Sunteți pe pagina 1din 7

2/21/2013

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS

(PGE /PA 2012) Dentre os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, expressamente dispostos no art. 1 da Constituio de 1988, constam: a) - a cidadania, a autonomia federativa e a funo social da propriedade. b) - a autonomia federativa, a soberania e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. c) - a funo social da propriedade, a liberdade de expresso e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. d) - o pluralismo poltico, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e a dignidade da pessoa humana. e) - a funo social da propriedade, a dignidade humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

(TJ/RJ NOTARIAIS 2012) Considerando que a Constituio da Repblica fez uma distino entre os fundamentos do Estado Democrtico de Direito e os objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil e levando em considerao o texto constitucional, pode-se afirmar que um dos objetivos fundamentais do Brasil justamente o de garantir: a) - o desenvolvimento nacional. b) - o exerccio da cidadania. c) - a dignidade da pessoa humana. d) - o pluralismo poltico. e) - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

2/21/2013

(DELEGADO/RJ 2012) Quanto aos Princpios Fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, elencados na Constituio Federal, correto afirmar como fundamento e objetivo, respectivamente: a) - pluralismo poltico e promoo do bem de todos. b) - independncia nacional e construo de uma sociedade livre, justa e solidria. c) - defesa da paz e igualdade entre os Estados. d) - soberania da Unio e garantia do desenvolvimento nacional. e) - livre-iniciativa e eliminao das desigualdades sociais e econmicas.

(DEFENSORIA/TO 2012) Sobre os objetivos e os Princpios Fundamentais norteadores da Repblica Federativa do Brasil, expressos na Constituio Federal de 1988, marque a alternativa CORRETA: a) - A soberania, o pluripartidarismo e o sistema presidencialista de governo so princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. b) - A dignidade da pessoa humana princpio de direito, mas no fundamento da Repblica Federativa do Brasil. c) - Um dos objetivos da Repblica Federativa do Brasil a construo de uma sociedade livre, justa e solidria. d) - A valorizao social do trabalho e a livre iniciativa constituem objetivos, mas no so fundamentos da Repblica Federativa do Brasil.

(PFN 2012) Sobre os princpios fundamentais da Constituio de 1988, correto afirmar que: a) - a Repblica Federativa do Brasil formada pela unio dissolvel dos Estados, Municpios e Distrito Federal. b) - so entes da Federao, dentre outros, as Regies Metropolitanas. c) - a Unio pessoa jurdica de direito pblico externo. d) - constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, dentre outros, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. e) - a Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais, dentre outros, pelo princpio de repdio ao terrorismo e ao racismo.

2/21/2013

(MP/SP 78o) Ao consagrar o pluralismo poltico, a Constituio do Brasil institui: a) - um dos fundamentos da Repblica. b) - os sindicatos como representantes das categorias sociais da produo. c) - a multiplicidade de legendas partidrias. d) - o princpio democrtico da cooperao entre os povos. e) - o princpio democrtico.

(DELEGADO/MG 2007) No Brasil, a Constituio estabelece como princpios fundamentais do Estado Democrtico de Direito: a) a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa e o pluralismo poltico b) a independncia nacional, a prevalncia dos direitos humanos, a autodeterminao dos povos e a igualdade entre os Estados c) A construo de uma sociedade livre, justa e solidria, a erradicao da pobreza, o desenvolvimento nacional e a reduo das desigualdades sociais e regionais. d) A defesa da paz, a cooperao entre os povos para o progresso da humanidade, a soluo pacfica dos conflitos e o repdio ao terrorismo e ao racismo.

(TJ/AM 2005) Assinale a alternativa que apresente corretamente os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil: a) - soberania, cidadania, direito de resposta, acesso informao e valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa. b) - soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo poltico. c) - soberania, cidadania, prevalncia dos direitos humanos, acesso informao e pluralismo poltico. d) - soberania, cidadania, bem-estar social, valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa e pluralismo poltico. e) - soberania, cidadania, autonomia, independncia e dignidade da pessoa humana.

