D - no desempenha funo sintctica nenhuma Na frase Olhem-me para ela, me no desempenha qualquer funo sintctica. uma forma enftica. De acordo com a Nova Gramtica do Portugus Contemporneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, numa frase como esta o pronome me corresponde apenas a um pronome de interesse, tambm conhecido por dativo tico ou de proveito. De facto, a frase poderia ser simplesmente Olhem para ela!. Ainda de acordo com os mesmos autores, a utilizao deste gnero de pronomes apenas um recurso expressivo de que se serve a pessoa que fala para mostrar que est vivamente interessada no cumprimento da ordem emitida ou da exortao feita. 27. O substantivo beribri significa

27

A. B. C. D.

um habitante do Norte de frica um suborno ou uma gorjeta choruda o som produzido pelas maracas uma doena tropical

Resposta correcta: D - uma doena tropical Beribri designa uma doena tropical que tem como causa a falta da vitamina B1 (tiamina) e que se manifesta por edemas generalizados, emagrecimento extremo, degenerescncia nervosa e falncia cardaca. Do cingals boeri que significa debilidade. 28. Qual a frase incorrecta?

28

A. B. C. D. E.

A ambio aquilo que lhe faz mover. O que mais lhe agradou foi a paisagem. O que mais a impressionou foi o carro. Eu disse-lho sinceramente. Ela ajud-lo- de boa vontade.

Resposta correcta: A - A ambio aquilo que lhe faz mover. Deveria estar que o (a) faz mover, visto que se trata de um complemento objecto directo (o, a) e no um complemento objecto indirecto. Todas as outras frases esto correctas. 29. Na frase As boas notas conquistara-as com muito estudo e sacrifcio., como classifica o as de conquistara-as quanto sua funo na orao? A. B. C. D. complemento objecto directo pleonstico complemento objecto directo complemento objecto indirecto pleonstico sujeito

29

Resposta correcta: A - complemento objecto directo pleonstico Na frase As boas notas conquistara-as, as o complemento objecto directo pleonstico porque repete, atravs do pronome pessoal correspondente, o complemento objecto directo, as boas notas, a fim de reforar o seu sentido.

http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/ (11 of 12)10-05-2008 13:51:47

Campeonato da Lngua Portuguesa

30. Na frase Ainda no sendo formado, j dava ares de grande doutor., qual o sentido da expresso Ainda no sendo formado?

30

A. B. C. D.

concessivo causal condicional final

Resposta correcta: A - concessivo Ainda no sendo formado tem um sentido concessivo, visto que significa embora no fosse formado, isto , inicia uma orao subordinada em que se admite um facto contrrio aco principal, mas incapaz de impedi-la (In gramtica de referncia, pg. 582).

Todos os direitos reservados ao Campeonato da Lngua Portuguesa

Desenvolvido por:

http://www.linguaportuguesa.aeiou.pt/ (12 of 12)10-05-2008 13:51:47

S-ar putea să vă placă și