Sunteți pe pagina 1din 3

O Ar Comprimido uma importante forma de energia, que em diversas atividades produtivas complementa ou substitui com vantagens a energia eltrica.

O desenvolvimento e o aperfeioamento das ferramentas e dos equipamentos pneumticos, quando comparados com as ferramentas eltricas, tornou-os:
-Mais leves; -Mais flexveis; -Com alta sensibilidade; -Com melhor ergonomia.

As ferramentas pneumticas so:


-Mais durveis; -No geram calor em trabalhos pesados e constantes; -So leves; -Completamente seguras em ambientes de trabalho com incid ncia de gases combustveis e umidade.

O ar atmosfrico tem sua presso aumentada atravs da reduo de seu volume, o que reali ado por compressores que podem ser dos tipos:
-!lternativos" de pisto ou diafragma; -#otativos" de parafusos$ palhetas ou l%bulos; -Centrfugos.

!sualmente se classificam nos seguintes tipos:


"uanto ao acionamento: -!trav&s de motor el&trico -Motor a combusto -'urbinas "uanto a refrigerao: -! gua -! ar "uanto # qualidade do ar comprimido produ ido: -(ubrificados -)sentos de %leo

$ados importantes para a correta seleo da ferramenta ou do equipamento pneumtico e do compressor.


%a seleo deve-se verificar a efici&ncia da ferramenta, que a relao entre o consumo de ar comprimido e a potencia da ferramenta. O benef'cio economia, pois o Ar Comprimido uma energia cara.
$ados necessrios: -* volume +porte, do trabalho a ser executado; -* tor-ue e a velocidade re-uerida pelo trabalho a ser executado; -.imensionada a+s, ferramentas e o+s, e-uipamentos$ soma-se os consumos individuais de ar comprimido$ multiplica-se o total obtido por um fator de utili/a0o$ normalmente 123; -)dentificam-se as press4es re-ueridas pela+s, ferramenta+ a presso mais usual & 522 6si$ -ue & e-uivalente a 1 7g8 Cm9,; -Caso alguma ferramenta exi:a presso maior$ a presso de trabalho do compressor deve ser definida pela presso mais alta. ;tili/ando neste caso vlvulas redutoras de presso para as ferramentas pro:etadas para operarem com press4es menores.

$A$O( %)C)((*+,O( -A+A A ().)/0O $) !1 CO1-+)((O+ -6resso de trabalho" < constante e definida pelo pro:eto das ferramentas8e-uipamentos+a mais usual so 522psig,; -=a/o ou =olume de ar re-uerido por todas as aplica04es . ;nidades mais usuais para identifica0o de va/o so" 6CM +p&s c>bicos por minuto,$M?8min.+metro c>bico por minuto, $ ou (8min +litros por minuto,; -@ualidade do ar comprimido. !lgumas tarefas como 6inturas$ :ateamento$ transporte pneumtico$ instrumenta0o$ consumo humano$ exigem um ar isento de umidade e de %leo. *AS"! umidade existente no ar comprimido & proveniente da umidade relativa do ar atmosf&rico e pode ser removida do ar comprimido com o uso de resfriador posterior$ separador de condensado $ filtros e secadores. *AS"* %leo no ar comprimido & proveniente do processo de compresso no interior do compressor $ e pode ser removido com o uso de filtros coalescentes. * acess%rio correto depende do grau de pure/a exigida pelo processo 2ipo de acionamento do Compressor -Motor el&trico -Motor B .iesel *AS"Cavendo disponibilidade de energia el&trica no local$ deve-se dar prefer ncia para compressor acionado por motor el&trico$ -ue tem um menor custo de a-uisi0o ou loca0o$ & mais econDmico e mais confivel em termos operacionais. *AS";m Cp de potencia produ/ em m&dia E 6CM de ar comprimido a uma presso de 522 6si.

A-.,CA/3)( 1A,( !(!A,( $O A+ CO1-+,1,$O


O Ar Comprimido est presente em mais de 456 das atividades produtivas e em quase 7556 das ind8strias, como:
-Cospitais; -Consult%rios odontol%gicos; -Capta0o de gua; -'ratamento de esgoto; -Sistemas automati/ados em geral; -Constru0o civil; -!gricultura; -!via0o; -Navega0o; -Siderurgia; -(impe/a; -'ratamento de superfcies; -Fxplora0o mineral; -'ransportes; -Arin-uedos; -Servi0os de manuten0o; -'ratamento de superfcies; -Fscava0o; -6rospec0o mineral e petrolfera; -Fxplora0o de petr%leo e gases$ etc ....

S-ar putea să vă placă și