Sunteți pe pagina 1din 7

A ESPIRITUALIDADE DO DESCANSO

Durante muitos anos eu julguei que esse mandamento de Jesus era para os outros, no para mim. Ento pus-me a trabalhar na inteno de remir o tempo, pois os dias so maus. O que somente a experincia revela o seguinte: 1. Jesus viveu apenas 3 anos de intenso ministrio e ainda assim julgou que era preciso parar e se separar do bulcio da vida e das necessidades humanas a fim de repousar, de comer em paz e de renovar as foras do ser. 2. Sendo Ele quem era, ainda assim, no brincou com a encarnao. Trata-se de Deus respeitando os limites da condio humana. 3. Desse modo fica-se sabendo que nem Deus em Cristo prescindiu da necessidade do repouso. E as implicaes disso so bvias e simples: mesmo a mais genuna e legitima espiritualidade no pode prescindir dos limites do corpo e da alma. Portanto, qualquer projeto de espiritualidade que pretenda existir acima da condio humana est fadado ao fracasso e doena! No arroubo da juventude, estimulado pela energia missionria de potro, corri como quem tinha que salvar o mundo inteiro, e cansei...

As conseqncias so inevitveis:

1. O corao perde o ardor no por falta de amor, mas por absoluta necessidade de energia. 2. Vivendo extenuado, tudo se torna pesado. E nada mais stressante que o ministrio, se vivido com paixo, calor e intensidade. 3. A alma cansada pede frias. E, muitas vezes, pede frias at mesmo do ministrio. O que vem na seqncia que j no se sabe mais se se est cansado pelo cansao ou se se est cansado do ministrio. 4. O prximo passo que toda a pilantragem que nos circunda vai fazendo o corao cansado achar que est perdendo tempo, malhando em ferro frio, e, ento, surge o marasmo, a descrena e a tristeza.

5. Cansao deprime, esgota e des-romancia a alma. Ento, vem a falncia dos ideais e inicia-se o processo de trabalhar mecanicamente. 6. O fim disso imprevisvel. Uns adoecem psicologicamente. Outros anestesiam-se a fim de continuar empurrando com a barriga. E outros ainda, caem no caminho da auto-indulgencia, pois, se tudo to ruim, por qu no d a si mesmo um pouco de auto-compensao?

Escrevi isto quando estava voltando da floresta no incio deste ano de 2003! Meu pai tem casa por l. As cutias comem no fundo do quintal, os rastros dos gatos maracajs aparecem na areia branca e fina, os pssaros gorjeiam aos milhares e os sapos so tenores, bartonos, baixos e sopranos! E as guaribas?uma espcie de macaco vermelhocantam em grupos de 300 ou 400 todas as madrugadas de lua cheia, num coral de vozes guturais e bartonas, regidas pelo macaco chefe, o capelo! E os igaraps? e as cachoeiras? e os peixes do paraso, aps cada provada no d mais para comer peixe de mar, carregado de maresia? E meus amigos caboclos? e suas histrias to puras? e suas dores to simples e no neurticas? e suas alegrias to singelas? e sua fidelidade to florestalmente macha e digna? Ah! hoje, mais do que nunca, entendo porque meu pai nunca quis vir para estas plagasquase pragaslocais e urbanas, onde tudo e todos ofegam at enquanto dizem descansar! E essa vida no descanso da Graa que quero viver. E nessa paz de poder ser de Deus e servi-Lo sem messianismo de nenhuma natureza que estou gostando muito de viver!

Que Deus abenoe voc!

Nele,

Caio

Escrito em 2003

UMA SEMANA DE DESCANSO!

Estou cansado, sem energia, e sem vontade de escrever ou fazer qualquer outra coisa.

O cansao fsico e emocional. Os braos esto descados e a alma em fastio.

Parece que toda energia usada e sacada para enfrentar a passagem de meu pai para o Senhor e tambm para sustentar a todos de minha casa aps a partida dele, me deixou agora drenado, exausto e sem foras.

No estou me importando com isto. Sou humano e tenho tentado ser honesto com o fato de que de 1998 para c passei por muitos e pesados eventos viscerais.

