Sunteți pe pagina 1din 11

Passar das elites do perodo antonino do sculo II e do comeo do sculo III d.c.

ao mundo do judasmo tardio a partir do sculo II a.c. equivale a deixar para trs uma moral tranqilamente arraigada no sentimento da distncia social e penetrar no mundo de uma nao aflita. J no so as fronteiras que separam uma elite incontestada e coerente de seus inferiores tradicionais situados no ncleo da ansiedade moral, mas a sobrevida da totalidade de um grupo muito distinto. DA SOLIDARIEDADE... A perpetuao das tradies de Israel, a lealdade constante dos judeus para com essas tradies e entre si constituem a questo central, comum a personalidades judias to variadas como os discpulos de Jesus de Nazar, so Paulo e os sbios rabinos ulteriores, sem falar das experincias comunitrias dos essnios e de Qumran. Raramente se encontra na histria do mundo antigo um sentimento to explcito da necessidade de mobilizar todo o eu a servio de uma lei religiosa e da necessidade concomitante de mobilizar plenamente um sentimento de solidariedade entre os membros de uma comunidade ameaada.

Mas agora os justos foram reunidos, e os profetas adormeceram, e ns tambm deixamos a terra, e o Sio nos foi arrancado, e doravante nada mais temos, exceto o Todo-Poderoso e sua lei. Mais raramente ainda encontra-se na literatura antiga a expresso clara e persistente do lado sombrio da preocupao de lealdade e de solidariedade, o medo permanente de que os participantes no consigam se dedicar totalmente a uma empreitada to exigente. Pois somente por essa lealdade se poderia inverter a infelicidade de Israel: Se, pois, governarmos e ordenarmos nossos coraes, receberemos tudo que perdemos, O "corao", no qual repousa to grande esperana torna-se o objeto de exames melanclicos e minuciosos, Como engenheiros que, diante da massa incerta de um edifcio, concentram-se nas menores fendas, observam com ateno as estruturas cristalinas ainda no examinadas dos metais que a Sustentam, assim os escritores judeus antigos perscrutam com constante ateno o corao humano. Ainda como engenheiros, atentos ao desgaste e aos Pontos de ruptura de seus metais, esses autores notam com inquietao e minuciosa preciso as "zonas de intimidade negativa", as perigosas opacidades do corao que ameaam suplantar as exigncias de Deus e dos correligionrios judeus (ou cristos) com relao coerncia interna do eu. Uma Nova Antropologia Passar das elites do perodo antonino do sculo II e do comeo do sculo III d.c. ao mundo do judasmo tardio a partir do sculo II a.c. equivale a deixar para trs uma

moral tranqilamente arraigada no sentimento da distncia social e penetrar no mundo de uma nao aflita. J no so as fronteiras que separam uma elite incontestada e coerente de seus inferiores tradicionais situados no ncleo da ansiedade moral, mas a sobrevida DA da totalidade de um grupo muito distinto.

SOLIDARIEDADE...

A perpetuao das tradies de Israel, a lealdade constante dos judeus para com essas tradies e entre si constituem a questo central, comum a personalidades judias to variadas como os discpulos de Jesus de Nazar, so Paulo e os sbios rabinos ulteriores, sem falar das experincias comunitrias dos essnios e de Qumran. Raramente se encontra na histria do mundo antigo um sentimento to explcito da necessidade de mobilizar todo o eu a servio de uma lei religiosa e da necessidade concomitante de mobilizar plenamente um sentimento de solidariedade entre os membros de uma comunidade Mas e e agora ns os nada justos mais foram a temos, reunidos, terra, e exceto e o o os Sio profetas nos ameaada. adormeceram, foi e arrancado, sua lei.

