Sunteți pe pagina 1din 4

ESCASSEZ E ESCOLHA

O ser humano est sempre querendo mais, j que mesmo satisfazendo suas necessidades bsicas, ainda deseja bens materiais diversos. Necessidades humanas ilimitadas confrontam com os recursos produtivos limitados, ou seja, nem todas as necessidades podem ser simultaneamente atendidas. Assim, a sociedade, o governo, qualquer tipo de organizao econmica obrigada a fazer escolhas: para conseguir uma coisa, sempre teremos de abrir mo de outra. Sendo assim, Economia o estudo sobre o que produzir, como produzir e para quem produzir. O que produzir? Quais produtos e sua quantidade. Como produzir? Tcnica de produo em menor quantidade de tempo e recursos. Para quem produzir? Definir o alvo do produto e como ele ser distribudo.

M ECANISMO

DE

P REO

Quando o produto sobra, seu preo cai. Quando o produto falta, seu preo sobe. No final, sempre haver equilbrio.

MICROECONOMIA
Estuda o comportamento dos agentes econmicos de forma individual. como a empresa e os consumidores interagem e decidem o preo e a quantidade de um produto ou servio. Avalia o funcionamento da oferta e da demanda na formao do preo.

A GENTES

ECONMICOS

Famlias; Empresas; Governo; Resto do mundo.

E XEMPLO

DE MICROECONO MIA

Estudo sobre o consumo de refrigerantes: Consumo Famlias Oferta Empresa

SISTEMA ECONMICO
formado pelos agentes econmicos, que trabalham ou atuam de forma integrada. Exemplo: Sistema Econmico Brasileiro.

S ISTEMA

ECONMICO SIM PLIFICADO

Na parte superior do fluxo circular de recebimentos e pagamentos temos um mercado de bens e servios, j na parte inferior do fluxo, o mercado de recursos econmicos. A expanso ou retrao desse sistema ou fluxo depender da atuao dos dois mercados quando avaliarmos a integrao e a unio deles. O preo coerente entre recursos e bens finais o fator principal para que haja integrao dos mercados.

V ANTAGENS

COMPARATIVA S

quando um indivduo, empresa, regio ou pas leva vantagem na produo de um bem especfico. Exemplo: o Brasil tem clima, solo e mo de obra a seu favor na produo de caf, vantagens comparativas em relao aos EUA.

V ANTAGENS

ABSOLU TAS

quando um indivduo, empresa, regio ou pas leva vantagem absoluta na produo de no mnimo dois bens, comparativamente. Exemplo: Brasil caf; EUA computadores.

V ALOR

AGREGADO

o montante de valor ($), adicionado ao preo do produto, quando o bem for melhor trabalhado ou que tiver melhor qualificao em sua produo. Exemplo: madeira bem de consumo; guarda-roupa bem de capital.

ESTRUTURAS DE MERCADO VENDEDOR


As vrias formas ou estruturas de mercado dependem das seguintes caractersticas: Nmero de empresas que compe esse mercado; Tipo de produto (homogneo ou diferenciado); Se existem ou no barreiras entrada/sada das empresas.

C ONCORRNCIA P ERFEITA
Muitos vendedores (grande nmero de empresas); Produtores homogneos; No existem barreiras entrada; As informaes sobre lucros, preos, etc. so conhecidas por todos os participantes.

M ONOPLIO
Apenas uma empresa responsvel pela produo (oferta); No existe concorrncia e nem produto substituto. Os consumidores se submetem as condies impostas pelo vendedor ou simplesmente deixaro de consumir o produto; A curva de demanda da empresa a prpria curva de demanda do mercado como um todo.

O LIGOPLIO
Caracteriza-se por um pequeno nmero de empresas que dominam a oferta de mercado. Exemplos: Montadoras de veculos, setor de cosmticos, indstria de papel, indstria de bebidas, indstria qumica farmacutica, etc.

C ONCORRNCIA M ONOPOLSTICA
Nmero grande de empresas com certo poder concorrencial; Margem de manobra para fixao dos preos no muito ampla; Existem produtos substitutos; Exemplos: prestao de servios (mdicos, odontolgicos, limpeza, abastecimento, oficina, etc), marcas de produtos (alimentos, produtos de limpeza, lojas de roupas e medicamentos).

SISTEMAS ECONMICOS
C APITALISMO
o sistema econmico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produo e pela liberdade de iniciativa dos prprios cidados. As padarias, as fbricas, confeces, grficas, papelarias etc., pertencem a empresrios e no ao Estado. Nesse sistema, a produo e a distribuio das riquezas so regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preos so determinados pelo livre jogo da oferta e da procura.

S OCIALISMO
a denominao genrica de um conjunto de teorias socioeconmicas, ideologias e polticas que postulam a abolio das desigualdades entre as classes sociais. Incluem-se nessa denominao desde o socialismo utpico e a socialdemocracia at o comunismo e o anarquismo.

S ISTEMA

DE

C ONCORRNCIA P URA

O mercado, sem a interferncia do governo, resolve encontrar seu ponto de equilbrio, por meio do mecanismo de preos. Prevalece o laissezfaire: milhares de produtores e de consumidores tm condies de resolver os problemas econmicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir), como que guiados por uma mo invisvel.

S ISTEMA

DE

E CONOMIA M ISTA

Um sistema de economia mista caracteriza-se pela existncia, no seio do universo econmico, de duas esferas de interesses: a pblica e a privada e pela participao crescente do Estado, por inmeras razes, na vida econmica, quer em servios tradicionais, quer em novas atividades de produo e de promoo. Em um sistema deste tipo, o papel clssico do "mercado" complementado por outros mecanismos tendentes a corrigir e aperfeio-lo.

DEMANDA E OFERTA
Demanda tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espao de tempo. Desejo de adquirir certo produto, e no sua consumao. influenciada por: O gosto do consumidor; A relao entre o preo do bem quanto maior, menor ser a procura pelo mesmo; A relao de seu preo com o preo de bens substitutos. Ex.: o preo da manteiga e da margarina; A relao de seu preo e o poder de compra do consumidor. Oferta a quantidade de bens ou servios que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espao de tempo. influenciada por: A quantidade ofertada de um bem; O preo deste bem; O preo dos bens concorrentes a este; O custo de produo destes bens; A tecnologia empregada na fabricao destes produtos. Assim, podemos ver que quanto h o aumento do preo de um produto, maior o estimulo para sua fabricao. Quando a quantidade deste bem se estabiliza no mercado, seu preo cai, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo. Essas foras de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preo dos produtos seja regido pela oferta, que oferecer pouco para que ele suba, e pela demanda, que almejar muitos produtos para ele chegar a preos mais acessveis.

S-ar putea să vă placă și