Assim, confessando a drenagem de meu corpo e emoes, comunico a todos que durante toda esta semana no escreverei aqui no site, mas apenas chamarei para novidades muitos textos do fundo do site, a fim de serem lidos por quem apenas l o que posto em Novidades. Isto porque a grande maioria no se d ao trabalho de garimpar no fundo da mina.

Hoje tambm fiquei drenado com a notcia de uma perversidade praticada por um ex-filho na f. Sim! Algum que gerei em Cristo, mas que amou mais os poderes deste mundo e do mundo da igreja do que o Evangelho da Verdade.

Ele tem falsificado informaes, ameaado os fracos para que faam o que ele manda, e tem usado de astcia maligna para conseguir os seus intentos. E como o que ele est fazendo magoa coisas que meu pai fez com todo amor e

dignidade, as dores que tais notcias me tm causado tornaram-se umbilicais no meu cansao.

Que o Senhor no lhe impute tais injustias, pois, caso lhe seja imputado o que ele vem fazendo, grande ser o juzo que pesa sobre ele.

O dia de hoje para mim est acontecendo no esprito de II Timteo captulo quatro. Leia e voc entender.

Eu, todavia, caminharei com meu esprito focado Naquele que minha fora, alegria e esperana!

Assim, portanto, oro ao Pai:

Senhor de minha vida:

Busco Teu amor e almejo me refazer na fora de Teu poder.

Tu vs as tramas dos homens e sabes que no reto o intento de seus coraes.

Eu, todavia, me refugio em Tua bondade, pois em Ti esto todas as minhas fontes.

Diante de Ti esto todas as coisas e todas as causas. Confio na Tua justia e me entrego a todo o Teu Bem.

Alegra minha alma, Senhor, pois ela est cansada. Fortalece meu esprito, visto que do Teu Esprito que vem a luz da Vida que ilumina o meu caminho. Amm!

Com todo carinho e amor Nele,

Caio

22/01/08 Lago Norte Braslia DF

O eterno amanhecer
Houve tarde e manh o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto, o quinto, o sexto diao do homem;e houve tarde e manh o stimo Dia... E o Senhor Deus descansou no Stimo Dia. E ns tambm temos Descanso no Fim-Comeo desse Novo Eterno Dia, que J comeou para todo aquele que cr. Ns nascemos tarde, no Sexto-Dia, conforme o Gnesis. Portanto, o amanh trs o nosso Amanhecer, segundo Deus. Na seqncia da Criao primeiro vem a tarde, depois a noite e ento o amanhecer! H sombras e noite no caminho. Mas o Dia termina na Luz da Manh. No Dia de Deus o Ocaso no a-caso, apenas um intervalo entre uma luz que se desvanece a tarde e o inicio de uma Luz que no se desvanece, a manh! e que vai brilhando mais e mais at ser Dia Perfeito! Afinal, o Apocalipse diz que na Nova Jerusalm no haver Noite, nunca mais! No princpio havia trevas e caos. Ento Deus disse: Haja Luz. E houve tarde e manh o primeiro Dia. O Dia de Deus comea e caminha para o Amanhecer como Fim-Meta. Ora, o primeiro milagre do Cordeiro do Verbo encarnado, do Emanuel, do Cristo, Jesus!foi demonstrar que Nele as lgicas so subvertidas. Ele deixa o melhor para o Fim, conforme Seu milagre no casamento de Can. Afinal, Sua prpria experincia como o Encarnado, tambm obedeceu a mesma lgica: padeceu primeiro, foi glorificado depois; humilhou-se antes para ser exaltado depois. Esvaziou-se de Deus para ser Glorificado acima de todo Principado, Potestade e Poder. Essa tambm a lgica do Logos: Se o gro de trigo no morrer, fica ele s; se porm morrer, produz muito fruto. Semeia-se em corrupo, colhe-se em incorrupo; semeia-se corpo natural, ressuscita-se em corpo espiritual. Tudo que veio Dele, um Dia vai voltar para Ele! E sabe por que isto possvel? O Cordeiro de Deus foi imolado