tambm

deixamos

doravante

Todo-Poderoso

Mais raramente ainda encontra-se na literatura antiga a expresso clara e persistente do lado sombrio da preocupao de lealdade e de solidariedade, o medo permanente de que os participantes no consigam se dedicar totalmente a uma empreitada to exigente. Pois somente por essa lealdade se poderia inverter a infelicidade de Israel: Se, pois, governarmos e ordenarmos nossos coraes, receberemos tudo que perdemos, O "corao", no qual repousa to grande esperana torna-se o objeto de exames melanclicos e minuciosos, Como engenheiros que, diante da massa incerta de um edifcio, concentram-se nas menores fendas, observam com ateno as estruturas cristalinas ainda no examinadas dos metais que a sustentam, assim os escritores judeus antigos perscrutam com constante ateno o corao humano. Ainda como engenheiros, atentos ao desgaste e aos Pontos de ruptura de seus metais, esses autores notam com inquietao e minuciosa preciso as "zonas de intimidade negativa", as perigosas opacidades do corao que ameaam suplantar as exigncias de Deus e dos correligionrios judeus (ou cristos) com relao coerncia interna do eu.

UMA COMUNIDADE COM PROBLEMAS Quando mencionamos a ascenso do cristianismo nas cidades mediterrneas, falamos de uma frao do judasmo das seitas cujas estruturas so excepcionalmente hbeis e instveis. A misso de so Paulo (de 32 a 60 aproximadamente) e dos outros apstolos" consiste em "reunir" os gentios num novo Israel colocado sua disposio no fim dos tempos pelo messianismo de Jesus. Na prtica esse novo Israel compe-se primeiro de pagos atrados, segundo variveis graus de envolvimento, para as comunidades judias influentes das cidades da sia Menor e do mar Egeu e pela vasta comunidade judia de Roma. O novo Israel se v como uma "reunio"; Jesus enquanto Messias "lanou por terra" os "muros de separao''.

Paulo enumera em suas cartas a lista tradicional dos grupos antagonistas - judeus e gentios, escravos e homens livres, gregos e brbaros, homens e mulheres - para declarar que todas as categorias foram apagadas no interior da nova comunidade. A iniciao ao grupo, um simples banho purificador, consiste, segundo Paulo, em despojar-se das "vestes" de todas as categorias religiosas e sociais anteriores e "revestir-se" de Cristo; com isso Paulo entende a aquisio de uma identidade nica e no estanque, comum a todos os membros da comunidade, como convm aos' 'filhos de Deus" recm-adotados "em Cristo".

a miragem poderosa de uma comunidade unida numa nova solidariedade obtida graas miraculosa eliminao de todas as formas precedentes de diferenciao. Mas vacilam no horizonte grupos de mulheres e homens cuja presente situao na sociedade romana faz da obteno de tal solidariedade uma esperana inacessvel e que, por isso, a tm mais dramaticamente incrustada no centro de suas preocupaes morais. Aos primeiros cristos convertidos falta a situao social que teria viabilizado o poderoso ideal de Paulo: uma solidariedade indiferenciada "em Cristo". Os protetores e os discpulos de Paulo e de seus sucessores no so almas simples, nem humildes e oprimidos, como deseja a romntica imaginao moderna. Se o fossem, o ideal de Paulo teria se realizado mais facilmente. So, antes, pessoas medianamente ricas e que em geral viajaram muito; por isso acham-se expostas a um leque de contatos sociais e de ocasies de escolha e, da, ao conflito potencial da "duplicidade de corao" em domnios muito mais numerosos que os pobres rurais do "movimento Jesus" da Palestina, por exemplo, ou os membros da colnia judia sedentria e fechada de

