Sunteți pe pagina 1din 3

I Lista de Exerccios Direito Civil Fesp prof(a) Luciana Borges 01.

1. Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso: (a) A capacidade de exerccio ou de fato pressupe a de gozo, mas esta pode subsistir sem a capacidade de exerccio. (b) Toda pessoa tem capacidade de fato, podendo, assim, ser sujeito de direitos e obrigaes na ordem civil; porm, s poder exercer pessoalmente os atos da vida civil quando atingir a capacidade civil plena. (c) Os atos da vida civil praticados pelo menor de 16 (dezesseis) anos so anulveis (d) O menor entre dezesseis e dezoito anos de idade, considerado relativamente incapaz, no passvel de interdio. (e) A capacidade de fato no se apura exclusivamente com base no critrio etrio. (f) De acordo com a lei, deve ser de grau elevado a insanidade que enseje a interdio e a possibilidade de anulao dos atos praticados anteriormente. (g) O menor que, aps completar dezesseis anos de idade, vier a contrair npcias adquirir a capacidade civil plena, caso em que ficar habilitado prtica de todos os atos da vida civil. (h) Se um casal desejar emancipar o filho de dezessete anos de idade, a concesso da emancipao dever ocorrer por instrumento pblico e depender de homologao judicial. (i) A interdio do prdigo ir restringir-lhe a prtica de atos, tanto patrimoniais quanto pessoais. 02. Conforme o estabelecido no Cdigo Civil Brasileiro, assinale a alternativa CORRETA: I. So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade; II. So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer, os brios habituais, os viciados em txicos, e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido; III. So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os prdigos; IV. So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; Marque a opo CORRETA: (a) (b) (c) (d) Apenas os itens I e II esto corretos. Apenas os itens III e IV esto corretos. Apenas os itens I e III esto corretos. Apenas os itens II e IV esto corretos.

03. Gustavo completou 17 anos de idade em janeiro de 2010. Em maro de 2010 colou grau em curso de ensino mdio. Em julho de 2010 contraiu matrimnio com Beatriz. Em setembro de 2010, foi aprovado em concurso pblico e iniciou o exerccio de emprego pblico efetivo. Por fim, em novembro de 2010, estabeleceu-se no comrcio, abrindo um restaurante. Assinale a alternativa que indica o momento em que se deu a cessao da incapacidade civil de Gustavo. (a) No momento em que iniciou o exerccio de emprego pblico efetivo. (b) No momento em que colou grau em curso de ensino mdio. (c) No momento em que contraiu matrimnio. (d) No momento em que se estabeleceu no comrcio, abrindo um restaurante. 04. A emancipao do menor estar correta, se (a) o menor tiver 16 (dezesseis) anos completos. (b) por concesso dos pais, ao menor de 16 (dezesseis) anos completos, por instrumento pblico, homologado judicialmente. (c) o menor tiver 16 (dezesseis) anos completos, concedida por seus pais por instrumento pblico, independentemente de homologao judicial. (d) o menor tiver 16 (dezesseis) anos completos, por sentena do juiz, independentemente de ser ouvido o tutor. 05. Sobre a capacidade correto afirmar: (a) capacidade e personalidade so conceitos sinnimos, podendo ser utilizados indistintamente; (b) capacidade de direito e capacidade de exerccio so atributos inerentes a toda pessoa humana; (c) somente aos dezoito anos adquire-se a capacidade de exerccio por implemento da idade; (d) o poder familiar estende-se alm dos dezoito anos completos em relao aos filhos, relativamente a responsabilizao civil. 06. Analise as afirmativas abaixo luz do Cdigo Civil e ao final responda. I. A morte presumida somente pode ser declarada aps prvia declarao de ausncia, com abertura da sucesso definitiva. II. Aqueles que, por deficincia mental, tenham o seu discernimento reduzido so relativamente incapazes. III. Os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo, so relativamente incapazes. IV. Para os menores, poder cessar a incapacidade por sentena judicial, ouvido o curador, se o menor tiver dezesseis anos completos. V. A capacidade dos ndios ser regulada por legislao ordinria.

Esto corretas: (a) Todas as afirmativas. (b) Apenas as afirmativas II e III. (c) Apenas a afirmativa III. (d) Apenas a afirmativa II. (e) Apenas a afirmativa I.

07. Osdro, com dezesseis anos de idade, dirige-se ao Banco OG S/A, com o intuito de efetuar contrato de conta-corrente, vez que pretende estabelecer-se como empresrio no ramo de vesturio. surpreendido com a informao do gerente do Banco de que somente poderia realizar o ato, caso comparecessem ao local seus pais ou, na ausncia deles, os seus representantes legais. Aduziu Osdro ser rfo de pai e me, estando sob a guarda de sua tia Elena, sua tutora. Diante de tal enunciado, analise as afirmativas a seguir.

I. Pessoas com dezesseis anos de idade podem praticar atos bancrios sem a representao ou assistncia dos seus representantes legais. II. Havendo guarda judicial, o tutor deve assistir a pessoa protegida, em atos negociais. III. Caso fosse realizado o contrato de abertura de conta- corrente, haveria emancipao do menor. IV. Somente aps caracterizados os atos como empresrio que ocorreria a emancipao. V. Aos menores so permitidos alguns atos civis autonomamente, como aquisio de bens de pequeno valor. Assinale: (a) (b) (c) (d) (e) se somente a afirmativa I for verdadeira. se somente as afirmativas III e IV forem verdadeiras. se somente as afirmativas I, II e III forem verdadeiras. se somente as afirmativas II, IV e V forem verdadeiras. se todas as afirmativas forem verdadeiras

S-ar putea să vă placă și