e seu Sangue foi conhecido antes da Fundao de todas Fundaes! O Cordeiro a Pedra Angular de toda a Construo, comear da Criao de todas as coisas e prossegue sendo a Pedra de Esquina at o Dia da Reconciliao de todas as coisas Nele. A Cruz vem antes de todas as Coisas, e, portanto, tambm antes de todas as Quedas. S houve a possibilidade de haver Liberdade incluindo os terrveis riscos de haver Quedas porque, antecipadamente, j havia o Cordeiro e Seu Sangue conhecido com efeito antes da fundao do mundosim! antes de todo e qualquer mundo. Haja Cruzfoi o grito que nenhuma criatura ouviu ser bradado, pois, Quem o bradou estava s! Esse clamor do Deus agonizante antes de parir Seus mundostodos eles, nenhuma criatura ouviu. Nem mesmo os anjosos filhos de Deus que alegremente viram e cantaram a sabedoria de Deus na Criao ainda no existiam para testemunhar esse Brado. Afinal, eles vieram depois dele. Da a Cruz ter sido e ser para eles um mistrio, alis, o Mistrio! Era um entendimento de Deus com Deus. E ningum existia para ser Seu conselheiro. Da ter sido tambm o Grande Mistrio que nem Lcifer conhecia. Deus meu, Deus meu, por que me desamparas-te?fez-se ouvir antes que qualquer criatura ou criao experimentasse conscincia de queda e desamparo! Pensar diferente crer numa Cruz que veio depoisou seja: sendo apenas uma tentativa divina de remendar Seus prprios erros como Criador e Sua culpa ante a Criao. Quando se diz que o Cordeiro de Deus foi imolado antes da criao do mundo, diz-se tambm que a proviso da Graa a nica Liberdade possvel na Terra, pois, essa certeza do Amor Gracioso que se entregou pelos equvocos e pecados da Criao antes dela existir, carrega consigo uma profunda libertao da culpa de ser e de todas as fobias existenciais que ela patrocina. Estou convencido de que somente vivendo com essa conscincia em f que se pode experimentar a libertao de todo medo de ser, viver, existir e, tambm, pode-se assumir a prpria conscincia como o Santo dos Santos de cada indivduo na Terra. Aqui comea a liberdade. Nenhuma liberdade que no nasa da conscincia em f de que este universo tanto fruto do Amor de Deus quanto tambm de Sua entrega Sacrificial pela Criao pode ser chamada de liberdade. Isto porque antes de qualquer Criao existir a Cruz foi Erguida! Ora, isto que pode nos fazer viver como pecadores livres do pecado-culpa de ser, que a mais latente de todas as culpas que o ser humano conhece. O Perfeito Amor lana fora o medo! S se perde o medo de ser quando se perde o medo de Deus! E isto s acontece em plenitude mediante a Liberdade que nasce da Graa Pr-existente de Deus, na entrega do Cordeiro Eterno, que Cristo Jesus, o Nosso Senhor! Caio Fbio

Descanso na graa

Leitura: Hebreus 4 Aquele que descansa em Deus, descansa de suas prprias obras, como Deus descansou das Suas. O descanso em Deus e o descanso de Deus so realidades da f, e que trazem todo bem ao corao.

O escritor de Hebreus disse que devemos descansar de nossas obras, posto que at Deus descansou das Suas prprias. E afirma que esse Descanso o fruto natural de crer que as obras de Deus esto todas feitas e acabadas como salvao para ns, assim como as obras Dele como Criador foram acabadas e consumadas tambm. O Criador fez, e disse: " Muito Bom!" O Redentor fez, e disse: "Est Consumado!" A questo que assim como ns, humanos, no descansamos como criaturas, e, tambm, alm disso, no descansamos de nossa conturbao de destruirmos a Terra a cada dia, assim tambm no descansamos no amor de Deus, e trabalhamos contra a Graa, visto que tanto o mundo j foi criado como tambm j est reconciliado com Deus em Cristo. Apesar disso tudo, no entanto, ns no entramos nunca no descanso, posto que no cessamos jamais as nossas obras de justia prpria. Mas para aquele que cr, no somente haver, como tambm j h... sim... j h um Descanso a ser usufrudo desde agora, e que obedincia em f Lei da Graa, a qual nos diz que est tudo Feito. Quem cr j conhece esse Lugar de Descanso!

Nele, Caio

S-ar putea să vă placă și