Qumran. "Seguir Jesus", indo de aldeia em aldeia na Palestina e na Sria, ou "escolher a Lei", abandonando "a vontade do prprio esprito", num grupo monstico instalado nos confins do deserto da Judia, expe os crentes a escolhas evidentemente mais restritas que as daqueles que afrontam os homens e as mulheres das assemblias de santos" nas grandes cidades prsperas, como Corinto, feso e Roma. Ao longo da histria das Igrejas crists dos dois primeiros sculos, descobrimos um veio muito rico de material humano, sensivelmente diverso dos "bem-nascidos" das cidades como dos aldees dos Evangelhos. HERMAS Basta observar a comunidade crist de Roma por volta do ano 120 tal como a revelam as vises reunidas no Pastor de Hermas para compreender o que isso significa. Esse grupo religioso contm todos os elementos que o estudioso de religies antigas percebe que so contrrios a uma comunidade' 'pauliniana" urbana; e tal foi o caso. Hermas um profeta obcecado pelo desejo de preservar a solidariedade do "corao simples" entre os crentes. Com pungente ardor deseja que em sua comunidade reine uma inocncia ''infantil", livre de astcia, de ambio e da ansiedade prpria dos "coraes divididos". Entretanto os receios de Hermas revelam um grupo cujos pecados so proporcionais a seu sucesso na sociedade. Em Roma a Igreja mantida por ricos protetores cujos contatos com a comunidade pag em seu conjunto lhe valeram proteo e prestgio. Conforme se podia prever, o corao dos cristos influentes est dividido entre as exigncias de solidariedade e intercmbios sinceros entre cristos e a preocupao com a conduo de seus negcios, e, pois, de seus contatos com os amigos pagos. A opulncia de sua casa e o futuro de seus filhos os preocupam. Embora sejam uma perptua fonte de ansiedade e da tenso inerente aos "coraes divididos", Hermas no duvida de que tais homens desempenham um papel crucial numa comunidade crist prspera: so a madeira seca e slida ao redor da qual se enrosca a vinha luxuriante de uma comunidade religiosa prspera e bem articulada.

"Paciente, pouco dado indignao, sempre sorridente", Hermas, o profeta, no , contudo, um "corao simples". Escravo prspero e corrompido de uma residncia citadina, experimentou uma atrao sexual por sua senhora que, apesar de boa crist, sempre esperava que ele a ajudasse a sair nua de seu banho no Tibre. Hermas testemunhou devastaes provocadas pelas ardilosas relaes dos coraes divididos" entre os ricos protetores cristos, os padres e os profetas rivais. No entanto redige boa

parte de sua mensagem num cenrio de idlio arcdico; e, embora desprezando o contgio da riqueza no "corao dividido", recebe suas vises numa pequena e bem cuidada propriedade vitcola que possui nos arredores de Roma.

Como bem o disse Ortega y Gasset, "as virtudes que no possumos so as que mais contam para ns. Grande parte da histria das primeiras igrejas crists a histria da urgente procura de um equilbrio entre pessoas cujo ideal - a lealdade do "corao simples" com relao aos outros e a Cristo - constantemente atacado pela complexidade objetiva de sua insero na sociedade mediterrnea. Vejamos rapidamente o que a busca de solidariedade significa nas comunidades crists citadinas anteriores ao ano 300, dispensando especial ateno maneira como a moral sexual crist suporta a carga de representar, no mbito da Igreja e diante do mundo exterior, um novo ideal de solidariedade numa nova forma de comunidade religiosa. INVENO DA DISCIPLINA

Na primavera do ano 54 provavelmente, Paulo escrevia comunidade de Corinto que Deus no gerador de confuso, mas de paz; como em todas as Igrejas dos santos [...]". Como acontece com freqncia, Paulo escreve para impor sua interpretao de uma situao extremamente complexa; nesse caso, para sublinhar a necessidade de pregar as Escrituras em lnguas inteligveis para todos. Conforme vimos, as Igrejas crists nas cidades dependem de chefes de famlia respeitveis e prsperos. Membros de sua famlia podem acolher favoravelmente certos rituais da solidariedade indiferenciada. No entanto, a menos que seja permanentemente vivida no meio dos desgarrados e dos marginais, o que no o caso nas comunidades crists urbanas dos trs primeiros sculos, a vida num ambiente urbano no pode se basear em momentos to fortes. Se a "simplicidade do corao" deve sobreviver nas Igrejas crists e sobreviver, num mundo pago desconfiado, na cena da vida cotidiana feita de confrontos permanentes, somente sobreviver na fixao de uma vida de grupo conscientemente estruturada segundo normas muito condescendentes.

