Sunteți pe pagina 1din 3

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE

JANAILSOM ALVES ROMO 3 PERODO DE DIREITO DISCIPLINA: HERMENUTICA Profa. REJANE BARBOSA

ANLISE DO FILME: A CONDENAO

ARACATI-CE 2013

O filme A Condenao retrata a histria real dos irmos Betty Anne e Kenneth Waters. Kenn, assim chamado no filme, tem uma personalidade forte e seu temperamento explosivo suficiente para que a polcia local o trate como potencialmente perigoso e suspeito dos vrios delitos que acontecem na pequena cidade de Ayer, no estado americano de Massachusetts. J Betty Anne Waters tem uma forte ligao com o irmo e sempre faz o que pode para livr-lo de encrencas. A despeito de pertencerem a uma estrutura familiar problemtica, os dois irmos so unidos desde a infncia e crescem, mantendo esse vnculo afetivo. Logo no incio do filme so apresentadas cenas fortes de um crime de assassinato que leva Kenn a ser condenado a priso perptua, num julgamento base de provas insuficientes e depoimentos confusos. Num exemplo de sacrifcio pessoal, relegando a segundo plano sua famlia e sua profisso como garonete, Betty resolve estudar Direito para advogar em favor do irmo, que ela julga ser inocente. Aps sua formao e aprovao no exame de Ordem, Betty tem acesso ao processo e percebe as dificuldades que lhe so impostas pelo sistema penal americano. a que ela consegue descobrir as falhas da Justia, que envolvem burocracia e m vontade de autoridades cujos interesses pessoais e polticos so colocados acima da prpria lei. Entretanto ela no desiste e conhece o Projeto Inocncia que, a partir de um exame de DNA, busca inocentar rus condenados em julgamentos onde, possivelmente, no tenham sido garantidos o contraditrio e a ampla defesa, O resultado do exame de DNA, apesar de demorado, provou inequivocamente a inocncia de Kenn, e demonstrou como a evoluo da tecnologia pode ajudar na promoo da Justia, uma vez que, poca do julgamento, tal exame ainda no existia. O filme ainda nos permite, mesmo que superficialmente, estabelecer uma reflexo comparativa entre os sistemas penais americano e o brasileiro. luz do ordenamento jurdico ptrio, encontramos falhas e irregularidades observadas no processo que processou, julgou e condenou Kenneth Waters priso perptua o que, numa descrio exemplificativa passamos a descrever:

Priso para averiguao Kenn era sempre potencialmente suspeito independente de ser inocente ou no. No Brasil esse tipo de priso proibida pela lei 7960/1989, que define os casos de priso temporria e pelo art. 5,LXI, da CF. Alm disso, a

autoridade que prende ilegalmente, comete o crime de abuso de autoridade prevista na lei 4.898/1965.

No meio do funeral do av, Kenn levado preso pela polcia, sem ter o direito sequer de enterrar o ente querido. Esta ao policial fere um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil (CF, art. 1, III) com ofensa ao princpio da dignidade da pessoa humana, alm de contrariar o inciso LXI, do art. 5, da CF, cujo texto permite a priso somente nos casos de flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judicial. Priso ilegal tambm resulta em crime de abuso de autoridade, conforme a lei 4.898/1995.

Kenn teve um julgamento parcial, base de provas inconclusivas e refutveis, onde a polcia se utilizou da coao de testemunhas, constrangendo-as e ameaando-as para que mentissem no tribunal, conforme ficou evidenciado no desfecho da histria. O inciso LVI do art. 5 da CF, probe provas obtidas ilicitamente no processo e a polcia tambm pratica crime de tortura psicolgica quando coage a testemunha, segundo a lei 9.455/1997.

Kenn no pode exercer plenamente o direito constitucional que garante o contraditrio e a ampla defesa, previstos no art. 5, LV, da Nossa Lei Maior e foi condenado priso perptua, pena no permitida pela nossa Constituio, conforme a redao da alnea b, inciso XLVII, do artigo 5.

Numa anlise rpida sobre as arbitrariedades que o filme nos mostra, possvel verificar as consequncias de uma sentena equivocada quando um inocente, vtima de um sistema corrompido, preso injustamente, sem que haja o devido processo legal, sendo-lhe negadas as garantias previstas na declarao dos direitos humanos. De outra forma, tambm possvel notar como os avanos tecnolgicos podem ajudar na administrao da Justia e que, apesar dos percalos possvel, atravs de atitudes persistentes e consistentes, perseguir e promover a justia, a despeito de todas os embargos patrocinados por um gigantesco sistema carcomido pela corrupo e pela supremacia dos interesses particulares.

S-ar putea să vă placă și