Sunteți pe pagina 1din 4

1.

1 - Definio de objetivos e critrios: O objetivo do estudo ergonmico aqui apresentado reduzir os riscos de acidentes de trabalho em uma empresa de transporte coletivo, para adequao do posto de trabalho aumentando a rentabilidade dos funcionrios e corrigindo possveis falhas, como m postura, melhoramento do mobilirio, ventilao, iluminao, etc.

1.2 Coleta de informaes: Estudo de caso: O controle no transporte coletivo A Empresa que contratou o servio da consultoria era responsvel pelo transporte coletivo dos funcionrios de uma grande empresa com mais de 5000 funcionrios. A entrada e sada dos funcionrios aconteciam de 30 em 30 minutos. O transporte era realizado por 20 micro-nibus e 50 nibus. O itinerrio era grande. A empresa possui funcionrios que residem em cinco cidades vizinhas sede da empresa, alm de distribuir e coletar funcionrios em todos os bairros da cidade. O servio de transporte era realizado durante as 24 horas do dia, sendo que em horrios de pico, por volta de 50 veculos estavam na rua realizando os transportes. Para a realizao deste servio existem 120 pessoas envolvidas. Como o servio era realizado 24 horas por dia, necessrio a organizao do sistema de rodzio de pessoal nos turnos de trabalho, alm da distribuio dos horrios de refeies e pausas, para que nos horrios especficos haja o nmero suficiente de trabalhadores disponveis. O comando de todo este processo era realizado pelo Controlador de Trfego, que detinha a distribuio dos horrios de entrada e sada de cada turno da empresa, a quantidade de pessoas para serem transportadas, por regio e cidade, alm do controle de toda a frota de nibus envolvida no transporte dos trabalhadores. O posto de trabalho era constitudo de uma escrivaninha comum, onde se acrescentavam diversos acessrios de controle. Todo o controle de entrada e sada dos nibus do ptio da empresa era recebido por quatro telefones, fax e um intercomunicador que trabalhavam independentes. Sobre a escrivaninha do controlador existia uma fita de

telgrafo que registrava, minuto a minuto, a posio dos nibus que estavam em transporte. Ainda havia em frente mesa quatro pranchetas que continham os horrios de cada turno, a quantidade de nibus necessria para cada regio por turno. Abaixo da mesa, tanto do lado esquerdo como do direito estavam os escaninhos que continham todos os detalhes de todos os nibus que estava alocado para a realizao dos transportes, informando o tipo de nibus (micro ou normal), as datas de abastecimento, bem como a quantidade abastecida, se necessrio, e a quantidade de litros nos tanques. A alocao dos motoristas era feita e apresentada em tabelas que ficavam sobre a mesa, onde tambm eram lanados os itinerrios para cada motorista, folga, entre outras informaes trabalhistas. Ao sair da garagem com o nibus para o transporte, o motorista levava consigo a planilha correspondente ao seu roteiro, onde registrava o horrio de incio do servio e o trmino das coletas e/ou entregas realizadas no perodo, e ao retornar a garagem entrega ao controlador que conferia os registros lanados, calculava o saldo de combustvel disponvel e realocava o nibus e o motorista para o prximo roteiro. A planilha era colocada no escaninho at a prxima sada do nibus da garagem. O trabalho do controlador de trfego era difcil, pois havia um nmero limitado de trabalhadores e tambm de nibus disponveis, pois nem todos os dias os 70 nibus estavam disponveis para o transporte, diariamente havia nibus na manuteno. Quando o controlador despachava um nibus para o transporte ele no sabia exatamente quando este nibus voltaria para poder aloc-lo em outra viagem. E, acima de tudo, um dos maiores problemas dos controladores era administrar o pessoal, organizando os turnos e destinos, fora o trabalho de minimizar os diversos tipos de reclamaes dos trabalhadores.

1.3 Categorizaes dos problemas encontrados: A postura predominante assumida neste posto de trabalho a sentada, fazendo com que a execuo de suas tarefas corresponda a um trabalho esttico; acarretando, dessa forma, em uma fadiga fsica. Pode-se observar tambm certa tendncia inclinao da regio lombar, quando o trabalhador realiza alguns movimentos para verificar uma

informao que no esteja dentro de seu alcance visual, como, por exemplo, verificar os escaninhos que se localizam na parte inferior na escrivaninha. Ocorre tambm a falta de comunicao entre o controlador de trfego e os motoristas, pois quando o controlador despacha um nibus no sabe exatamente a hora em que vai voltar para aloca-lo em outra viagem, acarretando, assim, em picos de estresse para o mesmo. Observa-se a necessidade da adequao da escrivaninha e dos objetos que se encontram nela utilizados pelo controlador de trfego.

1.4 Projetaes ergonmicas: Com base na reflexo critica sobre os problemas abordados, podem ser sugeridas as seguintes medidas de correo ou melhoramento das situaes que caracterizam o cotidiano do controlador de trfego: O fator mais relevante o da posio sentada, em que se encontra o controlador durante todo o perodo de trabalho. Apresenta-se desvantagem fsica como sedentarismo e adoo de posturas desfavorveis. Para evitar problemas na regio dorsal deve-se adequar todo o mobilirio. Para isso, a escrivaninha e os painis devem proporcionar ao trabalhador condies de boa postura, visualizao e operao e devem atender aos seguintes requisitos de acordo com as prescries contidas na NR-17, subitem 17.3.2: Ter altura e caractersticas da superfcie de trabalho compatveis com tal atividade, com a distncia requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento; Ter a rea de trabalho de fcil alcance e visualizao pelo trabalhador; Ter caractersticas dimensionais que possibilitem o posicionamento e movimentao adequados dos segmentos corporais.

Para uma melhor movimentao e organizao no posto de trabalho, sugere-se uma ampliao da escrivaninha, onde possa colocar os objetos mais utilizados com frequncia, como por exemplo, telefones e escaninhos,

prximos ao trabalhador, evitando que o mesmo faa movimentos que possam causar problemas em sua regio dorsal.

Em relao devida falta de comunicao entre o controlador e os motoristas sobre os horrios em que os nibus voltariam exatamente para poder aloca-lo em outra viagem, sugestivo o uso de dispositivos mveis de comunicao para que solucione o problema.

Alm desses problemas, questes psicolgicas atreladas ao demasiado cansao e estresse, influenciam o individuo a ficar desanimado e sem motivao para o trabalho. Para resolver essa questo, deveria ser criado um sistema de maior recompensa ao trabalhador, desde que o mesmo no o conduza a sobrecarga de atividades, deixando tempo para que ele se dedique a outras situaes que no o trabalho, como a famlia e o lazer.

Concluso: Em suma, aps ter conhecimento das atividades do Controlador de Trfego e constatado a sua importncia no que diz respeito manuteno do Controle de Trfego atravs de monitoramentos de nibus, observa-se que um ambiente ocupacional bem estruturado e organizado deve ser pretendido para que se possa alcanar a excelncia dos resultados, por este ser um posto de trabalho que favorece ao surgimento de doenas ocupacionais desencadeadas principalmente pelo estresse. Para isso, fatores ambientais e ocupacionais como: postura de trabalho e manejo de instrumentos (equipamentos) deve ser consideravelmente analisada de forma que estejam sincronizados aos parmetros estabelecidos por normas regulamentadoras, que visam garantir um bom desempenho das atividades, diminuio dos nveis de estresse e, consequentemente, aumento da motivao dos profissionais ao trabalho.

S-ar putea să vă placă și