Da o paradoxo da ascenso do cristianismo como fora moral num mundo pago. Essa ascenso altera profundamente a textura moral do mundo romano tardio. Contudo os dirigentes cristos pouco inovam em matria de moral. O que fazem muito mais crucial. Criam um novo grupo cuja excepcional insistncia na solidariedade face a suas tenses internas garante que seus membros pratiquem o que os moralistas pagos e judeus j comearam a pregar. Essa ''simplicidade do corao", qual Hermas aspirava

na comunidade prspera de Roma, ser alcanada menos atravs das obras indiferenciadas do Esprito que pela disciplina ntima de um grupo estreitamente coeso, cujas atitudes morais de base no diferem daquelas de seus vizinhos pagos e judeus seno pela insistncia com que so adotadas e postas em prtica.

Desde j, porm, importante notar a diferena crucial entre a moral geral, que os grupos cristos fizeram sua, e os cdigos de comportamento vigentes entre as elites cvicas. Muito do que se reivindica como deliberadamente "cristo" na moral das primeiras Igrejas , na verdade, a moral distintiva de uma frao da sociedade romana diferente daquelas que conhecemos atravs da literatura dos "bem-nascidos". a moral do homem socialmente vulnervel. Nas casas modestas, agir com autoridade no constitui um modo de controlar os escravos e as mulheres. Da serem maiores as preocupaes relativas ordem ntima, s reservas ntimas de comportamento, fidelidade entre esposos e obedincia dentro da casa, obtidas "na simplicidade do corao temente a Deus' '. A obedincia por parte dos domsticos, as boas relaes entre parceiros e a fidelidade dos esposos contam muito mais para homens suscetveis de serem mortalmente feridos pela infidelidade sexual, pelas trapaas e pela insubordinao do pequeno nmero de seus escravos, do que para os homens verdadeiramente ricos e poderosos. Fora da famlia desenvolve-se um sentimento de solidariedade com um nmero maior de concidados; contrasta fortemente com a atitude dos notveis cvicos que durante algum tempo continuam a ver o mundo atravs das estreitas janelas de sua definio "cvica" tradicional da comunidade urbana. Um sentimento de solidariedade constitui o complemento natural de uma moral do homem socialmente vulnervel. Por conseguinte nada h de estranho e ainda menos de especificamente cristo na inscrio gravada no tmulo - sem dvida pago - de um imigrante grego, mercador de prolas, na Via Sacra de Roma: "[Aqui] jazem encerrados os ossos de um homem bom, um homem de misericrdia, um apaixonado pelo pobre". A MORAL DOS VULNERVEIS Por isso a divergncia das atitudes de doao e partilha com outrem entre as classes superiores e os cidados mdios oferece um contraste singularmente gritante. Os cidados notveis "alimentam" sua cidade: espera-se deles que gastem largas somas para manter o sentimento de contnua alegria e prestgio dos cidados normais. Se tais generosidades por acaso aliviam alguma aflio dos pobres da cidade, o fato visto como um efeito secundrio puramente acidental do alvio do qual se beneficia o corpo cvico no conjunto, os ricos como os pobres, pelo fato de serem cidados. Grande nmero dos habitantes da cidade - e mais comum ente os verdadeiros pobres, como os