2/21/2013

(DEFENSORIA PBLICA/SP 2006) Em relao dignidade da pessoa humana, prevista pela Constituio Federal de 1988 como fundamento da Repblica Federativa do Brasil, possvel afirmar: a) - um direito pblico subjetivo expresso numa normaregra. b) - Por ser fundamento e princpio constitucional estrutura densificada ao longo do texto constitucional. c) - Por ser uma norma programtica a sua efetivao depender de polticas publicas que venham a ser adotadas pelos governantes.

d) - suficiente para sua realizao o respeito aos direitos individuais clssicos: o direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. e) - Exprime um conceito extremamente vago que comporta ampla discricionariedade judicial, devendo, portanto, ser evitado em demandas judiciais.

(PFN - 2007) A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrtico de direito e tem como fundamentos o que se encontra na nica formulao correta, entre as opes abaixo: a) - A independncia nacional, a soberania, a sociedade livre, organizada e solidria, a dignidade da pessoa humana e a liberdade individual. b) - A cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e econmicos da livre iniciativa, o pluralismo poltico.

2/21/2013

c) - a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e a livreconcorrncia, o pluralismo poltico e a defesa da paz. d) - a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo poltico. e) - a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores econmicos e sociais do trabalho, da livre-iniciativa e da livre-concorrncia, o pluralismo poltico.

(MP/SP Promotor - 84.o concurso) No constitui fundamento da Repblica Federativa do Brasil: a) - a soberania. b) - a cidadania. c) - a dignidade da pessoa humana. d) - os valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa. e) - a liberdade de expresso.

(MP/SP Promotor 84.o concurso) No objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, como expressamente previsto na Constituio: a) - construir uma sociedade livre, justa e solidria. b) - erradicar o analfabetismo e a fome. c) - garantir o desenvolvimento nacional e erradicar a pobreza. d) - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. e) - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

2/21/2013

(MP/MG - Promotor - 2010) Entre os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil NO se pode incluir: a) - a soberania. b) - o pluralismo poltico. c) - o trabalho e a livre iniciativa. d) - a cidadania.

(DELEGADO/MG 2011) So fundamentos essenciais da Repblica Federativa do Brasil: a) - independncia nacional, prevalncia dos direitos humanos, autodeterminao dos povos, integrao econmica e cultural. b) - concesso de asilo poltico, repdio ao terrorismo e ao racismo, eleies diretas, no interveno do Estado. c) - soberania nacional, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa, pluralismo poltico. d) - liberdade de exerccio de qualquer ofcio ou profisso, inviolabilidade do sigilo de correspondncia e das comunicaes telegrficas e telefnicas, liberdade de associao para fins lcitos, direito de propriedade, desde que atendidas suas funes sociais.

(MP/SP Promotor - 2011) Examine os tpicos seguintes. No regime constitucional brasileiro, os itens elencados so, respectivamente: I o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia; II a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa; o pluralismo poltico.

2/21/2013

III construir uma sociedade livre, justa e solidria; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. IV independncia nacional; prevalncia dos direitos humanos; autodeterminao dos povos; no interveno; igualdade entre os Estados; defesa da paz; soluo pacfica dos conflitos; repdio ao terrorismo e ao racismo; cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; concesso de asilo poltico.

a) - objetivos do Estado Democrtico no prembulo da Constituio Federal; objetivos fundamentais da Repblica; fundamentos da Repblica Federativa do Brasil; princpios das relaes internacionais; b) - fundamentos da Repblica Federativa do Brasil; objetivos fundamentais da Repblica; agenda poltico partidria estranha Constituio; princpios das relaes internacionais.

c) - objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil; princpios das relaes internacionais; objetivos do Estado Democrtico no prembulo da Constituio Federal; fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. d) - objetivos do Estado Democrtico no prembulo da Constituio; fundamentos da Repblica Federativa do Brasil; objetivos fundamentais da repblica; princpios das relaes internacionais. e) - agenda poltico-partidria estranha Constituio; princpios das relaes internacionais; objetivos fundamentais da repblica; fundamentos da Repblica Federativa do Brasil.

S-ar putea să vă placă și