escravos e os imigrantes - no se beneficiam com tais larguezas. E sobretudo elas so dadas "cidade" e a seus' 'cidados" para enaltecer a condio do corpo cvico no conjunto mais do que para aliviar um estado particular de aflio humana numa categoria especial de "pobres". Tais doaes individuais podem ser comparadas a magnficos fogos de artifcio: celebram as grandes ocasies, o poder e a generosidade dos protetores, o esplendor da cidade. A idia de um fluxo regular de doaes, sob a forma de esmolas, para a categoria permanente dos aflitos, os pobres, ultrapassa o horizonte desses homens. O modo de ver das pessoas socialmente vulnerveis mais realista. Cotidianamente elas percebem que existe uma relao entre o "suprfluo" de que desfruta a gente modesta e a "falta de meios" dos seus vizinhos mais pobres. Melhor ainda, tal desequilbrio pode ser eliminado, ou pelo menos atenuado, com a redistribuio de pequeninas somas, ao alcance de qualquer modesta famlia citadina ou de um prspero cultivador entre os pobres rurais. Como muito antes haviam observado as comunidades judaicas, as comunidades crists sabem que para os humildes a manuteno de uma margem de independncia financeira num mundo hostil possvel graas a modestas medidas de ajuda mtua. Oferecendo esmolas e uma oportunidade de emprego aos membros mais desprovidos de sua comunidade, judeus e cristos podem proteger seus correligionrios do empobrecimento e, portanto, de uma vulnerabilidade total face aos empregados ou aos credores pagos. Nesse contexto bem definido compreendemos melhor como a prtica da esmola aos pobres logo se torna um sinal evidente da solidariedade dos grupos ameaados de crentes. A substituio final de um modelo de sociedade urbana, que ressaltava o dever de os "bem-nascidos" "alimentarem" sua cidade, atravs de um modelo baseado na noo de solidariedade implcita dos ricos com relao aos pobres na desgraa permanece como um dos mais claros exemplos da transformao de um mundo clssico num mundo ps-clssico cristianizado. Essa transformao iniciou-se no sculo II entre as comunidades crists. De resto, independentemente das Igrejas crists, podemos detectar a lenta emerso, paralela aos cdigos ''cvicos" dos notveis, de uma moral de faro diferente, baseada num mundo diverso de experincia social. J no comeo do sculo III, muito antes do estabelecimento da Igreja crist, aspectos da lei romana e da vida de famlia so afetados por uma sutil mudana das sensibilidades morais da maioria silenciosa dos provincianos do Imprio. Uma vida conjugal respeitvel torna-se uma norma que inclui at as famlias de escravos. Os imperadores posam como guardies da moral privada. At o suicdio, essa orgulhosa assero do direito do "bem-nascido" de dispor da prpria vida, se necessrio, aviltado como um "distrbio" contra a natureza. NOVA MORAL SEXUAL Entretanto a Igreja crist que se apossa dessa nova moral e a submete a um sutil processo de mudana, tornando-a ao mesmo tempo mais universal em sua aplicao e muito mais ntima em seus efeitos sobre a vida privada. Os cristos adotam uma variante melanclica de moral popular para facilitar a busca obstinada de novos

princpios de solidariedade que visam a incutir ainda mais profundamente no indivduo o sentimento do olhar de Deus, o medo do julgamento divino e um forte sentimento de compromisso na coeso da comunidade religiosa. Basta voltar-nos para as famlias crists e examinar as estruturas do casamento e da disciplina sexual que surgem ao longo dos sculos II e III para avaliar a extenso das mudanas nos ideais morais ocorridas nas Igrejas. Observador das comunidades crists do fim do sculo II, o mdico Galeno se surpreende com sua austeridade sexual: "Seu desprezo pela morte a cada dia nos evidente, assim como sua moderao em matria de coabitao. Pois elas se constituem no s de homens como tambm de mulheres que durante toda a vida se abstm de coabitar; contam-se entre eles igualmente indivduos que, pela autodisciplina e pelo autocontrole, elevam-se altura de autnticos filsofos. Ao que parece os cristos praticam uma moral sexual austera, facilmente reconhecvel e bem aceita pelos pagos: renncia sexual completa para alguns, nfase na harmonia conjugal (que j comeou a impregnar a conduta pblica das elites, embora por motivos muito diversos), severa desaprovao de um segundo casamento. um lado das coisas que constantemente se oferece aos pagos. Fronteiras rituais precisas, como as que a circunciso e as regras dietticas fornecem ao judasmo, no existem entre os cristos; estes procuram fazer com que sua excepcional disciplina sexual atinja seu objetivo: exprimir a diferena que os separa do mundo pago. A mensagem dos apologistas cristos semelhante quela dos futuros admiradores do celibato clerical, como Nietzsche o descrevia; invocam a crena segundo a qual uma pessoa que constitui uma exceo nesse ponto igualmente constituir uma exceo em outros aspectos. Por essa razo importante ser claro a propsito das novas estruturas internas que suportam o que pareceria apenas uma moral austera, admirada pelo homem mdio. Os fatos ordinrios da disciplina sexual so sustentados por uma estrutura mais profunda de preocupaes especificamente crists. Desde so Paulo espera-se dos parceiros casados que constituam um anlogo em microcosmo da solidariedade simples de corao" do grupo. Mesmo se s vezes so perigosamente perturbadas pelas obras do Esprito Santo nas "assemblias dos santos" indiferenciadas, as relaes entre marido e mulher e entre senhor e escravo reafirmam-se de modo inequvoco na famlia crist; pois tais relaes investem-se do sentimento de que semelhantes fidelidade e obedincia manifestam de forma singularmente transparente o ideal muito apreciado de uma "simplicidade de corao" que de jeito nenhum fingida. PRIMEIRA RAZO DA CASTIDADE Com o entusiasmo moral caracterstico de um grupo que ativamente procura oportunidades para testar sua vontade de coeso, as comunidades crists urbanas abandonam os modos nos quais os homens judeus e pagos se fiavam para disciplinar e satisfazer suas mulheres. Rejeitam o divrcio e desaprovam um segundo casamento de

vivas. As razes que invocam, freqentemente emprestadas das mximas dos filsofos, satisfariam Plutarco: uma moral conjugal excepcional, praticada doravante por homens e mulheres modestos, testemunha uma vontade de ordem excepcional: "Um homem que se divorcia de sua esposa admite que no capaz nem de governar uma mulher. As comunidades crists poderiam ter se contentado com isso. A moral conjugal podia ser apresentada como uma manifestao particularmente reveladora da vontade do grupo de alcanar a "simplicidade do corao", sendo o adultrio e as intrigas sexuais entre parceiros casados sintomas por excelncia da "zona de intimidade negativa" ligada "duplicidade do corao' '. Sem o espao de tolerncia que a cidade antiga proporcionava aos homens das classes superiores, autorizados a procurar um exutrio para suas pulses adolescentes numa prtica relativamente livre da sexualidade, os jovens pberes se casariam o mais cedo possvel a fim de controlar, graas a uma vida conjugal lcita, as tenses explosivas da atrao sexual. As mulheres e - conforme as circunstncias tambm se deseja isso - os homens seriam disciplinados por um casamento precoce e pelo sentimento de que o olhar penetrante de Deus devassa os recantos da alcova. Evitando um segundo casamento, a comunidade poderia garantirse uma reserva permanente de venerveis vivos e vivas disponveis e suscetveis de dedicar suas energias e tempo ao servio da Igreja. Menos expostos que os notveis s tenses ligadas ao exerccio do verdadeiro poder - corrupo, perjrio, hipocrisia, violncia e furor -, esses tranqilos cidados de "condio mediana" poderiam testemunhar sua preocupao com ordem e coeso na esfera mais domstica da autodisciplina sexual. Ademais, a perturbadora facilidade com que os sexos se misturam nas assemblias dos cristos constitui uma fonte de sincera repugnncia para os pagos respeitveis. Esses estranhos evitam falar aos cristos por essa razo, e um cristo contemporneo de Galeno solicita ao governador de Alexandria permisso para se castrar: somente esse meio lhe permitir, assim como a seus correligionrios, livrar-se da acusao de promiscuidade! Num nvel mais modesto, a dificuldade de arranjar os futuros casamentos dos jovens e sobretudo das moas crists numa comunidade preocupada em evitar os casamentos mistos com pagos fazia com que as medidas de controle sexual fossem postas em prtica com maior intensidade que em comunidades mais bem assentadas e que moral resultante fosse mais bem compreendida pelos estranhos e mais rigorosamente aplicada pelos crentes. Tais presses explicam em grande parte a tonalidade moral da comunidade crist mdia da Antiguidade tardia. O que elas no podem explicar a revoluo suplementar pela qual a renncia sexual - tanto a virgindade desde o nascimento como a castidade adotada aps o casamento pelos cnjuges ou pelos vivos torna-se o fundamento da dominao masculina na Igreja crist. Nesse ponto a cristandade escolheu il gran rifiuto. Precisamente ao longo dos sculos em que o rabinato adquire sua preeminncia no judasmo aceitando o casamento como critrio quase obrigatrio de sabedoria, os dirigentes das comunidades crists se orientam num sentido diametralmente oposto: o

acesso aos cargos de direo nessas comunidades identifica-se com o celibato quase obrigatrio. raro que uma estrutura de poder se erija com tal rapidez e acuidade sobre um ato to ntimo como a renncia sexual. O que Galeno havia percebido no fim do sculo II o que distinguir a Igreja crist do judasmo e do isl ao longo de todos os sculos vindouros. Comecemos por descartar uma explicao muito difundida desse estado de coisas. Dizse que j se divulgara amplamente pelo mundo pago uma forte averso ao corpo humano. A partir disso supe-se que, quando a Igreja crist se afastou de suas razes judaicas, nas quais prevaleciam atitudes otimistas com relao sexualidade e ao casamento considerados como partes da criao divina, boa no conjunto, os cristos adotaram os sombrios princpios de seu ambiente pago. Tal viso no se sustenta. O fcil contraste entre o pessimismo pago e o otimismo judaico negligencia a importncia da renncia sexual como meio de chegar "simplicidade do corao" no judasmo radical do qual surgiu a cristandade. Ademais, as origens possveis de tal tendncia podem ser extremamente diversas, mas, em si, no explicam sua funo, quer dizer, a constelao distintiva de idias que a renncia sexual cristalizar como um sinal de dominao especificamente masculina nas comunidades crists dos sculos II e III. Em vez de nos perguntar por que o corpo humano foi considerado com tal inquietao no decorrer da Antiguidade tardia, faamos a pergunta inversa: por que o corpo foi escolhido e apresentado como o lugar recndito de motivaes especificamente sexuais e como centro de estruturas sociais que so apresentadas em termos sexuais, quer dizer, como sendo formado sobretudo de uma energia fatal e especificamente sexual, orientada para o casamento e a gestao? A partir da podemos nos perguntar por que se admitiu que essa constelao particular de percepes do corpo pesasse tanto sobre os primeiros crculos cristos. a intensidade e a particularidade da "carga" de significado que contam, e no o fato indubitvel de que esse significado freqentemente se exprimia em termos to negativos que despertam a ateno do leitor moderno, chocado, como imaginamos, com tal linguagem. a que se torna mais evidente a linha divisria entre cristandade e judasmo. Tal como os rabinos preferem apresent-la, a sexualidade constitui um complemento permanente da personalidade. Se bem que a priori impulsiva, ela suscetvel de moderao, assim como as mulheres so ao mesmo tempo honradas como necessrias existncia de Israel e firmemente impedidas de interferir nos assuntos srios da sabedoria masculina. E um modelo baseado no controle e no isolamento de um aspecto irritante porm necessrio da existncia. Entre os cristos ocorre exatamente o contrrio: a sexualidade torna-se um ponto de referncia de forte carga simblica precisamente porque se julga possvel seu desaparecimento no indivduo comprometido e porque tal desaparecimento deve provar, de modo mais significativo que qualquer outra transformao humana, as qualidades necessrias direo de uma comunidade religiosa. A supresso da sexualidade ou, mais humildemente, a retirada da sexualidade significa um estado de disponibilidade decidida com relao a Deus e ao outro, ligado ao ideal da pessoa de

"corao

simples".

por BROWN, P. "Antiguidade Tardia" in ARIES, P. & DUBY, G. (orgs.) Histria da Vida Privada. vol. 1 So Paulo: Companhia das Letras, 1989.

S-ar putea să vă placă și